terça-feira, 14 de julho de 2015

Fla tenta manter escrita contra pernambucanos na Copa do Brasil

Treino Flamengo Ninho do Urubu (Foto: Fred Gomes)
Flamengo treinou pênaltis nesta quarta-feira (Foto: Fred Gomes)
O momento não é favorável, mas o histórico joga a favor do Flamengo na Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, às 22h, o time tem pela frente o Náutico, de Pernambuco, estado cujos clubes jamais conseguiram eliminar o Rubro-Negro na competição. São cinco confrontos no total - um em curso -, oito jogos e nenhuma derrota.

O primeiro duelo deu-se em 1990, na fase semifinal da competição, que ainda não era muito popular. Prova disso é que pouco mais de três mil torcedores acompanharam o jogo de ida, no Maracanã, em 13 de setembro de 1990. O Flamengo venceu por 3 a 0, com gols de Bobô, Gaúcho e Rogério. No Estádio dos Aflitos, um mês depois, o Rubro-Negro avançou com tranquilidade: vencia por 2 a 1 até os 43 minutos da etapa final, com gols de Djalminha e Renato Gaúcho. O empate alvirrubro, conseguido através de Bizu, em nada amargou a classificação do Fla, que posteriormente bateu o Goiás na decisão e conquistou sua primeira Copa do Brasil.

Em 2003, novamente em uma semifinal, o duelo foi bem mais apertado. O Flamengo conseguiu vencer o Sport por 1 a 0, na Ilha do Retiro, com Edílson. Mas passou por maus bocados no Maracanã e, caso Fabiano Eller não tirasse uma bola de cima da linha, o duelo provavelmente seria decidido nos pênaltis. O empate por 0 a 0 colocou o Fla na decisão, mas o clube acabou sendo vice-campeão diante do Cruzeiro.

Um ano depois, um novo adversário, o Santa Cruz. No Arruda, venceu por 1 a 0, com Rafael Gaúcho marcando e Diego pegando pênalti. Na partida derradeira, mesmo placar e gol de Negreiros.

Após 11 anos sem pernambucanos pela frente, o Flamengo enfrentou logo dois em 2015. O adversário da segunda fase foi o Salgueiro, que fazia grande campanha no Pernambucano - acabou como vice-campeão estadual. Mas o Carcará foi presa fácil, e o Rubro-Negro se classificou com vitória por 2 a 0 no Estádio Cornélio de Barros - Arthur Maia e Marcelo Cirino marcaram. Já na fase seguinte, o confronto atual. No dia 27 de maio, empatou por 1 a 1 em casa com o Náutico. Wallace foi às redes pelo Rubro-Negro. Nesta quarta-feira, flamenguistas e alvirrubros definem se a escrita segue, na Arena Pernambuco. 
Para avançar, o Flamengo precisa vencer ou empatar a partir de 2 a 2. A igualdade sem gols classifica o Náutico, e outro placar por 1 a 1 forçará a decisão por pênaltis.

Por Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário