O zagueiro atuou pelo Flamengo entre 1983 e 1987. Foto: Flapédia |
José Augusto Bagatini, o ex-zagueiro Guto, faleceu em 23 de outubro de 2009, na cidade de Rio Claro, interior de São Paulo.
Ele estava com 45 anos e aguardava por um transplante de fígado.
José Augusto Bagatini nasceu em Rio Claro-SP, em 14 de maio de 1964. Começou a carreira no Vasco, time amador de sua cidade.
Em seguida, transferiu-se para Torrinha, onde foi descoberto pelo técnico Cilinho, que o levou para o XV de Jaú. Depois de duas semanas treinando entre os juniores, foi promovido ao time de cima. Boas atuações o levaram às seleções brasileiras de base.
Em 1983, conquistou o Campeonato Mundial de Juniores em uma final emocionante contra a Argentina. No mesmo ano foi contratado pelo Flamengo, onde permaneceu até 1987. Segundo o Almanaque do Flamengo, de Clóvis Martins e Roberto Assaf, disputou 126 jogos pelo rubro-negro e marcou um gol.
"Guardo com carinho a conquista do título carioca de 1986 contra o Vasco, que tinha Romário começando e Roberto Dinamite em grande fase?.
Do Mengão Guto seguiu para Portugal, onde permaneceu sete anos defendendo Elvas e Belenenses. Retornou ao Brasil para vestir as camisas de Vitória (BA), Paraná Clube e Rio Branco de Andradas, onde parou com a bola em 1996. Era casado e pai de dois filhos (um deles nascido em Portugal). Vivia da renda que obtinha dos imóveis que adquiriu com o dinheiro que ganhou jogando futebol.
por Marcelo Rozenberg
Nenhum comentário:
Postar um comentário