segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Mudados, Flamengo e Bauru abrem o NBB 8 com reedição da última decisão

Enfrentar seu principal adversário logo na primeira rodada de qualquer competição não é o desejo de nenhum treinador. Principalmente quando sua equipe sofreu várias mudanças de uma temporada para outra. Mas como a jogada de marketing da Liga Nacional de Basquete (LNB) de colocar os últimos finalistas para disputarem a primeira bola ao alto da edição seguinte pegou, Flamengo e Bauru estarão frente a frente na abertura do NBB 8, nesta segunda-feira, às 19h, no ginásio Panela de Pressão, no interior paulista. 
- Isso de reeditar a final da temporada anterior no jogo de abertura já tem acontecido nos últimos anos, e essa é uma partida que tem que acontecer durante o NBB. Então, nós já tínhamos essa consciência, até quando tomamos a decisão de o Marcelo fazer a cirurgia no joelho. É difícil enfrentar uma equipe forte que quer a mesma coisa que nós no campeonato, principalmente sabendo que ainda não estamos 100%. Mas temos que pensar na competição como um todo, não podemos perder o foco no nosso objetivo. Por isso temos que tentar fazer o melhor contra eles nas condições que estamos hoje para futuramente ter uma vantagem sobre eles na classificação que nos garante o mando de quadra. Tudo isso pesa demais na reta final - afirmou o técnico José Neto, que não terá Marcelinho Machado. O capitão do Flamengo passou por uma artroscopia e só deve voltar às quadras em 15 dias.  

O SporTV transmite Bauru x Flamengo ao vivo - assinantes do canal também podem assistir pelo SporTV Play. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real.
As novidades na partida de abertura do NBB 8 não estarão apenas do lado rubro-negro. Apesar de as camisas serem as mesmas da decisão de 2014/15, muita coisa aconteceu desde aquele 30 de maio de 2015, em Marília, palco do jogo que garantiu o tricampeonato do Flamengo. Enquanto José Neto e sua comissão técnica trouxeram Rafael Luz, Jason Robinson, JP Batista e Rafael Mineiro para os lugares de Walter Herrmann, Nicolas Laprovittola, Benite e Cristiano Felício, do lado paulista a mudança mais significativa foi no banco de reservas. Para o lugar de Guerrinha, demitido, os dirigentes do time paulista foram buscar Demétrius Ferraciú no Minas Tênis
A saída de Guerrinha do comando técnico de Bauru foi tão surpreendente que quase não se falou sobre as poucas caras novas do elenco que chegou a todas as decisões da temporada passada. Sem Larry Taylor, que foi para o Mogi das Cruzes, e Gui Deodato, um dos principais reforços de Rio Claro para o NBB 8, a equipe paulista trouxe o ala Léo Meindl, o armador Paulinho Boracini e o pivô Thiago Labate.
Embora a preparação para a estreia tenha sido curta para as duas equipes, o trabalho dos dois lados foi intenso, e a expectativa é de um grande jogo. Se na Gávea o técnico José Neto teve que se virar com o fraco Campeonato Estadual e uma série de amistosos para tentar encontrar uma nova forma de o Flamengo jogar, Demétrius correu contra o tempo para implantar uma nova filosofia numa equipe que tinha os arremessos de três como sua principal arma ofensiva.   
- É um jogo bem importante. Flamengo e Bauru já se tornou uma partida com muita rivalidade e na qual se cria uma expectativa muito grande. Sabemos que nossa responsabilidade é enorme, mas estamos bem preparados. Consegui implantar bastante coisa em relação ao estilo de jogo que eu gosto e estamos muito focados naquilo que temos de fazer. Lógico que ainda não estamos 100% entrosados, mas eles estão se adaptando às mudanças, e o mais importante é o time ir ganhando confiança, qualidade, jogando em conjunto e marcando forte. Essa é a mentalidade que vai nos permitir ter uma vitória já na estreia. A ideia é levar tudo que está sendo colocado para a temporada inteira. Sabemos que será um grande desafio, mas temos um time maduro, experiente e que vai sempre estar brigando pelos títulos em todas as competições - afirmou Demétrius.
A remontagem na Gávea não é menos desafiadora que a de Bauru. Apesar de contar com a base que conquistou as duas últimas edições do NBB, a Liga das Américas e a Copa Intercontinental, formada por Marcelinho, Marquinhos, Olivinha, Jerome Meyinsse e Gegê, o técnico José Neto sabe que terá de armar sua nova equipe de acordo com as características dos quatro reforços que chegaram.
Menos ofensivos e decisivos que aqueles que deixaram a Gávea, em especial Nico Laprovittola e Benite, o comandante rubro-negro projeta uma equipe mais tática e defensiva em relação às temporadas anteriores. 
- Estamos juntos há três anos e a cada temporada temos mudado o time, saindo peças que nos ajudaram a ganhar campeonatos. Esse ano não foi diferente. Tivemos alterações, mas acredito que desta vez essas mudanças vão alterar bastante nossa maneira de jogar. Não pelo fato de serem mais ou menos importantes, não é nada disso. Aqui todos sempre contribuirão para que o time possa continuar ganhando. Mas sempre que se tem uma mudança, existe um processo de adaptação e esse ano esse período terá de ser maior. Primeiro pelo perfil dos jogadores que trouxemos, com características diferentes e que vão deixar esse time forte defensivamente, jogando mais coletivamente e com uma mentalidade europeia, onde a inteligência tática é muito presente. Antes tínhamos jogadores com características mais ofensivas - destacou Neto.
Como num jogo de xadrez, qualquer movimento pode ser decisivo. Sob esse aspecto, Demétrius pode levar uma pequena vantagem sobre seu companheiro na comissão técnica de Rubén Magnano na seleção brasileira. Além de ter todas suas estrelas à disposição, o estreante da noite contará com o apoio da torcida de Bauru, que promete fazer jus ao nome do local da partida, o ginásio Panela de Pressão. 
Mais maduro depois da conquista do Pan de Toronto com a seleção brasileira e dos dois amistosos pela pré-temporada da NBA, contra os Knicks em Nova York, e os Wizards, na capital americana, Ricardo Fischer projeta uma temporada ainda mais vitoriosa e espera que o mando de quadra seja determinante diante do atual tricampeão do NBB.
- Bauru e Flamengo estão entre as principais equipes do basquete nacional há alguns anos e não vejo como não ser uma grande partida. O jogo é na nossa casa, a torcida faz muito barulho e cria uma verdadeira panela de pressão. Entraremos em quadra com ainda mais disposição e muita força para estrear com vitória. A experiência com a seleção foi maravilhosa, assim como as atuações destacadas nos jogos internacionais. Nosso time todo amadureceu e não está tão longe do nível de equipes do mais alto escalão mundial - afirmou o armador de 24 anos. 
Campeão estadual no dia do seu 34º aniversário, JP é um dos três rubro-negros que farão sua estreia oficial no NBB (Rafael Luz e o americano Jason Robinson são os outros dois). Jogando fora do país há 13 anos, o pivô rubro-negro elogia as qualidades do rival e admite que preferia pegar um adversário menos perigoso logo na abertura da competição.
- Começar a temporada contra uma das melhores equipes do NBB e ainda fora de casa é uma pedreira. Sem dúvida será um desafio enorme para nossa equipe. Fizemos vários jogos de preparação, mas nenhum contra uma equipe como Bauru, com exceção do Orlando Magic. Será um jogo equilibrado, com duas equipes que passaram por muitas modificações. Eles têm a mesma equipe, mas com um treinador novo, enquanto o Flamengo possui uma base e a mesma comissão técnica há bastante tempo, mas com algumas caras novas que estão chegando. Não teremos o Marcelinho, que é uma ausência importante, e ainda estamos nos conhecendo e adquirindo o entrosamento necessário. Apesar dos problemas tem sido positivo o trabalho que temos feito e esperamos fazer um bom jogo e estrear com uma vitória - analisou o camisa 13 do Flamengo. 
Outros jogos da primeira rodada do NBB 8 (horários de Brasília)
3/11 - 20h - Franca x Macaé
3/11 - 20h - Rio Claro x Liga Sorocabana
4/11 - 19h30 - Pinheiros x Minas
4/11 - 20h05 - Caxias do Sul x Brasília
4/11 - 20h30 - Basquete Cearense x Mogi
4/11 - 21h - Vitória x São José
Por Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário