terça-feira, 17 de novembro de 2015

Aos 102 anos, ex-goleiro do Fla diz que clube é "sua vida" e se rende a Zico

O Flamengo completou 120 anos de existência no último final de semana com direito a uma festa no Maracanã. Presente no amistoso contra o Orlando City, time dos Estados Unidos, estava presente um ex-jogador cuja história se confunde com a do próprio clube. Aos 102 anos, completos este ano, o ex-goleiro Fernandinho esbanjou simpatia ao recordar sua relação com o Rubro-Negro – uma trajetória de mais de nove décadas.
- O Flamengo foi minha vida e continua sendo – resume.
O ex-goleiro é do tempo em que o Flamengo jogava no bairro que deu nome ao clube e tinha cede na rua Paysandu, no Rio de Janeiro. Ele fez parte do último time amador do Rubro-Negro, que atuou em 1932, e consequentemente ingressou no primeiro grupo profissional, em ação no ano seguinte.
Fernandinho guarda uma relação especial com o rival Fluminense. A estreia em clássico foi justamente diante do adversário das Laranjeiras, com vitória por 1 a 0, em 1931. Ainda disputando o campeonato amador, o ex-jogador se recorda de uma goleada sobre o Tricolor que “vingou” um episódio de sua infância.

- Eu, em 1919, meu irmão me levou para ver um jogo, eu era um garoto, tinha 7 ou 8 anos, mas nunca me esqueci desse jogo. O Flamengo perdeu de 4 a 0 do Fluminense e o Fluminense foi tricampeão carioca; No gol jogava o Marcos (Carneiro), que eu fui jogar contra ele em 32. (Foi) na vingança – relembra.
Fernandinho viu todos os melhores times e ídolos do Flamengo, gênios como Leônidas da Silva, inventor da bicicleta que atuou no clube nos anos 30, Zizinho, da década de 40, e Zico, ícone dos anos 80. Para ele, o Galinho foi o maior de todos com a camisa rubro-negra.
- O Zico foi muito completo, né? É o tal negócio, o Zico teve um bolo muito grande, mas o Zico foi extraordinário – recorda.
O ex-goleiro também se vangloria por ter aconselhado jogadores como Petkovic, Bebeto e Julio Cesar. Fernandinho garante que teve papel importante em guiar o arqueiro antes dele se transferir da Gávea para a Inter de Milão, em 2005.
- Bom goleiro, né? Não errei porque ele foi depois pra Itália, foi pra isso – disse.
O Flamengo superou o Orlando City por 1 a 0 no duelo comemorativo. O Rubro-Negro volta a campo diante do Santos, nesta quinta-feira, às 22h (de Brasília), pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time é o 11º colocado na tabela, com 47 pontos.
Por Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário