sábado, 31 de maio de 2014

Felipe Ximenes chega dizendo-se "pequeno" perto do tamanho do Fla

Por Rio de Janeiro
Felipe Ximenes Flamengo (Foto: Fred Gomes)
Felipe Ximenes é apresentado como novo diretor executivo do Flamengo (Foto: Fred Gomes)
Felipe Ximenes foi apresentado como novo diretor executivo do Flamengo nesta sexta-feira, na Gávea. E, perguntado sobre a pressão de chegar a um time num momento muito complicado, preferiu exaltar a história rubro-negra. Em entrevista coletiva que durou 15 minutos, foi cauteloso sobre a situação do clube e contratações.

- Estou muito honrado de trabalhar no Flamengo. Digo que todo e qualquer profissional que passa por um clube é pequeno em relação ao tamanho da instituição. No Flamengo, você é menor ainda. Trabalhar no Flamengo em qualquer momento é pressão, mas também é uma honra. Prefiro ficar com a segunda palavra que disse - afirmou. 
Questionado sobre contratações, leia-se Julio Cesar, Montillo e Fernandinho, ele saiu pela tangente. Ximenes ainda disse que sua chegada não representa uma renovação no clube, mas sim a continuidade do trabalho de Paulo Pelaipe, antigo dono do cargo.

- Estou muito preocupado é com esse jogo com o Cruzeiro. Acredito que a função de diretor executivo é muito mais ampla e complexa do que se contratar jogadores. Acho que nós estamos indo para um lado perigoso. Todos nós torcedores de futebol pedimos a profissionalização do esporte, mas quando precisa da nossa contribuição, a gente acaba não dando. O gestor tem muitas funções que possam contribuir que não seja só contratar jogadores. O Flamengo está em um segundo momento de reformulação. Tinha um profissional que desenvolveu seu trabalho dentro da maneira que pediu, não é um trabalho que está iniciando hoje. Espero estar à altura do Flamengo.

Mas, mesmo evitando tratar das contratações, não negou a possibilidade de contar com o trio anteriormente citado. Por outro lado, descartou os nomes de Rosinei e Richarlyson, que não estão nos planos do Atlético-MG.

- Dentro das carências que a gente imagina, esses dois jogadores não se encaixam no momento. O que não quer dizer que os outros encaixem. Há tipos de especulação que é preciso você deixar claro que não existe o interesse. As outras não quer dizer que tenhamos interesse.
Recém-contratado, Ximenes não se posicionou contra a folga de 15 dias dada ao elenco após a pausa do Brasileiro, mas exigiu postura de seus comandados.
- Quando o atleta tem folga, isso não é prêmio. Penso que em relação a essa parada de 15 dias, que já estava definida antes da minha chegada e que vai ser mantida, não houve tentativa de mudá-la de minha parte.

Em relação ao goleiro Felipe, que faltou ao treino na sexta-feira passada e não foi relacionado para os últimos dois jogos do Flamengo, evitou maiores considerações sobre o ato de indisciplina, mas não garantiu o futuro do atleta dentro do clube.

- Ele faltou a um treinamento, foi um caso de indisciplina. O Ney (Franco) resolveu tirá-lo do jogo contra o Santos. Diante do Figueirense, foi uma decisão totalmente técnica. Nós temos conhecimento do histórico deste jogador. Mas, enquanto ele fizer parte do elenco, o treinador tem o poder de utilizá-lo ou não. Felipe é atleta do Flamengo, seu contrato vai até o ano que vem. Se acontecer qualquer coisa diferente (no período de contrato), vamos nos posicionar oficialmente. Ontem (quinta), foi opção do Ney Franco, algo que respeitamos e que tenho certeza de que o atleta respeitou.

Em caso de uma eventual saída de Felipe, Julio Cesar é um dos preferidos da torcida. Mas Ximenes considera inoportuno tocar no nome do ídolo rubro-negro por ora.

- Qualquer jogador que tem história no clube, toda a torcida e a imprensa gostam. Agora você falar de um goleiro que tem contrato na MLS (atua pelo Toronto, do Canadá) e está na seleção brasileira não tem o menor cabimento nesse momento. 
Felipe Ximenes viu seu nome ganhar força nacionalmente no Coritiba, clube que ajudou a conduzir ao tetracampeão paranaense de 2010 a 2013 e a duas finais de Copa do Brasil (2011 e 2012). Ele se disse surpreendido com o retorno rápido ao Rio de Janeiro, onde trabalhou no Fluminense em janeiro. Natural de Três Corações (MG), Ximenes, 46 anos, já havia sido cogitado pelo Flamengo pela atual diretoria, mas na ocasião, em dezembro de 2012, a escolha rubro-negra foi por Paulo Pelaipe, que deixou o clube há 18 dias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário