terça-feira, 13 de maio de 2014

Com Ney Franco, diretoria do Fla chega a cinco técnicos em 17 meses

Por Rio de Janeiro
flamengo tecnicos montagem Dorival Júnior jorginho Mano Menezes jayme de Almeida Ney Franco (Foto: Editoria de Arte)
Rodízio rubro-negro: Dorival, Jorginho, Mano, Jayme a agora Ney Franco: instabilidade no cargo volta a ser rotina
(Foto: Editoria de Arte)
Dorival Júnior, Jorginho, Mano Menezes, Jayme de Almeida e, agora, Ney Franco. A diretoria do Flamengo acertou na segunda-feira a quarta mudança de comando na comissão técnica (o anúncio oficial deve se dar ainda nesta terça). Com cinco treinadores em 17 meses, a nova gestão já se aproxima da administração anterior, comandada pela presidente Patrícia Amorim, que teve seis nomes diferentes ocupando o cargo em três anos de mandato.
Na atual gestão, Jayme de Almeida é, até o momento, o recordista de permanência no cargo, com sete meses e 20 dias, conquistando a Copa do Brasil de 2013 e o Carioca deste ano. É menos tempo, por exemplo, do que Andrade teve no comando entre 2009 e 2010, quando foi campeão brasileiro e deixou o cargo mesmo depois de se classificar para as oitavas de final da Taça Libertadores.



Com Patrícia Amorim, Vanderlei Luxemburgo foi o recordista de tempo no cargo. Ele ficou no comando por um ano, três meses e 25 dias. No período do mandato da ex-presidente, Patricia e o departamento de futebol ainda contaram com Andrade, Rogério Lourenço, Silas, Joel Santana e Dorival Júnior como treinadores.

A nova diretoria assumiu o clube em janeiro de 2013 com um discurso que prezava a austeridade financeira e o profissionalismo, condenando administrações anteriores. Com os cinco treinadores no período, menor do que a metade do mandato de Patrícia, já está quase com o mesmo número de treinadores.

Dos quatro que deixaram o clube desde o início da administração de Eduardo Bandeira de Mello, apenas Mano Menezes pediu demissão em um episódio considerado determinante para a conquista da Copa do Brasil.

Na demissão de Mano, a diretoria foi pega de surpresa, assim como o grupo de jogadores. Os dirigentes contavam com a permanência do treinador, que foi a aposta como contratação com altos valores: Mano recebia R$ 400 mil de vencimentos, o maior investimento feito pela atual gestão para um treinador. Com o pedido de demissão, o treinador teve que pagar multa rescisória de dois meses de salários. Caso fosse demitido, ele receberia o mesmo valor.

Jayme de Almeida assumiu interinamente o cargo depois da saída de Mano, mas rapidamente foi efetivado pelos dirigentes em um processo semelhante ao de Andrade. Jayme recebeu belo reajuste salarial e assinou contrato nos moldes do utilizado com treinadores. Seu vínculo iria até o fim de 2015. Internamente, o trabalho do ex-treinador já era contestado há algum tempo, mas jamais de forma pública. Com Pelaipe fora da jogada, Wallim e membros do Conselho Gestor optaram pela demissão, que se desenrolou ao longo da segunda-feira.

Ney Franco deve ser anunciado oficialmente na terça-feira quando chegará ao Rio para assinar contrato com o Flamengo até o fim de 2015. O treinador já trabalhou no clube entre 2006 e 2007 quando venceu a Copa do Brasil e o Campeonato Carioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário