Discreto mas competende na zaga |
Ele foi considerado por alguns como pé frio. Mas como rotular assim um jogador que fez parte de uma geração vencedora do Flamengo, no elenco vencedor do titulo mais importante do clube que foi o mundial de 1981. Figueiredo tinha o apelido de presidente, devido o presidente da república na época ser o general João Batista Figueiredo. O titulo de pé frio se devia as constantes contusões que lhe impediam se firmar como titular.
Figueiredo começou a jogar futebol em times dente de leite do Palmeiras, porém, jamais chegou a ser um jogador profissional pelo Palmeiras. Este privilégio coube a outro clube brasileiro, o Flamengo, que lançou o jogador em 1979, em uma partida contra o Fluminense.
Em um time repleto de estrelas, como foi o Flamengo no início dos anos 80, Figueiredo não foi um dos maiores destaques daquela equipe. É bem verdade que o jogador não teve tempo suficiente para mostrar todo seu talento, uma vez que veio a falecer em um trágico acidente de avião, quando tinha apenas 23 anos.
Apesar de sua curta carreira, Figueiredo teve a oportunidade de comemorar os Brasileiros de 1980, 1982 e 1983, além da Libertadores da América e do Mundial Interclubes em 1981. Sua última partida, com a camisa rubro-negra, aconteceu no dia 30 de novembro de 1984, quando o Flamengo foi derrotado pelo Fluminense pelo placar de 2 a 1. Na sua última partida Leandro foi deslocado para o meio-campo e Figueiredo acabou recebendo do técnico Zagallo a camisa 10 de Zico, que estava ausente.
Figueiredo faleceu no mesmo ano de sua última partida, no dia 20 de dezembro de 1984. Time vencedor dos anos 80, Figueiredo sempre presente, ficando de fora muitas vezes por contusão. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário