segunda-feira, 15 de novembro de 2010

ANIVERSÁRIO: 115 anos de uma paixão sem fronteiras chamada FLAMENGO!


Ronaldo Angelim marca o gol do titulo...Mengão Hexa! última grande conquista
Um dos maiores clubes do Mundo está fazendo aniversário. Nesta segunda-feira(15), o Clube de Regatas do Flamengo comemora seus 115 anos de glórias, histórias e muitos títulos, em diversas modalidades. E você vai conferir aqui a história e alguns dos títulos do Mais Querido do Brasil, o Mengo, Mengão, Flamengão, Flamengaço. Não perca!
inicialmente queremos que vocês vejam o video com o hino oficial do clube, já que o mais utilizado é o hino popular.


O INÍCIO
No fim do século XIX, o remo era o principal esporte do Rio de Janeiro. O futebol, ainda em fase de iniciação, era visto com um certo temor, já que não estava sendo bem recebido pela sociedade carioca. Como o remo era a menina dos olhos da época, todas praias tinham sua equipe de regatas. Mas os rapazes da praia do Flamengo eram mais preocupados com as meninas. 
Mas numa noite de setembro de 1895, José Agostinho Pereira da Cunha perguntou aos seus amigos Nestor de Barros, Mário Spíndola e Augusto Lopes da Silveira o que achavam de se fundar um clube de remo da praia do Flamengo. Eles concordaram com a idéia, a notícia correu logo pelo Largo do Machado e as adesões surgiram na primeira noite. Entretanto, para se tornar um clube de regatas, havia necessidades de um barco.
Havia um barco antigo, meio gasto, que poderiam adquirir. E nada mais justo, que os idealizadores da idéia fossem os primeiros a colaborar. E assim foi feito, eles contribuíram com quatrocentos mil réis e compraram a embarcação denominada Pherusa. 
A Pherusa não durou muito e naufragou logo no primeiro dia de sua real existência. Os fundadores ainda tentaram reconstruir a embarcação, mas ela foi roubada e nunca mais foi encontrada. 
A FUNDAÇÃO
Sem a Pherusa, um novo barco foi comprado e denominado de Scyra. Com a embarcação já adquirida, só faltava reunir o grupo e fundá-lo, definitivamente. No dia 17 de novembro de 1895, todos se reuniram na casa número 22 da Praia do Flamengo, onde Nestor de Barros residia em um dos quartos. A reunião começou e foi fundado o Grupo de Regatas Flamengo, com sua primeira diretoria definida:
Domingos Marques de Azevedo, presidente
Francisco Lucci Colas, vice-presidente
Nestor de Barros, secretário
Felisberto Cardoso Laport, tesoureiro
As cores iniciais foram o azul e o ouro, em listras horizontais bem largas. Porém, em 1899, Nestor de Barros resolveu mudar as cores para o vermelho e preto, que predominam até os dias de hoje. 
Com novos barcos, a primeira vitória do Clube de Regatas Flamengo foi na I Regata do Campeonato Náutico do Brasil, com Irerê, no dia 6 de junho de 1896. 
No ano de 1902, diante de seu rápido crescimento, o nome do clube mudou para Clube de Regatas do Flamengo. 
O FUTEBOL E O REMO
A partir do século XX, o futebol começou a ganhar espaço na cidade do Rio de Janeiro. Mas como o Flamengo ainda não tinha uma equipe de futebol, os seus sócios torciam para o Fluminense, já que nas Laranjeiras havia um time para torcer. Um exemplo marcante disso era Alberto Borgerth. De manhã, era remador do Flamengo. De tarde, jogador do Fluminense. 
O Flamengo então, resolveu criar um departamento de esportes terrestres e com isso, nasceu o futebol rubro-negro. O primeiro amistoso foi contra o Botafogo, no Estádio do Paissandú Atlético Clube. O resultado? Derrota por 5 a 1. Mas o fato mais curioso é que o clube não entrava em campo com seu uniforme oficial. No primeiro jogo, vestiu camisas brancas e shorts pretos. Depois, começou a usar o Papagaio de Vintém e a Cobra Coral.
Como o futebol era mal visto pelo remo rubro-negro, o Flamengo só se filiou a Liga Metropolitana de Futebol em 1912, após ficar nove anos disputando apenas amistosos.
O INÍCIO COMO PROFISSIONAL E OS PRIMEIROS TÍTULOS 
Em 1911, o Fluminense estava perto de conquistar o título carioca, mas atravessava uma forte crise interna. O principal jogador do time, Alberto Borgerth, se desentendeu com dirigentes do clube e após a conquista comandou um movimento de saída das Laranjeiras. Dez jogadores deixaram o Tricolor, foram eles: Othon de Figueiredo Baena, Píndaro de Carvalho Rodrigues, Emmanuel Augusto Nery, Ernesto Amarante, Armando de Almeida, Orlando Sampaio Matos, Gustavo Adolpho de Carvalho, Lawrence Andrews e Arnaldo Machado Guimarães, além de Borgerth.
Dia 8 de novembro, foi aprovada a entrada de novos sócios. E no dia 24 de dezembro de 1911, foi criado oficialmente o time de futebol do Flamengo. No primeiro jogo oficial, realizado no dia 3 de maio de 1912, na Campos Sales, a equipe goleou o time da Mangueira por 16 a 2, a maior dos 100 anos de futebol do clube. O primeiro gol da história foi marcado por Gustavo Adolpho de Carvalho. 
O primeiro Fla x Flu da história, foi realizado no dia 7 de julho de 1912. O Fluminense saiu vitorioso por 3 a 2, num resultado considerado surpreendente, já que quase todos os jogadores haviam saído da equipe das Laranjeiras para o Flamengo.
O primeiro título oficial do Flamengo foi o Campeonato Carioca de Futebol do 2º Quadro, em 1912. Em 1914, a equipe conquistou seu primeiro título Carioca e em 1915, levou o bicampeonato. 
O MAIS QUERIDO DO BRASIL
Em 1920 o Flamengo conquistou o campeonato Estadual de Futebol e fez a dobradinha com o remo (que havia conquistado seu primeiro título em 1916), sendo assim, campeão de terra e mar. Em 1921, o Flamengo voltou a conquistar o campeonato Carioca e aumentou ainda mais sua rivalidade com o Fluminense, já que a equipe impediu o tetracampeonato do time das Laranjeiras.
Em 1927, o Flamengo foi suspenso pela Associação Metropolitana de Esportes Atléticos por ceder o seu campo para treinamento para o Paulistano, que faria amistoso contra os argentinos. Com isso, os atletas se transferiram para outros clubes ou então, abandonaram a carreira, não acreditando que o clube fosse retomar suas atividades.
Mas os torcedores se revoltaram e exigiram a volta do clube às competições. E conseguiram. O Flamengo não só voltou as atividades, como também, faturou o título em cima do Vasco. 
Ainda em 1927, o Jornal do Brasil fez uma eleição para saber qual era o time mais popular. Como a maioria dos jornaleiros eram lusitanos, eles esconderam os exemplares e só venderam para os torcedores vascaínos. No dia de entregar os cupons na sede do jornal, rubro-negros se disfarçaram de portugueses e recolheram os votos cruzmaltinos, jogando-os no poço do elevador e nas latrinas. Na hora da contagem dos votos, o Flamengo foi eleito o Mais Querido do Brasil. 
O PRIMEIRO TRI E A RESSACA
Com o surgimento de um dos maiores ídolos da história do Flamengo, Zizinho, o clube conquistou seu primeiro tricampeonato estadual. A primeira taça veio em 42, a segunda em 43 e a mais marcante, em 44, pois mesmo aos 41 anos e com febre, o atacante argentino Válido marcou o gol do tri aos 41 minutos, em lance polêmico.
Porém, após a conquista do tricampeonato, o Flamengo ficou até 51 sem ganhar nenhum título. Além disso, o clube ficou seis anos sem ganhar do Vasco da Gama.
O PRIMEIRO TÍTULO NACIONAL DO FUTEBOL E DA NATAÇÃO
Em 1961, o Flamengo conquistou seu primeiro título nacional. Com gols de Dida e Joel, a equipe rubro-negra venceu o Corinthians por 2 a 0 e levou o torneio Rio-São Paulo. Surgia a geração de Carlinhos, Gérson, Nelsinho, Almir, entre outros tantos.
O ano de 1965 foi excepcional para o Flamengo. Além do título carioca no futebol, a equipe leva a taça no Remo e no Troféu Brasil de Atletismo. Em 1969, o Flamengo conquistou seu primeiro Troféu Brasil de Natação. Além disso, o clube conquistou o bicampeonato carioca da modalidade. 
O INÍCIO DA GERAÇÃO DE OURO
Em 1971, o maior ídolo da história do clube, Zico, estreia como profissional, mas volta para as categorias de base. O Galinho só se tornou titular nos profissionais em 1974, No mesmo ano, o Flamengo ganha o estadual em cima do Vasco, que seria campeão brasileiro no mesmo ano.
Em 1978, o Flamengo começou, de vez, a era das grandes glórias, com a conquista do Campeonato Estadual de 1978, em cima do Vasco, com o gol histórico de Rondinelli. Em 1979, a Federação organizou dois campeonatos e o rubro-negro levou os dois, conquistando assim seu terceiro tricampeonato estadual.  
Mas a década de 70 não foi de glórias apenas no futebol. Em 1978, o Flamengo conquistou o Campeonato Brasileiro de Vôlei Feminino e o Troféu Brasil de Remo.
A MELHOR DÉCADA DA HISTÓRIA
Elenco dos anos 80 venceu tudo que tinha pela frente...no time de Zico e cia que encantou o mundo!
A década de 80 foi a mais gloriosa de toda a história do Clube de Regatas do Flamengo. Além de reinar nos gramados brasileiro e mundial, o clube ainda obteve glórias em quase todos os esportes.
Para começar a década, em 80, o Flamengo conquistou seu primeiro título brasileiro. Após perder de 1 a 0 para o Atlético-MG, no Mineirão, a equipe que tinha Raul, Toninho, Manguito, Marinho e Júnior; Andrade, Carpegiani e Zico; Tita, Nunes e Júlio César, reverteu a situação com um gol de Nunes nos minutos finais, venceu por 3 a 2 e levantou a taça. 
No ano seguinte, o clube conquistou de novembro até o fim do ano, a Taça Libertadores da América sobre o Cobreloa, o Campeonato Estadual sobre o Vasco e o Mundial de Clubes com uma goleada por 3 a 0 (gols de Adílio e Nunes, duas vezes) sobre o Liverpool.
O dia 13 de dezembro de 1981 é o dia mais especial da história do clube. Foi nessa data, que o Flamengo goleou o poderoso Liverpool por 3 a 0, gols de Adílio e Nunes(2), e ganhou seu primeiro, e até o momento único, título mundial. O Flamengo jogou com: Raul; Leandro, Mozer, Marinho, Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Lico, Nunes e Tita. O técnico era Paulo César Carpegiani.
Em 1982, a torcida rubro-negra teve mais motivos para sorrir. Já que o Flamengo venceu o Grêmio por 1 a 0, com gol do artilheiro Nunes e conquistou seu segundo título brasileiro.
Um ano depois, o Flamengo chegou ao seu terceiro título brasileiro. Com o maior público de todos os tempos (155.253 pessoas), o Mengão não deu mole, goleou o Santos por 3 a 0, com gols de Zico, Leandro e Adílio, e se tornou, ao lado do Internacional, o clube com mais conquistas do Brasileirão.
Em 1987, o Flamengo chegava ao seu quarto título brasileiro. Com uma mescla de jogadores experientes e atletas jovens, a equipe conseguiu a conquista diante do Internacional e se tornou o maior vencedor, até então, da competição.
MUITAS DIFICULDADES E MUITOS TÍTULOS 
A década de 90 foi uma das mais conturbadas para o Flamengo. Mesmo assim, logo de cara, em 90, o clube conquistou sua primeira Copa do Brasil, após empate por 0 a 0 no Serra Dourada contra o Goiás. Era o início da geração que tinha Júnior Baiano, Djalminha, Paulo Nunes, Piá, Nélio, entre outros.
Em 1992, com o maestro Júnior comandando a garotada, o Flamengo chegou ao seu quinto título brasileiro. Após uma arrancada excepcional na primeira fase, o rubro-negro eliminou o Vasco na segunda fase e humilhou o favorito Botafogo e levantou, mais uma vez, a taça.
O ano de 1995 prometia ser de grandes conquistas. Romário, Sávio e Edmundo formavam "o melhor ataque do Mundo", mas o trio não deu certo e virou até piada dos rivais. Ano foi péssimo para o Flamengo, que não conseguiu ganhar nenhum título no ano de seu centenário.
Romário, Sávio e Edmundo o ataque dos sonhos vira pesadelo, e o Mengo não ganha nada no centenário
Em 1999, o Flamengo voltou a conquistar um título internacional. Jogando no Parque Antártica contra o Palmeiras (campeão da Taça Libertadores da América daquele ano), o rubro-negro surpreendeu e venceu por 3 a 2, com um gol decisivo de Lê, levando o caneco para o Rio de Janeiro.
SONHOS VIRAM PESADELOS
Em 2000, com o acordo com a empresa de Marketing Esportivo, ISL, o Flamengo realizou grandes contratações. Dentre elas, o sérvio Petkovic, o paraguaio Gamarra, o meio-campo Alex e o atacante Edílson. Com a falência da empresa suíça, o clube aumentou consideravelmente sua dívida e perdeu a credibilidade no mercado.
Por outro lado, a equipe conseguiu alguns triunfos e títulos. Em 2001, com um gol inesquecível de Petkovic, aos 43 minutos do segundo tempo, contra o Vasco, o Flamengo conquistou seu quarto tricampeonato estadual. No mesmo ano, o clube ainda conquistou a Copa dos Campeões em cima do São Paulo.
Em 2004, o Flamengo conquistou, mais uma vez, um título estadual sobre o Vasco da Gama. Por outro lado, a equipe deu um dos maiores vexames da história do clube. Na final da Copa do Brasil, o Flamengo enfrentou o Santo André, clube da 2ª divisão. Na partida de ida, em São Paulo, empate em 2 a 2. Na volta, o time paulista venceu por 2 a 0 e calou os mais de 80 mil rubro-negros presentes no Maracanã.
O PASSADO RECENTE E O PRESENTE
Em 2006, o Flamengo se redimiu do vexame de 2004 e conseguiu conquistar seu segundo título da Copa do Brasil. Na decisão contra o Vasco, o rubro-negro não teve grandes dificuldades e venceu os dois jogos. O primeiro por 2 a 0, com gols de Obina e Luizão, e a segunda partida por 1 a 0, gol de Juan.
Em 2007, o Flamengo começou a construir seu penta tricampeonato estadual diante do Botafogo. Após empate nos dois jogos em 2 a 2, a decisão foi para pênaltis, a estrela do goleiro Bruno brilhou e a equipe da Gávea levantou a taça. No mesmo ano, após começar muito mal o Campeonato Brasileiro, a equipe se recuperou e após uma arrancada sensacional, com o apoio de sua torcida, o rubro-negro se classificou para a Taça Libertadores da América.
Em 2008, o Flamengo conquistou, mais uma vez, o título estadual sobre o Botafogo. Na Libertadores, o rubro-negro deu o maior vexame da sua história. Após ganhar a partida de ida do América do México, na Cidade do México, por 4 a 2, o Flamengo perdeu por 3 a 0, jogando no Maracanã e acabou sendo eliminado da competição.
O ano de 2009 foi inesquecível para a Nação Rubro-Negra. No início da temporada, a equipe conquistou seu quinto tricampeonato em cima do Botafogo, com mais uma grande atuação do goleiro Bruno na decisão por pênaltis. Logo em seguida, o Imperador Adriano retornou ao clube e trouxe esperanças de uma grande campanha no Brasileirão.
No início da competição nacional, a equipe penou e passou por grandes dificuldades. Mas após Andrade assumir o comando do time, o Flamengo deslanchou, deu mais uma grande arrancada sob o comando da dupla Petkovic e Adriano, com vários coadjuvantes de luxo e conquistou seu hexacampeonato brasileiro, após vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, no Maracanã. Ronaldo Angelim marcou o gol do título.
Em 2010, o ano não vem sendo nada bom para a equipe da Gávea. Além de não conquistar o tetracampeonato estadual, a equipe foi eliminada nas quartas de finais da Copa Libertadores da América pela Universidad de Chile e vem fazendo péssima campanha no Campeonato Brasileiro, onde corre sérios riscos de rebaixamento.
Além disso, vários jogadores do clube tiveram seus nomes envolvidos em diversas polêmicas neste ano. Primeiro foi Adriano, que teria prendido a ex-namorada no poste de uma árvore em festa na Chatuba, além disso, o Imperador foi acusado de dar dinheiro a traficantes e posar com uma arma. Depois disso, Vágner Love foi acusado de ser escoltado traficantes.
Por fim, o caso mais comentado e sério de todos. O envolvimento do goleiro Bruno, com a possível morte de sua ex-amante Eliza Samudia, com quem tem um filho. O caso ainda está sendo investigado pela Justiça e o atleta permanece preso.
Vale lembrar também, que Zico voltou ao clube para assumir um cargo de diretor-executivo, mas devido as acusações sobre a participação de seus filhos em negociações com jogadores, o Galinho resolveu se desligar do clube.
Nos demais esportes, vale destacar especialmente o basquete rubro-negro, que conquistou por duas vezes o título brasileiro, além do tetracampeonato carioca e da Liga Sul-Americana de Clubes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário