segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Xande: lembra dele?



Em pé: Zé Carlos, Aldair, Daryo Pereira, Delacir, Xande e Leonardo
Agachados: Sérgio Araújo, Luvanor, Bebeto, Zico e Zinho 
 
Defender o Flamengo, o clube de maior torcida do Brasil, é um privilégio para poucos. Dá para contar nos dedos o número de jogadores da região que alcançou tal façanha durante a carreira. O meia Marco Antônio Boiadeiro, o goleiro Paulo César Borges, o zagueiro Ronaldão, que é de São Bernardo do Campo, mas começou no Rio Preto, são alguns desses exemplos, lembrados sem esforço de memória. Outro atleta singular neste aspecto é o rio-pretense Alexandre Fusco Marques. Como a maioria dos garotos entre 10 e 13 anos, Xande fazia planos de se tornar jogador de futebol, mas nunca imaginou que pudesse atuar num clube de ponta. Nascido em 9 de janeiro de 1967, ele deu os primeiros chutes no dentinho do Monte Líbano, comandado por Joãozinho de Cayres. “Foi onde tive uma boa base sobre fundamentos.” Em 1984, Pedro Favarini e Amauri Buchala, diretores do América, o viram em ação pelo infantil do Monte Líbano e o levaram para o Rubro. “Percebi que tinha condição e passei a encarar com mais seriedade”, descreve. Disputou o Paulista Sub-20 e destacou-se na Taça São Paulo de 1986, quando o América terminou em quarto lugar.


Em pé: Paulo Martins, Catarelli, Xande, Aldair, Daryo Pereira e Leonardo
Agachados:Renato Carioca, Luvanor, Ailton, Zinho e Luis Carlos.


Chamou a atenção do técnico Borba Filho, que o promoveu para o profissional. Estreou na derrota de 2 a 0 para o Corinthians, dia 16 de fevereiro de 1986, no Torneio Início do Paulistão. Os primeiros 90 minutos foram contra o São Paulo, no Morumbi, nove dias depois. Com personalidade, ajudou o Vermelhinho a trazer um empate de 1 a 1. Em janeiro de 1988, foi vice-campeão da Taça São Paulo. Na final, derrota por 3 a 0 para o Nacional da Capital. Titular absoluto, fez um Paulistão impecável, a ponto de ser cobiçado por São Paulo, Grêmio de Porto Alegre, Palmeiras e Guarani. Fizeram propostas pelo empréstimo, mas Benedito Teixeira só o liberava em definitivo. Birigüi também recusou Cz$ 1,5 milhão do Catanduvense pela cessão de quatro meses. Pediu Cz$ 3 milhões. As boas atuações lhe renderam a convocação do técnico Jair Pereira para defender a seleção paulista no Campeonato Brasileiro de Seleções. O time bandeirante também contou com o goleiro Zeti, os meias Neto e Lino, o ponta-esquerda Sidney, o centroavante Kita, entre outros. Os paulistas ganharam de 2 a 1 do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, e perderam de 1 a 0 para Minas Gerais, nos dias 10 e 14 de agosto de 1988, respectivamente. Quatro dias depois, o Flamengo pagou Cz$ 22 milhões pelo passe dele, em cinco parcelas mensais. O empresário Maurício Salomão levou Cz$ 2 milhões de comissão, como intermediário. Xande ficou com Cz$ 2 milhões e o Rubro levou Cz$ 18 milhões. Apresentou-se ao técnico Candinho e teve a infelicidade de torcer o tornozelo logo no primeiro treino.

Não se intimidou diante de Zico, o maior ídolo da história do Flamengo. O goleiro Zé Carlos, Bebeto, Aldair, Zinho, Leonardo, Luvanor e Dario Pereyra eram algumas das feras que também integravam o elenco. Recuperado e com Jorginho sem contrato, teve uma seqüência de 10 partidas consecutivas em 1988. Participou do jogo de estréia de Telê Santana como técnico do Rubro-negro, na goleada de 5 a 1 sobre o Guarani, em Campinas, no dia 23 de outubro. Em março de 1989, foi emprestado ao Bangu, do técnico Didi Folha Seca. Disputou o Cariocão.

Xande e a sua coleção de camisas por onde passou...ele também foi Mengão.

Xande mora no jardim Vivendas, em Rio Preto, com a mulher Lígia e os filhos Guilherme e Henrique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário