quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Renato Carioca: Maior artilheiro do Mengão em 89.


Renato hoje mostra seu talento no master do Mengão

No dia 18 de Agosto de 1966 nasce em Quatis - RJ - Região Sul do Estado, Laércio da Silva Vieira Canil, filho de Antônio Alves Canil e Leny da Silva Vieira Canil, um menino que nasceu para deixar seu nome registrado na história do futebol. Ainda jovem, Laércio treina em escolinhas de Quatis - RJ - Região Sul do Estado e Porto Real - RJ, onde aprende os fundamentos do futebol com seus treinadores Marcio Xavier, Helio(Careca), Sebastião(Touro), Ézio Coletta, João da Barrinha, Léo Montenegro e Maracanã. Em 1982 Laércio foi levado por Coronel ex-lateral do Clube de Regatas Vasco da Gama e Seleção Brasileira para Cruzeiro - SP, onde Coronel era treinador da equipe profissional. Depois foi para o Rio de Janeiro jogar no América, trocado por um jogo amistoso de juniores entre América X Cruzeiro -SP. Acharam que o nome Laércio não seria o ideal para um jogador de futebol. Coronel conterrâneo de Renato e amigo de seu pai Antonio Alves Canil "Seu Mané", lembrou que na sua familia tinha muitos nomes Renato. E escolheu este nome, Renato achou a idéia interessante e levou adiante. Pois achou uma forma de homenagear seu avô "Renato Canil", que gostava muito de futebol. Sobre o "Carioca", foi que quando Renato jogava no Flamengo, o Renato Gaúcho voltou ao Brasil vindo da Itália, por isso o Renato "Carioca". Nos anos entre 1984 e 1987 Renato teve participações na Seleção Carioca de Juniores, na Seleção Brasileira de Juniores e Seleção Brasileira de Novos.

Renato Carioca na seleção brasileira ao lado dos tetra campeões Taffarel e Romário.

Depois de uma ótima passagem pelo América, em 1988 Renato é contratado pelo Clube de Regatas do Flamengo.
Em 1990 Renato deixa o Flamengo e passa a integrar a equipe do Fluminense.
Em 1993 Renato deixa o Brasil e vai jogar na Suiça no Servette F.C
Em 1997 Renato retorna ao Brasil para jogar no Botafogo seu time de coração.
Em 1998 Renato sai novamente do Brasil para jogar no S.C Emelec do Equador.
Renato jogou no Flamengo de 1988 a 1990, onde atuou em 66 partidas e estufou as redes 26 vezes, sendo que foi o Maior artilheiro da temporada de 1989. Seu jogo mais importante pelo Mengão foi contra o Vasco no Maracanã, final da Taça Guanabara de 1989.  
Seu gol mais bonito pelo Flamengo foi contra o Ajax em Amsterdãm (Holanda), em 1988, Renato chutou forte de fora da área no ângulo.
Conquistas pelo Flamengo:
Torneio de Amsterdãm Holanda 1988;
Torneio Huelvas Espanha 1988;
Taça Guanabara 1989 ;
Campeão do torneio de Hamburgo Alemanha 1988;
Torneio Colombino Espanha 1988 .


No Flamengo de 89, ao lado de Zico, só faltou o titulo. 
 
Sua melhor equipe no Flamengo foi o Mengão de 89- Zé Carlos, Jorginho, Aldair, Zé Carlos II, e Leonardo, Ailton, Zinho, Renato Carioca, Zico, Bebeto e Alcindo. Técnico: Telê Santana.
Seus técnicos no Flamengo: Candinho, Carlinhos, Telê Santana, Waldir Espinosa.
Atualmente, Renato Carioca trabalha em 3 Escolinhas de Futebol do Flamengo, Em Resende (estado do RJ), Rocha e Cachambi (cidade do Rio de Janeiro).

2 comentários:

  1. Caros amigos de Russas!! Aqui vos envia esta mensagem é Renato Carioca.Agradeço reportagem. Ficou realmente muito legal. Grande abraço em todos os flamenguistas de Russas e Saudações Rubro Negras..

    ResponderExcluir
  2. ROQUE JORGE: Renato é com muita alegria e honra que recebemos os seus sinceros comprimentos. Parabéns pelo trabalho que vocês estão fazendo no time de Máster do Mengão. Esperamos, um dia quem sabe, contar com você aqui em nossa cidade. Seria sem dúvidas uma grande festa.
    Há eu também tenho este pôster da matéria e manterei ele guardado para um dia ser autografado por você.

    ResponderExcluir