sábado, 30 de outubro de 2010

Por onde anda Adilio?


Habilidade sem igual....
   
Adílio um dos grandes craques do Flamengo que fez parte da equipe mágica que venceu o mundial interclubes em 1981.Desde que chegou ao clube, levado pelo amigo Júlio César "Uri Geller" , outro craque rubro-negro, Adílio usou, em todas as categorias de base, a camisa 10. Quando chegou ao profissional, porém, o número já tinha dono: O Zico era o 10, então, fiquei com a 8. A minha estréia no profissional foi com a 10, pois eu substituí o Galinho (Zico), que estava machucado , recorda-se.
Do supertime do Flamengo da década de 80, do qual ainda fizeram parte Leandro, Andrade, Nunes, Tita, e outros, além da categoria, a união da equipe foi uma marca registrada. Quando se vê, hoje em dia, notícias de desunião no time e de guerra de egos entre as estrelas, a saudade daqueles tempos aperta ainda mais. Adilio ainda joga no mengão, só que no máster.  Saiba mais sobre a vida deste craque que a torcida não esquece.



Passagem discreta pela seleção
 
Carreira
Criado no Flamengo, clube que defendeu por grande parte de sua carreira, Adílio atuou ao lado de Zico e Andrade, formando um dos melhores meio-campo da história do Flamengo. Com esse time, o Flamengo conquistou suas maiores glórias, incluindo a Taça Libertadores da América e o Mundial Interclubes de 81 e os Brasileiros de 80, 82,83 e 87. Outros títulos na carreira de Adílio incluem as Taças Guanabaras de 78, 79, 80, 81, 82 ,84, as Taças Rio de 83, 85 e 86 e os Campeonatos Cariocas (Estadual do Rio de Janeiro a partir de 1979) de 78, 79, 79 (houve dois torneios estaduais em 1979), 81 e 86. Adílio era um jogador de rara habilidade e criatividade, dono de um passe perfeito e adepto a um estilo de jogo clássico. Contudo, também soube ser decisivo em sua carreira, como quando marcou o segundo gol do Flamengo na vitória de 3x0 sobre o Liverpool na final do Mundial de Clubes de 1981, ou quando fez o terceiro gol na vitória de 3x0 sobre o Santos na decisão do Campeonato Brasileiro de 1983. Adílio atuou no Flamengo entre 1975 e 1987, quando teve a oportunidade de vestir a camisa rubro-negra em 615 partidas, o que faz dele o terceiro jogador com maior número de jogos disputados pelo Flamengo. Depois de deixar a Gávea, Adílio chegou a jogar por clubes como o Coritiba, o Barcelona de Guayaquil (Equador) e o Alianza Lima (Peru). Porém , já em final de carreira, passou a atuar por times do interior do Rio como o América de Três Rios, o Friburguense e o Barreira. Após encerrar sua carreira de jogador, Adílio foi o treinador do Bahain (Arábia Saudita) e do CFZ, mas em 2003 o ex-craque rubro-negro retornou a sua casa, aonde trabalhou com as divisões de base do Flamengo. Em Dezembro de 2008, após uma reformulação no Departamento de Futebol do Flamengo, Adílio foi demitido do comando técnico das divisões de base do clube. em 2010, se candidatou para o cargo de deputado federal, seus votos não foram divulgados pelo TSE porque o tribunal barrou a candidatura por causa de problemas na documentação do candidato.

Seleção Brasileira
Adílio teve somente duas atuações pela Seleção Brasileira, contudo, deixou sua marca ao dar um lindo passe para Júnior fazer o gol da vitória brasileira sobre a Alemanha, em uma partida disputada no Maracanã em 1982.

Problemas lhe impediram o sucesso na politica


Curiosidade

Quando era jogador do Flamengo, Adílio era chamado pelos companheiros pelo apelido de Brown, pois adorava as músicas do James Brown e na concentração vivia cantando e dançando igual a ele. O radialista Waldir Amaral apelidava ele nas transmissões esportivas de O Neguinho Bom de Bola.

2 comentários:

  1. ROQUE JORGE: Show de bola a matéria!!!

    ResponderExcluir
  2. ADILIO MERECE MUITO MAIS DO FLAMENGO , POS FOI UM QUERREIRO AO LADO DE UM TRIO ,ZICO ,ANDRADE E PORQUE NÃO DIZER DO TIME INTEIRO,QUE DEU ALEGRIA AO TORCEDOR DO MENGÃO !
    HOJE EM DIA SÓ SE VER PERNA DE PAU !
    MAS NOS MATAMOS A SAUDADES VENDO GRANDES CRAQUES , QUE FEZ A TORCIDA VIBRAR !
    ADILIO UM HEROI E EXEMPLO DE JOGADOR !
    PARABÉNS !

    ResponderExcluir