domingo, 20 de dezembro de 2015

Morre preparador físico que transformou Zico em atleta

Francalacci e Zico na sala de musculação na Gávea em foto de 1983 - Hipólito Pereira / Hipólito Pereira/18-5-1983

É das páginas mais conhecidas da mitologia rubro-negra o episódio da chegada de Zico à Gávea, com 14 anos, em 1967, levado pelo radialista Celso Garcia: extremamente franzino, pesando menos de 40 quilos, ganhou imediata desconfiança entre os que comandavam as categorias base do clube. Acabou ficando, e um personagem foi fundamental para transformar em um atleta de alta potência física aquele que seria o maior jogador da história do clube: o preparador físico José Roberto Francalacci, que morreu neste sábado, aos 77 anos.

— Acordei aqui na Índia com uma notícia muito triste. Morreu Francalacci. Eu só tenho a agradecer pelo trabalho feito comigo e a importância dele pra nossa geração no Flamengo como preparador físico. Força para a família do grande Franca — escreveu Zico em sua conta numa rede social.

O trabalho desenvolvido por Francalacci especialmente para Zico fez o craque ganhar 17cm e quase 30 quilos em sete anos, até ficar de vez no elenco profissional. De adolescente com corpo de criança, desacreditado para o futebol, Zico virou um exemplo de atleta. O sucesso de seu trabalho com o craque rubro-negro fez Francalacci ganhar notoriedade dentro e fora do clube. O preparador se tornou figura importante na Gávea, e chegou a treinar interinamente o time rubro-negro em duas curtas passagens, em 1970 e em 1983.


Francalacci sofria de diabetes e teve complicações cardíacas nas últimas semanas. Ele estava internado no hospital Casa de Portugal, no Rio Comprido, e deixa dois filhos e a mulher, Sônia. O velório será neste domingo, às 10h, no Memorial do Carmo, no Caju, zona portuária do Rio.

Zico lamentou a morte de Francalacci por meio de sua página  no Facebook, escrevendo o seguinte:

Acordei hoje aqui na Índia com uma notícia muito triste. Morreu Francalacci. Eu só tenho a agradecer pelo trabalho feito comigo e a importância dele pra nossa geração no Flamengo como preparador físico. Como jogávamos muito e às vezes 3 e até 4 jogos por semana, Franca criou o famoso Pijama Training. Mandava a gente em casa ou no hotel dormir bem e só levantar pra ir para as refeições. Abaixo uma foto em que ele aparece apitando treino com Junior e Leandro em destaque. Força para a família do grande Franca, que ele descanse em paz.   

POR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário