sábado, 5 de dezembro de 2015

A Bíblia do Flamengo do português Luis Miguel é o livro oficial dos 120 anos do Mengão



Bíblia do Flamengo está disponível em todas as livrarias do Brasil (Foto: Divulgação)
O Flamengo é uma paixão nacional, disso ninguém duvida, mas que ele também desperta paixões pelo mundo a fora, é outro fato que não podemos negar.
Já foi cantado que o Flamengo é uma religião, pensando neste sentido que o português Luís Miguel Pereira(Jornalista), lançou no ano de 2010 a primeira edição o livro “ Bíblia do Flamengo”. 
O sucesso foi tanto que neste ano, o Flamengo adotou a publicação como sendo o livro oficial dos 120 anos do clube, comemorado em 15 de novembro. 
Está totalmente remodelada, atualizada, graficamente transformada e cheia de novos conteúdos  e tem prefácio do Zico. 
Luís Miguel Pereira entrou para história como sendo o primeiro autor estrangeiro que escreve um livro sobre o Flamengo.

"Se os clubes são verdadeiras 'religiões', os jogadores 'deuses', os torcedores 'fieis' seguidores... Porque não cada clube ter a sua Bíblia? E neste caso a Bíblia não é mais do que a história do clube contada através de curiosidades, frases célebres, estatísticas, letras de musicas, etc. Trata-se de um conceito - Bíblia - criado por mim em Portugal e que depois se espalhou por outros países (existe a Bíblia do Benfica, Real Madrid, Barcelona, Atletico de Madrid...", explica ele.
Mas essa paixão não nasceu por acaso e tem o mesmo enredo de muitos torcedores de hoje, foi quando o autor viu a genialidade de certo Arthur Antunes Coimbra, mas que para o mundo do futebol é simplesmente Zico, o maior ídolo de todos os tempos da história do clube considerado de maior torcida no mundo.
 “A minha relação com o Flamengo é quase platônica e telepática. Sou português, vivo em Portugal e nada faria prever que isso acontecesse. Mas desde muito jovem que o Zico é meu ídolo. Este livro não é mais do que a história do Flamengo contada em pequenos textos, sempre focados nas curiosidades, tabelas, estatísticas, frases célebres, times históricos etc”, disse o autor.
Zico e Luis Miguel no lançamento da Bíblia do Flamengo no ano de 2010

A opinião do Zico

Vendo a disposição dos conteúdos no livro, os fatos, as ilustrações e curiosidades que passam pela minha vida de torcedor e ajudam a entender a minha carreira como jogador, a memória trabalhou intensamente. Viajei no tempo por grandes conquistas como a do Mundial, em Tóquio, quando todos nós ficamos naquele frio japonês imaginando a festa que tomava conta de vários cantos do Brasil.

Na leitura fácil das fichas curiosidades sobre ex-companheiros, notei o quanto será saboroso compartilhar as histórias vividas com eles com meus netos. E, ao folhear passando mais velozmente as páginas, meu dedo parou por acidente no texto que lembrava a artilharia da Libertadores de 1981.

Curioso porque aquela competição foi especial. Marquei 11 gols, dois deles no jogo contra o Cobreloa, na final. Gols comemorados como se eu vingasse nosso time, que jogava bola, diante de uma equipe que baseava sua estratégia na violência. Acho que jamais vibrei como naqueles gols.

Encontrei vários trechos que aguçaram a minha memória, e creio que o torcedor também vai se identificar. A obra tem ainda frases, o resgate de grandes personagens do Flamengo, e detalhes para serem consultados a qualquer hora, que tornam o livro indispensável na mesa-de-cabeceira de quem é torcedor.

Boa leitura e saudações rubro-negras!

Zico

A Bíblia do Flamengo foi  lançada pela  Prime Books Editora, com 220 páginas, e encadernação no formato Brochura e tem preço sugerido de R$ 39,90. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário