quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Athirson e Denis: teoria e prática em campo pelo Flamengo-PI

Athirson (Foto: Arquivo Pessoal)
Athirson e Denis: unidos para comandarem o Flamengo-PI (Foto: Arquivo Pessoal)
A união das quatro linhas com as novas essências acadêmicas do futebol parece algo cada vez mais raro no Brasil. A ciranda dos mesmos nomes nos grandes clubes é interminável. No entanto, existe uma dupla nova que promete uma metodologia diferente no cenário nacional em 2016.

O ex-jogador Athirson, com grandes passagens por Flamengo, Santos, Cruzeiro, Juventus (ITA), Bayer Leverkusen (ALE), e Denis Alves, formado em educação física pela Uerj (onde também integra o projeto Labesfut), farão esta tabelinha no Flamengo-PI. Com o Estadual e a Copa do Nordeste no radar, muito mais que títulos e a vaga na Série D do Brasileiro, o objetivo da dupla é deixar acima de tudo um legado no período em que estiverem atuando em Teresina.

– Nosso objetivo vai além da equipe profissional. Quero passar a experiência que tive dentro de campo e tudo o que vivenciei nele para as pessoas do clube. Pegar os jovens, os treinadores da base e passar para eles meu conhecimento. Palestras em universidades. O Denis é um cara muito inteligente e que vai agregar muito nessa nossa caminhada – declarou Athirson.


A parceria Athirson e Denis não é nova. Os dois trabalharam juntos no São Cristóvão, onde livraram o tradicional clube do Rio de Janeiro do rebaixamento da Série B do Estadual. Na visão do acadêmico, o desafio no Flamengo-PI fará com que o plano de trabalho dos dois sirva de exemplo e apareça como uma nova alternativa dentro do futebol nacional.

– Essa união com o Arthirson, que foi atleta de nível internacional e tem vasta experiência, será muito rica. Sou muito estudioso da questão tática do futebol. Vai ser muito legal ter essa experiência no Piauí, e importante que ela aconteça lá também. Estou montando um curso de ciência do futebol para apresentarmos com a chancela do Esporte Clube Flamengo. Já conversei com o presidente Tiago Vasconcellos sobre isso e seria também o nosso legado – disse Denis ao L!. 

Os dois estão em Teresina nesta semana fazendo a avaliação dos jogadores que atuaram pelo Flamengo-PI nesta temporada. Após saberem com quem pretendem contar, vão trazer novos atletas, uma vez que alguns contatos já foram feitos. O objetivo é começar a temporada do ano que vem no dia 4 de janeiro.

ESTÁGIO COM GUARDIOLA

Athirson não é do tipo de se acomodar. Além de estudar o futebol e fazer cursos para treinador (fará em breve o curso de licença A da CBF), o ex-jogador passou alguns meses na Alemanha observando a metodologia do atual campeão mundial. Além de visitar o Bayer Leverkusen, um de seus ex-clubes, o brasileiro passou um período no Bayern de Munique ao lado de ninguém menos que o espanhol Pep Guardiola.

O convite foi feito por Rafinha, lateral do clube bávaro e amigo de Athirson, que ficou surpreso com a forma de trabalho de um dos profissionais mais badalados.

– O Guardiola se preocupa muito com o que acontece fora de campo. Foi uma experiência muito boa, como também no Bayer Leverkusen, que foi onde atuei – disse.

Com a crescente onda de técnicos estrangeiros no Brasil, Athirson se mostrou defensor do intercâmbio, mas não vê o momento do profissional nacional em crise.

– Acho legal esse intercâmbio. O técnico estrangeiro tem uma dinâmica diferente do sul-americano. Vejo essa troca de forma bem positiva – analisou.
Denis Alves é um verdadeiro estudioso da parte acadêmica do futebol. Além da graduação em Educação Física, ele tem pós-graduação em Treinamento Desportivo. O auxiliar de Athirson também faz parte do Labesfut da Uerj, onde também fará mestrado. 

No entanto, o convite feito pelo amigo para aplicar a parceria no Flamengo-PI fez Denis adiar seus planos de estudo para o futuro.

– Quando o Athirson fez o convite entendi que seria uma ótima oportunidade de mostrar um trabalho. O mestrado neste momento ficou mais pra frente– afirmou.

RADAR/LANCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário