sábado, 17 de agosto de 2013

Ladrão de bolas da rodada e melhor do Fla, André Santos está em alta

Por Cahê Mota Rio de Janeiro

Andre Santos treino Flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
Andre Santos em treino do Fla na Gávea
(Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
 

Um vértice valioso de uma pirâmide de sucesso no meio-campo do Flamengo. É desta maneira que Mano Menezes enxerga André Santos após duas partidas no retorno ao Rubro-Negro. Escalado no meio-campo por não estar em suas condições físicas ideais, o camisa 27 teve boa atuação na vitória no Fla-Flu e foi o melhor do time - de acordo com as notas dadas pelo GLOBOESPORTE.COM - no empate com o Goiás. Com qualidade no passe, o lateral/meia criou boas jogadas ofensivas e deu maior criatividade ao time. As oito roubadas de bola - melhor no quesito em toda a rodada -, porém, dão razão ao treinador, que o enxerga mais como um volante do que meia armador.
Mano Menezes explicou que escala o Flamengo com um triângulo em que o vértice está voltado para a defesa. Com isso, Cáceres exerce o papel de marcador, plantado na frente da zaga, com Elias e André Santos mais avançados e jogando praticamente em linha. Na frente, Gabriel completa o setor, só que mais aberto, com Nixon e Hernane no ataque.

A nova disposição tática fez com que um retorno de André Santos para sua posição de origem entrasse em pauta. Mano Menezes, por sua vez, não demonstrou pressa para fazer essa alteração. Ele está satisfeito com o rendimento do time, mas deu a entender que a disputa com João Paulo é questão de tempo - ou de preparo físico.
- O André é um lateral. A opção de colocar no meio foi para dar um equilíbrio melhor em termos de posse de bola, passagem, tomada de decisão. E ganhamos nesses sentidos. É bom também que neste retorno, como ia faltar condicionamento e força, ele não precise percorrer um espaço tão grande como na lateral. O João Paulo faz isso por ter boa condição física. Lá na frente, vamos ver.
Contra o São Paulo, domingo, às 16h (de Brasília), no Mané Garrincha, André Santos segue no meio e João Paulo na lateral. A partida é válida pela 15ª rodada do Brasileirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário