quinta-feira, 3 de maio de 2012

No Santa Helena (GO), Júnior Baiano quer usar Telê como inspiração

Por Daniel MundimGoiânia
Foram três anos de espera, curso especial para treinadores na Escola de Educação Física do Exército, no Rio de Janeiro, algumas propostas recusadas, e, enfim, chegou o momento certo. Aos 42 anos, o ex-zagueiro Júnior Baiano fará sua estreia como técnico. Contratado para comandar o Santa Helena, da segunda divisão do futebol goiano, o ex-jogador do Flamengo revela que sua inspiração maior não está na preparação que fez, mas sim em um dos treinadores que teve em sua carreira: Telê Santana.
- Eu sou de uma escola um pouco antiga, trabalhei com treinadores conhecidos, o Telê, o Felipão, Oswaldo (de Oliveira), o Luxemburgo, mas eu vou ter o meu próprio jeito. Mas acho que vou procurar fazer algumas coisas que o Telê fazia, sempre procurando corrigir os erros durante os treinamentos, conversar bastante com os jogadores, saber da vida deles fora de campo, porque isso influencia muito no desempenho do time. Era isso que o Telê procurava fazer comigo no São Paulo, e sempre ajudou – lembra.
Junior baiano (Foto: Agência O Globo)
Junior Baiano: 'Estava faltando o momento certo, e este foi o momento' (Foto: Agência O Globo)
Pelo Tricolor Paulista, Júnior Baiano atuou entre anos de 1994 e 1995, e foi campeão da Recopa Sul-Americana e da Copa Conmebol. Mas foi pelo Flamengo que o ex-zagueiro teve mais destaque. Nos nove anos em que atuou pela equipe carioca, somando suas três passagens, ele disputou 335 jogos e fez 32 gols. Foi campeão carioca três vezes, do Brasileiro em 1992, e da Copa do Brasil em 1990. A carreira como jogador terminou em 2009, pelo Miami FC. Após recusar alguns convites para ser ‘professor’, ele se diz preparado para a nova empreitada.
- Fiz cursos, vi muitos treinos em vários lugares e isso é importante. Já estava com vontade de começar. Surgiram algumas coisas, mas eu ainda não estava com cabeça para pegar um time do Rio, por isso preferi pegar um time fora. Estava faltando o momento certo, e este foi o momento. Tenho amigos que já trabalharam no Santa Helena e falaram super bem do clube e da cidade, vi que o projeto é legal, e as pessoas que estão juntas aqui são honestas. Isso é o mais importante – avaliou.
saiba mais
Ambições
Júnior Baiano não esconde que sua intenção é buscar seu espaço no mercado dos grandes treinadores do país. No modesto Santa Helena, que foi vice-campeão goiano em 2010, mas em 2012 busca voltar à elite do estado, o ex-jogador espera começar a amadurecer em sua nova profissão.
- Vou procurar conversar muito com todo mundo, com os jogadores, porque agora eu vou aprender muito. Fazendo as coisas corretas, e com honestidade, tenho certeza que vamos fazer um bom trabalho. O jogador gosta de falar. É claro que todo mundo pensa depois em se tornar um grande treinador, e eu não sou diferente. Mas sei que isso leva tempo, e tenho que trabalhar, e o trabalho que vai falar se vou ter condições – revelou.
O ex-zagueiro está em Santa Helena nesta quinta-feira para acertar os últimos detalhes do contrato, mas retornará ao Rio de Janeiro. A apresentação oficial dele e do auxiliar André Silva será na próxima segunda-feira, quando o Fantasma do Sudoeste goiano inicia sua preparação para a Divisão de Acesso do Estadual. A estreia no comando da equipe será no dia 3 de junho, contra o Grêmio Anápolis, fora de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário