sábado, 21 de setembro de 2013

Samarone relembra início de Zico no Flamengo: 'franzino, mas jogava bola'

Por Santos, SP

Samarone ex-jogador Fluminense  (Foto: Bruno Gutierrez)
Samarone relembrou primeiros passos de Zico no
Flamengo (Foto: Bruno Gutierrez)
 

Após conquistar dois campeonatos cariocas pelo Fluminense (1969 e 1971) e o Campeonato Brasileiro (1970) pelo Fluminense, Samarone trocou o Rio de Janeiro por São Paulo, em 1971, para defender o Corinthians. Mas, no mesmo ano o jogador retornou para a Cidade Maravilhosa, contratado pelo Flamengo. E, na Gávea, viu nascer aquele que seria o maior ídolo rubro-negro: Zico.
Coincidentemente, o Galinho subiu para os profissionais no mesmo ano em que o Diabo Louro chegou ao clube. O jovem, de 18 anos na época, começou no Fla com a camisa 9, na posição de centroavante. Samarone, o número 10 do time, relembrou os primeiros passos de Zico e ressaltou que, mesmo iniciante, o novato já sofria pressão.

- Se cobrava dele durante todo o campeonato nacional. Coitado, muito franzino e atuando de centroavante, mas jogava muita bola. Como depois veio a mostrar e se tornar essa figura de um dos maiores jogadores que apareceram no futebol brasileiro. Um dos últimos.
O ex-jogador recordou que Zico foi alçado ao time principal porque o Flamengo, na época, passava por um momento difícil. O antigo camisa 10 do Rubro-Negro acredita que possa ter passado alguma lição para o Galinho enquanto atuou ao seu lado.
- Lógico que ele deve ter aprendido alguma coisa comigo porque ele se tornou, mais tarde, o meia-esquerda, chamado ponta-de-lança, que seria a minha posição. O Zico se consagrou nessa função. Mas, ele deve ter olhado como eu jogava, com certeza.
Edu melhor que Zico
Samarone revelou que Zico já era "famoso" entre os jogadore mesmo antes de se tornar profissional. Isso porque seus irmãos, Antunes e Edu, já faziam propaganda do caçula. Mas o Diabo Louro garantiu que o melhor dos três não era o Galinho.
- Ele (Zico) já era jogador de fama. Eu tinha jogado com o irmão dele, o Antunes, no Fluminense e contra o Edu, o outro irmão que jogava no América-RJ. Tinha ouvido deles que tinha mais um irmão e esse que seria o melhor deles todos. Mas, eu considero o Eduzinho mais jogador que o Zico, levando em conta a época de cada um.
Zico comemora gol do Flamengo em 1982 (Foto: Jorge Marinho / Arquivo O Globo)
Zico: de menino franzino a maior ídolo da história do Flamengo (Foto: Jorge Marinho / Arquivo O Globo)
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário