segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Luxa entra de férias na Libertadores, mas não sabe futuro de peças-chave

Vanderlei Luxemburgo vai tirar uma semana de férias a partir desta segunda-feira. Primeiro, uma passagem por Curitiba para resolver negócios na cidade. Depois,alguns dias em Tocantins. O técnico vai viajar com a classificação do Flamengo para a Libertadores assegurada depois do quarto lugar no Brasileirão, mas com pendências importantes em relação a peças de peso da equipe. Ronaldinho, Thiago Neves e Felipe não estão garantidos no clube na próxima temporada.
O camisa 10 não recebe a maior parte do salário há quatro meses e pode sair. Os contratos de empréstimo do meia e do goleiro terminam em 31 de dezembro. Para manter o camisa 7, será preciso pagar R$ 18 milhões ao Al Hilal, da Arábia Saudita. No caso de Felipe, o custo será de R$ 3 milhões. No fim da partida, Thiago Neves deixou bem claro que quer continuar.
- Quero ficar, todos sabem. O Fla está fazendo tudo para dar certo, vamos ver com calma. Vou descansar e torcer.
Vanderlei evitou se estender sobre as pendências para 2012
- Estamos trabalhando visando à temporada que vem há bastante tempo com o elenco que temos, direcionando situações. Agora, vamos direcionar mais forte, mas não podemos falar isso no momento. Com respeito ao Ronaldo, existe uma complexidade grande com a empresa que é parceira do Flamengo (Traffic). É uma discussão que vai acontecer entre as três partes. Vamos esperar as coisas para ver como elas vão acontecer.
O técnico fez uma avaliação positiva da temporada que teve a conquista do Carioca, eliminações precoces na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana e a volta à principal competição das Américas.
- O ano foi bom. Nosso projeto era levar o Flamengo à competição internacional, deixar o clube entre os melhores da América do Sul. Vamos ter dois jogos contra o terceiro colocado da Bolívia (dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro). Nos preparamos para ir à Libertadores. A temporada termina dentro do contexto. Nosso planejamento era ganhar títulos, ganhamos o estadual de forma muito bonita, invictos. Na Copa do Brasil, poderíamos ter ido um pouquinho mais além, e no Brasileiro nunca ficamos abaixo do sétimo lugar (entre a terceira e a quinta rodadas, oscilou entre a nona e a 11ª posições). E não perdemos nenhum clássico regional. Quem gosta de ganhar fica um pouquinho chateado porque poderíamos chegar um pouco mais à frente. Ano passado, a grande conquista era não deixar o Flamengo cair. Este ano projetamos ganhar títulos e levar o Flamengo para a Libertadores.
O técnico diz que foi mal interpretado e garante que seu principal objetivo não era a classificação para a Libertadores, mas sim o título brasileiro.
- O pessoal confundiu uma situação. Achou que o nosso projeto, nosso planejamento, não era brigar por título. Claro que eu queria ser campeão brasileiro. Não é que eu abdiquei disso, trabalhamos para isso. Só decidi falar isso quando não tinha mais condição de ser campeão. Deixei bem claro que tinha de levar o Flamengo este ano para a Libertadores.
Os jogadores já estão de férias e vão se reapresentar no dia 3 de janeiro para exames médicos. A partir do dia 5, o grupo vai realizar a pré-temporada. Assim como em 2011, Londrina é o destino provável. Faltam detalhes para o acerto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário