domingo, 18 de outubro de 2015

Pré-candidato à Fifa, Zico descarta concessões: ‘Para fazer acordo, sigo de fora’

Zico é um dos pré-candidatos à presidência da Fifa
Zico é um dos pré-candidatos à presidência da Fifa Foto: Marcelo Carnaval / Agência O Globo

Em meio ao maior caos institucional vivido pela Fifa em seus 111 anos, Zico, o maior ídolo do Flamengo e com história na seleção brasileira, afirma ser o homem certo para recolocar a entidade nos trilhos.
Sua pré-candidatura soou rara quando ele anunciou que estava disposto a concorrer contra gigantes políticos do porte de Michel Platini e Joseph Blatter. Ainda que sem apoios formalizados, o tempo, contudo, foi o grande aliado do ídolo rubro-negro.
Com as investigações de corrupção avançando sobre o francês e o suíço, a suspensão por 90 dias da dupla favoreceu o atual técnico do Goa F.C. De patinho feio, o Galinho de Quintino sonha em se tornar a zebra desta eleição.
Confira a íntegra da entrevista com um dos postulantes ao cargo mais importante da administração do futebol.

APOIO E RETALIAÇÃO
“Infelizmente são os famosos votos em bloco. As federações, principalmente as menores, temem, sim, uma retaliação. Falta essa independência e o direito de escolha. E essa é umas das coisas que precisamos mudar no futebol mundial. Para isso trabalharemos. E todos que querem bem ao futebol devem querer o mesmo. O Brasil, por exemplo, não tem os mesmos objetivos da Bolívia, com todo respeito que ela merece. As histórias no futebol são diferentes. Essa situação gerou essa confusão que reina no futebol hoje. Cada federação tem o dever de buscar o que lhe serve, o que mais tem a ver com sua realidade. Se você parar e pensar nisso, é muito difícil acreditar que seja assim.”
FEDERAÇÕES PARCEIRAS
“Não sei de onde surgirão. E se surgirão. Simplesmente pelo que respondi na pergunta anterior. Acho que tanto o Brasil como o Japão podem estar comprometidos com outras propostas, mas com tudo isso que está acontecendo todos os dias, acredito que antes do dia 21 ninguém vai decidir nada. Sei de algumas reuniões importantes que deverão acontecer no dia 20, e aí sim acredito que muitas federações se posicionarão.”
PRESTÍGIO EM XEQUE
“Não acho. Muito mais do que a candidatura, estão em jogo as reformas seríssimas que precisam ser feitas na Fifa. Nunca pensei em ser candidato e, diante dos escândalos, coloquei meu nome lá e estou tendo cada vez mais voz no mundo inteiro para representar o futebol. Falo diariamente via mídia e outros canais com várias partes do mundo. A imprensa de dezenas de países segue em contato comigo e minha equipe. Mas cargos e eleições não vão mudar minha maneira de ser e nem de seguir minha vida. Se me candidatei é porque acredito poder fazer algo, fazer a diferença. E a cada dia vejo que cresce o número de pessoas que entendem a situação como eu. E isso vale muito, mostra a necessidade de uma mudança no futebol. Uma mudança que eu sugiro e que creio poder fazer.”
BRASIL EM BAIXA NA FIFA
“De maneira nenhuma isso atrapalha a minha caminhada. Eu me candidatei como Zico e porque consolidei minha imagem no futebol através dos meus atos. Vivenciei e vivencio o futebol profundamente. De manhã, de tarde e de noite eu vivo e respiro o futebol, pois continuo trabalhando com isso. Fui profissional em vários níveis em três continentes. E acredito que isso me capacita ao cargo para o qual eu sou candidato. Meu comportamento, minha história e meus valores estão aí para todos saberem quem sou. Creio ser, dentre os candidatos, um dos que mais viveu o futebol em vários níveis. Isso tem que ser importante para a Fifa.”
BLATTER E PLATINI
“Nada mais me surpreende no futebol. Aliás, eliminei essa palavra do meu dicionário quando se fala em futebol. Me entristece muito, sim, pelo Platini, uma pessoa querespeito e me considero um amigo . Ele está fazendo um belo trabalho na Uefa, trabalho esse que vi de perto e participei como técnico. Ele foi um grande atleta e sabe muito de futebol. Se eu confio na honestidade deles? Eu confio na minha honestidade.”
POSSÍVEL SAÍDA DE PLATINI
“O Platini tem o voto de toda a Europa. Saindo da disputa, não acredito que ele se posicionará contra os que o apoiam. Não espero esse apoio, pois o comprometimento dele lá (em alguns países simpáticos à candidatura do príncipe jordaniano Ali Bin Al Hussein) é muito grande. Mas, como eu disse, muita coisa pode e deve acontecer a partir do próximo dia 20. Os apoios que virão serão todos muito bem vindos.”
FIFA FECHADA
“Tomara que os eleitores estejam maduros para acolher a minha candidatura. Depois de todos esses escândalos, se eles não mudarem de posição fica muito na cara que o comprometimento com esse sistema é total. Aí o trabalho do Comitê de Reforma será mais complicado ainda, principalmente porque lá tem gente ligada ao sistema atual. As coisas estão muito complicadas, a imagem está ruim. As coisas precisam mudar e, se não mudarem, será bem difícil encontrar paz no futebol. A Fifa precisa de paz para trabalhar pelo futebol.”
ELEIÇÃO SEM CONCESSÃO
“Para ter de fazer algum acordo político e ser eleito, prefiro continuar de fora. Com o atual sistema, realmente é muito difícil. Por isso entra ano e sai ano e continuam os mesmos, não aparecem nomes novos. Quando aparecem, não conseguem os apoios logo de cara.”
TIME ZICO NA FIFA
“Não penso nisso agora. Temos de dar um passo de cada vez. Agora é hora de conseguir os apoios. Em qualquer coisa que fiz até hoje procurei pessoas que tenham capacidade e que eu confie, como está acontecendo agora. Pessoas que comunguem com o mesmo pensamento que o meu, principalmente de transparência e democracia, que é o que mais se precisa hoje nas entidades esportivas do mundo inteiro. Estamos trabalhando com uma equipe comprometida, séria e muito experiente. O resultado é nítido. Crescemos e seguimos trabalhando.”
PRIMEIRA MEDIDA
“Será convidar o mundo do futebol, de todas as áreas, para participar da governança da Fifa. Para ouvir, debater, entender, criar uma base ampla que nos dê condições de trabalho com ambiente positivo e evolutivo.”
ESCOLHA DAS COPAS
“Acho que mais profissionais do futebol devem participar, e quem sedia também. Todo o país deve participar. A população toda deve estar de acordo. E não só uma autoridade que gosta do futebol e quer usufruir politicamente do evento. A base do processo está toda errada.”
MUDANÇA PARA A SUÍÇA
“Estando ali (na presidência), o presidente só pode ter aquela atividade e dedicar seu tempo à entidade. Lógico que quem quer que fosse teria que morar lá. A Fifa precisa que pessoas estejam ali para trabalhar pelo futebol, e não que tenham outras preocupações ou que tenham que se defender.”
QUALIFICAÇÃO
“Nada respondo para quem acha que não tenho qualificação para ocupar o cargo. Porque se prego a transparência e democracia, tenho de saber entender a opinião das outras pessoas. Aliás, é o que procuro fazer no meu dia a dia,e também quero que respeitem minha opinião e meu ponto de vista. Eu creio que tenho a capacidade, a visão, a experiência e a condição de estar lá. de saber entender a opinião das outras pessoas. Aliás, é o que procuro fazer no meu dia a dia,e também quero que respeitem minha opinião e meu ponto de vista. Eu creio que tenho a capacidade, a visão, a experiência e a condição necessária para estar lá.”
FINANCIAMENTO
“Ninguém financia a minha campanha. Todos são colabores e voluntários. Eu sou o responsável pelos gastos. Além de minha equipe que está ao meu lado no Brasil, o trabalho é independente e muito claro. Está aberto para quem quiser se juntar a nós e para os que queiram saber como pensamos. É uma grande novidade no futebol.”

Leo Burlá

Nenhum comentário:

Postar um comentário