sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

'Minha forma de contribuir com a educação', diz Zico sobre projeto

Já passava das 20h quando Zico entrou em campo em Paraguaçu, no Sul de Minas, na noite desta quarta-feira (15). Nessa hora, o Estádio Municipal era só emoção. Crianças de todas as idades e que nunca viram o Galinho em atividade, gritavam o nome do ídolo como se ele ainda fizesse parte dos gramados nos dias de hoje.
A movimentação começou cedo na cidade. Às 18h, o estádio foi tomado pelos torcedores, muitos deles vestindo a camisa do Flamengo. Na arquibancada, pais e avós faziam questão de contar e mostrar para os netos e filhos um dos maiores ídolos do futebol brasileiro.
- Muitos ídolos já vestiram a camisa 10, mas se for escolher um nome só, esse nome é o Zico - diz o agrônomo Juliano Cambraia, que levou o filho para ver o eterno craque.
A presença de Zico em Paraguaçu foi motivada por uma causa nobre. O Galinho lançou na cidade mais uma unidade da Escolinha de Futebol Zico 10, um projeto que une futebol com educação. Idealizador do projeto que atende crianças carentes de todo Brasil, o ex-jogador falou da motivação que o faz levar a idéia à frente. A nova escolinha vai atender 750 crianças, que para terem direito de participar, terão que tirar boas notas na escola.
- Essa é a minha forma de contribuir com a educação no país sem acabar com o sonho das crianças de se tornarem jogadores de futebol- diz o ex-craque.
A nova unidade foi comemorada com uma partida amistosa, recheada de estrelas. Nomes como Cláudio Adão, Edinho, Elzo Coelho, Donizete Pantera, Júnior Baiano e Beto fizeram parte da equipe de Zico contra dois times montados de Paraguaçu. Ex-jogadores que, assim como Zico, fizeram história pelos clubes que passaram e pela Seleção Brasileira.
-É uma turma grande que sempre procurou fazer bonito por onde passou. Além do que a maioria vestiu a Amarelinha – comentou Zico.
O jogo era amistoso, mas para quem via Zico pela primeira vez em campo, bem de pertinho, era como se fosse uma final de campeonato. E os presentes puderam voltar no tempo quando Zico ajeitou a bola para bater uma falta na entrada da área. Mãos na cintura, o Galinho observou a posição do goleiro e cobrou com perfeição no ângulo esquerdo do goleiro. O estádio foi ao chão, como se fosse a decisão de um campeonato.
- Acompanhei a carreira inteira do Zico e era uma coisa linda. Hoje em dia só o futebol do Barcelona pode ser comparado ao dele - diz José Rachid, fã incondicional de Zico e torcedor fanático do Flamengo.

O jogo festivo terminou em 5 a 0 para o time de Zico. A pequena Paraguaçu não vai esquecer do dia em que Zico pisou no Estádio Municipal e de quando a cidade foi dominada pelas cores rubro-negras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário