segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

"O Flamengo vai ser uma potência em 2017", afirma Sávio.

Sávio, ex-Flamengo - Foto: Divulgação
A TRIBUNA: Aos 42 anos, Sávio vê um Flamengo bem diferente do tempo em que o capixaba era chamado de Anjo Loiro. Revelado pela Desportiva Ferroviária, o ex-meia foi para o time carioca aos 14 anos. Quando tinha 18, subiu para o profissional, com o então técnico Carlinhos. Fez 261 jogos com a camisa Rubro-Negra e marcou 95 gols.

Aposentado desde 2011, Sávio é comentarista de TV, trabalha com gestão de carreira de novos jogadores, além de investimentos imobiliários e financeiros. Como empreendedora, enxerga o potencial que seu ex-clube tem prosperado desde que Eduardo Bandeira de Mello assumiu a presidência em 2013.

“A gestão é você equilibrar o clube em todos os aspectos, de campo e extracampo, e montar um time forte. Isso, o Flamengo está fazendo muito bem e vem forte para a Libertadores depois do que apresentou neste Brasileirão. Vai ser uma potência em 2017”, afirmou.

Ele conversou com A Tribuna e falou da facilidade de ver o clube com saúda financeira.

O CT, enfim, será inaugurado dia 13. O Flamengo agora tem um diferencial para ser a potência de 2017?

A comissão técnica tem pessoas que avaliam a parte tática, técnica, fisioterapeutas, fisiologistas... É tudo integrado, Hoje você tem mecanismos importantes para o futebol. Você pode fazer testes e saber se o jogador tem risco de lesão para a próxima partida, tem condições de saber quanto tempo deve treinar, de que maneira deve treinar... Antigamente, não tínhamos isso.

Você, que vivenciou momentos de crise política e financeira no Flamengo na década de 1990, como se sente vendo essa nova realidade no clube?

O Flamengo está indo para um caminho muito legal, que há muito tempo eu não via. Eu fico muito feliz, como ex-atleta e rubro-negro apaixonado. Ficava realmente muito triste com toda essa falta de planejamento e de carinho com o clube, falta de comprometimento de muitos anos com dívidas, enfim, um descaso muito grande.

É diferente ver o Flamengo sem salários atrasados?

É um sonho, eu olho para trás e falo “cara, que sonho”. Não era assim, sabe? É diferente. Apesar de toda essa falta de estrutura que era, salários atrasados constantemente desde quando eu subi (da base para o profissional), eu sobrevivi a isso tudo. Fazíamos nossa programação a cada 90 dias, por conta de atrasos de até três meses. Espero que seja o início de uma nova era.

Jorge está sendo assediado por clubes europeus. A preparação dos garotos da Base tem ajudado a lidar com o assédio de clubes estrangeiros?

O Jorge é um grande exemplo, muito jovem ainda, mas é realidade e é questão de tempo para o futebol europeu. Ele soube aprimorar a parte tática.

Méritos de quem trabalha nas categorias de base?

Faz parte de tudo o que a gente falou de gestão, estrutura e comprometimento do clube. O ponto mais importante do clube, que essa gestão trouxe o, é o fortalecimento da base. Sempre, de uma forma ou de outra, o Flamengo revelou craques. Sempre foi identidade do clube. Alguns anos atrás já batia muito nisso, de dar atenção à base. Estamos terminando o centro de treinamento, até que enfim, e vai ajudar bastante.

Acha que alguns jogadores nos últimos anos foram lançados precocemente?

Tivemos algumas precipitações de lançamento de jogadores que, na minha opinião, não estavam preparados nem priscologicamente e nem tecnicamente. Essa sagra que veio com Negueba, Adrian, sem querer dizer que são maus jogadores, mas é uma safra que não tinha qualidade para jogar no Flamengo. Nenhum conseguiu se firmar. Acho que foi uma precipitação. Não é quantidade, tem que pensar na qualidade. O Flamengo hoje tem prezado isso.

O que acha da confiança do Flamengo com o Zé Ricardo?

O Zé Ricardo assumir esse ano e ter esse respaldo de toda a diretoria chama a atenção. Temos uma Base mais estruturada e ele passou por isso. Zé Ricardo tem muita competência. Ele fez um trabalho revolucionário na Base e está apresentando isso no profissional. Tem uma filosofia própria de jogo, sabe lidar bem com o grupo e é conhecedor profundo do clube.

www.flaresenha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário