sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Nova gestão confirma acerto por patrocínio no valor de R$ 15 milhões

Por Janir Júnior e Richard SouzaRio de Janeiro
camisa Flamengo (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Peugeot vai ocupar espaço de patrocínio master na  camisa (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
 
O Flamengo confirmou seu primeiro patrocínio da nova gestão. Por meio de seu site oficial, o clube anunciou o acerto com a Peugeot pelos próximos três anos. Segundo o GLOBOESPORTE.COM apurou, o valor fixo será de R$ 10 milhões por temporada, com variáveis que podem chegar a R$ 15 milhões - total entre R$ 30 e 45 milhões no período. O contrato será votado pelo Conselho do clube na próxima terça-feira, e a montadora francesa, a princípio, ocupará o espaço de patrocinador master. Na votação, será apresentada uma camisa para mostrar aos conselheiros como o logotipo será estampado. Se a proposta for aprovada, a marca já deve figurar no uniforme rubro-negro no jogo contra o Volta Redonda, no dia 27 deste mês, pela terceira rodada da Taça Guanabara.
No planejamento elaborado pelo novo vice de marketing, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, há três cotas disponíveis. Os patrocinadores passarão por um revezamento quadrimestral de exposição da marca em três locais diferentes do uniforme: ombro, peito e manga. A meta é alcançar pelo menos R$ 45 milhões por temporada. Depois da Peugeot, o próximo da lista pode ser a rede de postos de combustíveis Ale, segundo o blog Primeira Mão informou um dia após a eleição do presidente Eduardo Bandeira de Mello. A marca é velha conhecida da torcida, pois patrocinou o time em 2009, no ano da conquista do hexacampeonato brasileiro.
A marca da montadora francesa seria estampada como patrocinador master num primeiro momento, já que os contratos com a Cosan Combustíveis e Lubrificantes S.A. (Esso Brasileira de Petróleo Ltda) e com o Banco BMG vão chegar ao fim nos dias 6 e 12, respectivamente. A Cosan exibe a Marca Mobil na barra traseira da camisa e na parte traseira do calção desde fevereiro do ano passado. Pelo acerto por um ano, o Rubro-Negro recebeu R$ 5 milhões, sendo R$ 1 milhão no ato da assinatura do vínculo. Já o acordo com o BMG, que exibe sua marca nas mangas do uniforme, rendia ao clube R$ 9 milhões. Deste valor, R$ 8,5 milhões eram destinados ao futebol e R$ 500 mil ao basquete.
Na gestão de Patricia Amorim, o marketing foi um departamento deficitário e, agora, será o carro-chefe da nova direção. Antigos funcionários foram demitidos, Bap acompanha o setor de perto e trata das negociações, além de executivos que assumiram a pasta e já estão próximos do primeiro acerto.
Em meio à busca por patrocinadores, penhoras ainda preocupam
Além de buscar patrocinadores para o clube, o Flamengo precisa ao mesmo tempo se preocupar com as penhoras que vem sofrendo judicialmente. Pelo menos R$ 3,8 milhões da primeira parcela do dinheiro da Adidas, depositado no início do mês, foi retido. A diretoria teve que agir e pagou R$ 8 milhões referentes aos impostos atrasados e conseguiu a liberação de parte da verba. Até o momento, calcula-se que o total de penhoras já bateu a casa dos R$ 58 milhões.
- O pagamento dos R$ 8 milhões evita novas penhoras e demonstra que não estamos aqui brincando de administrar o clube. O Flamengo voltará a ser respeitado. Em 15 dias, fomos capazes de executar nossa proposta de gestão e estamos pagando os impostos em dia - declarou o vice-presidente de Finanças, Rodrigo Tostes, ao site oficial.

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