sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Em Salvador, Zico relembra primeiro gol da carreira

Por Raphael Carneiro Salvador

zico fala da copa 2014 na bahia (Foto: Raphael Carneiro/Globoesporte.com)
Zico relembra primeiro gol como profissional
(Foto: Raphael Carneiro/Globoesporte.com)

Onze de agosto de 1971. Nesta data, Bahia e Flamengo se enfrentaram no estádio da Fonte Nova, em Salvador. O jogo, válido pelo Campeonato Brasileiro daquele ano, terminou empatado em 1 a 1 e não marcou muito a maioria dos tricolores baianos ou dos rubro-negros cariocas. Mas, para uma pessoa, aquela partida foi inesquecível.
O menino Arthur Antunes Coimbra, então com 18 anos, havia sido chamado na base pelo técnico Freitas Solich para compor o elenco principal, que não estava bem. A estreia foi em um clássico com o Vasco. Em Salvador, depois de colocar uma bola na trave, Zico empatou o jogo aos 49 minutos do segundo tempo. Aquele foi o primeiro gol como profissional da carreira do Galinho de Quintino.
- Verdade. Meu primeiro gol foi aqui em Salvador não poderia esquecer. O passe foi de Zé Eduardo, um baiano. Só tive o trabalho de empurrar para dentro – comentou Zico, 40 anos depois de ter vivido a emoção de balançar as redes pela primeira vez como profissional.
Zico esteve em Salvador na quinta-feira para participar de um evento sobre a Copa do Mundo. O ex-jogador, que ministrou uma palestra sobre as oportunidades de investimento na Bahia, lamentou ter perdido o pênalti na Copa do Mundo de 1986 e não ter conquistado nenhum título mundial com a Seleção Brasileira. Mesmo sem ser um centroavante, Zico marcou 826 gols ao longo de sua carreira. O primeiro, no entanto, merece destaque especial.
- Essas situações a gente não esquece nunca. Um dos mais fáceis que fiz foi esse primeiro gol – revelou.
Naquele jogo, o gol do Bahia foi marcado por Carlinhos aos 30 minutos do primeiro tempo. O Tricolor, treinado por Jorge Vieira, atuou com: Renato; Souza, Zé Oto, Roberto e Moreira; Amorim, Baiano, Eliseu e Ademir (Paulo César); Carlinhos e Caldeira. Já o Flamengo de Zico e Freitas Solich jogou com a seguinte formação: Ubirajara; Reyes, Fred, Murilo e Paulo Henrique; Rodrigues Neto, Zico e Liminha; Samarone (Buião), Rogério (Fio) e Zé Eduardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário