segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Encantado com Zico, André Santos supera distância da família e brilha na Índia


 

Na sexta-feira o lateral-esquerdo André Santos, ex-Flamengo,  comandou mais uma vitória por 3 a 1  do seu time o FC Goa sobre o Chennaiyn FC, em partida válida pela Superliga da Índia. O triunfo levou o time, que é treinado por Zico para à vice-liderança, com 21 pontos. E o mais relevante: a vitória foi fora de casa, diante do líder da competição, que parou nos 22 pontos. Restando uma rodada para o término da fase de classificação, o Goa já assegurou presença nas semifinais da primeira edição desta Superliga, que conta com oito clubes e foi criada para alavancar o futebol no segundo país mais populoso do mundo. Ela começou em setembro, com os clubes contratando astros do futebol como os italianos Del Piero e Materazzi e  o francês Trezeguét, entre outros.  E o FC Goa, depois de um início irregular, engrenou uma sequência de  triunfos. - É mérito do Zico. Quando passamos a ter mais tempo para treinar, o time se ajustou. Todos entendem o que o técnico quer. Zico é mesmo diferenciado e eu o admiro - diz André Santos,  em entrevista exclusiva ao LANCE!Net.
André Santos está em estado de graça. Bem diferente dos seus últimos tempos de Flamengo, de onde saiu de forma conturbada, após ser agredido por torcedores, em Porto Alegre, depois de uma derrota para o Internacional. Na Índia, ele brilha e foi considerado o craque da rodada passada. E nesta abertura da penúltima rodada da primeira fase,  marcou um dos gols sobre o Chennaiyn (o seu terceiro gol dele na competição). As boas atuações credenciam o jogador a craque desta liga de tiro curto, que começou em setembro, e que terá seu campeão conhecido dentro de duas semanas. 

DESEMPENHO NA ÍNDIA
"Pra mim está sendo um prazer jogar no time do Zico. A adaptação foi rápida, os torcedores me receberam bem. Me destaquei nos últimos jogos e estou feliz e impressionado com muitas coisas neste país. O futebol tem crescido neste último mês na Índia. Vejo as pessoas muito mais ligadas no futebol, que não é o primeiros esporte do país. Aqui é o críquete que reina. Mas hoje a relação com o futebol está bem maior."
FUTEBOL RECONHECIDO NA ÍNDIA
"Não só os torcedores indianos estão animados. Tem muitos ingleses aqui, interessados na competição que tem jogadores estrangeiros renomados no futebol, como Materazzi, Del Piero. Cada equipe tem de 8 a 12 estrangeiros. No meu caso, estou feliz por ter sido escolhido o jogador da semana e estar fazendo gols importantes. Dei três ou quatro assistências. Para mim, tem sido muito bacana. Vejo um grande crescimento do meu futebol nos últimos meses."
SITUAÇÃO DO FC GOA
"A equipe vinha jogando muito bem, mas os gols não estavam saindo. Agora as bolas começaram a entrar, pois os treinos começaram a fazer efeito. No início da competição não tínhamos muito tempo para treinos. Mas nos recuperamos a tempo. Aqui no Indiano avançam os 4 primeiros e a semifinal é primeiro contra quarto, segundo contra terceiro e então vem a final. Estamos na briga"
IDA PARA A ÍNDIA
"Na verdade, o Zico me ligou. Tinha interesse em me ter no seu time na Índia e isso foi importante para que eu aceitasse o convite, pois a Índia engatinha no esporte. Cheguei aqui, o Zico me falou bem da cidade e do país. Aqui tem pobreza, mas também tem muitas coisas boas. É uma nova história e eu gosto de viajar. Como era um acordo de apenas três meses, aceitei."
RELACIONAMENTO COM ZICO
"O melhor possível. Ele era uma pessoa que só conhecia por alto. Agora que o conheço bem, assino embaixo todos os elogios que ele recebe. Trata-se de uma pessoa sensacional, totalmente coerente com os comandados, um gênio do futebol como atleta e agora como treinador e que sabe passar para os jogadores o que ele aprendeu. Zico é um dos responsáveis por isso que está acontecendo com o time. É um cara que acreditou no meu trabalho e tem me ajudado bastante. Aliás, receber o convite do Zico para jogar no time dele foi incrível, por ser o maior ídolo do Flamengo, ele já conhecia o meu trabalho. Fiquei feliz, pois alguma de coisa boa fiz no Flamengo ou em outro lugar para que ele pudesse me convidar. A simplicidade que ele tem o torna mais ídolo ainda. Eu o admiro."
JOGADORES INDIANOS
"Temos uma relação boa. São excelentes pessoas. Gostam de ouvir e querem aprender. Esse intercâmbio deles com jogadores estrangeiros é legal. Essa vontade e alegria são importantes, pois facilita o trabalho especialmente dos jogadores brasileiros. E os indianos vão ganhando experiência para contato com a com a mídia e as pessoas."
O QUE MAIS CHAMOU SUA ATENÇÃO NA ÍNDIA
"Viajo bastante para jogar, praticamente conheci as principais cidades e posso garantir que Goa é a melhor das cidades indianas que conheci. Seria como se você viajasse para jogar em São Paulo e voltasse para a praia, como se fosse Búzios. Aqui é muito bonito, não tem tanto trânsito. E moramos todos num hotel de luxo. Acaba que conheço pouco as atrações de Goa. Não dá tempo, pois jogamos de três em três dias. Mas Goa é sem dúvida um dos melhores lugares para se morar na Índia."
PLANOS PARA O FUTURO
"Estou vivendo um grande momento na minha carreira de novo, recebo muitas propostas. Pessoas da China e de Dubai (nos Emirados Árabes Unidos) já me ligaram. Estou esperando o fim do Campeonato Indiano para ver o que fazer, se volto para a Europa, para o Brasil, ou outro local. Verei o que será melhor para minha para minha família. Aqui na Índia estou sozinho, já que é um período de três meses e não trouxe a família. Chega um momento que se tem de pensar mais na família do que em si próprio."
SAÍDA CONTURBADA DO FLAMENGO
"A saída foi conturbada, mas fiquei no Flamengo um ano e ganhei três títulos. A torcida uma das maiores do mundo. Não podem julgar um grupo que vai aos jogos para brigar ou fazer baderna como se isso fosse a totalidade da torcida do Flamengo. Eu deixei amigos na Gávea. Graças a Deus nunca tive problemas nos clubes pelos quais passei. Sempre deixei as portas abertas. É uma pena o que acontece no nosso país. Quando você sai do Brasil vê que tratamento é diferente. As pessoas torcem, vibram e respeitam o jogador."
PROBLEMA DE SAÚDE DE ESPOSA
"Minha esposa estava internada. Eu estou aqui longe dela e ela estava com princípio de meningite e o medico achou melhor deixar ela no hospital. Meu filho não podia visitá-la. Estava sendo um momento muito difícil e ruim para mim. Conturbado por estar aqui tão longe dela e do jeito que eu gosto. Hoje (quinta-feira) ela recebeu alta após uma semana do hospital. Felizmente o exame deu negativo. Ela é uma das principias pessoas para que eu esteja aqui e eu quero dar sempre o melhor para ela e para o meu filho."

Alexandre Braz/RADAR

© 1997-2014 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário