![]() |
| Marcelo festeja primeiro gol do Flamengo no Barradão (Foto: Romildo Jesus/Futura Press) |
O Flamengo venceu o Vitória por 2 a 1, dentro de Salvador, e pela primeira vez, desde 2007, conseguiu uma sequência de cinco vitórias no Brasileiro. O time do Rio teve um herói, o goleiro Paulo Victor, que defendeu um pênalti, e o da Bahia um vilão, o lateral Juan, que desperdiçou a tal cobrança. A palavra assustadora - rebaixamento - deixa, pelo menos por enquanto, de ser papo na Gávea, e a possibilidade de chegar ao G-4 passa a alimentar os sonhos da galera, levando-se em conta que resta um turno inteiro para ser cumprido.
Flamengo e Vitória fizeram um jogo sobretudo equilibrado no Barradão. Mas não seria nenhum exagero afirmar que o time carioca não soube aproveitar o seu melhor momento na partida, logo depois da meia hora, quando fez 1 a 0, com Marcelo, de cabeça, para liquidar de vez. O gol desarticulou o Vitória, mas o Vanderlei Luxemburgo preferiu assumir a retranca, e a equipe baiana retomou o pique, igualando num chute fraco de Caio, que encobriu Paulo Victor, que falhou no lance.
Os dois rubro-negros voltaram para a etapa derradeira buscando desempatar, criando oportunidades na mesma proporção. Se Gatito Fernandez, em conclusão de Márcio Araújo, e Paulo Victor, em cabeçada de Caio, praticaram defesas espetaculares. Ney Franco lançou Adriano no lugar de Luiz Aguiar, sem que ocorresse mudanças, mas as trocas do Flamengo - Márcio Araújo e Paulinho por Gabriel e Mugni - surtiram efeito.
Aos 24, Mugni cruzou e Juan cortou com o braço. Alecsandro cobrou o pênalti à direita: 2 a 1. Aos 32, o árbitro não vacilou em adotar o mesmo critério, quando Marcelo aparou com a mão esquerda na área um desvio de Dinei. Mas Juan bateu à esquerda, para intervenção de Paulo Victor, que se redimia, assim, do erro no gol baiano. O Vitória ainda tentou mudar os rumos do jogo, pondo Marcos Júnio e Willie, mas o time, visivelmente desanimado, acabou aceitando o resultado. Sábado é o Grêmio em casa.















Na manhã deste sábado, a Gávea reviveu
alguns dos maiores momentos de sua história. Vários dos maiores craques
que já pisaram naquele chão realizaram um jogo amistoso, em homenagem ao
aniversário de 60 anos de Junior. Com o gramado padrão FIFA, digo,
Padrão Flamengo, do jeito que ídolos merecem, nomes como Junior, Adilio,
Leonardo, Julio Cesar Uri Gueller, Alcindo, Aldair, Renato Carioca,
Lico, Bebeto, Romário, Nunes, entre tantos outros, desfilaram seu
talento, fazendo os torcedores Rubro-Negros relembrarem histórias de um
passado brilhante.







