terça-feira, 5 de julho de 2011

Lembra dele? Kita, ex-atacante da Inter de Limeira, Flamengo e Grêmio

por Rafael Alaby
Natural de Passo Fundo-RS, João Leithardt Neto, o ex-atacante Kita começou sua carreira como meia-direita do Gaúcho, de Passo Fundo. Rodou ainda por Criciúma, Esportivo, Guarani de Garibaldi, Internacional, Inter de Limeira, Flamengo, Brasil de Pelotas, Portuguesa, Grêmio e Atlético-PR.
Kita ao lado de Mauro Galvão
Kita foi medalhista de prata nas Olimpíadas de 1984, em Los Angeles-EUA. Ganhou notoriedade na Inter de Limeira, que surpreendentemente venceu o Campeonato Paulista de 1986, batendo na final o Palmeiras por 2 a 1. Kita marcou um dos gols e se tornou artilheiro da competição com 26 gols marcados.
Depois brilhar no clube do interior paulista, o jogador se transferiu ao Flamengo e marcou dois gols logo em sua estreia contra o Corinthians. O Mengão perdeu, mas o gaúcho deixou boa impressão nos cariocas. O curioso é que o então presidente do Corinthians, Vicente Mateus, tentou trazer o atacante ao Parque São Jorge, mas a proposta foi baixa e Kita permaneceu no rubro-negro.  Em 87 não conseguiu manter o bom rendimento e se transferiu a Portuguesa. Encerrou a carreira no Grêmio, aos 39 anos.
Hoje aos 53 anos de idade, Kita passa por graves problemas médicos. O ex-jogador sofreu uma cirurgia para reconstituição dos ligamentos do tornozelo esquerdo e durante o período de recuperação, contraiu uma infecção. Há uma semana Kita precisou ser entubado e, seu pé esquerdo, teve que ser amputado em decorrência da infecção.
Outros destaques da Inter, campeã paulista de 1986 tiveram fim trágico
O zagueiro Juarez e o lateral-esquerdo Pecos, foram vítimas de graves acidentes. O primeiro faleceu em maio de 97 em decorrência de um acidente de moto, na cidade de Santos e o segundo em novembro de 2007, após colisão da automóvel na rodovia Limeira-Piracicaba. A causa do acidente teria sido um cachorro que atravessava a pista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário