quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Quinze anos depois, Abel volta ao Flamengo animado: "Eu venho com fome"

Quinze anos depois, Abel volta ao Flamengo animado:
Abel Braga concede coletiva no Ninho — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo
Por Fred Huber e Raphael Zarko - Globo Esporte
A cabeça está praticamente toda branca, bem diferente do cabelo predominantemente castanho exibido em sua primeira apresentação como técnico do Flamengo, em 16 de dezembro de 2003. Títulos ele já tem todos possíveis desde estaduais ao Mundial de Clubes. Mas Abel Carlos da Silva Braga, hoje aos 66 anos, mantém a animação do início da carreira de treinador.

Se há 15 anos disse que estava pronto "para a guerra e até para bala de canhão" (leia aqui), a segunda passagem de Abel pela Gávea se inicia com entusiasmo. Com fome.

- Algumas coisas relevantes. Uma é estar aqui. Tem um papel na minha mão aqui... Maior média de público. Isso diz muita coisa, o que é esse clube. Peso e responsabilidade. Isso é desafio, e eu adoro. Venho com fome. Isso aí. Para mim, é extremamente importante poder dar algo a mais ao Flamengo.
Em 2004, Abel comandou a equipe em 44 jogos (19 vitórias, 12 empates e 13 derrotas) e deixou o clube no meio do Brasileirão, com a conquista do Campeonato Carioca no currículo. Naquele ano, também foi o treinador no vice-campeonato da Copa do Brasil, quando o Flamengo perdeu a final para o Santo André.

Confira outras declarações do treinador:

Abel evita dar pistas sobre Dedé
Não vão conseguir me pegar. Mas é um jogador que considero mito, dispensa comentário. Se fizer uma enquete, vai chegar a 100% de sim entre os técnicos. Unanimidade nacional. Flamengo está tentando porque pensa grande.

Busca por reforços
O Marcos Braz viajou não foi a passeio. Foi conversar com alguém... Não se parou de trabalhar nenhum dia. Seis, sete, oito vezes no telefone. Queira ou não, tudo é muito difícil com Flamengo. Tudo triplica, é preciso jogo de cintura. É preciso negociar.

Necessidade de identidade
Acreditamos que precisamos ter um pouco mais de identidade. Isso vi de fora. O torcedor está vendo. Não é normal um clube botar 60 mil pessoas naquela última rodada. Mentalidade de clube europeu.

Diferenças entre o Abel de 2004 para o de 2019
Abel de 2004 tinha nove títulos. Quem passou no Flamengo, muda tudo. Tínhamos três jogadores diferenciados, o Felipe, Julio Cesar e Zinho. Não levamos o título.hahaha De lá para cá ganhei 14.

Diego fica no Flamengo?

Diego tem contrato até o meio do ano. Falaram em proposta. Estão tentando chegar a um acordo para prorrogar. Meu limite termina em dizer que quero ou não quero. Se vai aceitar, não posso dizer. Ele é identificado com o clube, tem caráter. Se cuida muito.

Em busca de descobrir o que falta no momento decisivo
Não gosto de promessas. Muito usual. Essa identidade eu conheço. Tem que ter uma maior. E não é crítica a ninguém. Os caras (torcida) vão. Não é normal ter tanto favoritismo e falhar na hora de dar o salto, de vencer. Vamos ter que descobrir. Vou tentar.

Busca por laterais
Não vão me pegar (risos). Conversamos sobre tudo. Nós pensamos e conversamos sobre a possibilidade de sair um, outro. Na minha cabeça... estou feliz. Vou quebrar pouco a cabeça. Equipe praticamente montada. Zé Ricardo, Barbieri, Dorival...

Queremos colocar qualidade. Se for igual, vamos na base. Não precisamos de muita coisa. Precisamos de algo invisível, que não se vê no campo. Vou descobrir o que é.

"Maravilhado"
Sem dúvida que o clube está melhor. Fui conhecer a parte nova e estou maravilhado. Lembro que chegamos a treinar no CT emprestado pelo Zico. Agora alcançou outro estágio. As pessoas pensaram de forma correta. O CT dizem que ganha do Chelsea.

Base do Flamengo
Vi os Fla-Flus do sub-17. Agora vou ver a Copinha. Alguns deles vão conosco para os EUA. Vamos começar a montar uma base para o ano todo. Meio surreal começar a treinar dia 3 e já jogar 17 dias depois, à tarde, em Bangu. Não se prepara em 17 dias. Os garotos já sabem desde cedo o peso desta camisa.

"Estou leve, camarada"
Assisti muitos jogos desde que saí do Fluminense. Foi um tempo bom para repousar. Não sabia que viria para o Flamengo. Agora estou leve. Estou leve, camarada.

"Se Trauco quer sair, está liberado"
Uma das conversas que tivemos, escutei coisas muito boas sobre o Trauco. Capacidade técnica, cruzamento, finalização.... Quem sabe não possa ser usado no meio de campo. Mas se ele diz que prefere ir para o San Lorenzo, da minha parte está liberado.

Erro estratégico cometido em 2017
Quero ganhar o máximo que eu puder. Priorizar sempre o próximo jogo. Estrategicamente foi cometido um erro em 2018 quando se colocou uma equipe titular em todos os campeonatos. Não suporta. Ninguém prepara um time para 80 jogos. Nesse início de repente não vai ter um time titular. Vamos ter que rodar. Senão não tem treino.

Análise sobre Dourado
Dourado é um cara diferente. Grande caráter. Com certeza ele terá a chance de tentar reverter. Já reverteu uma vez comigo. Ele tinha feito um ano anterior em que substituiu o Fred. Só isso. Disse que ele teria cinco jogos. No terceiro já deslanchou.

Rodrigo Caio
O Rodrigo Caio não teve um ano bom, mas é jogador de Seleção. Não houve problema médico com Barcelona. Terá uma grande valia. Se vai jogar ou não, é outra história. Está muito motivado. Não dá para ter jogador só com fome não, tem que ter qualidade. Você tem que saber distinguir o estrogonofe do feijão com arroz.

Estilo de jogo
Dá minha maneira? 4-3-3. Agora se fala 4-1-4-1. A m... dá na mesma. É isso, vou jogar com três jogadores na frente, esse é meu modelo de jogo.

Papo com Diego Alves
Conversei com ele. Não quero me meter. Nunca teve problema comigo. Está resolvido, ficou para trás. Tem contrato e, em princípio, contamos com ele. Jogador de nível de Seleção, Europa... Espero que seja da melhor maneira possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário