segunda-feira, 17 de junho de 2013

Fla inicia nesta segunda a era Mano Menezes, o terceiro técnico do ano

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Mano Menezes Seleção entrevista (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
Mano Menezes inicia sua trajetória no Flamengo
nesta segunda-feira (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

Depois de Dorival Júnior e Jorginho, começa nesta segunda-feira a era Mano Menezes no Flamengo. O primeiro capítulo será sua apresentação oficial, às 11h, na Gávea. O ex-comandante da seleção brasileira assinou contrato até o dia 31 de dezembro de 2014 e terá como desafio colocar o time no rumo depois de um início ruim de Campeonato Brasileiro - em cinco rodadas, apenas cinco pontos e a 14ª posição na tabela.
Antes de acertar, Mano avisou que a parte financeira não seria o principal ponto da negociação. O treinador foi seduzido pelo projeto que o Flamengo apresentou a ele e pelo processo de reestruturação administrativa que o clube atravessa. A exigência é ter condições de trabalho e um time competitivo, o que passa pela tentativa de contratação de reforços.
A torcida rubro-negra parece ter gostado da escolha da diretoria por Mano Menezes. Em enquete realizada pelo GLOBOESPORTE.COM, 85% dos cerca de 10 mil votantes aprovaram a contratação.
- Tenho recebido muito carinho nas ruas e pelas redes sociais desde que foi feito o anúncio. Mas ser apresentado oficialmente à nação rubro-negra será uma grande emoção - declarou o treinador.
Mano Menezes terá seu primeiro contato com os novos comandados no treino de terça-feira, que marca a reapresentação do elenco depois de um período de folgas. A estreia oficial do treinador será em 6 de julho, contra o Coritiba, no reinício do Brasileiro. Antes disso, no entanto, o Fla deve fazer um amistoso em Uberlândia, dia 29.
Mano Menezes terá ao seu lado o auxiliar Sidnei Lobo, com quem trabalha desde 2004, e um preparador físico, conforme definido já em conversas iniciais. O Flamengo defendeu a permanência de Joelton Urtiga, preparador que trabalhava com Jorginho e passou a ser funcionário permanente do clube, e o treinador não se opôs.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha a apresentação de Mano Menezes em Tempo Real.
Trajetória de títulos e desafios

Luiz Antônio Venker Menezes, o Mano Menezes, nasceu no dia 11 de junho de 1962 em Passo do Sobrado, no Rio Grande do Sul. Formado em Educação Física, ele iniciou sua trajetória como treinador em 1992, nas categorias de base de times gaúchos. Sua primeira equipe profissional foi em 1997, o Guarani de Venâncio Aires, onde foi campeão em 2002 pela primeira vez. Em 2004, destacou-se à frente do XV de Campo Bom-RS, que foi semifinalista da Copa do Brasil. Depois, Mano foi para o Caxias até chegar ao Grêmio. Ele ajudou o Tricolor no retorno à Série A, foi bicampeão gaúcho e chegou à final da Libertadores (perdeu para o Boca na final, em 2007).
Em 2008, pelo Corinthians, Mano Menezes teve sua primeira experiência fora do Rio Grande do Sul e também conseguiu levar o time paulista ao título da Série B. No ano seguinte, o treinador conquistou o Paulista e a Copa do Brasil. O sucesso no Timão alçou Mano à seleção brasileira. As conquistas com a Amarelinha se resumiram a dois Superclássicos das Américas (taças disputadas em dois jogos contra a Argentina, em 2011 e 2012). O fraco desempenho contra seleções tradicionais fez com que ele perdesse força e acabasse demitido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário