sábado, 4 de outubro de 2014

Baiana: a torcedora 'casada' com o Flamengo e fã de Luxemburgo

Baiana aeroporto (Foto: Felippe Alcantara)
Baiana recebeu a camisa de presente do técnico rubro-negro (Foto: Felippe Rocha)
Torcedor fanático por aí não é novidade. Rubro-negros, então... mas poucos conseguem estar tão próximos do Flamengo como Ivonilde Silva Santos, de 76 anos. Ela deixou a vida em Salvador e acompanha treinos, jogos, embarques e desembarques da equipe. Como se não bastasse, construiu uma relação próxima com o técnico Vanderlei Luxemburgo. O apelido de "Baiana" até faz sentido. Mas ela recebeu de um certo camisa 10...
Por que você veio para o Rio?
- Larguei tudo só para acompanhar o Flamengo. Eu vinha passar temporada desde os anos 1970, mas agora moro aqui. Meu filho jogava futebol no CFZ. Bruno Baiano, mas não prosseguiu. Depois foi para o Nova Iguaçu, Olaria, mas só se profissionalizou no futebol na Suíça. Quando ele parou, em 2006, eu vim para cá.
Seu filho não disse nada?
- Quando eu falei que vinha morar no Rio ele disse: "E alguém vai fazer com que a senhora não vá?" Porque eu não sou casada, sou casada com o Flamengo, meu único relacionamento. Além dos meus filhos, só o Flamengo.
Em algum momento você pensou em voltar?
- Eu ia embora em setembro agora, estava com uma tendinite no braço esquerdo. Moro sozinha e com saúde nao se brinca. Mas o Luxemburgo chegou e eu fiquei com ele.

Baiana leva Luxemburgo na camisa (Foto: Felippe Rocha)


    
Como é sua relação com o Vanderlei?
- Com o Luxemburgo é uma amizade antiga, desde 1974. Conheci o Vanderlei quando ele tinha 22 anos. Eu sempre ia lá visitar a delegação do Flamengo quando o time estava para jogar lá em Salvador. Uma vez, o time estava batucando no aeroporto, o pessoal estava com timbau, dei ao Zico uma pulseirinha com meu nome... Estavam o Caio Cambalhota, o Luizinho, o Júnior com o cabelo "black" dele, o Vanderlei. Fiquei acompanhando a carreira dele como técnico também...
E essa camisa com o nome dele?
Essa camisa ele meu deu no meu aniversário de 74 anos, em 2012. Ele me deu essa camisa e eu sempre vou com ela nos treinos e nos aeroportos. Acho que sou pé-quente dele. Nos treinos eu sempre fico na frente do Ninho do Urubu com os seguranças, às vezes ele fala... deve estar cansado de ver minha cara...
Que recado você mandaria para ele hoje?
Sei que ele vai nos dar a Copa do Brasil. Ele é uma pessoa de combate, quando quer uma coisa ele consegue. Ele é batalhador. Não está nem aí para o que pensam dele, e eu sou a mesma coisa. Eu me considero a maior fã dele. Falei com ele outro dia: quero que ele seja presidente do Flamengo, e acho que ele quer também.
E esse apelido?
Ah, foi o Zico quem me deu esse apelido. Lá em Salvador, em 1974. Sou Mamãe-chuteira.

© 1997-2014 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário