O índio flamenguista Kranhtum pintou o corpo com escudos do Flamengo (Foto: Divulgação / Michel Anderson / Ascom Seel) |
Por GloboEsporte.com, São Felix do Xingu, PA
Não é à toa que a torcida do Flamengo é conhecida como “nação”: o time preferido por 16,2% dos Brasileiros tem fãs espalhados por todo o país, inclusive na aldeia Kokraxmoro, que fica na região do Xingu, no coração da Amazônia.
Foi lá que o índio Kranhtum aproveitou a festividade de aniversário do seu povo, celebrada há 36 anos, para homenagear sua paixão futebolística: durante a comemoração da tribo, ele utilizou os pigmentos indígenas para pintar o corpo com vários escudos do Flamengo.
- Sou Flamengo desde muito tempo. Sempre que posso acompanho as partidas de alguma forma. É uma paixão muito grande, não sei explicar. Só sei que amo muito esse clube – disse o índio.
A paixão de Kranhtum se justifica pela distância. Como a tribo fica a mais de mil km e 19h de viagem de Belém e o município mais próximo é São Félix do Xingu, ele não teve muito contato com os grandes clubes do Pará. Para ele era mais fácil assistir ao rubro negro pela televisão da aldeia, alimentada por um gerador, do que se deslocar para a capital e acompanhar os jogos de Remo e Paysandu.
- Conheço Remo e Paysandu, mas o Flamengo é o que mais passa na TV. Aqui a maioria gosta é do Remo, mas eu gosto mesmo é do Flamengo. Meu sonho é ir conhecer o Maracanã. Aquele mundo de gente no estádio é bonito demais – afirma Kranhtum.
Apesar de todo amor pelo clube carioca, Kranhtum também tem seu lado corneta. Com a eliminação do time da Libertadores, o índio espera que a equipe de Zé Ricardo se recupere no Brasileirão.
- Eu não vi o jogo da eliminação, mas de manhã soube do resultado. Não podíamos ser eliminados. Agora eles precisam ganhar o Brasileiro. A gente tem que ser campeão esse ano – comentou.
O aniversário da aldeia Kokraxmoro foi comemorado com uma festa que reuniu outras tribos da família Kayapó. Cerca de 700 índios se reuniram entre os dias 18 e 21 de maio para partidas de vôlei, futebol e disputas de atletismo.
Aniversário da tribo é comemorado com esporte
O aniversário da aldeia Kokraxmoro foi comemorado com uma festa que reuniu outras tribos da família Kayapó, como os Gorotire, Kuben-Krân-Krên, Kararaô, Mekrãgnoti, Metyktire e Xikrin.
Cerca de 700 índios se reuniram entre os dias 18 e 21 de maio para partidas de vôlei, futebol e disputas de atletismo
Embora a aldeia seja mais antiga, os Kokraxmoro começaram a celebrar o aniversário da tribo apenas em 1981 e, por isso, o festival está na sua 36ª edição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário