domingo, 31 de julho de 2016

Zé Ricardo comemora vitória "para não ficar longe dos primeiros colocados"

Zé Ricardo Flamengo (Foto: Richard de Souza/ Globoesporte.com)
Zé Ricardo Flamengo (Foto: Richard de Souza/ Globoesporte.com)
A vitória do Flamengo por 2 a 0 sobre o Coritiba foi muito comemorada pelo técnico Zé Ricardo, que destacou a importância de o clube não ficar longe dos primeiros colocados do Campeonato Brasileiro. Sobre Guerrero, que marcou pelo terceiro jogo seguido, uma palavra: "Incontestável". 
- Resultado importante, partida muito difícil. Coritiba ainda não tinha sido derrotado aqui no Couto, vinha crescendo. Tínhamos de estar concentrados. Partida não foi de nível alto, mas a partir da metade do primeiro tempo controlamos um pouco mais o jogo. No segundo, após o primeiro gol, o Coritiba tinha dois atacantes mais de referência e isso dificultou um pouco. Foi um bom jogo para a gente, porque a gente não queria ficar muito distante dos primeiros colocados. Sabemos que Corinthians e Santos venceram. 
Gol de Cirino
- Marcelo (Cirino) ficou duas rodadas sem jogar. Ele estava numa sequência muito grande de 12 jogos, decidimos preservá-lo. Atleta importante, de capacidade física, de jogadas pelo lado direito. Com o Coritiba saindo mais, o gol acabou acontecendo.
Estreia de Donatti
- Donatti entrou e entrou bem. Sabíamos que não conseguiria jogar o tempo todo. Acabou ocorrendo a saída do Juan por precaução, e o Donatti foi bem.
Guerrero
- A condição técnica do Guerrero é incontestável. Grande artilheiro, grande jogador. Sabíamos que se ele se sentisse bem no grupo, teríamos o melhor dele. Isso está acontecendo jogo a jogo. Estabelecemos algumas zonas de atuação para ele no campo para ele conseguir render. Além disso, ajuda na marcação. 
Outras opções na frente
- Leandro (Damião) e Vizeu são opções muito grandes. Os dois estão motivados, trabalhando juntos. Flamengo está bem servido na posição. Para as duas competições que temos, certamente vamos precisar dos três. 
Título é possível?

Flamengo volta a vencer Botafogo por 3 a 1 e leva o bi da Taça Rio sub-20

Matheus Sávio comemora o primeiro gol, marcado de pênalti (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Matheus Sávio comemora o primeiro gol, marcado de pênalti (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Dono da melhor campanha nos dois turnos e mesmo jogando em seus domínios, o Botafogo não resistiu ao Flamengo pela segunda vez consecutiva. Neste sábado, na Ilha do Governador, o Rubro-Negro venceu por 3 a 1 e faturou o bi da Taça Rio. Matheus Sávio, Fabrício e Lucas Silva marcaram os gols do campeão. Pachu descontou. 

Flamengo, campeão da Taça Rio, e Botafogo, que ganhou a Taça Guanabara, se enfrentam na decisão do Campeonato Carioca. Os jogos estão marcados para os dias 3 e 6 de agosto.

O Flamengo resolveu a parada no segundo tempo neste sábado. Aos 11 minutos, Matheus Sávio bateu pênalti num lado, e Lucão caiu para o outro: 1 a 0. Pouco depois, o lateral-direito Klebinho cruzou na área alvinegra, a bola passou pela zaga, e Fabrício aproveitou para fazendo o segundo de cabeça. Pachu descontou para os anfitriões aproveitando cobrança de escanteio. Mas no finzinho do duelo ainda houve tempo para Lucas Silva, em jogada individual, fechar a conta.

No jogo de ida, no sábado passado, em Nova Iguaçu, o Fla havia vencido por 3 a 1, com gols de Cafu, Dener e Igor.
Por Rio de Janeiro

Guerrero marca pelo terceiro jogo seguido, e Fla bate o Coxa no Paraná

Coritiba Flamengo (Foto: Richard Souza)
Flamengo comemora o gol de Guerrero (Foto: Richard Souza)
Num jogo bastante ruim, o time mais bem dotado tecnicamente aproveitou a única jogada criativa de seu meio-campo e a boa fase de Guerrero.  Neste domingo, deu Flamengo 2 a 0 sobre o Coritiba no Couto Pereira, com gols do peruano e de Marcelo Cirino. Destaque para o bom passe de Mancuello no lance que tirou o primeiro zero do placar da partida na capital do Paraná. É a segunda vez que o camisa 9 rubro-negro marca em três partidas consecutivas. Só havia conseguido o mesmo em seus três primeiros confrontos pelo clube. No finzinho, Cirino recebeu excelente lançamento de Cuéllar e fechou a conta.
Antes um fantasma para o Flamengo, o Couto Pereira agora tem sido como a casa dos cariocas. No estádio, venceu os últimos quatro jogos válidos pelo Brasileiro entre as equipes. Público nesta tarde foi de 16.177 pagantes (17.606 presentes), e a renda, de R$ 616.520,00.
Apesar do triunfo, o Rubro-Negro permaneceu na quinta colocação, agora com 30 pontos conquistados. O Coxa, que permanece com 18, pode entrar no Z-4 ao fim da rodada. O Fla volta a campo na próxima quarta-feira, às 21h45, para enfrentar o Santos, em Cuiabá. No mesmo dia os paranaenses enfrentam o Vitória, às 19h30, em Feira de Santana. 
Os 90 minutos
O primeiro tempo foi marcado por dois times carentes em imaginação. Enquanto o Coritiba tentava insistentemente no jogo aéreo, o Flamengo, dominando a posse de bola (64%), não conseguiu combinar uma jogada interessante, com muitos passes laterais e pouca penetração. Ambas as equipes foram muito cautelosas, e o sopro de qualidade técnica da etapa aconteceu aos quatro minutos, quando Carlinhos, após tabela com Kleber, finalizou com muito perigo. 
Logo no início da etapa final, aos seis minutos, o Flamengo pulou na frente. Mancuello achou ótimo passe para Guerrero, que finalizou ainda melhor, seco e com força. Aos 10, Donatti entrou em campo para fazer sua estreia - Juan saiu com problema na panturrilha direita. Depois do gol, o Coritiba começou a pressionar, novamente com jogadas aéreas, e o Rubro-Negro recuou bastante. Sem qualidade, o aperto dado pelo Coxa foi em vão, e Marcelo Cirino, no fim do duelo, fechou o placar de pé esquerdo após aproveitar excelente lançamento de Cuéllar.

Por Curitiba

sábado, 30 de julho de 2016

Nando e a ditadura

Família Coimbra completa: os pais, José Antunes e dona Matilde, e os filhos, Tonico, Edu, Antunes, Zico e Nando | <i>Crédito: divulg.
Família Coimbra completa: os pais, José Antunes e dona Matilde, e os filhos, Tonico, Edu, Antunes, Zico e Nando |Crédito: divulg.
Em janeiro de 1964, o presidente João Goulart instituiu oficialmente o Programa Nacional de Alfabetização, PNA. Ao usar o método para alfabetização de adulto desenvolvido por Paulo Freire, o Ministério da Educação e Cultura buscava a erradicação do analfabetismo no país. A seleção e o treinamento dos profissionais para o programa aconteceram entre o final de 1963 e os primeiros meses de 1964. 
Os irmãos Maria José e Nando e a prima Cecília passaram três meses em treinamento para ministrar as aulas que aconteceriam em colégios públicos do Rio de Janeiro. Além do amor pelos estudos, o futebol era outra paixão daquela família de origem portuguesa, que já contava com o próprio Nando atuando nas categorias de base do Fluminense, e seus irmãos, Antunes, também no tricolor carioca, e Edu, no América. O irmão mais novo, que ainda não tinha 10 anos, se chamava Arthur, o Zico, que viria a ser o maior jogador da história do Flamengo. 
O presidente Ranieri Mazzilli revogou o decreto de João Goulart. Em 13 de maio o Ministério da Educação divulgou pela imprensa que o material utilizado na campanha de alfabetização tinha caráter subversivo. 
Os coordenadores e professores que tiveram ligação com o PNA foram considerados subversivos e eram acompanhados de perto pelo regime militar. Zezé voltou a ser professora primária. Nando se concentrou novamente no futebol. Ainda como juvenil do Fluminense, em 1966, recebeu o convite para atuar no Santos de Vitória. Após algumas partidas como titular, com a chegada de um novo técnico na equipe, um oficial do Exército, foi afastado do time. Voltou ao Rio de Janeiro e atuou com os irmãos Antunes e Edu no América. Três irmãos na mesma equipe pareceu não ser do agrado do técnico Evaristo de Macedo, que autorizou seu empréstimo ao Madureira. O começo no tricolor suburbano foi promissor, até que o presidente do clube, Carlinho Maracanã, o afastou sem explicações. Sabedor da perseguição política que se aventava, Nando achou necessário “mudar de ares”, para seguir a carreira. Em 1968, foi contratado pelo Ceará, e fez boas atuações. Seu futebol chamou a atenção da equipe portuguesa do Belenenses. Com a promessa de receber o dobro do salário da equipe cearense, Nando partiu para Lisboa. Ao chegar, descobriu que fora enganado e que o clube lhe pagaria menos da metade do combinado. Cabe lembrar que Portugal vivia a ditadura de Salazar, desde 1932 chefe de Estado, e o presidente do país, o Almirante Américo Tomás, era torcedor fanático do Belenenses, clube que presidira em 1944. 
Dias depois, Nando recebeu no seu hotel a visita de duas pessoas que se identificaram como membros da Polícia Internacional e de Defesa do Estado, a Pide, organismo autônomo da Polícia Judiciária do governo local. Após ser interrogado e informado sobre a necessidade de entregar os seus documentos, os visitantes o alertaram que tinham conhecimento sobre sua atuação no PNA em 1964. No dia seguinte, recebeu mais uma ameaça, desta vez do diretor da equipe portuguesa. Caso ele não aceitasse assinar o contrato, por ser filho de português poderia ser obrigado a se alistar no Exército do país, e enviado para as frentes militares que combatiam em Angola e outras colônias africanas.
Nando conseguiu ajuda e retornou ao Brasil. Com o susto deixou o futebol meio de lado. Também ficou em silêncio, para não atrapalhar a carreira do irmão Edu, que fora artilheiro do torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1969 (o campeonato nacional daquela época), e que deveria ser convocado para a Copa do Mundo de 1970, e do irmão caçula, Zico, que, ainda nas categorias de base do Flamengo, encantava a todos com seu futebol.
A não convocação de Edu para a Copa do México foi recebida com grande tristeza por toda a família, mas nada comparável ao choque com a prisão da prima, Cecília, e de seu marido, José Novaes. Nando e um primo médico foram visitar a tia, que passara mal ao saber da prisão da filha. Todos, com exceção da tia, foram presos por agentes da Delegacia de Ordem Política e Social, Dops, que os levaram ao DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna), órgão de inteligência e repressão subordinado ao Exército brasileiro. Foram encapuzados para interrogatório e sofreram ameaças. Foram liberados, mas fichados como subversivos, o que dificultou a volta de Nando ao futebol.
Em 1971, o jogador foi convidado a atuar na equipe portuguesa do Gil Vicente, mas não podia sair do país. Seu pai teve a oportunidade de falar com o então presidente do Conselho Nacional de Desportos, o general Sizeno Sarmento, que se sensibilizou. Graças ao militar, sua ficha voltou a ser limpa, e ele atuou no Gil Vicente. Porém, lesões sucessivas acabaram por antecipar o fim da sua carreira, aos 26 anos. Em dezembro de 2010, a Comissão de Anistia, instalada pelo Ministério da Justiça, reconheceu que Nando foi um perseguido político da ditadura brasileira, e se tornou o primeiro jogador de futebol a ser anistiado no país.

José Renato Santiago

terça-feira, 26 de julho de 2016

Flamengo vence, cola no G-4 e afunda ainda mais o América-MG na lanterna

Guerrero Flamengo x América-MG (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Flamengo construiu a vitória no bom início do segundo tempo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
O Flamengo aumentou a sequência invicta no Brasileirão para três jogos. Com um início de segundo tempo consistente, o Rubro Negro fez 2 a 1 e impôs a décima segunda derrota ao América-MG, que afundou ainda mais na lanterna na competição. Guerrero e Alan Patrick, de pênalti, construíram a vitória dos cariocas, que agora estão a dois pontos do G-4. O Coelho até esboçou uma reação com Juninho, mas não teve forças para aproveitar a queda de rendimento do Flamengo na última metade da etapa final.
O triunfo colocou o Flamengo na sexta colocação na tabela de classificação com 27 pontos. Na outra realidade, o América-MG segue chafurdado na lanterna com apenas oito pontos ganhos, nove distante da saída da zona de rebaixamento. Na próxima rodada, os dois times entram em campo somente no domingo. No Independência, o América-MG recebe o Grêmio. No Couto Pereira, o Flamengo visita o Coritiba.
O jogo
O Flamengo teve um problema antes do início da partida. Jorge sentiu dores no joelho, e Chiquinho ocupou a vaga. Com a rola rolando, sono profundo dos dois times na primeira metade da etapa inicial. A primeira finalização só aconteceu aos 23 minutos - em uma bola isolada pelo zagueiro Juan depois de um cruzamento da esquerda. A tentativa bizarra, porém, acabou sendo suficiente para ligar o botão do jogo. O ritmo cresceu em seguida. Principalmente do Fla, que iniciou uma pressão e chegou a ter 73% de posse de bola. Foram ao todo 10 finalizações rubro-negras. Guerrero ainda teve gol bem anulado. Ele, aliás, foi o que mais chutou a gol no primeiro tempo: 3 vezes.

A pontaria que faltou ao Flamengo no primeiro tempo, sobrou no início da etapa final. Avassalador nos 15 primeiros minutos, construiu a vantagem que seria capital na queda de rendimento posterior. Guerrero abriu o placar após aproveitar lindo cruzamento de Pará. Em seguida, Alan Patrick converteu o pênalti marcado depois de Roger cortar o passe dentro da área com a mão. Porém, o sinal de tranquilidade virou apreensão. O América-MG acordou no jogo. Marcou com Juninho, aos 35, e martelou até o fim. Faltou força. O Flamengo deixou Cariacica com a sua oitava vitória no Brasileirão.

Por Cariacica, ES

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Zé surpreende e arma Fla com Alan Patrick e Mancuello em treino fechado

Mancuello é abraçado por Alan Patrick (Foto: Gilvan de Souza/Fla Imagem)
Com Zé Ricardo, Mancuello e Alan Patrick só iniciaram jogo uma única vez (Foto: Gilvan de Souza/Fla Imagem)
Pela primeira vez sem jogos no final de semana neste Campeonato Brasileiro, Zé Ricardo aproveitou para fechar os treinos da véspera da partida contra o América-MG, na segunda-feira, e fazer testes na equipe às escondidas. Mas o GloboEsporte.com apurou que o técnico testou Alan Patrick na vaga do suspenso Everton e armou o Flamengo no 4-4-2, formando uma dupla de meias com Mancuello. Decisão que surpreende, já que em entrevista coletiva na última sexta-feira o comandante destacou que seria difícil usar Mancuello e Alan juntos, assim como Guerrero e Leandro Damião. Outra novidade foi no ataque, com Fernandinho no lugar de Marcelo Cirino.

O time treinou com Muralha, Pará, Réver, Juan e Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão, Mancuello e Alan Patrick; Fernandinho e Guerrero. Gabriel, que foi testado entre os titulares, na última sexta, ficou entre os reservas. Mas ainda é cedo para cravar que a escalação armada neste sábado é a que vai para o jogo.
- Preparação boa, a gente teve mais um dia para trabalhar, então pudemos testar algumas opções. Trabalhar também a parte emocional dos atletas para poder entender que é um jogo bastante complicado, apesar da diferença em que as duas equipes se encontram na tabela. Vai ser um jogo bastante difícil, eles estão conscientes que a gente tem tudo para fazer uma grande partida, mas vai precisar realmente transpirar bastante para que isso aconteça - disse Zé Ricardo, em entrevista em um canal oficial destinado exclusivamente aos sócios-torcedores.

A única vez em que Zé Ricardo iniciou jogando com Mancuello e Alan Patrick foi há quase dois meses, no triunfo por 1 a 0 sobre o Vitória no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ). Na ocasião, a dupla atuou junta apenas no primeiro tempo e teve atuação apagada - o gol da vitória, de Vizeu, saiu na etapa final. Com 24 pontos, o Flamengo é o sexto colocado do Brasileirão e tenta voltar ao G-4 nesta segunda-feira, contra o América-MG, às 20h (de Brasília), no Kleber Andrade, em Cariacica (ES).

Por Rio de Janeiro

Zico fala de Diego, no meio-campo do Fla: "Ele conhece bem a posição"

Diego e Zico, em um shopping em Istambul (Foto: Reprodução/Instagram)
Diego e Zico, em um shopping em Istambul (Foto: Reprodução/Instagram)

Até o momento Diego foi a principal contratação do Flamengo para a sequência do Campeonato Brasileiro 2016. O meia retorna ao país depois de 12 anos jogando na Europa. Por último, o jogador atuou no Fenerbahçe, justamente clube onde Zico foi campeão turco, como técnico, em 2007. De passagem por Vitória, para a inauguração de duas escolinhas de futebol, o Galinho falou sobre o novo reforço revelou a sua torcida.

- É um jogador que exerce bem a função de camisa 10, tem qualidade individual. Ele conhece bem a posição. Tomara que ele consiga ir bem no Flamengo, porque ele tem tudo para conquistar o carinho da torcida.

Zico ainda comentou as chegadas do atacante Leandro Damião e do zagueiro Donatti. Para o ídolo rubro-negro, refoços são bem-vindos, mas o importante é que o Flamengo tenha "mais que um time".

- Eles estão se esforçando e investindo para que o Flamengo tenha sempre um bom plantel. Tomara que agora com a chegada desses três reforços (Donatti, Diego e Leandro Damião) o Flamengo possa conseguir melhores resultados no Brasileiro. São reforços que dão mais qualidade ao time, mas para ganhar título é preciso ter mais que um time.

Sétimo colocado no Campeonato Brasileiro 2016, o Flamengo pode retornar ao G-4 caso vença o América-MG, nesta segunda-feira, em Cariacica. O GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real com vídeos.

Por Com informações de Bárbara Oliveira, do Gazeta Esportes
Vitória, ES

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Diego agradece Fla e diz ter realizado sonho: "Vou vivê-lo intensamente"

Diego chegou. Diego é do Flamengo. Depois de provocar tumulto em seu desembarque no aeroporto Santos Dumont e provocar comoção no Rio de Janeiro, foi a vez de o meia ser apresentado oficialmente como jogador do Rubro-Negro, no final da tarde desta quarta-feira, em entrevista no salão nobre da Gávea. No local, repleto de torcedores, o jogador de 31 anos falou de sua expectativa pelo desafio após passar 12 anos na Europa, onde defendeu cinco clubes de quatro países diferentes. O presidente Eduardo Bandeira de Mello, o vice Flavio Godinho e o diretor executivo Rodrigo Caetano sentaram à mesa para apresentar o atleta. Que agradeceu a recepção e falou em sonho realizado.
- Quero agradecer por tudo que vocês, a nação rubro-negra, me proporcionaram em poucas horas. Nas redes sociais e nas ruas, deu para sentir o carinho. Jamais vou esquecer essa recepção. Vou me esforçar ao máximo para retribuir. Quero agradecer a todos da direção pelo profissionalismo e esforço. Quero agradecer aos funcionários e à minha família. Hoje se concretiza um sonho na minha vida e eu vou vivê-lo intensamente - disse Diego.

Corredor polonês e sinalizador: torcida treme aeroporto na chegada de Diego

chegada de diego flamengo (Foto: Pedro Ainbinder/@iFlamengoNews)
Diego nos braços da torcida (Foto: Pedro Ainbinder/@iFlamengoNews)

A torcida do Flamengo fez do Aeroporto Santos Dumont o seu Maracanã no início da tarde desta quarta-feira. Tudo para prestigiar a chegada do mais novo reforço ao Rio de Janeiro. Diego desembarcou para fazer exames, assinar contrato e ser apresentado oficialmente por volta das 17h na Gávea, e antes contou com o carinho de centenas de rubro-negros, que se aglomeraram desde as 12h para fazerem o chamado corredor polonês e cantarem alto reverenciando o meia. Até sinalizador teve
Entre as canções gritadas pela torcida no Santos Dumont, destaque para brincadeiras envolvendo o desejo pelo Mundial e a chegada de Neymar e uma provocação ao Vasco.
- Ih... Diego Ribas vem aí! Ano que vem é o Neymar! Minha passagem para Tóquio ano que vem eu vou comprar! - entoaram empolgados antes da comparação com o rival - Ê... Diego é melhor que o Nenê! Diego é melhor que Nenê...
O avião pousou por volta das 13h, e Diego levou cerca de quinze minutos para aparecer para os torcedores. Em uma rede social do Flamengo, os momentos iniciais do desembarque foram transmitidos. Um sócio-torcedor teve o privilégio de ser o primeiro a posar para foto com o meia, que falou sobre o carinho e fez questão de receber de perto o carinho da multidão.
- Eu fico na meiuca e vocês aguentam a pressão - brincou com os seguranças rubro-negros.

Por Rio de Janeiro

terça-feira, 19 de julho de 2016

Zico sobre Diego: é um ótimo jogador, espero que vá bem no Flamengo'

Diego no Flamengo
Ídolo do Flamengo, Zico vê com bons olhos a chegada de Diego à Gávea. Em entrevista ao LANCE! nesta terça-feira, o Galinho exaltou a chegada do meia, mas pediu que a torcida não fique preocupada em olhá-lo com o status de camisa 10:

- Esquece isso de número. Isto já prejudicou sua passagem no Fenerbahçe. 
Zico elogiou o novo reforço do Flamengo, e deu boas-vindas a Diego:

- Espero que tenha uma boa passagem pelo clube, pois se trata de um ótimo jogador.

Diego assinou vínculo com o Flamengo por três temporadas. O jogador de 31 anos era um sonho antigo do Rubro-Negro, e será apresentado nesta quarta-feira no clube.

Vinícius Faustini

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Diego viaja para definir futuro, e Fla mantém esperança para fechar elenco

Meia Diego anda de bicicleta com o filho Davi (Foto: Reprodução/Instagram)
Ainda de férias, Diego viaja para a Turquia para definir seu futuro (Foto: Reprodução/Instagram)
Da frase protocolar de uma coletiva de imprensa à negociação silenciosa. O Flamengo mantém as tratativas para contratar Diego. Nos bastidores, os dirigentes seguem dizendo que trata-se de um negócio difícil, mas não perdem a esperança de fazer a última investida antes do fechamento da janela. A proposta salarial é alta, mas longe das pedidas iniciais de Diego - e também distante da realidade do mercado europeu. O Flamengo colocaria o meia de 31 anos no mesmo patamar salarial de Guerrero - cerca de R$ 650 mil. O jogador ainda tem um ano de contrato com o Fenerbahçe, da Turquia, e este entrave pode atrapalhar a negociação.
Representantes do jogador informam que Diego viaja para Istambul entre esta quinta e sexta-feira. A reapresentação no clube turco está marcada para o dia 20, mas a janela de transferências internacionais para o futebol brasileiro fecha um dia antes - 19, terça-feira. Apesar do tempo exíguo, se a negociação por um acordo de desvínculo - rescisão de contrato ou empréstimo, caso mais improvável - sair antes do prazo final do mercado de entrada de jogadores no Brasil o negócio pode ser fechado fora deste "deadline".
O meio de campo brasileiro e o clube turco vão tentar um ponto em comum para eventual rescisão de contrato. Com mais um ano de contrato, o jogador teria que abrir mão de alguns valores para não pagar a rescisão contratual e ficar livre para assinar com outro clube. Diego e seus representantes tentam achar a melhor saída para o atleta. 
Por sua vez, o Flamengo, tal qual a postura adotada em outras negociações recentes - a de Donatti foi a última -, aguarda a definição do jogador e do clube e estabeleceu teto de investimento para contratar Diego. 

Damião vê parceria com Guerrero, escolhe número "1+8" e cita Obina

Leandro Damião apresentação Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Leandro Damião veste a camisa rubro-negra em sua apresentação no Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Da explosão em 2011 e 2012 no Internacional ao ostracismo, Leandro Damião iniciou nesta quinta-feira uma nova página de sua trajetória. O atacante foi apresentado como reforço do Flamengo e mostrou estar disposto a reencontrar o futebol que o projetou internacionalmente e o levou à seleção brasileira. Chega inicialmente para disputar posição com Guerrero, titular absoluto no comando do ataque rubro-negro, mas um parceria com o peruano é perfeitamente possível sob a ótica do novo flamenguista.
- Tomei muitas pancadas na minha vida. Tem que cair para levantar. Sou um cara forte. Sobre a posição, sobre jogar ou não, vou deixar para o treinador. Vou buscar meu espaço e quero ajudar o Flamengo. Estou preparado - garantiu ele, que vai vestir a camisa 18 e ainda não tem previsão de estreia.
Damião escolheu a camisa 18 e a tratou como "1+8". O ex-jogador Ivan Zamorano foi o pioneiro nesta brincadeira em 1998, quando Ronaldo Fenômeno chegou ao Inter de Milão e o "tomou" a 9. O novo centroavante citou dois colegas de posição que fizeram sucesso na Gávea com o número. Incluiu até Hernane, que na verdade utilizou os números 22 e 9 como rubro-negro.

Flamengo efetiva Zé Ricardo até o final da temporada

zé ricardo (Foto: Gilvan Souza - Divulgação, Flamengo)
Zé Ricardo agora deixa de ser técnico interino do Flamengo (Foto: Gilvan Souza - Divulgação, Flamengo)
O Flamengo aproveitou a apresentação de Leandro Damião para anunciar a efetivação de Zé Ricardo pelo menos até o fim de 2016. Após a saída de Muricy Ramalho, o treinador que estava na equipe sub-20 foi pinçado para comandar a equipe profissional e ainda visto como interino.
- Aqui no Flamengo as coisas naturais devem acontecer naturalmente. Desde o início em que indicamos Zé para assumir o time do Flamengo imaginamos que a expectativa é essa. É inegável que o time hoje tem um rendimento melhor. Na cabeça dos jogadores, ele já era o técnico - afirmou o vice de futebol Flávio Godinho.
Zé Ricardo comandou o Flamengo no título da Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano e foi o escolhido para assumir o time profissional quando Muricy Ramalho pediu afastamento. Antes o time o foi dirigido por Jayme de Almeida, mas a chegada de Zé Ricardo representou uma melhora da equipe no Campeonato Brasileiro.
O Flamengo chegou a buscar um treinador de maior experiência para assumir a equipe. Dirigentes sondaram Abel Braga, mas a rejeição de parte da torcida e de grupos políticos rubro-negros esfriaram as negociações. Além disso, o técnico, que até julho ainda tinha contrato com um clube dos Emirados Árabes, não mostrou-se propenso a dirigir um time no meio da temporada.
No último domingo, Zé Ricardo chegou a 11 partidas pelo Flamengo. São seis vitórias, um empate e quatro derrotas que deixam a equipe na sexta posição com os mesmos 23 pontos do Santos, último integrante do G-4.
Esta é a segunda vez que a gestão de Eduardo Bandeira de Mello efetiva um técnico interino. Em 2013, Jayme de Almeida substituiu Mano Menezes e foi campeão da Copa do Brasil, ganhando um contrato como treinador efetivo. No entanto, foi demitido um mês depois de conquistar o título do Campeonato Carioca de 2014.
Expulso na derrota para o Corinthians, Zé Ricardo cumpriu suspensão na partida contra o Atlético-MG, no último domingo. Absolvido, ele retorna para comandar o time neste sábado, no clássico contra o Botafogo, sua primeira partida como treinador efetivo do Flamengo.

Por Rio de Janeiro

domingo, 10 de julho de 2016

Jayme vibra com vitória sobre o Galo e diz que disputa no ataque será 'honesta'

Jayme de Almeida - Flamengo
O auxiliar técnico Jayme de Almeida vibrou muito com a vitória do Flamengo sobre o Atlético-MG, por 2 a 0, neste domingo, em Brasília. Substituindo Zé Ricardo, suspenso, à beira do campo, o profissional gostou do que viu e elogiou os jogadores. Perguntado sobre a disputa por vagas no ataque, ainda mais acirrada pela chegada de Leandro Damião, ele deixou claro que a concorrência será leal.

- Conta a experiência, mas tem o momento. Felipe Vizeu foi muito feliz hoje. O Guerrero, quando voltou da Copa América, voltou muito bem, na minha opinião e da comissão também. Vai ser uma disputa correta, honesta. O Guerrero não pôde participar hoje (domingo), e o menino fez um grande trabalho. Se o Flamengo está contratando (Damião), é bom porque é mais um de bom nível, bom para o plantel - avaliou o treinador, em trecho da entrevista coletiva reproduzida pelo Globoesporte.com.

O auxiliar elogiou a reação do Flamengo, que buscou uma importante vitória após sofrer uma goleada de 4 a 0 para o Corinthians, em São Paulo.

- É difícil um time reagir depois de sofrer 4 a 0. No jogo em seguida, a equipe se comportou muito bem. Foi uma semana dura. Vínhamos fazendo um campeonato muito bom. Não merecíamos perder de 4 a 0. A reação prova que o Flamengo estava no caminho certo. Os meninos entraram bem. Ganhar do Galo é difícil - comentou.

Vizeu faz dois e Flamengo vence o Atlético-MG no Mané Garrincha

Flamengo x Atlético-MG
No duelo dos desfalcados, Flamengo e Atlético-MG, na manhã deste domingo, no Mané Garrincha, pela 14ª  rodada da Série A do Brasileiro, o Rubro-Negro sentiu em menor intensidade as ausências. Afinal, Pará substituiu dignamente Rodinei; Mancuello, substituto de Alan Patrick, conseguiu jogadas criativas. E teve Felipe Vizeu. O garoto disse presente: marcou os dois gols da vitória flamenguista por 2 a 0. Mais eficaz do que o titular Guerrero e novo artilheiro do time na Série A, com quatro gols. 

Já o Galo não teve em Patric e Carlos reservas à altura de Cazares e Fred (Pratto e Luan estão fora há tempos, não entram na conta). Ainda perdeu Marcos Rocha no início do segundo tempo.

Foi a sétima vitória do Flamengo na Série A, a primeira por mais de um gol de diferença (foram cinco por 1 a 0 e uma por 2 a 1). O time pulou para 23 pontos e pode terminar o domingo no G4 (caso o Internacional não vença o Santa Cruz à tarde). O Atlético, com 20 pontos, segue sem sucesso como visitante (uma vitória em sete jogos).

O Flamengo mais uma vez foi comandado nesta Série A pelo auxiliar Jayme de Almeida, em razão de problemas com o técnico titular (foram duas vezes no lugar Muricy, por ordem médica, e neste domingo por causa da suspensão de Zé Ricardo).

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Zico detona postura do Fla diante do Corinthians

Zico, o maior ídolo do Flamengo, detonou a postura dos jogadores na derrota por 4 a 0 diante do Corinthians, no último domingo. Na noite desta terça-feira, durante o programa "Noite dos Craques", do canal de TV Esporte Interativo,  o galinho afirmou que os atletas rubro-negros aceitaram passivamente a derrota, sobretudo depois que o time sofreu o segundo gol.  

 -Quando o jogo está 1 a 0, 2 a 0, você pode reverter o placar. Um gol muda tudo. Agora, você tem que correr, tem que lutar, tem que ir atrás do resultado. O time aceitou passivamente a derrota, ficou totalmente desorganizado, atacou de qualquer maneira. Isso é uma vergonha.  Zico também criticou os atuais jogadores rubro-negros, afirmando que eles desconhecem a história do clube. De acordo com ele,  segundo as tradições do clube, quando a vitória não vem na bola, vem na garra. 

- Você não pode aceitar a derrota assim. Depois que o Flamengo tomou o segundo gol, entregou o jogo. Não pode isso, tem que ter brio, tem que ter respeito com a camisa, com o suor, com a briga. E o Flamengo não lutou mais. Isso que revolta. A torcida fica revoltada com isso. O Zizinho( importante jogador rubro-negro que atuou na década de 40), quando eu era garoto, chegou e me disse: menino, aquele clube lá é diferente. Se não der na bola, vai no sangue, vai na garra, vai na luta. Não está havendo isso no Flamengo. Esses caras que estão aí não sabem o que é o Flamengo. O Flamengo tá pegando jogadores que são  terceiro reserva em outros clubes e contrata como se fossem a solução.  
RADAR/LANCE

Meia do Fla, Rodolfo é emprestado ao Oeste, de Fernando Diniz

Rodolfo flamengo bangu amistoso (Foto: Richard Souza)
Rodolfo está negociando com o Oeste e deve se reencontrar com Diniz (Foto: Richard Souza)
No meio da classificação do Campeonato Brasileiro da Série B, com uma campanha de 19 pontos em 14 partidas, o Oeste confirmou, nesta quarta-feira, que conseguiu junto ao Flamengo o empréstimo do meia Rodolfo. O jogador se apresenta já nesta quinta-feira.
Rodolfo, de 23 anos, foi revelado pelo Flamengo e acabou emprestado para a Ponte Preta em 2014 e ao Coritiba em 2015. Neste ano, o jogador atuou pelo Audax, vice-campeão paulista, que é parceiro do Oeste nesta Série B. 
O time de Osasco cedeu jogadores, o estádio José Liberatti e a comissão técnica liderada por Fernando Diniz para o time do interior de São Paulo.  
Após o Paulistão 2016, o atleta que fez apenas dois gols no estadual, retornou ao Flamengo e explicou a vontade de voltar a defender o Rubro-Negro, mas o meia acabou não sendo aproveitado por Muricy Ramalho e logo depois por Zé Ricardo. O contrato de Rodolfo com o Fla vai até fevereiro de 2017. 

Por Rio de Janeiro

Emerson Sheik sofre estiramento e pode ser desfalque por até 40 dias

Sheik Flamengo (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)
Sheik tem treinado mais fora do que dentro de campo nesta temporada (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)
Emerson é figura rara em campo em 2016, principalmente no Campeonato Brasileiro. E vai continuar sendo. Depois de sentir a parte anterior da coxa direita durante o treino da última quinta-feira, um exame constatou um estiramento grau 2. Embora o clube não se manifeste oficialmente sobre prazos, a expectativa é de que o atacante fique de 30 a 40 dias sem poder atuar.
Sheik está em tratamento desde sexta-feira e, por isso, ficou fora dos relacionados para o jogo contra o Corinthians, no domingo. A tendência é que o atacante de 37 anos volte a ficar à disposição apenas no segundo turno do Campeonato Brasileiro.
O atacante começou a temporada como uma das referências de Muricy Ramalho. Depois de um estadual regular, com quatro gols marcados, Emerson foi barrado no fim da fase de classificação e iniciou uma série de lesões. Tanto que, desde a primeira partida em que foi preterido (empate em 2 a 2 com o Botafogo, dia 2 de abril), Sheik disputou apenas sete dos 20 jogos do Flamengo. No Brasileirão, entrou em campo somente quatro vezes em 13 rodadas.
Com contrato até 31 de dezembro, Sheik dificilmente fica no Flamengo até o fim da temporada. O jogador tem sondagens, principalmente de clubes da Ásia, e a tendência é que Flamengo e Emerson aceitem caso haja uma proposta oficial.

Por Rio de Janeiro

Donatti se empolga com Fla e brinca ao lembrar de L. Fabiano: "Bom amigo"

Donatti apresentação Flamengo (Foto: Raphael Zarko)
Alto, de 1,92m, Donatti foi apresentado pelo presidente Bandeira de Mello: vai vestir número 25 (Foto: Raphael Zarko)
Com o agente e mais dois argentinos na sala de imprensa para sua apresentação, Alejandro Donatti chegou com tudo ao Flamengo. Empolgado, o jogador de 29 anos compensou a falta de entendimento do português com bom humor e simplicidade a cada pergunta e resposta da coletiva de imprensa de cerca de 15 minutos. Apresentado pelo presidente Eduardo Bandeira de Mello como "o zagueiro prometido", Donatti lembrou a trajetória de clubes pequenos até 2012, quando foi defender o Tigre na primeira divisão da Argentina, e deu explicação inusitada.
- Sempre fui muito família. Não podia me desapegar muito. Tive oportunidade de ir para a Itália no início da minha carreira, eu era bem novo. Ia para o Genova, assinar por cinco anos, mas logo voltei. Fui sozinho, garoto, mas quis voltar - lembrou o jogador.