domingo, 29 de setembro de 2013

Com começo arrasador, Fla goleia o Criciúma por 4 a 1 e se afasta do Z-4

O atacante Hernane fez dois gols na vitória do Flamengo sobre o Criciúma, no Maracanã
O atacante Hernane fez dois gols na vitória do Flamengo sobre o Criciúma, no Maracanã
Com início avassalador, expulsão de dois goleiros e susto após um certo relaxamento, o Flamengo goleou o Criciúma, por 4 a 1, nesta domingo à tarde, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Em um duelo contra um adversário direto na parte de baixo da tabela, o time carioca conseguiu respirar um pouco na luta para fugir na zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro.
Em um estádio cheio (38.330 presentes e 31.894 pagantes) e com festa da torcida rubro-negra, o Flamengo já vencia por 3 a 0 com 23 minutos de jogo, com dois gols de Hernane, sendo um de pênalti, e um de Wallace. No lance do terceiro gol, o goleiro Helton Leite foi expulso ao derrubar o Brocador na área.
Aparentemente com a partida na mão, o Flamengo vacilou, parou de jogar e permitiu a evolução do Criciúma, que balançou as redes aos 49 minutos, em cobrança de pênalti de Daniel Carvalho. Na jogada, o goleiro Felipe também recebeu o cartão vermelho. No segundo tempo, os donos da casa conseguiram acabar com a tentativa de reação dos catarinenses e garantiram a vitória com um gol de Elias, aos 32 minutos.

A última vez que o Flamengo tinha feito quatro gols em um jogo do Brasileirão aconteceu no dia 6 de novembro de 2011, em uma goleada sobre o Cruzeiro, por 5 a 1.

Com o resultado, o Flamengo está na 15ª posição, com 30 pontos, após 24 rodadas disputadas. O Criciúma é o 17º colocado, com 25 pontos, primeiro time dentro da zona de rebaixamento.
O Rubro-negro carioca volta a campo na quarta-feira, contra o Coritiba, no Couto Pereira, enquanto o Criciúma folga no meio de semana e só joga no próximo domingo, diante do Goiás, no Serra Dourada.

Números a favor: 'Quando estou fora, cobrança é para voltar', diz Léo Moura

Por Rio de Janeiro

leonardo moura flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
Léo fez 17 jogos no Brasileiro: 6 vitórias, 6 empates
e 5 derrotas (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
Cascudo, Léo Moura está acostumado a questionamentos. Aos 34 anos, ele também passa por situações curiosas, com torcedores pedindo sua saída quando está em campo, e tantos outros ávidos por seu retorno quando está fora do time. Como aconteceu recentemente, logo que desfalcou a equipe por conta de uma lesão. Mas o lateral-direito tem os números a seu favor. No Campeonato Brasileiro, coincidência ou não, o Rubro-Negro não venceu uma única vez sem a presença do jogador no gramado: foram seis jogos, com três empates e três derrotas.
- Números mostram tudo. Dentro de campo, além de entrar para vencer, também tenho sorte, dedicação. Entro sempre para vencer, fico feliz com números a favor, essa marca positiva. Sei o quanto sou cobrado ali dentro, minha importância para o grupo. Dou sempre meu melhor - afirmou Léo Moura.
Atualmente, o lateral sempre é alvo de questionamentos e divide opiniões entre os que defendem sua permanência e os que pedem sua saída. Mas o camisa 2 rubro-negro não mostra incômodo com a situação e se concentra nos meses que faltam até o fim da temporada, quando termina seu contrato no Fla.

Sávio vira agente e propõe uma nova postura no ramo: 'Quero fazer o bem'



Por Rio de Janeiro


savio especial (Foto: Cassius Leitão / Globoesporte.com)
Sávio diz que se arrepia quando fala do seu Flamengo (Foto: Cassius Leitão / Globoesporte.com)
O ex-jogador Sávio passa a atacar por outra ponta: a de agente de atletas. Empresário já é desde os tempos em que defendia o Real Madrid, quando abriu a Bortolini Patrimonial, concentrada no ramo imobiliário. No ano passado, abriu um fundo de investimentos próprio. Ainda em 2012, começou a gerenciar a carreira de jogadores e assumiu a gestão do Guarani de Palhoça, em Santa Catarina. Mas em outubro de 2013 dará o passo definitivo com o lançamento da Sávio Soccer. Segundo o Anjo Louro da Gávea, o diferencial e também principal objetivo da SS é preparar os jovens para que não passem apertos financeiros na hora de pendurar as chuteiras.

Dia do Flamenguista é destaque na página oficial do Zico

O Dia do Flamenguista foi destaque na página oficial do Zico, que agradeceu a homenagem a ele.
confira! http://www.ziconarede.com.br/portal/znr/newz.php?pa=2685&md

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Jayme admite emoção com efetivação: 'Dia muito bonito para mim'

Por Rio de Janeiro 
O duelo contra o Botafogo na noite desta quarta-feira, pela Copa do Brasil, ganhou um contorno ainda mais especial para o treinador do Flamengo, Jayme de Almeida. Antes de a bola rolar, o vice-presidente de futebol do clube, Wallim Vasconcellos, em entrevista à Rádio Globo, anunciou que o treinador não é mais interino e que deverá ficar no cargo até dezembro.
Diante de sua efetivação no posto, Jayme admitiu ao SporTV que ficou emocionado no vestiário ao receber a notícia.
- É legal receber esta confiança da diretoria do clube. E vamos procurar fazer o melhor. Eu que comecei a carreira aqui no clube, agora estar comandando o Flamengo...É uma noite emocionante - afirmou.

- Um monte de amigos estão aí. É um dia muito bonito para mim. Espero que possamos trazer essa torcida para junto da gente - acrescentou.
André Santos e Jayme de Almeida gol Flamengo (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Jayme de Almeida conversa com André Santos após o gol do Fla (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Jayme promete um Fla ousado diante do Bota: ‘Vou forte e sem medo’

Por Rio de Janeiro


Jayme de Almeida náutico x flamengo (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Jayme de Almeida aposta em Fla forte e sem medo nesta quarta (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Das arquibancadas, a torcida costuma ser bem direta ao mandar para o time o recado do que deseja ver em campo: “Vai pra cima deles, Mengo!”, repetem enquanto a bola rola. E no que depender de Jayme de Almeida, o Flamengo vai realizar o pedido diante do Botafogo, na noite de quarta-feira, no Maracanã, pelas quartas de final da Copa do Brasil.
Treinador interino desde o pedido de demissão de Mano Menezes, o ex-zagueiro deixa de lado o abismo que separa as equipes na tabela do Brasileirão - o Bota é vice-líder, e o Fla 16º - e enche o Rubro-Negro de coragem para o confronto. Ressaltando sempre o respeito que se deve ter diante de qualquer adversário, Jayme prometeu ousadia no clássico:
- O Flamengo é um time forte e, independentemente do que se fale, eu vou forte e sem medo. O Flamengo não tem que ter medo de nada. Tem que respeitar, mas fazer o jogo e ganhar. Vamos lutar muito, com organização, e tentar impor a nossa tática. Ninguém vai denegrir a imagem do clube e dos jogadores.

Com a recusa de Abel Braga, e um mercado com poucas opções, Jayme de Almeida ganha força para ter tempo para trabalhar. Antes mesmo de ser efetivado no cargo, porém, o treinador não se sente menos pressionado.
- Interino amanhã não existe. Contra o Botafogo, é meu nome. Vão xingar e criticar o Jayme. No jogo, eu sou o treinador. Assim que funciona.
O técnico do Flamengo elogiou o adversário e descartou qualquer marcação individual sobre Seedorf, o principal astro do Glorioso. Apesar do desejo de ser ofensivo no clássico, Jayme deu a entender que a preocupação inicial é neutralizar as ações do Botafogo para, só depois, buscar o gol.
- O Botafogo é um time muito bom, entrosado, e vamos tentar criar dificuldades para, em cima disso, fazer o nosso jogo e construir a vitória. Não haverá marcação especial. O respeito é por todos. O Seedorf tem maior visibilidade, mas há muitos jogadores qualificados. Respeito o estágio que eles estão.
Não sou de impor. Sentamos, discutimos, e essa é a melhor fórmula de fazer os jogos."
Jayme de Almeida
E se os momentos distintos de botafoguenses e flamenguistas na temporada por si só torna o jogo ainda mais delicado, o Flamengo entrará em campo sem seu principal jogador: Elias. Jayme de Almeida não nega que a ausência será sentida, mas conta com a combinação de experiência e juventude da dupla Léo Moura e Luiz Antonio para suprir a ausência.

Elias revela insônia após gol perdido: 'Ainda vejo a bola quicando'

O desespero que a torcida do Flamengo sentiu na hora que Elias isolou a bola do jogo, debaixo do gol, no empate contra o Náutico só não foi maior que o do próprio jogador. O camisa 8 rubro-negro, considerado um dos poucos destaques da equipe no ano, ainda pensa no lance que desperdiçou no fim da partida do último domingo na Arena Pernambuco, no Recife. Nesta segunda-feira, logo após o treino da tarde do Flamengo, no Ninho do Urubu, o jogador recebeu a repórter Fernanda Gentil, admitiu o desconforto com a jogada, mas aceitou vestir a camisa do Inacreditável Futebol Clube.
O Flamengo retornou ao Rio de Janeiro na madrugada desta segunda, poucas horas depois da partida na capital pernambucana. Mas Elias não conseguiu cochilar no voo e nem quando chegou em sua casa.
- Olha, foi difícil... Não dormi ainda depois desse lance. Nem no avião e nem em casa. Ainda vejo a bola quicando na minha frente - disse Elias, um pouco sem graça ainda pela falha na partida, mas com bom humor para lidar com a brincadeira do Globo Esporte.
Elias treino flamengo (Foto: Raphael Zarko)
Elias topa a brincadeira e veste a camisa do Inacreditável Futebol Clube (Foto: Raphael Zarko)
 
Fora da partida desta quarta-feira contra o Botafogo pela primeira partida das quartas de final da Copa do Brasil (suspenso), Elias já fez sete gols com a camisa rubro-negra no ano e não está acostumado a perder chances assim.
- Sei que esse tipo de lance acontece no futebol, mas espero que seja a primeira e última vez que visto essa camisa - brincou o jogador do Flamengo, que vai ao Maracanã nesta quarta torcer pelos companheiros.
Por Rio de Janeiro 

Cariocas no caminho fazem Angelim crer no tri do Fla na Copa do Brasil


Ronaldo Angelim gol Flamengo x Grêmio 2009 (Foto: Reuters)
O maior momento de Angelim pelo Flamengo: o gol do hexacampeonato (Foto: Reuters)
Ronaldo Angelim saiu do Flamengo em dezembro de 2011, quando seu contrato chegou ao fim. Mas o Flamengo não saiu dele. Aposentado há quatro meses, ainda se refere ao Rubro-Negro como "a gente" e, quando perguntado sobre uma eventual despedida com a camisa do clube, tema que já virou novela, nega-se a cobrar a atual diretoria, mas em nenhum momento desiste da ideia.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Sem calculadora, Flamengo quer respirar no Brasileiro jogo a jogo

Por Rio de Janeiro
Luiz Antonio treino flamengo (Foto: Raphael Zarko)
Luiz Antonio rejeita ansiedade no Fla pela ameaça
de rebaixamento (Foto: Raphael Zarko)
Com 27 pontos, o Flamengo ocupa a 16ª posição no Campeonato Brasileiro. Segundo cálculos de especialistas, faltam 17 ou 18 pontos para que a equipe não corra riscos de cair para a Segunda Divisão, o grande temor dos torcedores e assunto quase proibido no clube. Aliás, as contas também não fazem parte ainda do dia a dia do clube. Pelo menos é o que garante o volante Luiz Antonio.
Provável substituto de Elias, suspenso, o jogador disse que não é hora de pensar em fazer cálculos e quebrar a cabeça, mas que o momento pede calma e reação rápida. Para Luiz Antonio, o clássico contra o Botafogo, quarta-feira, pela Copa do Brasil, também serve de novo ânimo para o time voltar com força no Brasileiro.

Abel não aceita proposta do Fla, mas haverá nova conversa em dezembro

Por Rio de Janeiro
Abel Braga técnico Fluminense (Foto: André Durão)
Técnico Abel Braga decide não aceitar proposta
do Flamengo por enquanto (Foto: André Durão)
 

Abel Braga pensou, ponderou, avaliou... E decidiu não aceitar a proposta para comandar o Flamengo. Pelo menos não por enquanto. Procurado na última sexta-feira pelo vice-presidente de marketing Luiz Eduardo Baptista, o Bap, o técnico pediu uns dias para dar a resposta definitiva, mas acabou mantendo seu pensamento de seguir de férias até o fim do ano. No entanto, o tom positivo das conversas e o projeto apresentado pela diretoria deixaram a porta aberta para uma nova investida em dezembro. Enquanto isso, Jayme de Almeida seguirá à frente do time, e o próximo compromisso é nesta quarta-feira, contra o Botafogo, pelas quartas de final da Copa do Brasil.
- Acabei de sair de um clube, e faltam apenas dois meses meio para acabar o campeonato. Não estou recusando nenhuma proposta, e sim mantendo o que havia programado para mim, que é trabalhar somente no início de 2014, pegando um projeto desde o início - disse Abelão.
Logo após o contato da diretoria, a primeira posição do ex-técnico do Fluminense era a de não suspender as férias, como havia prometido para seus familiares. Mas o projeto explicado por mais de uma hora ao telefone por Bap despertou interesse no treinador, que decidiu pensar a respeito. No entanto, prevaleceu o desejo inicial de se manter fora do mercado por enquanto.

Pressionado, diretor Paulo Pelaipe pode ser o próximo a sair do Fla


Por Recife
Pelaipe Flamengo entrevista (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
O diretor executivo Paulo Pelaipe está sob pressão
(Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
Em campo, o time do Flamengo ainda busca um rumo no Campeonato Brasileiro; fora, o departamento de futebol vive uma crise interna que coloca frente a frente o vice-presidente Wallim Vasconcellos e o diretor executivo Paulo Pelaipe, que tem seu futuro indefinido e pode deixar o cargo. O desenrolar do pedido de demissão de Mano Menezes, depois da derrota por 4 a 2 para o Atlético-PR na última quinta-feira, potencializou as rusgas e trouxe à tona problemas de relacionamento. O empate por 0 a 0 contra o Náutico, na tarde do domingo em Recife, não apagou o incêndio.
Ainda no Maracanã na noite de quinta-feira, Paulo Pelaipe se viu exposto com o pedido de demissão de Mano e a ausência de outros poderes do clube no vestiário após o anúncio do ex-treinador. Coube ao diretor a missão de fazer o pronunciamento para a imprensa. Wallim e o presidente Eduardo Bandeira de Mello souberam da notícia pelos rádios de seus carros quando seguiam para suas casas (por uma questão de filosofia, os dirigentes preferem não comparecer ao vestiário após os jogos).
Na manhã de sexta-feira, dia seguinte à demissão de Mano, Bandeira e Wallim marcaram presença no treino do time no Ninho do Urubu. Na ocasião, o vice de futebol deu a entender que estaria preocupado com Pelaipe por conta da pressão no atual momento e as cobranças da torcida direcionadas ao diretor executivo. Pelaipe chegou a colocar em questão sua viagem para Recife - onde a equipe empatou com o Naútico no domingo.

Documentário 'Fla x Flu' tem seis exibições previstas no Festival do Rio


Por Rio de Janeiro

Com seis exibições previstas no Festival do Rio 2013, o documentário "Fla x Flu", dirigido por Renato Terra, chega às telonas trazendo não apenas informações didáticas sobre o duelo, mas abordando principalmente as paixões. Recheado de depoimentos bem-humorados e passionais, e com direto a provocações dos dois lados, o longa retrata uma das rivalidades mais charmosas do futebol mundial.
O documentário, que conta com depoimentos de ídolos dos dois times como Zico, Assis, Leandro, Júnior, Romário, entre outros, relembra os 11 Fla-Flus mais marcantes da história do confronto, desde o primeiro, em 1912, ao jogo do centenário, em 2012.
montagem Zico e Assis  (Foto: Divulgação)
Assis e Zico são dois dos principais personagens da história do clássico Fla x Flu (Foto: Divulgação)
Confira abaixo os dias, horários e locais das sessões:
Segunda (30/09) - 17h, no Odeon Petrobras
Terça (01/10) - 13h, no Pavilhão do Festival
Quarta (02/10) - 14h15m, no São Luiz 4
Quarta (02/10) - 19h15m, no São Luiz 4
Quinta (03/10) - 19h, no Cinemark Botafogo 4
Sexta (04/10) - 20h, no Ponto Cine

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Abel se interessa por projeto do Fla, repensa férias e tem apoio de amigos

Por Recife

Abel Braga técnico Fluminense (Foto: André Durão)
Abel Braga já cogita a possibilidade de interromper
as férias antes do fim do ano (Foto: André Durão)
Depois de ligar para Abel Braga na última sexta-feira, o vice-presidente de marketing e homem forte da diretoria, Luiz Eduardo Baptista, aguarda a resposta do treinador, que retornou o contato, mas ainda sem uma resposta definitiva. Num primeiro momento, o ex-técnico do Fluminense não parecia disposto a suspender suas férias, mas o projeto explicado por mais de uma hora ao telefone por Bap despertou interesse no treinador.
Nos últimos dias, Abel recebeu ligações de amigos que o incentivaram a assumir o Flamengo. A cabeça do treinador, então, passou a pensar mais na possibilidade de aceitar o desafio do que de seguir de férias até o fim da temporada.
Neste domingo, Abelão acompanhou o empate por 0 a 0 com o Náutico pela televisão. O técnico acredita que o time tem potencial e não será rebaixado no Campeonato Brasileiro.
As negociações estão sendo conduzidas por Bap, sem a participação do diretor executivo Paulo Pelaipe. Na conversa com Abel, foi apresentado um projeto a longo prazo, o que agradou ao treinador. 
O treinador sabe que os vencimentos seriam bem distantes dos que recebia no Fluminense, cerca de R$ 750 mil, valor que assustou. Mano Menezes, que pediu demissão na quinta-feira, recebia R$ 400 mil por mês. Mas as cartas de dinheiro ainda não foram colocadas na mesa.
Além de ser considerado como a melhor opção do mercado e de ser o único nome de consenso entre os dirigentes, Abel conhece o caldeirão rubro-negro, onde trabalhou em 2004, quando foi campeão carioca, mas sofreu a traumática perda da decisão da Copa do Brasil para o Santo André.
Jayme de Almeida comandará o treino na tarde desta segunda-feira, no Ninho do Urubu.

Ponto fora não tira queixa de Gabriel: 'É um placar que não podia acontecer'

Por Rio de Janeiro 
O empate por 0 a 0 na Arena Pernambuco diante do Náutico, o lanterna da competição, não caiu bem entre os jogadores do Flamengo. Mesmo com um ponto conquistado fora de casa. O resultado da tarde deste domingo levou o time aos 27 pontos, mas o manteve próximo da zona de rebaixamento e preocopou os rubro-negros. Na saída de campo, Gabriel não conseguia esconder sua lamentação com o placar e, mesmo por meio de poucas palavras, reconheceu o prejuízo.
- É um placar que não podia acontecer. Vamos trabalhar para reverter isso aí - admitiu o meia-atacante, que entrou no segundo tempo da partida no lugar de Carlos Eduardo..
Várias chances foram criadas no jogo, mas a equipe não conseguiu traduzir em gols. Às vezes parava no goleiro Gideão, e em outras as finalizações iam sem direção. O semblante de decepção era nítido também em Luiz Antonio, que não conseguiu encontrar explicação para as oportunidades desperdiçadas e pediu mais atenção aos companheiros.
    Gabriel Flamengo náutico série A (Foto: Matheus Britto / Agência Estado)
    Gabriel entrou no segundo tempo do jogo no lugar de Carlos Eduardo (Foto: Matheus Britto / Agência Estado)
  - A gente batalhou, brigou, correu e criou oportunidades. Infelizmente não fizemos. Não tem muito o que falar, é trabalhar e ter mais atenção para na hora que precisar fazer os gols.

Wallace citou as "limitações" do time para elogiar a atuação, mas reconheceu que o momento não é favorável. O zagueiro seguiu o mesmo tom de Luiz Antonio e pediu mais atenção já contra o Botafogo na quarta-feira, pelo primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil.
- O time jogou bem, dentro das limitações que a gente tem. Criamos bastante, ali no final teve a chance do Elias, e não colocamos para dentro. O momento não é bom, mas é trabalhar, descansar porque quarta tem outra batalha.
Flamengo e Botafogo se enfrentam às 21h50m (de Brasília) desta quarta-feira, no Maracanã. Pelo Brasileirão, o próximo compromisso da equipe é contra o Criciúma, domingo, às 16h, no mesmo estádio.

Djalminha tabela com parede e faz gol antológico na final do Brasileiro

Por Águas de Lindoia, SP 

Considerado o melhor jogador de showbol do mundo, Djalminha fez jus à fama neste domingo com uma atuação exepcional na final do Campeonato Brasileiro, entre Flamengo e São Paulo, em Águas de Lindóia (SP). Destaque da decisão, vencida pelo Fla por 11 a 9, o camisa 10 rubro-negro marcou um gol antológico aos oito minutos do segundo tempo, quando chegou na cara do gol e enganou o goleiro são-paulino Maizena ao tabelar com a parede.
- Foi um gol típico de showbol - comentou Djalminha, em entrevista ao SporTV, após a partida. - Consegui conquistar o título ao lado dessa galera maravilhosa. Queria dedicar o troféu ao Emerson, que não pode estar aqui, porque está tentando o acesso à Segunda Divisão do Carioca pelo Queimados - completou, lembrando do zagueiro do Fla, que teve de ausentar-se da decisão por treinar a equipe da Baixada Fluminense.
Djalminha Flamengo final brasileiro showbol (Foto: Luiz Carlos Quadro Jr/Divulgação)
Craque exibe o troféu de artilheiro do Brasileiro (Foto: Luiz Carlos Quadro Jr/Divulgação)
Djalminha, que balançou a rede na decisão, terminou o Brasileiro como artilheiro, com 17 gols. Apesar do vice-campeonato, o prêmio de melhor jogador foi para o são-paulino Juninho Paulista, autor de cinco gols na final. Outro tricolor premiado foi o goleiro Maizena, eleito o melhor da sua posição no torneio.
Djalminha Flamengo São Paulo final brasileiro showbol (Foto: Luiz Carlos Quadro Jr/Divulgação)
Djalminha segue brilhando no showbol (Foto: Luiz Carlos Quadro Jr/Divulgação)
Com o título conquistado neste domingo, o Flamengo chegou ao seu tetracampeonato brasileiro em seis edições da competição. Tirando o Rubro-Negro, apenas Santos (2008) e Vasco (2011) levantaram o troféu do torneio. O São Paulo soma agora dois vice-campeonatos.

sábado, 21 de setembro de 2013

Samarone relembra início de Zico no Flamengo: 'franzino, mas jogava bola'

Por Santos, SP

Samarone ex-jogador Fluminense  (Foto: Bruno Gutierrez)
Samarone relembrou primeiros passos de Zico no
Flamengo (Foto: Bruno Gutierrez)
 

Após conquistar dois campeonatos cariocas pelo Fluminense (1969 e 1971) e o Campeonato Brasileiro (1970) pelo Fluminense, Samarone trocou o Rio de Janeiro por São Paulo, em 1971, para defender o Corinthians. Mas, no mesmo ano o jogador retornou para a Cidade Maravilhosa, contratado pelo Flamengo. E, na Gávea, viu nascer aquele que seria o maior ídolo rubro-negro: Zico.
Coincidentemente, o Galinho subiu para os profissionais no mesmo ano em que o Diabo Louro chegou ao clube. O jovem, de 18 anos na época, começou no Fla com a camisa 9, na posição de centroavante. Samarone, o número 10 do time, relembrou os primeiros passos de Zico e ressaltou que, mesmo iniciante, o novato já sofria pressão.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013


Por Rio de Janeiro
incredulidade e súplica por uma reviravolta. Esse foi o clima no vestiário do Flamengo após Mano Menezes comunicar ao elenco e comissão técnica o pedido de demissão feito aos dirigentes minutos antes. Ainda abatidos pela derrota por 4 a 2 para o Atlético-PR (veja os lances no vídeo ao lado), os jogadores não esconderam a feição de surpresa pela informação, mas agiram rapidamente e pediram muito para que o treinador mudasse de ideia. Firme em sua decisão, Mano se mostrou irredutível e pediu apenas que o respeitassem.
Atordoados, alguns atletas tentaram demovê-lo da ideia até o último segundo. Chicão, Hernane, André Santos e Marcelo Moreno o perseguiram até a porta que dava acesso ao auditório onde seria dada entrevista coletiva. Não teve jeito. Mano Menezes seguiu firme, com a fisionomia fechada, até o microfone para revelar a todos que tinha pedido demissão. Era o ato final de uma passagem de três meses e dois dias, desde sua apresentação no Flamengo.
Aos jogadores, Mano Menezes seguiu a mesma linha do discurso dito a imprensa, mas foi mais profundo e se mostrou duplamente decepcionado: com a dificuldade do elenco a executar suas ordens e com a postura apresentada diante do Atlético-PR. Diante do grupo, as palavras seguiram a seguinte linha:
- Vocês não estão conseguindo assimilar o que peço. Já são quase quatro meses e não é feito o que peço em campo. Vou fazer uma coisa que nunca fiz, que é pedir demissão. O Flamengo não pode ficar nesta situação. É inadmissível perder um jogo desses. Estávamos ganhando por 2 a 0, mais próximos de fazer o terceiro e conseguimos perder.
Mosaico Mano Menezes Flamengo (Foto: Editoria de Arte)
Sem acreditar no que estavam ouvindo, os jogadores reagiram imediatamente e disseram que precisavam do treinador, pediram que a demissão fosse reavaliada, mas logo ouviram:
- Nada vai mudar. Respeitem minha decisão.
Assim como os jogadores, o diretor executivo Paulo Pelaipe foi outro que ficou espantado com o comunicado de Mano e apenas exclamava: “Que isso!? Que isso?!”. Membros da comissão técnica e do staff rubro-negro também não acreditavam na informação e a checavam constantemente com jornalistas e funcionários que passavam pelos corredores do Maracanã.
Na saída do estádio, o abatimento era evidente em toda delegação do Flamengo. Alguns membros, no entanto, não escondiam a frustração e até certa irritação com a decisão de Mano. Surpresos, frustrados ou irritados, os rubro-negros terão cerca de 12 horas para assimilar a saída do treinador. Nesta sexta-feira, às 10h (de Brasília), já tem treino no Ninho do Urubu, sob o comando do interino Jayme de Almeida. A posição de momento é essa, mas até o jogo com o Náutico, domingo, em Recife, tudo pode acontecer.

Mano pede demissão no Flamengo

 
A demora de quase uma hora para se dirigir até a sala de entrevista coletivas do Maracanã era um indício: a derrota por 4 a 2, de virada, para o Atlético-PR, nesta quinta-feira, no Maracanã, não tinha sido bem digerida por Mano Menezes. A paciência e serenidade habitual do treinador chegaram ao fim, assim como sua passagem pelo Flamengo. Exatamente três meses e dois dias após sua apresentação no comando rubro-negro, ele encarou os jornalistas, evitou perguntas e apenas informou que acabara de pedir demissão.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Fla passa em branco em janela de quase R$ 140 milhões para cariocas

Por Rio de Janeiro

Janela fechada e bolso vazio. Pelo menos, no Flamengo. Os números apontam 2013 como uma temporada vantajosa para os clubes cariocas no que diz respeito a negociações, principalmente para o exterior. No total, cerca de R$ 136,8 milhões (valor bruto das negociações) chegaram aos cofres das principais equipes do Rio de Janeiro com venda ou empréstimo de jogadores. Neste montante, no entanto, nem R$ 1 foi para os cofres rubro-negros, que encerram a temporada zerados neste quesito em seu demonstrativo financeiro.
Com uma política voltada para equacionar dívidas e diminuir gastos desde o início do ano, o Flamengo até se desfez de muitos jogadores. O foco, porém, foi aliviar a folha salarial e não gerar novas receitas. Foi o que aconteceu nos casos de Alex Silva, Ibson, Renato Abreu e, principalmente, Vágner Love, a grande perda na temporada. O quarteto tinha 100% de seus direitos econômicos ligados ao Rubro-Negro e seguiu outros caminhos de graça.
MONTAGEM - Ibson corinthians vagner love  Shandong Luneng renato abreu santos Alex Silva Boa Esporte (Foto: Editoria de arte)Ibson saiu do Fla para o Corinthians, Vagner Love atualmente está no Shandong Luneng, Renato acertou com Santos e colocou Rubro-Negro na Justiça e Alex Silva parou no Boa Esporte (Foto: Editoria de arte)
Com mais três anos de contrato, Love foi liberado pela diretoria para voltar ao CSKA Moscou ainda em janeiro, sob a alegação de que o clube não tinha condição de pagá-lo. A devolução fez com que o Fla aliviasse a folha salarial, além de abrir mão de uma dívida de € 6 milhões (R$ 16,2 milhões, na cotação da época) por seus direitos. Pouco mais de seis meses e dois títulos conquistados depois, os russos conseguiram um retorno financeiro ainda maior e negociaram o atacante com o Shandong Luneng, da China, por quase R$ 20 milhões.

Felipe e Léo Moura seguem fora do Flamengo contra o Atlético-PR

Por Rio de Janeiro

chicão e leo moura flamengo treino (Foto: Gustavo Miranda / Agência O Globo)
Léo Moura segue fora do time, mas Chicão retorna
na quinta (Foto:Gustavo Miranda / Agência O Globo)
Felipe e Léo Moura seguem fora do Flamengo na partida contra o Atlético-PR, nesta quinta-feira, no Maracanã, pela 22ª rodada do Brasileirão. Apesar de recuperados dos problemas na coxa e tornozelo direitos, respectivamente, o lateral-direito e o goleiro serão poupados por Mano Menezes. Já Chicão, outro que esteve recentemente no departamento médico, volta ao lado de Wallace na zaga, assim como Elias, que cumpriu suspensão diante da Ponte Preta.
- Felipe ainda sente um pouco de dor. Fez quase todos os tipos de treinamento, mas como ainda é uma dor localizada no pé, para bater tiro de meta, para reposição, incomoda um pouco. Não tem sentido fazer a recuperação como fizemos e colocar agora. Vamos manter essa sequência e estudar para domingo. Léo está na mesma situação. Sente um pouco de desconforto e já estava mais ou menos previsto o retorno. Depende sempre muito do atleta, mas ainda não sente a confiança necessária. E Chicão vai estar relacionado para o jogo - explicou Mano Menezes.
Nesta quarta-feira, o treinador comandou um treinamento fechado por cerca de duas horas no Ninho do Urubu. E a saída de Gabriel do time titular deve ser a única surpresa. Após uma série de partidas ruins, tendo sido até mesmo muito vaiado na vitória sobre o Santos, o camisa 10 participou da atividade complementar, após o trabalho tático, e deve ir para o banco. Mano Menezes já tinha demonstrado preocupação em preservar o meia-atacante, e Rafinha é o substituto mais provável.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Léo Moura, Felipe e Chicão treinam, mas não têm escalação garantida

Por Rio de Janeiro
Liberados, mas ainda sem as voltas confirmadas na equipe. Esta é a situação de momento de Felipe, Léo Moura e Chicão no Flamengo. Apesar de não sentirem mais as lesões que os tiraram das últimas partidas, o trio não tem escalação garantida na partida contra o Atlético-PR, quinta-feira, no Maracanã. O grupo participou do treinamento desta terça-feira, no Ninho do Urubu. Mano Menezes, entretanto, vai definir a situação somente na atividade da tarde desta quarta-feira.
Léo Moura treino Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem) 
Léo Moura trabalhou na academia e fez apenas aquecimento no campo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Dos três, quem tem o retorno mais provável é Chicão. O zagueiro participou do trabalho de dois toques junto com os companheiros e não se queixou do problema na coxa direita que o tirou dos jogos com Cruzeiro, Santos e Ponte Preta. Em um segundo momento, enquanto os atacantes trabalharam finalização, o zagueiro foi poupado.

Em meio ao ano ruim, Fla já projeta 2014. Mariano seria opção de reforço

Por Rio de Janeiro

Mariano Henrique Bordeaux (Foto: AFP) 
Ex-Flu, Mariano (centro), hoje do Bordeaux, é um dos
alvos do Fla para a temporada de 2014 (Foto: AFP)
Diante da péssima campanha no Campeonato Brasileiro, o Flamengo se preocupa com o presente, mas já projeta o futuro para tentar escrever um roteiro com capítulos mais felizes do que na fase atual. Departamento de futebol e comissão técnica já deram início às conversas e projeções para o ano de 2014. Na semana passada, aconteceu a primeira reunião. Um dos assuntos é a reformulação do elenco. E o primeiro reforço pode ser na lateral direita, posição carente e que só conta com Léo Moura, cujo contrato que se encerra no fim da temporada muito dificilmente será renovado. 

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Zico mais uma vez na campanha contra o câncer de Pênis

Esse aí é o cartaz da campanha de prevenção ao câncer de pênis que estou participando mais para o Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tumor representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem o homem, sendo mais frequente nas regiões Norte e Nordeste. É importante prevenir. A equipe do site está preparando uma reportagem sobre o assunto, mas as dicas estão no cartaz.

Tudo por Elias: Fla tenta anular cartão para ter volante na Copa do Brasil

Por Rio de Janeiro
Elias Conversa Mano (Foto: Cahê Mota)
Elias conversa com Mano no Ninho. Volante está
suspenso na Copa do Brasil (Foto: Cahê Mota)
 

Sem alarde, o Flamengo trabalha forte nos bastidores para ter seu principal jogador no primeiro confronto com o Botafogo, pelas quartas de final da Copa do Brasil, dia 25, no Maracanã. Suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo na partida decisiva da fase anterior, contra o Cruzeiro, quando foi o herói, Elias pode ter a punição revogada. O Rubro-Negro entrou com um mandado de segurança no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pedindo a anulação da primeira advertência, recebida na partida contra o Campinense, na Paraíba, pela segunda fase da competição.
O pedido rubro-negro já está na pauta e é o último processo a ser julgado na próxima quinta-feira. A alegação do Flamengo é de que as equipes que participaram das três primeiras fases da Copa do Brasil foram prejudicadas em relação aos seis clubes que entraram direto nas oitavas de final. Neste caso, Vasco, Fluminense, Grêmio, Atlético-MG, Palmeiras e Corinthians ficaram imunes a possibilidade de suspensão, enquanto os outros classificados trouxeram cartões do período anterior.

Flamengo melhora aproveitamento, mas falta de sequência incomoda

Por Rio de Janeiro

FUTEBOL  AndreSantos -C oletiva (Foto: Janir Junior)
André Santos avalia situação do Fla no returno
(Foto: Janir Junior)
Comemoração e lamento: essa tem sido a rotina do torcedor do Flamengo no Campeonato Brasileiro. O time até conseguiu pular de 38,6% para 41,3% de aproveitamento depois do início do returno, mas segue com a sina de não ter vencido duas partidas consecutivas na competição. Desde que a competição passou a ser disputada por pontos corridos com 20 times, em 2006, o time nunca havia ficado 21 rodadas sem vencer duas seguidas. Sem fazer planos, mas ciente da importância de somar três pontos, o Rubro-Negro terá boa oportunidade de acabar com efeito vaga-lume, com a partida diante do Atlético-PR sendo no Maracanã e, na sequência, duelo com o lanterna Náutico, domingo, em Recife.
- Nós jogadores nos cobrávamos bastante para conseguir emplacar uma sequência. Já começamos o segundo turno melhor do que o primeiro. Ganhamos o Santos em casa, somamos um ponto fora com a Ponte, e temos um jogo difícil contra o Atlético-PR. Temos que vencer para encaminhar uma sequência de vitórias - afirmou André Santos.
No primeiro turno, depois de empate por 0 a 0 com o Santos na estreia, o Flamengo foi derrotado por 2 a 0 pela Ponte, em Brasília, quando tinha o mando de campo.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Mano evita estipular ambição para o Flamengo: 'Não vou vender ilusões'

Por Campinas, SP 
 A irregularidade do Flamengo no Campeonato Brasileiro impede até mesmo o técnico Mano Menezes de fazer projeções para a sequência da competição. Ainda sem emplacar duas vitórias consecutivas, o Rubro-Negro convive com a ameaça do rebaixamento. Até por isso, ele evita estipular uma ambição para a equipe. Uma coisa é fato: brigar pelo título está fora de cogitação, na opinião do treinador. As próximas partidas são consideradas cruciais pelo técnico para as pretensões do time.
- Ainda é cedo para saber pelo quê vamos brigar. Mas é claro que não vou falar em títulos, vender ilusões. A diferença na pontuação, no desempenho é grande. Seria faltar com a verdade dizer que sonhamos com os títulos. Não podemos pensar lá na frente. Temos de projetar jogo a jogo. O importante é não parar de pontuar – comentou.
Com 26 pontos, o Flamengo está a dois do Vasco, o primeiro da degola, e a nove do Atlético-PR, que abre a zona de classificação para a Libertadores. Segundo o treinador, em um campeonato de pontos corridos, como é o Brasileiro, prevalece a regularidade. Ele aponta a questão do planejamento como crucial para uma equipe figurar na parte de cima da tabela.
Mano Menezes Ponte preta e Flamengo (Foto: Rodrigo Villalba / Futura Press)Mano não acredita mais que o Flamengo brigue pelo título e fez questão de dexar isso claro para a torcida. Treinador espera os próximos jogos para ver pelo quê o Fla brigará. (Foto: Rodrigo Villalba / Futura Press)
- A constância faz a diferença nos pontos corridos. Se você empata e ganha apenas, fica muito perto do mesmo lugar. Mas infelizmente o futebol brasileiro está em constante reformulação. Falta planejamento de forma geral, o que dificulta o trabalho de todo mundo. Aí, as diretorias decidem mudar o técnico em vez do elenco inteiro. Todo mundo precisa de tempo para render. Mas fica essa ciranda – avaliou.
Particularmente sobre o Flamengo, Mano considera a falta de mais um meia de criação para dividir a responsabilidade com Carlos Eduardo um dos erros de planejamento.
- Faltam detalhes importantes para a gente vencer. Na minha opinião, precisamos de um jogador que arme mais para atuar ao lado do Carlos Eduardo. O Paulinho e o Gabriel possuem características diferentes. Precisamos de jogadores com capacidade de criação – afirmou o treinador flamenguista após o empate por 1 a 1 com a Ponte Preta, neste domingo à tarde, no Estádio Moisés Lucarelli.
O próximo compromisso do Fla está marcado para quinta-feira, às 19h30, contra o Atlético-PR, no Maracanã. Mano espera contar com as voltas do zagueiro Chicão, do lateral-direito Leonardo Moura e do volante Elias, fora contra a Macaca devido à condição física.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Flamengo freia reação do Grêmio e vence no Brasileiro de showbol


Por Águas de Lindoia, SP
O Flamengo deu, nesta quinta-feira, o primeiro passo em busca de seu quarto título do Brasileiro de showbol. O atual campeão deslanchou no segundo tempo para estrear com vitória sobre o Grêmio, pelo Grupo C, em Águas de Lindoia, no interior de São Paulo. Com cara fechada e três gols, Gelson Baresi puxou o triunfo por 9 a 6 na estreia para frear a reação dos gaúchos, que perderam o fôlego na reta final.
Outros destaques do Flamengo foram Djalminha e Braga, cada um com dois gols - Fábio Baiano e Jorginho completaram a vitória do Fla. Pelo lado gremista, Arilson brilhou com três gols e chegou a puxar uma reação, com a ajuda de Guilherme, Carlos Miguel e Patrício, mas não foi suficiente.
Os dois times voltam à quadra do showbol neste sábado. O Grêmio mede forças com o Santos, às 11h. Logo na sequência, o Flamengo encara o Botafogo. As duas partidas serão realizadas em Águas de Lindoia.
Flamengo e Grêmio Showbol (Foto: Luiz Carlos Quadro Junior / Divulgação)Flamengo deslanchou no segundo tempo para bater o Grêmio (Foto: Luiz Carlos Quadro Junior / Divulgação)
O JOGO
O Flamengo logo mostrou por que é o atual campeão brasileiro de showbol. Os rubro-negros dominaram os gremistas, perdidos na marcação. Jorginho abriu o placar. Fábio Baiano não teve dificuldades para encontrar um espaço e mandar a bola entre as pernas do goleiro Marcelo Pitol. O jogador ainda fez uma tabela com Djalminha, e o artilheiro do ano passado não desperdiçou. Gelson Baresi aproveitou o rebote de Djalminha para anotar o quarto.
Parecia que o Flamengo iria superar o Botafogo, que minutos antes havia aplicado a maior goleada da competição sobre o Santos. Só que o Grêmio enfim se encontrou. Arilson puxou a reação com um chute forte pela esquerda, sem dar chances ao goleiro Robertinho. O gremista ainda aproveitou um desentendimento entre Robertinho e Jorginho para anotar o segundo e deu o passe para Guilherme fazer o terceiro. Em uma jogada ensaiada de cobrança de falta, Carlos Miguel empatou a partida. No entanto, Baresi apareceu de novo para colocar o Fla em vantagem no final do primeiro tempo (5 a 4).
Na etapa complementar, o Grêmio não tardou a igualar o duelo novamente. Patrício completou com um foguete a assistência do pivô Roberto. Só que o gás gremista acabou por aí, e o Flamengo deslanchou. Gelson Baresi colocou o Rubro-Negro em vantagem novamente. Braga então fez o gol mais bonito da partida. O jogador acertou um tiro de muito longe após conbrança de  falta. Ele mesmo anotou o oitavo do Fla, sem marcação na intermediária. De pênalti, Djalminha completou a vitória. Arilson ainda descontou, também de pênalti. Nada que evitasse o triunfo dos cariocas por 9 a 6.

Mano celebra, mas alerta para efeito vagalume: ‘Vamos pensar jogo a jogo’

Por Rio de Janeiro
Uma vitória, três pontos e pulo da 15ª para a 11ª colocação na tabela do Brasileiro. Mano Menezes celebrou a vitória por 2 a 1 sobre o Santos, na noite desta quinta-feira, no Maracanã. O treinador espera que seja apenas o início de uma história diferente do que foi na primeira fase do Brasileirão, quando o time sofreu o efeito vagalume, com poucas vitórias e muitos apagões. Ele evitou fazer projeções e destacou a importância de pensar passo a passo para evitar tropeços.
- Era muito importante vencer no começo do returno para mostrar um início diferente de tudo. Não estava aqui, mas tivemos início ruim no turno. Mas apenas conquistamos uma vitória. Ela será importante se daqui para frente escrevermos outra história. Mas, pensando muito essa semana, desisti de fazer projeções. Vamos pensar jogo a jogo. Vencemos bem, poderíamos ter vencido com mais facilidade. O Santos criou uma jogada, a bola que o Thiago bateu cruzado para fora. A outra, nós cedemos uma bola logo depois de fazer o segundo gol. Foi duro, pois era a hora da tranquilidade. Mas ainda poderíamos ter ampliado. E jogou bem. Isso que me deixa contente. Agora, é trabalhar para o jogo da Ponte – afirmou o treinador rubro-negro.
Mano Menezes jogo Flamengo contra Santos (Foto: Márcio Alves / Ag. O Globo)Mano Menezes foi expulso no fim do jogo por reclamação (Foto: Márcio Alves / Ag. O Globo)
Mano condenou os critérios do árbitro e comentou sua expulsão no segundo tempo:
- Achei que o árbitro usou dois critérios no segundo tempo, marcando muitas faltas inexistentes contra a gente. Se marca aqui, tem que marcar lá. E sabíamos a característica que o adversário tinha na cobrança de falta. Ele já tinha chamado atenção, achei o lance mais forte, resolveu me tirar, me tirou. Acho que exagerou nos acréscimos também.
O treinador comentou ainda o pulo da equipe na tabela, minimizando resultados favoráveis ocorridos na rodada.
-  Quem ajudou muito o Flamengo foi o Flamengo. Por isso, subimos. Isso também demonstra que ninguém, ou pouca gente está fazendo uma sequência. A regra geral é ganha um, perde um, empata. Precisamos mudar isso no segundo turno.
O time se reapresenta na tarde desta sexta-feira, no Ninho do Urubu. Domingo, o Flamengo enfrenta a Ponte Preta, em Campinas, às 16h. Elias, suspenso, está fora da partida.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Djalminha descarta revanche com Bota e prevê Fla forte no Brasileiro

Por Rio de Janeiro

Campeão de todas as competições que disputou na última temporada, o Flamengo encontrou no Botafogo a sua "pedra no sapato" em 2013. Em abril deste ano, o Glorioso bateu o time da Gávea na semifinal do Carioca, quebrando uma invencilidade de sete meses do Rubro-Negro e impedindo a chance do tetracampeonato estadual da equipe do craque Djalminha. No Brasileiro, Flamengo e Botafogo duelarão novamente. Os rivais estão no grupo C, que começa nesta quinta-feira e conta ainda com Santos e Grêmio. Para Djalminha, o elenco rubro-negro deve esquecer a semifinal do Carioca e não tratar a partida do próximo sábado como revanche.
- Não temos que pensar em revanche, porque clássico é assim mesmo. Já vencemos o Botafogo em final de Rio-São Paulo (2010) e eles nos venceram na semifinal do último Carioca. Agora é um jogo novo e a única preocupação é nos classificarmos em primeiro para a semifinal - afirmou o camisa 10 do Fla.
O Flamengo estreia nesta quinta-feira contra o Grêmio. Única equipe de fora do eixo Rio-São Paulo na chave, o Tricolor Gaúcho inspira todos os cuidados do Rubro-Negro, principalmente após as classificações de Atlético-MG e Internacional, como respectivos primeiros lugares dos grupos A e B.
- Fiquei um pouco surpreso com as classificações de Atlético-MG e Internacional, porque são equipes que jogam apenas o Brasileiro e que eliminaram times mais experientes do showbol. Isso serve de alerta para que tenhamos cuidado com o Grêmio. Vamos entrar ligados na quinta-feira - comentou Djalma.
Flamengo, de Djalminha, vence o América e é campeão carioca de showbol (Foto: Ricardo Cassiano/Divulgação)
Djalminha prevê um grupo C do Brasileiro nivelado
(Foto: Ricardo Cassiano/Divulgação)

Para Djalminha, não há favorito no grupo C. Mesmo sendo o maior vencedor do Brasileiro de showbol, com três títulos, o Flamengo brigará de igual para igual com os três adversários do grupo C, na visão do meia-atacante.
- O showbol está cada vez mais nivelado. Não tem como apontar favorito antes de um campeonato começar. Acho que os quatro da chave têm chances de chegar à semifinal. Vai ser um Brasileiro muito difícil - analisou.
O Flamengo vem para o Campeonato Brasileiro de 2013 com a seguinte escalação: Robertinho, Emerson, André Cruz, Junior Baiano, Fábio Baiano, Marquinhos, Gelson Baresi, Cleisson, Piá, Djalminha e Selé. Técnico: Ernesto Paulo.
Confira os jogos do Flamengo na primeira fase (todos com transmissão do SporTV):
12/09 (quinta-feira) - 19h30m - Águas de Lindóia (SP) - Flamengo x Grêmio
14/09 (sábado) - 12h - Águas de Lindóia (SP) - Botafogo x Flamengo
15/09 (domingo) - 13h30m - Águas de Lindóia (SP) - Flamengo x Santos

Gabriel apela para psicologia e evita pensar em Z-4: ‘Puxa para baixo’

Por Rio de Janeiro

Gabriel treino Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Flaimagem)
Gabriel tenta manter postura otimista no Fla
(Foto: Alexandre Vidal / Flaimagem)
 

Tudo é uma questão de ponto de vista. É desta maneira que Gabriel fundamenta sua posição de sequer pensar em zona de rebaixamento para o Flamengo. Na 15ª colocação no Brasileirão, Rubro-Negro tem 22 pontos, três a mais do que a Portuguesa, primeiro time no Z-4. A distância, por outro lado, é a mesma para o Santos, nono. E entre olhar para cima ou para baixo, o camisa 10 não tem dúvidas. Até mesmo por uma questão de superstição.

- Na minha opinião, o objetivo é vencer o máximo de jogos e deixar o Flamengo na parte de cima da tabela. Acredito que não pode ser falado, nem pensado, em rebaixamento. Temos que alcançar o grupo lá de cima. Temos noção do que está acontecendo. Não vivemos um bom momento, mas quanto mais você pensa, mais vai ser puxado para baixo. Temos que pensar em quem está na frente e, consequentemente, conseguir o resultado. Pensar no que está embaixo, puxa para baixo.
Se a zona da degola ainda não assusta, Gabriel também é comedido ao comentar as ambições rubro-negras no Brasileirão e deixa claro que o mais importante no momento é “virar a página”, como diz Mano Menezes, e passar a integrar o grupo dos dez primeiros. Meta modesta para o tamanho do Flamengo, mas o meia-atacante prefere esperar uma estabilidade maior para pensar em novos objetivos.

Caso Nunes: dirigente não segue rigidez em regra de acesso a CT

Por Rio de Janeiro

Um caso que parecia solucionado e caminhava para se tornar parte do passado voltou à tona no Flamengo por conta de uma nota oficial divulgada pelo próprio clube: a proibição da entrada do ex-atacante Nunes no Ninho do Urubu. Em texto publicado no site oficial, o Rubro-Negro revela que o episódio aconteceu em janeiro em cumprimento a regras “para manter a ordem e preceitos estabelecidos quando a nova gestão assumiu”. Há menos de um mês, porém, o próprio vice de futebol, Wallim Vasconcellos, encontrou brechas na cartilha que rege o centro de treinamento.
De acordo com o clube, “apenas pessoas ligadas ao Departamento de Futebol podem entrar nas dependências”. Visitantes precisarão passar pelo crivo da diretoria diante da importância de “conceder privacidade aos atletas, a fim de que possam se concentrar apenas em treinar e se preparar para as partidas”. Em 17 de agosto, um dia antes do confronto com o São Paulo, em Brasília, porém, Wallim esteve no CT e levou dois de seus filhos para acompanhar o treinamento. Na tarde seguinte, o Rubro-Negro empatou por 0 a 0 no Mané Garrincha.
ninho do urubu flamengo  (Foto: Janir Junior)Acesso é restrito no Ninho do Urubu em dias e horários de treino (Foto: Janir Junior)
Em contato com o GLOBOESPORTE.COM, o clube contemporizou dizendo que tratavam-se de crianças e de uma atividade no sábado. Entretanto, é exatamente nas vésperas de jogos que Mano Menezes fecha as atividades por um período mais longo, sob a justificativa da necessidade de privacidade. A medida, por sinal, não é novidade. Em 2012, o volante Ibson levou sua esposa e filhos para acompanhar um treinamento, justamente em um sábado, e teve a entrada dos familiares vetada.
Foi o próprio Wallim, em entrevista à Rádio Globo na última quinta-feira, quem deu sua justificativa para o veto a Nunes:

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Mano invoca hino por alívio no Brasileirão: 'Vencer, vencer, vencer!'

Por Belo Horizonte
Mano Menezes flamengo treino (Foto: Fábio Castro / Agência Estado)
Mano Menezes revela preocupação pelo início do
returno (Foto: Fábio Castro / Agência Estado)
 

Mano Menezes resolveu adotar parte do hino como lema do Flamengo para o início do segundo turno. Na porta da zona de rebaixamento, o Rubro-Negro teve campanha decepcionante na primeira metade do Brasileirão. O treinador sabe que não há mais espaço para tropeços, ou a tenebrosa luta contra a degola se prolongará até o fim da competição. Sendo assim, a partir do confronto com o Santos, quinta-feira, no Maracanã, pela 20ª rodada, a ordem na Gávea é conjugar somente um verbo: vencer. De preferência, vencer, vencer e vencer, como escreveu Lamartine Babo.
Com apenas cinco triunfos nos primeiros 19 compromissos na disputa nacional e sem nenhuma em sequência de dois jogos sequer, Mano Menezes foi objetivo ao cobrar de imediato uma arrancada. Para ele, mais do que aliviar a situação na tabela, uma série positiva dará a tranquilidade necessária para equipe crescer na parte técnica.
- O início do turno é contra o Santos, em casa, e, pela situação, temos que vencer, vencer, vencer! Precisamos largar neste returno diferente do que foi no turno. Grande parte das nossas dificuldades passam por esse mau início. Vamos dar tranquilidade para tecnicamente se soltarem mais. Uma coisa é jogar com uma nação atrás de você e com a expectativa de recuperação. Temos que dar a resposta no início deste turno para que essa tranquilidade seja um componente para evolução.
Não é uma escolha ou desrespeito a ninguém, mas temos que ter um início melhor"
Mano Menezes
No primeiro turno, o Flamengo marcou apenas dois pontos nas quatro primeiras rodadas, o que resultou na demissão de Jorginho. Desses jogos, duas derrotas aconteceram como mandante para Ponte Preta e Náutico, os dois últimos colocados. Questionado se a "boa" tabela não aproveitada no início da competição seria um facilitador para volta por cima, Mano disse que o momento não é de escolher adversários e ressaltou os perigos de enfrentar membros do Z-4.
- Independentemente de quem venha a ser o adversário, precisamos iniciar muito melhor. Não é uma escolha ou desrespeito a ninguém, mas temos que ter um início melhor. Às vezes, você enfrenta um adversário na zona de rebaixamento e é mais duro do que quem está na frente. Pela postura, pelo que vale cada jogo. Isso influencia.
A teoria de Mano Menezes encontra eco na campanha do Flamengo, que não venceu nenhum dos quatro integrantes da zona de rebaixamento ao término do primeiro turno: além das derrotas já citadas, empates com São Paulo e Portuguesa, também como mandante. Depois do Santos, o Rubro-Negro encara Ponte Preta (fora), Atlético-PR (casa), Náutico (fora) e Criciúma (casa), nas cinco primeiras rodadas do segundo turno.

André Santos minimiza protesto e diz que rebaixamento é assunto proibido

Por Rio de Janeiro

Flamengo Andre Santos (Foto: Janir Junior)
Mau momento do Flamengo não abate André
Santos (Foto: Janir Junior)
Mais uma derrota, protestos da torcida, a proximidade da zona de rebaixamento e a necessidade de explicações para a pífia campanha do Flamengo no Campeonato Brasileiro. Nesta segunda-feira, um dia depois de o time ter atuação apagada e ser derrotado por 1 a 0 para o Cruzeiro, coube a André Santos a missão de tentar destrinchar o momento da equipe e comentar a ira de torcedores que estiveram no desembarque.

- A gente esteve no aeroporto, tinham torcedores, sim. Faz parte. Cabe a nós mudar essa história. Torcedor foi lá e cobrou a diretoria, é um caso à parte, cabe à diretoria resolver e dar uma resposta ao torcedor.
O Flamengo terminou o primeiro turno do Brasileirão com 22 pontos, na 15ª colocação. A zona de rebaixamento está logo abaixo. A Portuguesa, primeira equipe dentro do Z-4, tem 19 pontos. Apesar da situação adversa e de apenas cinco vitórias em 19 partidas do primeiro turno, André Santos riscou a palavra rebaixamento do seu vocabulário:
- Falando por mim, rebaixamento é assunto proibido. Vai começar agora o segundo turno. O Flamengo tem que pensar para cima.
Por falar em "pensar para cima", o lateral-esquerdo se mostrou otimista e afirmou que a equipe, apesar da incômoda situação, tem condições de brigar na parte mais alta da tabela. André Santos sonha com uma sequência de vitórias.
- Para você montar uma equipe é difícil, ainda mais quando tem muita troca de treinador e de jogadores. É difícil montar um elenco. Nosso objetivo maior é levar o Flamengo ao topo da tabela. É claro que é difícil, mas temos que pensar alto. Se ganharmos três jogos diretos, podemos brigar lá em cima. Temos que conversar entre nós e ver o que está faltando.
A equipe rubro-negra volta a jogar nesta quinta-feira, diante do Santos, às 21h, no Maracanã. A partida será válida pela 20ª rodada do Brasileiro, a primeira do segundo turno.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Nunes é barrado no Ninho do Urubu, e dirigente diz que até Zico seria


Nunes, ex-atacante do Flamengo  (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
Nunes foi barrado no Ninho do Urubu nesta quinta
(Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
 

Nem mesmo os campeões do mundo pelo Flamengo têm acesso livre ao Ninho do Urubu, centro de treinamento do time. Na terça-feira, o ex-atacante Nunes foi barrado. Quem teria impedido a entrada foi o vice-presidente de futebol rubro-negro, Walim Vasconcelos, que disse que nem mesmo Zico, maior ídolo do clube, está livre do impedimento caso não haja aviso prévio.
- Todo mundo (pode ser barrado). O Bebeto apareceu para ver o Mattheus e eu disse que não podia. É uma determinação geral. Não é o Zico ou o Nunes, é qualquer pessoa. Os vice-presidentes, se quiserem ir lá, me ligam. Eu digo que, de preferência, na hora do treino não dá porque perturba o trabalho da comissão e dos jogadores. Pessoas que não trabaham lá não são permitidas porque é um lugar de trabalho e não de lazer, como é a Gávea. O Nunes não foi barrado. Qualquer pessoa que queira entrar e não tenha atividade para fazer ou trabalho não será permitido. Essa determinação partiu da diretoria - disse Walim Vasconcelos à Rádio Globo.

Nunes foi o autor de dois dos três gols do Flamengo na final do Campeonato Mundial de 1981, contra o Liverpool. Triste com a situação, desabafou:

- Estou muito magoado com algumas pessoas, não vou citar nomes, da atual diretoria. Coloquei minha cara na campanha, ganhamos a eleição, e, quando a diretoria assumiu, eu conversava que eu queria ser observador técnico ou trabalhar junto no profissional ajudando, pelo conhecimento que eu tenho. Eu tenho uma história bonita no Flamengo, onde consegui meus sonhos e objetivos e tive o prazer de ser campeão brasileiro pela primeira vez e fazer o Flamengo campeão pela primeira vez. Depois campeão carioca, bi brasileiro, Libertadores e Mundial. Fiquei decepcionado com as pessoas que me proibiram de entrar no Ninho do Urubu. Ainda estou chateado, mas vida que segue. Enquanto algumas pessoas estiverem no comando do futebol, não piso mais no Ninho. Vou à Gávea porque é meu clube de coração, sou sócio.

O ex-jogador não entende as restrições impostas pela diretoria rubro-negra:

- Pelo que eu represento ao Flamengo, não tem horário (para entrar). Seria deselegante ter horário para mim, para o Zico, para o Adílio. Pior é que eu vi várias vezes que os verdadeiros ídolos da história do Flamengo seriam respeitados e valorizados. E eu fui desrespeitado. Mas há pessoas maravilhosas da diretoria, que me tratam bem quando me veem na Gávea. O que conta é que a minha torcida me adora e sabe o quanto eu represento.