sexta-feira, 26 de julho de 2013

Zico 60 anos

Zico, o novo camisa 10: "Com Pelé, não há comparação" (Foto: M.M. Passos)
Zico com a camisa 10, que também celebrizou:
 "Com Pelé, não há comparação" (Foto: M.M. Passos)

Vocês sabiam que Zico, um dos grandes craques do futebol mundial em todos os tempos — que se tornou sessentão esta semana — é formado em Contabilidade e gostaria de ter estudado piano?
Que seu apelido de garoto era “Caroço”?
Que não se considera o melhor dos três irmãos Antunes que se aventuraram no futebol — para ele, o baixinho Edu, que infernizou os adversários do América e do Vasco durante um período dos anos 70, era o cara?
Que, vindo das divisões inferiores do Flamento e já jogando uma barbaridade, nunca teve uma chance no time principal com o então técnico Zagalo?
O grande Zico completou 60 anos de idade esta semana e recebeu muitas homenagens. A minha é a de republicar reportagem/perfil que fiz para VEJA quando o craque estava no auge, às vésperas da Copa de 1982 — com as informações curiosas mencionadas acima e muitas outras.
A “chamada” da capa (veja foto abaixo) dizia: “O Grande Zico”. E o título da reportagem, dentro da revista, era: “O nosso craque maior”. A foto de abertura da reportagem é a foto que abre este post.
Depois do final da reportagem, leia um texto em que conto bastidores de sua feitura.
Reportagem publicada na edição de VEJA de 17 de março de 1982
O NOSSO CRAQUE MAIOR
Vencidos problemas e preconceitos, Zico chega aos 29 anos como o melhor jogador do Brasil e com tudo para explodir na Copa do Mundo
 
Quando as seleções do Brasil e da Alemanha Ocidental pisarem o gramado do Maracanã, no Rio de Janeiro, no próximo domingo, os apreciadores estarão diante do que, no momento, o futebol internacional pode oferecer de melhor – e testemunharão, de quebra, o confronto direto de duas superestrelas desse esporte: o brasileiro Arthur Antunes Coimbra, o Zico, 29 anos, e o alemão Karl-Heinz Rummenigge, 26.
Poucos críticos e torcedores, excetuados talvez os argentinos, deixariam de considerar Brasil e Alemanha o maior clássico do planeta.
Da mesma forma, o mundo parece convencido de que Zico e Rummenigge compõem, com o argentino Maradona, o trio de gigantes de sua geração.
Embora seja um amistoso preparatório para a Copa do Mundo da Espanha, que começa em junho, o jogo de domingo oferece atrações capazes de transformá-lo num grande acontecimento. Em primeiro lugar, há o ressentimento dos alemães com o duro retrospecto sobre os encontros Brasil e Alemanha – em nove jogos, o Brasil venceu seis, empatou dois e perdeu apenas um.
Além disso, o fortíssimo time do técnico Jupp Derwall ainda parece francamente atônito com a impiedosa goleada de 4 a 1 que lhe foi imposta pela equipe de Telê Santana no Mundialito do Uruguai, há pouco mais de um ano. São temperos que certamente apimentarão o duelo entre Zico e Rummenigge.
Trata-se de um daqueles tira-teimas entre craques que tanto atrai as multidões – no último deles, entre Zico e Maradona, Zico levou a melhor.
Num Flamengo e Boca Juniors realizado em setembro passado, o Flamengo ganhou de 2 a 0 – dois gols de Zico, numa partida em que Maradona jogou mal e saiu antes do fim.
Zico merece todo o respeito dos alemães. “Ele é um jogador-exceção, uma raposa, um craque que conquista a bola com leveza e agilidade”, diz o meio-campo Wolfgang Dremmler, 27 anos, que no domingo atuará contra o Brasil.
A exibição ao lado de Rummenigge, um habilíssimo atacante sem posição fixa, eleito o melhor jogador da Europa em 1980 e 1981, será uma boa oportunidade para que Zico se consolide na posição de primeiro aspirante a uma coroa que foi de Pelé por muitos anos e, na prática, está sem dono desde que o holandês Johann Cruyff se afastou da Seleção Holandesa, às vésperas da Copa de 1978.
CURRÍCULO ESPLÊNDIDO
Com Sócrates, na vitória contra a Alemanha por 2 a 1, em maio de 1981: o grande clássico do futebol mundial (Foto: J.B. Scalco)
Com Sócrates, na vitória contra a Alemanha por 2 a 1, em maio de 1981: o grande clássico do futebol mundial (Foto: J.B. Scalco)
Que Zico é o maior jogador do Brasil ninguém mais duvida – nem mesmo Sócrates, o atacante do Corinthians, reconhecidamente o único que poderia fazer-lhe sombra de forma direta. “Isso não se discute: o melhor jogador do Brasil é Zico”, encerra Sócrates.
Fantasmas e preconceitos ficaram para trás
E já ficaram definitivamente para trás alguns fantasmas e preconceitos que assombraram a carreira de Zico.
Pipoqueiro? “Santo Deus, eu queria ter um pipoqueiro desses em cada clube que eu treinar”, diz o técnico Oswaldo Brandão, o primeiro a convocar Zico para a Seleção, no início de 1976.
Jogador que só vai bem no Maracanã? Basta ver a chuva de gols que Zico marca por todo o Brasil, ou, então, os aplausos que recebeu da insaciável torcida paulista no magro empate por 1 a 1 contra a Checoslováquia, no início do mês. Mesmo no “purgatório” tradicional à saída do estádio, onde nem Sócrates escapou de xingamentos, Zico foi poupado.
Craque que não dá certo na Seleção? Que se ouça, então, o técnico Telê, para quem Zico é “o maior nome do futebol brasileiro”, “um dos melhores jogadores do mundo” e “um grande profissional”, que em vinte das 28 partidas da Seleção disputadas desde que Telê assumiu, há dois anos, fez dezenove gols, sem contar os que proporcionou a seus companheiros.
Ninguém, no futebol brasileiro atual, chega perto do esplêndido currículo do novo camisa 10 da Seleção. Zico foi seis vezes campeão da Taça Guanabara e seis vezes campeão do Rio de Janeiro pelo Flamengo, ganhou três títulos de torneios internacionais pela Seleção e dois pelo Flamengo, foi campeão da Taça Libertadores da América e Mundial de Clubes no ano passado.
Vibrando com mais um gol: o principal artilheiro do Flamengo (Foto: Ricardo Chaves)
Vibrando com mais um gol: o principal artilheiro do Flamengo (Foto: Ricardo Chaves)
O maior artilheiro da história do Flamento: em 8 campeonatos, artilheiro em 5 e vice em 2
De 1974 para cá, quando se firmou de vez no ataque do Flamengo, em oito campeonatos disputados no Rio, Zico foi artilheiro em cinco e vice-artilheiro em dois.
Um dos poucos jogadores profissionais em todos os tempos a superar a marca dos 500 gols, até a semana passada ele balançara as redes adversárias exatas 560 vezes, 502 das quais no Flamengo – o que o transforma no maior artilheiro da história do clube -, 53 na Seleção Brasileira e cinco em outras seleções.
Para onde se olhe na carreira de Zico, lá estará sendo quebrado algum recorde.
Foi ele, por exemplo, o maior goleador do Maracanã num único campeonato, o de 1975, com trinta gols, batendo um recorde estabelecido ainda na década de 50 pelo legendário Ademir de Menezes e igualado na década seguinte pelo artilheiro Quarentinha, do Botafogo.
Foi ainda Zico quem mais gols marcou num único jogo no Maracanã – seis, na goleada de 7 a 1 do Flamengo contra o Goytacaz, em março de 1979, dose repetida três meses depois contra o Niterói. Na segunda-feira dia 22 ele receberá o Troféu Craque do Ano da revista Placar, escolhido pelo voto dos leitores, unanimidade do Júri Especial da revista e por um júri de jornalistas esportivos de quatro capitais brasileiras.
AUTÓGRAFOS EM BOLAS
Na escolinha do Flamengo: em cinco anos, de "Caroço" a supercraque (Foto: A. J. B.)
Na escolinha do Flamengo: em cinco anos, de "Caroço" a supercraque (Foto: A. J. B.)
Ele próprio diz: “Não há comparação com Pelé”
Zico chega ao limiar da Copa do Mundo com uma unanimidade nacional semelhante à ostentada por Pelé. “Mas não há termo de comparação entre Zico e Pelé”, ressalva o camisa 10 do Flamengo.
As estatísticas sugerem que mesmo o grande Zico não poderá reprisar a glória do genial Pelé. Zico precisou chegar aos 29 anos de idade para ter marcado 500 gols. Pelé, com a mesma idade, já havia colecionado 1.000.
Mas os dois se parecem ao menos na infinita paciência com que ambos sabem conviver com a condição de ídolo. “Este rapaz já não se pertence, não pode ficar tranquilo um minuto”, irrita-se o supervisor do Flamengo, Domingos Bosco.
Celebridade com paciência infinita
É verdade. Tome-se ao acaso qualquer dia na vida de Zico e se terá uma prova para os nervos de um mortal comum. Dia de jogo do Flamengo em Fortaleza, no Ceará, por exemplo. No restaurante em que ele almoça no Hotel Praiano, o garçom larga na mesa o filé do maior jogador do Brasil, saca do bolso uma câmara e põe-se a fotografar o craque.
Hoje, com sandra, Júnior e Bruno (Foto: Ricardo Chaves)
Hoje, com Sandra, Júnior e Bruno (Foto: Ricardo Chaves)
Nos 15 minutos em que se aventura a chegar perto da piscina, não consegue parar: dá autógrafos em bolas, raquetes de tênis, cartões-postais. Segura criancinhas para fotografias, abraça fãs que nunca viu, é sucessivamente beijado.
Na sede do Flamengo no Rio, na Gávea, é pior ainda.
Num dia normal, como antes da recente partida contra o Atlético Mineiro, Zico pode bem demorar 40 minutos entre o final do treino e o momento em que, enfim, exausto, pode entrar no banho.
No percurso, entrevistas a cinco emissoras de rádio, a três jornalistas italianos e a dois árabes que mal falam português, uma ida até as arquibancadas para conversar com crianças excepcionais trazidas por uma professora, uma pausa para receber sua imagem entalhada em madeira por um fã adolescente – e, claro, incontáveis autógrafos.
SUCESSO NO TEATRINHO
Os pais, com Antunes, Tonico, Zico, Nando e Edu (Foto: Abril)
Os pais, seu Antunes e dona Matilde, com Antunes, Tonico, Zico, Nando e Edu (Foto: Abril)
“Quem perde a paciência às vezes sou eu”, diz a mulher, Sandra
“As pessoas às vezes abusam, mas ele dificilmente perde a paciência”, diz Sandra de Sá Coimbra, 26 anos, a mulher de Zico. “Eu é que às vezes perco”, arremata, lembrando casos em que Zico mal pôde permanecer numa boate ou teve o braço confiscado por algum fã num restaurante no momento exato de levar o garfo à boca. “Faz parte de minha vida”, diz Zico, resignado. “Essas pessoas só me vêem de longe nos estádios, gostam de mim. Eu não me escondo, não.”
Maria José, a “Zezé”, 38 anos, irmã mais velha de Zico, psicóloga com consultório em Copacabana e professora na Universidade Gama Filho, acha que Zico “tem muito equilíbrio para conviver com essa glória e ser um homem feliz”.
Pragmático, o próprio Zico explica sua técnica para sobreviver quando está em trânsito por algum lugar público: “Você não pode é parar. Se parar, aglomera”. Nas férias com Sandra e os filhos Arthur Júnior, de 4 anos, e Bruno, de 3, o recurso é ir para o exterior. “No Brasil, não tem mais lugar nenhum em que eu passe despercebido”, diz ele com simplicidade.
Caminho para os filhos flamenguistas foi aberto… no Fluminense
O caminho de Zico para a glória, desde que era o pequeno craque “Caroço” (apelido resultante de um quisto próximo a seu olho esquerdo, já eliminado) das peladas em Quintino Bocaiúva, um subúrbio a 45 minutos de ônibus do centro do Rio, entre Cascadura e Piedade, na zona norte, já entrou para a legenda do futebol brasileiro.
O alfaiate José Antunes Coimbra – “seu” Antunes, o pai, hoje com 81 anos – fora goleiro na juventude, depois que emigrou de Portugal, mas mesmo assim se opusera a que os filhos, todos flamenguistas roxos como ele, jogassem futebol profissionalmente.
Segundo a mãe, dona Matilde, o filho caçula era um menino bem-comportado, que não dava trabalho. “Ele gostava muito de cantar e de participar do teatrinho da escola”, lembra-se sua primeira professora no Grupo Escolar Rocha Pombo, dona Neide Almeida Sampaio. “Uma vez ele foi o caçador na encenação do ‘Chapeuzinho Vermelho’ e se saiu muito bem.” Acima de tudo, ele gostava de futebol.
Um garoto que antes dos 10 anos encantava Quintino nas peladas de rua, Zico, porém, obedecia ao pai – e foi preciso que o irmão José Carlos, o “Zeca”, hoje um economista de 37 anos, mais conhecido por Antunes, abrisse caminho para uma breve carreira no Fluminense para que os irmãos pudessem segui-lo.
MAMADEIRA E SERIEDADE
Com a primeira professora, dona Neide: lembrando o "Chapeuzinho Vermelho" (Foto: Sérgio Bebezovsky)
Com a primeira professora, dona Neide: lembrando o "Chapeuzinho Vermelho" (Foto: Sérgio Berezovsky)
Fernando, o “Nando”, formado em Comunicações, 36 anos, acabou jogando no Madureira e no Futebol Clube do Porto, de Portugal. Eduardo, o “Edu”, hoje com 35 anos, concluindo o curso de Educação Física, treinador dos juvenis do América Carioca e instrutor da Funabem no Rio, foi uma sensação no América, jogou no Vasco e no Flamengo, esteve entre os quarenta selecionados para a Copa do México e encerrou sua carreira no mês passado pelo Campo Grande, no Rio.
O moleque franzinho faz 14 gols numa partida de futebol de salão 
Dos cinco homens – Zezé, a psicóloga, é a única mulher -, apenas Antônio, o “Tonico”, 36 anos, formado em Administração e funcionário do Detran, não foi jogador profissional.
A história do Zico craque começou com o radialista Celso Garcia, da Rádio Tupi, vizinho de bairro dos Antunes, sendo chamado para ver o garoto em ação no futebol de salão do Clube River, em Piedade.
O Santos, time de Zico, então com 14 anos, ganhou de 22 a 2, e aquele franzino atacante fez catorze gols. “Fiquei impressionado, com a certeza de que tinha descoberto um craque excepcional”, diz Garcia, hoje conselheiro o Flamengo.
Moisés enfrenta Zico: usando o "direito da falta" (Foto: Rodolpho Machado)
Moisés enfrenta Zico: usando o "direito da falta" (Foto: Rodolpho Machado)
Zagalo, técnico, nunca lhe deu uma chance no time principal do Fla
Garcia levou Zico para treinar na Gávea e espantou o treinador dos juvenis, Modesto Bria, com o físico mirrado do garoto: 1,55 metro e 37 quilos. “Isso aqui é coisa muito séria, Celso”, reclamou Bria. “Esse menino precisa é de mamadeira.”
Mas Zico agradou em cheio no primeiro treino – e daí para a frente ninguém o segurou, nem a má vontade de técnicos sem visão.
Joubert não o deixava treinar, já crescido, com os profissionais. Zagalo, mais tarde, nunca lhe deu uma chance no time principal. E Antoninho conseguiu excluí-lo dos convocados para a Olimpíada de Munique, em 1974, mesmo sendo o Flamengo campeão estadual e Zico, ainda um aspirante o artilheiro do time.
GOSTOS SIMPLES
O vôlei na praia: cada vez mais raro (Foto: Adalberto Diniz)
O vôlei na praia: cada vez mais raro (Foto: Adalberto Diniz)
O baixinho magricela ganha peso, músculos e altura
Um intenso programa de condicionamento físico transformaria Zico completamente. Dividido em três fases – uma completa revisão médica, tratamento à base de anabolizantes hormonais para estimular o crescimento combinado com superalimentação e treinamentos físicos especiais -, o programa fez Zico ganhar 17 centímetros e 13 quilos de 1969 a 1974. Valeu.
Zico não se importa de ser chamado de craque de laboratório. “O futebol eu sempre tive, ninguém me ensinou”, diz. Embora poucos notem, ele acabou ficando 2 centímetros mais alto que Pelé, e hoje tem 66 quilos.
O maior jogador do Brasil é um homem de gostos simples. Seu prato preferido é filé com fritas, arroz e feijão. Quando frequenta seus restaurantes prediletos no Rio, o Castelo da Lagoa, o Antiquarius e o Mário’s, costuma pedir frutos do mar.
Gosta de cerveja gelada e de vinho rosê, embora só beba socialmente, e odeia gravata. Passa a maior parte do tempo com roupa esporte, e usa muito – por força de um contrato de publicidade – os artigos da marca Le Coq Sportif.
Zico dispensa os penduricalhos que normalmente enfeitam os jogadores de futebol: junto com o relógio, usa uma pequena pulseira de ouro, presente de Sandra. E, no pescoço, uma medalha também de ouro mostrando dois peixinhos nadando entrelaçados – referência a seu signo e presente que ganhou no Dia dos Pais do ano passado.
No lazer, o vôlei de praia de outrora tomou-se impraticável. Seu grande passatempo, hoje, é a aparelhagem de vídeo-cassete instalada num painel de mais de 2 metros em sua sala. Ali, Zico tem quase todos os gols que marcou e uma enorme coleção de filmes e musicais. Confessa-se “amarrado” em samba e conhece de cor os sambas-enredos das principais escolas do Rio. Vai pouco a cinema – prefere ver em casa – e muito a teatro.
PLANOS ABANDONADOS
Com a torcida: "Eles gostam de mim" (Foto: Ricardo Chavez)
Com a torcida: "Eles gostam de mim" (Foto: Ricardo Chaves)
Um homem de família, que beija o pai, os tios e os irmãos homens
É um homem de família. Costuma beijar não só mãe e a irmã, mas também o pai, os tios e os irmãos homens. Sabe de memória as datas de aniversário de todos os parentes e amigos mais próximos, e não deixa passá-las sem um presente. Gosta de trabalhar com os que lhe são próximos: seu procurador, João Batista de Almeida, é irmão de dona Neide, a primeira professora, e o irmão Antunes ajuda a administrar seus negócios.
Longe do público, é brincalhão e considerado pelos companheiros de time “um grande gozador”. “Pintou um lance, ele encarna”, diz o lateral Leandro, do Flamengo. Seu círculo de amizades é elástico. No mundo do futebol, os mais próximos são Cláudio Adão, do Vasco, e sua mulher, Paula, o goleiro reserva do Flamengo, Cantarele, e o lateral Júnior. Mas nele figuram também o cantor Fagner, o comediante Chico Anysio e os atores Carlos Eduardo Dollabela, Pepita Rodrigues e Fábio Júnior.
Casado há sete anos com Sandra, primeira namorada e irmã mais nova de Suely, mulher de Edu, declara-se até hoje apaixonado pela “mulher, irmã, amiga e amante”. “Nunca tivemos uma crise ou briga séria”, garante Sandra, que o chama de “Filho”. Para os colegas de Flamengo é “Galo” – uma alusão ao apelido “Galinho de Quintino” com o qual foi batizado pelo locutor Waldir Amaral.
Sandra vai com frequência ao Maracanã para assistir aos jogos de Zico, e tem viajado ao exterior durante as excursões do Flamengo, para ficar próxima do marido. Sandra vai à Copa da Espanha, e Zico aplaude a idéia.
O futebol obrigou o supercraque a arquivar alguns planos. Ele gostaria de estudar piano, se tivesse tempo. Sandra, que passou no vestibular de Comunicações da Gama Filho em 1977 mas deixou os estudos quando ficou grávida de Arthur Júnior, tateia algum horário para que Zico estude inglês, como ela. Zico, que fez Contabilidade, abandonou seu curso de Educação Física na Faculdade Castello Branco em 1974, por falta de tempo.
ESPÍRITO DE LIDERANÇA
O vídeo-cassete: quase todos os gols (Foto: Avanir Niko)
O vídeo-cassete: quase todos os gols (Foto: Avanir Niko)

Tempo também falta para Zico exercer como gostaria suas funções de presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio de Janeiro. “Vou lá quando dá”, desculpa-se.
Mas faz o que pode. Atualmente, Zico empenha-se sobretudo pela criação de uma entidade nacional de atletas profissionais, pela destinação da renda de um teste da Loteria Esportiva às entidades assistenciais dos jogadores e por uma reformulação da lei do passe, que “escraviza o jogador ao clube”. “Ele é um grande líder de nossa classe”, diz Zé Mário, substituído por Zico no cargo quando se transferiu do Vasco para a Portuguesa, em São Paulo.
Só reivindica para o grupo
“O Zico tem um grande espírito de liderança”, afirma o advogado Antônio Augusto Dunshee de Abranches, presidente do Flamengo, acostumado a receber o craque para tratar das reivindicações dos jogadores. Foi Zico quem exigiu que o vestiário fosse reformado, ou que os jogadores tivessem participação nas rendas. “Quando ele reivindica, é sempre para o grupo, nunca só para ele”, atesta o lateral Júnior.
É claro que Zico sabe também defender seus próprios interesses – mas, rumo aos 30 anos e próximo de disputar a que provavelmente será sua última Copa do Mundo, ele ainda não é exatamente um bilionário do futebol. Obviamente, está muito longe de ser pobre. Mora com família numa bela casa de três andares, quatro suítes e piscina na Barra da Tijuca, no Rio, servida por quatro empregados permanentes e dois eventuais.
Um bom patrimônio, mas longe do que poderia ser
Para comprá-la no ano passado, porém, teve que vender seu primeiro apartamento, na Tijuca, porque lhe faltavam os 7 milhões de cruzeiros da entrada. Além disso, possui dois apartamentos, dois terrenos, uma casa de veraneio em Praia Grande, no litoral fluminense, uma loja de artigos esportivos – a Zico Esportes, na Tijuca – e três automóveis: uma Caravan, um Passat Dacon e um Del Rey.

COTAS ESPECIAIS
A casa de Zico: patrimônio em alta com a renda
A casa de Zico: patrimônio em alta com a renda (Foto: Ricardo Chaves)
A condição de jogador mais bem pago do futebol brasileiro – entre luvas e salários, ele ganha hoje cerca de 3 milhões de cruzeiros mensais estipulados por um contrato que vai até maio de 1983 – não permitiu que Zico juntasse um patrimônio muito superior a 100 milhões de cruzeiros.
A preços de hoje, portanto, é menos que a quarta parte do primeiro contrato assinado por Pelé com o Cosmos de Nova York, em 1977. “Proporcionalmente ao que ele traz para o clube, Zico é o jogador mais barato do Brasil”, exagera Michel Assef, assessor jurídico do Flamengo.
A tendência, porém, é a aceleração do ritmo de sua caminhada para a riqueza: seu contrato atual prevê cotas especiais por participação em jogos no exterior, e o sistema de prêmios do Flamengo, com participação dos jogadores na renda e nos direitos de televisamento, permite, nas boas fases do Flamengo, que Zico receba pelo menos 1,5 milhão adicional por mês.
Acima de tudo Zico está agora entrando de rijo no terreno em que realmente uma celebridade esportiva hoje ganha dinheiro: os contratos de publicidade. “Quando terminarem esses contratos, ele será um homem rico”, assegura George Helal, vice-presidente do Flamengo, velho amigo do jogador e seu sócio na firma Zico Participações e Empreendimentos Ltda.
Para ele, o irmão Edu foi melhor
A empresa comercializará, no futuro, a marca “Zico”, já patenteada, como fez Pelé. Hoje, cuida dos negócios publicitários de Zico, que tem contratos com a Coca-Cola, Le Coq Sportif, Wella (xampus), Calcigenol (fortificante), Losango (turismo) e Estrela (brinquedos). Quanto Zico está ganhando com tudo isso? “Bem…”, desconversa o jogador, com um sorriso reticente.
Ele se torna bem mais loquaz ao falar de futebol – e é modesto ao analisar suas qualidades. Acredita sinceramente que seu irmão Edu o “superava longe em termos de qualidade técnica”. Talvez se trate de um tique familiar: o pai, “seu Antunes”, jura que o melhor entre os filhos era Antunes. Considera-se um bom jogador, embora admita que precisa aperfeiçoar o chute de esquerda com bola parada e não se veja como um marcador eficiente.
Suas jogadas preferidas são partir do meio de campo com a bola dominada, em arrancada fulminante rumo ao gol – cada vez mais difícil, hoje em dia -, e chutar de primeira, quando consegue, uma bola cruzada da linha de fundo. Acha que sua principal característica é a rapidez dentro da área: “Procuro não enfeitar – quero jogar a bola dentro do gol, pegar o goleiro no contrapé”.
O POVO SABE
Garoto dos anúncios, como este da Coca-Cola
Garoto dos anúncios, como este da Coca-Cola
Quanto à Copa, Zico entende que Telê está no caminho certo, que não há “casos claros de injustiçados” e que “é preciso respeitar o fato de que certos técnicos trabalham melhor com certos tipos de jogador”. Baseado sobretudo na divisão de chaves, ele aponta Alemanha e Espanha como grandes forças que poderão cruzar o caminho do Brasil.
Entre os jogadores estrangeiros, acha que brilharão sobretudo o argentino Maradona, os alemães Breitner, Runimenigge e Hansi Müller, e o inglês Keegan. Do Brasil, omitindo-se da lista, ele aponta como os melhores Sócrates, Júnior, Leandro, Cerezo e Luizinho.
Falando de política e de economia
Zico também não se acanha em selecionar nomes em política. Nessa área, é ecumênico. O senador Tancredo Neves, ex-PP, agora PMDB, é “um cara de cabeça muito legal”. Sandra Cavalcanti, candidata do PTB ao governo do Rio, que conhece pessoalmente, “é uma cabeça poderosa”. Seu rival do ex-PP e agora do PMDB, Miro Teixeira, amigo pessoal de Zico, representa “sangue novo”.
Ele apoia o projeto de abertura do presidente Figueiredo – e publicou um artigo no jornal Hora do Povo, do MR8. “Não vejo problema algum nisso”, diz Zico, que no entanto esclarece não se tratar de coluna fixa, como o jornal deu a entender. “Eu estava falando dos problemas do jogador de futebol.”
Zico não está satisfeito com o estado da economia. “Então vou ser a favor dessa inflação terrível que aí está comendo tudo?”, pergunta. “Vou dizer que a situação econômica é boa? Claro que não é”, diz, apontando como uma das causas a “má administração”.
Zico acha que o brasileiro está plenamente preparado para votar. Espera que haja logo eleições diretas para a Presidência – “Temos que chegar lá” – e não aprovou a vinculação de votos estabelecida pelo pacote de novembro: “Deve haver liberdade de escolha”.
Pretende votar em seu amigo Márcio Braga, ex-presidente do Flamengo, para deputado federal. Com a incorporação, produto direto dos casuísmos eleitorais do governo, se Márcio, ex-PP, mantiver sua candidatura, Zico, portanto, vai acabar votando no PMDB nas eleições de novembro.
Mas Zico lembra que “política não é meu setor”, e acha que as pessoas célebres, no Brasil, são patrulhadas caso não se pronunciem “sobre tudo”. Sua vida está centrada mesmo é no futebol. Segundo o craque, para o Brasil estrear em pleno estilo na Espanha, “só falta o pessoal poder ficar com a cabeça voltada para a Copa”.
A dele já está – e, no auge da forma, Zico poderá voltar da Espanha como o maior jogador do mundo.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
BYTES DE MEMÓRIA — BASTIDORES
Não basta trabalhar muito: jornalista também precisa ter sorte
Zico não voltou da Espanha com o título que ele e seus companheiros mereciam: o de tetracampeão do mundo.
Eu estive naquela Copa, por dever profissional, e vi a extraordinária seleção de Telê Santana passar dançando pelas primeiras três partidas, classificar-se em primeiro lugar em seu grupo, dar um baile de 3 a 1 na fortíssima Argentina – com Maradona já despontando e tudo o mais — e, na “tragédia de Sarriá”, cair por 3 a 2 ante uma Itália até então medíocre, que se classificara para o misto de oitavas e quartas de final daquela disputa com três empates.
Mas a história com Zico começou assim: J. R. Guzzo, o diretor de Redação de VEJA, me chamou à sua sala, um belo dia, logo no final de 1981, e disse:
– Setti, vou mandar você para a Copa do Mundo da Espanha. Você terá duas tarefas: cobrir a Seleção Brasileira e chefiar a equipe da revista que vai para a Copa.
Saí da sala com um misto de euforia, por poder trabalhar num tema que me apaixonava, e de forte aperto no estômago. Eu não era jornalista da área esportiva — era sub-editor da então importante editoria de Internacional, na qual trabalhava havia seis anos.

De bigodão e bolsa a tiracolo, com Zico no estacionamento da Gávea, dia 9 de março de 1982: o assédio ao craque era tanto que só ali foi possível terminar a entrevista (Foto: Rodolpho Machado)
Gostava de futebol e sabia quem eram todos os personagens ligados à Seleção. Nisso, estava confortável. — o problema é ninguém com quem eu trataria. Nenhuma fonte de informação, a começar pelo técnico Telê Santana, tinha ideia de quem eu era.
E cerca de 400 jornalistas, todos da área, experientes, iriam cobrir a Copa.
Guzzo, com minha designação, queria um olhar diferente sobre a Seleção, e estava plenamente ciente de que eu precisava me enfronhar no tema antes de embarcar para a Europa, meses depois. Assim, ficou combinado que eu passaria a dividir meu tempo entre as tarefas da Internacional e a cobertura de alguns treinos e amistosos da Seleção Brasileira. (Foi o que fiz no Morumbi, no Maracanã, no Recife e em São Luís do Maranhão).
A primeira etapa desse processo, porém, era um desafio: fazer no começo de março uma reportagem de capa, extensa e detalhada, sobre Zico, o maior craque do país na época.
Fui auxiliado, na tarefa, pelo repórter Maurício Cardoso, que sabia tudo de futebol e conhecia todo mundo nesse terreno. Ele ouviu várias pessoas do entorno do craque e o técnico Telê. (Infelizmente, por decisão que escapou de meu alcance, ele não teve crédito na reportagem.)
Pesquisei muito, li tudo o que podia sobre Zico e, não sem dificuldade, consegui manter uma primeira conversa com ele no final de um treino no agradabilíssimo Hotel Rancho Silvestre, em Embu das Artes, a meia hora da sede da Editora Abril, um oásis verdejante, dotado até de campo de futebol com medidas oficiais, onde a seleção tradicionalmente se concentrava quando em São Paulo.
No caso, estava concentrada para um amistoso contra a poderosa Alemanha Ocidental.

Conversando com Júnior e Zico durante a entrega do troféu "Bola de Ouro", da revista "Placar", no Copacabana Palace, a 22 de março de 1982 (Foto: Rodolpho Machado)
Na conversa com Zico, interrompida por constantes pedidos de declarações feitas por colegas, acabei combinando com ele de continuar a entrevista no Rio. Dias depois, fui de manhã até sua casa na Barra da Tijuca, mas o Galinho de Quintino estava com a agenda atrapalhada e me pediu para encontrá-lo mais tarde, durante um treino do Flamengo, seu clube, na Gávea.
Naquela época, Zico era uma das quatro ou cinco pessoas mais célebres do país. Perguntei a ele em que lugar do Brasil ele conseguia ficar sossegado com a mulher e os filhos — para almoçar num restaurante, ir a um cinema ou a um teatro.
Zico respondeu, com simplicidade, como se fosse a coisa mais natural do mundo — e que era mesmo, para ele:
– Que lugar? Nenhum.
Imaginem então vocês na Gávea o que era assédio ao craque. Assisti ao treino do Flamengo, conversei com alguns jogadores e dirigentes a respeito do objeto de minha reportagem mas, com Zico… Uma pedreira. Solicitado por Deus e o mundo, ele demorou uns 40 minutos entre o final do treino e a chegada aos vestiários, para tomar banho. Me fazia sinal para esperar, e assim fiz.
Só consegui terminar a entrevista iniciada no verdejante Hotel Rancho Silvestre no estacionamento da Gávea, perto do Ford Del Rey de Zico. Aquele contato preliminar seria aprofundado no mesmo mês, quando reencontrei o Galinho no Copacabana Palace, no Rio, onde recebeu da revista Placar a Bola de Ouro por suas atuações em 1981, e em diversos amistosos que a Seleção realizou no Brasil antes de embarcar para a Europa. Quando lá chegamos, Zico já confiava em mim e se tornara uma boa fonte de informações.
Voltando à reportagem de capa: depois de falar com o craque, era preciso, ainda, tentar entrevistar pessoas de sua família, com integrantes espalhados por vários bairros do Rio, agendas e interesses diferentes.
E aí veio a sorte, atributo fundamental para jornalistas cumprirem bem suas tarefas.
Exatamente naquela semana anterior à partida contra a Alemanha o apresentador Silvio Santos comandava o programa Esta é sua vida — e o personagem era, precisamente, Zico. Ou seja, tratava-se de um programa sobre a vida de Zico, da infância até a glória no futebol. E a produção providenciou a presença, nos longínquos estúdios da então TVS na Vila Guilherme, em São Paulo, de toda a família de Zico, de vários amigos de infância e até de sua primeira professora!

Com o craque no dia 6 de julho de 1982, na concentração de Más Badó, próxima a Barcelona, no dia seguinte à derrota da Seleção para a Itália e sua eliminação da Copa de 1982
Maurício Cardoso e eu seguimos para a Vila Guilherme num carro da Abril, com o fotógrafo Sérgio Berezovsky (hoje diretor de Redação da revista Quatro Rodas). Para nossa surpresa, quase não havia jornalistas na gravação do programa. Pudemos entrevistar os pais de Zico, seu irmão Edu — um driblador infernal que jogava uma barbaridade, quanto atuou pelo América e, depois, pelo Vasco –. sua primeira professora…
A sucursal de VEJA no Rio, dirigida por Zuenir Ventura, também colaborou com algumas declarações.
De posse dessa montanha de informações, sentei-me à minha mesa na redação de VEJA, então na sede da Abril na Marginal do Tietê, em São Paulo, e escrevi o texto.
Até hoje não sei por que cargas d’água não incluí na reportagem uma informação inacreditável que me foi fornecida pela mãe do craque, dona Matilde: Zico, contou-me ela, mamou do leite materno até os 11 anos de idade.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Em encontro, Zico entrega camisa estilizada do Fla ao Papa Francisco

Zico se encontrou com Papa nesta quinta Foto: EFE
Zico se encontrou com Papa nesta quinta
Foto: EFE
Em visita ao Palácio da Cidade, em Botafogo, nesta quinta-feira, o Papa Franciso se encontrou com algumas personalidades do esporte brasileiro, dentre eles Zico. O ex-meia aproveitou a oportunidade para entregar ao pontífice uma camiseta estilizada do Flamengo com o nome do Papa Francisco. Apaixonado por esporte, Francisco é torcedor do San Lorenzo.
"Foi uma coisa emocionante poder dar ao Papa a camisa do Flamengo. A emoção é total, esse encontro é uma coisa que te dá uma limpeza de alma, de tudo. Estou aqui como atleta, é muito bacana poder ter esse tipo de encontro com uma pessoa tão importante. Disse para ele que essa camisa eu usei durante 20 anos e têm as mesmas cores do time dele", disse o ídolo rubro-negro, que lembrou de quando participou de uma homenagem ao Papa João Paulo II, no Vaticano.​
"É sempre emocionante, já tinha encontrado o Papa João Paulo II, inclusive em um evento de 50 anos de Papado fui o abençoado do Brasil, entre esportistas do mundo que tinham alguma história com a religião. Contei a ele sobre o padre da Igreja de São Judas Tadeu, na Gávea, que rezava missa com a camisa do Flamengo por baixo da batina", definiu.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

André Santos não descarta ser meia, mas avisa: 'Minha posição é a lateral'

Por Cahê Mota e Richard Souza Rio de Janeiro

André Santos apresentação Flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
André Santos ainda não tem data prevista para a
estreia pelo Fla (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
 

A lateral esquerda do Flamengo está carente há quase três anos. Desde a saída de Juan, no fim de 2010, ninguém conseguiu brilhar por ali. O próximo a tentar é André Santos. De volta ao clube depois de uma passagem apagada entre 2005 e 2006, o jogador de 30 anos apresentou-se nesta terça-feira disposto a escrever um novo capítulo no Rubro-Negro. Nele, quer linhas que contenham histórias de boas atuações e títulos nos próximos dois anos, tempo de contrato com o clube.
O André que volta ao Flamengo se diz mais maduro. Está também mais rodado, vitorioso e versátil do que aquele jovem que tentava vingar num grande clube após surgir na base do Figueirense. O novo camisa 27 da equipe pode ser útil em mais de uma função. Depois que saiu do Corinthians com um título da Série B, um Paulistão e uma Copa do Brasil, o lateral-esquerdo foi para o Fenerbahçe, da Turquia. Lá, dividiu espaço com o pentacampeão Roberto Carlos e Wederson no setor e desempenhou um papel diferente, escalado como um meia. Na apresentação, o jogador afirmou que chega para ajudar como for preciso, mas deixou claro que seu lugar é lateral na lateral do campo.
Sou um trabalhador que acata ordens. O que o Mano precisar e estiver disposto a fazer, estou pronto para retribuir, seja na lateral ou na meia. Mas minha posição de origem é a lateral esquerda"
André Santos, novo lateral-esquerdo do Fla
- Primeiramente, fui contratado pelo Flamengo e quero jogar, buscar minha forma e depois pensar. Sou um trabalhador que acata ordens. O que o Mano precisar e estiver disposto a fazer, estou pronto para retribuir, seja na lateral ou na meia. Mas minha posição de origem é a lateral esquerda - avisou.
Depois de uma passagem rápida pelo Grêmio para a disputa da Libertadores deste ano – o time caiu nas oitavas de final -, André retornou ao Arsenal, da Inglaterra, mas rescindiu o contrato para acertar com o Rubro-Negro. Ele espera que a nova tentativa no futebol brasileiro seja vitoriosa e que possa ter o destaque de outros jogadores que deixaram a Europa para joga no país.
- Não é que não deu certo (no Grêmio). Contrataram excelentes jogadores, um excelente treinador... O melhor jogo que fizemos foi contra o Fluminense. Às vezes, é assim. Se contrata os melhores jogadores, e às vezes não dá certo. Já aconteceu isso em outros clubes. Hoje, na parte física, estamos no mesmo nível da Europa. O destaque é por conta da qualidade, o Alex, que joguei junto, o Seedorf, Zé Roberto, Forlán... Por onde passaram, foram vitoriosos.
André ainda não tem data marcada para estreia. Segundo o técnico Mano Menezes, ela não deve ocorrer contra o Botafogo, neste domingo, pela nona rodada do Brasileirão. Depois do clássico, o time enfrenta o Bahia, dia 31, em Salvador.

Em nome de projeto social, Paulo Victor cede camisa 27 a André Santos

Por Cahê Mota e Richard Souza Rio de Janeiro
Golero Paulo Victor do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / FlaImagem)
Paulo Victor usou o número 27 durante sete anos
no Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / FlaImagem)
 

O que poderia ser um primeiro "problema" na passagem de André Santos pelo Flamengo acabou rapidamente em uma solução com três partes beneficiadas. Apresentado nesta terça-feira como o único reforço rubro-negro na janela de transferências para quem vem do exterior, o lateral-esquerdo tem como hábito usar o número 27. A camisa tinha dono: o goleiro Paulo Victor. Entretanto, um bate-papo rápido determinou o acordo para a troca, com direito a uma ação social.

Há sete temporadas utilizando a camisa que passa a ser de André, PV não se opôs ao pedido do novo companheiro - que tem inclusive uma empresa com a marca AS27 -, mas fez uma proposta: em troca do número, o lateral deveria ajudar o projeto "Amigos de Verdade", organizado por uma igreja em Magé e que tem o goleiro como padrinho. Acordo prontamente aceito pelo recém-contratado.

- O 27 me persegue, é o número que eu gosto de jogar e sempre me deu sorte. Tenho uma empresa, a AS27, e gosto desse número. Conversei com o PV, sei que ele está com esse número já tem tempo, mas conversando, até brincamos, e ele passou a 27 para mim. Vou ficar com esse número, conversar com o Pelaipe, e vou doar umas cestas básicas para um grupo que o PV ajuda. Vou doar para instituição - prometeu André Santos.

Sem o 27, Paulo Victor passará a envergar o 48 nas costas, idade da mãe, Sol Vidotti. O goleiro reserva do Flamengo explicou o diálogo, que teve início com o próprio André Santos revelando o desejo da troca de número.
 
Eu usava o número 27 há sete anos, tudo que tenho é ligado a ele. (...) Conversamos sobre a possibilidade de ajudar o projeto social que sou parceiro, e o André gostou. Na hora, eu aceitei trocar a camisa. O intuito é sempre ajudar"
Paulo Victor, goleiro do Fla
- Partiu dele me procurar para falar sobre o número. Conversamos sobre a possibilidade de ajudar o projeto social que sou parceiro, e o André gostou, disse que vai estar sempre ajudando. Na hora, eu aceitei trocar a camisa. O intuito é sempre ajudar.

Mais do que fazer uma doação, André Santos prometeu também se tornar um parceiro do projeto "Amigos de Verdade". Segundo Paulo Victor, nenhum valor específico foi determinado como "pagamento" pelo número 27.

- Não há um valor estipulado. Vamos distribuir muita coisa, muito material. O André ficou bastante animado. Eu usava o número 27 há sete anos, tudo que tenho é ligado a ele, rede social, mas procuro ver pelo lado positivo. O que vale é ajudar, e nós dois ficamos felizes. Conheço e acompanho este projeto, são pessoas de confiança.

O "Amigos de Verdade" foi idealizado pela igreja frequentada por Paulo Victor, em Magé, e abriga 60 jovens de origem humilde: 30 com idade de juvenil e 30 de juniores.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Zico volta ao Rivadávia Corrêa na festa de centenário da escola

Uma das grandes preocupações de Zico é com a preservação da memória. Geralmente o tema aparece ao quando ele fala de futebol. O Galinho costuma destacar a importância de visitar o passado para não deixar que se percam no tempo quem fez a história. Claro que ele não se comportaria diferente com sua própria história. E foi por isso que Zico marcou presença na festa do Centenário da Escola Municipal Rivadávia Corrêa, no Centro, onde estudou no antigo período ginasial. O evento foi realizado no último dia 10 de maio, precedido por uma missão comemorativa.

- É sempre uma alegria muito grande voltar. Acordava todo dia por volta das 5h e seguia de Quintino para cá, depois ia para a Gávea para treinar. Foi o início de muita coisa na minha vida. A escola mudou muito, naturalmente passou por obras. São décadas que se passaram. Mas acho muito importante voltar e celebrar uma data marcante como essa, mesmo encontrando pouca gente do meu tempo- comentou Zico.

Fundada em 1913, hoje a Escola Muncipal Rivadávia Corrêa é um espaço educacional experimental, que adota métodos modernos de ensino. E vem sendo bem sucedida com o nome de Ginásio Experimental Carioca Rivadávia Corrêa. 

O detalho curioso na história do colégio é que sua pedra fundamental foi colocada em 1874 ainda pelo imperador Dom Pedro II. Até hoje ela é conhecida como “A escola do Imperador”.

Versátil, Elias emplaca série de boas atuações pelo Fla: 'Sempre fui regular'

Por Cahê Mota Rio de Janeiro

elias flamengo (Foto: Cahe Mota)
No Flamengo, Elias mantém parceria com Mano da
época de Corinthians e Seleção (Foto: Cahe Mota)
Ora volante, ora armador, ora artilheiro. A versatilidade sempre foi a principal marca de Elias. Foi assim que o volante chamou a atenção na Ponte Preta, chegou ao Corinthians, rumou para a Europa e acabou convocado para a seleção brasileira. Agora, tem sido assim no Flamengo. Novamente sob o comando de Mano Menezes, seu treinador na época do Alvinegro paulista e da Seleção, o camisa 8 tem se destacado no Rubro-Negro pela importância tática e liderança. Contra o ASA de Arapiraca, quarta-feira passada, pela Copa do Brasil, usou a braçadeira de capitão na ausência de Léo Moura e fez um dos gols da vitória por 2 a 1. Um dos principais reforços da atual gestão do clube, ele garante tem a regularidade como característica marcante.
- Sempre fui regular por onde passei. Às vezes, faço um golzinho sem querer, às vezes, não, mas procuro manter a mesma batida. É uma característica minha. Fazer gol é sempre importante. Ainda mais em uma decisão, já que era uma eliminatória (jogo contra o ASA). É minha característica chegar (ao ataque). Às vezes, vou fazer. Outras, vou perder. Mas o mais importante é aparecer e abrir espaços para outros jogadores.
Contra o ASA, Mano decidiu poupar Gabriel e Carlos Eduardo. Desta forma, Elias jogou mais adiantado no meio de campo e ficou responsável pela criação. Mesmo fora de sua posição de origem, apareceu bem para concluir e esteve mais próximo dos atacantes. Assim como o treinador, o volante não gostou do desempenho do time, mas ficou satisfeito pela conquista da vaga nas oitavas de final da competição.
Sempre fui regular por onde
passei. Às vezes, faço um golzinho sem querer, às vezes, não, mas procuro manter a mesma batida.
É uma característica minha"
Elias, volante do Flamengo
- Foi uma atuação abaixo do que estávamos apresentando. Jogamos mal e sabemos disso. Mas conseguimos a vitória e a classificação. Devemos levar em conta que foram quatro partidas seguidas. O importante é que vencemos. Agora, é descansar, que domingo é outra pedreira.
Após o treino da manhã desta sexta-feira, no Ninho do Urubu, a delegação rubro-negra viaja para o Rio Grande do Sul, onde encara o Internacional no domingo. O meia-atacante Gabriel, machucado, não joga. Ele deve ser substituído por Nixon. O volante Cáceres sente dores na coxa direita e é dúvida. Mas Elias vê os companheiros em evolução técnica e psicológica e aposta na maturidade do time para superar os eventuais desfalques.
- Na dificuldade (contra o ASA), mostramos uma certa maturidade que não existia em outros tempos. Jogávamos mal e perdíamos, sofríamos muito. Não sofremos dessa vez, estivemos bem postados. É um fator positivo. Vamos ter partidas difíceis pela frente e esperamos ter a mesma maturidade.
O Flamengo volta a campo neste domingo, às 16h (de Brasília), contra o Internacional no estádio Centenário, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro está em 11º lugar com nove pontos, três atrás do Cruzeiro, último time do G-4.

André Santos finaliza exames e deve ser apresentado na segunda-feira

Por Cahê Mota e Richard Souza Rio de Janeiro
andre santos seleção brasileira brasil x espanha tempo real clima (Foto: Igor Gonçalves)
André Santos realizou exames médicos e deve ser
apresentado na segunda (Foto: Igor Gonçalves)

O primeiro reforço da era Mano Menezes no Flamengo está, enfim, fechado. O lateral-esquerdo André Santos resolveu as últimas pendências de seu contrato e assinou com o Flamengo por dois anos. Parte dos exames médicos foram realizados pela manhã - o Rubro-Negro aproveitou alguns testes realizados pelo atleta ainda no Grêmio, seu ex-clube - e a apresentação está prevista para acontecer na segunda. Antes, no entanto, o jogador viaja para Biguaçu, em Santa Catarina, onde organizará um 'Jogo das Estrelas' com diversos outros jogadores, entre eles o lateral Daniel Alves.
O jogador comentou sua transferência para o Rubro-Negro e se mostrou empolgado em começar logo a trabalhar com Mano Menezes.
- O sentimento é o melhor possível, até porque eu estou muito feliz com essa nova conquista de chegar num grande clube como o Flamengo. E sem dúvida alguma chego com o sentimento de vencedor. Espero fazer uma história aqui no clube. Ser campeão e levar cada vez mais o nome do Flamengo a muitas vitórias e muitas conquistas - afirmou André Santos através de sua assessoria de imprensa.
O compromisso de André Santos com o Flamengo será até junho de 2015. O lateral, velho conhecido de Mano Menezes, vinha mantendo a forma em Florianópolis, onde mora, desde que deixou o Grêmio, no início de junho. Ele passou pelo Flamengo entre 2005 e 2006, mas foi muito pouco aproveitado e não teve destaque. Sob o comando de Mano, foi muito bem com a camisa do Corinthians, seguindo para o Fenerbahçe, da Turquia, e depois ao Arsenal.
- Quando passei pelo Flamengo, com um ano e meio de clube houve oito mudanças de  treinador. Eu era muito jovem. Mas, sem dúvida alguma, temos que valorizar mais agora. Essa minha passagem pela Europa, hoje mais maduro, mais experiente, e a passagem pela seleção brasileira. Então espero fazer o que fiz em todos os clubes até agora. Repetir as belas atuações e conquistar títulos como eu fiz em outros clubes. Mas pelo Flamengo hoje que, sem dúvida alguma, esta torcida rubro-negra merece - completou.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Com Pet no comando, Fla vence o Atlético de Madri e vai à semi no fut 7

Sob a liderança do sérvio Petkovic, o Flamengo venceu seu segundo compromisso no Mundialito de Clubes de futebol 7 e garantiu a vaga na semifinal da competição. Em duelo realizado na Arena Sapucaí, no Rio de Janeiro, o Rubro-Negro marcou 5 a 2 sobre o Atlético de Madri e chegou aos seis pontos na classificação do Grupo A, ao lado do Fluminense, seu rival desta sexta-feira, às 19h45m (de Brasília).
Petkovic lidera o Flamengo no Mundialito de futebol 7 (Foto: Davi Pereira/JornalF7.com)Petkovic lidera o Flamengo no Mundialito de futebol 7 (Foto: Davi Pereira/JornalF7.com)
O ex-camisa 43 do futebol de campo foi um dos destaques. Mesmo sem ter marcado, ajudou com bons passes e assistências. Felipe Facão, Mikimba, Dabá, Roni e Dias fizeram os gols do Flamengo. Juli marcou os dois do Atlético de Madri.

Zico alerta Flamengo na luta contra o Z-4: ‘Não pode se acostumar’

Zico e Paulinho programa Altas Horas (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Zico durante gravação do programa "Altas Horas", comandado por Seginho Groisman (Foto: Marcos Ribolli)
Maior jogador da história do Flamengo, Zico ainda não demonstra preocupação com o fato de o Rubro-Negro estar na zona de rebaixamento do Brasileirão. Afinal, o campeonato ainda está no começo, e foram apenas seis rodadas até aqui. Mas o ídolo faz um alerta: não pode se acostumar com o Z-4.

Confiante na recuperação do Fla, Zico vê esta edição do Campeonato Brasileiro muito parelha, sem um time que destoe dos outros. Por isso a confiança.

- Hoje há muito equilíbrio. Não tem uma disparidade muito grande. As equipes que estão no Z-4 poderiam estar no G-4. Você ganha dois jogos e já dá um salto. Mas o Flamengo não pode se acostumar com esse tipo de colocação que está. Tem de estar atento. O Flamengo tem de se acostumar com vitórias - disse o Galo.
O Flamengo tem time para jogar de igual para igual com qualquer equipe do Brasileiro"
Zico
Antes de gravar o "Altas Horas" que vai ao ar no dia 20 de julho, Zico ainda mostrou mais otimismo em relação à montagem do time rubro-negro.

- O Flamengo tem time para jogar de igual para igual com qualquer equipe do Brasileiro. Não tem que se sentir inferior a ninguém - falou. - O Mano Menezes tem capacidade para montar uma boa equipe. Ele teve sucesso no Grêmio, no Corinthians e não chegou à Seleção à toa.

Com apenas seis pontos em seis partidas no Campeonato Brasileiro, o Flamengo aparece na 18ª colocação, à frente apenas de Atlético-PR e Náutico. O próximo desafio no Brasileirão será no domingo, contra o Vasco, às 18h30m, em Brasília.
Por Leandro CanônicoSão Paulo

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Fla chega a Maceió com admiração mútua entre elenco e torcida

Mosaico desembarque Flamengo (Foto: Cahê Mota) 
Por Cahê Mota Maceió 
Primeiro, foram os mais de 100 torcedores que se espremeram no setor de desembarque do Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió, para celebrarem um raro reencontro com o Flamengo. Depois, foram os próprios jogadores que, impressionados, amontoaram-se nas janelas e registraram com celulares a festa que acontecia do lado de fora do ônibus. Assim, em clima de admiração mútua, a delegação rubro-negra chegou a Alagoas para partida de quarta-feira, contra o ASA, em Arapiraca, pela terceira fase da Copa do Brasil.

Campeão mundial em 81, Peu visita delegação do Flamengo em Maceió



Por Cahê Mota Maceió

Depois de ser recebida por cerca de cem torcedores no aeroporto em Maceió, a delegação do Flamengo teve uma visita ilustre no hotel onde está hospedada, na praia de Jatiúca. Nascido na capital alagoana, o ex-atacante Peu - campeão carioca, brasileiro, da Libertadores e do Mundial pelo Rubro-Negro - esteve presente na chegada dos jogadores. Atleta do clube entre 1981 e 83, ele entrou em campo 59 vezes e marcou 11 gols. Atualmente funcionário das categorias de base do Dínamo, equipe local, Peu prevê dificuldades diante do ASA, em Arapiraca, nesta quarta-feira, pela terceira fase da Copa do Brasil.
- O time deles vai muito no grito da torcida jogando em casa. Se fizerem um gol, fica complicado por conta da empolgação. É um estádio pequeno, mas com gramado bom. Vai ser um jogo difícil, mas o Flamengo pode usar os contra-ataques para sair na frente e mudar a situação.
Peu visita delegação do Fla em Maceió (Foto: Cahê Mota)Ex-jogador do Flamengo, Peu diz que é bom o gramado do Coaracy da Mata (Foto: Cahê Mota)
ASA de Arapiraca e Flamengo se enfrentam às 21h50m (de Brasília), no estádio Coaracy da Mata Fonseca, pela terceira fase da Copa do Brasil. O confronto decisivo está marcado para o dia 17 de julho, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

Fla anuncia série de jogos no DF, e volta ao Maracanã não tem previsão

Por Fabrício Marques Brasília

Filas estádio Mané Garrincha Santo x Flamengo (Foto: Fabrício Marques) 
Flamengo jogou contra Santos e Coritiba no
Mané Garrincha (Foto: Fabrício Marques)
O presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, anunciou nesta terça-feira, em Brasília, uma série de jogos do Rubro-Negro na capital federal. Além do clássico com o Vasco, no próximo domingo, o time vai enfrentar o Botafogo, dia 28 de julho, no Mané Garrincha. Pelo menos outras quatro partidas ocorrerão no estádio, mas o mandatário preferiu não confirmá-las. Os confrontos seriam contra Atlético-MG, dia 4 de agosto, São Paulo, dia 18, Grêmio, dia 25, e novamente contra o Vasco, dia 6 de outubro, pelo returno. O número de compromissos do time no Distrito Federal, segundo Bandeira de Mello, pode até aumentar.    
- Pelo menos seis jogos queremos trazer. Essa programação é flexível, pode mudar, provavelmente será ampliada um pouco. O Flamengo está feliz, à vontade e acolhido pela torcida em Brasília. Sabemos que temos maioria absoluta aqui – disse, após reunião com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e com o secretário extraordinário da Copa no DF, Cláudio Monteiro.