terça-feira, 30 de abril de 2013

Multidão invade a madrugada e faz festa para o Fla em João Pessoa

Por Cadu Vieira, Cahê Mota e Lucas Barros João Pessoa, PB

Como de costume, o encontro entre Flamengo e Nordeste foi sinônimo de festa na Paraíba. O relógio já apontava 1h10m da madrugada quando a delegação desembarcou no Aeroporto Castro Pinto, em João Pessoa. Mas quem disse que o horário foi problema para os rubro-negros? Cheios de entusiasmo, cerca de 500 torcedores – de acordo com a estimativa da polícia – receberam os jogadores que enfrentam o Campinense, quarta-feira, pela Copa do Brasil. A viagem, no entanto, não chegou ao fim, e o grupo segue de ônibus para Campina Grande, palco do confronto.
Desembarque do Fla em João Pessoa (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
O técnico Jorginho sentiu de perto o carinho da torcida no desembarque da delegação do Fla em João Pessoa (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
Mesmo com a possibilidade de seguir de avião até a cidade do interior em voo com conexão em Salvador, o Flamengo optou por ir para João Pessoa e fazer a perna final por via terrestre por questões logísticas, principalmente para evitar riscos com material esportivo ou atraso na troca de aeronave. Na chegada à capital paraibana, os mais assediados foram Hernane e Jorginho, que tiveram dificuldades para deixar o saguão e se juntar ao restante da delegação no ônibus.
Ao gritos de “Uh, terror, o Hernane é brocador”, o atacante foi o último dos jogadores a deixar o local e precisou de escolta de seguranças. Sorridente, Jorginho encarou o assedio com simpatia e fez elogios aos torcedores.
Desembarque do Fla em João Pessoa (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
Nem o avançar da hora desanimou os rubro-negros
no aeroporto (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
- É uma alegria para a gente. Foi assim na minha época de atleta. Fico feliz por ser assim ainda. É essa paixão que o Flamengo tem, principalmente no Norte e Nordeste. É algo impressionante. Isso que nós queremos, que essa torcida esteja presente em massa e nos dê um grande apoio.
Após treinar pela manhã no Ninho do Urubu, o elenco do Flamengo se reapresentou no início da noite e passou quase que despercebido pelo Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro. Com direito a embarque prioritário, os atletas já se encontravam a bordo da aeronave quando foi aberta a entrada do restante dos passageiros. A viagem de cerca de 2h40 minutos ocorreu tranquilamente.
Com chegada a Campina Grande prevista para por volta das 3h, o Flamengo terá a manhã de terça-feira livre para repouso. Na parte da tarde, os jogadores participam de um treinamento de reconhecimento do gramado do Estádio Amigão. O confronto com o Campinense está marcado para quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), e terá transmissão ao vivo da Rede Globo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real. Uma vitória por dois gols de diferença garante os cariocas na fase seguinte da Copa do Brasil sem a necessidade da partida de volta.
Desembarque do fla em João Pessoa (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
O torcedor paraibano aguardou ansioso a chegada da delegação rubro-negra a João Pessoa
(Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)

Fla acerta com Moreno e aguarda assinatura para fazer anúncio

Por Cahê Mota e Janir Júnior Rio de Janeiro
Marcelo Moreno no treino do Grêmio (Foto: Lucas Uebel / Site Oficial do Grêmio)
Marcelo Moreno chega ao Flamengo até o fim de
2013 (Foto: Lucas Uebel / Site Oficial do Grêmio)
 

O Flamengo espera apenas a assinatura do contrato para anunciar Marcelo Moreno como primeiro reforço para o Campeonato Brasileiro. Especulado desde o início do ano no clube e sem espaço no Grêmio de Vanderlei Luxemburgo, Marcelo Moreno chega por empréstimo até o fim do ano, com opção de compra dos direitos econômicos em outubro, e coloca um ponto final na soberania de Hernane no ataque do Flamengo. O acerto entre os clubes e o jogador já foi sacramentado e o anúncio depende apenas de trâmites burocráticos. Toda documentação já está nas mãos do departamento jurídico.
Mesmo com o acerto encaminhado, o pai do jogador, Mauro Martins - que havia chamado o Flamengo de "equipe fracassada" em fevereiro -, desconhece a transferência do filho para o Rubro-Negro. Conhecido por suas declarações polêmicas - dadas por "impulsividade", segundo o atacante -, Mauro Martins não participa da negociação entre os dois clubes, uma vez que o jogador é empresariado por Fabiano Farah.
- É mentira, não acertou nada. Ele vai ficar no Grêmio, que é o clube que o contratou por quatro anos. Só acredito quando o meu filho falar: "Papai, estou indo para o Flamengo". Isso de o Flamengo falar que contratou e o Grêmio que vendeu eu não acredito em ninguém, só no meu filho. Sou o homem mais feliz pelo meu filho não estar jogando. O Grêmio está mal na Libertadores e ele não vai ser culpado pela eliminação.
O Rubro-Negro busca ainda mais quatro nomes para o restante da temporada. De olho no mercado “emergente”, como definiu a diretoria, o clube tem outros reforços de clubes pequenos engatilhados. Um lateral-direito, um zagueiro e dois meio-campos são desejados.
Afastado do elenco do Grêmio desde a última semana, Moreno é esperado no Rio de Janeiro nos próximos dias. O atacante não entra em campo desde 24 de fevereiro, na derrota por 2 a 1 do Tricolor Gaúcho contra o Internacional. Na temporada passada, o boliviano foi o artilheiro da equipe, com 22 gols marcados. As chegadas de nomes como Barcos e Vargas, para a disputa da Libertadores, no entanto, o fizeram perder espaço.
 
No Flamengo, o nome do atacante chega acompanhado pela polêmica protagonizada pelo pai dele. Após o jogador ser oferecido ao Palmeiras na negociação por Barcos, Mauro Martins reclamou publicamente, chamou o Grêmio de timinho e o Alviverde e o Flamengo de “equipes fracassadas”. Já o atacante elogiou publicamente os dois clubes criticados pelo seu pai.
Na manhã desta segunda-feira, o Rubro-Negro já tratava o negócio como praticamente certo, mas os gaúchos pisaram no freio. O assessor de futebol, Marcos Chitolina, chegou a dizer que, diante da proposta apresentada, não haveria negócio. Contatos do diretor de futebol, Paulo Pelaipe, com a diretoria gremista, porém, decretaram o acerto.

Galinho no Carnaval

Tema do Carnaval da Imperatriz Leopoldinense no próximo ano, Zico é retratado como um guerreiro medieval no logotipo oficial do enredo “Arthur X – O reino do Galinho de Ouro na corte da Imperatriz”, que será desenvolvido pelo carnavalesco Cahê Rodrigues. No último domingo, no lançamento oficial do tema, Zico esteve na quadra da escola, em Ramos, na Zona Norte do Rio, pela primeira vez e foi saudado pela torcida Leopoldinense.
Confira abaixo o logo, que ainda traz uma imagem do Maracanã lotado em uma mistura com o antigo Coliseu.
Foto: Divulgação

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Fla bate Madureira e decidirá Taça Rio sub-20

O time sub-20 do Flamengo confirmou o favoritismo e venceu o Madureira na manhã deste domingo, em Edson Passos, na semifinal da Taça Rio por 2 a 1 (Confira vídeo com os gols do Fla na partida). Douglas Baggio e Thomás marcaram os gols do Rubro-Negro, que fará a decisão na próxima semana contra o Nova Iguaçu, classificado após empatar com o Fluminense no último sábado. Juninho descontou no fim do jogo para o rival. Quem ganhar enfrentará o Tricolor (vencedor da Taça Guanabara) na final do estadual. O resultado agradou o presidente do clube, Eduardo Bandeira de Mello, que esteve presente no estádio para assistir ao jogo.
thomas flamengo sub-20 taça rio (Foto: Raphael Bózeo)
Integrante do grupo profissional, Thomás vibra muito com seu gol na partida (Foto: Raphael Bózeo)
 
Com uma campanha impecável no primeiro turno, quando venceu seis dos sete jogos e marcou 22 gols, o Flamengo precisava apenas do empate para chegar à decisão. Mas isso nem passou pela cabeça dos jogadores, que sofreram apenas dois sustos no início do jogo. Liderado pelo camisa 10 Thomás, o time abriu o placar aos 25 minutos. Igor Sartori fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Baggio empurrar para o gol vazio. O camisa 9 ainda ouviu da torcida o grito da torcida de "Ah, o Baggio é melhor que Neymar."
Eduardo bandeira de mello presidente flamengo sub-20 taça rio (Foto: Raphael Bózeo)
Presidente Eduardo Bandeira de Mello comparece
ao jogo em Edson Passos (Foto: Raphael Bózeo)
 

A experiência no time profissional deu a Thomás status de estrela do time. E ele retribuiu a confiança com o segundo gol, aos 8 da etapa final, em chute de fora da área, no contrapé do goleiro: 2 a 0 e vibração calorosa do meia rubro-negro.
Aos 40 do segundo tempo, Juninho aproveitou a bobeira da defesa rubro-negra e marcou para o Madureira. Um minuto depois, Lucas Brisson quase empatou a partida. No fim, prevaleceu a superioridade do Flamengo.
Agora, o Rubro-Negro volta a campo no próximo fim de semana contra o Nova Iguaçu, que eliminou o Fluminense no sábado, com um empate por 1 a 1. Quem vencer pegará o Tricolor,  campeão da Taça Guanabara, na decisão do Carioca.
* Texto de Raphael Bózeo, estagiário, sob a supervisão de André Casado
 
flamengo sub-20 taça rio (Foto: Raphael Bózeo)
Time se reúne para comemorar a vaga na final na Taça Rio sub-20 (Foto: Raphael Bózeo)

Falante em campo, Renato Santos celebra Fla com ‘corpo e identidade’

Por Cahê Mota Rio de Janeiro

Renato santos flamengo coletiva (Foto: Cahê Mota )
Renato Santos acha que Fla de Jorginho começa a
a ganhar mais corpo e identidade (Foto: Cahê Mota )
 
O começo da passagem de Jorginho no Flamengo foi marcado por testes e mudanças constantes na equipe: em seis partidas, 20 jogadores foram testados entre os titulares. O laboratório, no entanto, chegou ao fim, e o treinador não esconde mais de ninguém que escolheu seus 11 preferidos. Nos dois coletivos realizados na semana, visando à partida contra o Campinense, pela Copa do Brasil, apenas alterações por problemas físicos foram feitas, e ficou evidente que o Rubro-Negro jogará na Paraíba com a mesma escalação que venceu Remo e Fluminense. Entre os escolhidos de Jorginho, Renato Santos celebra a nova realidade. Após admitir que as mudanças constantes, principalmente na defesa, prejudicavam, o zagueiro acredita que o time já tem colhido frutos com a definição de sua formação ideal. E quer mais.

Zico lamenta ausência de mais 'gente com história no Maracanã' no jogo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Zico entrevista coletiva Teresina (Foto: Wenner Tito)
Zico: 'Ao meu ver,  deveriam ter convidado gente
como Edinho, Jairzinho, Gerson' (Foto: Wenner Tito)
 

Uma das ausências mais sentidas na festa do evento-teste da reabertura do Maracanã foi a de Zico. O maior artilheiro da história do Maracanã estava longe, em Petrolina, Pernambuco, abrindo mais uma Escola Zico 10. Na última hora, o Governo do Rio até ofereceu um jato à disposição para que ele embarcasse. Mas, segundo o maior camisa 10 do Flamengo, não haveria tempo. Em entrevista à Rádio Globo, neste domingo, ele não poupou a organização de críticas (ouça aqui a entrevista).
Na última segunda, Zico revelou ao GLOBOESPORTE.COM que não havia sido convidado para a festa e que assim não poderia desmarcar um compromisso em Petrolina, Pernambuco,. da Escola Zico 10.. Em entrevista ao jornal "Extra" no último sábado, o ex-camisa 10 contou que só recebeu um telefonema de Bebeto na quarta sobre a partida. Para a Rádio Globo, voltou a explicar o ocorrido.
- Eu tenho muitos eventos marcados. Para maio, por exemplo, já não posso atender quase ninguém. O evento em Petrolina foi marcado há dois meses. A organização do evento não entrou em contato comigo. O convite que eu tive foi do governador do Rio, para participar da comitiva junto com ele, o prefeito Eduardo Paes e a presidente Dilma - afirmou o Galinho de Quintino à Rádio Globo.
Para Zico, a comissão organizadora do evento-teste pecou ao não convidar ex-jogadores que fizeram história no estádio.
- Ao meu ver, eles deveriam ter convidado gente como Edinho, Jairzinho, Gerson... jogadores do América, Bangu, Bonsucesso, Portuguesa... Gente que faz parte da história do Maracanã e foi esquecida. Mesmo que não fosse para jogar, mas para participar. Se você faz uma pelada, tudo bem, se fosse uma reunião de amigos... Mas era um evento público. O que eu acho é que essas pessoas jovens que organizam não conhecem a história. Faltou sensibilidade.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

“Um show de simpatia: Zico já está em Petrolina e participa de grande programação”

 
DSC_0954
Zico durante coletiva de imprensa em Petrolina
Em coletiva à imprensa Zico esbanja simpatia e responde a todas as perguntas dos jornalistas presentes, mesmo às mais polêmicas sobre as obras da Copa do Mundo, as dívidas dos clubes brasileiros, problemas técnicos da Seleção Brasileira e a... Lei Pelé. Sobre a visita ao Vale, o Galinho disse estar encantado com a beleza e o crescimento desde a sua última visita em 2001.

Renato cita evolução com Jorginho e se anima com retorno ao Nordeste

Por Cahê Mota Rio de Janeiro
Renato Abreu coletiva Flamengo (Foto: Richard Souza)
Renato Abreu diz que Fla melhorou atenção,
marcação e eficiência (Foto: Richard Souza)
Com a confirmação da CBF de que a partida entre Flamengo e Campinense, pela segunda fase da Copa do Brasil, será na próxima quarta-feira, os cariocas enfim falaram de futebol nesta semana. Após dias em que o foco esteve no que acontecia fora de campo, com a definição das dispensas de Ibson e Alex Silva, as atenções no clube parecem estar voltadas para a viagem a Campina Grande, na Paraíba. E a expectativa é grande não somente para quando a bola rolar, mas também quanto a recepção do torcedor paraibano no estádio Amigão. Ciente da força dos rubro-negros no Nordeste, Renato Abreu comemorou a oportunidade de ficar próximo dos fãs de fora do Rio de Janeiro. Com apenas Bahia, Vitória e Náutico como representantes da região na Série A, o meia lembrou que as visitas se tornaram raras durante a temporada.
- O povo do Nordeste é apaixonado pelo futebol. A torcida comparece em massa no estádio, no aeroporto, e sentimos o calor deles. Infelizmente, não há tantos jogos por lá. É um torcedor apaixonado pelo clube, jogadores, e dessa vez não será diferente - planejou.
Já em campo, o Flamengo não deve ter moleza. Apesar da dificuldade para eliminar o Sampaio Corrêa, nos pênaltis, o Campinense chega para o confronto com o prestígio de quem foi campeão da Copa do Nordeste há cerca de um mês, contra equipes de maior tradição como Bahia, Vitória, Ceará e Sport, por exemplo. Por conta disso, Renato espera um duelo complicado.

Com expectativa da torcida, Fla estreia nova camisa diante do Santos

Por Janir Júnior Rio de Janeiro
camisa Zico Flamengo (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)
Na época áurea do Flamengo, no início dos anos
80, time vestia uniformes da Adidas
(Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)
 
O novo manto do Flamengo já tem data para entrar em campo e a logística de lançamento e venda das camisas fabricadas pela Adidas já está definida. No início do mês, clube e empresa dão início de fato à parceria. Para o dia 23, está agendada uma festa para o evento de lançamento das camisas número 1 e 2. No dia 24, as peças começam a ser vendidas nas lojas de todo o país. Enfim, no dia 26, o time principal usará o uniforme pela primeira vez. Será na estreia do time no Campeonato Brasileiro, diante do Santos, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Por iniciativa da Embaixada FLA-Juazeiro evento "Zico 10" ajudará os atingidos pela seca em Petrolina e Juazeiro


Os organizadores do jogo "Seleção Zico 10 Master x Seleção Sertão Master", através da Embaixada FLA-Juazeiro/BA, firmaram parceria com o comitê local do programa Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida com o objetivo de arrecadar alimentos para as populações atingidas pela seca nos dois municípios. O coordenador do evento, Olegário Júnior, convocou a torcida para participar.

Fla encaminha acerto com zagueiro Roger Carvalho e um lateral-direito

Por Cahê Mota e Richard Souza Rio de Janeiro

Roger carvalho bologna (Foto: Divulgação / Site oficial do Bologna)
Roger Carvalho é aposta de Jorginho
(Foto: Divulgação / Site oficial do Bologna)
Roger Carvalho, zagueiro indicado por Jorginho, está perto de ser anunciado como novo jogador do Flamengo. O defensor, de 26 anos, está no Bologna, e tem contrato até 30 de junho com o clube italiano, que tem opção de compra dos direitos econômicos, mas não vai exercer. Após reunião no início da semana com o empresário de Roger, Eduardo Uram, o diretor de futebol Paulo Pelaipe tomou conhecimento das condições necessárias para a contratação e formatou uma proposta. Segundo ele, as tratativas estão bem encaminhadas.  
- O Jorginho apresentou nomes, sugestões, e já temos uma proposta para o Roger Carvalho, nome indicado pelo treinador, que já trabalhou com ele. Estamos esperando a diretoria dar o ok dos números. Está bem encaminhado - disse Pelaipe.
Roger Carvalho jogou no Figueirense em 2011 sob o comando de Jorginho. Naquele ano, a equipe catarinense fez boa campanha no Brasileirão e quase chegou à Libertadores. Na Itália, ele também defendeu o Genoa. Dos cinco reforços que a diretoria planeja contratar, um é zagueiro. Os outros são um lateral-direito, um meio-campista e dois atacantes.

Segundo o GLOBOESPORTE.COM apurou, a negociação para contratar o lateral também está avançada. Pelaipe não confirma, mas pretende anunciar os reforços em breve.      
- Não sei se vou anunciar dois, três ou quatro. Se alguns assuntos evoluírem, vamos anunciar. Não quero falar em nomes porque os jogadores ainda precisam fazer exames médicos e assinar contrato. Vamos fazer algumas apostas. Olhamos os estaduais do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas, São Paulo e Rio.

Uma das opções para a lateral direita seria Filipi Sousa, do Resende. De acordo com o agente Alan Bernardo, o Flamengo buscou contato através do empresário Carlos Leite. Paulo Pelaipe, no entanto, nega e diz que o jogador não interessa.
Apesar de buscar um lateral,o diretor de futebol disse a Eduardo Uram, que também é o empresário de Léo Moura, que está satisfeito com o desempenho do camisa 2. Mas, segundo o dirigente

Pelaipe confirma Ibson e Alex Silva fora e avisa: ‘Não sai mais ninguém’

Por Cahê Mota e Richard Souza Rio de Janeiro
Montagem Flamengo Ibson Alex Silva (Foto: Editoria de Arte)
Ibson e Alex Silva: de saída (Foto: Editoria de Arte)
 
O diretor de futebol do Flamengo, Paulo Pelaipe, confirmou nesta quarta-feira que Ibson e Alex Silva estão fora dos planos do clube. O volante e o zagueiro não viajarão com o grupo para a intertemporada em Pinheiral, ainda sem data definida, e também não serão escalados por Jorginho na segunda fase da Copa do Brasil. O Rubro-Negro aguarda propostas para negociar a dupla. Ibson tem contrato até 2015, enquanto Alex está vinculado ao clube até junho do ano que vem. De acordo com Pelaipe, a decisão foi exclusivamente técnica.
- Não estão nos planos da comissão técnica, e estamos buscando uma solução em conjunto com os jogadores. Não estão nos planos, mas vão continuar treinando no clube – disse o dirigente. 
Em reunião realizada na noite desta terça, Pelaipe, o vice de futebol Wallim Vasconcellos e o técnico Jorginho realizaram um balanço do grupo de jogadores e definiram que, por ora, apenas Ibson e Alex Silva vão deixar o clube.
- Houve uma avaliação do plantel e não sai mais ninguém. Só se aparecer proposta por alguém. Não temos proposta nenhuma por enquanto.
O meia Cleber Santana, que interessa a Avaí, Náutico e Joinville, recebeu ofertas dos clubes, mas Pelaipe diz que o Flamengo ainda não foi procurado.
- Por enquanto, não recebemos nenhuma proposta por ele.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Hora da barca: Flamengo começa reformulação do elenco nesta terça


Jorginho Wallim Vasconcellos Paulo Pelaipe flamengo (Foto: Alexandre Vidal / FlaImagem)
Jorginho, Wallim Vasconcellos e Paulo Pelaipe se reúnem nesta terça (Foto: Alexandre Vidal / FlaImagem)

Por Cahê Mota e Richard Souza Rio de Janeiro

Quem fica e quem sai? A reformulação do elenco do Flamengo está em curso internamente desde a eliminação precoce do time no Campeonato Carioca e vai entrar em prática a partir desta terça-feira. Uma reunião entre o vice de futebol Wallim Vasconcellos, o diretor de futebol Paulo Pelaipe e o técnico Jorginho está marcada para definir os jogadores que continuam nos planos para a segunda fase da Copa do Brasil e a intertemporada para o Brasileirão e aqueles que serão emprestados ou terão os contratos rescindidos.

Ex-Fenerbahçe, Zico está cotado para assumir o comando do rival Besiktas


Alex e zico, Fenerbahce (Foto: Divulgação)
Zico ao lado de Alex, quando ambos defendiam o
Fenerbahçe na Turquia (Foto: Divulgação)
 
Ídolo do Fenerbahçe, Zico poderá assumir um dos maiores rivais do clube de Istambul: o Galinho está cotado para ser o técnico do Besiktas na próxima temporada, substituindo Samet Aybaba.
De acordo com a imprensa turca, o Besiktas já havia tentado a contratação de Zico no meio do ano passado, mas o ex-camisa 10 do Flamengo havia recusado por causa do contrato com o Iraque. Mas o treinador rescindiu com a seleção asiática em novembro de 2012 e está sem emprego desde então.
O Galinho treinou o Fenerbahçe entre 2006 e 2008 e viveu sua melhor fase como técnico de clube. O time conquistou o Campeonato Turco e a Supercopa da Turquia, em 2007, além de ter alcançado pela primeira vez as quartas de final da Liga dos Campeões de 2007/2008.
A quatro rodadas do término do Campeonato Turco, o Besiktas está na terceira posição com 49 pontos, atrás de Galatasaray (62) e Fenerbahçe (55). O técnico Samet Aybaba tem sido muito criticado e dificilmente ficará para a temporada 2013/2014.

Melhor que Neymar? Hernane supera o santista em número de gols


Hernane gol Flamengo Remo  (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Hernane comemora um de seus 15 gols pelo Flamengo na temporada (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Por Cahê Mota e Richard Souza Rio de Janeiro 
Em uma mistura de ironia com empolgação, a torcida do Flamengo deixou o estádio nas ultimas três partidas aos gritos de "Hernane é melhor que Neymar". Elogio bem-humorado ao Brocador, que marcou seis gols nos últimos três jogos. Os números, porém, mostram que a brincadeira tem lá seu fundo de verdade. Pelo menos no desempenho em 2013.
Com 15 gols em 18 jogos na temporada, Hernane supera o craque santista, que balançou as redes em 14 oportunidades nas 17 vezes em que esteve em campo por seu clube. As estatísticas surpreendem mais ainda ao mostrarem que a disputa acirrada não é um ponto fora da curva. No ano passado, em 22 de abril, o Brocador e Neymar também travavam disputa particular.
Com a camisa do Mogi Mirim, o jogador do Flamengo colecionava 13 gols no Paulistão em 18 aparições. Neymar tinha quatro a mais e o mesmo números de jogos. Na briga pela artilharia do estadual, porém, Hernane vencia por 13 a 12. No fim, o santista aproveitou a campanha do título e terminou como goleador: 20 a 16.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Flarussas, agora no rádio!



Flarussas estréia novo programa de esporte na Progresso
Equipe da Flarussas durante a apresentação do Flarussas Esporte Rádio (foto Tv Russas)

Um novo canal de informação esportiva foi lançado no ultimo sábado (20) na Rádio Progresso de Russas, o Flarussas Esporte Rádio, com apresentação de Alan Paiva, David Loureiro e Arenildo Cavalcante.
A proposta dos idealizadores do novo programa é levar aos ouvintes uma variedade de informações, que passem pelos cenários internacional, nacional, estadual e local.

domingo, 21 de abril de 2013

Na torcida pelo Bangu, Jorginho não joga toalha: ‘Vamos acreditar sempre’

Jorginho jogo Flamengo Macaé (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Jorginho olha sério durante o jogo entre Flamengo e Macaé (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Por Cahê Mota Macaé, RJ 
O Flamengo fez a parte que lhe cabia em campo: mesmo com reservas, foi a Macaé e venceu o time da casa, por 3 a 1, na última partida da fase de classificação da Taça Rio. Agora, vem a parte mais difícil para transformar a antes decretada eliminação num renascimento na competição. Do sofá, elenco e comissão técnica vão torcer para o Bangu vencer o Fluminense, neste domingo, em São Januário. Caso isso aconteça, o passo seguinte é confiar nos advogados para que o empate por 1 a 1 com o Duque de Caxias, pela quinta rodada, seja transformado em vitória no TJD/RJ. Combinação improvável, mas suficiente para deixar Jorginho otimista.
Ainda em Macaé, o treinador rubro-negro não aceitou jogar a toalha e disse manter, sim, a esperança em uma classificação para semifinal do segundo turno do Carioca. A expectativa, no entanto, não será transformada em frustração em caso de eliminação, garantiu.
- Vamos acreditar sempre. Acreditamos que o jurídico está fazendo um bom trabalho e vai nos ajudar. Vamos torcer pelo Bangu e ver o que acontece, sempre otimista. Mas não vai haver tristeza caso não aconteça. Estamos com o foco na Copa do Brasil.

Hernane dispara na artilharia e ouve pedidos de Seleção novamente

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
http://s2.glbimg.com/9AWWb-Ufs_EAVfqJsOSiWZp2lC2L4IeuluxlwKgW9MtA65BOUHCImwTBnars524n/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2013/04/20/hernane_flamengo4_alexandrevidal.jpg_95.jpg
Pelo segundo jogo seguido, Hernane ouviu das arquibancadas o grito de "É Seleção". O atacante fez dois gols na vitória do Flamengo diante do Macaé, neste sábado, no Moacyrzão (3 a 1). Tal fato só foi possível porque o Brocador pediu ao técnico Jorginho para que não fosse poupado no duelo, como aconteceu com o restante do time - tudo pensando na artilharia do Campeonato Carioca.
- Dá para ser artilheiro, trabalhei para isso. Tem que pensar sempre em fazer gols. Queria e consegui fazer dois gols e ajudar o Flamengo a vencer - declarou Hernane, que chegou a 12 gols no torneio, quatro a mais que o segundo colocado na artilharia, Charles Chad, do Duque de Caxias.

sábado, 20 de abril de 2013

Torcida muda de opinião sobre Ibson e não concorda com saída do volante

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Ibson flamengo treino (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)
Ibson em treino do Flamengo no Ninho do Urubu
(Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)
A torcida do Flamengo já concordou com o pensamento da diretoria e da comissão técnica de que a saída de Ibson não fará falta ao time. Em enquete realizada pelo GLOBOESPORTE.COM em janeiro, 85% dos 16.469 torcedores participantes votaram a favor da dispensa do jogador. Porém, eles não pensam mais assim. As críticas que acompanharam o volante no ano passado cessaram com as boas atuações desta temporada. Neste mês de abril, em nova enquete com a mesma pergunta, 58% dos votos de 22.174 rubro-negros já consideram prejudicial ao clube a perda do camisa 7, que deve ter seu futuro definido na próxima semana.
Segundo avaliação do GLOBOESPORTE.COM, Ibson tem a segunda melhor média entre os volantes dos quatro grandes clubes no Campeonato Carioca. Com 6,34, ele fica atrás apenas do tricolor Jean (6,50). Está à frente do botafoguense Gabriel (6,33) e do tricolor Edinho (6,12). Mas o que joga contra o volante é o alto valor de seu contrato: R$ 200 mil de salário e R$ 250 mil de direitos de imagem por mês. A diretoria rubro-negra considera o custo-benefício baixo e já tentou negociar uma redução salarial com o jogador. Sem sucesso, o Fla busca alguma maneira para colocar o volante no mercado. Mas ele não tem propostas de compra, apenas de empréstimo, e ainda há uma dívida pendente: sete dos últimos oito pagamentos da maior fatia do acordo não foi depositado.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Em alta após jejum, Hernane avisa: 'Estou pronto para vestir a camisa 9'

Por Cahê Mota Rio de Janeiro

Hernane treino Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Hernane é o artilheiro do Flamengo na temporada
com 13 gols (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
 

Treze gols, artilharia do Carioca e o primeiro “hat trick” da carreira (expressão inglesa usada quando um jogador marca três vezes no mesmo jogo). O começo de temporada do Flamengo não tem sido o dos sonhos do torcedor, mas se tem alguém que não pode se queixar do ano de 2013 no elenco rubro-negro, este cara é Hernane. Com a saída de Vágner Love, o Brocador viu cair no colo a responsabilidade de assumir a camisa 9. Três meses depois, mesmo entre altos e baixos, o rendimento é satisfatório, mas o atacante promete mais. Ele quer provar que pode ser o centroavante que a torcida pede e o time precisa.
- É só o começo. Fiz uma boa pré-temporada, comecei do zero. Ano passado peguei o time andando. Quero mostrar muito mais. Um centroavante do Flamengo tem que provar todo dia. Estou pronto para vestir essa camisa 9. Sei que meus gols estão ajudando, e posso ser esse jogador para o Flamengo.
Após um jejum de cinco jogos, Hernane marcou quatro vezes nos dois últimos compromissos do Fla. Todos em conclusões com um ou dois toques na bola. Mais preso na área com a boa fase de Gabriel e Rafinha, o atacante disse ter consciência de seu papel em campo e revelou sua inspiração.
- A função do centroavante é estar ali para definir. Procuro me aperfeiçoar cada vez mais. O atacante é muito cobrado e tem que sempre fazer gols. Sempre falei que o Ronaldo é minha inspiração. Ele foi um excelente finalizador e, mesmo com as lesões, ajudou muito a Seleção.
O “hat trick” contra o Remo foi o primeiro da carreira do Brocador, que admitiu ter tido um pouco mais de facilidade pelo desespero dos paraenses na Copa do Brasil.
- Para o atacante, é mais fácil fazer três gols por estar próximo da área. Com a camisa do Flamengo é mais difícil. Fiquei muito feliz. O Remo teve que sair para o jogo por precisar da vitória, e o Gabriel e o Rafinha puderam jogar mais soltos.
Contratado pelo Flamengo em junho de 2012, Hernane tem 31 jogos com a camisa rubro-negra e marcou 16 gols.

Ferj exclui pontos de Fla x Duque, e Rubro-Negro pode sonhar com semi

Por GLOBOESPORTE.COM* Rio de Janeiro

O gol anulado de Hernane no segundo tempo da partida entre Flamengo e Duque de Caxias, que terminou 1 a 1, no dia 6 de abril, pela quinta rodada da Taça Rio, pode gerar a impugnação da partida e até mudar o rumo das semifinais do Carioca. É o que admite o presidente do TJD/RJ, José Fernandes Teixeira, diante dos fatos que se apresentaram. Na quarta-feira, ele concedeu uma liminar ao Rubro-Negro, que se sentiu prejudicado pela decisão polêmica de Pathrice Maia e solicitou um inquérito, alegando que o árbitro recebeu auxílio de agentes externos para assinalar o impedimento na jogada.
O placar do jogo não foi homologado, e a Ferj já retirou um ponto de cada equipe na tabela da Taça Rio. Perguntado se as datas das semifinais (dias 27 e 28) seriam mantidas, o dirigente do TJD/RJ não deu garantias, mas espera que nada seja alterado.
- Provavelmente, sim. Temos que ver como vai transcorrer essa decisão. Não é nossa intenção prejudicar o calendário dos clubes - afirmou José Teixeira, em contato por telefone com o GLOBOESPORTE.COM.
tabela carioca grupo b (Foto: Reprodução)Tabela da Federação do Rio já mostra Flamengo e Duque de Caxias com um jogo a menos (Reprodução)
O juiz Pathrice Maia e os assistentes da partida, afastados a mando do presidente da Ferj, Rubens Lopes, foram chamados a depor sobre o lance já na próxima quinta-feira. A intenção do tribunal é agilizar a resolução do problema, independentemente de o veredicto beneficiar o Flamengo.

- A gente não pode suspender o julgamento. Não estamos julgando um futuro benefício, e sim um fato. E esse fato tem que ser julgado - disse Teixeira.
Caso o pedido seja procedente, a partida será disputada novamente ou o Rubro-Negro levará os três pontos.
Se no próximo sábado, o Flamengo derrotar o Macaé, e o Fluminense perder para o Bangu, o clube da Gávea ainda teria chances de classificação - no caso de ganhar os pontos da partida contra o Duque de Caxias. Mas esse panorama depende do saldo de gols. Hoje, o time de Jorginho tem saldo positivo de um, contra cinco do Tricolor.

*Texto de Guilherme Marçal, estagiário, sob a supervisão de Bernardo Ferreira.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Fla está próximo de fechar o maior patrocínio do Brasil: R$ 35 milhões

Por Cahê Mota, Eduardo Peixoto e Richard Souza Rio de Janeiro

Eduardo Bandeira coletiva diretoria Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Diretoria espera que camisa valha R$ 80 milhões
(Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
 

De posse de todas as certidões negativas de débito (CNDs), que representam o equacionamento das dívidas fiscais nas esferas dos Governos Federal, Estadual e Municipal, a diretoria do Flamengo está perto de fechar o maior patrocínio de um clube de futebol no Brasil. O clube está em fase final de negociações com a Caixa Econômica Federal para exibir a marca no espaço principal do uniforme. O acordo, que pode ser assinado ainda esta semana, será de R$ 35 milhões anuais, valor máximo permitido pelo regimento da estatal. O vínculo irá até o fim de 2015, quando termina o mandato da gestão de Eduardo Bandeira de Mello. De acordo com a assessoria de imprensa, o clube não comenta o assunto.

Jorginho festeja classificação e volta da confiança ao grupo do Fla

Jorginho jogo Flamengo Remo  (Foto: Luciano Belford / Agência Estado)
Jorginho aprovou últimas duas atuações do Fla: volta da confiança (Foto: Luciano Belford / Agência Estado)

Por Richard Souza Volta Redonda, RJ 
Vitória no Fla-Flu, vitória e classificação contra o Remo pela Copa do Brasil, e a página do Flamengo está virada. Após duas vitórias convincentes, o Rubro-Negro dá um tempo na má fase, e o técnico Jorginho consegue olhar para o horizonte e enxergar o caminho do sucesso. Há muito a fazer, ele reconhece, mas está otimista. Agora, o planejamento para o jogo de ida contra o Campinense-PB, pela segunda fase da competição nacional, e a preparação para estreia no Brasileirão, em 26 de maio, serão traçados. Após a vitória por 3 a 0 sobre o clube paraense, em Volta Redonda, nesta quarta-feira, o treinador apontou alguns dos destaques da equipe no jogo e constatou: a confiança está de volta.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Jorginho confirma mesmo time do Fla-Flu: 'No momento é a equipe ideal'

Por Richard Souza Pinheiral, RJ

Jorginho Flamengo coletiva (Foto: Richard Souza)
Jorginho vai repetir a escalação após seis jogos
no comando do Flamengo (Foto: Richard Souza)
 
A atuação na vitória por 3 a 1 sobre o Fluminense, no último domingo, ainda enche o Flamengo de moral. Assim como Jorginho. Pela primeira vez após seis jogos, o técnico confirmou que vai repetir a escalação na partida contra o Remo, nesta quarta-feira, pela Copa do Brasil. Hernane, recuperado de dores musculares, e Gabriel, curado de um forte resfriado, treinaram normalmente e estão liberados. O comandante rubro-negro usou até uma velha máxima do futebol para defender a manutenção da equipe e aumentar o entrosamento.
- Existe uma máxima no futebol, até nas peladas, de que time que ganha não se mexe. Deu certo, a equipe foi bem, consistente, jogadores com vontade. O time é esse aí, as coisas deram certo, jogadores se recuperaram, treinaram bem. Esse é o nosso time. No momento é a equipe ideal. Temos de fazer avalição mais profunda do que queremos para o Brasileiro e Copa do Brasil. Quanto mais pudermos repetir, a equipe ganha entrosamento e vamos definindo o time para o Brasileiro.
Nesta quinta-feira, Jorginho vai completar um mês à frente do Flamengo. O treinador fez uma breve análise e atribuiu os maus resultados ao pouco conhecimento que teve do grupo, principalmente devido à sequência de jogos.
- Foi um mês extramente difícil pela falta de tempo para trabalhar, precisei conhecer todos os jogadores. Foi um período realmente de conhecimento meu do grupo. Talvez isso atrapalhou um pouco os objetivos no carioca. Mas hoje tenho conhecimento maior da equipe. Tem que virar a página, não adianta pensar no que passou. É tirar aprendizado do que foi ruim para que a gente possa seguir.
Embora os números do treinador ainda sejam tímidos no Fla (foram três vitórias, dois empates e uma derrota, com aproveitamento de 61,1%), Jorginho considera que o time foi bem mesmo nos resultados negativos. O técnico disse preferir enfrentar equipes que não joguem recuadas e citou o erro de arbitragem contra o Duque de Caxias, no gol anulado de Hernane, para lamentar a eliminação precoce do estadual.
- O jogo de amanhã vai comprovar tudo que foi feito contra o Fluminense, o que vinha buscando nos jogos. É natural comentar em cima do resultado. Quem viu os jogos, massacramos os adversários, mas tomamos o gol muito rápido. Pegamos um Duque de Caxias, tivemos gol anulado, árbitros afastados. Fomos muito prejudicados naquele jogo. Poderíamos estar com uma pequena chance de classificação. O que foi comentado é o resutlado. Não conseguimos os resultados, mas que bom que enfrentamos uma grande equipe, é isso que vamos encontrar no Brasileiro. Poucas vão jogar defensivamente. Temos um raio-x do que queremos para o Brasileiro. Sofremos bastante, mas por outro lado está sendo muito bom.
Contra o Remo, porém, o comandante rubro-negro acredita que vai enfrentar um adversário defensivo, mesmo com a vantagem do Fla de jogar pel empate, já que ganhou o jogo de ida por 1 a 0, em Belém. Ele descreveu as armas dos paraenses, afirmou que será uma partida perigosa, mas uma eliminação precoce também na Copa do Brasil não passa pela cabeça do treinador.
- Não acredito que o Remo virá para cima. Não joga dessa forma. É defensiva, aproveita contra-ataque, gosta da bola parada. É uma equipe perigosa. Esperamos que o tempo esteja legal, estão acostumados com o campo pesado, é assim lá (no Pará). Meu pensamento é positivo, respeito a equipe do Remo, vimos como foi difícil, mas não penso nessa hipótese (de eliminação).
O Flamengo entra em campo com a vantagem do empate com o Remo para avançar para a segunda fase da Copa do Brasil. O duelo está marcado para as 22h (de Brasília), no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

Coração aberto: Renato relembra drama e visita Instituto de Cardiologia

Uma visita para sorrir e fazer sorrir. Quando visitou o Instituto Nacional de Cardiologia, no Rio de Janeiro, nesta semana, Renato Abreu era a atração. Estava ali para levar um pouco de alegria a crianças e jovens que sofrem diariamente com a indefinição do futuro por problemas cardíacos. Deslumbrados diante do ídolo, porém, os pacientes não sabiam que o encontro representava uma troca de boas energias. Enquanto passava de leito em leito, o meia do Flamengo, destaque da vitória rubro-negra no Fla-Flu de domingo, com dois gols, se dividia entre fotos, afagos e um filme que teimava em reprisar na cabeça de quem há pouco mais de um ano viveu o lado oposto.
Em plena atividade e atualmente titular do time de Jorginho, Renato Abreu teve uma arritmia descoberta em testes de esforço após uma viagem do Flamengo à Bolívia, pela Libertadores. O diagnóstico colocou em dúvida sua carreira, mas o alívio não demorou a vir. No dia 10 de março, o meia realizou uma ablação bem sucedida no coração e cerca de um mês depois já voltava aos gramados. O retorno à realidade de um hospital o fez reviver o drama em tom de agradecimento.
- O coração até acelera, bate diferente. Toda vez que lembro, me emociono. É tanta lembrança que vem na cabeça. Muita coisa. Há um ano tive o mesmo problema e a gente pensa tanta coisa, sem saber se iria seguir jogando ou parar. Vêm aquelas coisas de jogadores antigos (que já pararam por isso). A gente pensa na família, nos amigos. Vejo essas crianças aqui e tenho três em casa. Fiz até umas loucuras, gravei uns vídeos... Mas Deus me deu a cura junto com os médicos e voltei a fazer o que amo.
MOSAICO - renato abreu flamengo hospital (Foto: Cahê Mota)
Muito assediado, Renato Abreu não poupou carinho a pacientes das mais diversas faixas etárias e diagnósticos. Simpático, se divertiu com rubro-negros e rivais em repetição de gesto que já tinha acontecido em 2012, quando visitou o mesmo local semanas após ter alta.
- Mesmo sabendo que era um risco, todos (os médicos) me passaram tranquilidade na época. Também estive no hospital há um ano e lembro de algumas crianças. Poder ver agora o sorriso, dar essa alegria, recarrega as baterias. É estimulante.
Desde a cirurgia, Renato, que tem 34 anos, nunca mais sentiu qualquer tipo de incômodo no coração. O episódio, no entanto, fez com que o jogador criasse o hábito de realizar uma bateria de exames a cada seis meses, mesmo que fora da programação do Flamengo. Os dias de angústia fizeram ainda com que o rubro-negro dividisse a experiência com pais de jovens internados no local. A principal mensagem passada a cada diálogo era de tranquilidade.
- Posso passar para os pais que não tem nada de complicado. Hoje em dia, a medicina está avançada. São procedimentos que têm que ocorrer para uma vida estável e saúde boa. É importante ter tranquilidade, estimular os filhos a brincar, praticar esportes, coisas saudáveis. Isso melhor a autoestima.

Por Cahê Mota Rio de Janeiro 

Casagrande diz que Zico e torcida o fizeram jogar no Fla: 'Era um sonho'

Apesar de ter o nome para sempre associado ao Corinthians, clube pelo qual foi revelado e chegou à seleção brasileira, o paulista Walter Casagrande Júnior acalentava um desejo no futebol desde os tempos de criança: jogar pelo Flamengo e festejar com a torcida mais numerosa do país. Um sonho incentivado pelos gols de Zico, que assistia quando pequeno na televisão. E que o fez optar pelo Rubro-Negro carioca em 1993, quando decidiu voltar ao Brasil após sete anos atuando na Europa. 
- Sempre tive o sonho de jogar no Flamengo. Nos anos 70, eu via o Campeonato Carioca na televisão e ficava fascinado quando o Zico fazia gol no Maracanã e corria para a geral, e vinha aquela multidão. Aquele contato, aquele troca de energia eu achava fantástica - afirmou Casagrande, em entrevista ao "Redação".
Casagrande Gilvan Ribeiro André Rizek Redação SporTV (Foto: Gabriel Benamor/SPORTV.COM)
Casagrande participou do Redação ao lado de
André Rizek e Gilvan Ribeiro (Foto: SPORTV.COM)
 

O ex-jogador revelou que praticamente já tinha acertado um contrato com o São Paulo. Mas que o interesse demonstrado pelo Flamengo o fez mudar de ideia.
- Quando resolvi voltar para o Brasil, estava fechando com o São Paulo, que foi o primeiro interessado. Mas quando chegou a notícia, o presidente do Flamengo (Luiz Augusto Veloso) apareceu, disse que fechava o negócio na hora e eu topei a parada. Topei porque tinha um sonho muito grande (de jogar no Flamengo). Além do sonho, também a curiosidade de estar com a massa do Flamengo. Joguei no Corinthans em São Paulo. Eu queria ter esse prazer de jogar no Flamengo. Era um sonho que queria realizar - afirmou.
A passagem do atacante pela Gávea acabou sendo curta, de julho a novembro de 1993. Em 35 jogos com a camisa do Flamengo, Casagrande marcou sete gols. No início de 94, apesar de ainda ter contrato com o Rubro-Negro, acabou acertando o retorno ao Corinthians.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Renato Abreu defende veteranos e cita Seedorf, Zé Roberto e Juninho

Por Richard Souza Pinheiral, RJ

Renato Abreu coletiva Flamengo (Foto: Richard Souza)
Renato cita Seedorf, Juninho Pernambucano e Zé
Roberto para defender 'vovôs' (Foto: Richard Souza)
Se a Taça Guanabara foi dos garotos do Flamengo, com Rafinha, Rodolfo e Nixon em alta, o time se despede do Carioca em um novo momento. Contra a crise, Jorginho decidiu apostar em atletas mais experientes na equipe titular, casos de Renato Abreu, de 34 anos, e Marcos González, de 32. Ambos foram titulares na vitória por 3 a 1 sobre o Fluminense, neste domingo, e tiveram atuações de destaque. Principalmente Renato. O camisa 11 fez dois gols e foi um dos organizadores do time ao lado de Gabriel. O apoiador reconquistou seu espaço e acredita que a mescla de jogadores mais rodados com promessas pode fazer com que Jorginho encontre o equilíbrio da equipe para a sequência da temporada.
- Não adianta achar que os mais velhos estão cansados e que só os novos darão sangue. É uma mescla que sempre dá certo. No clássico foi um bom momento, consegui fazer os gols, os mais novos sempre vão ajudando de alguma forma. O Rafinha acabou sofrendo o pênalti, o Gabriel muito bem. Houve uma mescla de ajuda em campo, e estamos tendo resultado positivo. Claro que muita coisa precisa ser ajustada, mas a mescla tem que existir para dar certo - avaliou o camisa 11, que será mantido no time contra o Remo, quarta-feira, pela Copa do Brasil.
Renato defende os veteranos e cita jogadores renomados que estão em atividade para derrubar rótulos da idade mais avançada. Além disso, o apoiador lembra que também contou com o amparo de atletas mais experientes quando começou a carreira.

- No meu início, peguei jogadores mais experientes, que tinham a idade que tenho hoje. Só que futebol brasileiro é sempre complicado. Você passou dos 30 anos não presta mais, não serve mais. Alguns jogadores de nível de Seleção, que jogaram muito tempo fora, muito tempo na Europa, casos de Seedorf (de 37 anos, do Botafogo), Zé Roberto (de 38 anos, do Grêmio) e Juninho (Pernambucano, de 38 anos, do New York Red Bulls-EUA) provam para muita gente que estão sempre jogando em alto nível. Quando eu tinha 15, 16 anos, joguei com jogadores experientes que ajudavam muito. Às vezes não fisicamente, porque é uma covardia pegar um cara de 16 anos e colocar para dar um pique com um de 34, mas em campo, arrumando o posicionamento da equipe, o passe, toque de bola, a palavra de calma na hora do desespero. Ou até na hora em que está vencendo o jogo, é uma coisa para se aprender e ajuda a ter resultado.
Apesar de ter começado os dois últimos jogos, Renato diz que não pode se considerar titular e lembra que a disputa por posições está aberta, já que Jorginho ainda busca o time ideal.
- Não dá para dizer que sou titular. O único titular é o Jorginho, as vagas estão abertas, temos de brigar, mas uma briga saudável. Sabemos que todos podem contribuir. Independentemente de estar jogando ou não, quero ajudar de alguma forma. Me coloco novamente como um jogador que pode ajudar a conseguir os resultados.
Renato Abreu comemora, Flamengo x Fluminense (Foto: Ivo Gonzalez/Agência O Globo)
Renato Abreu tem quatro gols no Campeonato Carioca (Foto: Ivo Gonzalez/Agência O Globo)
Depois do Fla-Flu, o Flamengo volta a pensar em Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, em Volta Redonda, o time recebe o Remo, no Raulino de Oliveira, para o jogo de volta. Como venceu em Belém por 1 a 0, tem a vantagem do empate. A partida começa às 22h (de Brasília).
- A gente tem que usar a vantagem só quando o jogo estiver acabando. O time do Remo é de grande expressão no Pará. Jogando aqui no Rio, vai buscar o objetivo. Creio que vai ser um jogo difícil, eles têm um time bem postado, dois atacantes fortes e rápidos, um meio que se movimenta bastante. Tem muita gente achando que vai ser um jogo fácil, mas temos que encarar como encaramos contra o Fluminense, com um olhar diferente, com confiança.
A delegação rubro-negra é composta  por 19 jogadores e está concentrada no CT João Havelange, em Pinheiral, cidade vizinha a Volta Redonda. O último treino antes de enfrentar o Remo será na tarde desta terça-feira.

Jorginho cita Ganso e quer que Mattheus fique no Fla: ‘Vai ser um 10’

Por Richard Souza Rio de Janeiro

jorginho mattheus flamengo (Foto: Richard Souza)
Jorginho torce por permanência de Mattheus, que quer se transferir para o Juventus (Foto: Richard Souza)

Flamengo e Juventus tentam concluir a negociação por Mattheus até a próxima sexta-feira. O clube italiano vai pagar cerca de R$ 5 milhões pelo meia e assinará com o jogador por cinco anos. Jorginho lamenta. Técnico do Rubro-Negro e amigo de Bebeto, pai do atleta, ele gostaria que Mattheus ficasse no clube que o revelou para evoluir. Enquanto o negócio não sai, o treinador tem conversado com a promessa na esperança de que o garoto, de 18 anos, mude de ideia. Algo pouco provável.
- Respeito a questão dos empresários, mas muitas vezes querem uma coisa muito rápida. Você precisa dar tempo ao tempo para que esse jogador evolua. Se olhar para o Mattheus hoje, é um grande meia clássico. Finaliza com a direita, com a esquerda, cabeceia muito bem, tem posicionamento, mete a bola bem, mas precisa da dinâmica de jogo, uma coisa que a gente pode ganhar em dois anos. Mas se ele for para o Juventus realmente, não sei se ele vai conseguir. Torço por ele, mas gostaria muito que ele ficasse aqui, quem sabe a gente tivesse tempo para trabalhar.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Veteranos retomam espaço na tentativa do Fla de deixar má fase


Renato Abreu comemora, Flamengo x Fluminense (Foto: André Durão)
Renato Abreu comemora, ao lado de González: experiência em campo (Foto: André Durão)
Por Richard Souza Rio de Janeiro 
González, 32 anos. Renato Abreu, 34. Depois de insistir com garotos, Jorginho começa a dar bagagem para a equipe titular do Flamengo. O treinador, que já chegou a escalar Rafinha, Nixon e Rodolfo juntos, trio que ainda não passou dos 20 anos, começa a escolher atletas que sejam capazes de agregar experiência ao time. Na escalação que iniciou o Fla-Flu desse domingo, ninguém tinha menos de duas décadas de vida. Rafinha, com 20, e Gabriel, de 23, eram os mais jovens. A vitória por 3 a 1, em Volta Redonda, deu ao treinador a confiança na escolha feita.

- Desde que estou aqui, menos de um mês, bateram muito em relação a mudanças. Mas eu procurei manter uma base ofensiva daquilo que vinha sendo feito. Mas muitas vezes você está com muitos jovens, muito próximos. Às vezes, dificulta. Você tem que ter um comando. O Renato Abreu não tem a mesma força, a mesma velocidade do Rodolfo, mas é extremamente inteligente, líder, sabe cadenciar no momento certo. Ele também tem força, chegou, fez gols (dois no Fla-Flu). É importante a gente ter um equilíbrio nessa questão da idade. O Flamengo recebeu uma avalanche mesmo de jogadores jovens - comentou o técnico.

O Fla-Flu foi a sexta partida de Jorginho como treinador do Flamengo. Com as entradas de González e Ramon na equipe, ele chegou ao número de 20 atletas escalados como titulares. Os garotos, que chegaram a ser protagonistas em algumas partidas do estadual, vivem um novo momento.

Numa avaliação das promessas da base rubro-negra, Jorginho acredita que alguns nomes badalados pela torcida ganharam espaço demais na hora errada.

- Alguns jogadores queimaram etapas. O Mattheus queimou etapa, o Adryan queimou etapa. Era importante esses jogadores passarem (pelos juniores), precisam de uma determinação maior na questão tática. São inteligentíssimos, mas precisam entender que o futebol não é feito só da questão técnica. O Wellington Nem, para mim, no meu trabalho no Figueirense (em 2011), é um grande exemplo. Ele volta para marcar, se posiciona, essa questão precisa ser muito bem trabalhada. A figura do Thomás, que vem jogando na base, é um exemplo. Ele está mais preparado para entrar no time principal. Na hora em que eu precisar, o Thomás vem, o Igor (Sartori) vem.

O resultado positivo no Fla-Flu dá a Jorginho um pouco de sossego para armar a equipe que enfrenta o Remo, nesta quarta, pelo jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil. O confronto será em Volta Redonda, no Raulino de Oliveira, às 22h (de Brasília). Como venceu por 1 a 0 no Pará, semana passada, o Rubro-Negro tem a vantagem do empate. A escalação deve ser mantida com Felipe, Léo Moura, Renato Santos, González e Ramon; Amaral, Elias e Renato Abreu; Rafinha, Hernane e Gabriel.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Dívida de R$ 750 mi assusta, mas Fla traça meta com a torcida: 'É pagável'

Por Fabio Leme e Richard Souza Rio de Janeiro
coletiva diretoria Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Bap, Bandeira de Mello, Tostes e Willeman: metas para um Fla em dívida (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
O Flamengo já sabe quanto deve. Agora, precisa encontrar soluções para pagar. Na noite desta quinta-feira, na sede do clube, na Gávea, a gestão de Eduardo Bandeira de Mello apresentou a conselheiros e jornalistas o resultado da auditoria contratada para diagnosticar a saúde financeira do Rubro-Negro. Os números assustam. O estudo apontou um rombo de R$ 750,7 milhões nos cofres do clube - 300% acima do estimado inicialmente pelos antigos dirigentes. Depois de três meses de análise, auditores da Ernst & Young concluíram o estudo. Além do presidente, participaram da entrevista os vice-presidentes de marketing, Luiz Eduardo Baptista, o Bap; de finanças, Rodrigo Tostes; e jurídico, Flávio Willeman.
- É uma notícia ruim. A dívida é maior do que esperávamos, mas tenho confiança de que, com o time montado, vamos conseguir virar esse jogo. Não dá para chegar na cobertura sem construir a portaria. O departamento financeiro trabalha em dois pilares: redução de despesas e processo. A dívida de R$ 750 milhões é pagável, mas não num curto prazo. Aproximadamente R$ 40 milhões foram parcelados e renegociados para adiante - disse Rodrigo Tostes.
A principal fatia da dívida é com o fisco, num total de R$ 394 milhões de impostos não pagos. Deste número, R$ 86,7 milhões correspondem ao período em que Patricia Amorim comandou o clube, de 2010 a 2012. Outros R$ 184 milhões são referentes a dívidas trabalhistas e pagamentos judiciais. Há ainda R$ 172 milhões separados para cobrir futuras despesas com condenações.

O vice jurídico, Flávio Willeman, explicou que encontrou uma situação precária em seu departamento quando chegou ao clube. A gestão de Eduardo Bandeira de Mello no Rubro-Negro completa 100 dias nesta sexta-feira.
- O Flamengo dispensava seus empregados e não pagava uma verba trabalhista. Encontramos uma fragilidade absurda nas execuções fiscais contra o clube, as penhoras. Não havia estratégia de estancamento dessa sangria. Encontrei pulverização grande de escritórios de advocacia. E encontrei algo em torno de R$ 500 mil do jurídico com escritórios de advocacia. Esses foram os principais problemas que o jurídico encontrou - afirmou.
Para Bap, a solução para tirar o Fla da crise financeira é a participação efetiva da torcida. Nos últimos dias, o clube alcançou a marca de 13 mil sócios-torcedores. O vice de marketing mostrou-se animado, mas convocou ainda mais rubro-negros.
- Não adianta ser a maior, se não for a melhor. Precisamos sincronizar nosso discurso. Não vamos sair dessa situação se a torcida não sair da arquibancada e entrar em campo. E tem todo o direito de reclamar. Vocês não têm noção de como nós reclamamos entre nós. A diferença é que tem gente que fala e faz. Meu desafio para a Nação é: vocês vão ficar só chorando ou vão agir? Nós estamos agindo. É isso que vai mudar a lógica de futebol no Clube de Regatas do Flamengo. O dinheiro vem da torcida. É tão simples quanto isso. Grandes jogadores pelo Marketing? Se vocês esperam ver isso algum dia, virem sócios-torcedores. Gritar, xingar e chorar, nada disso vai resolver o problema. Não acreditem que dez ou 12 empresários vão resolver os problemas do Flamengo.
Confira a entrevista na íntegra:
Como se explica para o torcedor do Flamengo que o clube chega a uma dívida desse tamanho?
Tostes - Acho que essa realidade não acontece mais. Isso era uma realidade, um dos motivos por que tomamos essa decisão (de fazer a auditoria). Então vamos fazer o que é devido. Não é nenhum mérito pagar os impostos, e o governo está com uma mão muito mais pesada.
Tem alguma expectativa de futuras dificuldades que vocês esperam?
Eduardo Bandeira de Mello - As dificuldades continuam. Fizemos muito para resgatar a credibilidade, a conquista das certidões foi uma vitória. É um trabalho que se renova, e vamos matar um leão por dia para mantê-las. Encontramos o clube em uma situação de atrasos em situação indébita de impostos, não parcelável. Mas conseguimos, em condições severas, algo que ainda compromete nosso fluxo de caixa. É uma situação que requer um acompanhamento constante. O que vai nos aliviar são as novas receitas, que o Bap vai trazer.
O programa sócio-torcedor é a grande receita do momento para a montagem de um elenco forte?
Rodrigo Tostes - Sem dúvida. Precisamos de dinheiro novo, mas a dívida é pagável. Não existe um pílula mágica. A solução dos problemas do Flamengo são os 40 milhões de torcedores. Chegamos no primeiro estágio, identificar o problema. Mas dar uma resposta para quando vamos pagar tudo, depende das receitas novas que vão entrar. Precisamos trabalhar, renegociar as dívidas e colocar dinheiro novo. Não vamos investir no time só quando a dívida for paga. Saber o tamanho do problema será essencial para o passo que vamos dar.

Time dos sonhos é inviável no momento?
Eduardo Bandeira de Mello - Não é impossível, mas agora não será o time dos nossos sonhos. Para a Copa do Brasil e o Brasileiro, nós vamos reforçar e montar um time competitivo. Já no domingo, no Fla-Flu, vocês verão alguma melhora. Nada parecido com Kaká, Robinho, Messi e Cristiano Ronaldo, mas teremos um time competitivo.
Pretende esperar um amor altruísta do torcedor ou algum plano para o Marketing em trazer um jogador?
Bap - O que nos compele de estar aqui trabalhando de graça pelo Flamengo é o amor altruísta. Não adianta ser a maior se não for a melhor. Precisamos sincronizar nosso discurso. Não vamos sair dessa situação se a torcida não sair da arquibancada e entrar em campo. E tem todo o direito de reclamar. Vocês não têm noção de como nós reclamamos entre nós. A diferença é que tem gente que fala e faz. Meu desafio para a Nação é: vocês vão ficar só chorando ou vão agir? Nós estamos agindo. É isso que vai mudar a lógica de futebol no Clube de Regatas do Flamengo. O dinheiro vem da torcida. É tão simples quanto isso. Grandes jogadores pelo Marketing? Qual é o grande jogador hoje disponível e que, sendo brasileiro, se encaixaria no projeto de marketing do Flamengo? Só sei um nome. Muitos falam no Kaká, mas ele não quer voltar ao Brasil. A primeira opção dele é Europa, e a segunda, os EUA. Acho que sonhar é um direito. Se vocês esperam ver isso algum dia, virem sócios-torcedores. Gritar, xingar e chorar, nada disso vai resolver o problema. Não acreditem que dez ou 12 empresários vão resolver os problemas do Flamengo.
Vocês vão correr atrás de o clube ser ressarcido pelo prejuízo?
Eduardo Bandeira de Mello - O tamanho da dívida não quer dizer que tenha alguém para ser responsabilizado. As contas foram aprovadas. Nós não estamos preocupados em responsabilizar ninguém e denegrir a imagem de ninguém, mas se acharmos algo que aponte para alguém, vamos fazer o que for preciso.
O que o Flamengo trouxe para vocês e como está sendo essa nova experiência?
Eduardo Bandeira de Mello - Na realidade, o Flamengo é tudo para nós. Ninguém está perseguindo projeto pessoal algum. É uma oportunidade de tentar contribuir para que nossos sonhos sejam realizados.
Bap - Para mim é um bálsamo para alma. Tirando a família, nada é mais importante que o Flamengo. A gente sofre, mas você tem que decidir se quer ser protagonista ou não. Eu resolvi descer da arquibancada e tenho certeza de que o futuro será brilhante. Não tenho a menor dúvida de que estamos fazendo o que é certo, não o que é mais rápido.
Tostes - A maior dificuldade foi separar a paixão com o que tem que ser feito de correto. Eu sou Flamengo. Acho que o ponto é que quando o chamado vem é dificil você negar. O prazer que me dá fazer esse trabalho é confiar que vai existir um Flamengo antes e um outro depois. Vamos resolver todos os problemas do Flamengo em três anos? Não, não vamos, mas vamos botar esse carro no trilho.
Flávio Willeman - Ter assumido a vice-presidência trouxe mais trabalho, mais insônia, adiar projetos pessoais, mas isso tudo é irrelevante. Estou concretizando um sonho de dirigir o Flamengo. Estou convencido de que o Flamengo vai dar certo e vai dar alegrias, assim como a torcida do Flamengo vai comprar o projeto. Nós teremos o maior programa de sócio-torcedor em três anos.

Como estão as negociações por novos patrocinadores?
Bap - As negociações vão muito bem, obrigado. Não puderam vir hoje, mas antes do Brasileiro teremos notícias. Iremos estrear a camisa da Adidas com mais peso. Há formas criativas de trazer reforços sem que paguemos por jogadores. Enquanto não tivermos dinheiro, faremos acordo, parcerias. Podemos ser vitrine e ganharmos um percentual no futuro de um jogador colocado no clube. Isso é um processo. Vamos pegar o exemplo do Corinthians. Por que o Corinthians pegou o Pato, e o Flamengo não? O Corinthians demorou quatro, cinco anos fazendo isso que eu estou falando com vocês. Não tinha um jogador na Seleção no ano passado, mas foi campeão mundial. Jogadores mais baratos e time coeso. Demorou quatro anos, desde a Segunda Divisão, para trazer um jogador no quilate do Pato. Nosso futuro vai ser bacana, mas esperamos que em menos tempo.
Impacto da nova filosofia no mercado?
Bap - Muita gente fala que o futebol tem que mudar, e estamos começando a fazer isso. Acho que daqui a dois, três anos vamos trazer resultado muito saudável para o futebol brasileiro. Quando o Flamengo é correto, isso tem um impacto no futebol e na população como um todo. Queremos ganhar tudo, mas sendo corretos e pagando em dia, para evitar que gracinhas como a do Vampeta parem de exitir (em sua passagem pela Gávea, o ex-jogador estava com salários atrasados e disse "eles fingem que pagam, e eu finjo que jogo").
Tostes - É uma gracinha, e ele mente. Ele recebeu do Flamengo, mas não jogou.
Como incluir o torcedor de baixa renda?
Bap - É uma conversa fiada esse assunto. Nosso programa custa menos do que uma passagem de ônibus por mês, ou um café... Dez por cento de dez milhões podem. Se você sair em um fim de semana, quanto você gasta? Quem está comprando carros, televisores? A baixa renda. A pessoa ser baixa renda não quer dizer que não tenha condições de investir. Com o passar do tempo, com muitos associados, podemos abaixar o preço. Achar que não tem 100 mil rubro-negros para pagar R$ 199 é que não dá.
A dívida será refletida ainda neste ano?
Tostes - Esses 750 milhões de reais vão refletir em 31 de dezembro de 2013. Temos uma dificuldade na não aprovação do balanço de 2011, mas com a auditoria vamos resolver.
Top 5 da Adidas?
Eduardo Bandeira de Mello - Vamos estar agora em maio. O contrato assinado já nos permite dizer isso fora de campo. Em termos técnicos, dentro de campo, talvez demore um pouco mais. Queríamos que já fosse nesse Fla-Flu, mas a partir de 2014, com um alivio maior nas finanças, já teremos um time forte e seremos um top 5 da Adidas na questão técnica.
Prazo para o saneamento da dívida?
Tostes - Esse número vai variar das projeções da dívida e receitas novas. Não vou mencionar data, porque seria um chute. Reestruturamos a dívida, iremos trazer novos investimentos, conseguimos as certidões... Agora é cumprir os impostos, pagar os funcionarios, jogadores. Hoje em dia, já pagamos no dia cinco de cada mês o futebol, acabou aquele negócio de dia 25. Estamos renegociando os direitos de imagem atrasados com os jogadores. O prognóstico de prazo é muito dificil, mas acredito que nos próximos 30, 60 dias podemos passar uma data disso.
Direito a voto do sócio-torcedor?
Bap - Hoje não, mas só três coisas são definitivas na vida: morte, impostos e mudanças. Precisamos respeitar o estatuto que já tem 21 anos e imperfeições, como tudo na vida. Precisa ser atualizado, mas o torcedor rubro-negro tem uma oportunidade ímpar de decidir o futuro do Flamengo: virar sócio. Tem que se engajar. Isso pode mudar com o tempo? Pode. Está na nossa cabeça hoje? Não.