terça-feira, 25 de setembro de 2012

Zico cita Nunes para apoiar Love e pede recepção tranquila a Ronaldinho

Por Felippe CostaRio de Janeiro
 
Escola Zico 10 (Foto: Felippe Costa /Globoesporte.com)
Zico durante evento na tarde desta segunda-feira
no Rio (Foto: Felippe Costa /Globoesporte.com)
Maior artilheiro e ídolo da história do Flamengo, Zico falou na tarde desta segunda-feira sobre a complicada fase do time no Campeonato Brasileiro. Durante a assinatura do termo de parceria entre as empresas DS Coimbra, do ex-jogador, e a Planeta Educação, de São José dos Campos (SP), para a implantação de novos núcleos da “Escola Zico 10” em colégios públicos de todo o país, ele disse que o principal objetivo do Rubro-Negro é fugir do rebaixamento e apoiou o atacante Vagner Love, que perdeu um gol incrível na última rodada
Zico acha que a ansiedade do jogador em querer ajudar a equipe pode estar atrapalhando na hora das conclusões. Ele disse que atacante não vive só de gols e lembrou dos que fez graças aos passes do ex-companheiro Nunes.
- A bola veio muito forte para ele. Talvez, pela ansiedade, possa ter deixado a bola bater e não fez o contrário. O Love pode achar que vai ajudar só fazendo gols, mas não. Podia ter se consagrado na partida apenas com assistências. Esse sentimento de querer ajudar muito pode atrapalhar. Se estava mal, não precisava ter batido o pênalti. Tem que ter mais calma. Lembro-me de uma época em que fiz mais de oito gols seguidos com passes do Nunes. Isso é normal - comentou o atual técnico da Seleção do Iraque que tem 509 gols com a camisa do Flamengo.
Na próxima quarta-feira, Vagner Love será a principal aposta do Flamengo na difícil partida diante do Atlético-MG, no Engenhão. O confronto marcará o reencontro entre o clube e Ronaldinho Gaúcho, que saiu brigado da Gávea. Zico acha que a torcida precisa esquecer o que aconteceu e voltar suas atenções ao time carioca.
- Crucificar alguém sem saber o outro lado da história é complicado. Lembra do caso Ronaldo, que a torcida também pegou no pé. Uma vez abri o CFZ durante dois meses para ele se recuperar. Só por isso ele deveria ter acertado um contrato com o CFZ? Ninguém fez nada. A coisa (encontro) tem que ser tranquila. A torcida precisa esquecer isso e apoiar o time, que é mais importante – afirmou.
O Galinho ainda opinou sobre o Fla-Flu do próximo domingo.
- Os jogos de Campeonato Brasileiro estão equiparados. Não existe um clube muito superior a outro. O Fluminense perdeu para o lanterna e só não empatou na última rodada porque o juiz não deu um pênalti. Em qualquer circunstância (Fla-Flu) o bicho pega. Não existe essa coisa de momento. O Fluminense tem um plantel e jogadores que podem decidir. O Flamengo foi obrigado a colocar os garotos para jogar. Ninguém faz mágica no futebol. Mesmo assim, não tem favorito.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Satisfeito, Dorival não se empolga com vitória e elogia Cleber Santana

O Flamengo ainda tem problemas, continua em uma faixa incômoda na tabela do Brasileirão, mas é inegável que a vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-GO, neste domingo, trouxe alívio ao time de Dorival Júnior na 26ª rodada. O técnico elogiou sobretudo o empenho da equipe, que, após sofrer o primeiro gol, conseguiu buscar a virada. Estreante, o meia Cleber Santana agradou. Dorival ficou satisfeito, mas deixou os pés bem grudados no chão. Segundo ele, há muito a fazer e a melhorar.
- Fiquei satisfeito pelo que a equipe apresentou, principalmente no segundo tempo. Houve dedicação e esforço. Vínhamos fazendo bons jogos, mas os resultados não aconteceram. Isso causava a sensação de desconforto, tirava a confiança dos jogadores. As coisas estão melhorando, mas não temos motivo nenhum para comemorar. Na quarta-feira já tem jogo, no fim de semana, um clássico. Serão grandes confrontos pela frente – disse o técnico.
Na quarta, o Flamengo recebe o vice-líder Atlético-MG, no Engenhão, em partida adiada da 14ª rodada. No domingo, o adversário será o Fluminense, líder do campeonato.
dorival junior flamengo atlético-go (Foto: Alexandre Vidal / Flaimagem)
Dorival orienta a equipe do Flamengo no Serra
Dourada (Foto: Alexandre Vidal / Flaimagem)
 
O fim do jejum de sete partidas sem vitória do Rubro-Negro (quatro derrotas e três empates) coincide com a estreia de Cleber Santana. O jogador participou dos 90 minutos, teve boa atuação e fez o gol de empate.
- O Cleber conseguiu dar o timing ao time. Tem qualidade para fazer o time crescer. Esperamos que ele consiga evoluir o mais rápido possível, pois será um jogador importante.
Com a vitória sobre o Dragão, o Rubro-Negro chega a 31 pontos, se afasta um pouco da zona de rebaixamento e ganha uma dose de tranquilidade.
- Houve uma concentração grande, focamos no resultado. Conseguimos uma reação importante. Não é fácil virar um jogo aqui. O resultado foi fundamental, a equipe demonstrou uma competitividade grande. Sabíamos que era um jogo de alto risco e que precisávamos melhorar em todos os sentidos.
A delegação rubro-negra retorna ao Rio na manhã desta segunda-feira. À tarde, haverá treino no Ninho do Urubu, às 16h30m. Na quarta, a partida contra o Galo será às 22h (de Brasília).

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Suelen vira torcedora do Fla em gravação de Av. Brasil na Gávea

Por Janir Júnior Rio de Janeiro
Em meio às novelas da vida real na Gávea, uma trama tomou conta do clube na manhã desta segunda-feira. O gramado da sede serviu de cenário para gravações de Avenida Brasil. Na novela da Rede Globo, Leandro - personagem vivido por Thiago Martins - acertou sua transferência do Divino para o Flamengo. Suelen (Isis Valverde), que já teve um caso com o jogador, gravou vestida com uma camisa rubro-negra customizada, com o número 53 às costas e amarrada na cintura.
Na vida real, Thiago Martins é torcedor do Flamengo.
isis valverde, suelen de avenida brasil, vestida com a camisa do flamengo (Foto: Foto do Leitor)
Isis Valverde, a Suelen de Avenida Brasil, gravou com uma camisa do Flamengo customizada e com a barriga de fora (Foto: Claudia Carvalho)
 
As cenas gravadas reproduzem um jogo de futebol em que Leandro já atua pelo Flamengo. Figurantes fizeram o papel de torcedores na arquibancada da Gávea.
A gravação, que também acontecerá nesta terça-feira, movimentou a sede do clube, com funcionários tietando os atores e atrizes.
Isis valverde suelen flamengo  (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)
A atriz Isis Valverde se prepara para a gravação na Gávea (Foto: Divulgação/Flamengo)
 

Adryan comemora gol de falta sem oba-oba e é blindado pelo Fla

Basta um jogador fazer belo gol de falta pelo Flamengo para que referências a Zico entrem em campo. Mas o oba-oba foi chutado para escanteio. Adryan substituiu Luiz Antonio na volta do intervalo diante do Grêmio, neste domingo, para jogar na sua posição de origem - meia de ligação - e conseguiu boas jogadas até que, aos 16 minutos do segundo tempo, cobrou com perfeição uma falta que Ramon queria bater, mas que ficou a cargo do jovem jogador. Depois de colocar a bola no ângulo, uma comemoração discreta, de semblante sério, com apenas um coração para a mulher Nathalia.
- Depois do gol, na comemoração, só pensei em pegar a bola para tentarmos a vitória, não queria oba-oba. Um gol não muda a história de um time que está passando por um momento de dificuldade - afirmou Adryan, de 18 anos.
Abraçado pelos companheiros e levantado por Ramon, Adryan economizou na vibração e também não buscou a bola no fundo da rede. Mas colocou o gol na lista dos mais bonitos de sua curta carreira.
- De falta acho que foi, sim, um dos mais bonitos. Fico feliz de ter ajudado o time a conseguir o empate - destacou o jogador, que marcou seu terceiro gol como profissional.
Adryan contra o Grêmio:
Tempo em campo: 45 minutos
Finalizações: 2
Passes certos: 14
Passes errados: 3
Bolas levantadas: 4
Linha de fundo: 0
Faltas sofridas: 1
Faltas cometidas: 0
Roubadas de bola: 1
Nas últimas vezes em que esteve em campo com Dorival Júnior, Adryan atuou como atacante. No segundo tempo contra o Grêmio, ele jogou na sua posição de origem, fazendo a ligação entre o meio-campo e o ataque. E gostou.
- Gosto de jogar nessa posição, é boa. Não me incomodo se tiver de cair de um lado ou de outro - disse o jogador.
Nos 45 minutos em que esteve em campo, Adryan conseguiu duas finalizações, 14 passes certos e três errados. Ele alçou quatro bolas na área e sofreu uma falta. Dorival Júnior disse que o mérito de Adryan diante do Grêmio foi pensar mais no coletivo do que no individual. Segundo o treinador, esse era um dos pecados que o jogador cometia.
- Ele foi bem coletivo durante o tempo em que ficou em campo, por isso, a sorte talvez tenha o ajudado. Em outros momentos, ele tentou ser individual primeiro, para depois ser coletivo, isso prejudicou suas atuações. Agora, foi ao contrário. Adryan entrou muito bem, cresceu durante a segunda etapa, fez o gol de falta e ajudou a equipe – analisou o treinador.
Para evitar badalação - depois do jogo já lembravam cobranças de falta de Zico por conta do gol no empate em 1 a 1 com o Grêmio - o clube orientou a assessoria de imprensa de Adryan para que ele evite fazer reportagens fora do clube. Assim como a comemoração do jogador, o clube quer evitar oba-oba.

Flamengo também inclui Hernane em negócio com Avaí

Por Janir Júnior e Richard SouzaRio de Janeiro
 
Atacante Hernane - Treino Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Hernane teve poucas chances no Flamengo
(Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Para ter o meia Cléber Santana e o zagueiro Renato Santos, o Flamengo vai ceder três jogadores para o Avaí. Além de Negueba e de Thiago Medeiros, o atacante Hernane será envolvido no negócio com os catarinenses. O trio será emprestado pelo Rubro-Negro até o fim desta temporada.

Hernane chegou ao Flamengo no início de junho, depois de se destacar no Paulistão pelo Mogi Mirim. O Rubro-Negro comprou 10% de seus direitos econômicos. Em dezembro, o clube poderá exercer o direito de compra de mais 40%. Ele disputou sete partidas e fez dois gols.
O Flamengo vai adquirir 40% dos direitos econômicos de Renato Santos. Os outros 60% pertencem ao empresário do defensor, Eduardo Uram. No caso de Cléber Santana, o negócio envolve o São Paulo. O contrato do meia com o Tricolor Paulista vai até o fim de 2013, e o jogador estava emprestado até dezembro deste ano. Os dirigentes rubro-negros aguardam uma carta da diretoria são-paulina referente ao acordo para fazer o anúncio oficial. Renato e Cléber vão assinar contrato até 2014.
— Ainda faltam alguns documentos. O futebol não é só uma questão desportiva. Foi uma negociação de formatação não só financeira, mas desportiva também. Pelo meu trabalho, temos que estar de olho na gestão como um todo. Na hora que os documentos chegarem oficialmente, a gente vai estar à disposição para falar sobre os detalhes dessa negociação. Por enquanto é tudo oficioso. A gente pode falar dos detalhes depois que tudo for oficializado – disse o diretor de futebol do Avaí, Marcelinho Paulista.
Renato Santos, de 25 anos, iniciou carreira em 2007 e defendeu o Joinville antes de chegar à Ressacada. O zagueiro recebeu apenas um cartão amarelo na Segundona, competição em que não participou de apenas um dos 25 jogos do time. Cléber Santana tem 31 anos, já defendeu o Atlético de Madrid e também jogou no futebol japonês. No Brasil, se destacou por Santos e Atlético-PR.
Atualmente, o grupo principal do Flamengo conta com os seguintes atacantes: Vagner Love, Liedson, Thomás, Nixon e Adriano.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Muro dos tijolinhos 'une' Patricia e Zico, e Ronaldinho dá lugar a Ryan

Por Richard SouzaRio de Janeiro
Por trás de cada tijolo, a história de um torcedor do Flamengo. Inaugurado nessa segunda-feira, o muro dos tijolinhos do Ninho do Urubu tem 7.567 peças. O projeto “Rubro-Negro Para Sempre” começou no fim de 2010 com a finalidade de arrecadar verba para ajudar na realização das obras do CT. Aqueles que participaram da campanha e investiram R$ 250 na compra de um espaço tiveram o nome gravado no local e eternizado. Também foram registrados recados de pai para filho, sobrenomes de famílias, casais, perfil de Twitter e até propaganda, como da Fla Boutique, loja de artigos do clube localizada na Gávea que adquiriu 500 unidades.
patricia amorim INAUGURAÇÃO MURO DE TIJOLINHOS flamengo (Foto: André Durão/Globoesporte.com)Patricia Amorim beija o tijolinho com seu nome durante a inauguração do muro
(Foto: André Durão/Globoesporte.com)
O muro dos tijolinhos ajuda a contar momentos marcantes e polêmicos da história recente do clube. Entre eles a crise entre Patricia Amorim e Zico. Eles estão lado a lado por toda a eternidade. Pelo menos nos tijolinhos comprados pela presidente e pelo ídolo rubro-negro. Curiosamente, os dois ficaram juntos, já que a numeração começa de cima para baixo. O da dirigente é o de número 1, e do Galinho é o 10. Mas, longe do muro do CT, Patricia e Zico viram a relação ruir em 2010, depois que ele pediu demissão do cargo de diretor de futebol. A relação azedou de vez. Zico nunca escondeu seu descontentamento com a atual diretoria, Patricia se manteve afastada do eterno camisa 10, mas sabe que comprar uma briga ainda maior pode lhe trazer consequências políticas.
zico INAUGURAÇÃO MURO DE TIJOLINHOS flamengo (Foto: André Durão/Globoesporte.com)
O maior jogador da história do clube tem lugar
reservado (Foto: André Durão/Globoesporte.com)
E é por conta de uma briga judicial que o nome de Ronaldinho Gaúcho não aparece por lá. Caso contrário, seria o muro da discórdia. Não há espaço para um tijolo sequer personalizado para o atacante, que foi o garoto-propaganda da campanha. No início de junho, pouco depois da saída do jogador, o clube prometeu devolver R$ 1.500 por conta de seis tijolinhos comprados pelo ex-camisa 10 no ano passado para ajudar na construção do CT. O Rubro-Negro tem uma dívida assumida com o astro de cerca de R$ 5 milhões, mas os advogados de Ronaldinho cobram na Justiça o valor de R$ 40.177.714,00.

O espaço que seria do craque tem dono. Em julho de 2011, Ronaldinho posou para a campanha com um tijolinho que levava seu nome e o número 7000. Hoje, o lugar no muro é de Ryan Arruda. Segundo o vice de patrimônio Alexandre Wrobel, a quantia paga por Ronaldinho pelos tijolos foi devolvida.

Assim como Zico, outro que também guarda mágoa de Patricia Amorim está na história do CT para sempre. O técnico Joel Santana, que se disse chateado com a forma como foi demitido pelo clube, há quase dois meses, tem um tijolinho com o seu nome. Joel já comandou o Rubro-Negro cinco vezes. Da última, no entanto, saiu pela porta dos fundos.
leonardo moura flamengo evento (Foto: Divulgação)
Léo Moura, que completou recentemente 400 partidas pelo Fla, Bottinelli e Vagner Love (ambos à direita) foram alguns dos jogadores que compraram tijolos (Foto: Divulgação)
Jogadores do atual elenco também participaram. O lateral-direito e capitão Léo Moura, que recentemente completou 400 partidas pelo clube, comprou tijolos para ele e paras as filhas Maria Eduarda e Isabella. O atacante Vagner Love e os meias Renato e Bottinelli estão perto da presidente. Ex-jogadores rubro-negros também estão marcados, entre eles o zagueiro David Braz, hoje no Santos, e o volante Felipe Melo, do Galatasaray, da Turquia.

Com descontos de custos operacionais, o Flamengo arrecadou R$ 1.440.060, 31.

Adriano usa curativo, e inchaço no pé operado chama atenção

Por Janir JúniorRio de Janeiro
 
Adriano chegou cedo ao Ninho do Urubu para dar prosseguimento ao recondicionamento físico na sua luta para voltar aos gramados. O atacante do Flamengo, que tem usado uma espécie de meia protetora na altura do tendão de Aquiles do pé esquerdo, caminhou de chinelo, com alguns esparadrapos no local onde foram feitas duas cirurgias, a última em abril. O aspecto ainda é de inchaço, e uma espécie de bolha cerca o local, mas os médicos avaliam como boa a cicatrização. Ele pedalou na bicicleta ergométrica de chinelo. Sua estreia ainda não tem data prevista.
adriano flamengo (Foto: Maurício Val/VIPCOMM )
Adriano caminha no Ninho do Urubu com o tornozelo esquerdo bem inchado (Foto: Maurício Val/VIPCOMM )
O atacante chegou ao Ninho do Urubu em sua BMW branca, com um de seus primos na direção. Foi a primeira vez que Adriano usou o veículo depois do choque com uma moto, na segunda-feira da semana passada. Na ocasião, o jogador faltou ao treino e esteve na Vila Cruzeiro. Na saída, em um dos acessos da favela, bateu em um motociclista, que não quis registrar queixa na 22ª DP (Penha).

Nos últimos dias, Adriano estava usando um modelo Audi preto. Depois de alguns dias fora de uso, a BMW com placa de São Paulo não tinha dano aparente na lataria. Após o treino da manhã, ele almoçou em uma churrascaria de um shopping na Barra da Tijuca. No cardápio, salada e suco.
Adriano carro branco BMW acidente  (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)
A BMW do Imperador, que bateu em uma moto na Vila Cruzeiro, estacionada no Ninho do Urubu (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Pesquisa coloca Flamengo como maior torcida do mundo; Corinthians é a quarta

Pesquisa coloca Flamengo como maior torcida do mundo; Corinthians é a quarta
Torcida do Flamengo é a maior do mundo, aponta estudo

A maior torcida do Brasil agora ganhou o status de também maior torcida do mundo. Pelo menos é o que aponta um levantamento feito pela agência argentina de marketing Gerardo Molina/Euromericas divulgado nesta segunda-feira no jornal "Cronista". Segundo a pesquisa, o clube carioca tem 39,1 milhões de torcedores, superando Chivas e América, ambos do México, que têm 33,8 mi e 29,4 mi, respectivamente.

Outro time brasileiro que aparece entre os cinco primeiros colocados em termos de torcida foi o Corinthians, que figura na quarta colocação do ranking, com 28 milhões. Dos clubes europeus, o primeiro a aparecer na lista é a atual campeã italiana, Juventus, com 26,3 milhões de torcedores, ocupando o quinto lugar.

O estudo foi divulgado nesta segunda e reuniu diversas pesquisas realizadas nos principais países do mundo, como Brasil, Argentina, México, Espanha, Alemanha, Itália, Inglaterra, Portugal, França, Holanda e Japão. De acordo com a agência Gerardo Molina/Euromericas, consultorias da própria empresa viajaram a todos esses lugares para fazer o levantamento, o que diminui a margem de erro do ranking.

O levantamento ainda aponta o Boca Juniors como o time de maior torcida da Argentina, com 46,8% dos torcedores do país, enquanto no Brasil, quem lidera essa estatística é o Flamengo, que conta com 25% do apoio entre todos os brasileiros.



Veja quais são os cinco times com maior torcida no mundo, de acordo com a agência Gerardo Molina/Euromericas:

1° Flamengo (Brasil) - 39,1 milhões2° Chivas (México) - 33,8 milhões3° América (México) - 29,4 milhões4° Corinthians (Brasil) - 28 milhões5° Juventus (Itália) - 26,3 milhões

Pesquisa coloca Flamengo como maior torcida do mundo; Corinthians é a quarta

Pesquisa coloca Flamengo como maior torcida do mundo; Corinthians é a quarta
Torcida do Flamengo é a maior do mundo, aponta estudo

A maior torcida do Brasil agora ganhou o status de também maior torcida do mundo. Pelo menos é o que aponta um levantamento feito pela agência argentina de marketing Gerardo Molina/Euromericas divulgado nesta segunda-feira no jornal "Cronista". Segundo a pesquisa, o clube carioca tem 39,1 milhões de torcedores, superando Chivas e América, ambos do México, que têm 33,8 mi e 29,4 mi, respectivamente.

Outro time brasileiro que aparece entre os cinco primeiros colocados em termos de torcida foi o Corinthians, que figura na quarta colocação do ranking, com 28 milhões. Dos clubes europeus, o primeiro a aparecer na lista é a atual campeã italiana, Juventus, com 26,3 milhões de torcedores, ocupando o quinto lugar.

O estudo foi divulgado nesta segunda e reuniu diversas pesquisas realizadas nos principais países do mundo, como Brasil, Argentina, México, Espanha, Alemanha, Itália, Inglaterra, Portugal, França, Holanda e Japão. De acordo com a agência Gerardo Molina/Euromericas, consultorias da própria empresa viajaram a todos esses lugares para fazer o levantamento, o que diminui a margem de erro do ranking.

O levantamento ainda aponta o Boca Juniors como o time de maior torcida da Argentina, com 46,8% dos torcedores do país, enquanto no Brasil, quem lidera essa estatística é o Flamengo, que conta com 25% do apoio entre todos os brasileiros.



Veja quais são os cinco times com maior torcida no mundo, de acordo com a agência Gerardo Molina/Euromericas:

1° Flamengo (Brasil) - 39,1 milhões2° Chivas (México) - 33,8 milhões3° América (México) - 29,4 milhões4° Corinthians (Brasil) - 28 milhões5° Juventus (Itália) - 26,3 milhões

Pesquisa coloca Flamengo como maior torcida do mundo; Corinthians é a quarta

Pesquisa coloca Flamengo como maior torcida do mundo; Corinthians é a quarta
Torcida do Flamengo é a maior do mundo, aponta estudo

A maior torcida do Brasil agora ganhou o status de também maior torcida do mundo. Pelo menos é o que aponta um levantamento feito pela agência argentina de marketing Gerardo Molina/Euromericas divulgado nesta segunda-feira no jornal "Cronista". Segundo a pesquisa, o clube carioca tem 39,1 milhões de torcedores, superando Chivas e América, ambos do México, que têm 33,8 mi e 29,4 mi, respectivamente.

Outro time brasileiro que aparece entre os cinco primeiros colocados em termos de torcida foi o Corinthians, que figura na quarta colocação do ranking, com 28 milhões. Dos clubes europeus, o primeiro a aparecer na lista é a atual campeã italiana, Juventus, com 26,3 milhões de torcedores, ocupando o quinto lugar.

O estudo foi divulgado nesta segunda e reuniu diversas pesquisas realizadas nos principais países do mundo, como Brasil, Argentina, México, Espanha, Alemanha, Itália, Inglaterra, Portugal, França, Holanda e Japão. De acordo com a agência Gerardo Molina/Euromericas, consultorias da própria empresa viajaram a todos esses lugares para fazer o levantamento, o que diminui a margem de erro do ranking.

O levantamento ainda aponta o Boca Juniors como o time de maior torcida da Argentina, com 46,8% dos torcedores do país, enquanto no Brasil, quem lidera essa estatística é o Flamengo, que conta com 25% do apoio entre todos os brasileiros.



Veja quais são os cinco times com maior torcida no mundo, de acordo com a agência Gerardo Molina/Euromericas:

1° Flamengo (Brasil) - 39,1 milhões2° Chivas (México) - 33,8 milhões3° América (México) - 29,4 milhões4° Corinthians (Brasil) - 28 milhões5° Juventus (Itália) - 26,3 milhões

Pesquisa coloca Flamengo como maior torcida do mundo; Corinthians é a quarta

Pesquisa coloca Flamengo como maior torcida do mundo; Corinthians é a quarta
Torcida do Flamengo é a maior do mundo, aponta estudo

A maior torcida do Brasil agora ganhou o status de também maior torcida do mundo. Pelo menos é o que aponta um levantamento feito pela agência argentina de marketing Gerardo Molina/Euromericas divulgado nesta segunda-feira no jornal "Cronista". Segundo a pesquisa, o clube carioca tem 39,1 milhões de torcedores, superando Chivas e América, ambos do México, que têm 33,8 mi e 29,4 mi, respectivamente.

Outro time brasileiro que aparece entre os cinco primeiros colocados em termos de torcida foi o Corinthians, que figura na quarta colocação do ranking, com 28 milhões. Dos clubes europeus, o primeiro a aparecer na lista é a atual campeã italiana, Juventus, com 26,3 milhões de torcedores, ocupando o quinto lugar.

O estudo foi divulgado nesta segunda e reuniu diversas pesquisas realizadas nos principais países do mundo, como Brasil, Argentina, México, Espanha, Alemanha, Itália, Inglaterra, Portugal, França, Holanda e Japão. De acordo com a agência Gerardo Molina/Euromericas, consultorias da própria empresa viajaram a todos esses lugares para fazer o levantamento, o que diminui a margem de erro do ranking.

O levantamento ainda aponta o Boca Juniors como o time de maior torcida da Argentina, com 46,8% dos torcedores do país, enquanto no Brasil, quem lidera essa estatística é o Flamengo, que conta com 25% do apoio entre todos os brasileiros.



Veja quais são os cinco times com maior torcida no mundo, de acordo com a agência Gerardo Molina/Euromericas:

1° Flamengo (Brasil) - 39,1 milhões2° Chivas (México) - 33,8 milhões3° América (México) - 29,4 milhões4° Corinthians (Brasil) - 28 milhões5° Juventus (Itália) - 26,3 milhões

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Adriano: 'Pedi desculpas ao grupo e peço desculpas aos torcedores'

Por Richard SouzaRio de Janeiro
 
Um dia após faltar ao treinamento no Ninho do Urubu por ter passado o dia na Vila Cruzeiro, comunidade na qual foi criado, Adriano fez um pronunciamento nesta terça-feira. Ao lado do diretor de futebol Zinho, o atacante se desculpou com colegas de trabalho e torcedores do Flamengo e admitiu que, se faltar mais uma vez, terá seu contrato rescindido.
- Estou aqui todos sabem o motivo. Desta vez não fiz como das outras vezes, que não falei com a imprensa. Estou aqui para falar sobre a minha ausência de ontem. Não participei do treino e vou ser punido por estar em vigor o meu contrato. Conversei com o Zinho e pedi desculpas ao grupo, ao Zinho, e peço descupas aos torcedores. Não faço mal para ninguém, só para mim mesmo. Vou ser multado pelo que fiz e vou fazer de tudo para não agir desta forma. Falei que só tinha uma chance quando cheguei. Se faltar de novo, meu contrato vai ser rompido. Falei isso quando cheguei na apresentação. Falaram até que matei uma pessoa na Vila Cruzeiro, e isso é mentira. Fico chateado, isso me entristece. Espero que vocês (jornalistas) possam apurar o caso, para que eu não fique mal - disse Adriano.
Adriano e Zinho, Flamengo (Foto: Bernardo Monteiro / VIPCOMM)
Adriano, ao lado de Zinho, pede desculpas pela falta (Foto: Bernardo Monteiro / VIPCOMM)
Apesar de o atacante ter dito que foi multado, Zinho revelou que não houve punição financeira neste momento. Entretanto, deixou claro que ele pode ter o vínculo rescindido em caso de nova falta. Zinho desmentiu ainda a assessoria do jogador, que emitiu comunicado dizendo que ele estava de folga. Sobre o acidente, o diretor contou que o atacante alegou que apenas esbarrou com sua BMW em uma moto que estava parada. Adriano, por sinal, foi para o Ninho de Urubu de carona num Voyage nesta terça.
- Temos um contrato. Se ele receber três advertências, o Flamengo pode encerrar o vínculo. Foi advertido verbalmente e por escrito também. O Flamengo pode multar (não foi multado neste caso). Desde o momento em que aceitou fazer este vínculo com Adriano, estava estipulada esta condição em caso de problemas de indisciplina. Adriano reconheceu o erro, não havia folga como foi divulgado (pela assessoria pessoal do jogador), ele faltou ao treinamento. A reincidência pode causar rescisão de contrato - disse Zinho.
O diretor, no entanto, frisou que não se trata de algo automático.
- Cada caso é avaliado antes de se tomar qualquer decisão - explicou o diretor, já sem a presença do Imperador, que tinha saído para dar início a seus treinamentos.
Adriano voltou a repetir o mantra de que "só faz mal a ele mesmo" em seu pronuciamento. Zinho, porém, deixou claro que discorda.
- Ele causa problema para ele, mas respinga em outras pessoas. Uma atitude como contratado do clube afeta o clube, sim. Essa sempre foi a minha preocupação, por isso o Flamengo se protegeu. Vou resumir o meu sentimento: é de tristeza. Estou apostando muito na recuperação de uma pessoa. Não estou preocupado só com o atleta. Quando ele tem uma recaída, eu fico muito triste. Acontecer este episódio com Adriano depois da derrota para o Inter não foi ruim, não. Foi péssimo. Péssimo!
Perguntado se ainda crê na recuperação do Imperador, Zinho disse, sem muita convicção, que acredita.
- Eu não desisti, mas estou muito preocupado agora. Isso atrapalha a nossa programação, que era de estreia para o fim do mês. O clube abriu as portas, está dando todas as condições a ele, está confiando nele, a torcida confia nele, mas ele tem de fazer a parte dele. Se não der certo, aí não podemos fazer mais nada - finalizou.
Adriano tem programação de treinos definida até sexta-feira no Rio de Janeiro. Ele não vai com o grupo a Volta Redonda, onde o Flamengo encara nesta quarta a Ponte Preta. Ainda não se sabe se o Imperador vai viajar com o elenco a Curitiba, onde o Rubro-Negro joga contra o Coxa, no sábado.
Confira os principais trechos da entrevista coletiva de Zinho.
Precisa de tratamento?

"É uma questão pessoal, não fica correto eu falar sobre a parte médica. Vamos tentar. Já ofereci outras possibilidades, até um psicológo. Mas isso ele tem que querer também. O Flamengo não está medindo esforços para proporcionar ao Adriano a recuperação como ser humano e como profissional. A torcida do Flamengo apostou também, ficou muito satisfeita com a volta dele. Nós, o clube, que representa o torcedor, não estamos medindo esforços, mas tem o limite. O Adriano tem que fazer a parte dele também".
Adriano, Flamengo (Foto: Bernardo Monteiro / VIPCOMM)
Adriano deixa a sala de imprensa do Ninho do Urubu (Foto: Bernardo Monteiro / VIPCOMM)Aceitou a ajuda psicológica?
"Não falou que sim e nem que não. Não chegamos a nos aprofundar nesse assunto. Fomos conversar com o grupo".

Repercussão negativa

"Reunimos o Adriano com o grupo, ele falou com o grupo. Acho que se vencermos a Ponte Preta até ajuda na recuperação do Adriano. Logo após a derrota, e da maneira que foi contra o Inter, ter logo um problema na segunda-feira com o Adriano, foi péssimo. Não foi ruim, não. Foi péssimo. Já estaríamos com a pressão de buscar o resultado ruim no campeonato, num momento em que buscávamos uma reação. Isso na parte técnica. Eu, como ser humano, fiquei mais treiste ainda".

Qual o limite?
"Que ele se recupere com os trabalhos feitos, ele tem que baixar o peso, ele tem que ganhar ritmo para que possa ser inserido no grupo para que o Dorival possa aproveitá-lo. Tudo isso tem um limite e as atitudes dele. Uma falta no treinamento, dois, três dias sem treinar, isso prejudica na recuperação. Tudo que você faz durante a semana, três dias que ele ultrapassa, todo esse treinamento foi perdido. Demora ainda mais para que ele volte a jogar. Nosso projeto que era para o fim do mês fica comprometido. Isso é um limite".

Comportamento de Adriano x desempenho do time

"Uma coisa não afeta a outra. Contra o Sport, não conseguimos o resultado, mas fomos melhores que o Sport. O empate (1 a 1) foi ruim, foi como uma derrota. Contra o Inter jogamos muito mal, voltamos a ser aquele time. A resposta pode ser dada contra a Ponte Preta, não tem nada com o caso Adriano".

Confia que Adriano vai estrear
"Estou trabalhando para isso. Estou mais preocupado, mas não deixei de acreditar. Vou até o fim. Acho que tive uma conversa bem franca, bem profissional, e também mostrando o lado que aposto na recuperação dele. Mas estou mais preocupado. Ele tem que me provar, espero que ele prove. Caso contrário, infelizmente todos nós que apostamos nessa volta dele não tem como não continuar. O Flamengo não pode ficar até o fim da carreira tentando recuperar ele. Está abrindo a porta para o Adriano, mas não pode ficar passando a mão por problemas. Tem que solucionar os problemas. Se ele repetir o erro, vamos tomar a decisão se rescinde ou não".
Conversa com Adriano
"Ele falou que vacilou, principalmente comigo, com o que temos traçado. E o vacilo dele com o torcedor, a gente vê nas viagens que ele é o jogador mais requisitado. Ele tem que fazer um esforço que está querendo ver ele novamente com a camisa do Flamengo".

Episódio na Vila Cruzeiro
"Perguntei para ele, falou que quando estava saindo bateu na moto do cara, que estava parada. Disse que ajudou o cara a se levantar, que não foi nada. Mas chegou policial, pede carteira, registra ocorrência e tal. Mas fiquei preocupado. A assessoria me ligou dizendo que tinha a notícia que o Adriano tinha atropelado e matado uma pessoa. Falei “pelo amor de Deus”. Mas não foi nada disso".

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Deivid dá adeus com certa tristeza: 'Não foi o que todo mundo esperava'

Por Richard SouzaRio de Janeiro

Coletiva Deivid Flamengo (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
Deivid concede última coletiva no Flamengo
(Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
Da chegada com pompa, em agosto de 2010, à saída discreta nesta segunda-feira. Depois de acertar a rescisão de contrato com o Flamengo na última sexta, Deivid esteve no Ninho do Urubu para se despedir dos companheiros. De camiseta branca e calça jeans, o atacante conversou com os jogadores à beira do campo principal do CT durante o treino. Depois, se despediu dos amigos, de funcionários e do diretor de futebol Zinho. Em seguida, rumou para a sala de entrevistas, a mesma onde tantas vezes falou em nome do grupo em momentos difíceis. O mesmo espaço em que em alguns momentos teve de justificar gols inacreditavelmente perdidos. O jogador, de 32 anos, preferiu não dizer qual será o próximo clube, mas já entrou em acordo com o Coritiba por três temporadas - ele chega ao clube nesta terça-feira, quando assinará o contrato e será apresentado, e a estreia deve ser exatamento contra o Flamengo, sábado, no Couto Pereira..

Com 99 jogos, o atacante não chegou a ter qualquer movimentação para festejar a marca de 100 partidas que se aproximava.

- Infelizmente não pude fazer o centésimo jogo pelo Flamengo, mas acho que as coisas correram tudo bem. Chegou a hora. O mais importante foi ter feito o acordo, sair numa boa, pela porta da frente, sair sem rancor.

Com 31 gols em dois anos, Deivid ficou 24 meses sem receber seus direitos de imagem, que eram a maior fatia do seu alto salário. Por isso, entrou na Justiça ainda com contrato em vigor para cobrar cerca de R$ 8 milhões. Para ser liberado antes do fim do vínculo, que terminaria em dezembro, Deivid abriu mão de parte do valor a que tem direito. Segundo ele, o clube ainda tem de quitar algumas parcelas, mas ele preferiu encerrar o processo para receber a quantia de forma imediata.
- Eu decidi sair, até pelo fato de a dívida ser muito alta, por ter ido à Justiça. Só com um clube que eu tive um probleminha no início da carreira, que foi no Santos, mas foi resolvido. Não seria uma coisa boa ficar dez anos, cinco anos, esperando. Foi bom tirar essa ação, até com todos os problemas que tivemos aqui o clube sempre me tratou com respeito. Fico triste por deixar os companheiros. Como sempre costumo dizer, dinheiro acaba. A amizade verdadeira, não. Depois de dois anos deixar o clube para quem eu torcia desde pequeno me deixa um pouquinho triste, mas faz parte do trabalho profissional, vou estar torcendo de longe.

Deivid é realista quando faz um balanço da passagem. E lamenta que não tenha repetido o sucesso alcançado por outros clubes brasileiros.

- Não foi aquilo que todo mundo esperava do Santos, do Cruzeiro, do Corinthians. Tive altos e baixos, mas mesmo assim fui o terceiro artilheiro do Brasileiro do ano passado ao lado do Ronaldo e do Thiago Neves (todos com 21 gols). Às vezes você fica marcado pelos gols que você perde, mas não pelos 300 que fez. O gol que perdi contra o Vasco, que é um campeoato à parte, marcou (na derrota por 2 a 1 na semifinal da Taça Guanabara). Sempre procurei assumir a responsabilidade. Ter levantado todos os dias cedo, tentar fazer o meu melhor, ajudar a equipe, sempre olhando de frente para os outros. Isso eu levo de lição para a minha vida.
Abaixo, mais alguns trechos da entrevista de Deivid.
Razões para a passagem apagada

"O futebol está muito competitivo, quase todos os times jogam com dois pontas abertos e um jogador de área. Pelo fato de ter chegado aqui e o clube estar precisando de uma reabilitação por tudo que passou no segundo semestre de 2010, o caso Bruno, saiu o Adriano, saiu o Love, cheguei sete quilos acima do peso, fiquei sem jogar um tempo na Turquia. Não é desculpa, mas atrapalhou um pouquinho. Em 2011 e 2012 tive mais tempo para me recuperar, o Vanderlei (Luxemburgo) dava confiança para reencontrar meu futebol, mas não conseguia desenvolver. Acho que pelo fato de a velocidade não ser a mesma, perdi espaço, tentei recuperar. Perdemos o Brasileiro por detalhes, tivemos chances na Libertadores desse ano e deixamos escapar (eliminação na primeira fase). Aprendi bastante. Coisas positivas e negativas".

Chegadas de Liedson e Adriano

"Acho que a dívida pesou bastante, estava incomodando. Sempre gostei de cobrança, de jogar no limite. Via que as pessas às vezes não me cobravam por conta da dívida. As chegadas de Adriano e Liedson não foram o pivô da minha saída. Eu quis fazer a rescisão faltando três meses para acabar o ano, queria entrar de férias com algo definido. Foi por isso que decidi rescindir. O Zinho me ajudou bastante nessa rescisão, como não tinha diálogo com o Michel Levy (vice de finanças). O Zinho entrou no meio, acabamos nos acertando e estou saindo daqui bem".
"O jogo mais marcante foi aquele contra o Cruzeiro, no Engenhão (vitória por 5 a 1, em 6 de novembro de 2011). Nosso time sofreu um gol, o jogador do Cruzeiro perdeu um pênalti, conseguimos a virada e fiz dois gols. O jogo contra o Santos (vitória por 5 a 4, em 27 de julho), na Vila Belmiro, também foi muito marcante".

Relação com a torcida
"A ação que eu tinha contra o Flamengo não tinha nada a ver com a torcida. Era algo meu com o clube, uma insatisfação minha. Todo trabalhador quer receber. Eu soube separar. Em alguns momentos fui vaiado, com razão, não jogava bem. Quando fiz os gols fui aplaudido. A torcida vai ao estádio cobrar, quer ver a vitória do seu time. Saio sem mágoa, sem rancor da torcida. Sempre foi um sonho profissional vestir a camisa do Flamengo, isso aconteceu, sou um cara privilegiado, tenho só que agradecer ao que o futebol me deu, por tudo que acontece na minha vida. Saio de cabeça erguida por ter feito o meu melhor, mas triste por não ter conquistado um título de expressão. Vou estar em outra equipe, vou jogar bem e tentar vencer lá".