quarta-feira, 27 de junho de 2012

Zinho blinda o grupo do Fla e não garante Joel: 'Hoje, não está demitido'

Por Richard SouzaRio de Janeiro
 
Zinho, Flamengo (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
Zinho concedeu entrevista e não garantiu Joel
(Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
Nenhum jogador do Flamengo deu entrevista após o treino da tarde desta terça-feira. Foi uma decisão do diretor de futebol Zinho. Depois da derrota por 2 a 0 para o Grêmio, pela sexta rodada do Brasileirão, a crise voltou a ganhar força. Joel Santana está fortemente ameaçado no cargo, e a diretoria estuda a demissão do treinador. O dirigente deixou claro que Joel é o treinador do Rubro-Negro, mas não garantiu a permanência.
- O Joel é o nosso treinador. Garantir a permanência de um profissional nem a minha eu garanto. Quem decide é a presidente (sobre a permanência de Zinho). No futebol, eu sou diretor, e decido pela permanência da comissão e dos jogadores. Só se ganhar? Só se perder? A gente analisa no geral. Infelizmente no Brasil time grande é uma cobrança no dia a dia. Principalmente no Flamengo. Estou atento a tudo, dando confiança aos atletas, para a comissão técnica. Se eu garanto uma permanência? Não. Mas também não dá para dizer que vai ser demitido. Hoje é terça-feira e Joel não está demitido. Até digo a vocês que nenhum jogador vai falar aqui, a pressão está muito grande. Passei aos atletas e preservei das entrevistas. É treino, é focado. Perder não é bom. Do jeito que perdemos é pior ainda. Sem Léo Moura, sem Deivid, mais dois atletas que vão chegar. Não é desculpa, mas é desculpa. A equipe está se reerguendo. O elenco é bom, mas estamos com várias peças fora. A tendência é melhorar, fortalecer o elenco. Tenho que analisar também nesse sentido. Também não é tão simples tirar A, B e C, tem que ter peça de reposição e não está fácil.
O Joel é o treinador, mas estamos analisando tudo. Resultado, treinamento, disciplina do grupo, liderança. Tudo que o futebol exige. Se as coisas não andam, não progridem, pode haver mudança"
Zinho
A insatisfação chegou ao limite. E foi colocada à mesa em uma reunião entre diretoria e Zinho, diretor de futebol, que aconteceu na noite de segunda-feira, fora da sede da Gávea, segundo o GLOBOESPORTE.COM apurou. Zinho confirmou o encontro, mas não deu detalhes. Na avaliação dele, o trabalho de Joel é apenas razoável.
- Não analiso só o Joel. No geral, nossa equipe não fez um grande jogo. Nossa equipe está razoável, mas para ser campeão temos que melhorar bastante. É o trabalho da diretoria e dos atletas também. O trabalho é razoável. Toda semana me encontro com a direção do Flamengo, não especificamente ontem. Não sou mentiroso. Me reuni ontem como me reúno toda semana. Hoje bati um papo também, fiz a reunião com a direção. Tenho que passar o que está acontecendo. Não vou falar o que foi a pauta. Seria indelicado. Foram vários assuntos, normal de uma direção tratar. Reforços, jogadores que saíram, como está a saúde financeira do clube, o que posso realizar. Tudo isso é a pauta. Como estamos na sexta rodada, janela abriu dia 20, estou me mexendo para reforçar o time do Flamengo.
E Zinho disse que analisa tudo de forma minuciosa. E não descartou mudanças.
- O Joel é o treinador, mas estamos analisando tudo. Resultado, treinamento, disciplina do grupo, liderança. Tudo que o futebol exige. Se as coisas não andam, não progridem, pode haver mudança. É sempre beneficiando o Flamengo.
O Flamengo, porém, segue com impasse para definir o substituto de Joel Santana, mas o consenso depois do encontro foi pela troca de comando. Certo é que nomes como o de Jorginho, que está no Kashima Antlers, e o de Renato Gaúcho, desempregado desde o ano passado, estão descartados no momento.
O clube tem encontrado dificuldade para achar treinadores disponíveis no mercado. Marcelo Oliveira, do Coritiba, agrada a alguns dirigentes, mas o técnico está envolvido na final da Copa do Brasil contra o Palmeiras. O segundo e decisivo jogo será no dia 11 de julho.
Segundo avaliação feita pela diretoria, Joel, que amargou as eliminações na Libertadores e Carioca, não conseguiu dar um padrão tático ao time e tem pecado nas substituições. Outro fator que causa contrariedade são as entrevistas pós-jogos do treinador.
Joel, que tem demonstrado irritação com a pressão, tem contrato até dezembro e, com a demissão, o clube terá que pagar multa de aproximadamente R$ 1,4 milhão.
Diretor admite insatisfação de alguns jogadores
Zinho comentou ainda sobre o relacionamento entre Joel e jogadores, e admitiu que existe insatisfação entre atletas que não são aproveitados, mas sem desrespeito:
- São amigos íntimos? Não posso falar isso. Quando termina o treinamento, não sei se algum vai lá tomar um refrigerante com o Joel. Dentro do trabalho, percebo um bom ambiente. Num elenco com 30 jogadores, não dá para dizer que se dá bem com todo mudo. No geral, há um respeito. Hoje, na conversa que houve, vi que há uma boa comunicação. É um ambiente tranquilo, mas não dá para dizer que são amigos. Agora, jogador que não está jogando, dizer que está feliz da vida? Nem quero. O cara que está no banco não pode estar acomodado. Mas isso não pode virar indisciplina. Visivelmente vejo jogadores insatisfeitos, mas não há desrespeito.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Sob vigilância, Adriano vai ao CT e treina por três horas

Por Richard SouzaRio de Janeiro
Adriano treino Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Adriano em treino no CT na semana passada
(Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
 
O aviso de Zinho parece ter sido ouvido e compreendido por Adriano. Nesta segunda-feira, o jogador esteve no Ninho do Urubu na parte da manhã para iniciar a segunda semana da nova fase da recuperação da cirurgia no tendão de Aquiles do pé esquerdo, realizada em 13 de abril. Ele trabalhou no CT por três horas entre fisioterapia e exercícios físicos. Não havia atividade marcada para a parte da tarde.

Na terça-feira passada, o diretor de futebol do Flamengo teve uma conversa franca com o atacante e disse que ele terá que cumprir a programação estabelecida pelo clube, apesar de não existir um vínculo entre as partes. Até 1º de agosto, terá que perder peso, mostrar profissionalismo e cumprir um esquema com poucas folgas. Desde então, tem seguido a agenda de sessões de fisioterapia e preparação física. No último sábado, no primeiro fim de semana de trabalho, compareceu. No domingo, ganhou folga.

Adriano está sob vigilância. Um desvio de conduta não poderá ser punido com multa, já que não existe contrato, mas atos de indisciplina decretarão o fim da era do Imperador no Rubro-Negro. Além de ser do perfil de Zinho sempre dar uma chance aos jogadores, a presidente Patricia Amorim guarda o atacante como um trunfo. Caso ele se recupere, poderá servir para o time e como estratégica política em ano eleitoral; mas se não cumprir o determinado, o clube terá como justificativa o fato de ter dado chance e toda estrutura para o atacante.

Neste primeiro momento, terá que trabalhar quase todos os dias em tempo integral, com atividades também aos sábados. Visivelmente acima do peso, Adriano tem que reduzir seu percentual de gordura. Nesse estágio da recuperação, ele tem feito seguidos trabalhos na bicicleta ergométrica.

Adriano não teve contato com os jogadores do Flamengo nesta segunda. Após a derrota por 2 a 0 para o Grêmio, o grupo ganhou folga e só volta a trabalhar na tarde desta terça.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Torcida do Flamengo se despede do Olímpico com ironia ao Grêmio

Por Janir JúniorPorto Alegre
 
Está prevista para dezembro a inauguração da nova arena do Grêmio. Por isso, neste domingo o Flamengo pode ter feito sua última partida no Olímpico. Assim, a torcida rubro-negra que foi ao estádio do Tricolor gaúcho para o jogo válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro mostrou uma faixa que ao mesmo tempo ironizou o rival e celebrou uma conquista.
Flamengo, Torcida, Olimpico (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)
Torcida do Flamengo mostra faixa que lembra segundo título brasileiro, conquistado no Olímpico (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)
A frase "Valeu, Olímpico. A eterna casa do campeão brasileiro de 1982", lembrou o segundo título nacional do Flamengo, conquistado dentro da casa do Grêmio. A partida, realizada em 25 de abril daquele ano, terminou 1 a 0 para o Rubro-Negro, gol marcado pelo atacante Nunes.
Neste domingo, Zinho, diretor de futebol do Flamengo, foi recebido por alguns torcedores do Grêmio com aplausos quando apareceu no gramado do Olímpico. Foi um reconhecimento por sua passagem pelo clube gaúcho, pelo qual conquistou a Copa do Brasil de 2001.

Melancolia do Fla na volta ao Rio: Joel se irrita, e Love prefere o silêncio

Por Thales SoaresRio de Janeiro
 
 
 
desembarque flamengo (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)
Mais jovens ficaram com a responsabilidade de
explicar derrota (Foto: Thales Soares)
Fim melancólico de uma noite de domingo. A delegação do Flamengo desembarca no Rio de Janeiro depois de sofrer sua primeira derrota no Campeonato Brasileiro, por 2 a 0, para o Grêmio, no Estádio Olímpico. Semblantes tensos denunciam um clima nada favorável a qualquer tipo de trabalho. Com um problema no quadril, o técnico Joel Santana segue apressado para a saída do Terminal 2 do Aeroporto Internacional Tom Jobim. Com ele, o peso de uma pressão intensa. Na busca por um táxi para deixar o local, a manifestação de sua irritação, longe do seu bom humor.
- Até aqui. Me deixa em paz - vociferou Joel ao ser fotografado pela reportagem do GLOBOESPORTE.COM.
joel santana flamengo (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)
Joel se irrita com foto na saída do aeroporto (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)
 
Dali partiu em busca de outro táxi para seguir viagem e procurar em casa soluções para os problemas do Flamengo. O time tem nove pontos no Campeonato Brasileiro e ocupa a nona colocação na competição ainda tentando se reerguer depois de uma série de tombos no campo político e técnico.
 
No mesmo barco de Joel, Vagner Love, jogador mais badalado do elenco, deixou o local sem dar entrevista. Atendeu torcedores rapidamente para fotos e autógrafos. Mas nada de explicações. Apenas com o dedo sinalizou a negativa. Sequer balbuciou um não, mostrando que seu momento é de poucas palavras.
Sobrou para os mais jovens, ainda em busca da afirmação, tentar analisar o momento que o time vive na temporada. Luiz Antonio, que atuou improvisado como lateral-direito no segundo tempo, não fugiu das perguntas. Com apenas 21 anos, justificou a queda com a gangorra que representa o Campeonato Brasileiro.
- A competição é assim. Você ganha uma e perde outra. Falta encaixar um pouco ainda. Mas acho que o time não sente os problemas (do caso Ronaldinho) que já passaram. O que ainda pesa é aquele jogo com o Internacional - disse o volante, referindo-se ao jogo em que o Flamengo vencia por 3 a 1 e permitiu o empate, no Engenhão.
vagner love flamengo (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)
Vagner Love posou para fotos, mas não quis dar entrevista (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Gony Arruda para presidente do Flamengo


O secretário de Esporte, deputado Gony Arruda, está entre os prováveis nomes que podem presidir o Flamengo, maior clube de futebol do Brasil. O nome de Gony está sendo colocado por empresários, conselheiros do clube, membros do governo carioca e até artistas para ser candidato de oposição a presidente Patrícia Amorim.
Gony Arruda foi vice-presidente do Flamengo, tem fortes ligações com o clube e é antigo sócio. Em sua primeira campanha para deputado em 1998 apresentou-se ao povo do Ceará no programa eleitoral com esse currículo.

Por que Gony Arruda?
A indicação de Gony Arruda para comandar uma chapa e presidir o Flamengo começou no natal de 2011, no Rio de Janeiro, durante um jantar ente Gony e o empresário da área de esporte, Kleber Leite, também flamenguista e considerado hoje um dos homens mais fortes do futebol brasileiro.
Kleber foi direto: “O Flamengo esta precisando de um fato novo”. No final de abril o Vice-presidente do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, Flávio Godinho, também fez coro com a ideia. Gony é amigo de ambos de longa data. Eike foi padrinho de casamento de sua irmã ainda em 1986.
Flávio e nomes como, o do ex-presidente do Banco Central, Carlos Langoni e Luis Batista, presidente da SKY, estão dispostos a colaborar com o clube numa futura gestão desde que saia uma candidatura única e confiável de oposição a atual administração.
Na última segunda-feira esse grupo de notáveis flamenguistas se reuniu no Rio de Janeiro com ex-presidentes e conselheiros e eles condicionaram suas participações a unidade em torno de um projeto.

Fonte: Blog do Roberto Moreira

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Ney Franco chama filho de Bebeto para torneio Sub-20 na Argentina

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro
Guido Mattheus Seleção sub-17 (Foto: CBF)
Mattheus vai defender equipe de Ney Franco (CBF)
O técnico Ney Franco convocou 18 jogadores nesta quinta-feira para a Seleção Brasileira Sub-20. Com a presença de Mattheus, filho do ex-jogador Bebeto e que recentemente foi promovido aos profissionais do Flamengo, a equipe brasuca vai disputar o título do Quadrangular Internacional Sub-20, na Argentina.
Recentemente campeã do Torneio 8 Nações na África do Sul, a delegação brasileira embarca daqui a uma semana e meia para o país vizinho para a disputa da competição, que começa no próximo dia 28. A estreia será contra o Uruguai e, em caso de vitória, a Seleção pega Chile ou Argentina já na final do torneio.
Além da jovem revelação de apenas 17 anos, foram convocados por Ney Franco jogadores como Wellington Carvalho, do Fluminense, Deretti, do Figueirense, e Ademilson, do São Paulo. Confira abaixo a lista com os 18 nomes escolhidos pelo treinador.

Goleiros
Luiz Gustavo (Vitória)
Igor Rayan (Cruzeiro)
Laterais
Fabinho (Fluminense)
Henrique (São Paulo)
Mansur (Vitória)
Zagueiros
Luiz Gustavo (Palmeiras)
Luan (Vasco)
Wellington Carvalho (Fluminense)
Meias
Rodrigo Caio (São Paulo)
João Felipe (São Paulo)
Misael (Grêmio)
Giovanni (Corinthians)
Mattheus (Flamengo)
Deretti (Figueirense)
Mike (Internacional)
Atacantes
Paulo Henrique (Atlético Mineiro)
Bruno Mendes (Guarani)
Ademilson (São Paulo)

Flamengo acerta com Marquinhos e renova com Caio Torres e Duda

Por Marcello PiresRio de Janeiro

basquete marquinhos pinheiros sky araraquara (Foto: João Pires / Pinheiros SKY)
Marquinhos é o novo reforço do Flamengo
(Foto: João Pires / Pinheiros SKY)
O basquete do Flamengo não para de se reforçar. Depois de trazer o técnico José Neto, ex-Joinville, e acertar com Benite, Gegê, Shilton, Olivinha e o americano Kojo, o clube rubro-negro tirou Marquinhos do Pinheiros, renovou os contratos do ala Duda e do pivô Caio Torres e fechou o elenco para a próxima temporada.
Presença praticamente certa na seleção brasileira que disputará os Jogos Olímpicos de Londres, Marquinhos vai assinar um contrato de dois anos com o Flamengo.
Jogador do Pinheiros nas duas últimas edições do NBB, o carioca de 28 anos teve ainda duas rápidas passagens pela NBA: no New Orleans Hornets, em 2006/2007, e no Memphis Grizzlies, em 2008.
Além dos seis reforços acertados e das renovações de contratos de Marcelinho, Duda e Caio Torres, únicos remanescentes da equipe que foi eliminada pela São José nas semifinais da última temporada do NBB, Xupeta, Alexandre e Diego, todos vindos das categorias de base, completarão o elenco rubro-negro para a próxima temporada.
A diretoria do Flamengo também tinha esperanças de trazer o pivô Murilo, mas o melhor jogador da última edição do NBB preferiu seguir os passos do armador Fúlvio e optou em renovar seu contrato com o São José, atual vice-campeão brasileiro.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

De "ressaca pós-Ronaldinho", Fla faz no fim e arranca empate da Ponte

No primeiro jogo sem Ronaldinho, Vagner Love salvou derrota do Flamengo nos acréscimos. Foto: Marcos Bezerra/Futura Press
No primeiro jogo sem Ronaldinho, Vagner Love salvou derrota do Flamengo nos acréscimos
Foto: Marcos Bezerra/Futura Press
Na primeira partida sem o meia-atacante Ronaldinho, que entrou na Justiça e rescindiu contrato, o Flamengo arrancou um empate por 2 a 2 da Ponte Preta, no Estádio Moisés Lucarelli, em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O time de Campinas vencia até os 47min da segunda etapa, mas Vagner Love empatou de cabeça e decretou a igualdade.
Rene Jr. abriu o placar para os donos da casa na primeira etapa, mas Renato Abreu empatou cobrando falta. No segundo tempo, a Ponte voltou a ficar em vantagem em bela finalização de João Paulo, após saída errada do goleiro Paulo Victor. Já ao final da partida, Love aproveitou bola cruzada e empatou de cabeça.
Com o empate, a Ponte fica na 14ª posição do Campeonato Brasileiro, agora com dois pontos ganhos. O clube de Campinas não venceu desde o retorno à elite nacional. Já o Flamengo foi a três pontos, fruto de três empates, ocupando apenas a 11ª colocação.
Na próxima rodada, a Ponte Preta visita o Figueirense, no Estádio Orlando Scarpelli, domingo, às 18h30 (de Brasília). Já o Flamengo joga no sábado, quando recebe o Coritiba, às 18h30, no Engenhão.
O jogo
A partida começou equilibrada em Campinas, com as equipes buscando o ataque. No entanto, os times erravam muito no meio e não permitiam a criação dos lances de perigo. Só que aos 15min, a Ponte Preta chegou ao gol no primeiro chute. Léo Moura errou ao tentar cortar a bola, que sobrou para Roger. O atacante chutou em cima da zaga. Magal foi tentar tirar o perigo e furou, deixando a bola para Renê Júnior dominar e tocar para a rede.
O revés não mudou o panorama do confronto e a Ponte quase ampliou aos 19min, com André Luís, mas o atacante finalizou em cima de Paulo Victor. Somente depois disso o Flamengo melhorou em campo e conseguiu o empate aos 28. Renato Abreu cobrou falta, a bola desviou na barreira e enganou o goleiro Édson Bastos, que não teve a chance de tentar tirar o gol.
Depois da igualdade, o jogo voltou a ficar equilibrado, sendo disputado no meio. Assim como no início, as equipes voltaram a errar muito e passaram a não criar bons lances no ataque. Em uma das poucas chegadas, o Flamengo teve um gol anulado de Léo Moura, que estava impedido. Com isso, o confronto foi para o intervalo com o empate no placar.
Na etapa final, a Ponte Preta voltou melhor e ficou novamente à frente na partida logo aos 5min. Paulo Victor rebateu a bola para fora da área após falta, mas o lateral João Paulo pegou o rebote e acertou belo chute na rede rubro-negra.
O Flamengo acordou depois do revés e quase empatou aos 8min. Renato Abreu acertou chute forte e obrigou Édson Bastos a fazer grande defesa. Três minutos depois, mais uma vez Renato Abreu, desta vez cobrando falta, por pouco não colocou na rede da Ponte Preta.
Após os lances, os donos da casa equilibraram o confronto e passaram a aproveitar os espaços deixados pelos rubro-negros. Com isso, os paulistas quase ampliaram aos 16min. Nikão arriscou de fora da área e Paulo Victor apareceu para espalmar para escanteio. Depois disso, o Flamengo passou a se preocupar mais com a marcação e viu a Ponte Preta voltar a ser melhor.
O panorama do confronto seguiu o mesmo até os 33min, quando a Ponte chegou com perigo mais uma vez. João recebeu na entrada da área e chutou para boa defesa. Somente a partir dai que o Flamengo conseguiu voltar ao ataque com certo perigo. Aos 41min, após cobrança de escanteio, Wellinton cabeceou, mas Ferron estava bem posicionado para impedir o empate.
Nos minutos finais, o Flamengo tentou impor uma pressão e conseguiu o empate nos acréscimos. Vagner Love aproveitou cruzamento de Bottinelli e deu números finais ao duelo em Campinas.
Ficha técnica
PONTE PRETA 2 x 2 FLAMENGO
Gols
PONTE PRETA:
Renê Júnior, aos 15min do primeiro tempo e João Paulo, aos 5min do segundo tempo
FLAMENGO:
Renato Abreu, aos 28min do primeiro tempo e Vagner Love, aos 48min do segundo tempo
PONTE PRETA: Édson Bastos, Cicinho, Thiago Alves, Ferron e João Paulo; Baraka, João, Renê Júnior (Somália) e Marcinho (Nikão); André Luis (Caio) e Roger
Treinador: Gilson Kleina
FLAMENGO: Paulo Victor, Leonardo Moura (Wellington Silva), Welinton, Marllon e Magal; Aírton, Kléberson (Bottinelli), Renato Abreu e Ibson; Deivid (Negueba) e Vagner Love
Treinador: Joel Santana
Cartões amarelos
PONTE PRETA: Thiago Alves, Renê Júnior, Caio e João
FLAMENGO: Deivid, Wellington Silva, Vagner Love e Ibson
Cartões vermelhos
PONTE PRETA: Roger
Árbitro
Wagner Reway (MT)
Local
Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Com informações da Gazeta Esportiva

Para dar fim à ligação de Ronaldinho com o Fla, ator compra tijolinhos


Por Renata DominguesRio de Janeiro
 
O Flamengo não teve trabalho para revender os tijolinhos que pertenciam a Ronaldinho Gaúcho. Apenas algumas horas depois de anunciar que devolveria os R$ 1.500 gastos pelo jogador no ano passado, o clube conseguiu comercializar as seis peças - a R$ 250 cada uma - que estavam no nome dele. E um dos compradores foi o ator Heitor Martinez. Rubro-negro, ele conseguiu apenas dois tijolinhos, mas, com o objetivo de dar sua contribuição para pôr um ponto final na ligação do hoje atacante do Atlético-MG com o Flamengo, ele queria mais.

Artilharia = título: Djalminha tenta o duplo tricampeonato com o Flamengo

Por Raphael AndrioloRio de Janeiro
 
Djalminha Flamengo x Grêmio Brasileiro showbol (Foto: Divulgação/Ricardo Cassiano)
Djalminha lidera a artilharia do Brasileiro 2012 com
16 gols até agora (Foto:Divulgação/Ricardo Cassiano)
Para Djalminha, artilharia é sinônimo de título e vice-versa. Nas duas vezes que o Flamengo levou a taça de campeão brasileiro de showbol, o craque terminou como o maior goleador da competição. Em 2009, os 20 gols do jogador ajudaram na primeira conquista. No ano seguinte, 17 bolas na rede e o bicampeonato rubro-negro. Agora, em 2012, quatro equipes estão nas semifinais e brigam pelo título nacional neste fim de semana, em Maricá. Até o momento, a artilharia está nos pés de Djalminha (16), que vê a coincidência com bons olhos e otimismo.
- É um bom sinal. Vamos ver se a gente consegue manter esse retrospecto então. Na verdade, o objetivo maior é ser campeão. Ser artilheiro também é bom, mas não é o mais importante. Mas não posso negar que isso dá uma motivação maior ainda para as finais - disse Djalminha, que tenta um tricampeonato duplo com o Flamengo: Brasileiro e artilharia.
Djalminha comemora gol Flamengo showbol (Foto: Divulgação/Ricardo Cassiano)Djalminha comemora gol contra o Grêmio pelo grupo C (Foto: Divulgação/Ricardo Cassiano)
Na primeira edição do brasileiro, Oséas anotou dez gols pelo Palmeiras e foi o goleador de 2008 - ano em que o Santos foi campeão. O Flamengo ficou na sexta colocação, e Djalminha marcou apenas sete gols. No ano passado, Amoroso foi quem mais marcou, fez 24 gols, mas nem assim conseguiu assegurar o título para o São Paulo, que perdeu para o Vasco na decisão. Mais uma vez, Djalminha não foi o artilheiro, e o time da Gávea terminou com a medalha de bronze.
Neste sábado, o Flamengo enfrenta o São Paulo, e o Santos pega o Vasco pelas semifinais do torneio. O Rubro-Negro tenta o seu terceiro título (2009 e 2010), enquanto o Tricolor busca sua primeira conquista. No outro confronto, o Gigante da Colina, atual campeão, e o Peixe, primeiro campeão, querem o bi.
Confira todos os artilheiros e campeões do brasileiro de showbol
AnoArtilheiroGolsCampeão
2008 Oséas (Palmeiras) 10 Santos
2009 Djalminha (Flamengo) 20 Flamengo
2010 Djalminha (Flamengo) 17 Flamengo
2011 Amoroso (São Paulo) 24 Vasco
2012 Djalminha (Flamengo)* 16* ?
* Djalminha tem 16 gols até o fim da primeira fase. O Flamengo ainda tem dois jogos no Brasileiro 2012

terça-feira, 5 de junho de 2012

Adriano inicia fisioterapia no Ninho do Urubu e tira a bota ortopédica

Por Richard SouzaRio de Janeiro
 
Adriano bicicleta (Foto: Reprodução Twitter)
Adriano faz fortalecimento na bicicleta ergométrica
(Foto: Reprodução Twitter)
Sai Ronaldinho Gaúcho, chega Adriano. Na tarde desta segunda-feira, o atacante iniciou uma nova fase da recuperação da cirurgia no tendão de Aquiles do pé esquerdo, realizada em 13 de abril. Ainda sem qualquer vínculo com o Flamengo, o Imperador chegou ao Ninho do Urubu às 15h em ponto para realizar a primeira sessão de fisioterapia no clube. Até então, ele vinha sendo atendido em casa por um fisioterapeuta do time. A programação do tratamento do jogador ainda não foi divulgada, mas em alguns momentos ele vai dividir espaço com o grupo.
Na volta ao CT, no entanto, ele não encontrou os jogadores. Nesta segunda, o técnico Joel Santana comandou o treino na parte da manhã. Adriano vestia camisa preta e bermuda jeans e ainda usava uma bota ortopédica. Depois da fisioterapia com Fabiano Bastos, o mesmo que o atendia em casa, ele seguiu para a sala de musculação, foi para a bicicleta ergométrica e publicou uma foto em seu Twitter já sem a bota ortopédica. Procurado pela assessoria de imprensa do Flamengo, disse que só irá falar "no momento oportuno".
O Imperador - que pela manhã esteve, de acordo com sua assessoria, no consultório do médico José Luiz Runco para fazer um curativo - deixou o Ninho do Urubu às 16h40m, caminhando normalmente. Ele tem nova sessão marcada para as 15h desta terça-feira, novamente sem a presença do elenco rubro-negro, que viaja para enfrentar a Ponte Preta, na quarta-feira, em Campinas. Segundo a assessoria de imprensa do Flamengo, as próximas sessões serão fechadas aos jornalistas - a não ser aquelas que coincidam com o trabalho dos outros atletas.
Adriano com jogadores no treino do Flamengo (Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo)Adriano pega um copo d'água no Ninho do Urubu (Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo)
Mais cedo, após a atividade da manhã, o volante Ibson falou sobre a possibilidade de reencontrar o atacante.

- Conheço o Adriano há bastante tempo, fizemos toda a base juntos, jogamos no profissional. Ele faz a diferença. Que possa se recuperar e, se vier, que nos ajude como sempre ajudou. Vamos estar de braços abertos para recebê-lo - afirmou o camisa 7.
O Rubro-Negro decidiu oferecer ajuda ao atacante para que ele possa retomar a carreira em alto nível no clube, mesmo sem ter qualquer compromisso firmado com o jogador neste momento. Em abril, mês da cirurgia, José Luiz Runco informou que a previsão de retorno do Imperador aos treinos seria de pelo menos três meses.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Camisa 10 encalha e vendedor-mirim diz: ‘Agora será com o número 99’

Por Janir JúniorDireto de Teresina
 
Penduradas em um varal nos arredores do estádio Albertão, em Teresina, onde o Flamengo fará o amistoso com a seleção do Piauí na noite desta quinta-feira, dezenas e mais dezenas de camisas com o número 10 e o nome de Ronaldinho Gaúcho às costas. Lá estavam, lá ficaram. O vendedor-mirim Daves Dias, 12 anos, esperava lucros maiores, mas foi pego de surpresa com a notícia de que o jogador entrara na Justiça e deixara o Rubro-Negro no início da tarde. Em algumas horas, apenas seis peças, ao preço de R$ 20, foram vendidas.

camisas de ronaldinho gaúcho a venda no estádio albertão, em teresina o pequeno vendedor Daves Dias, 12 anos (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)
Daves Dias mostra desânimo com a baixa venda de camisas de Ronaldinho Gaúcho em frente ao estádio Albertão, em Teresina (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)

No entanto, a ingenuidade de criança não faz Daves temer um grande encalhe. Se o torcedor pechinchar até consegue levar três por R$ 50. E ele já tem uma justificativa para tentar salvar o dia de vendas.
- Pelo menos, serve como lembrança, né?! Um dia ele já jogou futebol, mas agora está ficando velho. Dá até para fazer uma promoção, sim. Mas tem de pedir muito para conseguir. Se Ronaldinho estivesse aqui, venderia mais, e como. Ele poderia ter jogado pelo menos essa partida e ido embora depois – afirmou Daves Dias, que tem a companhia do pai, Ordilei, e da mãe, Cristiane nas vendas.
Mas, com visão ao estilo pequenas empresas grandes negócios, Daves já projeta o futuro. Ronaldinho Gaúcho não tem mais valor de mercado em Teresina.
- Vamos trocar. Agora será com o número 99 e o nome do Vagner Love – antecipou o pequeno vendedor.
Entre os torcedores presentes ao estádio Albertão, muitos vestem o número 10 de Ronaldinho Gaúcho.
- Ronaldinho vazou – gritava um dos torcedores.

Joel, sobre a saída de Ronaldinho Gaúcho: ‘Acabou, é página virada’

Acabou, página virada, e de uma forma não muito feliz. Assim, Joel Santana tratou a saída de Ronaldinho Gaúcho do Flamengo. Em entrevista concedida depois da vitória do Rubro-Negro por 2 a 0 sobre a Seleção do Piauí, em Teresina, o técnico comentou sobre o desfecho do caso com seu ex-camisa 10.
- Isso passou, agora está por conta da parte jurídica do clube. Foi um final que não era para acontecer, mas infelizmente aconteceu. Temos de continuar trabalhando em função do grupo. Acabou, não adianta falar de uma coisa que não existe mais. É página virada, vamos pensar no grupo que temos aqui. Mas é uma pena, um jogador que é um ídolo. O Flamengo fez um esforço muito grande para trazer, mas acabou. Temos de pensar nos jovens valores que temos aqui: Muralha, Thomás, Luiz Antonio – afirmou Joel Santana.
O técnico comentou ainda o desempenho do time no amistoso da noite desta quinta-feira (veja os melhores momentos no vídeo acima).
- Foi bom para ver os jogadores, mas ainda falta entrosamento. A equipe vai melhorar. O amistoso foi muito bom no que diz respeito ao Flamengo. Muita paixão dos torcedores. Esse foi o maior lucro, expandir o que esse clube tem. Sempre carrega essa multidão - completou o treinador.
O Flamengo embarca de volta para o Rio à 0h30m desta sexta, com chegada prevista no Aeroporto Internacional Tom Jobim para 6h. O time terá a sexta-feira de folga e se reapresenta no sábado, às 9h30m, no Ninho do Urubu.

Patricia, sobre processo de R10: 'Não esperava que chegasse a esse ponto'

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro
 
patricia amorim ronaldinho gaúcho flamengo  (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
Patricia Amorim e R10: parceria acabou na Justiça  (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
 
A presidente do Flamengo, Patricia Amorim, usou o site oficial do clube para se manifestar sobre o desligamento de Ronaldinho Gaúcho. A mandatária afirma só ter tomado conhecimento do processo na Justiça em que o jogador cobra uma dívida de R$ 40 milhões nesta quinta-feira e lamenta que as coisas tenham chegado a esse ponto.
- O assunto estava sendo tratado internamente, em alto nível. Não esperava que a coisa chegasse a esse ponto. O Flamengo é maior do que qualquer pessoa e vai ser sempre assim. Agora o caso está entregue ao departamento jurídico do clube - disse.
saiba mais
PatrIcia Amorim deve conceder uma entrevista coletiva sobre o assunto na companhia do vice-presidente jurídico do clube, Rafael De Piro, nesta sexta-feira.