segunda-feira, 30 de abril de 2012

Fla vence Uberlândia e sai na frente nos playoffs



 
O Flamengo começou bem sua caminhada rumo às semifinais do NBB4. Em um dos melhores jogos da competição até agora, o time venceu o Uberlândia, por 110 x 108, na segunda prorrogação (90 x 90 no tempo normal), em sua estreia nos playofss das quartas-de-final, na noite desse sábado (28.04), no ginásio do Uberlândia Tênis Clube, em Minas Gerais. O segundo jogo da melhor de cinco será terça-feira (01.05), às 17h, no Tijuca Tênis Clube. Depois, o Rubro-negro volta à quadra na sexta-feira (04.05), às 19h, no mesmo local.

O Flamengo começou com: Hélio (8), David Jackson (29), Marcelinho (20), Kammerichs (16) e Caio Torres (25). Entraram: Chris Hayes (3), Fred (2), Teichmann (7), Duda (-) e Wagner (-).

"Foi um jogo emocionante, com direito a todos os ingredientes de uma decisão. A vitória no primeiro jogo e fora de casa é muito importante para nós, mas agora já é passado. Não podemos pensar que estamos em uma situação confortável, pois todos os jogos serão assim, definidos nos detalhes. Nossa única vantagem agora vai ser jogar em casa e queremos aproveitar isso", disse Marcelinho.

Sem Marcelinho, eliminado com cinco faltas (Teichmann e Chris Hayes também saíram com cinco faltas cada), o Flamengo teve chances de vencer, mas a prorrogação terminou empatada em 104 x 104. No segundo tempo extra, o jogo seguiu equilibrado e emocionante até o final, com a vitória do Flamengo por 110 x 108.

Na volta do intervalo o Flamengo continuou melhor, mantendo a vantagem na casa dos 10 pontos até a metade do terceiro quarto. Mas, num momento de desconcentração, o time carioca permitiu que os donos da casa encostassem. Ainda assim, fechou o quarto na frente: 67 x 69. Na última parcial, os donos da casa passaram à frente (80 x 76) e a partida ficou bem equilibrada, terminando empatada: 90 x 90.

O Uberlândia saiu na frente, fazendo 10 x 6, mas, em uma bola de Kammerichs, o Fla virou em 11 x 10. Depois, chegou a abrir seis pontos (18 x 12) e fechou o quarto na frente: 22 x 21. Com uma defesa forte, o Rubro-negro dominou o segundo quarto. Em uma bola de Jackson abriu 10 pontos de vantagem (43 x 33) e foi para o intervalo vencendo por 45 x 36.

No jogo desse sábado, o americano David Jackson foi o cestinha, com 29 pontos. Caio Torres também se destacou, com 25 pontos, e Kammerichs fez um duplo-duplo (16 pontos e 12 rebotes).

Se necessários, o quarto e o quinto jogo serão disputados dia 08.05 e 11.05, em Uberlândia e no Rio, respectivamente. Como terminou a fase classificatória entre os quatro primeiros, o Flamengo ganhou a vantagem do mando de quadra nas quartas-de-final.

Tufão da vida real



 
A arte imita a vida ou a vida imita a arte? Pelo jeito, as duas alternativas são válidas. Na novela da Rede Globo "Avenida Brasil", o autor João Emanuel Carneiro criou como protagonista da trama um personagem jogador de futebol do Flamengo. Como não poderia ser diferente, rapidamente o craque da ficção caiu nas graças de todos os brasileiros. E, pelo visto, Tufão tem inspirado os próprios atletas do Mengão durante as brincadeiras que fazem uns com os outros nos treinamentos no Centro de Treinamento George Helal, em Vargem Grande.

Na base, Lucas já fez sua história. Ele foi titular no título rubro-negro da Copinha 2011 e por isso acabou chamado para integrar o elenco profissional.

"Meu sonho é jogar aqui mesmo. Sou flamenguista de coração. Por isso, meus sonho sempre foi estourar aqui no Flamengo", concluiu.

Assim como Tufão fez na novela, Lucas pretende eternizar o seu nome como um ídolo do futebol rubro-negro. De acordo com ele, seu grande objetivo é brilhar no time profissional do Mengão.

"Eu tenho uma história neste clube. Estou no Flamengo desde os quatro anos de idade. Comecei fazendo ginástica olímpica aqui. Aos seis anos, fui para a natação. Aos sete, fiz um teste para jogar no salão e passei na primeira tentativa", comentou.

Prata da casa no Flamengo, Lucas definitivamente  tem o sangue vermelho e preto. O atacante defende o clube desde que era bem pequeno, mas o futebol não foi o seu primeiro esporte.

"Eu acompanho a novela, então gostei do apelido. Nunca tive um, esse é o meu primeiro. É legal ter um apelido porque isso te enturma mais com o pessoal", explicou.

De acordo com Lucas, receber o apelido foi bacana, pois aumentou o entrosamento com os outros jogadores, que não perdem a oportunidade de provocá-lo comentando alguma cena da novela, como se ele fosse o próprio Tufão.

"Quando eu saio, conheço uma ou outra garota. Eu não sou muito de sair, sou bastante caseiro, mas de vez em quando é bom. Saio normalmente pela Barra e Zona Sul. Gosto muito de pagode. Inclusive, estou aprendendo a tocar os instrumentos", revelou.

Comparado aos galãs da TV, o jovem atleta rubro-negro revelou que está solteiro, mas é sossegado. Como grande parte dos jogadores de futebol brasileiros, seu ritmo preferido é o pagode.

"Esse apelido veio por causa da novela, né. O Tufão era jogador do Flamengo e o pessoal aqui acha que eu sou o mais parecido. Acho que é por causa do cabelo. Na verdade, eu me acho até mais parecido com o Jorginho (personagem interpretado por Cauã Reymond), o filho do Tufão. As meninas me falam que eu pareço mais com ele", disse Lucas.

Simpático, o atacante de 20 anos leva na esportiva a gozação dos outros jogadores. Contudo, ele acredita que escolheram o personagem errado quando criaram o apelido.

Em um treino recreativo, o atacante Lucas recebeu de seus companheiros o apelido de Tufão, por conta de sua semelhança com o ator Murilo Benício, que interpreta o personagem na novela. Sempre que tocava na bola, os jogadores o chamavam pela nova alcunha. E a brincadeira deu sorte. Lucas foi o autor do gol da vitória do seu time no rachão e foi muito festejado.

Flamengo é campeão brasileiro de natação


Fotos: Fernando AzevedoFotos: Fernando Azevedo
Foram 10 longos anos longe do lugar mais alto do pódio brasileiro. Mas, na noite deste sábado (28.04), o Flamengo reencontrou a alegria e o orgulho de voltar ao posto de onde nunca deveria ter saído: o de Campeão Brasileiro de Natação. Na última noite de finais válidas pelo Troféu Maria Lenk, os rubro-negros cumpriram a missão, garantiram seis medalhas (quatro ouros, uma prata e um bronze) e levaram o Flamengo ao topo do ranking nacional, com um total de 2.152,50 pontos. Pinheiros (2.070) e Corinthians (1.939,50) completaram o pódio. O Minas Tênis Clube, até então detentor do título, terminou em quarto lugar, com 1812.
"Estou muito feliz. Na última vez que o Flamengo foi campeão eu era vice-presidente. Hoje, 10 anos depois, voltamos a vencer. É o resgate da natação rubro-negra. Fui campeã como atleta, campeã como vice-presidente e, agora estou tendo o grande prazer de ser campeã como presidente", disse emocionada Patricia Amorim. 

Nos 200m borboleta, Joanna Maranhão e Leonardo de Deus confirmaram a excelente fase e sagraram-se campeões brasileiros. Recordista sul-americana da prova, Joanna não sentiu ameaça em momento algum nos 2m09s62 de prova. A segunda colocada, com 2m17s09, foi Yana Medeiros, do Pinheiros.

"Queria ter batido esse recorde para o Flamengo. Estou exausta, estou treinando forte, mas na hora da prova respirei fundo e tentei nadar pelo clube escutando o grito da galera. Se a gente ganhar esse campeonato vai ser muito importante para a gente, por tudo que Patricia (Amorim) vem fazendo, ela merece esse título. Cheguei perto do índice, do recorde sul-americano e é o meu melhor tempo. Depois de uma competição inteira, super cansada, está dando tudo certo. Esse campeonato foi um desafio mental, estamos fazendo uma manutenção de treino e competindo", disse a aniversariante do dia. 

Leonardo de Deus também não fez por menos. Já garantido para as Olimpíadas de Londres (1m55s55 – tempo obtido na fase eliminatória do Mundial de Xangai – 2011), o rubro-negro venceu a briga pelo ouro contra Kaio Márcio, do Fluminense, ao fazer o tempo de 1m55s70.

Nos 100m costas, Etiene Medeiros fez o quinto melhor tempo da final (1m04s19), mas subiu ao pódio para receber a medalha de bronze. Na versão masculina, Eugene Godsoe levou a prata com 54s57. Leonardo de Deus também disputou a final, mas não rendeu o suficiente para assegurar seu segundo ouro individual na noite de hoje. Leo acabou em oitavo, com 57s43.

Mireia Belmonte bateu o recorde sul-americano na final dos 400m livre. A rubro-negra fez a marca de 4m05s70 e garantiu a medalha de ouro. Na versão masculina, André Schultz não teve a mesma sorte e terminou em sexto lugar, com 3m58s90.






O feminino ficou fora do pódio. Composto por Etiene, Thamy Ventorin, Joanna e Daynara, o revezamento rubro-negro fez o quarto tempo, 4m17s08.

"Foi um projeto que começou em 2010 quando a Patricia Amorim idealizou a retomada da natação do Flamengo, a natação mais vitoriosa do Brasil e dois anos depois estamos aqui. A natação do Flamengo voltou. Hoje nadei pelo time, não era para mim. Esse ouro no revezamento foi a cereja no bolo. Estou muito feliz", disse Cielo.

Show no revezamento 4x100m medley, que contou com Eugene Godsoe (costas), Henrique Barbosa (peito), Filipe Nunes (borboleta) e Cesar Cielo (livre). Cielo garantiu o primeiro lugar para o Flamengo ao fechar a prova em 3m36s10. O Pinheiros travou um lindo duelo e terminou em segundo, 3m36s60.

LONDRES 2012:
Nadadores que conseguiram ou confirmaram índice para os Jogos de Londres durante as disputas do 52º Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu Maria Lenk:

Cesar Cielo: 50m livre (21s38)
Henrique Barbosa: 100m peito (1m00s38)
Tales Cerdeira: 200m peito (2m10s37)
Leonardo de Deus: 200m costas (1m57s38)

sábado, 28 de abril de 2012

Zico veste camisa pela recuperação do filho do cantor Leonardo


 
zico pedro alex dias (Foto: Divulgação)Zico e Alex Dias torcem pela recuperação de Pedro (Foto: Divulgação)






















Zico esteve nesta sexta-feira em Cuiabá, onde inaugurou mais uma filial de seu projeto social. O ídolo rubro-negro reuniu amigos para um descontraído jogo de futebol. Após a partida, o Galinho recebeu de Alex Dias (ex-Goiás, Vasco e São Paulo) uma camisa com a foto do cantor Pedro, filho do astro sertanejo Leonardo. Zico fez questão de vestir e desejar boa recuperação a Pedro, que sofreu um grave acidente automobilístico.
- Espero que o Pedro se recupere. Deixo aqui a minha força a ele e ao Leonardo - disse Zico.


sexta-feira, 27 de abril de 2012

Otimista, Flamengo negocia com o Santos para ter Ibson



Ibson no treino do Santos (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)Ibson em treinamento do Santos
(Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)
Ibson é o jogador que a diretoria do Flamengo espera anunciar em breve como reforço para a temporada. As tratativas estão adiantadas e quem participa do negócio assegura que está 99,9% encaminhado. O Rubro-Negro tenta junto ao Santos a troca do meia por dois atletas: o lateral-direito Rafael Galhardo e o zagueiro David Braz. Ambos são de interesse do técnico Muricy Ramalho.

No início da temporada, o clube carioca tentou contratá-lo na troca pelo zagueiro Alex Silva, mas o negócio não avançou. Agora, a situação é diferente e o otimismo toma conta dos dirigentes rubro-negros. O negócio já é considerado todo costurado pelas partes, inclusive com a documentação preparada. Resta, apenas, a assinatura.

O jogador está envolvido com o Peixe na disputa da Taça Libertadores e do Campeonato Paulista. O combinado entre as partes é que ele só deixaria o clube após a semifinal do Paulistão, contra o São Paulo. Como a notícia vazou, pessoas próximas ao jogador temem que o negócio não se concretize.
Superintendente de futebol do Santos, Felipe Faro não desmentiu nem confirmou a possibilidade de negócio.
- Não quero falar sobre negociação nesse momento. Temos um jogo importantíssimo pela semifinal do Paulista e o jogo da volta da Libertadores. Estamos totalmente concentrados nisso. Já se falou de Romarinho, de Bill, e agora do Ibson. Mas não vamos falar sobre nenhuma especulação neste momento - disse Faro.
Passagem de altos e baixos pela Vila
Depois de dois anos no futebol russo, Ibson chegou ao Santos em julho de 2011 como a segunda contratação mais cara da história do clube. O Peixe desembolsou R$ 9 milhões para tirar o jogador do Spartak, R$ 2 milhões a menos do que os R$ 11 milhões pagos para tirar Dodô do São Paulo, em 1999.
Uma lesão muscular logo depois dificultou sua adaptação ao clube. Em 2012, Ibson chegou a ser titular em algumas partidas, mas não se firmou por completo.
O meia trabalhou com Joel Santana em 2007 e 2008. No primeiro ano, foi destaque na arrancada que tirou o Flamengo da zona do rebaixamento para a terceira posição no Brasileirão. Depois, no ano seguinte, integrou o time que foi campeão carioca.


Galhardo, Gustavo, Itamar e Fabiano Oliveira estão de saída do Flamengo


O treino do Flamengo na manhã desta quinta-feira não teve apenas as ausências de Joel Santana e do preparador-físico Ronaldo Torres, que estiveram na Gávea para uma reunião com a diretoria. Galhardo, que terá seu empréstimo confirmado em breve (deve entrar numa possível troca com o Santos por Ibson), foi liberado para ir a Friburgo com a alegação de resolver problemas particulares. E outras pistas começam a dar o esboço de jogadores que não deverão mais fazer parte do elenco.
Galhardo, Gustavo, Itamar e Fabiano Oliveira flamengo montagem (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Gustavo, Fabiano Oliveira, Itamar e Galhardo estão de saída (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Enquanto os titulares faziam um trabalho físico com bola, Fabiano Oliveira, Gustavo e Itamarapenas correram ao redor do campo. O contrato de Itamar se encerra no próximo dia 15 e não será renovado. Já Fabiano deverá ser novamente emprestado, como tem acontecido nas últimas temporadas.
Já Gustavo teve 50% de seus direitos econômicos comprados pelo Flamengo e um contrato de cinco anos, mas também deve dar adeus. O Flamengo segue em busca da contratação de um zagueiro.
Bottinelli viajou para Argentina para acompanhar uma cirurgia do pai. O argentino, porém, segue nos planos.
A saída de Willians deve ser confirmada até o início da próxima semana. O destino será o Udinese, da Itália, que fez uma proposta pelo volante de € 3 milhões (R$ 7,4 milhões). Rodrigo Alvim é outro integrante da barca.
Wellington Silva, reforço apresentado na quarta-feira e que chegou para ser reserva de Léo Moura, trabalhou com os goleiros e depois sozinho.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Ex-xerife, Fábio Luciano é aposta para ser homem forte do Flamengo


Por Janir Júnior e Richard SouzaRio de Janeiro
63 comentários
Fábio com a camisa (Foto: Richard Souza/Globoesporte.com)Fábio Luciano durante evento no ano passado
(Foto: Richard Souza/Globoesporte.com)
Xerife da zaga do Flamengo de 2007 a 2009, Fábio Luciano pode voltar ao clube. Dessa vez, para ser o homem forte do futebol. O nome do ex-jogador é o de preferência do vice-presidente de futebol, Paulo Cesar Coutinho. A escolha, porém, não é unanimidade. Alguns dirigentes temem a falta de experiência de Fábio Luciano, que nunca exerceu um cargo deste porte e chegaria ao clube em um momento conturbado. Paulo Angioni, atualmente no Bahia, é o outro nome.
Coutinho, porém, aposta na imagem e liderança de Fábio Luciano, e também no conhecimento do ex-jogador dos bastidores do Flamengo. Como jogador, ele foi capitão do time e principal elo entre o elenco e a diretoria da época.
Depois de abandonar a carreira de jogador, Fábio Luciano trabalhou com agente de atletas durante quatro meses. Em agosto do ano passado, ele abandonou sua nova função. À época, alegou que gostaria de se dedicar mais à família. O ex-jogador, inclusive, foi um dos principais responsáveis pelo retorno de Airton ao Flamengo, no ano passado.
Como jogador do Flamengo, Fábio Luciano disputou 93 partidas. No dia 3 de abril de 2009, logo depois da conquista do Campeonato Carioca, o zagueiro anunciou sua aposentadoria.
Depois de pendurar as chuteiras, ele chegou a ser convidado para ser gerente executivo da Ponte Preta, mas recusou o convite. Fábio Luciano mora no Rio. Procurado pela reportagem, o ex-jogador, de forma educada, não deu nem tempo para comentar o assunto:
- Estou ocupado, não posso falar agora.
Outro nome forte na pauta do Flamengo é o de Paulo Angioni, atualmente no Bahia. O dirigente é o preferido de Joel Santana. Os dois trabalharam juntos recentemente na equipe baiana.
A decisão sairá nos próximos dias, quando o assunto será discutido entre os membros do departamento de futebol e a alta cúpula da diretoria. Por enquanto, o vice de futebol prefere não falar em nomes, mas considera o acerto com Angioni mais distante.


- É um nome forte, sem dúvida, excelente profissional. Mas acho que está um pouco fora do nosso orçamento. Nós temos outros nomes em mente, não dá para adiantar nada, vai ser pura especulação. Isso vai ser decidido amanhã (quinta-feira), aí vamos entrar em contato com o profissional, ver se tem disponibilidade de vir para o Flamengo. Peço um pouco de paciência. Na próxima semana devemos ter uma novidade nesse sentido. Esse diretor vai auxiliar o Joel no relacionamento com o grupo, ajudar também na parte executiva, administrativa. Estou um pouco sobrecarregado nesse ponto.

De cobrador de van a jogador do Fla: Wellington Silva se apresenta


Treinos pela manhã, cobrador de van à tarde, estudante à noite. Por um bom tempo, a rotina que faz parte da vida de muitos brasileiros também foi a de um jogador de futebol. Wellington, de 24 anos, agora Wellington Silva, foi apresentado no fim da manhã desta quarta-feira como novo lateral-direito do Flamengo. Entrou na sala de entrevistas com um largo sorriso, na companhia do vice de futebol Paulo César Coutinho. Por enquanto, vestiu a camisa 10, sem nome, mas chega para ser o substituto imediato de Léo Moura. Segundo ele, seu maior ídolo.
Apresentação lateral-direito Wellington Flamengo (Foto: Richard de Souza / globoesporte.com)Wellington Silva, de 24 anos, é apresentado aos torcedores (Foto: Richard de Souza / globoesporte.com)
- Cresci vendo ele jogar, é meu grande ídolo. Procuro imitá-lo. A concorrência é dura, mas ele pode ir para o meio daqui a pouco (risos). Aí vai abrir espaço para eu tentar entrar e não sair mais. Joguei no Grêmio de 2007 a 2009, minha base foi lá. Antes de chegar no Sul, era um lateral que apoiava mais. Mas no Sul também consegui aprender a marcar. Minha passagem por lá me ajudou muito. Lá é um futebol mais aguerrido. Flamengo é Flamengo, tem a maior torcida do Brasil, do mundo. Vou tentar ganhar meu espaço com trabalho, na humildade, com calma. Venho para ganhar títulos e conquistar a torcida.
Natural de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio, Wellington, que defendeu o Resende no Campeonato Carioca, assinou contrato até o fim do ano, já com opção de compra do restante dos direitos com preço pré-fixado. O Rubro-Negro adquiriu 50% dos direitos.
Além do Resende, o jogador defendeu na carreira o Sendas, Grêmio, Olaria e Madureira. Antes de vingar na profissão, trabalhou como cobrador de van. Acordava cedo e se dividia entre treinos e a escola.
- Não cheguei a passar fome, sempre trabalhei e estudei. Consegui concluir o ensino médio, já que o jogador tem que pensar no futuro. Cheguei a fazer cursinho para prestar vestibular, mas ainda não consegui. Estou vendo. Quero fazer Educação Física. Já trabalhei de cobrador de van, na linha Bonsucesso-Avenida Brasil. Ficava gritando lá (risos). Pegava às cinco horas da manhã, ficava até meio-dia. Nunca reclamei da minha vida. Sempre foi uma vida honesta e consegui chegar até aqui.

O reforço, que quase foi parar no Botafogo, diz que acompanhou o fracasso do clube na Libertadores e no Carioca, mas confia na recuperação do grupo.
- Estava em Resende, foram jogos dramáticos. Recebi muitas ligações de clubes, de empresários. Sabia do interesse do Botafogo, mas vi pelo jornal que o Flamengo também queria. Perguntei ao presidente e ele disse que estava quase fechado. Fiquei muito feliz. Sei que o clima não está bom, mas tudo é vitória. Quando vencer, melhora. Nenhum torcedor queria ver o Flamengo perder no Carioca e na Libertadores, mas vamos ter um tempo bom de preparação para chegar no Brasileiro e conquistar o título.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Revelações e mágoas de Adriano: 107kg no Fla e fama de bêbado doidão

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
FRAME - adriano ex-jogador do corinthians (Foto: TV Globo)
O Imperador falou sobre a recuperação da cirurgia no tendão de Aquiles (Foto: TV Globo)
Adriano cita a praia para justificar por que não consegue largar o Rio de Janeiro. Na frase seguinte, porém, afirma que odeia a combinação de areia e mar. Pouco depois, o atacante garante que foi campeão brasileiro pelo Flamengo em 2009 pesando 107kg. Na época, porém, o Imperador bateu no peito para dizer que estava abaixo dos 100kg.

Entre declarações que se desmentem e desabafos contra o que considera uma perseguição, o atacante deu uma longa entrevista exibida pelo Fantástico no último domingo. Mas nem tudo foi ao ar (veja acima parte da entrevista concedida ao programa) .

Na parte que não foi exibida, o polêmico atacante contou sobre as duas únicas conversas que teve com Tite durante a passagem no Corinthians, assegurou que voltou aos campos antes da hora após a primeira cirurgia no tendão de Aquiles e defendeu o estilo de vida baladeiro (“O que adianta ter dinheiro para caramba e não fazer nada?). A explicação para as visitas constantes à favela da Vila Cruzeiro, onde nasceu, é curiosa.

- Lá eu me sinto ser humano. Se eu ficar descalço nas ruas da Barra, vão dizer que sou doidão, bêbado.

Confira trechos inéditos do bate-papo dele com a repórter Graziela Azevedo:


Primeiros dias pós-cirurgia no tendão de Aquiles
Não dói, só coça muito. Tem que arrumar uma varinha para coçar no calor. Fiz essa segunda cirurgia porque meu tendão estava alongado e não sustentava meu peso. Os médicos abriram um pouco mais, puxaram e cortaram o que estava alongado e remendaram. Foi um reparo para que eu volte a ter a mesma sensação de antes da primeira cirurgia.

Erro médico na primeira cirurgia?

Não teve problema na cirurgia. Realmente tive participação por isso ter acontecido de novo. Não tomei os cuidados certos para que pudesse ficar bem. Tenho consciência disso. Pensava que podia pisar no chão e isso me atrapalhou. Nunca mais faço isso na vida.

Passo a passo até a volta aos campos
Um mês para tirar a bota e os pontos, e depois começo o fortalecimento do tendão, da panturrilha, que deu uma murchada. Tendão estava alongado e não pegava a força certa para sustentar meu peso. Difícil falar. Quatro meses, cinco meses. Depende muito desse início da recuperação. Mas em quatro meses e meio quero estar em campo.

Futuro no Flamengo
Espero que sim. A estrada está indo pelo Flamengo. Temos uma relação muito boa, conversamos, e quando me recuperar, treinarei lá para ver. Meu pensamento é ficar e não quero sair mais. Quando o Corinthians me despediu, o Flamengo veio na semana seguinte conversar comigo. Eles estão me querendo. Quiseram ver como eu estava, se queria voltar a jogar. Falei que o Flamengo é minha casa e sempre vai ser. Quero dar a volta por cima de novo.
 

Corinthians
Não tenho mágoas dos jogadores, pelo contrário. Desde a faxineira aos jogadores sempre tratei com respeito e carinho. Minha mãe deu educação e tento levar para sempre. Mas a diretoria me chateou. Não deveria ter acontecido dessa forma.

Estava treinando normal. Fiquei uma semana lá e o Edu (Edu Gaspar, gerente de futebol do Timão) veio conversar comigo. Fui à casa dele. Ele me fez uma proposta e disse que, se eu aceitasse, seria excelente. Eles queriam que eu ficasse concentrado. Falei: ótimo, mas Edu, meu problema não é físico. Eu não consigo aguentar meu peso. Ele ficou nervoso e eu repeti que não estava conseguindo levantar meu peso.

Confinamento no hotel
Horrível, porque treinava três períodos e ficava lá sozinho. É ruim. Em certo ponto eu estava me sentindo humilhado. Se tivesse mais gente, mais jogador, seria melhor. Mas era só eu. Não foi muito bom.

Peso atual
Agora não tenho como falar (o peso). Não tem como. Depois que parei nunca mais (me pesei). Às vezes fico pensando: sabe quanto eu pesava na época do Flamengo? 107 kg. E fui campeão brasileiro, artilheiro e corria que nem maluco. Ficam falando: está pesado, está gordo... isso não existe! Quantos jogadores não são mais pesados do que deveriam e jogam para caramba? Mas não falam deles, falam de mim. Não vou falar nomes, não vou fazer isso, mas tem vários acima do peso com 30 anos.
Por que não fez a recuperação adequada?
Foi difícil porque tinha acabado de sair de uma operação (no ombro direito, quando estava no Roma) e passei por outra. Quando melhorei do ombro, me abati muito com o rompimento do tendão. Quando eu vinha pro Rio e via meus amigos e minha mãe, eu não queria voltar (para São Paulo). Isso me atrapalhou.

Adoração pelo Rio
Sou do Rio, cidade de praia. Sou acostumado com praia, mas não gosto de praia. Odeio praia. Não tenho paciência. Gosto de ficar em casa, sair e trazer meus amigos para a piscina de casa.

Relação com o Tite
Foi difícil com o Tite. Ele é excelente treinador, mas faltou algo que o Muricy tinha: comunicação. O Tite deveria ter mais iniciativa de conversar comigo. Só conversou duas vezes. Ele mandava o pessoal dele vir falar comigo. Isso ele tinha que melhorar um pouquinho.

As conversas
A primeira conversa ele disse que precisava de mim, mas eu avisei que não tinha condições de jogar uma partida. Mas eu fui. Comecei a jogar antes da hora. Eu mancava muito mais. Mas fui porque o time estava precisando e queria dar minha ajuda. E entrei. A segunda vez foi porque eu estava chateado. Ele me colocava pouco tempo, dez minutos. Mancando e faltando dez minutos vou fazer o quê? Nada. Pedi mais oportunidade e ele disse que o preparador físico falou que eu não tinha condição de jogar mais de dez minutos. Eu retruquei que, se fosse assim, era melhor não me convocar mais para os jogos. Ele compreendeu e continuou me deixando no banco e me dava um pouquinho mais de tempo.

Por que se recusou a subir na balança?
O Corinthians me mandou embora depois que não me pesei: tinha feito percentual de gordura na quarta e estava com 12% de gordura e pesando 101kg. Na quinta, eu me pesei de novo. Na sexta, não sei o que houve e tinha que pesar de novo. Falei: calma aí, subi na balança dois dias seguidos e por que só eu na sexta-feira? Vocês estão inventando alguma coisa para mim, isso não é normal. E não pesei. Todo mundo (do elenco) viu que eu não estava errado. Sabe o que o Tite fez? Não me colocou para jogar. Foi uma queda-de-braço, mas não tinha necessidade.

O motivo da saída
Não sei até hoje. Por que não pesei? Pediram a justa causa um mês depois de terem me mandado embora. Por que não fizeram na hora? Não foi muito correto da parte deles. Mas não guardo mágoa de ninguém.

Rotina de fisioterapia
Se eu quero voltar à Seleção e dar alegrias para os meus torcedores, tenho que passar pela chatice da fisioterapia, e isso estou disposto a fazer. Vou fazer de tudo esse ano para que eu possa apagar o momento que passei atrás. A única forma é trabalhar, não tenho outra explicação.

A perda do pai Almir
Lembro muita coisa do meu pai até hoje. Ele sempre foi meu amigão, desde quando eu nasci ele nunca se afastou de mim. Carrego a educação que ele me deu de nunca pisar em ninguém. Desde o mendigo à classe média alta. Todo mundo hoje quando me vê, vê meu pai. Isso me dá orgulho.

A depressão pós-perda
Há três, quatro anos sentia muita falta dele. Não quero mais depressão. Nem quando fiquei enclausurado no hotel.

Problemas com o álcool
Até hoje eu não posso ir a uma churrascaria que colocam bebida no meio. Saí para almoçar com meu empresário e depois fui ao doutor Runco. Bebi água e suco. Eu não bebi chope como publicaram. Depois a gente conseguiu a notinha. São coisas que as pessoas inventam e não dá para entender. Eu falei publicamente que tive problema com a bebida e todo mundo leva isso até hoje. Dizem que bebo cerveja na xícara de café.

Excessos com as bebidas alcoólicas
Sempre tive controle. Por ter passado aquele momento ruim, dizem que vivo bêbado, jogado. Mas não é bem assim. Perde alguém da sua família para ver como é ruim... então é normal.

O sofrimento da mãe Rosilda
Tudo que acontece comigo vira uma bola de neve muito grande e minha mãe fica triste, perdida. Para uma mãe é muito difícil. Perseguição muito grande. Estou no meu limite e vou começar a processar. Às vezes quero sair para jantar.. qual jogador que não vai a um show no Barra Music? Vou pedir dez por cento do que colocam no jornal e vou sair rico.

Problemas na vizinhança
Não deu problema nenhum. Ela vinha aqui em casa fazer churrasco. Ela só pediu para diminuir o som. Aí diminuí e acabou. Aí inventaram um monte de coisa.Tenho necessidade de roubar o som de alguém? Você acha isso? Não tem cabimento. A relação sempre foi muito tranquila. Primeira vez que ela reclamou.

O adjetivo de “incontrolável” que Juvenal Juvêncio o classificou no São Paulo
Era tão incontrolável que quase dei um título para eles, né? Engraçado isso. Depois que saí, que eu não quis ficar e fui embora é fácil falar. Sou incontrolável quando pisam no meu calo. Não penso duas vezes, e entra o outro Adriano. Esse é nervoso, mas para me tirar do sério precisa muita coisa.

Relação altos salários x cobrança dos torcedores
A gente ganha muito porque fez muita coisa no passado para ganhar. O jogador não tem culpa, se compromete a treinar. Quando entro em campo, penso nos torcedores, não só em mim. O que adianta ter dinheiro para caramba e não fazer nada? Que felicidade você vai ter? Eles têm que entender que sábado e domingo eles estão em casa e estamos na concentração. E quem é casado e tem filho? Viajamos a semana toda. A gente ganha bem porque abre mão da nossa vida.

Sacrifícios de jogador
Fiz todos os sacrifícios. Todos os dias quando estou em campo. É um leão a cada dia. As pessoas estão mais interessadas em saber da vida privada do que dentro de campo. Isso é errado. Estava na minha casa em Búzios e tiraram foto da minha ex-namorada. Não tenho privacidade dentro da minha casa. Os jornalistas estão mais interessados em saber da vida privada. Tem que criticar o cara dentro de campo, entendeu?

Futuro
Quero fazer o que sempre fiz: gol. E vou fazer. Pode ter certeza disso. Mas não é promessa. Promessa eu só faço para minha mãe e para minha família.

Relação com a Vila Cruzeiro
Quando tinha bandido lá dentro, me chamavam de traficante. Agora que tem UPP não falam mais nada, né? Estranho. Eu conhecia vários que entraram na vida (do crime) e não tinha problema em visitar a favela antes, mas hoje dá mais tranquilidade. Se eu tivesse envolvimento com alguma coisa, já teriam descoberto. Vou lá porque gosto de me sentir humano. Aqui na Barra não posso andar descalço porque vão falar que estou doidão, mendigo. Lá me sinto humano de verdade. Não tem perseguição nenhuma. Por isso vou lá. Quando me sinto preso, vou para o churrasco da laje e acabou. Tomo banho de mangueira contra o calor. Essa é a pura verdade que faço até hoje. Também tenho que viver. Tenho 30 anos, e no começo eu era muito mais rebelde. Tive sucesso muito rápido e era mais descontrolado. Hoje sou tranquilo.

Recado aos torcedores do Flamengo
Quem fala não cumpre. Quero voltar ao Flamengo e à Seleção. Eu me conheço, e com certeza vou fazer. Sei muito bem da minha capacidade e vocês também sabem disso.

Deivid faz duro diagnóstico: ‘Tudo que começa errado termina errado’


Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro

Atacante Deivid concede entrevista coletiva  (Foto: Janir Junior /globoesporte.com)
Deivid concede entrevista coletiva no Ninho do
Urubu (Foto: Janir Junior /globoesporte.com)
 
Deivid foi o único a dar entrevistas na reapresentação do Flamengo. Algo comum em momentos difíceis da temporada. Na tarde desta terça-feira, o grupo voltou a treinar depois da eliminação na Taça Rio. Os jogadores terão um longo tempo sem jogos. Agora, só vão entrar em campo no Campeonato Brasileiro, dia 20 de maio, contra o Sport. Férias forçadas que servirão para tentar reorganizar a casa ou, como o atacante disse, jogar fora tudo aquilo que é ruim no clube.
Para o camisa 9, a queda na primeira fase da Libertadores e o fracasso no estadual começaram em janeiro, na pré-temporada. Naquele momento, jogadores estavam em crise com o vice de finanças Michel Levy, e Ronaldinho Gaúcho travava uma guerra fria com o então técnico Vanderlei Luxemburgo. Deivid acredita que isso também provocou um primeiro semestre desastroso.
- Tudo que começa errado termina errado. Mas temos de nos preocupar em jogar futebol, em dar alegria ao torcedor. Não adianta a gente ficar tentando entender o que rola, isso não cabe a nós. Tudo começou lá atrás e veio estourar agora. A lição é que nós temos que jogar o segundo tempo como jogamos o primeiro. Não adianta ter altos e baixos no meio do jogo. Sabemos que a culpa é de todo mundo, todos nós que entramos em campo somos culpados por esse começo de ano. Agora, é ver o que vai acontecer da parte da comissão técnica, diretoria, para que no Brasileiro a gente possa entrar para ganhar.
Ele vê a necessidade de contratar reforços para a sequência na temporada.
- Acho que é necessário reformular. Não adianta ter 11 jogadores, tem de ter elenco forte. Para que quando alguém esteja suspenso ou machucado, outro possa entrar para dar conta do recado. A gente precisa de reforços para entrar forte na competição. Sem grandes jogadores, não ganha a competição. Uma competição de Brasileiro é de alto nível, tem que entrar para ganhar. Sabemos que fracassamos.
Depois da derrota por 3 a 2 para o Vasco, domingo passado, alguns jogadores desabafaram. Renato e o goleiro Felipe foram os mais enfáticos. O meia pediu respeito ao clube.
- Cada um tem uma opinião. Que faltou algo, faltou. Sabemos que faltou. Se tivéssemos dado algo mais teríamos passado de fase. O Renato falou e eu concordo com ele. Agora, é juntar tudinho, pegar as coisas boas que fizemos, também fizemos coisas boas, e pegar as coisas ruins e jogar fora. Não tenho nem saído. Tenho mais ficado em casa, visto o jogo de novo, analisando. É triste porque você sabe que tem uma equipe forte, mas acabou ficando para trás.
Deivid disse que o grupo se reencontrou abatido. Na volta do grupo ao trabalho, no entanto, os jogadores disputaram um treino técnico descontraído, sorriram, tiveram um comportamento normal.
- Ficamos abatidos por saber que temos time para isso (conquistar títulos) e não conseguimos ganhar nada. É a primeira vez que acontece isso comigo, de não poder conquistar nada no meio do ano. Mas não adianta vir para cá triste, de cara emburrada. Tem que saber separar.
O grupo volta a treinar na manhã desta quarta-feira, no Ninho do Urubu, às 10h.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Zagallo acredita na volta de Adriano à Seleção: 'Melhor que tem aí'



Mario Jorge Lobo Zagallo acompanhou como poucos o surgimento do atacante Adriano. Então treinador do Flamengo, o ex-comandante trabalhou com o jogador em sua incorporação à equipe profissional, em 2000. Agora, vendo a situação do atacante, que se recupera de uma segunda cirurgia no tendão de Aquiles, o tetracampeão mundial ainda confia nas habilidades do centroavante. E diz que o Imperador pode ser o goleador da Seleção Brasileira na Copa de 2014.
- Não sou o técnico, mas ele tem condições de jogar. Ele é o melhor que tem aí, desde que ele volte a ser o Adriano que eu conheci - disse o Velho Lobo no "Bem, Amigos!" desta segunda-feira.

Reapresentação do Fla depois da queda é marcada para terça-feira

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Joel santana flamengo vasco (Foto: Fábio Castro / Agência Estado)
Joel Santana comandará reformulação no grupo
(Foto: Fábio Castro / Agência Estado)

Depois de mais uma eliminação e a previsão de voltar a jogar apenas no dia 20 de maio, contra o Sport, na rodada de abertura do Campeonato Brasileiro, o Flamengo inicia sua nova fase de treinamentos nesta terça-feira, à tarde, no Ninho do Urubu. A comissão técnica ainda vai analisar a programação para o futuro, que pode incluir uma viagem para fora do Rio.