sexta-feira, 30 de março de 2012

Em recuperação após cirurgia, Renato Abreu treina pelo Flamengo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Renato Abreu participou nesta quinta-feira do treino com os jogadores que não viajaram para o Paraguai, onde o Flamengo enfrentou o Olímpia e perdeu por 3 a 2, em jogo válido pela Taça Libertadores. O meia, que teve diagnosticada uma arritmia cardíaca no início de março, ficou afastado do grupo, passou por uma cirurgia com sucesso e está em recuperação gradual, mas logo deve ficar à disposição do técnico Joel Santana.
Renato Abreu retorna ao treino do Flamengo (Foto: André Portugal / Vipcomm)
Renato Abreu retorna ao treino do Flamengo (Foto: André Portugal / Vipcomm)
Na manhã desta quarta-feira, ele encerrou a bateria de exames cardiológicos a que foi submetido depois que o problema foi constatado. Segundo o médico Serafim Borges, que acompanhou o jogador, os resultados foram "positivos, maravilhosos".

Na cirurgia de Renato Abreu, um catéter foi inserido pela virilha até o lado direito do coração. O procedimento também teve que ser feito pelo lado esquerdo para o estudo eletrofisiológico, que mapeia a região e onde foi feita uma ablação, que vai cauterizar o foco da arritmia.
info coração renato abreu (Foto: arte esporte)Entenda a arritmia de Renato Abreu (Foto: arte esporte)

quinta-feira, 29 de março de 2012

Após derrota, Joel se concentra no Emelec: ‘Vamos jogar a vida lá’

Por Richard Souza Direto de Assunção, Paraguai
Joel Santana definiu o jogo entre Olimpia e Flamengo, nesta quarta-feira, como igual. O placar, no entanto, apontou a vitória paraguaia por 3 a 2, pela quarta rodada do Grupo 2 da Taça Libertadores. Apesar de insatisfeito como resultado, o treinador rubro-negro procurou pensar adiante e diz que enxerga a disputa pelas duas vagas completamente aberta.
- Não tem ninguém classificado. É Libertadores. A disputa vai até o fim, temos um jogo difícil no Equador, que vai definir a nossa vida. Vamos jogar a vida lá, as coisas vão ficar equilibradas se vencermos. Nosso grupo é muito equilibrado. A não ser o Flamengo no último jogo, que bobeou (empate por 3 a 3 com o Olimpia), todas as equipes têm vencido em casa.
vagner love olimpia x flamengo   (Foto: EFE)
Vagner Love arranca para o ataque perseguido por um jogador do time paraguaio (Foto: EFE)
Com a derrota para o Olimpia, o Flamengo deixa a zona de classificação para as oitavas de final. O time tem cinco pontos e caiu para terceiro. O Lanús, com sete, lidera. O Olimpia também tem sete, mas perde para os argentinos no saldo de gols (2 a 1). Eles se enfrentam na próxima terça-feira, na Argentina. O Emelec é o lanterna, com três.
- Temos que vencer lá. A equipe do Emelec talvez seja o equilíbrio desse grupo.
Na análise de Joel, o Olimpia não conseguiu ser superior ao Flamengo. Ao Rubro-Negro, segundo ele, faltou tranquilidade.
- Foi questão de oportunidade. Tomamos o gol muito cedo, a partida ainda estava se definindo. Tivemos uma falha numa jogada de bola parada, de escanteio, coisa que a equipe adversária conhece muito bem. Procuramos o empate, tivemos chance no primeiro tempo, mas não foi possível. No segundo, empatamos, mas nem deu para esquentar, tomamos o segundo, depois o terceiro. O Bottinelli ainda fez o gol, mas a equipe adversária soube neutralizar nosso poder de ataque. Questão de oportunidade de jogo. Tivemos chances, não houve nenhum momento de pressão do Olimpia. Não tivemos mais tranquilidade para tentar resolver o jogo.
A parte final da entrevista coletiva de Joel Santana foi comprometida por um cinegrafista paraguaio que reclamava do áudio. O treinador chegou a parar de falar para pedir que o o rapaz ficasse em silêncio.
A delegação rubro-negra retorna ao Rio no fim da tarde desta quinta-feira. A chegada está prevista para 22h30m. No domingo, o time enfrenta o Bangu, às 16h, pela Taça Rio. A partida será em Macaé.

Nunes visita operários do Maracanã e diz: ‘Ninguém apagará o que fiz aqui’

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro

A sensação não foi a mesma da primeira vez que pisou na Maracanã, com o Santa Cruz, em 1975. Muito menos lembrou o que sentiu na final do Campeonato Brasileiro de 1980, quando marcou o gol do primeiro título nacional do Flamengo. Mesmo assim, quando colocou o pé no Maracanã, nesta quarta-feira, Nunes teve sentimentos distintos. Uma mistura de surpresa e nostalgia.
Convidado a visitar os operários da obra do Maracanã – palco da final da Copa do Mundo de 2014 -, Nunes voltou ao estádio que considera o mais especial de toda sua carreira. Logo na entrada, cara de assustado. Mesmo cercado por operários, procurava, no meio de muita lama e caminhões, o local onde fez história com a camisa rubro-negra.
Nunes maracanã (Foto: Marcelo Baltar/Globoesporte.com)
Nunes foi a grande atração entre operários do Maracanã, nesta terça (Foto: Marcelo Baltar/Globoesporte.com)
- Está difícil saber. Estou procurando onde fiz o gol contra o Atlético-MG (na final do Brasileiro de 1980) e aquele contra o Vasco, na decisão do Carioca de 1981.
Os dois lances, aliás, são considerados por Nunes como seus mais importantes no Maracanã. Com um cenário completamente diferente daquele onde costumava brilhar, o ex-jogador elogiou a grandeza das obras, mas pediu que a história que escreveu no estádio não seja esquecida.
Nunes maracanã (Foto: Marcelo Baltar/Globoesporte.com)
Ex-atacante brincou com a bola no canteiro de
obras (Foto: Marcelo Baltar/Globoesporte.com)
- Para quem está acostumado a entrar no Maracanã lotado, é difícil entrar aqui deste jeito. Fiquei surpreso e assustado. É meio esquisito ver o Maracanã assim. Sei que vai ficar muito bonito quando estiver pronto para receber torcedores. Vim pra cá preocupado. Tenho medo que minha história seja esquecida. Não se pode apagar o que fizemos aqui. Tenho minha história no Maracanã, assim como Zico, Pelé, Adílio, Dinamite…Aqui, fizemos história. Enquanto existir o Maracanã, ninguém vai apagar o que fiz aqui.
Nunes aproveitou a visita para fazer embaixadas e conversar com operários. Distribuiu autógrafos e lembrou dos tempos em que o Flamengo era praticamente imbatível no estádio. Tempos que não voltam mais, uma vez que o clube dificilmente reunirá tantos talentos como em sua geração, na opinião do "Artilheiro das Decisões".
O atual Flamengo também não inspira confiança. Nunes parece não acreditar que o Rubro-Negro repita a campanha vitoriosa de 1981 e conquiste o bicampeonato da Libertadores.
- É uma parada muito difícil. Faltam algumas coisas, como um Zico, um Nunes, um Adílio, um Andrade, um Leandro, um Júnior (risos).
Sobre seu atual “herdeiro” no ataque rubro-negro, Nunes é só elogios a Vagner Love. No entanto, o tom é outro quando o assunto é Adriano. Apesar do voto de confiança, o ex-atacante pede cautela com o Imperador.
- O Love fez o que a torcida gosta: gols. Já o Adriano, com quem tenho um bom relacionamento, falo de coração. Se ele quiser voltar a jogar bola e ser um profissional respeitado, terá todo meu apoio. Mas se não levar o futebol a sério, não terá.
Nunes maracanã (Foto: Marcelo Baltar/Globoesporte.com)
Nunes não está confiante com o sucesso do Fla na Libertadores (Foto: Marcelo Baltar/Globoesporte.com)

quarta-feira, 28 de março de 2012

Time de Léo Moura vence rachão e comemora: ‘Para Nossa Alegria’

Por Richard Souza Direto de Assunção, Paraguai
Vencedor do rachão do Flamengo disputado na manhã desta terça-feira, em Assunção, no Paraguai, o time de Léo Moura comemorou com a lembrança de um vídeo que é sucesso na internet: "Para Nossa Alegria". Depois de bateram a equipe de Ronaldinho Gaúcho, os jogadores posaram para a foto como se tocassem violões. O atacante Negueba adaptou a frase:
- Para nossa vitória - provocou.
"Para Nossa Alegria" é uma febre que chegou com tudo às redes sociais nos últimos dias. Ela começou com um vídeo onde Jefferson, Mara e Suellen (uma família no mínimo desafinada) cantam a música gospel "Galhos Secos", da banda Exodos

Mais de oito milhões de pessoas já assistiram ao vídeo no YouTube. "Para Nossa Alegria" tem mais de 8 milhões views e mais de 62 mil "gostei" na página. Clique aqui e saiba mais.

O Flamengo enfrenta o Olimpia nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no estádio Defensores del Chaco. O confronto é válido pela quarta rodada do Grupo 2 da Libertadores. O Rubro-Negro tem cinco pontos e está na vice-liderança. Os paraguaios têm quatro, em terceiro. O líder é o Lanús, da Argentina, com sete.
time vencedor rachão treino flamengo (Foto: Richard de Souza / globoesporte.com)
Jogadores vencedores do rachão 'tocam' violão e imitam família de 'Para Nossa Alegria' (Foto: Richard Souza / globoesporte.com)

Patrícia Amorim confia na volta do Imperador: 'Ele sempre será nosso'

A presidente Patrícia Amorim costuma ter uma relação próxima com os jogadores que são ídolos do atual elenco. Assim é com Ronaldinho Gaúcho e Vagner Love. Com Adriano, ela pretende fazer o mesmo e já começa a demonstrar confiança na recuperação do jogador em seu discurso.
Informada pelo médico José Luiz Runco de que Adriano vai precisar passar uma nova cirurgia no tendão de Aquiles, Patrícia manifestou seu apoio ao jogador. Ela ainda não conversou com o Imperador, mas mandou seu recado.
- Adriano é e sempre será nosso. Demos a mão a um ídolo do clube. Queremos que ele se recupere. (Walter) Oaquim e (Paulo César) Coutinho tiveram uma conversa olho no olho com ele. Não se falou em contrato - disse Patrícia.

Patricia Amorim   (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)
A presidente Patricia Amorim: confiança na volta de Adriano (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)
A expectativa é de que Adriano leve pelo menos dois meses para se recuperar de uma nova cirurgia. Até lá, o Flamengo não vai assinar qualquer contrato com o jogador, inicialmente. O Imperador fará sua recuperação toda com os profissionais do clube.
Adriano foi examinado por Runco na segunda-feira. Na manhã desta terça-feira, ele passou por exames clínicos e laboratoriais. O resultado só estará à disposição na próxima semana.
Por Thales Soares Rio de Janeiro

terça-feira, 27 de março de 2012

Adriano deve passar por nova cirurgia e ficar mais dois meses sem jogar

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Adriano faz exames no Flamengo e encontra com Junior (Foto: Thiago Lontra / Ag. O Globo)
Adriano encontra com Junior em clínica
(Foto: Thiago Lontra / Ag. O Globo)
Em recuperação de uma lesão no tendão de Aquiles do pé esquerdo, Adriano deu o primeiro passo no processo de sua volta ao Flamengo. Examinado por José Luiz Runco, médico do clube, o jogador ficou sabendo nesta segunda-feira que deverá ser operado novamente, para corrigir a cicatrização do local.
Adriano ainda vai passar nesta semana por exames clínicos e laboratoriais sob supervisão de outro médico do Flamengo, Serafim Borges. Ainda não há uma data marcada para a cirurgia, nem previsão de quando o jogador fará sua primeira aparição no Ninho do Urubu.
Sorridente, o Imperador deixou a clínica, onde ficou por volta de uma hora, passando confiança sobre o seu futuro. O jogador teve sua saída oficializada do Corinthians na sexta-feira, quando foi anunciada a sua demissão por justa causa. No mesmo dia, o vice-presidente de futebol do Flamengo, Paulo César Coutinho, conversou com o jogador e deu início ao processo de sua volta ao clube.
Runco viajará nesta segunda-feira para São Paulo e, em seguida, embarcará para Salvador, onde participará de um congresso de cirurgia do joelho a partir de quinta-feira. Ele estará de volta ao Rio de Janeiro apenas no dia 1 de abril. Só a partir de então deve ser marcada a cirurgia de Adriano.
- Vamos fazer uma série de avaliações laboratoriais e clínicas ao longo de uma semana. O Departamento Médico do Flamengo acompanhará esse processo. Quando tivermos o parecer final, com uma definição real e completa da situação do jogador, daremos novas informações - explicou Runco, em entrevista ao site oficial do clube.

Com malas arrombadas e mau tempo, Fla chega a Assunção

Por Richard Souza Direto de Assunção, Paraguai
A viagem do Flamengo a Assunção poderia ter sido mais tranquila. A delegação rubro-negra chegou ao Paraguai, onde enfrenta o Olimpia na quarta-feira, pouco antes de 13h desta segunda-feira, após fazer conexão em Curitiba. Ainda na capital paranaense, porém, descobriram que algumas malas haviam sido arrombadas e roupas furtadas, segundo informações da assessoria de imprensa do clube.
O voo, no entanto, foi calmo. Como os jogadores acordaram cedo - a saída do Rio de Janeiro foi às 7h30m - muitos dormiram no avião, apesar de terem sido assediados por brasileiros que estavam a bordo, assim como foram por funcionários do aeroporto em Assunção e a mídia local no desembarque.
Não houve entrevista no aeroporto e nem haverá treino. A atividade marcada para a tarde desta segunda-feira no CT do Libertad foi cancelada devido ao mau tempo, já que chove bastante na capital paraguaia. O grupo entrará no gramado às 10h desta terça-feira. A delegação rubro-negra viajou com 20 jogadores.
O Flamengo enfrentará o Olimpia nesta quarta-feira, às 22h. O GLOBOESPORTE.COM acompanhará todos os lances em tempo real.
Ronaldinho chegada Paraguai (Foto: Alexandre Vidal / Fla imagem)Ronaldinho tira fotos com fãs no aeroporto paraguaio (Foto: Alexandre Vidal / Fla imagem)

segunda-feira, 26 de março de 2012

Alerta sobre Adriano

O prognóstico para o exame de Adriano nesta segunda-feira não é dos mais otimistas. O departamento médico e a diretoria do Flamengo receberam a informação de que, por causa do desleixo na recuperação, o jogador terá que operar novamente o tendão de aquiles do tornozelo esquerdo. Neste caso, ele precisaria de mais alguns meses para retornar aos campos.

O Imperador será examinado pelo médico José Luiz Runco e posteriormente o clube rubro-negro deve se pronunciar sobre os rumos da recuperação. Adriano fez a cirurgia em abril de 2011 e em diversas ocasiões foram noticiadas falhas dele no tratamento. Ele desobedeceu as ordenas para deixar o local imobilizado e faltou a dezenas de sessões de fisioterapia.Por isso, quase um ano depois do procedimento, o jogador manca e não consegue uma sequência de jogos.

domingo, 25 de março de 2012

Com raça e com Love: Flamengo vira e respira na Taça Rio

Vagner Love gol Flamengo (Foto: Fábio Castro / Ag. Estado)
Vagner Love comemora gol: agora são seis no Campeonato Carioca (Foto: Fábio Castro / Ag. Estado)

O Flamengo fez um jogo de superação e, mesmo com um jogador a menos por mais da metade da partida, venceu o Volta Redonda por 4 a 2, neste sábado, no Estádio Raulino de Oliveira. Sem Ronaldinho Gaúcho, suspenso, o time se apoiou nas boas atuações de Vagner Love, que fez dois gols, e Diego Maurício. Agora, ganha tranquilidade para se preparar para enfrentar o Olímpia, quarta-feira, no Paraguai, pela Libertadores.
Apesar do início ruim de jogo, a equipe do técnico Joel Santana melhorou após levar o primeiro gol do Volta Redonda. A expulsão de Luiz Antônio, aos 37 do primeiro tempo, foi um banho de água fria, mas o Flamengo soube aproveitar bem os contra-ataques. Com os dois gols marcados, Vagner Love chegou aos seis no Campeonato Carioca, tornando-se o artilheiro flamenguista na competição.
No fim do jogo, o Volta Redonda ainda teve dois jogadores expulsos. Mesmo com a vitória, o Flamengo permanece em terceiro lugar no Grupo A da Taça Rio, empatado com o Macaé em pontos e vitórias, mas atrás pelo saldo de gols - o Macaé joga neste domingo, contra o Americano. Enquanto isso, o Botafogo lidera a chave.
O JOGO - O Flamengo começou pouco inspirado. Aos 14 minutos, Júlio César avançou pelo meio e tocou para Rafael Granja, na área, pela direita. O lateral bateu forte, cruzado, a bola desviou no calcanhar de Junior Cesar e entrou. Felipe ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o gol do Volta Redonda.
Atrás no placar, o Flamengo finalmente "acordou" no jogo. Na saída de bola, Diego Maurício recebeu dentro da área e bateu cruzado, mas o chute passou perto e saiu. Aos 23, de novo Diego Maurício, dentro da área, bateu uma vez e a bola voltou. No rebote, ele chutou forte e Douglas fez boa defesa.
Aos 33 minutos, o Flamengo empatou. Após cobrança de escanteio, Diego Maurício cabeceou e Douglas fez boa defesa, mas não agarrou a bola. O zagueiro David Braz tentou uma e, na segunda vez, conseguiu marcar. A bola ainda desviou na zaga antes de entrar.
Aos 37 minutos, Robson recebeu a bola e protegeu com o corpo, mas Luiz Antonio chegou e chutou por trás o jogador do Volta Redonda, sendo expulso. Com um jogador a menos, o Flamengo criou menos chances, mas foi o primeiro a quase marcar no segundo tempo. Aos 2 minutos, após cobrança de escanteio, Diego Maurício cabeceou bem para defesa de Douglas.
Um minuto depois, no contra-ataque flamenguista, Diego Maurício entrou na área, em velocidade, e tocou para Vagner Love, que tocou de letra para o gol, virando o placar. Aos 13 e 17, o Volta Redonda quase chegou ao empate com Júlio César. Nas duas oportunidades, os chutes do atacante passaram perto e saíram. Aos 18, porém, a bola rebateu na defesa e sobrou dentro da área do Flamengo para Léo Moura. O lateral tentou proteger para a chegada de Felipe, mas vacilou e Leílton, rápido, tocou por cima do goleiro flamenguista, fazendo 2 a 2.
Mas o Flamengo voltou a marcar aos 30 minutos, quando Diego Maurício arrancou com a bola, desde o meio de campo, em velocidade, e tocou para Vagner Love. O atacante girou e chutou no canto, marcando o segundo dele no jogo e o terceiro do Flamengo.
Aos 38, Robson levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Aos 41, João Paulo fez falta em Negueba e também levou cartão vermelho. Aí, o Volta Redonda ficou com nove em campo, o que facilitou a vida do Flamengo. Tanto que, aos 47, Léo Moura fez o quarto e definiu a vitória flamenguista.
FICHA TÉCNICA:
VOLTA REDONDA 2 X 4 FLAMENGO
VOLTA REDONDA - Douglas; Rafael Granja, Robson, Naldo e João Paulo; Manteiga, Rodrigo Thiesen, Leílton (Lima), Gláuber (Jhonnattann) e Júlio Cezar; Henrique. Técnico: Ricardo Drubscky.
FLAMENGO - Felipe; Léo Moura, Welinton, David Braz e Junior Cesar; Muralha, Willians (Negueba), Luiz Antônio e Thomás (Kleberson); Diego Mauricio (Magal) e Vagner Love. Técnico: Joel Santana.
GOLS - Rafael Granja, aos 14, e David Braz, aos 33 minutos do primeiro tempo; Vagner Love, aos 3 e aos 30, Leílton, aos 18, e Léo Moura, aos 47 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - Luis Antonio Silva Santos.
CARTÃO AMARELO - Naldo, Douglas, Robson, Rafael Granja, Leílton, Diego Maurício e David Braz.
CARTÃO VERMELHO - Luiz Antonio, do Flamengo; Robson e João Paulo, do Volta Redonda.
RENDA e PÚBLICO - Não disponíveis.
LOCAL - Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ).

sábado, 24 de março de 2012

Vice do Fla diz que Adriano treina na segunda: 'Imperador está voltando'

Por Eduardo Peixoto e Thales Soares Rio de Janeiro

Adriano durante o treino do Flamengo (Foto: Marcelo Theobald / O Globo)
Adriano durante treino do Flamengo em 2010
(Foto: Marcelo Theobald / O Globo)
Minutos depois do anúncio no site oficial do Corinthians da demissão por justa causa de Adriano, o vice-presidente de futebol do Flamengo, Paulo César Coutinho, telefonou para o jogador e terminou a ligação empolgado. O Imperador acertou a volta ao Rubro-Negro. Primeiramente para finalizar a recuperação no tendão de Aquiles.
- A informação procede. Tive ciência do comunicado do Corinthians e telefonei para o Adriano. Ele se mostrou empolgado e falou: "Me apresento segunda-feira". O Imperador está voltando. Ele ainda não voltou, mas está voltando. Nem quis falar em contrato, só recuperação. Mostrou coração rubro-negro e o enorme carinho que tem pelo clube e pela torcida - disse Coutinho.

Nesta semana, o vice de futebol acompanhado dos grandes beneméritos Walter Oaquim e Paulo Orro fez uma visita sigilosa à casa do atacante e saiu satisfeito. O centroavante estava ao lado dos filhos e da mãe, dona Rosilda. Durante o encontro, o Imperador disse: "Podem ficar tranquilos que não vai ter erro. Estou com 30 anos, sei que não posso falhar. Quero encerrar minha carreira no Flamengo".
Segundo análise, está motivado e "fininho". A delegação do Flamengo viaja ao Paraguai na segunda-feira e o clube deixará uma equipe com fisioterapeuta e preparador físico à disposição do jogador.
- Nem precisa de nutricionista, pois ele está magrinho, no peso. Adriano quer voltar e mostrar que está a fim de jogar futebol novamente. Ele está muito feliz em poder falar que vai se recuperar no Flamengo e não mostrou preocupação em ganhar fortuna. Só quer novamente ter a alegria de jogar - disse Coutinho.
Em entrevista ao site oficial do Flamengo, o médico José Luiz Runco contou quais serão os primeiros procedimentos com Adriano.
- Precisamos fazer uma avaliação clínica, para ver o estado do atleta. Depois, provavelmente faremos um exame de imagem. Aí, sim, podemos definir qual será a linha de trabalho que o clube deve seguir
Campeão brasileiro e artilheiro da competição em 2009, em sua última passagem pelo Flamengo, Adriano passará por todos os exames de um jogador em processo de contratação. No Corinthians, ele trabalhava com o filho de José Luiz Runco, médico do clube carioca, o que facilitará a recuperação de sua lesão no tendão de Aquiles.
O último jogo de Adriano aconteceu no dia 4 de março, quando o Santos venceu o Corinthians por 1 a 0, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Paulista.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Léo Moura não faz campanha, mas afirma: ‘O Fla é a casa do Adriano’

Por Richard Souza e Thales Soares Rio de Janeiro


Leo moura treino Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Léo Moura no treino do Flamengo
(Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Depois de Willians, Léo Moura. Não chega a ser uma campanha clara e aberta, mas aos poucos os jogadores do Flamengo, principalmente aqueles que conhecem, são amigos e jogaram com Adriano no clube, se manifestam sobre um possível retorno do Imperador. Na semana passada, o volante disse que só o Rubro-Negro poderia ajudar Adriano a voltar a ser aquele jogador que conduziu o time na conquista do hexacampeonato.

Nesta quinta-feira, Léo caminhou na mesma direção. Não levantou nenhuma bandeira, mas afirmou que o atacante voltaria a se sentir em casa.

- Ele tem a cara do Flamengo. Claro que quando você tem oportunidade em outro clube se esforça também, mas o Flamengo é a casa do Adriano. Nem falei com ele, só ouço falar. Torço para que se recupere da lesão, é o mais importante. A gente sabe que se acertar com o Flamengo vai ser recebido como foi das outras vezes. Primeiro ele tem de se recuperar, voltar 100%, ficar bem como em 2009, até porque agora não poderia jogar no Carioca ou na Libertadores. Seria para o Brasileiro. Vamos esperar. Até lá muita coisa vai rolar.

O Flamengo quer esperar a rescisão de contrato de Adriano com o Corinthians para conversar com o jogador. A ideia inicial dos dirigentes rubro-negros era realizar uma reunião com o atacante na última quarta-feira, mas o encontro foi adiado para depois do fim de semana ou na sequência da assinatura do distrato. Segundo o vice de futebol Paulo César Coutinho, o clube quer evitar problemas com o Timão.

Depois de passar alguns dias em Búzios, na Região dos Lagos, o Imperador está no Rio. Na noite da última segunda-feira, ele assistiu ao show do cantor Belo numa casa de espetáculos da Barra da Tijuca, na Zona Oeste. Ronaldinho também esteve no local. Nesta quarta-feira, Adriano foi fotografado fazendo compras em um shopping.

O jogador precisa de mais um mês de recuperação da lesão no tendão de Aquiles do tornozelo esquerdo. O Flamengo vai oferecer médico e fisioterapeuta para acompanhá-lo.
Dispensado pelo Corinthians na semana passada, Adriano ainda tinha quatro meses de contrato e teria a receber aproximadamente R$ 1,8 milhão até lá. O clube quer diminuir esse valor e entrar em acordo com a equipe pessoal do atleta.
A discussão sobre um futuro vínculo contratual seria a segunda etapa da reaproximação entre o Flamengo e o jogador. O clube espera que em breve o zagueiro Alex Silva acerte com outra equipe por empréstimo até o fim do ano. Desta forma, o Rubro-Negro vai reduzir em R$ 300 mil mensais o valor da folha salarial. Alex será emprestado sem custos, mas o novo time dele terá de arcar com a remuneração total.

Murilo Benício tem aulas com ex-jogador Cláudio Adão para viver craque de futebol

Murilo Benício com seu professor, o ex-jogador Cláudio Adão (Foto: Avenida Brasil/ TV Globo)
Murilo Benício com seu professor, o ex-jogador Cláudio Adão (Foto: Avenida Brasil/ TV Globo)

Em Avenida Brasil, Murilo Benício vai dar vida a Tufão, um grande craque do futebol. Para viver o jogador, Murilo teve aulas com Cláudio Adão, um dos maiores atacantes da história do Flamengo.

E o professor não poderia ser mais adequado, afinal, o personagem será um ídolo do time rubro-negro, assim como Adão. O ator conta que ficou muito feliz com o convite para interpretar Tufão: “Sempre tive vontade de fazer um jogador de futebol. É um esporte espetacular”.
saiba mais
Murilo ainda revelou que as aulas reacenderam sua paixão: “O futebol faz parte da minha vida, da minha família... Graças à novela, ressurgiu em mim essa vontade de jogar bola.”
E segundo seu professor, ele tem a bola no pé. “O Murilo é muito esperto e pega as coisas rápido. Ele já tinha uma técnica muito boa e não me deu muito trabalho”, afirmou Adão, que não poupou elogios ao ator.

Tufão vai ser um ídolo do Flamengo, aclamado pela torcida, e fora de campo sua vida também promete muitas emoções.
Você não pode perder a estreia de Avenida Brasil na segunda-feira, 26 de março!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Joel testa Kleberson entre os titulares em coletivo no Ninho do Urubu

Por Richard Souza Rio de Janeiro


kleberson thomas flamengo (Foto: André Portugal/VIPCOMM)
Kleberson ganhou a vaga de Thomás no decorrer
do treino ( Foto: André Portugal/VIPCOMM)
O técnico Joel Santana comandou na tarde desta quarta-feira um coletivo no Ninho do Urubu. O treinador contou com os retornos de Léo Moura (lesão na coxa direita), Vagner Love (dores na coxa direita) e Ronaldinho Gaúcho (suspenso). Sem poder escalar González e Bottinelli, que terão de cumprir suspensão no sábado, contra o Volta Redonda, Joel optou por Welinton na zaga ao lado de David Braz e manteve Thomás na criação. Depois, Kleberson foi testado no lugar do prata da casa.
O pentacampeão não está inscrito na Libertadores, mas como o próximo compromisso é pela Taça Rio, não há problema em montar a equipe com a presença dele. Kleberson foi titular no Fla-Flu e fez um gol na vitória por 2 a 0. Depois, contra o Friburguense, saiu do banco para marcar o gol do triunfo por 1 a 0.
Deivid, que também foi vetado do último jogo por sentir dores na coxa direita, trabalhou normalmente nesta quarta, porém entre os reservas. A equipe titular teve Felipe, Léo Moura, Welinton, David Braz e Junior Cesar; Muralha, Willians, Luiz Antonio e Thomás (Kleberson); Ronaldinho e Vagner Love.
Ronaldinho dá dicas a colegas
Após uma pausa para que os jogadores se hidratassem, Léo Moura, por precaução, deixou a atividade. Galhardo ocupou seu lugar no time principal. Ao longo do treino, o técnico Joel Santana deu ênfase à marcação na saída de bola do adversário. Após uma trombada entre Luiz Antonio e o volante Rômulo, o treinador gritou:
- Estou gostando, estou gostando! - disse Joel.
R10 e Love (Foto: Richard Fausto de Souza / Globoesporte.com)
R10 e Love gesticulam durante a atividade (Foto: Richard Fausto de Souza / Globoesporte.com)
 
A atividade desta quarta foi a primeira em campo com os novos uniformes de treino. Antes azuis, eles agoras têm as cores tradicionais do clube: camisas vermelhas e calções negros.
Aniversariante do dia, Ronaldinho, agora com 32 anos, trabalhou normalmente durante toda a atividade. O camisa 10 procurou orientar os jogadores. Ao treinar a saída de bola, Ronaldinho chamou a atenção de Galhardo.
- Te liga, dominei aqui e já estou te vendo. Você tem de ir - gritou o craque, que depois repetiu o expediente com Junior Cesar, pela esquerda, em jogada na qual deixou a bola passar para o companheiro.
Orientação ao estilo Joel
Welinton, de volta ao time titular por conta da suspensão de González, não escapou de uma bronca de Joel ao tentar cruzar uma bola pelo meio da defesa.
- Esse é um lance de total responsabilidade. Se jogar pelo meio, você vai se f... e me f... Estou confiando em você. Se ficou apertado para sair, dá chutão para a frente - disse o treinador.
Por fim, um lance inusitado envolveu Willians e Deivid. O volante levou um arranhão no braço do atacante, após uma disputa de bola. Ao ver o resultado, Willians reclamou, e ouviu o colega brincar:
- Não corto a unha, não - disse Deivid.

No dia do aniversário de 32 anos, R10 ganha banho de água gelada no Ninho

Por Richard Souza Rio de Janeiro



Ronaldinho Gaúcho completou nesta quarta-feira 32 anos de idade e ganhou um presente não muito agradável dos colegas de Flamengo. Após mais de uma hora de coletivo no Ninho do Urubu, R10 acabou levando um banho de água gelada dos companheiros.
Ronaldinho Gaucho molhado (Foto: Richard Fausto de Souza / Globoesporte.com)
Ronaldinho Gaúcho todo molhado após o banho (Foto: Richard Fausto de Souza / Globoesporte.com)
O craque, a princípio, levantou sério e chegou a deixar no ar a dúvida se havia ficado chateado com a brincadeira mas, ao caminhar para sair do campo, já exibia o tradicional sorriso.
O volante Luiz Antonio comentou o "presente" dado ao camisa 10.
- É brincadeira nossa que sempre tem. É aniversário dele e não poderia deixar de comemorar. Decidimos na hora e brincamos com ele um pouquinho. Aceitou numa boa. Ele é maneiro, tranquilo. Aquele banho gelado não é para qualquer um, ainda bem que está calor - disse o jovem.
ronaldinho gaúcho flamengo aniversário (Foto: Reprodução/Twitter)
Ronaldinho Gaúcho se prepara para passar pelo corredor polonês (Foto: Reprodução/Twitter)
Além do banho, Ronaldinho teve ainda de passar por um corredor polonês formado pelos colegas

quarta-feira, 21 de março de 2012

Pesquisa confirma que Flamengo tem a maior torcida do Brasil

Essa é a primeira parte de um trabalho de muito fôlego da Pluri Consultoria. Para saciar a curiosidade de todos, sempre gigantesca quando se fala em tamanhos de torcidas, vou postar as principais tabelas e conclusões dessa pesquisa. Em seguida, em outro post, comentarei sobre os objetivos desse estudo sobre potencial de consumo.
A Pesquisa
Os trabalhos de campo, ou seja, as entrevistas, foram realizados durante o mês de janeiro último. Partindo da base de dados do IBGE, foram selecionados 144 municípios brasileiros, em todas as regiões, que dão uma excelente visão do país em termos de composição da população.
O número de entrevistados e base dessa pesquisa foi de 10.545 pessoas, maiores de 14 anos (uma faixa interessante; as pesquisas Lance/IBOPE cobrem a partir de 10 anos e as pesquisas Datafolha a partir de 16 anos), com 53% de entrevistados do sexo feminino e 47% masculino, com margem de erro de 2,4%. Cada entrevistado só pôde dizer o nome de um clube de preferência.
O foco da pesquisa esteve voltado para a qualificação do torcedor em termos geográficos e sócio-econômicos, permitindo estimar renda total e potencial de consumo.
Vamos, então às principais tabelas que resultaram da pesquisa e algumas considerações iniciais sobre as torcidas.
Comentário do OCE: é importante notar que essa é mais uma pesquisa, realizada por empresa diferente, que aponta as mesmas posições, basicamente, para as principais torcidas. Da mesma forma, embora alguns percentuais sejam diferentes, pode-se dizer que todos eles são bastante próximos, o que vem a conferir maior consistência e credibilidade às informações levantadas pelos institutos de pesquisa nos últimos 20 anos.
Sem surpresas, Flamengo, Corinthians e São Paulo possuem as maiores torcidas. O bloco das 12 maiores, diga-se, é extremamente consistente com outras pesquisas, ressalvando-se algumas mudanças a partir da oitava posição. Quase metade da população brasileira – 47% – torce para um dos cinco clubes de maior torcida.
Para a Pluri, considerando-se a margem de erro do trabalho, mantém-se a tendência de relativo equilíbrio entre as torcidas do Flamengo e do Corinthians, fato que vem sendo observado nas diversas pesquisas dos últimos anos.
Os pesquisadores impressionaram-se com o percentual de 21% dos brasileiros que declaram não ter preferência por nenhum clube ou pelo futebol. Esse número, todavia, é bastante consistente com o que foi obtido em outros trabalhos no decorrer dos últimos vinte anos.
A Pluri fez uma inovação em sua análise, agrupando e dividindo as torcidas em seis grandes grupos, o que demonstra razoável concentração de torcedores. As 10 maiores torcidas congregam 62% da população brasileira:
Em outros números, 120 milhões torcem para os 10 times de maior torcida, 22 milhões torcem para os 20 clubes seguintes, sobrando 9 milhões de pessoas torcendo para os demais 29.178 (dado da FIFA) clubes que existem no país.
No próximo post, veremos a distribuição dessas torcidas pelos estados.

domingo, 18 de março de 2012

Craques do Flamengo fazem a festa em Russas!

Lance da partida amistosa

Na tarde deste sábado (17) a cidade de Russas viveu um dia especial, quando recebeu a presença de ex-jogadores do Flamengo que fizeram parte da geração mais vencedora da historia do clube, como Nunes, Adílio, Julio César, Claudio Adão, Rondinelli e Renato Carioca.
Os craques que hoje percorrem o país jogando amistosos com o Flamaster, participaram do Futebol da Solidariedade, que faz parte da programação da Ação Cidadania Rubro Negra, coordenada pelo projeto social Dia do Flamenguista e em 2012 tem como seu embaixador Rondinelli o conhecido Deus da Raça.
A partida teve como intuito a arrecadação de alimentos, para ser distribuído com famílias carentes do município.
O placar foi 2x1, para equipes dos ídolos rubro negros e convidados, com a gol de Nunes o artilheiro das Decisões. Chiquinho Cacholé marcou o segundo gol, enquanto Doía Marcou para equipe de torcedores do Flamengo.


Flamengo e convidados


Junior Lemos (Gilvan), Denílson (Zé Claudio), (Doval) Celso Gavião (Alan), Rondinelli e Evaldo (Diógenes); Osanã, Renato e Adílio; Julio Cesar (Chiquinho), Claudio Adão e Nunes.


Torcedores do Fla
Jean, Doía, Hilgard, Océlio, Dagmauro, Edmar, Carlinhos, Leandro, Deivid, Marquinhos, Roberto Ribeiro, Coquinho, Aldemir e Pança.


Técnico Maurão do Carmo.

Arbitragem: Luciano Silva, Assistentes: Carlos Silva e Reginaldo Cruz.
Equipes em campo para a grande partida
Time do Flamengo e convidados com equipe organizadora do Dia do Flamenguista
Prefeito Raimundo Cordeiro e craques do Flamengo
Na foto: Renato Carioca, Denilson, Rosélia, Sonia, Raimundinho, Rondinelli, Julio César e Adilio
Jogadores do Flamengo ao lado do empresário Leléo
Na foto: Nunes, Celso, Francisco, Claudio Adão, Renato, Lucas, Leléo, Julio Cesár, Adilio e Edvaldo Farias
Jogadores do Flamengo na Casa da Farinha ao lado do empresário José Claudio
Julio César e Adilio com funcionários da Disk Pão

sexta-feira, 16 de março de 2012

Flamengo abre 3 a 0 jogando bem, mas para no fim e sofre empate do Olimpia

Indique essa matéria





Clique para Ampliar
Ronaldinho fez o segundo gol (de pênalti) e deu um belo passe para Luiz Antonio marcar o terceiro gol no Engenhão. Mas não foi capaz de evitar mais um vexame histórico da equipe carioca na Copa Libertadores FOTO: VIPCOMM
 
Rubro-Negro abre três gols de vantagem, mas cede o empate ao Olímpia em poucos minutos no Engenhão
O Flamengo estava vencendo por 3 a 0 e sua torcida vibrava com a perspectiva de uma goleada quando o Olimpia do Paraguai reagiu nos últimos 15 minutos e arrancou um empate por 3 a 3 na partida disputada na noite desta quinta-feira, no Engenhão. Com o resultado, o Rubro-Negro carioca se isolou na liderança do Grupo 2 da Libertadores com cinco pontos ganhos, um a mais do que o Lanús, que ocupa a segunda posição com quatro pontos. O Olimpia também chegou aos quatro pontos, enquanto o Emelec, do Equador, ficou na lanterna, com três.

O resultado frustrou a torcida que vaiou o time no final depois de ter feito muita festa durante a partida. Ronaldinho Gaúcho teve uma atuação bem melhor do que as anteriores e acabou aplaudido pela torcida. Já o time paraguaio abusou das entradas mais duras para tentar segurar a equipe carioca, o que acabou não conseguindo. Só conseguiu iniciar a reação quando deixou de fazer faltas e passou a tentar jogar futebol, alcançando um resultado heroico.

Na próxima rodada do torneio sul-americano, o Flamengo voltará a enfrentar o Olimpia, agora em Assunção. Pelo Campeonato Carioca, o time da Gávea terá pela frente o Friburguense em partida que será disputada neste domingo.

Gols

Aos 38 minutos da primeira etapa, o Flamengo marcou o primeiro gol. Vagner Love fez ótima jogada individual, se livrando dos marcadores, e lançou para Bottinelli, que tocou com categoria na saída do goleiro paraguaio. A vantagem aumentou a motivação da equipe dirigida por Joel Santana no segundo tempo. Aos 13 minutos, o Flamengo ampliou. Vagner Love foi lançado por Luiz Antonio e, ao tentar passar pelo goleiro Martin Silva, foi derrubado na área. Pênalti, que Ronaldinho converteu, batendo no canto direito.
Aos 18, Ronaldinho fez passe perfeito para Luiz Antonio que entrou na área e colocou fora do alcance de Martin Silva, anotando o terceiro gol do time da casa.

O domínio rubro-negro era absoluto. Porém, numa das poucas vezes em que conseguiu se aproximar da área brasileira, o Olimpia marcou seu gol aos 30 minutos, com Zeballos, de falta.

O lance animou a equipe paraguaia que acabou marcando o segundo gol aos 38, com Luis Caballero. Os paraguaios largaram toda a precaução e partiram com tudo para chegar ao empate aos 43 minutos. Marin fez o gol que decretou o empate.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Ronaldinho fala do Flamengo e comenta vida pessoal em gravação do Mais Você

Pouco antes de mais um jogo decisivo pela Libertadores da América, o camisa 10 do Flamengo foi recebido na casa de cristal por Ana Maria Braga e Louro José. Na gravação do Mais Você que vai ao ar na próxima quinta-feira, 15 de março, o craque comentou vários momentos de sua carreira e vida pessoal.

Como não poderia ficar de fora da conversa, Ronaldinho falou sobre as críticas que vem recebendo da torcida rubro-negra. “Eu digo que a nossa história muda a cada domingo. Um dia você é o rei outro dia não é mais”, enfatizou. Ele também destacou quais são suas expectativas para a Copa do Mundo de 2014, na qual o Brasil será sede e a Seleção vai receber uma grande cobrança da torcida para fazer bonito.
R10 também trocou mimos com Ana Maria e Louro José. Ele presenteou a apresentadora e o papagaio com a camisa do Flamengo, e recebeu em troca uma réplica do Louro e um livro de receitas de Ana Maria.

Ao final da conversa, os dois posaram para fotos e Ana Maria exibiu o presente que ganhou do craque! O programa vai ao ar na quinta, a partir das 08h30! Não perca!

Craques do Flamengo em Russas!

Adilo, Nunes, Julio César e Rondinelli estarão em Russas neste sábado 17
A partida de futebol mais aguardada do ano acontecerá neste sábado(17) a partir das 17h, no Estádio Olímpico Governador César Cals de Oliveira. O evento beneficente, denominado "Futebol da Solidariedade" contará com as participações especiais de ex-jogadores do Flamengo como: Adilio, Julio Cesar, Nunes, Rondinelli, Renato Carioca e Claudio Adão. Todos fizeram parte da geração mais vencedora do Mengão, quando jogaram no clube nas decadas de 70,80 e 90, e atualmente viajam pelo país disputando amistosos pelo Flamaster.
O amistoso terá a participação de vários ex-jogadores profissionais.
Para prestigiar a "Ação Cidadania Rubro Negra" o torcedor irá colaborar com 1kg de alimento.
A promoção é do projeto social “ Dia do Flamenguista” que trabalha por uma cultura de paz e solidariedade no esporte.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Fla vai oferecer espaço para Adriano: 'Recuperado, quem é que não quer?'

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
 
adriano depoimento (Foto: Agência Estado)
Adriano: portas abertas para se recuperar no
Flamengo (Foto: Agência Estado)
As relações entre Flamengo e Adriano vão aos poucos tornando-se mais próximas. O jogador, que rescindiu seu contrato com o Corinthians na noite de segunda-feira, pode fazer trabalho de recuperação física nas instalações rubro-negras se assim desejar. Walter Oaquim, vice de relações externas do Flamengo, revelou na tarde desta terça que o clube vai procurar Adriano para oferecer o espaço. E deixou no ar que, caso ele se recupere fisicamente, a contratação pode acontecer.
- A questão não é contratar ou não contratar o Adriano. O Flamengo vai se propor a ajudar o Adriano a se recuperar do ponto de vista físico, psicológico, da parte total de atleta. O Flamengo vai oferecer isso, inclusive local de treinamento.
As palavras de Oaquim revelaram um sentimento de gratidão do clube pelo atacante, principal nome do time campeão brasileiro em 2009:
- O Flamengo deve muito a ele. Adriano foi um craque feito em casa, campeão muitas vezes pelo Flamengo, ídolo, querido, você vê a reação das pessoas. Mas não adianta voltar em condições difíceis para ele e para o clube. Então, se nós conseguirmos, e ele desejar participar dessa recuperação, claro que, recuperado, quem é que não quer? Então eu acho que pela parte do Flamengo é a melhor posição. Depende dele - disse Oaquim.
saiba mais
O dirigente revelou que suas declarações têm o aval da diretoria e da presidente Patricia Amorim, que já começou a ouvir a opinião de torcedores, sócios, conselheiros e patrocinadores sobre a possível volta do Imperador.
- Isso vai ser conversado com ele, vamos ver o que pensa. Às vezes ele tem clube para ir, alguém interessado nele. Estou falando pela presidente, pela diretoria, não pelo futebol. Pelo fato de o Flamengo recuperar um ex-atleta que vai ser eternamente um atleta do clube, explicou Oaquim.
Por fim, ele revelou que o convite já tem data para acontercer.
- Nosso vice de futebol vai conversar com ele depois do jogo de quinta-feira - finalizou, referindo-se à partida contra o Olimpia, pela Libertadores.
Em entrevista à apresentadora Vanessa Riche, do SporTV, a presidente Patricia Amorim procurou adotar postura cautelosa.
- Primeiro precisamos saber como está a lesão dele. Outra questão é que o clube tem um planejamento. Contratamos Vagner Love, renovamos com Felipe, assumimos o pagamento do Ronaldinho Gaúcho, além de González e Magal. Temos um planejamento a seguir. Não se contrata um jogador de uma hora para outra - disse.
Fla já estuda formato de um possível contrato
Quando a rescisão com o Corinthians veio à tona no início da noite de segunda-feira, o Rubro-Negro virou um rebuliço. Diversas enquetes realizadas sobre um possível retorno do Imperador mostram larga vantagem de aprovação por parte da torcida. Pesquisa realizada pelo GLOBOESPORTE.COM mostrou que 89% dos internautas aprovam a volta de Adriano ao Flamengo.
O clube, porém, passou a se cercar de cautelas quando o assunto escancarou as portas da Gávea. Primeiro, foi debatida a principal importância de manter o foco no jogo da Libertadores, diante do Olimpia, quinta-feira, no Engenhão. Por isso, o assunto está sendo tratado pelos altos poderes do clube, ainda sem envolver a comissão técnica.
Já é consenso que, caso a contratação aconteça, o vínculo deve ser ligado à produtividade
Como não era previsto na pauta, o caso Adriano ainda passava longe do departamento de finanças. Mas Michel Levy, responsável pelo setor, já se movimenta para debater com Adriano possíveis valores e formulação de contrato.
O clube, então, estipulou o roteiro para o Imperador: primeiro, receber o jogador, sem qualquer tipo de apresentação ou formalidades, para se recuperar plenamente da lesão no tendão de aquiles do pé esquerdo. Adriano usaria a estrutura do clube, mesmo sem ainda ser atleta do Rubro-Negro, como fez Ronaldo em 2008, antes de acertar com o Corinthians.
Depois, durante cerca de um mês, o departamento médico do Rubro-Negro poderia acompanhar a evolução do atacante, assim como pessoas ligadas ao futebol fariam uma avaliação do comportamento do jogador.
- O Flamengo está de portas abertas para ajudar no que ele precisar. Se quiser treinar aqui, disponho preparadores físicos, nutricionista e, se solicitar, até psicólogo. Aqui é a casa dele – disse o vice-presidente de futebol, Paulo Cesar Coutinho, em entrevista à Rádio Brasil.
O contrato seria apenas o último estágio. Ainda assim, já é consenso que, caso aconteça, seria um vínculo ligado à produtividade do jogador.