quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Imbatível em clássicos há um ano e meio, Fla pode repetir marca de 1921

Por Janir Júnior e Thales Soares Rio de Janeiro
 
O Flamengo carrega um histórico recente positivo em clássicos cariocas. E principalmente no Engenhão. O Rubro-Negro não perde um clássico estadual há um ano e meio (16 jogos). A última derrota aconteceu no dia 26 de maio de 2010, para o Fluminense (1 a 2, pela quarta rodada do Brasileirão). Caso não seja derrotado pelo Vasco, domingo, a equipe de Vanderlei Luxemburgo garantirá vaga na Libertadores e repetirá um feito que não acontece desde 1921, quando o time da Gávea ficou toda a temporada sem perder para os rivais do Rio.
- Retrospecto é bom, mas sabemos como é o futebol. O Vasco vem num momento bom, mas sempre em clássicos, momentos decisivos, nossa equipe cresce. A responsabilidade é grande e sabemos da nossa qualidade. Chegamos até aqui motivados, não será agora que vamos desmotivar – afirmou Renato.
ronaldinho gaucho deivid thiago neves flamengo x cruzeiro (Foto: Ivo Gonzalez /Globo)
Flamengo em clássicos, principalmente no Engenhão, tem tido motivos para sorrir (Foto: Ivo Gonzalez /Globo)
Para o jogo com o Vasco, o Flamengo com um empate garantirá vaga na Libertadores sem depender de tropeços de outros adversários.
- Todos os clássicos que disputamos são muito duros e bem jogados. Contra o Vasco, será um grande jogo. Eles vão entrar em campo com bastante vontade contra a gente e não podemos bobear. É sempre um jogo eletrizante, com uma marcação maior e um querer a mais. A vontade é maior e ninguém quer perder – analisou Willians ao projetar o clássico de domingo.
O Flamengo nunca foi derrotado em um clássico estadual no Engenhão. Foram 16 jogos, com cinco vitórias (1 a 0 Botafogo/Brasileiro 2009; 2 a 1 Vasco/Carioca 2011; 2 a 0 Botafogo/Carioca 2011; 1 a 0 Fluminense/Brasileiro 2011; 3 a 2 Fluminense/Brasileiro 2011) e 11 empates (Botafogo/5; Fluminense/3 e Vasco/3).

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Zico brinca com governador Sérgio Cabral: 'Vasco vai sobrar outra vez'

O clássico entre Vasco e Flamengo do próximo domingo já começou fora de campo. Nesta segunda-feira, Zico e o governador do Rio, Sérgio Cabral Filho, deram palpites sobre a partida pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Os dois participaram da Soccerex, feira de futebol e negócios no Rio de Janeiro, e foram entrevistados ao vivo dentro do "Redação SporTV".
O Galinho lamentou que a sequência de dez jogos sem vitórias tenha alijado o Flamengo da disputa do título do Brasileirão. Mas valorizou a briga pela vaga na Libertadores e brincou com Sérgio Cabral.
- O Flamengo fez um investimento grande e trouxe grandes jogadores. Mas ainda está disputando uma vaga para a Libertadores, que é muito importante para qualquer equipe. É motivo para o Flamengo investir ainda mais no próximo ano. Nos últimos jogos faltou um pouco de gana e de dedicação com a torcida. Se tiver isso no domingo, o Vasco, que me desculpe o governador, vai sobrar mais uma vez.
Se o Flamengo tiver gana no domingo, o Vasco, que me desculpe o governador, vai sobrar mais uma vez. "
Zico
Em comum, os dois defenderam a disputa por pontos corridos do Campeonato Brasileiro e os clássicos na última rodada. Cabral ainda ficou surpreso ao encontrar outro carrasco rubro-negro na Soccerex. 
- Raramente você tem uma final em pontos corridos com um time muito à frente. Tem sido assim. As últimas três, quatro rodadas são com muita emoção. O Engenhão vai pegar fogo, no bom sentido. Vamos ter uma segurança reforçada dentro e fora do estádio, mas tudo em paz. E espero que lá em São Paulo, o Palmeiras honre as suas tradições e vença o Corinthians. E encontrar o Zico e o Petkovic a seis dias do jogo, dois carrascos, eu não esperava!
No próximo domingo, Zico pretende ficar distante do futebol. Na hora de apontar um favorito ao título, entre Corinthians e Vasco, o Galinho carioca optou pelo time do coração: 
- Espero fazer o que eu fiz ontem (domingo). Vou lá para o circo, com os netos. Descanso. Não esquento a minha cabeça nem faço teste para o coração. Defendo sempre o futebol do Rio, mas o Flamengo está na briga pela Libertadores. Então eu fico com o Flamengo!

Missa na Gávea lembra os 30 anos da morte de Cláudio Coutinho

Por Eduardo Peixoto Rio de Janeiro
 
O ex-técnico do Flamengo Cláudio Coutinho, mentor da consagrada geração de 1981, foi homenageado nesta segunda-feira, na Gávea. Uma missa lembrou os 30 anos da morte do idealizador da equipe que seria campeã da Libertadores e do mundo naquela temporada sob o comando de Paulo César Carpegiani. Coutinho faleceu no dia 27 de novembro, pouco antes da conquista do título mundial no Japão, em 13 de dezembro. Ele morreu afogado, aos 42 anos, enquanto praticava a pesca submarina.

Andrade na missa de 30 anos da morte de Claudio Coutinho (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
Familiares de Cláudio Coutinho, entre eles o filho Paulo César, o Cascão, Andrade e o vice do Fla-Gávea, Cacau Cotta, posam para foto antes da missa (Foto: Marinho/Divulgação)

Além de parentes e amigos de Cláudio Coutinho, o técnico Andrade, integrante daquela equipe e técnico do título brasileiro de 2009, participou da celebração.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Torcida do Fla grita 'volta' para Andrade e vaia Alvim e Luxemburgo

Por Janir Júnior Macaé, RJ
 

Andrade e Adílio no Moacyrzão para o jogo do Flamengo (Foto: Richard Souza / GLOBOESPORTE.COM)
Andrade e Adílio no Moacyrzão para o jogo do Fla
(Foto: Richard Souza / GLOBOESPORTE.COM)
Presente ao estádio Cláudio Moacyr, em Macaé, Andrade, técnico do Flamengo na conquista do hexacampeonato brasileiro em 2009, foi muito saudado pelos torcedores rubro-negros e ouviu gritos de ‘volta, volta’. Quando foi anunciada a escalação do time com Felipe; Léo Moura,Welinton, Alex Silva e Rodrigo Alvim; Willians, Renato, Fierro e Thiago Neves; Thomás e Ronaldinho grande parte da torcida vaiou.
Com uma faixa com a frase 'Libertadores é obrigação', torcedores vaiaram quando foi anunciado no alto-falante os nomes de Rodrigo Alvim e Vanderlei Luxemburgo. O técnico vive momento de pressão no cargo. A torcida rubro-negra comparece em grande número ao Moacyrzão.
torcida do Flamengo com faixa da Libertadores (Foto: Janir Junior / GLOBOESPORTE.COM)
Faixa estendia exigindo a classificação para a Libertadores (Foto: Janir Junior / GLOBOESPORTE.COM)

sábado, 26 de novembro de 2011

R10 chega atrasado a treino em que Luxa mantém esquema 3-5-2

Por Janir Júnior Rio de Janeiro
 

ronaldinho gaúcho flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Foto BR)
Ronaldinho no treino desta sexta
(Foto: Alexandre Vidal/Foto BR)

Em meio a polêmicas sobre atraso de salários e a divulgação de um vídeo no qual supostamente aparece em situação constrangedora, Ronaldinho Gaúcho se atrasou para o treinamento do Flamengo nesta sexta, no Ninho do Urubu. R10 chegou ao local às 16h46m, 16 minutos após o horário marcado para o início da atividade.
Quando entrou no Ninho do Urubu, boa parte dos atletas já estava dentro de campo, batendo bola, aguardando o início da atividade. Esta não foi a primeira vez que Ronaldinho se atrasou para um treinamento. Em setembro, houve um atraso de 13 minutos. Depois, em outubro, o atleta chegou 11 minutos após o horário marcado para um treino no Ninho.
Por volta das 17h, Vanderlei Luxemburgo liberou a entrada da imprensa para acompanhar o treinamento. O técnico comandou um coletivo, no qual manteve o esquema com três zagueiros testado na última quinta. Alex Silva e Maldonado, que figuraram no time titular de quinta-feira, fizeram trabalho específico em separado do grupo. Com isso, Gustavo entrou na zaga e Rodrigo Alvim apareceu na ala esquerda. Renato, que treinara pelo setor no dia anterior, voltou a figurar no meio-campo. O time titular no treino foi formado por Felipe; Gustavo, David Braz e Welinton; Léo Moura, Willians, Renato, Thiago Neves e Rodrigo Alvim; Ronaldinho e Deivid.
Ao longo da atividade, os titulares não tiveram um bom rendimento. Ronaldinho, em especial, esteve pouco inspirado, errando passes curtos e lances bobos. Os reservas, que tiveram uma defesa improvisada, com Negueba na lateral direita, o volante Fernando e o garoto Sabá no miolo de zaga, conseguiram parar o cinzento time titular. Ao fim do coletivo, nada de gols.
O Flamengo treina para enfrentar o Inter, neste domingo, em Macaé. A partida é válida pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro e é de suma importância para as pretensões de classificação do Rubro-Negro para a Libertadores de 2012.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Deu linha: Luxemburgo procura Love e sinaliza interesse do Flamengo

Por Eduardo Peixoto e Janir Júnior Rio de Janeiro
 

vagner love gol palmeiras x flamengo (Foto: Agência Estado)
Love comemora gol pelo Flamengo em 2010
(Foto: Agência Estado)

Foi apenas o primeiro sinal, mas depois de meses sem se movimentar, o Flamengo procurou Vagner Love na última semana. O técnico Vanderlei Luxemburgo ligou para o atacante, que está em Moscou, e sinalizou vontade de tê-lo no clube no próximo ano. A informação foi confirmada por um membro do alto escalão da diretoria rubro-negra.
O telefonema foi curto. Luxa questionou o Artilheiro do Amor sobre o interesse em retornar e disse que "entraria com tudo para trazê-lo". Ouviu uma resposta positiva: “Claro”, devolveu o atacante. Posteriormente, porém, ele avisou ao técnico rubro-negro que a negociação tem de ser tratada diretamente com o CSKA.
Há cerca de dois meses, o presidente do clube russo, Yevgeny Giner, revelou que pretende atender ao desejo de Vagner Love e liberá-lo depois de sete temporadas na Europa. A iminente eliminação da Liga dos Campeões facilitaria a saída – a uma rodada do fim o CSKA está na última posição do Grupo B e precisa vencer o Inter em Milão para sonhar com a vaga.
- Ainda não sei o valor, não parei para pensar nisso. Mas devemos liberar o Vagner em janeiro – disse Giner, recentemente, à imprensa russa.
Em maio deste ano, o Flamengo enviou um fax para Moscou propondo adquirir 70% dos direitos econômicos de Love por € 5 milhões (R$ 12,5 milhões). O pagamento seria parcelado, mas o CSKA sequer respondeu. O Rubro-Negro não insistiu e a pedido de Vanderlei Luxemburgo procurou – sem sucesso – André, atualmente no Atlético-MG.
Apoio do Conselho Fiscal a Luxa
Vagner Love jogou no Flamengo de janeiro a junho de 2010 e fez 23 gols em 27 jogos. Neste ano, ele foi à apresentação de Ronaldinho e reafirmou que sonhava com a volta. No entanto, diante da opção da comissão técnica e da diretoria de não insistir na contratação, afirmou que estava chateado e ouviria outras propostas. O Fluminense o procurou em agosto e atualmente o Grêmio tenta repatriá-lo.
A duas rodadas do fim do Brasileiro, o Fla está em sexto lugar e busca uma vaga na Taça Libertadores de 2012. A classificação é importante para garantir a tranquilidade de Luxemburgo no cargo. Ele sofre críticas internas de aliados de Patrícia Amorim pela postura centralizadora e falta de bom futebol da equipe, mas nesta semana receberá uma nota oficial de apoio assinada pelo presidente do Conselho Fiscal, Leonardo Ribeiro.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Postura de Assis preocupa o Fla e põe interrogação no futuro de R10

Por Janir Júnior Rio de Janeiro
 

ronaldinho gaúcho flamengo treino   (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)
Ronaldinho tem futuro incerto no Flamengo
(Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)

Na noite de segunda-feira, a presidente do Flamengo, Patricia Amorim, jantou com Ronaldo e o empresário Marcos Buaiz, principais responsáveis pela empresa 9ine. No cardápio, novas diretrizes para renovação do patrocínio com a Procter & Gamble e a possível inclusão da Traffic em novos negócios. A intenção da dirigente é amenizar o desgaste com a empresa de marketing esportivo responsável pelo aporte financeiro na contratação e manutenção dos salários de Ronaldinho Gaúcho. Mas o futuro do camisa 10 segue incerto e a postura de Assis começa a causar indigestão na cúpula do Rubro-Negro.
O Flamengo continua com as conversas para tentar colocar um ponto final no novo contrato de Ronaldinho, mas a negociação já ganhou ares de novela. Após seguidas reuniões e declarações otimistas, dirigentes rubro-negros envolvidos no processo já não apostam em qual será o desfecho.
Assis, irmão e empresário de Ronaldinho, tem deixado a cúpula do Flamengo perdida com declarações, indefinições e prorrogações que soam mais como vírgulas e reticências do que como ponto final. Dirigentes já temem que aconteça uma novela como foi na contratação do camisa 10, que começou em dezembro de 2010, quando Assis conseguiu manter Flamengo, Grêmio e Palmeiras confiantes num acerto, dando esperanças a todos os clubes envolvidos durante as negociações, sem dizer "sim" ou "não" até bater o martelo.
O empresário de Ronaldinho tem recebido propostas de diversos clubes do Brasil e exterior, que também são de conhecimento da Traffic. Dirigentes rubro-negros não arriscam dizer qual é a intenção de Assis para o futuro do camisa 10.
Não está descartada a hipótese de o jogador deixar o clube, o que faria o Rubro-Negro se movimentar para trazer outro jogador de peso. Mas qualquer negociação só será definida a partir de 5 de dezembro, dia seguinte à última rodada do Brasileirão.
Caso o Flamengo não garanta vaga na Libertadores, as chances de o jogador deixar o clube aumentarão consideravelmente, já que além do cenário nacional, Ronaldinho ainda busca projeção internacional no fim da carreira.
A relação entre Flamengo e Traffic começou a sofrer desgastes quando o clube acertou com a Procter & Gamble sem intermédio nem retorno financeiro para a Traffic. A empresa, então, suspendeu o pagamento de R$ 750 mil dos salários do camisa 10. As parcelas não são pagas há três meses.
No jogo contra o Figueirense, Ronaldinho foi o único jogador a não utilizar a camisa com uma estrela acesa em homenagem aos 30 anos na conquista do Mundial Interclubes e também não exibiu uma das marcas da Procter & Gamble.
O jantar entre Patricia e Ronaldo Fenômeno teve como prato principal amenizar a situação, já que o clube pretende renovar com a Procter & Gamble.
Mas, em todas as negociações, atritos e discussões, o maior entrave para o Flamengo tem sido a postura de Assis.

Al Hilal aceita proposta, e empresário já conta com Thiago Neves no Fla

Por Fabio Leme Rio de Janeiro
 
Thiago Neves no treino do Flamengo (Foto: Janir Junior / GLOBOESPORTE.COM)
Thiago Neves teve altos e baixos na temporada (Foto: Janir Junior / GLOBOESPORTE.COM)
O empresário de Thiago Neves, Léo Rabello, não tem dúvida alguma de que o meia continuará vestindo a camisa rubro-negra nas próximas temporadas. A proposta enviada pelo Flamengo aos dirigentes do Al Hilal, da Arábia saudita, clube que detém 90% dos direitos econômicos do atleta, foi aceita. Agora, resta a negociação da forma como o clube irá quitar o pagamento dos R$ 18 milhões, valor não confirmado pelo empresário do jogador.
- Está tudo praticamente resolvido, sob controle. Os valores estão acertados. Só falta definir a forma de pagamento e o tempo de contrato com o Flamengo, que será de três ou quatro anos. O Thiago será jogador do Flamengo nos próximos anos – garantiu Léo Rabello.
O empresário disse que já descartou propostas de outros times interessados pelo camisa 7 da Gávea.
- Rechaçamos. A prioridade era do Flamengo, que se fez valer dessa cláusula – afirmou o empresário.
Para quitar o valor com o Al Hilal, o Flamengo deve utilizar parte dos R$ 40 milhões recebidos pelo adiantamento das cotas de transmissão de TV.
Em pouco menos de um ano na Gávea, Thiago Neves teve altos e baixos. No Campeonato Carioca, conquistado de maneira invicta pelo Rubro-Negro, o jogador foi um dos destaques e terminou a competição idolatrado pela torcida. Mas depois da eliminação na Copa do Brasil e
o jejum de dez partidas sem vitórias no Brasileirão, seu desempenho caiu drasticamente. Na manhã desta quatra-feira, o jogador admitiu que atravessa má fase.
Com a camisa do Flamengo, o apoiador já disputou 55 partidas e tem 21 gols. É o artilheiro da equipe no ano, ao lado do atacante Deivid. No Brasileirão, fez 12 até agora.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Curador do Museu do Fla ameaça deixar cargo se Luxa seguir em 2012


Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O Flamengo não vence há três rodadas no Campeonato Brasileiro, está fora da briga pelo título e corre risco de perder até uma vaga na Libertadores de 2012. A má situação do Rubro-Negro e a insatisfação com a forma com que Vanderlei Luxemburgo conduz o time fizeram o jornalista Roberto Assaf, curador do Museu do Flamengo, ameaçar entregar o cargo caso o treinador seja mantido para 2012.
Assaf é contratado pela fornecedora de material esportivo do clube para a função de curador. O Museu do Flamengo é um projeto patrocinado pela empresa. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, o jornalista, que trabalha como colunista no diário "Lance!", jamais escondeu que é torcedor do Flamengo. Ele acredita que é preciso que todos se mobilizem neste momento.
- Não tenho nada contra o Vanderlei, acho um ótimo treinador, demonstrou sua capacidade ao longo dos últimos 20, 30 anos. Mas nos últimos meses ele passou a achar que é dono do clube. O Flamengo não tem dono, o dono do Flamengo é a sua torcida. Alguém tem que reagir contra isso. O que ele fez no Brasileiro, na maioria dos jogos, foi impedir que o time perdesse, para que ele permanecesse no cargo. O Fluminense só empatou dois jogos. Eu não consigo entender um treinador de um time grande não entrar para disputar o título. Caio Júnior foi para a televisão falar em vaga na Libertadores, e o presidente do Botafogo reagiu por não estar satisfeito com o quinto lugar. Há dois meses Luxemburgo vai para a televisão falar em Libertadores, mas tem que disputar o título. Tem que entrar no campeonato para ganhar, e se ninguém reagir... A torcida do Flamengo tem que se mobilizar - explicou Assaf.
Com 57 pontos, o Flamengo ocupa a sexta posição no Campeonato Brasileiro. A pontuação é a mesma de Internacional e Figueirense, equipes que aparecem logo acima na tabela. Entretanto, o Rubro-Negro perde nos critérios de desempate. Restam duas rodadas para o fim e, para se classificar para a Libertadores, é preciso acabar ao menos em quinto. O próximo jogo é neste domingo, contra o Inter, rival direto, em Macaé.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Luxa: ‘Não posso falar que o Fla vai ganhar a vaga na Libertadores’

Vanderlei Luxemburgo dedicou a maior parte da entrevista coletiva ao desabafo. Fez duras críticas aos seus críticos. O empate sem gols do Flamengo com o Atlético-GO, neste domingo, em Goiânia, ficou em segundo plano. O Rubro-Negro vive dias difíceis, não tem mais chances de conquistar o título brasileiro e corre o risco de não conseguir a classificação para a Libertadores do próximo ano. O resultado do Serra Dourada deixa o time em sexto, com 57 pontos.
A ameaça não permite ao técnico assegurar que o objetivo maior do projeto que ele conduz será alcançado. Segundo Luxa, culpa do equilíbrio da competição.
- Ninguém garante. Quem garante que o Corinthians vai ser campeão? Os matemáticos, os articulistas, se quebraram muitas vezes, já erraram muitas vezes. Está tudo em aberto. Não posso falar que o Flamengo vai ganhar a vaga na Libertadores. O Flamengo vai brigar, está em igualdade de condições.
O treinador acredita que o mau momento do time está sendo supervalorizado e fala em cobrança exagerada.
- Só dependemos de nós. O Corinthians teve que ganhar hoje (domingo) para ultrapassar o Vasco. Na parte de baixo da tabela, é a mesma coisa. O Flamengo depende dele. Se ganhar do Inter, em casa, e do Vasco, tem a vaga na Libertadores. O Flamengo não saiu da competição. A competição está muito dura para todas as equipes. Está uma coisa normal, aguerrida, pegada.
Assim como no melancólico empate sem gols com o Figueirense, quinta-feira passada, ele e os jogadores deixaram o gramado sob vaias e gritos de “time sem vergonha”. O treinador enxerga uma influência da imprensa neste comportamento.
- Existe uma tendência. A tendência agora é a crítica. Tudo o que fizer é crítica. A torcida está chateada, não sei se está sendo conduzida. O Flamengo não está fora da Libertadores, depende dele para chegar. Precisamos do torcedor do nosso lado, estamos correndo, lutando, os jogadores não estão de sacanagem, deixando de honrar a camisa. Estamos trabalhando jogo a jogo. Acho que tem que ter um pouco de calma. O que me incomoda é a perseguição jornalística, a covardia - disse, deixando claro em seguida que um de seus alvos era o jornalista Renato Maurício Prado.
O grupo terá folga nesta segunda-feira e volta ao trabalho na terça. A partida contra o Inter será em Macaé, domingo que vem, às 17h (de Brasília). O Colorado é um rival direto, tem os mesmos 57 pontos do Fla, mas com uma vitória a mais (15 contra 14).
O lateral-esquerdo Junior Cesar e o volante Muralha estão suspensos para o confronto. O volante Airton torceu o tornozelo esquerdo e vai iniciar tratamento médico.

sábado, 19 de novembro de 2011

Patricia abraça R10 e diz que astro não era obrigado a fazer marketing

Por Richard Souza e Thiago Correia Rio de Janeiro
 

Patricia e Ronaldinho do Flamengo (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
Patricia espera que Ronaldinho fique no clube
(Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)

A presidente Patricia Amorim esteve na tarde desta sexta-feira no hotel em que o Flamengo costuma se concentrar, na Barra da Tijuca. No saguão, encontrou Ronaldinho Gaúcho e deu um forte abraço no jogador, que seguia para a viagem a Goiânia. Apesar do mal-estar causado pelo fato de o astro não ter vestido uma camisa promocional antes do jogo contra o Figueirense, a dirigente garante que a relação com seu principal jogador não está abalada.
- Você está bem? - indagou Patricia no abraço.
- Estou - respondeu Ronaldinho.
- Ah, então também estou bem - completou a presidente.
Patricia disse que Ronaldinho não era obrigado a participar da ação de marketing bolada pelo patrocinador principal do clube.
- Era uma homenagem (pelos 30 anos do título mundial). Fui ao vestiário tranquilamente e deixei os jogadores à vontade para usar ou não a camisa. O Ronaldinho nesse ponto é diferente, tem uma outra visão. Era uma decisão pessoal. Claro que seria importante que ele usasse, mas não era uma obrigação. Talvez não tenha ficado à vontade para usar por haver uma turbulência - disse, numa referência aos três meses de salários atrasados do jogador (cerca de R$ 2 milhões).
Patricia também negou preocupação com uma possível saída de Ronaldinho. O jogador está sem receber a parte salarial que cabe à Traffic, parceira do Flamengo na contratação do camisa 10, pois as partes ainda discutem o formato do contrato que será assinado. O impasse continua, e o Panathinaikos surge como interessado em tirar R10 da Gávea.
- Eu ouço todas as propostas. Como presidente do Flamengo, eu tenho obrigação de ouvir tudo. Mas nós trabalhamos para que ele fique. Trouxemos o Ronaldinho e queremos que ele permaneça aqui. Ele tem contrato (até o fim de 2014). Não é apenas um jogador de futebol, é muito mais. Me incomoda o fato de ele não estar recebendo, isso me incomoda. Tenho participado de todas as reuniões, estou acompanhando. Acho que estão supervalorizando. O Ronaldinho é jogador do Flamengo e tem cumprido todas as obrigações. Mas não falo sobre nada disso com ele. Se tenho de falar, ligo para o Assis (irmão e empresário do jogador). Neste momento não cabe falar sobre isso. Quando acabar o campeonato, eu sento no dia 5 (de dezembro) e falo sobre todos os problemas.
A presidente disse ainda que, se o Flamengo se mantiver no G-5, não há motivo para lamentações no fim do ano.
- Chegar na Libertadores é motivo de orgulho. Claro que como torcedora quero que o Flamengo sempre vença. Mas o ano não pode ser considerado uma decepção. Revelamos uma geração com muita competência. Acho que o torcedor deve fazer essa análise também.
Já se o Flamengo não for para a Libertadores, Patricia admite que será um duro golpe.
- Não é determinante, mas a Libertadores proporciona uma outra realidade para o clube contratar e manter jogadores, para patrocínios. É um plus.
Neste domingo, o Rubro-Negro enfrenta o Atlético-GO, no Serra Dourada, às 17h (de Brasília). O time de Vanderlei Luxemburgo está em quinto, com 56 pontos.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

No aniversário do Fla, batismo de Nunes encerra 'sofrimento' de um pai

Por Thales Soares Rio de Janeiro



Raphael, Daniel, Jacqueline e Nunes no quarto do hospital (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
Raphael, Daniel, Jacqueline e Nunes no batismo
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

Raphael sofreu com a escolha do time de sua primeira filha. Num acordo com a mulher Jacqueline, torcedora do Fluminense, a menina Rebeca, hoje com três anos, seguiria os passos da mãe. Mas, segunda-feira, ele recebeu o presente que esperava. Nasceu Daniel, já rubro-negro de coração, batizado pelo ex-jogador Nunes, nesta terça-feira, numa ação de marketing de um dos patrocinadores do Flamengo, na data em que o clube completa 116 anos de fundação.
Vestido com a camisa do Flamengo, Raphael ficou muito feliz com a visita de Nunes no quarto do hospital. Um de seus ídolos, ele entregou uma caixa com presentes para a família, especialmente para o pai, além de uma certidão de batismo do Flamengo, assinada pelo ex-jogador, campeão da Copa Libertadores e do Mundial Interclubes, em 1981.
Agora, são 35 milhões mais um"
Ricardo, pai de Alexandre
- Fico muito feliz que tenha sido o Nunes. É um cara de raça. Meu filho já nasce campeão do mundo e hexa brasileiro - disse Raphael, revelando o drama que vive com sua filha - Ela vem me abraçar com a camisa do Fluminense. Dá uma dor no coração quando isso acontece. Fecho os olhos antes. Mas trato é trato. Se fosse menina, seria tricolor. Fazer o quê?
Nunes ainda batizou mais duas crianças na Casa de Saúde São José antes de partir para outros hospitais no Rio de Janeiro. Os escolhidos foram Alexandre, filho de Ricardo e Luciana, e Maria Laura, filha de Ruy e Joana. Ambos nasceram domingo e receberam a honraria para celebrar o aniversário do clube. Desta vez, não houve divergência com relação ao time das crianças.
- Queria pedir ao Flamengo para investir numa equipe feminina de futebol. Eu já fiz a minha parte e contribui com duas. Faltam só nove – brincou Ruy, que também é pai de Maria Clara, de três anos.

Nunes assina a certidão do batismo rubro-negro (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
Nunes assina a certidão do batismo rubro-negro
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

Ao entregar os presentes e as certidões, Nunes chegou a se emocionar. No quarto de Alexandre, fez uma profecia sobre o menino, pensando no futuro do Flamengo, enquanto Ricardo celebrava o crescimento da torcida e sonhava com o filho fazendo dois gols numa final de Mundial, assim como o ex-atacante.
- Agora, são 35 milhões mais um - disse Ricardo.
- Quem sabe, com oito ou dez anos, ele já não está treinando no mirim do Flamengo. Aqui me sinto como um padre. Fico satisfeito e orgulhoso em poder levar essa alegria aos pais dessas crianças - concluiu Nunes.
Confira!

Luxa: ‘Não ganhamos o jogo, mas avançamos na competição’

Vaiado, mas no G-5. O Flamengo termina a 35ª rodada com 56 pontos, em quinto lugar, na zona de classificação para a Libertadores da América. No fim do empate sem gols com o Figueirense, o time deixou o gramado do Engenhão sob vaias e aos gritos de “sem vergonha e time de m...”. Na entrevista coletiva, o técnico Vanderlei Luxemburgo entendeu a reação dos torcedores rubro-negros e procurou encontrar algum ponto positivo na noite desta quinta-feira.
- A torcida estava esperando uma vitória, veio a campo em grande número, ficamos até surpresos. É normal que fiquem chateados, mas não é um privilégio do Flamengo. Normal que isso aconteça no futebol. Não ganhamos o jogo, mas avançamos na competição. Se terminasse hoje, estaríamos na Libertadores. Estamos caminhando. Tivemos chance de matar o jogo logo de casa com o Deivid e com o Ronaldo. Num jogo difícil, temos de matar o adversário. Não jogamos contra o uma equipe frágil, mas que tem 14 jogos sem derrota, seis vitórias seguidas. Temos que considerar que hoje avançamos na competição.
O técnico voltou a dizer que neste momento ele e os jogadores mais experientes precisam assumir a responsabilidade e suportar as cobranças. Durante a partida, Luxa foi chamado de burro. Ronaldinho e Renato também foram muito vaiados.
- Já disse algumas vezes que quem tem que ser cobrado é o Luxemburgo, o Ronaldo, Thiago (Neves). Se perder, o time vai ser vaiado, vou ser xingado de burro. A torcida, o clube, não perdoam. Ou você entra em campo, se aplica, conquista o resultado, ou vai sair vaiado, chamado de burro. Não é privilégio do Ronaldo. Se ele não jogou bem, vai ser vaiado. Ele ou qualquer jogador.
No próximo domingo, o time enfrenta o Atlético-GO, fora de casa. Para o treinador, a disputada da vaga está aberta.
- Como a conquista do campeonato, a vaga na Libertadores não está definida. O Inter está ali, o São Paulo está perto, no Botafogo nós colocamos um ponto. Figueirense e Fluminense vão se enfrentar, Botafogo e Inter jogam também.

A delegação se reaprensenta na tarde desta sexta num hotel na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. À noite, a equipe viaja para Goiânia.
Por Richard Souza Rio de Janeiro

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Com ação de patrocinador, Fla terá estrela do mundial acesa na camisa

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
O Flamengo terá uma camisa nova nesta quinta-feira, às 20h30m, contra o Figueirense, no Engenhão. Em uma ação de marketing do principal patrocinador do clube, a estrela acima do escudo receberá uma pequena lâmpada. Na entrada dos jogadores em campo, ela será acesa em homenagem aos 30 anos do título mundial rubro-negro. Os jogadores terão pilhas no braço para fazer a estrela brilhar. O equipamento será retirado do braço dos atletas na hora da partida.
Nas redes sociais já circula um vídeo promocional feito pelo patrocinador. Nele, Nunes e Adílio relembram a importância da vitória por 3 a 0 sobre o Liverpool em Tóquio. Os dois ex-jogadores foram os autores dos gols inesquecíveis daquele 13 de dezembro de 81. No vídeo também há depoimentos de Sandra de Sá, Toni Garrido e de alguns torcedores na porta do Engenhão.
DURACELL acende estrela do Mundial na camisa do Flamengo (Foto: Divulgação)
No novo modelo, a pilha passa das costas para a frente do uniforme rubro-negro (Foto: Divulgação)

Jean Chera passa por avaliação física e deve assinar com o Flamengo

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
 
O Flamengo deve concretizar nos próximos dias a contratação do meia Jean Chera. O jovem, de apenas 16 anos, estava no Genoa, da Itália, mas ficou conhecido quando atuava pelas categorias de base do Santos e era apontado como o novo Neymar.

O clube aguarda os resultados de avaliações clínicas e físicas para fechar com Jean Chera. Se for aprovado, ele assinará contrato por pelo menos três anos e vai jogar na base.
Jean Chera, promessa do Santos (Foto: Carolina Elustondo / Globoesporte.com)
Jean Chera deve assinar com o Fla nos próximos dias (Foto: Carolina Elustondo / Globoesporte.com)

Em um primeiro momento, 40% dos direitos econômicos de Jean Chera foram oferecidos ao Flamengo. No entanto, o clube carioca fez uma contraproposta para adquirir 50% do jogador.
Jean Chera ficou conhecido quando teve seus vídeos divulgados na internet. A habilidade do garoto, então com nove anos, impressionava. Logo, ele foi contratado pelo Santos e apontado como a maior promessa do Peixe depois de Neymar. No início de 2011, quando completou 16, o jovem deixou a Vila Belmiro depois que o clube e o pai do jogador, Celso Chera, não chegaram a um acordo em relação ao tempo e ao valor do contrato (assista acima a algumas imagens do jovem jogador).

Jean Chera seguiu para a Itália e assinou com o Genoa. Porém, como não se adaptou à Itália, retornou ao Brasil.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Renato entende Patricia, mas lembra: ‘Só investimento não vai funcionar’

Por Richard Souza Rio de Janeiro
 

patricia amorim festa bolo 106 anos  (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)
Patricia fez cobrança na festa dos 116 anos
(Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)

Patricia Amorim está preocupada. A quatro jogos do fim do Campeonato Brasileiro, a presidente do Flamengo vê o time na sexta posição, com 55 pontos, fora da zona de classificação para a Libertadores. Ficar fora da competição continental em 2012 representaria o fracasso de um projeto caro, capitaneado por Vanderlei Luxemburgo. Nesta terça-feira, dia do aniversário de 116 anos do clube, a mandatária foi clara: a conquista da vaga é uma obrigação.
No Ninho do Urubu, o meia Renato comentou a cobrança de Patricia. O camisa 11 ainda não tirou a palavra título do seu vocabulário, apesar de as chances de conquistar o campeonato serem muito reduzidas, especialmente após a derrota por 2 a 0 para o Coritiba, domingo passado.
- Tudo aquilo que a Patricia fala é válido, é a nossa presidente. Aqui no Flamengo tudo se torna obrigação, mas as pessoas esquecem que outros 19 times estão brigando. O Flamengo investiu? Investiu. Mas não adianta achar que só investimento vai funcionar. Em 1995, o clube tinha o ataque dos sonhos (Sávio, Romário e Edmundo, com Luxemburgo no comando) e acabou não dando certo. O pensamento de chegar à Libertadores não vai se apagar. Nosso time tem qualidade, camisa para isso, jogadores qualificados. O objetivo é vencer os quatro jogos. Se bobearem novamente (os líderes), já que dependemos dos resultados, pensaremos no título.
O Flamengo volta a jogar nesta quinta-feira, no Engenhão, às 20h30m, contra um adversário direto. O Figueirense é o quarto colocado, com 56 pontos.
- Temos de fazer a nossa parte, esquecer os outros, pensar na nossa situação. Sabemos que temos um confronto direto pela frente, precisamos fazer o nosso jogo, esquecer todo tipo de crítica, de tropeço, e traçar a meta para chegar na Libertadores. O Flamengo perdeu fora de casa para um time que tem qualidade. As contestações, as críticas, não nos importam. Temos feito nosso trabalho, temos qualidade, ainda brigamos pelo título. Ainda temos condições disso, ainda que a chance seja mínima. Faltam quatro jogos para o título ou para a Libertadores. Temos empenho, somos dedicados. A derrota foi ruim, mas o Flamengo tem que estar acima disso tudo. No ano passado, vivemos uma situação totalmente complicada, de briga pelo rebaixamento. Mas nossa equipe está brigando pelo título. O Brasileiro é o campeonato mais competitivo do mundo, todas as equipes têm chance de vencer. Estamos num momento que não podemos perder, não podemos perder o equilíbrio e a concentração para vencer os jogos.