segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Luxa não conta mais com Willians, e caso está entregue à diretoria do Fla

Por Janir Júnior Porto Alegre
No sábado, o sumiço; na segunda-feira, a definição do futuro de Willians. Depois de ter faltado ao treino na véspera do jogo com o Grêmio sem dar justificativas, o jogador terá uma conversa com a diretoria para resolver sua situação. Vanderlei Luxemburgo afirmou que o jogador é reincidente e que o caso está nas mãos da diretoria. O técnico, que ficou extremamente irritado com a falta de compromisso do volante, não conta mais com jogador.
- Não foi a primeira vez que o jogador cometeu um equívoco. Tínhamos um jogo importante e ele não compareceu por conta de seus problemas. O Flamengo paga os salários, quer o jogador à disposição para todos os jogos, principalmente quando se perde o Maldonado, sendo uma partida decisiva, importante, e ele não esteve com a gente. A partir de amanhã vamos tomar a decisão que tem que tomar - afirmou o técnico.
A cúpula de futebol já tomou conhecimento que Willians está com problemas no seu casamento com Mariana, grávida de oito meses. O jogador teria dito que o time viajaria para Porto Alegre na sexta quando, na verdade, a viagem foi no sábado.
O jogador, então, sumiu na noite de sexta-feira. No sábado pela manhã, depois de ligar ainda de madrugada para o gerente de futebol Isaías Tinoco, Mariana foi até o Ninho do Urubu à procura de Willians, que só apareceu em casa no sábado à noite.
Willians tem contrato até 2015, e o Flamengo não quer desvalorizar o jogador. Mas Vanderlei não conta mais com o volante, que deve treinar separado do grupo.

sábado, 29 de outubro de 2011

Contra a pressão gremista, Luxa dá conselho a R10: ‘Algodão no ouvido’

Vanderlei Luxemburgo confia na experiência e no sangue frio de Ronaldinho. Para o técnico, o clima hostil que o espera em Porto Alegre só vai motivá-lo para o jogo contra o Grêmio, neste domingo, pela 32ª rodada do Brasileirão. Serão 45 mil gremistas magoados com o camisa 10, que no início desta temporada preferiu jogar no Flamengo, apesar do interesse do clube que o revelou. Luxa não crê em nenhum tipo de efeito negativo da pressão dos torcedores sobre a sua equipe. Pelo contrário. Diz que o seu principal jogador está preparado para lidar com a atmosfera desfavorável.
- Sempre digo que é só botar algodão no ouvido (risos). Isso só dá motivação. Imagina só jogar contra o Grêmio, todo mundo querendo que você se complique, se “f”, e você faz todo mundo ir para casa triste. O Ronaldo é muito experiente. Quando entrar no campo, é o juiz, os assistentes e onze contra onze. Quem tiver mais chora menos.

chamada carrossel vanderlei luxemburgo  flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
Vanderlei Luxemburgo sorri durante o treino desta sexta-feira (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)

O treinador entende a insatisfação dos gremistas. Além do “não” mais recente, o craque deixou o Tricolor em 2001 de maneira polêmica e se transferiu para o PSG da França. Luxemburgo só espera que não haja excessos.
- Até a pressão fora do campo é normal. Ele jogou lá, não voltou para lá, preferiu o Flamengo, o pessoal está chateado. A única coisa é que temos de ser responsáveis. Não pode perder o limite para a violência, que pode trazer desconforto para todo mundo. Se partir para uma coisa maior, complica. Acho que isso faz parte da rivalidade, da chateação que eles estão com o Ronaldo. As pessoas se sentiram um pouquinho traídas. Existe a mágoa porque ele nasceu lá, cresceu lá. Vejo isso como amor também.
Na tarde desta sexta-feira, o grupo realizou o primeiro coletivo da semana. E talvez tenha sido o único antes da viagem a Porto Alegre, que será na tarde deste sábado. Antes, a equipe fará um treino pela manhã, às 10h, no Ninho do Urubu. O volante Willians, poupado, e o atacante Deivid, que se envolveu em um acidente de carro o caminho do CT, não participaram. Muralha e Thomás foram os substitutos. A formação ofensiva com o jovem atacante, R10 e Thiago Neves agradou.
- Ele está dentro do elenco, gostei muito do treino dele, do Ronaldo e do Thiago. É mais ou menos o que se usa hoje no futebol mundial, jogadores com as características deles.
O garoto, no entanto, deve ficar mesmo como opção. A escalação: Felipe, Léo Moura, Alex Silva, Welinton e Junior Cesar; Airton, Willians, Renato e Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Dia do Flamenguista!

Antes da hostilidade do Olímpico, R10 é festejado por garotos do Fla

Por Richard Souza Rio de Janeiro
 
A hostilidade que espera Ronaldinho em Porto Alegre é combatida com carinho no Ninho do Urubu. Após o treino da tarde desta quinta-feira, o craque foi cercado por garotos da base do Rubro-Negro a caminho do vestiário e posou para fotos. As crianças fizeram festa para o astro do time de Vanderlei Luxemburgo. Depois de cumprir suspensão contra o Santos, domingo passado, e de ter sido poupado do jogo contra o Universidad de Chile, pela Copa Sul-Americana, R10 se apronta para a "decisão" do Olímpico. Dez anos depois de ter deixado o Tricolor gaúcho rumo ao PSG da França de forma conturbada, ele volta ao palco onde nasceu para o futebol. E não é bem-vindo. Os gremistas vão pegar no pé do atacante, que no início do ano preteriu o ex-clube para jogar no Flamengo na volta ao Brasil.
Os cariocas estão em quarto no Brasileirão, com 52 pontos, vivos na briga pelo título. O Grêmio tem 43, em nono. A partida será às 16h (de Brasília).
Ronaldinho Flamengo fãs (Foto: Alexandre Vidal / Fla imagem)
Ronaldinho quase some no meio da garotada (Foto: Alexandre Vidal / Fla imagem)

Ronaldinho Flamengo fãs (Foto: Alexandre Vidal / Fla imagem)
O assédio dos garotos da base ao craque é frequente (Foto: Alexandre Vidal / Fla imagem)

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Yago, promessa do Vasco que deixou o clube, vai parar no rival Flamengo

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
 

Yago, que saiu do Vasco para o Fla (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)
Yago assinou com o Fla nesta terça-feira
(Foto: Divulgação / Globoesporte.com)

Dos 18 anos de idade, 11 foram como jogador do Vasco. Nas categorias de base, muitos o apontavam como uma grande promessa. Mas, no início deste mês, Yago tomou a decisão de deixar o clube sem nem tentar qualquer tipo de negociação. Os diretores procuraram conversar, mas ele estava irredutível. Agora, semanas depois da saída, o lateral-direito já tem um novo clube. De São Januário ele foi parar na Gávea, casa do maior rival, o Flamengo.
O contrato foi assinado na tarde desta terça-feira e inicialmente vai até dezembro do ano que vem. Uma cláusula dá prioridade ao Rubro-Negro de uma renovação por mais três temporadas. Apesar de chegar agora ao clube, Yago só vai poder entrar em campo no ano que vem. Atualmente os juniores disputam o Torneio Octávio Pinto Guimarães, mas, como  atuou pelo Vasco na primeira fase, Yago não pode mais ser inscrito. Ele começa a treinar já na próxima quarta-feira.
Passei 11 anos da minha vida lá e tenho muito carinho pela instituição Vasco. Mas saio de um clube de grande expressão para outro"
Yago
Assim que saiu do Vasco, Yago recebeu propostas de clubes do Sul do país e chegou a ser sondado por um clube de Portugal. No entanto, ao ter em mãos a proposta do Flamengo ele preferiu aceitar por poder continuar no Rio de Janeiro ao lado da família. Hoje em dia com a cabeça mais fria, garante não ter mágoa com o clube que o revelou.
- Deixo isso claro. Passei 11 anos da minha vida lá e tenho muito carinho pela instituição Vasco. Deixei amigos lá e os problemas já fazem parte do passado - afirmou o jogador, que não teme ser tachado de traíra por assinar com o rival Flamengo.
- Aqui no Rio existe essa cultura de que você não pode jogar pelo rival. Em São Paulo, por exemplo, isso não existe. Quando saí do Vasco recebi algumas propostas de outros clubes do Brasil, mas quando o Flamengo apareceu pesou a oportunidade de ficar com a minha família. Além disso, saio de um clube de expressão nacional para outro - resumiu.
A infelicidade de Yago no Vasco começou quando perdeu a vaga entre os titulares. No entanto, o principal motivo teria sido uma denúncia de propina entre funcionários da base vascaína para favorecer alguns jogadores. Nem o lateral e nem Francis, seu representante, quiseram polemizar. Na ocasião, Yago postou em seu perfil no Twitter que "depois de 11 anos de clube têm coisas que não quero aturar".
Nos passos de Muralha
A transferência de uma revelação vascaína para o Flamengo não é novidade ultimamente. Em 2010, o volante Muralha, atualmente integrante do grupo principal rubro-negro, também deixou São Januário após anos nas categorias de base vascaínas. Pelo Fla, Muralha conquistou a Taça São Paulo de Futebol Júnior este ano e, nos últimos meses, tem figurado nos jogos do time principal. No Fla-Flu, foi ele quem sofreu a falta que resultou no belo gol de Bottinelli.

Ex-jogadores lembram os gols do Flamengo no Mundial de 1981


Dia 13 de dezembro de 1981. Uma data que ficou marcada na história de todos os rubro-negros. Há 30 anos o Flamengo derrotou o Liverpool por 3 a 0 no Estádio Nacional do Tóquio, no Japão, e levantou a taça do Mundial Interclubes.
Nunes, o artilheiro das decisões, não fugiu à regra e marcou dois gols sobre a equipe inglesa. Adílio também deixou a sua marca. Mas o nome do jogo, mesmo sem ter balançado as redes do adversário, foi mesmo Zico, o ídolo maior.
O trio, juntamente com Júnior, Raul, Andrade e Leandro se encontrou no estúdio da TV Globo para relembrar a data e, levantar novamente o troféu de campeão.
- Enquanto existir mundo, enquanto existir Flamengo, ninguém vai apagar o que nós fizemos -   afirma Nunes, ex-atacante rubro-negro.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Fábio Luciano torce por milagre contra La U: ‘Eu ainda acredito’

Por Richard Souza Rio de Janeiro

Fábio Luciano durante tarde de autógrafos   (Foto: Richard Souza/Globoesporte.com)
Fábio Luciano durante tarde de autógrafos na Barra
(Foto: Richard Souza/Globoesporte.com)

Fábio Luciano não jogou a toalha. Na tarde desta quarta-feira, o ex-zagueiro do Flamengo disse que ainda acredita na classificação do time para as quartas de final da Copa Sul-Americana, apesar de reconhecer que a histórica goleada sofrida contra o Universidad de Chile, por 4 a 0, há uma semana, foi um duro golpe.

- O Flamengo tem que jogar o jogo, é a melhor maneira de pensar. Depois do resultado aqui, que ninguém esperava, tirar os titulares (do Rio) para uma viagem cansativa não seria bom. O Vanderlei (Luxemburgo) fez bem. Dá para buscar o resultado. Não é impossível, mas é complicado. Os jogadores que foram querem mostrar serviço, que têm condição de ficar no Flamengo, de se tornarem titulares. O torcedor do Flamengo tem que acreditar, o clube já mostrou em outros momentos que pode recuperar resultados parecidos. Eu ainda acredito, tem condições – disse, durante lançamento de uma camisa em homenagem ao capitão do tricampeonato carioca conquistado em 2009, num shopping da Barra da Tijuca, na Zona Oeste.
Fábio jogou no Flamengo por quase dois anos. O anúncio da aposentadoria foi feito em maio de 2009. Aos 34, deu adeus emocionado. Foi o símbolo de uma geração vitoriosa e exemplo de liderança. O jogador conquistou duas vezes o Campeonato Carioca e participou da reação do Brasileiro de 2007, que tirou o Flamengo da zona de rebaixamento e o levou à Libertadores da América. Faltou um título internacional, mas ele espera que 2011, ano que marca os 30 anos da conquista da Libertadores e do Mundial de Clubes, abra uma nova possibilidade.
- O clube vai ter que buscar isso dentro de campo. O Flamengo está muito próximo de conseguir uma vaga na Libertadores, tem tudo para isso, pelo time que tem, a pontuação no Brasileiro (52, em quarto lugar). Com o time forte que tem, e talvez cheguem outros jogadores, o time terá mais uma chance de buscar uma nova conquista internacional.
Fábio Luciano durante tarde de autógrafos   (Foto: Richard Souza/Globoesporte.com)
Fábio posa com torcedora do Fla durante lançamento de sua camisa (Foto: Richard Souza/Globoesporte.com)
Fábio virou torcedor do Rubro-Negro. No último fim de semana, assistiu ao empate com o Santos por 1 a 1, no Engenhão, na companhia do filho Gianlucca, de seis anos. Gostou do que viu.
- Eu não consigo apontar um time como favorito ao título. O campeonato é um dos mais equilibrados dos últimos anos. Corinthians, Vasco, Fluminense, Flamengo, Botafogo... todos têm chances, temos que respeitar a pontuação dessas equipes. O Flamengo terá jogos difíceis, os outros também. Como torcedor, espero que faça bons jogos. Fui ao jogo contra o Santos, e o time jogou bem mesmo sem Ronaldinho e Thiago Neves, teve chances de vencer. Se continuar assim, tem chances de lutar pelo título nas últimas rodadas.

Universidad de Chile e Flamengo jogam às 21h50m (de Brasília), no estádio Nacional, em Santiago. Se devolver o placar do Rio, leva a decisão para os pênaltis. Vitória por quatro gols de vantagem, a partir de 5 a 1, dá a vaga aos brasileiros.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Thomás, o aprendiz de R10: ‘Jogar com ele é fácil e muito difícil’

Por Richard Souza Rio de Janeiro




thomas rodrigo alvim treino flamengo (Foto: VIPCOMM)
Thomás em disputa de bola com Alvim no treino do
Flamengo, nesta segunda-feira (Foto: VIPCOMM)
 
No treino técnico realizado na tarde desta segunda-feira, Vanderlei Luxemburgo distribuiu os jogadores que não começaram a partida contra o Santos em apenas metade do gramado principal do Ninho do Urubu. De um lado, no grupo de colete, Vander e Thiago Neves foram parceiros na linha de frente. Do outro, Ronaldinho Gaúcho e Thomás formaram a dupla ofensiva. Enquanto os craques do time cumpriram suspensão contra os paulistas, Vander e Thomás participaram do empate por 1 a 1 e incendiaram a equipe, que sofreu o primeiro gol e precisou buscar a reação. Na reapresentação, os garotos foram escalados para a entrevista coletiva. Uma novidade para o camisa 25.

- É muito mais difícil do que jogar bola – comentou Thomás, que apesar da estreia na sala de imprensa do CT mostrou-se muito articulado nas respostas.

Sobre a dupla com R10 na atividade, contou que tem aprendido cada vez mais e que se esforça para acompanhar o ritmo do craque.

- Ele é um ídolo. Falou comigo antes do treino, me deu os parabéns pelo jogo que fiz e disse para não deixar cair. Jogar com ele é fácil e muito difícil. Às vezes, você não consegue acompanhar o raciocínio, que é muito rápido. Tem de estar sempre atento. Jogar com o Ronaldinho é um sonho que tenho desde criança e que estou realizando.
Às vezes, você não consegue acompanhar o raciocínio, que é muito rápido. Tem de estar sempre atento. Jogar com o Ronaldinho é um sonho que tenho desde criança e que estou realizando".
Thomás
Os dois fizeram tabelas durante o treinamento e o Gaúcho procurou orientar o aprendiz.
- Chega batendo, moleque! - disse, depois de deixar Thomás na cara do gol. O garoto tentou dominar e acabou desarmado.

Contra o Santos, Thomás ganhou a terceira chance de Luxemburgo. Antes, o meia-atacante de 18 anos participara do empate por 1 a 1 com o Ceará e da vitória por 2 a 1 sobre o América-MG. Duas vezes por suspensão e outra na Seleção Brasileira, Ronaldinho não participou de nenhum dos jogos.

- O professor Vanderlei tem bastante cuidado com os mais jovens e sei que ele vai nos botar quando precisar.

Thomás está fora da lista dos atletas que viajam para Santiago no fim da tarde desta terça. Ele não foi inscrito na Copa Sul-Americana, assim como Adryan e Muralha. Luxa relacionou só 15 jogadores para o confronto com o Universidad de Chile, já que a eliminação é dada como inevitável. Na ida, no Rio, o Rubro-Negro fora derrotado por 4 a 0. Será preciso devolver o placar para levar a decisão aos pênaltis. A bola rola às 21h50m (de Brasília) desta quarta-feira.
Ronaldinho gaucho flamengo treino (Foto: Richard Souza / GLOBOESPORTE.COM)
Durante o treino, R10 fez tabelas e orientou Thomás: 'Chega batendo, moleque!' (Foto: Richard Souza / GLOBOESPORTE.COM)

Vander espera milagre em primeira viagem internacional: 'Quem sabe?'

Por Richard Souza Rio de Janeiro
 

Vander no treino do Flamengo (Foto: Maurício Val / Vipcomm)
Vander no treino desta segunda-feira
(Foto: Maurício Val / Vipcomm)

O Flamengo encara a Universidad de Chile, na noite de quarta-feira, pela Copa Sul-Americana, precisando de um milagre para se classificar. Depois de perder por 4 a 0 no Engenhão, o Rubro-Negro tem ao menos que devolver o placar para levar a decisão para os pênaltis. Sabendo da iminente eliminação, o técnico Vanderlei Luxemburgo relacionou apenas 15 atletas para a viagem a Santiago, a grande maioria reservas. Um deles é o meia Vander. Após longos problemas de lesão durante o ano, o jogador é pura empolgação para a partida. Afinal, trata-se de sua primeira viagem internacional na carreira.
- Estou muito ansioso. Sabemos que a Universidad de Chile tem um grande time, mas vamos buscar o resultado positivo e quem sabe até a classificação. Quem sabe não conseguimos surpreender todo mundo? Há a possibilidade de chegar lá e fazer história - disse o meia.
Vander chegou ao Flamengo no início do ano. O jogador, emprestado pelo Bahia, tem contrato até dezembro com o Rubro-Negro. A ideia é mostrar qualidade para permanecer no clube em 2012. Neste ano, Vander teve um bom começo e chegou a ser titular no início do Campeonato Carioca. Com as chegadas de Thiago Neves e Ronaldinho, o meia foi para o banco de reservas. Em fevereiro, fraturou a tíbia. Depois, teve um edema ósseo. No total, foram sete meses longe dos campos. Contra o Santos, no último domingo, Vander entrou bem e ajudou o time a buscar o empate por 1 a 1. A ordem agora é manter o nível.
- Para mim, cada jogo agora é como uma final. Tenho o grande sonho de continuar no Flamengo, estou batalhando a cada treino para isso, estou me sentindo vivo no grupo. Fiquei sete meses sem jogar, e fiquei feliz pela chance contra o Santos. Agora, vou conhecer um novo país com a camisa do Flamengo - vibrou o camisa 20.
A delegação viaja para o Chile na tarde desta terça-feira. Antes disso, pela manhã, os jogadores ainda fazem um treinamento no Ninho do Urubu. A bola rola para Universidad de Chile x Flamengo às 21h50m (de Brasília) desta quarta-feira. Para se classificar, o Flamengo precisa vencer por ao menos quatro gols de diferença (se o fizer por 4 a 0, ainda tem de ganhar na decisão por pênaltis).

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Cheio de desfalques, Luxa puxa meia Adryan novamente para o profissional

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Adryan treino Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla imagem)
Adryan em treino do Flamengo
(Foto: Alexandre Vidal / Fla imagem)
Sem poder contar com Ronaldinho e Thiago Neves, suspensos, e Bottinelli, que fraturou o pé esquerdo, o técnico Vanderlei Luxemburgo  procura opções para montar o time do Flamengo para o jogo contra o Santos, neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro. O meia Adryan, destaque das categorias de base, estava com o time de juniores que disputa a Taça Otávio Pinto Guimarães. No entanto, a partir desta sexta ele voltará a treinar como o grupo principal.
- Acabei de sair do treino, recebi a notícia que vou me apresentar novamente aos profissionais amanhã - revelou o próprio jogador, via Twitter.
Adryan, 17 anos, integrou a equipe que, no início do ano, conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior. O meia foi também o camisa 10 da Seleção Brasileira na disputa do Mundial Sub-17, no qual o Brasil terminou em quarto lugar. Adryan ainda não fez sua estreia no time principal do Flamengo.
O grupo rubro-negro volta a treinar na tarde desta sexta-feira, no Ninho do Urubu. O jogo contra o Santos está marcado para 18h (de Brasília) deste domingo, no Engenhão.

Fla consegue efeito suspensivo, e Renato enfrenta o Santos

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Renato Abreu do Flamengo no STJD (Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)
Renato Abreu e Michel Assef no julgamento de terça
  (Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)
O Flamengo conseguiu o efeito suspensivo para escalar Renato no jogo de domingo, às 18h, contra o Santos, no Engenhão. Na terça-feira, o jogador foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva por ter acertado o braço em Rafael Moura no fim do primeiro tempo do último Fla-Flu.
Com o efeito suspensivo, Renato poderá atuar normalmente até que seu caso seja julgado pelo pleno do STJD.
A escalação do jogador ameniza o drama de Vanderlei Luxemburgo, que não contará com os suspensos Thiago Neves e Ronaldinho, além do machucado Bottinelli.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Com fratura no pé esquerdo, Bottinelli não tem previsão de volta

Por Janir Júnior Rio de Janeiro
 
Bottinelli não terá condições de enfrentar o Santos, domingo, no Engenhão. O jogador, que deixou o campo na noite desta quarta-feira, aos 31 minutos do primeiro tempo, amparado, sentindo muitas dores e sem conseguir apoiar o pé esquerdo no chão, foi encaminhado para realização de um raio-x no Hospital Pasteur, onde foi constatada a fratura. O jogador não tem previsão de retorno aos gramados.
bottinelli flamengo x universidad do chile (Foto: André Portugal/VIPCOMM)
Bottinelli deixou o Engenhão com suspeita de fratura (Foto: André Portugal/VIPCOMM)
Com isso, Vanderlei Luxemburgo ganha mais um problema para montar o time. O técnico não poderá contar com Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves e Renato, todos suspensos. A partir desta quinta-feira, na reapresentação do time, Luxa começará a montagem do quebra-cabeça para o importante jogo com o Santos.

Renato classifica goleada como 'horrível' e joga a toalha: 'Acabou'

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
O meia Renato economizou nas palavras após a goleada de 4 a 0 sofrida para a Universidad de Chile, nesta quarta-feira, no Engenhão. Ao reconher a péssima atuação do time, o jogador resumiu:
- Foi horrível. Quando você corre atrás do placar e não consegue, fica difícil, ainda mais porque o gol fora de casa vale muito. Acabou! - disse Renato na saída do gramado.
Um capítulo para ser esquecido, ou melhor, rasgado. Esta é a receita de Renato para tentar digerir a goleada. O jogador, que começou no banco de reservas e substituiu Bottinelli aos 31 minutos do primeiro tempo, deixou claro os efeitos da pífia atuação.
- Não tem como não dizer que foi ruim. É ruim para torcedores e jogadores. É uma página do nosso livro que tem que ser rasgada. É um jogo para ser esquecido – afirmou.
Sem polemizar, Renato disse que Vanderlei optou por deixá-lo no banco por uma série de fatores.
- Ele tem os motivos dele, temos o jogo de domingo que não vou jogar, foi uma série de fatores que é melhor o Vanderlei explicar – completou o volante.
Suspenso pelo Tribunal por conta do problema com Rafael Moura no Fla x Flu, Renato não enfrentará o Santos, domingo, às 18h.
Renato Abreu contra a La U (Foto: André Portugal/VIPCOMM)
Renato Abreu joga a toalha no duelo com a La U: 'Acabou' (Foto: André Portugal/VIPCOMM)
O zagueiro Welinton se mostrou surpreso com o placar adverso.
- Sem dúvida foi surpreendente, ninguém esperava perder, ainda mais desse jeito. Agora é trabalhar e pensar no Brasileiro.
O volante Willians foi na mesma linha ao pedir concentração no Campeonato Brasileiro. O próximo jogo é domingo, contra o Santos, no Engenhão.
Não podemos deixar o resultado de hoje nos abalar para o jogo de domingo"
Felipe, goleiro do Flamengo
- Não conseguimos fazer uma boa partida, mas agora é dar continuidade porque temos um jogo importante contra o Santos.
Para Felipe, apenas o improvável dará a classificação ao Fla no jogo de volta.
- Tomar quatro a zero fará com que a gente faça gol até de tiro de meta no Chile. Mas não podemos deixar o resultado de hoje nos abalar para o jogo de domingo - declarou o goleiro.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Abelão é suspenso por quatro jogos. He-Man pega dois, e Renato, um

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
 
Nesta terça, em julgamento que durou mais de duas horas no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), todos os denunciados no Fla-Flu do último dia 9 acabaram sofrendo sanções. Por invadir o campo e ofender membros da arbitragem, o técnico Abel Braga pegou quatro jogos de suspensão. Rafael Moura foi suspenso por duas partidas, não por conta da cusparada em Renato, mas sim por atitude contrária à disciplina. O meia Souza, expulso por falta em Bottinelli no fim do jogo, foi o único a "se safar", pegando pena mínima (um jogo), já cumprida.
Pelo lado rubro-negro, a cotovelada dada por Renato Abreu em He-Man foi classificada como "ato hostil". A punição ao volante foi de uma partida de gancho. O árbitro Felipe Gomes da Silva, que empurrou Rafael Moura durante o tumulto, foi suspenso por 15 dias.
Fluminense considera resultado satisfatório
Embora Abel e Rafael Moura tenham deixado o STJD em silêncio e muito contrariados, o advogado do Fluminense na questão, Mário Bittencourt, considerou satisfatório o resultado:
- A avaliação do ponto de vista técnico foi muito boa. O Rafael estava sendo julgado podendo receber de seis a 12 jogos e acabou pegando apenas dois. Já o Abel foi indiciado em vários artigos. Se pegasse a punição toda, não ficaria no banco nem no início do próximo campeonato. Cabe o recurso em ambos os casos, mas tenho três dias para resolver isso. Vou conversar com a comissão técnica para a gente ver o que é o melhor a ser feito - avaliou.
O árbitro deve ter compreendido mal o car.... Morei muitos anos em Portugal e só falo caraças "
Abel Braga, em depoimento
Este garantiu não ter sentido a cusparada de Rafael Moura após o jogo, e ainda disse que não guardará nenhuma mágoa do adversário.
- Não observei a cusparada, por isso não me senti ofendido. Não a senti nem a vi - disse o flamenguista.
Momentos curiosos também não faltaram durante a sessão realizada na noite desta terça. Abel, relatado na súmula por inúmeras ofensas dirigidas à arbitragem, garantiu não ter mandado Felipe Gomes da Silva para o c...
- O árbitro deve ter compreendido mal o car.... Morei muitos anos em Portugal e só falo caraças (cara cheia e larga) - justificou-se.
Flamengo vai recorrer da decisão e pedirá efeito suspensivo
Com o objetivo de o Flamengo não perder mais um jogador importante - já tem os desfalques confirmados de Ronaldinho e Thiago Neves - para a partida contra o Santos, no próximo domingo, o advogado Michel Asseff Filho avisou que vai recorrer da decisão e pedirá efeito suspensivo para garantir a escalação de Renato Abreu. Embora isso resulte num novo julgamento do meia, Asseff explica que a decisão foi tomada em conjunto com o departamento de futebol rubro-negro.
- Consultei o departamento de futebol e eles acharam melhor tentar efeito suspensivo, já que o Flamengo já está muito desfalcado para o jogo contra o Santos. Vou entrar já amanhã com o pedido (quarta-feira) - revelou, por telefone.
Confira os artigos nos quais os réus foram condenados
No caso de Rafael Moura, o tribunal achou por bem desclassificar a denúncia de infração ao artigo 254-B (cuspir em outrem) para o artigo 258 (assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste código). Caso respondesse no 254-B, He-Man pegaria de seis a 12 jogos de gancho.
Renato Abreu do Flamengo no STJD (Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)
Renato Abreu agurda no STJD (Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)
A primeira acusação direcionada ao rubro-negro Renato, de que teria infringido o artigo 254 (praticar agressão física durante a partida, prova ou equivalente), também foi desclassificada, esta para o 250 (praticar ato desleal ou hostil durante a partida, prova ou equivalente).
O árbitro foi condenado no artigo 273 (praticar atos com excesso ou abuso de autoridade).
Não observei a cusparada, por isso não me senti ofendido. Não a senti nem a vi "
Renato Abreu, em depoimento
Souza pega um jogo por infração ao artigo 254 (praticar jogada violenta).
Abel foi punido com quatro jogos por ter infringido o artigo 243-F §1º (se a ação - atuar, deliberadamente, de modo prejudicial à equipe que defende - for praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, contra árbitros, assistentes ou demais membros de equipe de arbitragem, a pena mínima será de suspensão por quatro partidas), na forma do artigo 184 (quando o agente mediante mais de uma ação ou omissão, pratica duas ou mais infrações, aplicam-se cumulativamente as penas).
Colaborou Fred Gomes

Luxa decide poupar Alex Silva e Léo Moura nesta quarta. Felipe é dúvida

Por Janir Júnior Rio de Janeiro



O técnico Vanderlei Luxemburgo decidiu poupar Alex Silva e Leonardo Moura do jogo desta quarta-feira, às 21h50m, contra o Universidad de Chile, pela Copa Sul-Americana. O treinador entende que o zagueiro e o lateral são os dois jogadores que mais precisam de descanso nesta reta final de temporada. Rafael Galhardo entra na direita. David Braz é o mais cotado para a zaga.
Nesta terça, Vanderlei Luxemburgo apenas observou os atletas na disputa do tradicional rachão de véspera de jogos. O goleiro Felipe não participou da atividade por conta de um problema no olho esquerdo. O jogador ficou no hotel que serve de concentração para o Flamengo e será reavaliado na manhã desta quarta-feira. Se não tiver condição de jogo, Paulo Victor assume o posto.
Por conta dos recentes compromissos com a Seleção Brasileira, Ronaldinho Gaúcho também está entre os desgastados. Mas o camisa 10 não jogará na próxima rodada do Brasileiro, contra o Santos, domingo, às 18h, no Engenhão. O capitão da equipe cumprirá suspensão por ter sido expulso contra o Ceará no último sábado. Thiago Neves também descansa no fim de semana, já que recebeu o terceiro cartão amarelo na rodada passada.
Com as mudanças, o time provável contra os chilenos é: Felipe (Paulo Victor), Rafael Galhardo, Welinton, David Braz e Junior Cesar; Aírton, Willians, Renato e Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid. A bola rola para Flamengo x Universidad de Chile às 21h50m desta quarta-feira. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o jogo em Tempo Real.

R10 ignora possíveis protestos de gremistas: 'Minha torcida é a do Fla'

Por Janir Júnior Rio de Janeiro
 
A última entrevista coletiva concedida por Ronaldinho Gaúcho aconteceu em 30 de abril, véspera da final da Taça Rio contra o Vasco. No dia seguinte, o time sagrou-se campeão carioca. Depois de quase cinco meses e meio, o camisa 10 voltou a encarar o batalhão de jornalistas na sala de coletivas do Ninho do Urubu. No encontro, Ronaldinho deixou clara sua fome por títulos e disse que o bicho vai pegar: "O Flamengo quando chega complica".
- Todos nós queremos títulos. Temos essa possibilidade, estamos muito bem nas duas competições (Sul-Americana e Brasileirão). Ficamos dez jogos sem vencer, muita gente não acreditava, conseguimos dar a volta por cima. Todo mundo sabe que quando o Flamengo chega, começa a ter força muito grande, a torcida vai lotar o Engenhão. Já estive do outro lado, era muito ruim jogar contra o Flamengo. O Flamengo quando chega complica.
Ronaldinho treino Flamengo (Foto: Jorge William / Agência O Globo)
Ronaldinho bate na bola no treino do Flamengo (Foto: Jorge William / Agência O Globo)
Ronaldinho disse também que ainda não parou para pensar nos possíveis protestos da torcida do Grêmio,  no jogo do próximo dia 30, no Olímpico, por conta da negociação frustrada no início da temporada, quando preferiu o Flamengo ao time do Sul.
- Ainda nem parei para pensar nisso. Minha torcida é do Flamengo, meu pensamento é dar alegria para o torcedor do Flamengo.
Sobre o Campeonato Brasileiro, Ronaldinho resumiu:
- Agora, fica a parte mais gostosa, que é a parte final. O bicho vai pegar no Brasileiro.
R10 comentou ainda sobre o excessivo número de cartões no Campeonato Brasileiro: foram nove amarelos e um vermelho, que resultaram em quatro suspensões.
- Vou procurar ter mais atenção para não cometer falta, não prejudicar a equipe. É preciso atenção maior para jogar todos os jogos até o fim. É horrível ficar fora na reta final (vai perder o jogo contra o Santos, domingo). Agora é não repetir os erros que aconteceram.
Ronaldinho aproveitou ainda para falar sobre o bom momento que vive na Seleção Brasileira.
- Fico feliz pela Seleção, depois de um longo tempo sem jogar, ter a confiança do treinador. Os jogadores mais experientes têm de ajudar essa molecada.
Após 10 meses de Flamengo, R10 garante já estar plenamente adaptado ao futebol brasileiro.

Ronaldinho treino Flamengo (Foto: Jorge William / Agência O Globo)
Ronaldinho sorri na entrevista coletiva
(Foto: Jorge William / Agência O Globo)

- No começo tem diferença muito grande, o futebol brasileiro é mais cadenciado, muito mais técnico do que lá fora. Hoje estou adaptado, sem problema nenhum. Estou muito à vontade - destacou.
Por fim, Ronaldinho comentou sobre a partida contra a Universidad de Chile, pela Copa Sul-Americana. O craque revelou que já tem informações sobre o rival, e ainda terá outras antes do apito inicial, às 21h50m desta quarta, no Engenhão.
-  Angelim comentou sobre a equipe deles, o Vanderlei deve passar um vídeo. A expectativa é fazer um bom jogo. Jogando em casa, temos que colocar nosso ritmo para sair com a vitória.
Questionado sobre o longo tempo sem conceder coletiva, Ronaldinho brincou:
- Não me chamaram, ué? Só vou aonde sou convidado - finalizou.