sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Na mira do Anzhi, Luxa brinca com frio russo e diz que só pensa no Fla

Por Richard Souza Rio de Janeiro
 

Vanderlei Luxemburgo no treino do Flamengo (Foto: Jorge William/Agência O Globo)
Vanderlei Luxemburgo em treino do Flamengo
(Foto: Jorge William/Agência O Globo)

Jogador e técnico interino do Anzhi, da Rússia, o lateral-esquerdo Roberto Carlos disse em entrevista à Rádio Marca, da Espanha, nesta quinta-feira, que vai ter uma reunião com o dono do clube, o bilionário Suleiman Kerimov, sobre reforços para a próxima temporada e a escolha do novo treinador da equipe.
O jogador citou os nomes de Fabio Capello (comandante da Inglaterra), Guus Hiddink (técnico da seleção russa), Vanderlei Luxemburgo, do Flamengo, e Luiz Felipe Scolari, do Palmeiras.
Informado pela reportagem do GLOBOESPORTE.COM, o treinador rubro-negro se surpreendeu com a informação e brincou.
– Naquele frio de 30 graus abaixo de zero? (risos). Estou brincando. Estou sabendo por você agora. Não estou pensando em nada disso. Estou completamente concentrado e dedicado ao projeto com o Flamengo – disse.
Luxa chegou ao Flamengo em outubro do ano passado com a missão de evitar o rebaixamento do time para a Segunda Divisão. O Rubro-Negro conseguiu se salvar na penúltima rodada do Brasileirão e ficou com uma vaga na Copa Sul-Americana. Em 2011, conquistou o título carioca invicto e acabou eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil. A equipe está em sexto no nacional, com 41 pontos. Até agora, foram 55 jogos na temporada: 28 vitórias, 21 empates e seis derrotas, um aproveitamento de 63,6%. O contrato do técnico termina no fim de 2012.

Jornal põe R10 perto do Galatasaray, mas Assis nega: 'Estou surpreso'

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro
 
FRAME - assis Ronaldinho gaúcho coletiva (Foto: reprodução Rede Globo)
Assis junto a R10 (Foto: reprodução Rede Globo)
O jornal "As", da Espanha, publicou nesta quinta-feira a notícia de que Ronaldinho Gaúcho estaria perto de se transferir para o Galatasaray, da Turquia. Segundo a edição eletrônica da publicação, Roberto Assis, irmão e empresário do craque do Flamengo, estaria a caminho de Istambul para conduzir de perto a negociação. Por telefone, Assis falou com o GLOBOESPORTE.COM e negou a possibilidade.
- Estou surpreso. Não estou sabendo. Vou te falar uma coisa com toda a sinceridade. O Ronaldinho sempre recebe sondagens e propostas, mas ele tem o contrato com o Flamengo e abraçou o projeto Flamengo. Existe uma relação muito boa, e o momento dele é excelente. Ele está feliz com o momento dele, com a Seleção Brasileira e bastante feliz no Rio. Acho que o caminho é de pura tranquilidade. Estive recentemente viajando, passei pela Europa, e a gente encontra muita gente no caminho. Sempre ouvimos coisas, mas não chegou nada do Galatassaray para nós - contou Assis.
Ronaldinho tem contrato com o Flamengo até meados de 2014. O jogador, que foi contratado em parceria com a empresa de marketing esportivo Traffic, tem multa rescisória estipulada em R$ 400 milhões para clubes estrangeiros.
Apesar de dizer que Ronaldinho não pensa em deixar o Fla no momento, Assis evitou falar em comprometimento até o fim da carreira. O craque tem 31 anos de idade.
- Nem passa na cabeça dele deixar o futebol. Não está no horizonte aposentar. Ele nem pensa nisso, está muito novo. Mas posso garantir que ele está feliz, bem. O jogo dele está fluindo - finalizou.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Sem piedade, Fla massacra o Iguaçu por 106 de vantagem no Estadual

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Nada de pisar no freio. Diante do limitado time do Iguaçu, formado por jogadores juvenis, o elenco consagrado do Flamengo não teve piedade. A equipe rubro-negra entrou em quadra nesta terça-feira, no ginásio da Gávea, e atropelou o rival com uma diferença de pontos que não se costuma ver no basquete: 106. O placar de 120 a 14 ilustra o abismo de qualidade entre as equipes no Estadual do Rio, disputado por apenas quatro times – Tijuca e Macaé são os outros dois.
Flamengo x Iguaçu Alexandre basquete estadual (Foto: Divulgação/Leandra Benjamin)
Alexandre sobe para fazer dois dos seus 23 pontos na partida (Foto: Divulgação/Leandra Benjamin)
O resultado desta terça encerra a primeira fase da competição, que agora vai ficar parada por dois meses, enquanto o Flamengo faz a preparação para a Liga Sul-Americana.
O cestinha da partida contra o Iguaçu foi Alexandre, com 23 pontos. O americano David Jackson colaborou com 18. Após abrir 72 a 8 no primeiro tempo, o técnico Gonzalo García manteve no banco titulares como Jackson, Marcelinho Machado e Caio Torres, colocando em quadra a garotada para completar o serviço.
Favorito para conquistar o heptacampeonato estadual, o Flamengo tem como maior adversário neste ano o Tijuca, que vai disputar a próxima edição do NBB. Mesmo assim, a equipe da Gávea passou com facilidade pelo rival na primeira fase.

Fla usa experiência para orientar o caminho de jogadores mais jovens

Por Janir Júnior Rio de Janeiro
 
As vozes da experiência guiam a juventude do Flamengo. Depois das atuações de Diego Maurício e Thomás no segundo tempo da vitória sobre o América-MG, e também com a constante integração de jogadores dos juniores no profissional, atletas mais experientes tomam as rédeas para que jovens promessas não caiam do cavalo diante do obstáculo do deslumbramento que o futebol proporciona de um dia para outro.
Aos 33 anos, Renato é um dos mais experientes do grupo rubro-negro. E sabe que o caminho até o sucesso é longo.
Renato Abreu e Galhardo no treino do Flamengo (Foto: Globoesporte.com)
Renato Abreu conversa com Galhardo em frente à concentração do Fla (Foto: Globoesporte.com)
- O Diego e o Thomás entraram muito bem contra o América-MG, mas um jogo não faz o atleta, e sim, a regularidade, a postura dentro e fora de campo. Isso é importante para os mais jovens. O futebol evoluiu muito, jogadores com 16, 17 anos, já viram profissionais, coisa que no Flamengo acontece rapidamente. No meu tempo era difícil, só depois do terceiro ano de juniores é que subíamos para o time principal. Diego, Galhardo e Negueba já estão no profissional há mais tempo, sabem como é. Converso com os que estão chegando agora, como Thomás, Muralha, Adryan, Lorran. Temos que passar as coisas boas, mas também as ruins para eles saberem lidar com os problemas - afirmou Renato.
Antes da partida diante do América-MG, Diego Maurício foi punido por Vanderlei por atos de indisciplina, como os sete atrasos a treinos na temporada. O treinador também não gostou da postura do jogador nos treinamentos e considerou que houve desinteresse.
Diego, 20 anos, é cria da base do Flamengo e estreou entre os profissionais no Brasileiro do ano passado, em maio. O atacante disputou 28 jogos na atual temporada, mas apenas quatro como titular. E marcou três gols.
- Mesmo num time grande, as coisas não podem ser de maneira rápida, tem que dar tempo ao tempo. Temos um comandante que sabe lidar muito bem com isso. A confiança do grupo com os mais jovens é grande. Mas é preciso manter os pés no chão, pois eles têm uma vida longa pela frente - completou Renato.
Thomás, Muralha, Luiz Antonio, Negueba, entre outros, são alguns dos jogadores mais jovens utilizados por Vanderlei Luxemburgo.
Aos 26 anos e com bagagem no futebol, Thiago Neves também passa orientações na mesma linha adotada por Renato.

- A nova geração ajuda, pois são jogadores de muita qualidade e personalidade. O Negueba, Diego Maurício, agora o Thomás, Adryan. Eles têm que continuar assim, não podem pensar que entraram bem num jogo, no próximo será igual e estão feitos no futebol. Não é assim. Eu converso comeles, digo que precisam continuar treinando. Têm que seguir mostrando para o Vanderlei que têm condições de um dia chegar a titular - afirmou o camisa 7.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Sem o Engenhão, Luxa sugere que Fla jogue em Brasília contra ‘La U’

Por Richard Souza Rio de Janeiro
 

vanderlei luxemburgo flamengo x américa-mg (Foto: Agência Estado)
Luxa orienta o time durante a partida contra o
América-MG (Foto: Agência Estado)

O Flamengo é o mandante, mas virou refém da decisão do adversário. Sem o Engenhão por causa dos shows do cantor canadense Justin Bieber, nos dias 5 e 6 de outubro, a diretoria rubro-negra ficou sem um estádio para mandar a partida de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. O jogo contra o Universidad de Chile, marcado para o dia 5, poderá ser no Pacaembu, em São Paulo.
Segundo o gerente de futebol Isaías Tinoco, a sugestão de mandar o confronto no palco paulista, que estará vago na data, foi dos chilenos e agrada ao Flamengo. De acordo com o regulamento da Conmebol, o time visitante precisa concordar com a mudança se o novo local estiver a mais de 50 quilômetros de distância.
Vanderlei Luxemburgo, no entanto, tem sua preferência. Ele sugere que o jogo seja disputado no estádio Bezerrão, no Gama, cidade-satélite de Brasília. Como a decisão passa pelo adversário, o técnico não crê que será atendido.

- O Engenhão é o estádio do Rio de Janeiro. Tirando o Engenhão, não tem outro local para se jogar. Volta Redonda e Macaé não servem (estão acima do limite de distância). Para jogar em outro lugar, tem que ter o aval do chilenos. Aí não tem que gostar ou não. Tem que jogar. Eu prefiro jogar em Brasília. Lá, o Flamengo ia jogar na sua casa. São Paulo não é a casa do Flamengo. Brasília é neutro, não tem tanta rivalidade. Seriam 20 mil torcedores do Flamengo. Acho que eles não vão querer sair de São Paulo, que tem voo direto, para ir para Brasília – disse.
Após a vitória por 2 a 1 sobre o América-MG, sábado, pelo Brasileirão, o grupo do Flamengo ganhou dois dias de folga. O time volta ao trabalho na manhã desta terça-feira, às 10h, no Ninho do Urubu. No domingo, o adversário será o São Paulo, no Morumbi.

Em treino tranquilo no Rio, ‘Tio Cielo' conhece novos colegas de seleção

Acostumada a receber pela manhã a equipe master de natação, a piscina olímpica do Clube de Regatas do Flamengo desta vez ganhou a visita ilustre de seu principal nadador: Cesar Cielo. O parque aquático rubro-negro, que ainda segue à espera de investimentos para a prometida reforma, foi o local escolhido para o treino da seleção brasileira de natação nesta segunda-feira, o último com a equipe junta antes do embarque para o México. O treinamento descontraído no Rio de Janeiro foi uma boa oportunidade para unir os atletas que vão representar o país no Pan de Guadalajara, de 14 a 30 de outubro, e até para apresentar o "Tio Cielo" para as novas caras do time brasileiro.
equipe masculina de natação do flamengo (Foto: Leandra Benjamin/FlaImagem)
Cielo com a equipe masculina de natação do Flamengo (Foto: Leandra Benjamin/FlaImagem)
- Para mim, foi importante conhecer bastante gente nova. Eu já tinha visto a relação de nomes da seleção, mas muita gente eu não conhecia. Tem muita gente que ainda é júnior, com 17 e 18 anos. Não sabia o nome de vários. Nós fizemos algumas atividades em grupo bacanas para se enturmar, para ter essa liberdade para um brincar com o outro, que é muito importante na competição – disse Cielo, que normalmente treina em São Paulo, no P.R.O 16.

Exames seleção brasileira de natação - Gabriela Silva e Dr. Edaurdo Pernambuco (Foto: Satiro Sodré/Divulgação CBDA)
Gabriella Silva faz exames no Rio de Janeiro
(Foto: Satiro Sodré/Divulgação CBDA)

A semana já começou intensa para os novatos e veteranos da seleção brasileira de natação. Reunidos no Rio de Janeiro, os nadadores que vão disputar o Pan de Guadalajara realizaram logo cedo exames laboratoriais exigidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro, que fazem parte do novo convênio da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em seguida, o grupo se reuniu no Flamengo para realizar o último treino com toda a equipe antes do embarque para a cidade de La Loma, onde a equipe fará a aclimatação para a competição, a partir do dia 5 de outubro.
- Hoje seria um dia normal de treino, com cada um em seu clube. Como a gente veio para cá para fazer os exames, não podia ficar sem treinar. Talvez a gente tenha mudado alguma coisa, porque você não está no seu ambiente. Teve gente que esqueceu até material, então a gente procurou dar um treino mais tranquilo. Era só para não perder um dia de treino – disse Alberto Soares, técnico do P.R.O 16 e da seleção brasileira.
O atleta do Pinheiros Bruno Fratus gostou da chance de escapar da rotina e poder treinar no Rio de Janeiro em um dia ensolarado.
- Eu treino dentro de um prédio em São Paulo, então sair um pouquinho para tomar um sol é ótimo. E está todo mundo junto. Criar um clima de equipe, uma união mesmo antes da viagem também é bem legal, bem importante.
Reforma na piscina do Flamengo segue sem previsão para começar

piscina do flamengo (Foto: Lydia Gismondi/Globoesporte.com)
Arquibancada está em péssimo estado
(Foto: Lydia Gismondi/Globoesporte.com)

Embora tenha sido escolhido pela CBDA para receber o treino da seleção nesta segunda, o parque aquático do Flamengo ainda sofre com problemas estruturais. Além de não ter a profundidade adequada para a prática da modalidade em alto nível, a piscina olímpica do clube tem problemas de vazamento, as arquibancadas estão em péssimo estado e os equipamentos, como bloco de partida, são ultrapassados. Uma grande reforma orçada em R$ 4 milhões foi prometida pela presidente Patrícia Amorim para este ano. Mas ainda segue sem previsão para sair do papel.
- Tem um projeto completamente aprovado, mas o clube está à procura de parceiros. Nós fizemos o que era emergencial para diminuir o vazamento esse ano, mas não fizemos tudo porque seria como jogar dinheiro fora, já que vamos quase que construir outra piscina – explicou Cristina Callou, vice-presidente de esportes olímpicos do Flamengo.
Por Lydia Gismondi Rio de Janeiro

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Patricia responde: ‘Quando o futebol vai mal, os covardes aparecem’

Por Richard Souza Rio de Janeiro



Patrícia Amorim, presidente do Flamengo (Foto: Márcia Feitosa / Vipcomm)
Patricia Amorim reagiu com revolta aos ataques de
Marcio Braga (Foto: Márcia Feitosa / Vipcomm)

Patricia Amorim não deixou a bola quicar. Assim que soube da entrevista do ex-presidente do Flamengo, Marcio Braga, criticando agressivamente sua gestão, a atual presidente rubro-negra respondeu. E não baixou o tom. A mandatária disse que não poderia se calar diante de tanta “bobagem” e classificou as acusações do ex-presidente como levianas e covardes. Fez questão de falar sobre cada ponto abordado pelo antecessor em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM - e foi detalhista. Abaixo os principais trechos: 
Marcio disse que José Carlos Peruano, sócio que agrediu o conselheiro Arthur Muhlemberg nesta semana, é ligado à sua gestão e a seu marido. É verdade?
PATRICIA AMORIM: Ligado em que sentido? Eu quero que diga como. E quero que prove. Ele é sócio - e não fui eu que dei o título. Fui apoiada por muita gente. Siro Darlan fez campanha para mim, o doutor Marcelo Antero fez também. Isso é uma bobagem, é ridículo. Meu marido é ligado a mim, a meus filhos. Fui apoiada por mais gente do bem do que do mal. No caso da agressão, aplicamos a punição máxima que podemos dar, que o clube determina em estatuto. Dei a punição preliminar que o estatuto permite (30 dias) e será criada uma comissão para investigar. Não quero nem saber se é Peruano, se é fulano. Não tenho rabo preso com ninguém. Na minha vida política, não devo nada a deputado, senador, prefeito. Não devo nada.
O ex-presidente disse também que a folha de pagamento está acima do orçamento. Como a gestão atual responde?
O que ele está falando é mentira. Imagina ter uma folha de R$ 11 milhões. Cada um fala o que quer, e a gente tem que provar. Nossa folha é de cerca de R$ 6,5 milhões. Subiu como a receita subiu. E nossa receita mais do que subiu. E vamos falar dele. O que ele deixou de legado no Flamengo? Estou construindo o CT. A previsão de arrecadação do orçamento não é de R$ 130 milhões/ano, e sim de R$ 150 milhões. Temos cumprido com o orçamento, cumprimos em 2010. Estou muito segura disso. É uma agressão absurda.
Ele disse que você mudou para pior as áreas de marketing, finanças e jurídico. 
Os membros do jurídico são absolutamente os mesmos. Não mandamos um advogado sequer embora. Alguns escritórios permanecem os mesmos e não houve reformulação. No marketing saíram alguns e entraram outros. Não teve nenhum tipo de litígio. Não teve perseguição. O financeiro, que hoje está no Vasco, não nos atendeu. Parece que todos foram para o Vasco. Nós encontramos prejuízos ao Flamengo, pessoas que estavam em outra administração. A folha que ia para o banco não era a mesma da contabilidade do clube. Demos chances para os bons funcionários. Quando encontramos funcionários que deram prejuízos ao clube, mudamos. Mas é tudo comprovado. Temos provas de tudo isso. Quem tem de da dar explições é quem estava antes. Ser incompetente é uma coisa. Se no fim do ano não tiver alcançado os resultados, concordo com a crítica. Acho que ainda é muito cedo, estamos há dez rodadas muito mal. Mas aceito as críticas. Não peço licença toda hora. Peço uma semana em julho e só. As pessoas votaram em mim com um vice-presidente que tem minha confiança (Hélio Ferraz). Eu nasci no Flamengo. A presidente do Flamengo hoje frequenta o Flamengo, e não o Country Club. Quantos jogadores eu vendi? Não fiz nada disso. O que temos é a valorização desses meninos, não cedi com as propostas. E o que eles me deixaram? É uma discussão que, infelizmente, não leva o Flamengo a nada. 
E a questão da explosão da dívida?
Eu sirvo e vou servir o Flamengo depois de ser presidente. Nunca vi o Marcio Braga numa reunião do Conselho Deliberativo, no Conselho de Administração. Não aparece, não vejo. Eu dou a cara para bater. Ele deveria ir às reuniões do conselho. Ele pagou imposto? Tenho dificuldade, confesso. Mas ele pagou? Os impostos nem eram recolhidos. E a dívida rola - viram milhões e milhões. As dívidas que eu faço não vou deixar para quem vem em seguida. Tudo tem sido pago. Dos jogadores que mandamos embora, com toda dificuldade, eu venho pagando.
E o Zico? Marcio disse que ele foi desrespeitado pela sua gestão.
O Zico fez campanha para o Delair. Nunca politizei esse assunto. Fizemos o acordo com o CFZ, depois o CFZ fez outro acordo e não comunicou ao Flamengo. Foi um grande prazer ter o Zico, mas as coisas não funcionaram. Dez dias depois que ele entrou, houve o caso Bruno. As coisas não aconteceram. A culpa é de todos nós. Assumo minha parcela, o Zico assumiu a dele, o Zico é forte. As pessoas têm que enxergar. Eu não tirei o Zico, nem tiraria. Ele me mandou mensagem, ele saiu. Depois, não falei mais com ele. Jamais tiraria o Zico. E não tenho nenhuma mágoa. Aguentei isso firme. Acho que o Zico sentiu-se confortável para vir, mas as coisas não funcionaram. O problema do Zico não é comigo. É com o Conselho Fiscal, que fiscaliza o Flamengo. Eu também tenho problema com eles, mas fico na minha, resolvendo. Para mim, é uma situação muito tranquila. Já encontrei o filho do Zico, a Sandra, esposa do Zico, mandei mensagem quando ele completou 40 anos como federado no Flamengo.

Marcio disse que você recebeu o clube com dinheiro em caixa. É verdade?

Estou pagando impostos, salários, fazendo obras. Não quero entrar na polêmica com ele. Recebi o clube com R$ 80 milhões de verba antecipada e dívida de R$ 350 milhões. Aí ele vem de graça falar. Tem suspeita de corrupção? Prova! As contas dele foram aprovadas cheias de restrições, de ressalvas. Se for ver os contratos, o da Rede Globo vai sair de R$ 45 milhões para R$ 100 milhões. A gente faz investimento para fazer essa quantidade de obras na Gávea. O Flamengo não quebrou, não faliu. É capaz de pagar as contas, de cumprir os compromissos. Fazemos investimento para melhorar a profissionalização do clube. E vou fazer. Sou capaz de pagar e estou sendo. Há 20 meses meus salários estão em dia. Não me lembro de na gestão dele estararem em dia. Não lembro mesmo. E não me omito e viro as costas para as dívidas que tenho. Se estou atrasada, estou atrasada. O Flamengo é o maior clube do Brasil, de maior torcida. Não sei se é o de maior valorização da marca, mas está sempre entre os melhores. Nunca pode dizer que um clube como o Flamengo faliu. Temos cerca de nove mil associados e mais de 700 produtos licenciados.
Como é, no meio dessa fase difícil do futebol, aparecer mais essa crise?
O Flamengo é sempre assim, vive essa ebulição política. Não é de hoje. Quando o resultado do futebol começa a não ir bem, aí os covardes se apresentam. Agora, quero ver a coragem de me enfrentar como enfrento todos os conselheiros todos os dias no clube. Com sabedoria, educação e sutileza. Sempre fui contida e preocupada em não atacar a gestão anterior. A partir do momento em que sou agredida, me vejo na obrigação de responder. Quero saber se ele gostou do resultado da Copinha. Estamos fazendo algo que vamos deixar. Alguma vez ele foi no Tigres, no Madureira? Ele conhece os jogadores da base como eu, conhece as famílias? Se ele quer tumultuar, tudo bem. Aqui vai encontrar uma mulher muito corajosa. Antes tivesse a nobreza e o compromisso com o Flamengo de falar isso para mim. Me ligasse e falasse para mim. Ia ouvir. Dessa forma, covarde, respondo com a coragem da primeira mulher presidente de um clube de futebol no Brasil.
Como é sua relação com Marcio Braga? 
Não tenho relação com ele. Estou há um ano e nove meses na presidência e não fico falando mal dele, não jogo sujo. Estou à disposição de qualquer presidente, não quero saber. Ele acha que é maior que o Flamengo, mas não é. O Flamengo é o Flamengo com ele e sem ele. Com Patricia e sem Patricia. Com Ronaldinho e sem Ronaldinho. Com Zico e sem Zico. Estou dando a minha contribuição diária. Eu vou entregar o CT para o próximo presidente. O que ele entregou para mim? Uma dívida de quase R$ 400 milhões. E tem mais coisa. Na época em que o Marcio era presidente, ele tinha o Dr. Pedro Trengrouse como seu assessor especial e jurídico. Era pessoa jurídica e recebia por nota do clube. Vale destacar que este advogado é tricolor. Coincidência ou não, é este mesmo advogado que está à frente da causa do Sport, contra o Flamengo, na questão do título de 87, que o Marcio nunca correu atrás do reconhecimento.
Ele criticou também o presidente do Conselho Fiscal, Leonardo Ribeiro (Capitão Léo)... e algumas pessoas que fazem parte da sua gestão. 

O (Alexandre) Wrobel (vice de patrimônio) nem era da minha chapa. O Michel Levy (vice de finanças) não é ligado a ninguém. Hélio Ferraz foi o presidente depois do Edmundo Santos Silva. O Henrique Brandão (vice de marketing) é muito mais ligado ao Veloso (Luiz Augusto, vice de futebol). O Veloso foi vice do Marcio Braga em 90, eleito na chapa dele. Tenho 24 anos de serviços dedicados ao Flamengo. Essas pessoas estão entrando na vida do clube agora. Fui vice-presidente do Marcio Braga, não tem cabimento. O Capitão Léo foi eleito presidente do Conselho Fiscal durante o exercício do Marcio Braga e reeleito no meu mandato. Se ele vincular a mim, vou vincular a ele. É surreal. É votado diretamente pelos sócios, não tem nada a ver com diretoria. É o sujo falando do mal lavado.

Marcio levantou também suspeitas de corrupção no clube.
É leviana essa acusação. Se continuar falando sobre isso, vai ser convocado a prestar esclarecimentos. Só pode falar a partir de provas. Vou a todas as reuniões do conselho, todas. Falo com repórteres, vou aos jogos. Não me escondo. Não peço licença toda hora. Estou limpando uma porção de lambança que ele fez. Ele perdeu uma eleição dias depois de ser campeão brasileiro. Não foi por acaso. O sócio respondeu porque sabe que não vale ganhar a qualquer preço. O sócio estava insatisfeito. O patrimônio estava dilacerado, instalações depredadas, falta de organização na base. Sempre se sustentou nos resultados do futebol, mas num determinado momento o sócio deu um basta.
Como está a situação financeira do clube? 
Cheguei com quatro ações na Fifa. Hoje, não há nenhuma. O Flamengo não tem penhora, não deve a nenhuma confederação ou federação. Deixaram uma dívida de R$ 13 milhões com a BWA (empresa de confecção de ingressos) sem pedido de autorização do conselho para fazerem o empréstimo. Depois de perderem a eleição - pegaram mais R$ 5 milhões. Será que eles fizeram esse pedido? Pode ser que eu encontre. Mas estamos pagando essa dívida... faltam três milhões e pouco. Vou entregar o Flamengo em dezembro do ano que vem com a dívida paga e começando a dar lucro de bilheteria.
E as críticas sobre o Flamengo não buscar estádio?
Na época em que a prefeitura abriu a licitação, o único presidente que não quis o Engenhão foi o Marcio. Ele não quis porque queria construir um shopping na Gávea e nem participou do processo de concessão. O que eles vão ter que engolir, como diz o nosso bom Zagallo, é que não deixaram patrimônio para os sócios. Estou deixando uma valorização infinitamente superior que eles não foram capazes de deixar em prática. Vou deixar o CT, a Gávea revitalizada. Acho o fim do mundo o Marcio Braga fazer essa crítica. Ele não tem moral para falar.

Marcio Braga ataca gestão de Patrícia Amorim no Flamengo: ‘Assustado’

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 

Márcio Braga, ex-presidente do Flamengo (Foto: Ag. O Globo)
Marcio Braga: críticas à gestão de Patrícia Amorim e
planos de voltar ao Flamengo (Foto: Ag. O Globo)

Um ano e nove meses de gestão de Patrícia Amorim no Flamengo. Um ano e nove meses de silêncio da oposição. Porém, o ex-presidente Marcio Braga decidiu se manifestar e pretende iniciar um debate sobre o futuro do clube.

Na semana passada, o ex-presidente foi citado por Vanderlei Luxemburgo como causador da demissão dele do clube, em 1991. Marcio não gostou da citação e respondeu. Atacou o estilo do treinador – a quem classificou como pessoa de comportamento estranho – e o culpou por demitir “covardemente” a comissão técnica fixa campeã em 2009.

Porém, o ex-dirigente reservou as principais críticas ao trabalho da atual mandatária. Marcio Braga aponta uma operação no vermelho na área financeira. Segundo ele, em menos de dois anos, a folha de pagamento do clube saltou de R$ 5 milhões para R$ 11 milhões, e as receitas não acompanharam tal crescimento – estão na casa de R$ 130 milhões. Ele também usa adjetivos como “assustado” e “preocupado” para definir o atual momento e garante que há graves suspeitas de corrupção no clube – mas não especificou quais.
O episódio da agressão entre conselheiros na última segunda-feira também foi mencionado. Segundo Marcio Braga, o agressor José Carlos Peruano é cabo eleitoral de Patrícia e “muito próximo” do marido dela, Fernando Sihman.
Confira a entrevista:
Agressão entre conselheiros
- A política que desenvolvem lá dentro originou a agressão. O agressor (José Carlos Peruano) fez a campanha dela e é ligado ao marido dela. É claro que estão bancando a torcida para não reclamar dos dez jogos sem vitória. Pelo que é falado nos corredores do clube, há pagamento de material esportivo e ingresso. Fui oito vezes presidente e nunca vi essa calmaria. A terra tem que tremer.

Dívida
- Ando muito preocupado com o que anda acontecendo no Flamengo. Parece algo muito grave, muito sério. A começar pelo balanço do ano passado. A Patrícia talvez seja a última presidente que chegou e encontrou dinheiro em caixa. O clube tinha boa arrecadação, contas em ordem, time campeão carioca e brasileiro e uma comissão técnica fixa muito boa. Mas o que aconteceu? No ano passado, o clube aumentou a dívida, segundo o balanço divulgado, em R$ 100 milhões, e desmanchou as áreas de marketing, finanças e o setor jurídico. Foi todo mundo embora. Ela colocou e tirou o Zico numa situação degradante para a instituição. A gestão é assustadora.
- Esse Vanderlei já abandonou o Flamengo duas vezes. Ele ganha R$ 700 mil e é o dono do futebol. Ele desmanchou a comissão permanente e mandou fisioterapeuta, fisiologista e psicólogo para a rua. Foi essa comissão chutada covardemente que nos deu o título brasileiro de 2009. Vanderlei tem passado. Ele esteve lá, foi mandado embora e disse que o Flamengo não tinha bola. Colocamos o Carlinhos, os meninos dos juniores e fomos campeões brasileiros em 1992. Depois, o Kleber Leite trouxe esse cara de volta em 1995. Eu falei para não trazer, mas não houve jeito. Ele tem um comportamento estranho. Daqui a pouco arruma as coisas e vai embora. E o que vai deixar?
Folha de pagamento
- A folha de pagamento do clube era de R$ 5 milhões/mês quando eu saí e já está em quase R$ 11 milhões. São dados estarrecedores, e a gente fica temeroso do futuro. Se o clube arrecada R$ 130 milhões/ano, como pode se comprometer a pagar R$ 11 milhões/mês? Só numa conta simples chegamos a R$ 143 milhões de despesas. Isso apenas com ordenados.
Leonardo Ribeiro, presidente do Conselho Fiscal
- O presidente do Conselho Fiscal é um desclassificado, que ofende a inteligência de todo e qualquer rubro-negro. Ela se cerca de pessoas que serviram ao Edmundo Santos Silva (refere-se ao diretor de futebol Luiz Augusto Veloso, o diretor de comunicação Bernardo Monteiro, o diretor Mauro Chaves e o diretor do patrimônio histórico Alexandre Furtado) e parece que o Flamengo toma a mesma direção daquela gestão e isso não é bom. Estou assustado. Mais do que isso, está faltando oposição para questionar. Não é falar mal das pessoas, mas da ordem da instituição. É preciso que haja oposição consciente discutindo o Flamengo. Há suspeitas graves de corrupção por lá e com o tempo isso vai aparecer.
Polêmica com os ídolos
- Nossos ídolos têm que ser protegidos. O Flamengo tem a grandeza não por dirigentes, mas sim por ídolos. Kanela, Coutinho, Buck, Júnior, Adilio, Andrade, Zico, Domingos... Esses são os grandes ídolos. Quem eram os dirigentes? Esses ninguém lembra.
Oposição
- Vamos começar a nos organizar para discutir o Flamengo de forma permanente. Não deixar a pouca inteligência, o senhor Zé Burrice ser o único a falar. A cada dia o Flamengo se esvazia mais. Não podemos deixar a inteligência escondida.
Marcio em 2012?
- Eu vou participar. Terá um candidato para representar essa linha de pensamento. Não estou dizendo que vou ser candidato. Queremos começar a discutir imediatamente para não deixar o clube se deteriorar.
Copa 2014
- A revitalização na Gávea e Copa do Mundo no Brasil. Não é possível que seja meramente para construir estádios. Tem que prestigiar os clubes e encontrar soluções para o futebol quebrado. O Corinthians acaba de ganhar um estádio, e o Flamengo o que ganhou? Privatização do Maracanã tiraram, vetaram revitalização da Gávea e nada disso é discutido pela atual diretoria.
Reforma do estatuto
- Esses dirigentes de poderes foram eleitos com compromisso de fazer a reforma do estatuto. Queremos ampliar o eleitorado, quem implantou a eleição direta foi o meu grupo. Queremos chegar ao ponto de todo rubro-negro votar no presidente. Temos que dar voto a todo mundo. Flamengo é uma nação. Da maneira que está um débil mental daqueles (refere-se a Leonardo Ribeiro) será eleito. O Conselho está envelhecendo, estamos sumindo.

RECORDANDO: Flamengo na capital cearense

A partir da esquerda: Adílio, Emiliano, Andrade, Manoel Emídio, o hoje dr. Zé Filho e o hoje professor João Batista
Recordando
1982. O Flamengo do Rio de Janeiro estava com uma de suas melhores foramações de todos tempos, inclusive fora campeão mundial no ano anterior. Aí estão Ádílio e Andrade, dois integrantes daquele timaço que visitou Fortaleza. A partir da esquerda: Adílio, Emiliano, Andrade, Manoel Emídio, o hoje dr. Zé Filho e o hoje professor João Batista. (Colaboração de Emiliano).

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Luxa vê evolução e elogia R10, Airton e Welinton: 'Fizeram grande partida'

Por Janir Júnior Sete Lagoas, MG
 
 
Não foi o resultado que Vanderlei Luxemburgo queria, mas o técnico do Flamengo encontrou motivos para deixar a Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, satisfeito. Após o empate por 1 a 1 com o Atlético-MG, nesta quarta-feira, pela 25ª rodada do Brasileirão, ele apontou o crescimento no desempenho dos jogadores.
- Houve uma evolução de espírito na equipe, isso já foi perceptível no segundo tempo contra o Botafogo. No segundo tempo (contra o Galo), melhoramos. Ficamos tristes pelo resultado, mas vimos que melhoramos nos dois últimos jogos. O Campeonato Brasileiro é complicado demais - frisou.

Luxa ressaltou o desempenho de três jogadores. Um de cada setor.  
- Ronaldinho, Airton e Welinton fizeram grande partida., mas todo o time foi bem também, principalmente no segundo tempo. O time jogou com propriedade. Estamos evoluindo.

O resultado do jogo contra o Galo não melhora a situação do time na tabela do Brasileirão. Com 38 pontos, o Fla continua em sexto, mas vê o Fluminense, o último da zona de classificação para a Libertadores, abrir dois de vantagem.

A série sem vitórias sobe para dez. É o pior jejum do Rubro-Negro em 40 anos de história do Campeonato Brasileiro. No próximo sábado, o Flamengo enfrenta o América-MG, no Engenhão, às 18h. Luxemburgo não poderá contar com Ronaldinho e Alex Silva, suspensos pelo terceiro cartão amarelo. A delegação retorna de Belo Horizonte no início da tarde desta quinta-feira.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Patricia Amorim vai ao embarque do Fla para dar apoio aos jogadores

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
A presidente do Flamengo, Patricia Amorim, esteve no Aeroporto Santos Dumont na noite desta terça-feira para acompanhar o embarque da delegação a Belo Horizonte. A mandatária conversou com Vanderlei Luxemburgo e cumprimentou jogadores e demais integrantes da comissão técnica. O apoio antes das viagens é uma prática de Patricia. No entanto, após a derrota para o Atlético-PR, no último dia 11, ela disse que pretendia estar mais próxima do grupo.
patricia amorim ronaldinho gaúcho flamengo  (Foto: Richard Souza/Globoesporte.com)
Patricia Amorim conversa com Ronaldinho Gaúcho (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
O Rubro-Negro não vence há nove rodadas no Brasileirão e está em sexto, com 37 pontos, fora da zona de classificação para a Libertadores da América. Nesta quarta, o time enfrenta o Atlético-MG, às 21h50m (de Brasília), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. 

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Depois de cobrança pública, Luxemburgo e Veloso sentam à mesa

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
 
A crise interna no departamento de futebol não teve maiores desdobramentos. Nesta segunda-feira, um dia depois de Vanderlei Luxemburgo ter cobrado o diretor-executivo de futebol, Luís Augusto Veloso, o atrito foi superado. Na companhia do gerente de futebol, Isaías Tinoco, o técnico discutiu a logística para a Copa Sul-Americana, com jogos no dia 5, no Rio, e 19. O adversário sairá do confronto entre Nacional e Universidad de Chile, nesta terça-feira, em Montevidéu. Os chilenos venceram a partida de ida por 1 a 0.
 luxemburgo flamengo luis augusto veloso  (Foto: Richard Souza/Globoesporte.com)
Luxemburgo assiste ao treinamento ao lado de Luis Augusto Veloso (Foto: Richard Souza/Globoesporte.com)
 Depois do empate em 1 a 1 com o Botafogo, Vanderlei Luxemburgo demonstrou extrema irritação ainda no vestiário do Engenhão. Veloso, que estava no mesmo ambiente, evitou o embate e deixou o local. Pouco depois, o técnico concedeu entrevista coletiva, condenou a atuação de Péricles Bassols, mas disse que a diretoria tinha que colocar a cara para apanhar em relação à arbitragem.
Veloso, por sua vez, preferiu não polemizar, e disse que era necessário ter cabeça fria. No treino desta segunda-feira, técnico e dirigente chegaram a ficar sentados lado a lado. Internamente, o assunto foi tratado como superado.

Agressor pode ser suspenso por 30 dias e até banido do Flamengo

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
 
A agressão do conselheiro e sócio proprietário, José Carlos Peruano, a Arthur Muhlenberg,  conselheiro do clube e responsável pelo blog do torcedor do Flamengo no GLOBOESPORTE.COM, o "Urublog", na manhã desta segunda-feira, durante o lançamento da terceira camisa do Rubro-Negro, na Gávea, não deve passar impune.
Após receber uma cópia do Boletim de Ocorrência do Boletim de Ocorrência feito na 14ª DP (Leblon), o vice-jurídico do Flamengo, Rafael de Piro, informou que a diretoria vai se reunir nos próximos dias para decidir as medidas cabíveis e revelou que Peruano pode ser suspenso do clube de imediato por 30 dias, não podendo frequentar as dependências do Flamengo durante esse período.
confusão no lançamento de uniforme do Flamengo (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
Peruano agride blogueiro durante evento na sede da Gávea (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
- Recebi uma cópia do Boletim de Ocorrência feito na 14ª DP (Leblon) e vamos deliberar internamente com a diretoria. Nos próximos dias faremos uma reunião para tratar do assunto. Pode haver uma suspensão liminar por determinado período, 30 dias – disse o advogado.
O estatuto do clube prevê suspensão e até eliminação do quadro de sócios em caso de agressão.
O episódio ocorreu na manhã desta segunda-feira, durante o evento de lançamento da terceira camisa do Flamengo, na sede da Gávea. José Carlos Peruano alegou ter ouvido ofensas e comentários de Muhlenberg a seu respeito e, por isso, o agrediu pelas costas. O blogueiro, por sua vez, negou ter falado ou escrito qualquer coisa sobre Peruano e classificou o ato como “uma covardia”.
Peruano é presidente da torcida organizada Urubu Guerreiro e recentemente criou o Disque-Dentuço, a ação que visava ao combate dos excessos noturnos de Ronaldinho.
Confira abaixo as penalidades disciplinares em que Peruano pode ser enquadrado de acordo com o estatuto do Flamengo
Art. 39 - Praticar vias de fato. Penalidade: suspensão até noventa dias.
Art. 41 - Provocar tumulto, portar-se de modo incoveniente ou desrespeitoso em solenidade,ato oficial ou assembléia. Penalidade: suspensão até cento e oitenta dias.

Art. 50 - Praticar ato de grave indisciplina social ou desportiva. Penalidade: suspensão até trezentos e sessenta dias ou eliminação.
Art. 51 - Praticar ato delituoso, assim considerado pela legislação penal, nas dependências do Flamengo. Penalidade: suspensão até trezentos e sessenta dias ou eliminação.