domingo, 31 de julho de 2011

Luxa: ‘Se não bater campeão, vai tudo para o espaço’

Por Richard Souza Rio de Janeiro

Ronaldinho e Thiago Neves não foram os único aplaudidos após a vitória por 2 a 0 sobre o Grêmio, na noite deste sábado (veja o vídeo com os melhores momentos). Vanderlei Luxemburgo também teve o nome gritado pelos torcedores no Engenhão antes e depois da partida. Com o resultado, o time chegou a 27 pontos e assumiu a vice-liderança pelo menos até este domingo, quando o São Paulo enfrenta o Vasco, em casa. O treinador vê o time no caminho certo, mas lembra que o reconhecimento depende do resultado final, lá na última rodada do returno.
- Se não bater campeão, tudo vai para o espaço. Infelizmente esta é a realidade do Brasil. A projeção é excelente. Quando iniciamos lá atrás, no ano passado, foi para apagar incêndio numa situação difícil (luta contra o rebaixamento). Agora, com o trabalho que temos feito desde janeiro, quando reiniciamos com contratações bem direcionadas e fomos campeões do Carioca invictos, estamos no caminho certo. A Copa do Brasil escapou em 45 minutos que não fomos bem contra o Ceará. Eu tenho que ter paciência e inteligência para saber onde a equipe pode chegar – disse.
Depois da vitória incrível sobre o Santos, por 5 a 4, no meio de semana, o Flamengo soube aproveitar a empolgação e o apoio de quase 30 mil torcedores para derrotar os gaúchos. Luxa lembra que uma de suas prioridades é manter a concentração e o interesse em níveis elevados.
- O campeonato é longo, temos de jogar cada jogo como decisão. É difícil você se manter motivado, são 38 jogos, meses de competição. É complicado. Tem de ter elenco, somar pontos que garantam um percentual que mantenha você na zona de Libertadores e de possibilidade de conquista de campeonato. Se mantivermos esse equilíbrio, somos candidatos.
Os jogadores foram liberados e voltam aos treinos na tarde de segunda-feira. Na quarta, o Rubro-Negro enfrenta o Cruzeiro, em Sete Lagoas-MG, às 21h50m (de Brasília).

Sem dó, R10 diz que respeita o Grêmio, mas faz juras de amor ao Fla

Por Mariana Kneipp e Richard Souza Rio de Janeiro

Não chegou a ser mágico como o duelo de quarta-feira, contra o Santos. Mas o primeiro  encontro de Ronaldinho contra o Grêmio foi marcante para o camisa 10. Foi dele o passe para o gol de Thiago Neves. No segundo, aproveitou bobeira de Victor, roubou a bola e tocou para o gol vazio (veja o vídeo com os gols do 2 a 0). Podia ter feito mais, já que sofreu pênalti não marcado no segundo tempo. Na saída de campo, o jogador foi político. Disse que tem carinho pelo clube que o revelou. Mas fez juras de amor ao Flamengo.
-  O sentimento é de respeito. É o clube onde nasci. Mas tenho que dar alegria ao torcedor do Flamengo, que sempre me tratou com carinho. É ótimo passar por esse momento. É um ano que não tinha vivido ainda. Em sete meses, só uma derrota. É muito tempo. Estou muito feliz com tudo que tem acontecido desde o dia em que cheguei. Depois do dia em que me apresentei, senti o Flamengo tocar no meu coração - disse o jogador.
A relação entre Grêmio e Ronaldinho há muito está abalada. A primeira razão foi a transferência polêmica para a França, em 2001. No início desta temporada,  decidiu voltar ao Brasil. Foi procurado pelo ex-clube, mas escolheu a Gávea.
O ídolo tentou demonstrar um reencontro sem emoção ou qualquer sentimento especial.  Desde a entrada em campo, o camisa 10 repetiu o ritual dos jogos no Engenhão. Saltitante, partiu na direção da torcida e bateu continência. Antes de a bola rolar, cumprimentou apenas um gremista: Fábio Rochemback, capitão tricolor, na hora do sorteio. Ao receber a flâmula do clube do Olímpico, observou rapidamente e a entregou a um funcionário rubro-negro.
A indiferença, no entanto, ficou só no discurso. Comemorou muito o gol de Thiago Neves, com assistência dele. A comemoração do segundo gol foi ainda mais entusiasmada. O craque disparou numa corrida eufórica, bateu no peito e pediu aos torcedores que gritassem o nome dele. Nono gol do artilheiro do Brasileirão. O Gaúcho, que nunca balançou as redes do Flamengo – jogou quatro vezes pelo Grêmio – não teve dó de quem o criou.
Depois dos três gols e da magia contra o Santos, a torcida do Fla voltou a ver R10 com olhos admirados. Um encontro bem parecido com aquele de 5 de fevereiro, dia da estreia do astro pela equipe. O Gaúcho não foi o mesmo da partida excepcional na Vila Belmiro, mas voltou a ser decisivo. Buscou jogo, ocupou espaços, encarou a marcação de Mário Fernandes, Saimon e Rochemback.
O capitão rubro-negro foi muito bem nos passes. Dos 15 distribuídos no primeiro tempo, errou apenas um, aos 42 minutos. Dos tantos que acertou, o melhor virou gol. Aos 27, ergueu os olhos na direção da área e acomodou a bola na cabeça de Thiago Neves. O camisa 7 fez a parte dele e escorou para o gol de Victor. Sem cerimônia, Ronaldinho festejou tanto quanto o companheiro.
- É uma jogada que temos treinado e, diante das circunstâncias, de um campo horrível como esse, era uma opção.
No fim do jogo, mais críticas ao campo.
- Uma pena, porque não dá para dar um espetáculo para a torcida - criticou.
De folga, Ronaldinho é aguardado neste domingo em Porto Alegre para um show de pagode. Mas o meia negou que viajará para o Sul.
- Nem pensei em folga ainda.

sábado, 30 de julho de 2011

Jael é relacionado para o jogo contra o Grêmio

Por Richard Souza Rio de Janeiro
flamengo jael (Foto: Marcelo Piu /  Globo)
Jael em disputa de bola com Vinícius no treino (Foto: Marcelo Piu / Globo)
O atacante Jael foi relacionado pela primeira vez por Vanderlei Luxemburgo e deve estrear com a camisa do Flamengo neste sábado. O jogador está concentrado com o grupo rubro-negro e é mais uma opção para a partida contra o Grêmio, pela 13ª rodada do Brasileirão. 
- O Jael está na relação para o jogo. Vou saber como foi o treino e decidir - disse Luxa.
Na tarde desta sexta-feira, Jael participou de uma atividade técnica com outros reservas da equipe. Na semana passada, o atacante assinou contrato de empréstimo com o clube até o fim do ano que vem. Ele estava na Portuguesa, mas pertence ao grupo Energy Sports e tem os direitos econômicos vinculados ao Mogi Mirim.
Flamengo e Grêmio se enfrentam às 18h30m (de Brasília), no Engenhão. O Rubro-Negro tem 24 pontos e está em terceiro na tabela.

Luiz Antonio ficará pelo menos três semanas fora. Luxa lamenta ausência

Por Richard Souza Rio de Janeiro

FRAME Luiz Antonio sofre lesão no ombro (Foto: Reprodução)
Luiz Antonio se machucou durante o jogo contra o Santos (Foto: Reprodução)

O médico do Flamengo, José Luiz Runco, disse nesta sexta-feira que o volante Luiz Antônio foi submetido a uma ressonância magnética para saber a gravidade da lesão no ombro direito. O exame ainda será analisado, mas a previsão é que ele fique pelo menos três semanas fora. A começar pela partida deste sábado, contra o Grêmio, às 18h30m, no Engenhão.
- Acreditamos que o Luiz Antonio precisará de três semanas para voltar a jogar. A não ser que o resultado do exame aponte algo mais grave, o prazo é esse. Mas não acreditamos nisso - informou Runco, em entrevista ao site oficial do clube.
O técnico Vanderlei Luxemburgo também deve ficar sem o jogador contra Cruzeiro, Coritiba, Figueirense, Atlético-GO e Inter.

- É uma pena que ele tenha se machucado. Vinha muito bem. Era para ele ter ido para Londrina, na pré-temporada, mas machucou o outro ombro. Agora está tendo uma oportunidade. Ele sabe jogar - disse o treinador.
Na vitória por 5 a 4 sobre o Santos, Luiz Antonio teve bela participação antes de sair machucado no início do segundo tempo para a entrada de Bottinelli (assista ao vídeo). O jogador não se escondeu do jogo, fez boa assistência para Deivid, que perdeu um gol incrível, e deu passe para o primeiro gol de Ronaldinho Gaúcho, que marcou o início da impressionante reação. O volante também conseguiu duas finalizações.

Ronaldinho iguala marca de Romário em seu primeiro Brasileiro pelo Fla

Por Fred Gomes Rio de Janeiro

Ronaldinho Gaúcho gol Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla imagem)
Ronaldinho reinou na "casa" do Rei Pelé (Foto: Alexandre Vidal / Fla imagem)

Ao brilhar na última quarta-feira dentro da "casa" de Pelé, Ronaldinho Gaúcho igualou marca de outro rei, o da grande área: Romário. Com os três gols na histórica vitória por 5 a 4 sobre o Santos, o craque chegou a oito, mesmo número registrado pelo Baixinho em todo o Campeonato Brasileiro de 1995, o primeiro do ex-atacante com a camisa do Flamengo. O mais impressionante é que, por enquanto, a média de R10 é superior (0,72 gols por jogo contra 0,50).
Maior investimento da História rubro-negra antes da chegada de Ronaldinho, Romário esteve em 16 dos 23 jogos disputados pelo Fla no Brasileirão de 95. Foram oito gols contra seis adversários: Bragantino, Palmeiras, Corinthians, Grêmio, Criciúma e Bahia. Já o 'Dentuço', que participou de 11 dos 12 compromissos da equipe na edição 2011, balançou as redes de Avaí, Bahia, Atlético-MG, América-MG e Santos.
Primeiro 'hat-trick' de Romário pelo Fla em Brasileiros foi só em 1997
Apesar de tratado como o "Gênio da grande área" e ter feito três ou mais gols numa só partida por 13 vezes com a camisa do Flamengo, o primeiro 'hat-trick' (termo inglês usado para designar quando um jogador marca três num único duelo, proliferado na "era do videogame") do Baixinho com a camisa do clube em um Brasileiro aconteceu em 1997, em seu 22º jogo na competição como atleta rubro-negro. Na ocasião, o Rubro-Negro goleou o Goiás por 4 a 1, no Serra Dourada, no dia 16 de julho daquele ano.
romário, sávio e edmundo pelo flamengo (Foto: Divulgação / Saviobortolini.com)
Acompanhado de Sávio e Edmundo, Romário não brilhou no Brasileiro-95 (Foto: Saviobortolini.com)
Vantagem do Baixinho
Se em apenas 12 rodadas Gaúcho está prestes a desbancar Romário quando o assunto é "gols no primeiro Brasileiro pelo Flamengo", a história muda radicalmente em relação ao retrospecto da dupla até o dia 27 de julho de cada ano (data da vitória por 5 a 4 sobre o Santos). Com o mesmo número de dias decorridos em 1995, o eterno camisa 11 já tinha impressionantes 27 gols em 33 jogos (média de 0,81). Seu "rival" soma em 2011 13 em 29 duelos (0,44).
Equilíbrio em decisões no primeiro ano de Flamengo

 Ainda que o primeiro hat-trick de Romário tenha demorado para sair com a camisa do Flamengo no Campeonato Brasileiro, o mesmo não aconteceu no Carioca de 1995. Logo na decisão da Taça Guanabara daquele ano, ele fez os três gols rubro-negros na vitória por 3 a 2 sobre o Botafogo, no dia 23 de março. Definir título do primeiro turno para o Fla, entretanto, não é exclusividade do Baixinho. Em 2011, Ronaldinho marcou o único do triunfo por 1 a 0 sobre o Boavista.
A diferença entre a dupla é que R10 terminou o Carioca como campeão, diferentemente de Romário, derrotado pelo Fluminense no último jogo daquele torneio, por 3 a 2, no dia 25 de junho.
Ainda é cedo para dimensionar qual dos dois será mais importante para o clube, até porque a passagem do atual ídolo pela Gávea ainda não chegou ao fim, mas a disputa para ver quem se aproxima mais de Zico entre Baixinho e Gaúcho promete.
Gols de Romário no Brasileiro 1995:
AdversárioPlacarGolsData
Bragantino2x1127/08/1995
Palmeiras1x2103/09/1995
Corinthians1x2109/09/1995
Grêmio2x2221/09/1995
Criciúma1x0115/10/1995
Bahia2x2221/10/1995

 Gols de Ronaldinho no Brasileiro 2011:
AdversárioPlacarGolsData
Avaí4x0121/05/2011
Bahia3x3129/05/2011
Atlético-MG4x1125/06/2011
América-MG3x2229/06/2011
Santos5x4327/07/2011




 

Craques do passado de Fla e Santos 'assinam' os 5 a 4 na Vila Belmiro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Um clássico com a assinatura dos craques do passado. Entusiasmados e esperançosos, ex-jogadores de Flamengo e Santos vibraram com o jogaço protagonizado pelos dois times nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, pelo Brasileirão. Foram nove gols no 5 a 4 a favor do clube carioca, igualando o recorde de gols do confronto (Fla 6 a 3 em 1939, também na Vila). Um jogo para fazer ídolos relembrarem com carinho a época em que jogavam ou até para dar vontade de estar em campo de novo, como foi o caso de Junior, ex-lateral e meia do Fla nas décadas de 80 e 90.
- Desde que eu parei, em 93, poucas vezes tive vontade de estar em campo de novo, participar de um jogo como esse. Daqui a 40 anos vão pegar a ficha deste jogo para saber quem participou. Acho que a partida marcou a reconciliação do torcedor com a essência do futebol brasileiro - disse Junior, por telefone.
O ex-jogador relembrou um jogo de que participou e que teve um enredo semelhante, em 1982. O poderoso São Paulo de Waldir Peres, Marinho Chagas, Darío Pereira, Mário Sérgio e Serginho Chulapa abriu 2 a 0 no Maracanã e conseguiu segurar o placar até os 13 minutos do segundo tempo. Mas o Fla, também cheio de estrelas, como Raul, Mozer, Leandro, Junior, Adílio e Nunes virou com dois gols de Zico e um de Andrade, para vibração dos rubro-negros, nesse que foi o primeiro jogo após o título mundial.
Na história
Maior goleada do Fla no SantosFlamengo 5 x 0 Santos (1984)
Maior goleada do Santos no FlaSantos 7 x 1 Flamengo (1961)
Aliás, 1982 foi um ano de viradas sobre o São Paulo. Naquele ano, o Fla também conseguiu outro resultado importante. Levou o primeiro gol no Morumbi e depois virou para 4 a 1. O Tricolor reagiu e diminuiu para 4 a 3, mas o time carioca segurou o resultado. Andrade, que participou dos dois jogos daquele ano, ficou feliz com o jogão que viu na Vila nesta quarta.
- Foi um dos melhores jogos dos últimos anos. Além dos gols, tivemos muitas jogadas bonitas. Ronaldinho de um lado, Neymar de outro. Quando estava 3 a 0 e o Flamengo empatou, dali já se sabia que seria um jogo diferente. Ainda teve o pênalti perdido (por Elano). E o futebol castiga. Logo depois o Deivid foi lá e empatou - disse Andrade, recordando alguns dos momentos do jogo.
Santistas vibram com a chuva de gols
Quando o Santos de Pelé entrava em campo, a expectativa era de uma chuva de gols. Com a experiência de quem já participou de alguns 5 a 4 na carreira, Pepe se sentiu de certa forma representado em campo e garante que "assinaria" a partida.

pepe santos (Foto: Divulgação / Site Oficial do Santos FC)
Pepe é o segundo maior artilheiro do Santos
(Foto: Divulgação / Site Oficial do Santos FC)

- Foi excelente. Um jogo desse era até melhor que não tivesse vencedor. Não podem ser culpados os sistemas defensivos. Foi emocionante, fez lembrar as nossas partidas. O nosso Santos era meio imprevisível. Às vezes ganhava de 7 a 6 do Palmeiras e na mesma semana levava de 6 a 4 do Jabaquara. Não era como esses 0 a 0 chatos, esses jogos cheios de empates da Copa América. Estava 3 a 0 e ficou 3 a 3. Fiquei pensando assim: Que p... de jogo é este? Foi uma partida em que todo mundo ficou até o último minuto esperando uma grande jogada ou um belo gol. E tomara que isso volte, fiquei feliz, empolgado de ver - comentou o segundo maior artilheiro da história do Santos.
Outro que não desgrudou os olhos da TV foi Lima, também integrante do esquadrão santista da era Pelé. O ex-volante disse que o confronto superou todas as expectativas.
- Era um jogo que já seria diferente com Neymar e Ronaldinho em campo. Mas duvido que alguém falaria que seria diferente como foi. Foi tudo altamente inesperado. O torcedor que saiu reclamando desse jogo tinha que sair do estádio com camisa de força.
Para quem gostou do que viu em campo, o jeito agora é esperar que o jogão inspire outras equipes. Ou então aguardar pelo Flamengo x Santos do segundo turno, marcado para o dia 23 de outubro. Será que eles conseguem repetir a dose?

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Diego Maurício ouviu ofensas racistas na Vila: ‘Me chamaram de macaco’

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro

diego mauricio flamengo (Foto: Ricardo Ramos/VIPCOMM)
Diego Maurício diz que foi chamado de 'macaco' por
torcedores do Santos (Foto: Ricardo Ramos/VIPCOMM)

Muito feliz com a importante vitória do Flamengo sobre o Santos, mas chateado com o que ouviu de parte da torcida do Peixe na Vila Belmiro. De volta ao Rio, o atacante Diego Maurício afirmou que foi vítima de ofensas racistas durante o confronto, nesta quarta-feira. Segundo ele, a discriminação ocorreu enquanto os atletas rubro-negros que estavam no banco de reservas faziam o aquecimento.
- Ouvi na hora de aquecer. Uma minoria da torcida do Santos, que estava acima dos camarotes, começou a fazer ofensas racistas, me chamaram de macaco. Fiquei chateado na hora. O grande ídolo do Santos é o Neymar, que é negro. Pelé, que é eterno, o maior ídolo da história do clube, é negro. Fiquei surpreso, muito chateado com isso. Não importa a raça, somos todos seres humanos. Além das palavras racistas, alguns torcedores jogaram cerveja em nossa direção – disse.
Não foi a primeira vez que Diego ouviu este tipo de ofensa. No dia 23 de janeiro, durante jogo da Seleção Brasileira no Sul-Americano sub-20, em Moquegua, no Peru, ele foi insultado por torcedores no estádio 15 de Noviembre. Alguns presentes no local imitavam sons de macaco e faziam gestos para atrapalhar o desempenho do jogador em campo. Na ocasião, a CBF fez uma reclamação formal na Conmebol.
- Houve isso no Sul-Americano, foi uma coisa superchata também. Lá relevei por ser outro país. Mas aqui, no Brasil, a maioria dos ídolos é negra, são muitos negros na Seleção Brasileira. Ouvir isso no nosso país é constrangedor.
O atacante aguarda a decisão do Flamengo sobre o caso, mas diz que não fará nenhum pedido para que o clube procure o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
- Cabe ao Flamengo. Eles vão tomar a melhor decisão. Estou tranquilo, fiquei triste e isso não pode acontecer com ninguém.
Em nota publicada no site oficial, a diretoria do Flamengo repudia a atitude racista de parte da torcida do Santos e diz que o departamento jurídico do clube estuda tomar as medidas cabíveis no STJD.
A íntegra da nota oficial
O Clube de Regatas do Flamengo repudia a atitude racista de parte da torcida do Santos para com o atacante Diego Maurício, durante a partida entre as duas equipes, na última quarta-feira (27.07), na Vila Belmiro. Por isso, e para apoiar o atleta, o Departamento Jurídico do clube estuda entrar com as medidas cabíveis, cobrando uma apuração severa, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva.
Enquanto fazia aquecimento, junto ao banco de reservas, o atacante Diego Maurício acabou sendo vítima de insultos racistas, que partiram de alguns torcedores do Santos que estavam posicionados logo acima dos camarotes da Vila Belmiro.

Torcida recebe o Flamengo com festa no Rio e empolga R10: 'É lindo'

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
Parecia até conquista de título. Foi desta maneira que a delegação rubro-negra desembarcou na tarde desta quinta-feira, no Rio de Janeiro, após a épica vitória sobre o Santos, na Vila Belmiro. Com muito entusiasmo, cerca de 200 torcedores receberam os jogadores no aeroporto Santos Dumont.
ronaldinho gaúcho flamengo desembarque (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)
Ronaldinho é cercado durante o desembarque do Flamengo (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)
Autor de três gols e grande nome do jogo na Vila Belmiro, Ronaldinho foi o mais assediado. O camisa 10 da Gávea foi cercado e escoltado pelos extasiados torcedores, que causaram um grande empurra-empurra para chegar perto do jogador. Sobrou até para os fotógrafos que buscavam o melhor ângulo do craque. No meio do tumulto, dois deles caíram no chão.

Questionado qual seria a palavra para definir o momento, Ronaldinho usou dois de seus já tradicionais jargões.
- Alegria. Flamengo é Flamengo, sem dúvida. É lindo – disse o meia, que parecia impressionado com a recepção e mostrou preocupação com as quedas dos fotógrafos.
felipe flamengo desembarque (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)
Goleiro Felipe ficou assustado com o assédio (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)
Não com a mesma intensidade, mas também tratado como herói, o goleiro Felipe, que defendeu um pênalti de Elano, mostrou-se impressionado com a recepção da torcida rubro-negra.
- Chega a ser assustador. Flamengo é assim mesmo - disse o goleiro, com um sorriso no rosto.
Já Thiago Neves, outro destaque da partida, preferiu não falar. Na semana passada, durante o desembarque após o empate com o Palmeiras, o meia causou polêmica ao afirmar que ele e Ronaldinho teriam forçado o terceiro cartão amarelo.
Os jogadores do Flamengo ganharam folga e reapresentam nesta sexta-feira, no Ninho do Urubu. Em seguida, seguem para a concentração. O time enfrenta o Grêmio, no sábado, às 18h30m, no Engenhão.
ronaldinho gaúcho flamengo desembarque (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)
Confusão no desembarque do Flamengo no Santos Dumont (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)

No duelo da genialidade, R10 vence Neymar por um 'detalhe': o gol a mais

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Antes de entrar para a lista dos jogos inesquecíveis do Brasileirão - com direito a verbete na Futpédia - o confronto de quarta-feira já se desenhava memorável. Neymar e Ronaldinho duelariam pela primeira vez. O santista voltava de uma Copa América frustrada. Precisava mostrar serviço, assim como o rubro-negro, criticado por ter forçado cartão amarelo contra o Palmeiras. Os dois cumpriram à risca o papel de estrela. O experiente viveu momentos que lembraram os tempos de menino. O craque da Vila provou que já é peixe grande. Os números mostram o equilíbrio do encontro, que no fim teve leve vantagem para o camisa 10 da Gávea:  fez um gol a mais e decidiu o jogo histórico.
Houve "empate técnico" em quase todos os quesitos. Neymar finalizou seis vezes, contra cinco de Ronaldinho. O santista acertou 28 passes, um a mais que o rubro-negro. Neymar errou quatro passes. Ronaldinho, seis. O dentuço recebeu mais faltas (4 a 3) e desta vez passou em branco nos cartões - Neymar foi punido por falta em Willians.
Veja os números do duelo:
info comparativo neymar ronaldinho gaúcho (Foto: ArteEsporte)
O que os números não mostram é a alternância de bons momentos. Neymar começou melhor. Muito melhor. Caído, foi mais rápido que Welinton e participou do segundo gol de Borges. Em seguida, com dez toques na bola, driblou até a sombra e só parou para comemorar o golaço.


Do outro lado, até então, Ronaldinho tinha dois chutes, ambos defendidos por Rafael (veja o vídeo com lances do rubro-megro). O camisa 10 não teve uma arrancada como a de Neymar, mas começou a virar o cenário depois do 3 a 0. Estava na pequena área para conferir a falha de Rafael no primeiro gol. Mais tarde, cobrou o escanteio para Deivid empatar o jogo e o duelo particular das estrelas: 1 a 1 em gols e assistências.
No segundo tempo, Neymar seguiu infernizando a defesa rubro-negra. David Braz e Leonardo Moura sofreram. O santista fez mais um gol e teve ainda outras duas chances. Só diminuiu o ritmo quando Willians encaixou a marcação. No fim, deu sinais de cansaço. Com menos movimentação, Ronaldinho teve fôlego para desequilibrar no fim. Depois de dribles curtos, sofreu falta na entrada da área e cobrou com técnica e inteligência. Na subjetividade da bola, um toque por baixo da barreira valeu para os rubro-negros como os dribles de Neymar: 1 a 1 em golaços.
No fim, Ronaldinho consegiu acompanhar contra-ataque puxado por Deivid e Thiago Neves. Chegou inteiro na bola e marcou o terceiro, recebendo elogios do rival na saída de campo.
- Demos muito espaço para o Ronaldinho. É gênio, um craque. Jogou muito e resolveu o jogo para o Flamengo - resumiu Neymar.
- Os números estão mostrando isso. Desde que cheguei, sofremos apenas uma derrota. Estou brigando pela artilharia, e a equipe está entre as quatro primeiras. O importante é que eu estou bem com a torcida, e a torcida está bem comigo - comentou R10, autor de oito gols no Brasileiro.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Uma ode ao futebol: Flamengo vence Santos num jogo espetacular na Vila

Por Juliana Travaglia Santos, SP

 O técnico Vanderlei Luxemburgo exaltou o desempenho do Flamengo na vitória por 5 a 4 sobre o Santos, na noite desta quarta-feira, na Vila Belmiro (Veja os melhores momentos no vídeo). Depois de estar perdendo por 3 a 0, o time se recuperou de forma heroica e manteve a invencibilidade no Campeonato Brasileiro.
- Fizemos história em um palco que só tem história. O segredo é que tomamos três gols, mas estávamos bem. Tivemos erros individuais, mas o time não se desarrumou. O resultado foi justo, como poderia ganhar o Santos. Teve tudo de um grande jogo: alternativas, erros e acertos – afirmou o treinador do Flamengo.
Além de enaltecer o empenho da sua equipe, Luxemburgo também comentou sobre a atitude de Elano de bater o pênalti, depois de ter perdido na eliminação da Seleção Brasileira na Copa América. O meia santista acabou desperdiçando a cobrança, ainda no primeiro tempo, ao tentar bater de cavadinha. Felipe defendeu sem dificuldades.
- O Elano teve um problema sério (o pai do atleta sofreu uma tentativa de sequestro), como aconteceu com o Robinho, em 2004. Mas não teve medo de ir para o pau. E jogar da maneira que jogou com o que aconteceu não deve ter sido fácil – comentou.
Com o resultado conquistado na Vila Belmiro, o Flamengo se mantém como único invicto da competição, com 24 pontos somados, na terceira posição. No próximo sábado, a equipe recebe o Grêmio, no Engenhão.
por Adilson Barros e Julyana Travaglia
Difícil achar um adjetivo para qualificar o que Santos e Flamengo fizeram nesta quarta-feira à noite, na Vila Belmiro, pela 12ª rodada do Brasileirão. Um show, um concerto, um espetáculo? É pouco. Foi, enfim, um jogo histórico, que será lembrado por muito tempo. No fim, o Flamengo, de Ronaldinho Gaúcho, que saiu perdendo por 3 a 0, acabou levando a melhor sobre o Santos, num 5 a 4 de encher os olhos, para apagar da memória dos torcedores brasileiros o burocrático futebol apresentado pela Seleção Brasileira na Copa América. O craque rubro-negro, enfim, mostrou a que veio quando retornou ao Brasil. Foi genial, como há muito tempo não era, marcando três gols, chegando a oito, artilheiro da competição. Neymar também brilhou, com dribles desconcertantes e dois gols, o primeiro antológico.
Muitos gols, uma obra-prima e o vilão
Ninguém tinha dúvidas de que seria um grande jogo, mas acabou saindo melhor, bem melhor mesmo, do que a encomenda. Craques dos dois lados, jogadas de efeito e muitos gols - um deles, de Neymar, uma obra de arte. Foram seis tentos apenas no primeiro tempo. As duas zagas sofreram muito e falharam demais também. Bom para o espetáculo, que começou com o Santos como protagonista.
Tocando fácil, de primeira, Ganso, Elano e Ibson se achavam em campo. E todos encontravam Borges. Elano, principalmente. Num lançamento primoroso, logo nos movimentos iniciais da partida, o meia largou o camisa 9 na cara de Felipe. Com extrema tranquilidade, o parceiro de Neymar deu um leve toque, o suficiente para tirar a bola do alcance do goleiro rubro-negro.

Ronaldinho Gaúcho comemora gol do Flamengo sobre o Santos (Foto: Eliaria Andrade / Ag. O Globo)
Ronaldinho Gaúcho faz a festa na Vila Belmiro
(Foto: Eliaria Andrade / Ag. O Globo)

O Fla até tinha a bola e explorava bem o lado esquerdo da defesa alvinegra, com Luiz Antônio aproveitando-se dos espaços às costas de Léo. Mas o Peixe era mais incisivo. Borges ampliou, completando jogada individual de Neymar, que, deitado no chão, conseguiu acertar o passe para o companheiro.
O time rubro-negro parecia entregue. E Neymar, inspirado. A goleada estava desenhada e com um toque de gênio. Aos 26, o craque santista arrancou pelo meio, jogou para Borges, que escorou e devolveu. Num drible improvável, o camisa 11 passou por Welinton, Angelim e ficou na frente de Felipe. O toque final foi leve, por baixo do goleiro. A Vila Belmiro aplaudiu de pé.
A festa alvinegra estava armada. Cabia muito mais. Aliás, houve muito mais. Só que, agora, por parte do Flamengo. O jogo mudou de lado. O Rubro-Negro não se intimidou com a vantagem adversária e continuou indo para cima. Marcou dois gols rápidos, com Ronaldinho e Thiago Neves e pressionou o Santos, que apresentava muitas falhas defensivas. Lembrou o time de 2010, que dava sustos na mesma medida em que marcava gols.
Foi aí que apareceu o vilão da noite. Neymar, endiabrado, invadiu a área pela esquerda e caiu. O árbitro marcou pênalti de Willians. Uma marcação duvidosa. Borges pegou a bola para bater, mas Elano assumiu a bronca. Queria se redimir do vexame da Copa América, quando, na decisão por penalidades nas quartas de final, contra o Paraguai, ele mandou uma bola na estratosfera, muito acima da meta. Em momentos difíceis, abusar não costuma ser prudente. Uma cavadinha displicente. A bola, leve, tranquila, morreu nos braços de Felipe, que ainda teve tempo de 'descontar' a ousadia do santista ao fazer embaixadinhas antes de repor a bola em jogo.
A Vila caiu em vaias na cabeça de Elano, que chegou a fazer sinais para os alvinegros descontentes. Para piorar a situação do meia santista, Deivid, escorando cobrança de escanteio, empatou a partida. O Flamengo estava vivo; o Santos, adormecido. Elano, em maus lençóis.
Thiago Neves no jogo do Flamengo contra o Santos (Foto: Alexandre Vidal / FlaImagem)
Thiago Neves marca o segundo gol do Fla, de cabeça (Foto: Alexandre Vidal / FlaImagem) Neymar + Ronaldinho = show
O segundo tempo foi tão eletrizante quanto o primeiro. O Fla foi melhor, teve mais a bola. Chegou, inclusive, a encurrralar o Peixe. O sistema defensivo santista falhava na marcação. Ronaldinho e Thiago Neves tinham muito espaço para trocar passes. Os alvinegros, mal posicionados, corriam atrás. Neymar, porém, fazia a diferença. Puxando contra-ataques, ele tirou o Peixe do sufoco logo após o início do segundo tempo, arrancando pela esquerda e dando um toque inspirado para matar Felipe.
Mas Neymar não era o único protagonista do jogaço. Ronaldinho Gaúcho mostrou que o craque pensa à frente, surpreende, improvisa. Falta na entrada da área, pelo lado direito. Rafael armou a barreira e se posicionou no lado direito. Todos esperavam a batida por cima da barreira. Esperto, o camisa 10 tocou rasteiro. A bola passou por baixo e enganou o goleiro santista. 4 a 4!
A Vila Belmiro não respirava. Privilegiadas, as quase 13 mil testemunhas do jogo do ano no Brasil não desgrudavam os olhos do gramado. Qualquer piscada e se perderia um drible de Neymar, um toque refinado de Ronaldinho.
Neymar driblava, chutava, só sofria mesmo com a marcação de Willians. O jeito era fazer a bola não chegar ao astro santista. Foi isso o que o Flamengo fez quando roubou a bola no meio de campo - num erro de Ganso. Um contra-ataque mortal, com Ronaldinho arrancando pela esquerda, invadindo a área e definindo o placar.
Uma salva de palmas para o futebol.
SANTOS 4 X 5 FLAMENGO
Rafael, Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Ibson, Elano (Alan Kardec) e Ganso; Neymar e Borges.Felipe, Léo Moura, Welinton (David), Ronaldo Angelim e Junior Cesar; Willians, Luiz Antonio (Bottinelli), Renato e Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid (Jean).
Técnico: Muricy RamalhoTécnico: Vanderlei Luxemburgo
Gols: Borges, 4, 16, Neymar, 26, Ronaldinho Gaúcho, 28, Thiago Neves, 31, Deivid, 43 minutos do primeiro tempo; Neymar, 5, Ronaldinho Gaúcho, 22, 36 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Welinton, Willians, Thiago Neves, Renato (Flamengo). Léo, Neymar (Santos)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP). Data: 27/07/2011. Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO). Auxiliares: Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Erich Bandeira (PE). Renda e público: R$ 312.040,00/12.968 pagantes.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Estrelas de Peixe e Fla se enfrentam em jogo que promete na Vila Belmiro

Por GLOBOESPORTE.COM Santos, SP
Ganso e Neymar Santos x Thiago Neves e Ronaldinho Flamengo (Foto: Montagem sobre foto da Ag. Estado)
Ganso e Neymar x Thiago Neves e Ronaldinho: jogo
promete (Foto: Montagem sobre foto da Ag. Estado)
Em campo, estrelas como Neymar, Paulo Henrique Ganso, Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves. Um tabu em jogo. O ídolo de uma nação que reestreia no futebol brasileiro justamente contra seu ex-time. São muitos os ingredientes que prometem fazer de Santos e Flamengo, nesta quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília), na Vila Belmiro, pelo Brasileirão, um jogo para ser lembrado por muito tempo.
Será a primeira vez que Neymar e Ronaldinho Gaúcho, dois astros do futebol nacional, se enfrentarão. Também será o primeiro jogo do volante Ibson, que foi criado na Gávea e agora reforça o Santos, contra o clube que o revelou. E para dar um toque especial, uma escrita: desde o dia 5 de agosto de 2007, o Peixe não consegue derrotar o Fla. De lá para cá, sete partidas, com quatro vitórias cariocas e três empates.
saiba mais
Não é à toa que os cerca de 16 mil ingressos colocados à venda se esgotaram na última terça-feira, primeiro dia de vendas para os torcedores comuns - no fim de semana, quando começaram as vendas, apenas sócios do Santos puderam comprar.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances desse jogão em Tempo Real, com vídeos exclusivos. A TV Globo transmite ao vivo, menos para as seguintes cidades: Guarapuava, Foz do Iguaçu, Paranavaí, Maringá, Londrina, Ponta Grossa (todas no Paraná); São Jose dos Campos, Taubaté, Mogi das Cruzes, Santos, Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos, Presidente Prudente e São Paulo (todas paulistas) e Caruaru (PE). O Premiere, em sistema pay per view, mostra o confronto para todo o Brasil. André Luiz de Freitas Castro (GO) apita a partida, auxiliado por Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Erich Bandeira (PE).
header o que esta em jogo (Foto: arte esporte)
Santos: com apenas 11 pontos, mas três jogos a menos que o Flamengo, o Peixe ocupa a 14ª posição na tabela. Será a primeira vez na competição que o técnico Muricy Ramalho terá seus principais jogadores à disposição, já que teve de lidar com desfalques por causa da Copa América, além de ter optado por poupar titulares nas primeiras rodadas, quando priorizou a Taça Libertadores. Por isso, o treinador reforça a obrigação de vitória contra o Fla.
Flamengo: único invicto do Brasileirão, o Flamengo vacilou na rodada passada. O empate por 1 a 1 com o Ceará, em casa, não estava nos planos. O time continua no G-4, mas perdeu a chance de diminuir a vantagem do líder Corinthians e ultrapassar o vice-líder São Paulo, que também tropeçou. Agora, quer recuperar os pontos na Vila. Está em terceiro lugar, com 21 pontos.
header as escalações 2
Santos: com suas principais estrelas à disposição, Muricy montou uma equipe bem forte. Uma escalação no 4-3-1-2 com Arouca, Ibson e Elano trocando passes e dando sustentação a Paulo Henrique Ganso, que terá a missão de municiar o ataque formado por Neymar e Borges. No papel, um timaço. Resta saber se a prática confirmará a teoria. A escalação: Rafael, Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Ibson, Elano e Ganso; Neymar e Borges.

Flamengo: depois da trapalhada dos cartões forçados, Thiago Neves e Ronaldinho voltam ao time. O volante Airton ainda é um ponto de interrogação. Suspenso por quatro partidas, ele aguarda o desfecho do pedido de efeito suspensivo feito pelo clube ao STJD. Se liberado, será titular. Caso contrário, joga Luiz Antonio. A formação: Felipe, Léo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Junior Cesar; Willians, Luiz Antonio, Renato e Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid.
 
quem esta fora
Santos: O lateral-direito/volante Danilo está servindo à Seleção Brasileira sub-20, que disputa o Mundial da categoria na Colômbia. O volante Adriano segue com uma lesão na coxa esquerda. Já o zagueiro Bruno Rodrigo, que ficaria no banco, cumpre suspensão.

Flamengo: por enquanto, Airton não joga, mas o efeito suspensivo pode sair nesta quarta-feira. O volante Maldonado se recupera de uma cirurgia no joelho esquerdo e volta apenas em outubro. O atacante Negueba e o lateral-direito Rafael Galhardo estão com a Seleção Brasileira sub-20.
 
header pendurados
Santos: ninguém

Flamengo: Ronaldo Angelim (Airton, que cumpre suspensão, também acumula dois amarelos).
header fique de olho 2 (Foto: arte esporte)
Santos: após o fracasso da Seleção Brasileira na Copa América, Neymar e Ganso estreiam no Brasileirão e tentam responder positivamente às críticas que sofreram depois da eliminação no torneio continental.

Flamengo: Thiago Neves revelou que ele e Ronaldinho forçaram o terceiro cartão amarelo contra o Palmeiras. Assim, ficariam fora do jogo contra o Ceará e estariam à disposição contra Santos, Grêmio e Cruzeiro, adversários considerados mais fortes pelo camisa 7. De volta, a dupla terá de comandar o time contra o campeão da América.
header o que eles disseram (Foto: arte esporte)


Ibson, volante do Santos: “Tenho muitos amigos no Flamengo, mas quando o jogo começar, deixo tudo de lado para honrar a camisa do Santos e ajudar o meu time a conseguir uma vitória.”
Deivid, atacante do Flamengo: “É um jogo bom de se jogar, jogo que vai ter grandes nomes. O Santos é um time badalado com méritos, eles ganharam o Paulista e a Libertadores, estavam com três jogadores na Seleção. Vamos em busca do resultado positivo. Sabemos que o Santos é muito forte, dentro da Vila é uma equipe muito agressiva”.
header números e curiosidades
* Na sequência de sete jogos consecutivos sem vitórias santistas sobre o Flamengo, um resultado histórico. No dia 26 de julho de 2009, o Rubro Negro venceu o Peixe por 2 a 1, na Vila Belmiro. Havia 33 anos que a equipe carioca não derrotava a equipe alvinegra em Santos.
* O Flamengo é o único time invicto neste Brasileirão. Além disso, se tornou a primeira equipe a passar 11 jogos sem derrotas na era dos pontos corridos.
* Na história do Campeonato Brasileiro (desde 1971), Santos e Flamengo já se enfrentaram 50 vezes. Foram 19 vitórias rubro-negras, 15 empates e 16 triunfos santistas. O Peixe marcou 53 vezes; o Fla, 52.
 
header último confronto v2 (Foto: arte esporte)
No mais recente encontro entre as duas equipes, dia 5 de dezembro do ano passado, última rodada do Brasileirão, um empate em 0 a 0. Antes da partida, disputada na Vila Belmiro, o Santos apresentou oficialmente Elano, que estará em campo nesta quarta-feira. Na ocasião, o Peixe jogou com: Rafael, Maranhão, Bruno Rodrigo (Bruno Aguiar), Vinicius e Alex Sandro; Rodrigo Possebon, Rodriguinho, Danilo (Breitner) e Felipe Anderson (Moisés); Neymar e Zé Eduardo. Técnico: Marcelo Martelotte. O Flamengo teve: Paulo Victor; Léo Moura, Welinton, David e Juan; Maldonado (Willians), Fernando, Fierro e Renato; Diego Maurício (Petkovic) e Negueba (Val Baiano). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Com dores nas costas, Felipe viaja a Santos, mas é dúvida para jogo do Fla

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro

Felipe flamengo avião (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)
Felipe será reavaliado nesta quarta-feira
(Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)

Uma lombalgia tirou o goleiro Felipe do rachão desta terça-feira, no Ninho do Urubu. Apesar de estar relacionado para viajar a Santos, o camisa 1 é dúvida para o jogo contra o Peixe, às 21h50m desta quarta-feira, pelo Brasileirão. Segundo o médico José Luiz Runco, do Flamengo, só será possível confirmar a escalação de Felipe após uma avaliação no dia do jogo.
- Felipe sente dores nas costas, acha que foi algum problema de posicionamento. Ele viajou e amanhã vai ser avaliado pelo doutor Marcelo Soares (médico do Fla que acompanha a delegação) para saber como está se sentindo - disse o doutor Runco, que não quis bancar a escalação do atleta.

- Ele precisa ser reavaliado - reiterou.
Paulo Victor é o reserva imediato de Felipe. Vinícius, o terceiro goleiro, vai ficar no banco caso o camisa 1 rubro-negro não tenha condições de jogo.
Pirulito, só na próxima semana
O zagueiro Alex Silva, popularmente conhecido como Pirulito, continua fazendo trabalho de fortalecimento muscular. Nesta terça, o recém-contratado foi visto com uma bolsa de gelo no joelho direito. Nada que preocupe, assegura José Luiz Runco.
- O uso do gelo é natural, por conta deste trabalho de reforço. Ele está sendo preparado para começar o trabalho com o grupo na próxima semana - finalizou.

Léo Moura revela sonho no futebol: 'Encerrar a carreira no Flamengo'

Por SporTV.com Rio de Janeiro
 
Jogador do Flamengo há seis anos, Léo Moura coleciona títulos pelo Rubro-Negro. Ao todo são dez, entre eles: um Campeonato Brasileiro (2009) e uma Copa do Brasil (2006), além de quatro Campeonatos Cariocas (2007, 08, 09 e 11). Feliz no clube, o lateral-direito ainda pretende jogar por muitos anos, mas revela que seu sonho é encerrar a carreira no time da Gávea.
O jogador, que mantém um penteado moicano, revelou que copiou o cabelo do inglês David Beckham há seis anos e comemora o fato de outros jogadores aderirem à moda.
saiba mais
Convidado do quadro 'Tá em Casa', o jogador recebeu o 'Tá na Área' em seu apartamento e apresentou a família. Após a participação no programa, o atleta respondeu a perguntas enviadas por internautas pelo SPORTV.COM.
Confira algumas das perguntas enviadas abaixo:
Fernando Avlis (@NandionsCRF) Como você se sente em ter sido o criador no visual que todos pensam ter sido inventado pelo Neymar?
Léo Moura: Eu fico feliz de ter criado essa moda. Já são seis anos. Na época eu copiei do Beckham e deu certo. E agora a maioria dos jogadores está fazendo. E eu fico feliz. Não demora nem cinco minutos para fazer, são dois minutos. É rapidinho.
Gabriel Vasconcelos (@gabrielsv16) Qual foi o melhor ano de sua carreira?
Léo Moura: 2006, 2007, 2008, 2009… Só em 2010 que eu não consegui, mas em 2011 eu já conquistei (o Campeonato Carioca). Todos esses anos foram muito especiais porque foram os principais títulos. Os mais especiais foram a Copa do Brasil (em 2006), que foi o meu primeiro, e o Brasileiro (2009). Esses dois títulos vão ficar marcados.

Alvaro Araujo (@Alvin07Bob),  Walace Nascimento(@walace_ej), Gutembergue (@Gutembergue_jr) e Françoa (@francoafilho) Você pensa em encerrar a carreira no Flamengo?
Léo Moura: Eu penso, aqui eu já estou em casa. Já são seis anos, eu conheço todo mundo. No futebol acontece muita coisa, mas o pensamento é de encerrar a carreira aqui. Ainda está cedo, ainda vou jogar por uns anos. Mas eu quero encerrar a carreira no Flamengo, é o meu sonho.
Thiago Freitas (@ThiagoFreitas12) O que você pensaria em fazer depois de se aposentar e quando que pretende se aposentar?
Léo Moura: Nunca pensei nisso. Eu quero jogar enquanto eu tiver condições, eu acho que eu tenho condições para jogar uns quatro ou cinco anos, eu acredito. Eu vou esperar. Vamos deixar que a vida mostre o tempo que vai ser, mas ainda está cedo.

Jael é regularizado na CBF e deve estrear contra o Grêmio

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro

flamengo jael (Foto: Marcelo Piu /  Globo)
Jael tenta a cabeçada em treino do Flamengo
(Foto: Marcelo Piu / Globo)

Único reforço do ataque do Flamengo para a sequência da temporada, Jael está regularizado na CBF. O nome do atacante consta no BID (Boletim Informativo Diário) da entidade desta terça-feira. O jogador deve ficar à disposição do técnico Vanderlei Luxemburgo para estrear no próximo sábado, contra o Grêmio, no Engenhão, às 18h30m. As equipes se enfrentam pela 13ª rodada do Brasileiro.
O atacante assinou contrato de empréstimo com o clube até o fim do ano que vem. Ele estava na Portuguesa, mas pertence ao grupo Energy Sports e tem os direitos econômicos vinculados ao Mogi Mirim.

Jael treina no clube desde sexta-feira passada. Nesta terça, reforçou o time de Léo Moura no rachão e depois correu em volta do campo 4 do Ninho do Urubu. O jogador chegou ao clube com dois quilos acima do peso ideal e fez um trabalho forte indicado pelo preparador físico Antônio Mello para alcançar a melhor forma.

terça-feira, 26 de julho de 2011

BUJICA fala ao Dia do Flamenguista!

Bujica exibe orgulhoso o manto sagrado do mengão!
O Dia do Flamenguista hoje traz uma entrevista especial com Marcelo Ribeiro, mais conhecido como Bujica, capixaba de Cachoeiro do Itapemirim, nascido em 21/11/1969, fez 11 gols em 47 jogos, onde obteve 27 vitórias, 10 empates e 10 derrotas. Jogou no Flamengo de 1989 à 1990.
O nome de Bujica entrou para a história do futebol no dia 5 de novembro de 1989, quando Vasco e Flamengo se enfretaram pelo Campeonato Brasileiro. Porém, antes mesmo da bola rolar, todos já sabiam que aquele não seria um jogo qualquer, visto que marcava a estréia de Bebeto, ex-ídolo do Fla, com a camisa do Vasco. Além disso, na semana anterior ao jogo, os empolgados vascaínos, que vinham muito bem na competição, ao contrário do rival rubro-negro, cantavam uma vitória por goleada. Então, veio o jogo e o resultado foi 2x0 para o Flamengo, com dois de Bujica. Herdeiro da posição deixada por Bebeto no Flamengo, o até então desconhecido atacante passou à condição de ídolo rubro-negro, recebendo a alcunha de O caçador de marajás, em clara alusão a Bebeto.
Outro momento a ser lembrado na carreira de Bujica é o fato de ter participado da despedida de Zico, quando o Flamengo goleou o Fluminense por 5x0. Bujica fez 1 gol nessa partida.
Bujica também chegou a jogar no Botafogo, mas ficou imortalizado mesmo foi jogando pelo Mengão. Confira!

DIA DO FLAMENGUISTA- Por gentileza nos faça um breve retrospecto de sua carreira?
BUJICA- Bom, cheguei ao FLA no ano de 1984 onde passei por todas as categorias de base até chegar ao profissional, passei um ano e depois fui vendido ao botafogo e daí comecei a rodar por outros clubes no Brasil e no exterior....
DIA DO FLAMENGUISTA- O que representou jogar no Flamengo para sua carreira?
BUJICA- Jogar no FLAMENGO foi à coisa mais importante de minha carreira profissional.
DIA DO FLAMENGUISTA- Você  participou da era de ouro do carioca, inclusive jogando ao lado de Zico, o que passa por sua cabeça ao lembrar-se disso?
BUJICA- Passa muita coisa, mas principalmente da muita saudade.
DIA DO FLAMENGUISTA- Marcar gols com a camisa do Flamengo é muito importante, mas para você teve um gosto especial por até hoje ser lembrado pelos gols contra o Vasco?
BUJICA- Fazer gols no Vasco jogando pelo FLAMENGO é algo muito diferente, a sensação é outra, a alegria, enfim é tudo mais emocionante e mais gostoso.
DIA DO FLAMENGUISTA- Os gols contra o Vasco lhe levaram direto para galeria de heróis do Flamengo, com isso aumentou a cobrança?
BUJICA- Não, mesmo porque nunca me deixei levar por aqueles momentos, tinha que seguir trabalhando.
DIA DO FLAMENGUISTA- Você consegue narrar os seus gols naquela partida?
BUJICA-  Bom, o primeiro saiu de um contra ataque puxado por Zico, Alcindo e Luis Carlos. Zico passa para Alcindo que lança a Luis Carlos, que vai a linha de fundo e cruza, a bola passa por cima do Acácio e eu entro e de primeira finalizo. O segundo de outro contra ataque, iniciado por Junior que passou pra Alcindo que lançou ZICO que tinha condições de fazer o gol, mas com toda a genialidade fez o passe pra que eu fizesse meu segundo gol naquela partida.
Bujica marca gol no Vasco e carimba o passaporte para a galeria de hérois do Mengão!
DIA DO FLAMENGUISTA- Você participou das duas despedidas do Zico, como foi viver aquele momento que marcou o fim de carreira de um dos maiores ídolos do Brasil e do Mundo?
BUJICA-  Assim, foi um momento de muita alegria por estar participando da despedida do maior ídolo da nação, e também de muita tristeza por ele estar se despedindo.
Bujica ao lado do ídolo Zico na sua despedida do futebol
DIA DO FLAMENGUISTA- Como é sua relação com o Zico?
BUJICA- Há muito tempo não falava com ele, e alguns dias atrás tive a oportunidade de contatá-lo e foi muito emocionante.
DIA DO FLAMENGUISTA- O Flamengo tem time para brigar pelo titulo no brasileirão?
BUJICA- Com certeza tem, mas tem que ser feito alguns ajustes.
DIA DO FLAMENGUISTA- Você mais do que ninguém sabe o quanto a torcida do Flamengo cobra de seus jogadores. Em sua opinião a cobrança em cima do Ronaldinho Gaúcho é correta?
BUJICA-  Acho que sim por aquilo que sabemos que ele pode produzir, pela confiança e pelo carinho que recebeu da torcida.
DIA DO FLAMENGUISTA- Você acredita que ainda é possível o Flamengo viver os seus dias de ouro quando dizia que craque o Flamengo faz em casa?
BUJICA-  Com certeza sim, mas é uma situação que envolve muita coisa.
DIA DO FLAMENGUISTA- Como vem sendo a sua relação com o Flamengo nos últimos tempos?
BUJICA- De torcedor, muito tempo não vou a Gávea apesar da saudade.
DIA DO FLAMENGUISTA- Você já era Flamenguista, ou a sua passagem pelo clube fez isso acontecer? 
BUJICA- Sempre fui minha família toda é.
DIA DO FLAMENGUISTA- Seria capaz de escalar um Flamengo dos sonhos, colocando os melhores jogadores de todos os tempos do clube nesta formação?

BUJICA- Raul, Leandro, Mozer, Figueiredo, Junior, Andrade, Adílio, Djalminha e ZICO, Nunes e Julio Cesar (Urigueller).
DIA DO FLAMENGUISTA- A pergunta será feita, mas com certeza temos a resposta. Quem é o seu ídolo no futebol?
BUJICA-  ZICO.
Bujica e Zico o garotinho da base jogou ao lado do ídolo
DIA DO FLAMENGUISTA- A seleção brasileira deu um vexame diante do Paraguai, você acredita que o Brasil poderá ser campeão em 2014 com tudo que temos aí no momento, ou mudanças devem acontecer?
BUJICA- Acho que algumas mudanças devem acontecer principalmente nos critérios para convocação.
DIA DO FLAMENGUISTA- Como torcedor qual a derrota mais doida do Brasil em copas do mundo e por quê?
BUJICA-  Essa contra o Paraguai, por ter perdido 4 pênaltis.
DIA DO FLAMENGUISTA- O que vem fazendo na atualidade?
BUJICA- To terminando meu curso de Bacharel em Educação Fisica na universidade federal do Acre e trabalho em um projeto social idealizado por mim que tem parceria com CIS (centro de inclusão social) e com SESI através do PAF (programa atleta do futuro).
DIA DO FLAMENGUISTA- Vamos ao bate bola final?
BUJICA-  Sim.
DIA DO FLAMENGUISTA- Uma tristeza?
BUJICA-  Sair do Flamengo
DIA DO FLAMENGUISTA- Uma alegria?
BUJICA-  Ter jogado no Flamengo
DIA DO FLAMENGUISTA- Foi inesquecível?
BUJICA-  Fazer gols no Vasco
DIA DO FLAMENGUISTA- Para esquecer?
BUJICA- A forma como sai do FLAMENGO
DIA DO FLAMENGUISTA- Um amigo?
BUJICA-  DEUS
DIA DO FLAMENGUISTA- Gosta?
BUJICA- Futebol/ pelada.
DIA DO FLAMENGUISTA- Não gosta?
BUJICA-  De ficar sem fazer nada.
DIA DO FLAMENGUISTA- Lhe faz bem?
BUJICA-  Praticar esportes e viajar
DIA DO FLAMENGUISTA- Não quer nem ver?
BUJICA-  Gilberto Cardoso Filho
DIA DO FLAMENGUISTA- Uma saudade?
BUJICA- Meus filhos e meus pais.
DIA DO FLAMENGUISTA- Queria fazer novamente?
BUJICA- Jogar no FLAMENGO... (Risos)
DIA DO FLAMENGUISTA- Planos?
BUJICA- Me formar e exercer minha profissão.
DIA DO FLAMENGUISTA- Caro Bujica nós te agradecemos e deixamos o espaço aberto para falar sobre algo que não o perguntamos ou sua despedida.
BUJICA- Agradeço pela oportunidade e dizer que se precisarem estarei por aqui.
BUJICA NO FLAMENGO!