sábado, 30 de abril de 2011

Luxemburgo adota cautela sobre escalação de R10 no domingo

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro
 
Luxemburgo no desembarque do Flamengo (Foto: Janir Junior / GLOBOESPORTE.COM)
Luxemburgo elogia Galhardo, que vai substituir Léo Moura (Foto: Janir Junior / GLOBOESPORTE.COM)
O treinador do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo, adota a cautela quando o assunto é a escalação de Ronaldinho Gaúcho na decisão da Taça Rio, contra o Vasco, no domingo. No desembarque da delegação rubro-negra no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na noite desta sexta-feira, o técnico evitou fazer uma previsão sobre o aproveitamento do jogador na final.
- É melhor esperar até domingo. Vamos ver. Deixa caminhar mais um pouco.
Luxemburgo lembrou que o time jogou sem o camisa 10 contra o Fluminense, no domingo passado, na semifinal da Taça Rio, e contra o Horizonte, na última quarta-feira. E "foi bem", na opinião do treinador, conseguindo se classificar para a decisão do segundo turno do Carioca e para as quartas de final da Copa do Brasil, respectivamente.
Sobre a ausência de Léo Moura no clássico, anunciada durante a tarde pelo departamento médico do Fla, o técnico procurou elogiar o jovem Rafael Galhardo, que vai seguir na lateral-direita.
- Confiamos no Galhardo. Ele não foi escolhido como substituto do Léo Moura à toa - disse o treinador, sobre o jogador que foi campeão sul-americana sub-20 com a seleção brasileira em fevereiro.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Léo moura fora da final!

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro
 
O Flamengo tem um desfalque certo para a decisão da Taça Rio, no próximo domingo, contra o Vasco. O lateral Léo Moura ainda sente dores no joelho direito e foi vetado pelo departamento médico rubro-negro. Já Ronaldinho Gaúcho tem possibilidades de jogar a final. O meia-atacante treinou com a bola nesta sexta-feira, mas sua escalação ainda é incerta. Ele será reavaliado neste sábado.
Ronaldinho ficou fora dos últimos dois jogos do Flamengo, contra Fluminense e Horizonte, devido a um edema ósseo no joelho esquerdo. Nesta sexta, ele "conseguiu realizar tudo o que estava previsto", segundo o site oficial do Fla, e disputou um coletivo com jogadores do time de juniores durante 30 minutos.
ronaldinho gaúcho treino flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
Ronaldinho mostra desenvoltura no treinamento (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
 
O meia e o lateral participaram mais cedo de um treino físico, sob o comando do auxiliar Antônio Lopes Júnior. Léo Moura vai fazer tratamento na manhã de sábado. Durante a tarde, deverá passar por um sessão de fisioterapia no Ninho do Urubu
Na manhã desta sexta, em Fortaleza, Vanderlei Luxemburgo mostrou confiança na liberação de Ronaldinho para o jogo de domingo, e disse que a 'dorzinha sai na urina'. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real, com vídeos.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Zico estreia programa de TV no Esporte Interativo e entrevista tetracampeão Bebeto


http://i52.tinypic.com/2vwbr00.jpg
Bebeto, tetracampeão mundial com a Seleção Brasileira em 1994 e que hoje é deputado estadual no Rio de Janeiro, é o primeiro entrevistado do programa “Zico na Área’, que estreia nesta quinta-feira (28/4) no Canal Esporte Interativo – a primeira rede de TV aberta do Brasil.
Craque nos tempos dos gramados e atual comentarista de TV, Zico agora vai mostrar seu talento como apresentador. Semana a semana, ele vai entrevistar craques do passado e da atualidade, promover debates sobre futebol, trazer notícias de bastidores e exibir alguns quadros pessoais, como a busca por filhos batizados com o nome Arthur em referência ao Galinho. O programa será exibido às quintas-feiras, a partir das 20h30, e terá uma hora de duração (seguem imagens do Zico nos links abaixo).
“Estou me sentindo como se estivesse começando a minha carreira, estou voltando ao futebol através do Esporte Interativo. É uma equipe jovem, que corre atrás, que me dá muita satisfação de estar junto”, disse Zico, que brilhou com as camisas 10 de Flamengo e Seleção Brasileira. “Com a experiência que acumulei nesses anos de futebol, espero levar aos telespectadores do Esporte Interativo um programa de qualidade”, completou.
Ao seu lado estará o jornalista esportivo Mauro Beting, que além de auxiliar o  Zico na condução do programa se mostrou um grande fã do craque. “É uma honra ter ao meu lado um cara que jogou em um dos melhores times que vi jogar até hoje. Vai ser um prazer trabalhar ao lado do Zico”, afirmou.
O anúncio do programa “Zico na Área” foi feito em um evento promovido pelo Esporte Interativo e o Cinemark, que transmitiram a final da Copa do Rei entre Barcelona e Real Madrid na última quarta-feira (20/4), ao vivo, em uma sessão especial de cinema. Mais de 300 pessoas compareceram ao evento, incluindo ex-jogadores, artistas, empresários e fãs do futebol em geral.
A transmissão foi descontraída, Zico interagiu com os torcedores que assistiam o jogo na sala de cinema durante o intervalo, comeu pipoca e animou a torcida.No final, o Esporte Interativo bateu recorde de audiência com a exibição de Real Madrid x Barcelona pela Copa do Rei: o canal foi o terceiro mais visto no horário do jogo – share de 8,5% no target homens das classes A, B e C de 18 a 34 anos, 10,8% nas classes A e B de 18 a 24 anos e 11,4% nas classes A, B, C, D e E de 18 a 24 anos – e também teve mais de 1,8 milhão de acessos via internet. O aplicativo do canal no iPad e no iPhone foi o mais baixado no dia.Sobre o Esporte Interativo
O Esporte Interativo é o primeiro canal da TV aberta brasileira com programação 24 horas de esportes e único do País a dar acesso à sua programação por meio de TV, internet (www.esporteinterativo.com.br) e celular. O Esporte Interativo – canal 36 em São Paulo, parabólicas em todo o Brasil, Oi TV (canal 515) e Via Embratel (canal 48) -  atinge mais de 100 milhões de pessoas em todo País, exibindo atrações como os campeonatos de futebol mais importantes do mundo – entre eles, a Liga dos Campeões da Europa, o Mundial de Clubes da Fifa, Copa do Rei da Espanha, Copa da Inglaterra, Campeonato Alemão, Copa do Mundo Feminina, Sub-20 e Sub-17 – além de NBA, WWE, Barça TV, o melhor do Vôlei Brasileiro e as principais competições do judô mundial.

Golaço de Willians cai na conta do acaso: ‘Aconteceu a jogada’

Por GLOBOESPORTE.COM Horizonte, CE
A assistência para o gol de Thiago Neves no Fla-Flu, domingo passado, caiu na conta da sorte. Na noite desta quarta-feira, Willians elegeu o acaso como culpado pelo golaço marcado na vitória por 3 a 0 sobre o Horizonte-CE, no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Aos 35 do segundo tempo, o volante fechou o placar com um lance à lá Messi. Depois de dominar a bola pouco antes do meio-campo, aproveitou o espaço, arrancou, passou por dois marcadores, driblou o goleiro e completou de biquinho para a rede. Apenas cinco toques (assista ao vídeo ao lado). Mais do que o número de gols que ele tem com a camisa rubro-negra.
- Aconteceu a jogada. Eu vi que estava aberto e acabei fazendo o gol – disse.
Contra os cearenses, Willians marcou pela quarta vez pelo Flamengo. A última havia sido em 20 de setembro de 2009, contra o Coritiba, pelo Brasileirão, há 83 jogos.
- Desde 2009 (não marcava). Pude fazer uma boa jogada e fazer o terceiro gol para dar a vitória para a gente. Agora, pensamos no Ceará, que se classificou. Temos de fazer um bom jogo também - a CBF sorteia nesta quinta-feira a ordem dos jogos das quartas de final.
Willians gol Flamengo x Horizonte (Foto: Ag. Estado)
Cena rara: Willians comemora um gol dele com a camisa do Fla (Foto: Ag. Estado)
A delegação rubro-negra continua no Ceará. Na quinta, a equipe fará um trabalho regenerativo. Na sexta pela manhã, Vanderlei comandará um treinamento ainda em Fortaleza. A atividade de sábado, véspera da decisão da Taça Rio contra o Vasco, está marcada para a parte da tarde, no Ninho do Urubu, em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio.
O clássico será às 16h (de Brasília), no Engenhão. Se vencer, o Flamengo será campeão carioca por antecipação, já que conquistou a Taça Guanabara.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Cena rara em Fortaleza: Fla chega com mais seguranças que torcedores

Por Janir Júnior
Direto de Fortaleza
Desembarque do Flamengo (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)
David Braz e Welinton no desembarque (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)
O voo que chegou ao Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, na noite desta segunda-feira, não trouxe Ronaldinho Gaúcho, estrela da companhia, nem Léo Moura, que sempre é um dos mais festejados pela torcida. Lesionados, os dois ficaram no Rio. Ou foi pela ausência dos ídolos ou pelo episódio na última viagem à capital cearense (o time saiu direto pela pista), fato é que o número de torcedores que aguardavam o time no saguão não chegou a 50 pessoas. Os curiosos, policiais e seguranças eram maioria. Cena raríssima no nordeste.
Na última vez que esteve em Fortaleza com o time completo, no dia 15 de março, para enfrentar o Fortaleza pela segunda fase da Copa do Brasil, jogadores e comissão técnica embarcaram num ônibus direto na pista do aeroporto, e, por orientação da segurança, deixaram o local por uma saída lateral para evitar transtornos. Na ocasião, cerca de 500 torcedores aguardavam no saguão.
- Não vieram Ronaldinho, Léo Moura, Maldonado... A última vez o saguão estava lotado – afirmou o torcedor Paulo Anderson, que estava na chegada do time em março e marcou presença nesta segunda-feira à noite.
A polícia da capital reforçou o efetivo, seguranças particulares foram contratados e o chefe da segurança do Flamengo, José Pinheiro, esteve no saguão antes do desembarque para ver a movimentação. Quando percebeu que eram poucos torcedores, deu aval para os jogadores atravessarem o saguão. Quase na chegada ao ônibus, David Braz chegou a parar para dar autógrafos e tirar fotos.
- Bota o time pra cima, Vanderlei. Tem que ganhar do Horizonte – gritou um dos torcedores.
Escoltada pela polícia, a delegação rubro-negra seguiu para o hotel onde ficará hospedada em Fortaleza, a 40 km de distância de Horizonte, palco do jogo nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Domingão, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. No primeiro jogo, no Rio, empate por 1 a 1. Igualdade em 0 a 0 classifica o time cearense, a partir de 2 a 2, quem passa é o Fla. Se o resultado se repetir, a decisão de quem passa às quartas sairá nos pênaltis. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em tempo real, e a TV Globo e o SporTV transmitem ao vivo.

Desembarque do Flamengo (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)
Jogadores passam pelo saguão do aeroporto com tranquilidade (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)


segunda-feira, 25 de abril de 2011

Felipe se desculpa com tricolores e diz que trocou a senha do Twitter

Por Richard Souza Rio de Janeiro
Felipe do Flamengo com torcedor (Foto: Richard de Souza / Globoesporte.com)
Felipe recebe carinho do uma torcedora do Fla (Foto: Richard de Souza / Globoesporte.com)
Felipe chegou para a entrevista coletiva e foi logo dando explicações. A atuação brilhante do goleiro do Flamengo na semifinal da Taça Rio contra o Fluminense ficou em segundo plano. Apesar de a imagem do camisa 1 estampar os cadernos de esporte de todos os jornais cariocas, foi na internet que ele se envolveu numa polêmica.
Após a vitória rubro-negra por 5 a 4 nos pênaltis, com duas defesas dele, o jogador saiu para comemorar com a família e um de seus empresários. A partir daí, o Twitter do rubro-negro virou atração. No microblog, foram publicadas frases irônicas sobre os rivais Vasco e Fluminense. O goleiro, que havia se retratado na rede social, disse novamente que as declarações foram feitas por um primo. O dia que prometia ser muito tranquilo começou quente.
- Recebi várias ligações. Achei que eram para me parabenizar pela partida de ontem, mas acabei vendo algumas coisas que saíram no Twitter, então quero logo explicar antes que me perguntem. Fiquei mais assustado que muita gente. A primeira ligação hoje foi do meu pai (Jorge Luís) reclamando das declarações que eu tinha dado. Não falei nada, foi meu primo, melhor morrer com este assunto. Não tenho nada contra o Fluminense, nem contra o Vasco, que também foi citado lá. É página virada, vamos falar só do Horizonte.
Alexandre primo de Felipe do Flamengo (Foto: Richard de Souza / Globoesporte.com)
Alexandre é primo do goleiro Felipe e foi ao hotel
(Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
O primo da onça é Alexandre, que esteve no hotel nesta tarde para falar com Felipe.

- Olha ele aqui. Foi ele – disse Felipe, apontando para o parente.

- Fui eu mesmo – sorriu Alexandre.

Na entrevista, os questionamentos sobre o assunto persistiram. O jogo decisivo contra os cearenses, na próxima quarta-feira, ficou em segundo plano. Para resolver o problema, que não é novo, o camisa 1 optou por mudar a senha. Já como contratado do Flamengo, Felipe discutiu com corintianos via Twitter. Naquele episódio, segundo ele, Alexandre também foi o responsável pelas respostas.
- Algumas pessoas sabem a senha, é a senha de cartão, a senha de tudo. Se eu perder, estou morto. Mas eu já bolei uma nova para não ter mais problema. A discussão com o corintiano foi normal. Eu saí de lá e eles não gostaram, cada um tem direito de falar o que quer. É a segunda vez (que o primo faz isso). É torcedor e às vezes age pela emoção. Não vai mais acontecer, tenho de pedir desculpas aos torcedores do Fluminense. Isso não vai mais acontecer.
O jogador rubro-negro diz que não pretende encerrar a conta na rede social.
- Saí de São Paulo com o pessoal quase me matando e não excluí a conta. Não vai ser agora. O que tem de ser feito é mudar a senha, o que já foi feito. Qualquer coisa que for postada agora pode ter certeza de que fui eu.
A delegação rubro-negra desembarca em Fortaleza na noite desta segunda, por volta de 21h. Flamengo e Horizonte se enfrentam na quarta, às 21h50m (de Brasília), no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. No Rio, semana passada, empate por 1 a 1.

domingo, 24 de abril de 2011

Fla perde Léo Moura para a partida contra o Horizonte na quarta-feira

Por Richard Souza Rio de Janeiro
Depois de perder Maldonado por pelo menos seis meses e ficar sem Ronaldinho Gaúcho no Fla-Flu, Vanderlei Luxemburgo terá de lidar com outro problema provocado por lesão. Neste domingo, Léo Moura recebeu uma pancada na parte interna do joelho direito aos sete minutos do clássico, válido pela semifinal da Taça Rio, e está fora da partida de volta contra o Horizonte-CE, quarta-feira que vem, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Segundo o médico José Luiz Runco, o lateral-direito não terá condições de jogar.
Léo se machucou numa dividida com Darío Conca, recebeu atendimento e tentou voltar. O jogador, no entanto, não conseguiu mais apoiar o pé no chão e pediu para sair. O tratamento com gelo começou a ser feito ainda no banco de reservas. Chateado, Léo desceu para o vestiário com o apoio do massagista Jorginho, num pé só.
Galhardo, que o substituiu no Fla-Flu, deve ficar com a vaga também contra os cearenses. Ainda não há um diagnóstico sobre a gravidade da lesão de Léo Moura. Flamengo e Horizonte jogam às 21h50m (de Brasília), no estádio Domingão, em Horizonte. A cidade fica a cerca de 40 quilômetros da capital Fortaleza. No primeiro jogo, no Engenhão, empata pó 1 a 1.

Fla reage, vence Flu nos pênaltis e fica a 90 minutos do título carioca

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Nem Ronaldinho, nem Thiago Neves: mais uma vez o herói da classificação do Flamengo foi o goleiro Felipe. Após o empate por 1 a 1 no tempo normal (Rafael Moura marcou para o Tricolor, e Thiago Neves igualou), a semifinal da Taça Rio foi para os pênaltis. O goleiro rubro-negro pegou duas cobranças e foi decisivo na vitória do Rubro-Negro sobre o Fluminense por 5 a 4. O camisa 1 do Fla também pegou duas penalidades na semifinal da Taça Guanabara, contra o Botafogo - e a equipe depois venceu o Boavista na final. Com isso, a equipe da Gávea será campeã estadual por antecipação se superar o Vasco no próximo domingo, às 16h, no Engenhão.
Sem Ronaldinho, desfalque de última hora por lesão no joelho esquerdo, e Léo Moura, que se machucou logo no início da partida, o Flamengo mostrou força suficiente para buscar um empate que se mostrava distante após um primeiro tempo ruim. De quebra, o Rubro-Negro também assegurou sua hegemonia no Rio, já que mesmo que perca para o Vasco, continuará com 31 títulos estaduais contra 30 do Flu.
As duas equipes voltam a campo na próxima quarta-feira, por competições diferentes. O Fluminense inicia o duelo das oitavas de final da Libertadores recebendo o Libertad, do Paraguai, no Engenhão. Já o Flamengo vai ao Ceará enfrentar o Horizonte, no jogo de volta das oitavas da Copa do Brasil.
Sob forte chuva, o clássico começou também com os nervos à flor da pele. O clima de tensão era evidente nos dois lados, mas era o Fluminense o time mais perigoso nos minutos iniciais. E foi Rafael Moura quem protagonizou o primeiro lance claro de gol. Depois de um erro de passe de Welinton, o atacante recebeu a bola frente a frente com Felipe, que saiu de carrinho para dividir fora da área. He-Man caiu após ser tocado por Felipe, e o árbitro Péricles Bassols interpretou como simulação. No entanto, o goleiro do Flamengo poderia ter sido expulso, caso fosse marcada uma falta. Mas quem levou o amarelo foi o jogador tricolor.
Minutos antes, o time rubro-negro perdeu um de seus principais jogadores. Após um choque com Conca, Léo Moura sentiu o joelho direito e não teve mais condições de seguir em campo. O lateral-direito já é desfalque na partida de volta contra o Horizonte-CE.
Quando o jogo começava a ganhar em emoção, os refletores do Engenhão se apagaram, causando uma paralisação de 11 minutos. Após o reinício, com a luz apenas parcialmente acesa, o goleiro Felipe reclamou de não enxergar direito. Assim, o árbitro Péricles Bassols parou o jogo por mais dez minutos, até que a iluminação fosse totalmente restabelecida.
Felipe defesa Flamengo (Foto: Agência Lance)
Felipe, mais uma vez, brilhou nas cobranças de pênaltis (Foto: Agência Lance)
Com o jogo a todo vapor, o Fluminense tomou as ações do ataque e não demorou para abrir o placar, num lance irregular. Após cobrança de falta na área, Gum subiu e ajeitou para Rafael Moura, que, em posição de impedimento, fez, de cabeça, 1 a 0 para o Tricolor, aos 22 minutos.
A desvantagem criou um clima de nervosismo nos jogadores do Flamengo, que passaram a cometer muitas faltas. O time tricolor respondia, e ao fim do primeiro tempo seis cartões amarelos foram distribuídos – três para cada lado.
Mas passado o susto, o Flamengo conseguiu se ajeitar em campo, apesar dos muitos erros de passe, e equilibrar o clássico. O Fluminense falhava na criação no meio-campo, fazendo com que Fred e Rafael Moura fossem obrigados a recuar para buscar jogo. Quando o Tricolor chutava a gol, o adversário contava com as boas defesas de Felipe.
Flamengo empata no segundo tempo e leva decisão para os pênaltis
Diante da necessidade da vitória, Vanderlei Luxemburgo decidiu queimar suas duas substituições restantes no intervalo. O Flamengo voltou para o segundo tempo com Deivid e Bottinelli no lugar de Wanderley e Fernando, respectivamente. Assim, até o fim da partida não seria mais possível fazer qualquer modificação, caso houvesse uma nova lesão ou algum jogador expulso.
O Fluminense foi o primeiro a criar chances no segundo tempo, obrigando Felipe a uma bela sequência de defesas, ainda nos minutos iniciais. Mas, sem objetividade, o Tricolor perdeu terreno para o Flamengo, que empatou aos 22 minutos. Willians lançou na área, e Thiago Neves subiu mais do que Valencia para, de cabeça, fazer 1 a 1.
Diego Mauricio gol Flamengo (Foto: Agência Lance)
Diego Mauricio decretou a vitória do Flamengo nas penalidades (Foto: Agência Lance)
Com a qualidade técnica em baixa nos dois lados, Fluminense e Flamengo tentaram, em vão, a vitória. Mas com poucas chances criadas, os 90 minutos terminaram em empate. Assim, a decisão do adversário do Vasco na final da Taça Rio aconteceria nos pênaltis.
Nas cobranças, o Flu abriu a série com Fred, que converteu. O Fla errou com Renato, que parou nas mãos de Berna. Souza, porém, chutou para a fora a chance de manter a vantagem, e Deivid igualou. Edinho e Conca  marcaram para o time das Laranjeiras, assim como Galhardo e Bottinelli, estabelecendo o 3 a 3 no placar.
Felipe defendeu o chute de Araújo, e Thiago Neves ficou com a vitória aos seus pés. Mas o camisa 1 tricolor saltou e também pegou, levando a decisão para as cobranças alternadas. Gum fez, assim como David Braz. Porém, Felipe voltou a brilhar ao defender o tiro de Tartá - curiosamente, os três jogadores que saíram do banco do Flu erraram suas cobranças (Tartá, Araújo e Souza), enquanto os três do Fla converteram (Deivid, Galhardo e Bottinelli). Diego Maurício, que foi o substituto de Ronaldinho, não perdoou e selou a classificação do Fla com a vitória por 5 a 4.
FLUMINENSE 1 (4) X 1 (5) FLAMENGO
Ricardo Berna, Mariano, Gum, Edinho e Julio César (Souza); Valencia, Diguinho, Marquinho (Araújo) e Conca; Rafael Moura (Tartá) e Fred.Felipe, Léo Moura (Galhardo), Welinton, David Braz e Rodrigo Alvim; Willians, Fernando (Bottinelli), Renato e Thiago Neves; Diego Maurício e Wanderley (Deivid).
Técnico: Enderson Moreira.Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Gols: Rafael Moura, aos 22 minutos do primeiro tempo; Thiago Neves, aos 22 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Rafael Moura, Mariano, Fred, Julio César, Marquinho (Fluminense); Galhardo, Thiago Neves, Willians, Rodrigo Alvim (Flamengo).
Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ). Data: 24/04/2011. Árbitro: Péricles Bassols. Auxiliares: Jackson Lourenço Massarra dos Santos e Wagner de Almeida Santos. Público: 20.466 pagantes (23.915 presentes). Renda: R$ 593.415,00.

sábado, 23 de abril de 2011

Luxa se defende por mudanças: ‘Se não mexesse, diriam que sou omisso’

Por Richard Souza Rio de Janeiro
O torcedor do Flamengo até sabe qual é a base do time desta temporada, mas cada partida reserva uma surpresa. Seja por necessidade ou opção, Vanderlei Luxemburgo tem feito mudanças constantes na equipe que disputa o Carioca e a Copa do Brasil. O treinador usou 31 jogadores até agora. A troca de peças se concentra na lateral esquerda e no ataque, setores mais carentes do time. Quem entra não sabe por quanto tempo vai ficar. Quem sai não sabe se volta. Luxa se justifica.
dúvidas luxa (Foto: ArteEsporte)
Luxemburgo ainda procura o time ideal do Flamengo (Foto: ArteEsporte)
- Dizem que mexo muito na equipe. Se não mexesse, diriam que sou omisso. Eu não jogo, dou oportunidade aos atletas. Se tivesse a equipe pronta, não mexeria. Só estou mexendo porque ainda não encontrei a equipe ideal.
Na lateral esquerda, Egídio foi quem mais teve oportunidades. Das 20 partidas oficiais na temporada, o camisa 6 jogou 13. Só não foi titular em duas. Opção mais recente do técnico na posição, Rodrigo Alvim esteve em campo cinco vezes, quatro delas como titular.
Tamanha necessidade fez Luxemburgo improvisar um zagueiro e um meia na esquerda. Ronaldo Angelim jogou três vezes como titular da lateral, enquanto Renato preencheu o “buraco” em duas oportunidades, a última delas nos 45 minutos iniciais do empate por 1 a 1 com o Horizonte-CE, pela Copa do Brasil, na quarta-feira passada.
- Coloquei o Renato ali, mas não foi sem saber. Não foi improvisação. Fiz analisando o adversário, tentando sair mais forte na jogada ofensiva. Vi que eles estavam fechados – explicou Luxa, após o jogo.
A mutação também acomete o ataque. Deivid sempre foi a primeira opção do treinador. Das 14 vezes em que esteve em campo, 11 foram como titular. Os cinco gols dão ao camisa 9 o posto de vice-artilheiro da equipe no ano, mas não o sustentam na equipe. As vaias da torcida são constantes, e o jogador reconhece que falta confiança.
- Coloco o Deivid e a torcida fica no pé. Aí tenho que preservar o Deivid. Coloquei o Wanderley, teve o Negueba... – lembrou o técnico.
JogadorJogosTitular
Egídio1311
R. Alvim54
Deivid1411
Wanderley125
Negueba93
D. Maurício100
Wanderley tem 12 participações na temporada, cinco delas como titular. O desempenho supera o de Deivid. Ele fez seis gols em 2011 e é o artilheiro da equipe ao lado de Thiago Neves.
Negueba teve chance de começar três das nove partidas que disputou. Até então, só Diego Maurício não foi escalado desde o princípio. Até Ronaldinho, que é armador, virou atacante algumas vezes, como na final da Taça Guanabara, contra o Boavista.
Neste domingo, no Fla-Flu da semifinal da Taça Rio, novas mudanças. Uma delas por lesão. O volante Maldonado machucou novamente o joelho esquerdo, será operado na terça-feira e ficará pelo menos seis meses fora. Fernando assume a vaga, por enquanto. Rodrigo Alvim terá nova chance na esquerda, e Renato volta a jogar no meio-campo. Titular no meio de semana, Negueba volta ao banco, enquanto Wanderley será mantido como único homem de frente. A escalação: Felipe, Léo Moura, Welinton, David e Rodrigo Alvim; Willians, Fernando, Renato e Thiago Neves; Ronaldinho e Wanderley.
Depois de reconhecer que o time caiu de rendimento nas “três ou quatro últimas partidas”, Luxemburgo demonstra otimismo.
- Estamos aqui trabalhando. É isso que me faz acreditar. Não resta dúvida de que a coisa vai voltar a acontecer.
A concentração dos jogadores para o clássico começa na noite desta sexta-feira. Na tarde deste sábado, o grupo fará o último treino antes do jogo decisivo.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Torcida pede Renato nas faltas e põe o meia em saia-justa

Por Richard Souza Rio de Janeiro
Ronaldinho chegou ao Flamengo e de cara assumiu a condição de principal cobrador de pênaltis e faltas do time. Foi com este último quesito que ele fez o gol do título da Taça Guanabara. Pelo que se viu no jogo contra o Horizonte, nesta quarta-feira, nas oitavas de final da Copa do Brasil, os rubro-negros pensam em outra opção: Renato.
Renato Abreu e Ronaldinho Gaúcho na partida do Flamengo contra o Horizonte (Foto: Futura Press)
Renato e Ronaldinho conversam com o árbitro do jogo contra o Horizonte. Torcida pediu o primeiro nas cobranças de falta (Foto: Futura Press)
Durante o empate por 1 a 1 com os cearenses, no Engenhão, sempre que surgia uma oportunidade perto da área adversária o nome do meia era gritado. Houve revezamento entre eles nas tentativas. Thiago Neves também se apresentou. Questionado sobre os pedidos dos torcedores, Renato se viu numa saia-justa.
- O torcedor acredita muito no meu potencial no chute de fora da área, de longa distância, forte. Gosto disso também. Fico feliz de a torcida gritar, mas nós treinamos muito durante a semana. O Ronaldinho treina também, o Thiago. A maioria das bolas o Vanderlei (Luxemburgo) pede para ele (Ronaldinho) bater escanteios, faltas laterais. Fico mais como opção. Quando surge a oportunidade, tenho de chutar.
Ao privilegiar o astro, o time abre mão de Renato, cujo aproveitamento em bolas paradas é o melhor do elenco. Desde que voltou ao Rubro-Negro, em julho de 2010, o jogador marcou cinco vezes em cobranças de falta. A primeira foi no empate por 3 a 3 com o Fluminense. Depois foi a vez de o goleiro Renan, do Inter, ser surpreendido pela curva. O Guarani também sofreu um gol do camisa 11. Antes de Ronaldinho estrear, ele marcou de falta contra o América. Já com o craque no time, teve a primeira chance na vitória por 3 a 0 sobre o Murici, pela Copa do Brasil, em Maceió, em meados de fevereiro. Aproveitou a brecha e marcou (assista ao vídeo acima).
- O Ronaldinho sempre treinou bem, vai continuar batendo as faltas. Quando surgir a chance para mim, vou bater também.
O Flamengo volta a jogar no domingo, contra o Fluminense, pela semifinal da Taça Rio, às 16h, no Engenhão. A partida de volta contra o Horizonte será na quarta-feira que vem, no Ceará, às 21h50m.

Maldonado sofre nova lesão no joelho esquerdo e para por seis meses

Por Richard Souza Rio de Janeiro
 
Maldonado (Foto: Richard Fausto de Souza / Globoesporte.com)
Maldonado durante entrevista coletiva (Foto: Richard Fausto de Souza / Globoesporte.com)
Depois do empate decepcionante diante do Horizonte na quarta-feira, o Flamengo recebeu mais uma notícia ruim nesta quinta-feira. O volante Maldonado teve constatado o rompimento no enxerto do joelho esquerdo e terá de passar por nova cirurgia no local. A previsão inicial de volta aos gramados é de seis meses, segundo o médico do clube José Luís Runco.
A contusão é semelhante à que Maldonado sofreu em novembro de 2009, quando defendia a seleção chilena em amistoso contra a Eslováquia. Na ocasião, o volante acabou desfalcando o Flamengo nos quatro últimos jogos da campanha do hexacampeonato brasileiro.
De acordo com as palavras do médico José Luís Runco, a nova contusão não aconteceu na partida desta quarta-feira, diante do Horizonte. O próprio Maldonado acredita que a situação do seu joelho se agravou na decisão da Taça Guanabara, contra o Boavista. No entanto, ele seguiu treinando e jogando normalmente, apesar das dores existentes.
- Não aconteceu na partida deste meio de semana. O Maldonado acredita que foi contra o Boavista (num lance em que ele caiu de costas, quando teria o fácil domínio da bola). Ele sentia um incômodo nos treinos, mas achou que dava para continuar. A nova cirurgia será na próxima terça-feira. A tendência é de que a recuperação leve uns seis meses - disse Runco.
A contusão frustra os planos de Maldonado em relação à seleção chilena. Ele já havia recebido ligações da federação de futebol de seu país e estava bem cotado para representar o Chile na próxima Copa América, que será realizada no meio deste ano, na Argentina. Maldonado deve começar a fazer fisioterapia daqui a 15 dias.
O técnico Vanderlei Luxemburgo não tem muitas opções à altura para substituir Maldonado. Volantes de origem, o treinador tem apenas Fernando e Muralha no elenco, além do titular Willians. Galhardo e Fierro também podem ser utilizados na posição.

Bonde sem freio x Império do Amor: parecidos dentro e fora do campo

Por Richard Souza Rio de Janeiro
O argumento de Vanderlei Luxemburgo para dizer “não” a uma possível volta de Adriano (agora no Corinthians) foi a nova filosofia do Flamengo, pautada na disciplina. Manter a ordem tornou-se uma tarefa diária para a comissão técnica e a diretoria. Ainda assim, alguns atrasos têm feito parte da rotina do grupo, inclusive com reincidências. A assiduidade nos treinos prevalece, mas o desempenho dos atletas nas noitadas é forte. O apelido “bonde sem freio”, aliás, surgiu nas repetidas reuniões dos solteiros da equipe. Excetuados os escândalos públicos, hábitos muito parecidos com os daqueles que marcaram o Império do Amor, em especial no primeiro semestre do ano passado.
montagem Flamengo bonde x império do amor (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
Assim como o Bonde sem freio, Império do Amor viveu boa fase. No fim, escândalos e eliminações (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
Com a bola em jogo, o aproveitamento é idêntico. Nos primeiros 20 jogos oficiais de 2010, o time que tinha o Imperador e Vagner Love como astros fez 48 pontos. Foram 15 vitórias, três empates e duas derrotas e nenhuma taça. Descontados os dois amistosos da pré-temporada (empate com Londrina e vitória sobre o América-MG), a equipe de Luxemburgo disputou a mesma quantidade de partidas e alcançou pontuação igual. A diferença é que ainda não perdeu: 14 vitórias e seis empates e conquistou um título (a Taça Guanabara). Detalhe: além do Carioca, o time Andrade disputava a Libertadores, uma competição mais difícil do que a Copa do Brasil que o Rubro-Negro encara atualmente.
Os primeiros quatro meses do ano passado foram de um império desgovernado, em ebulição constante. Desde a pré-temporada em Porto Feliz-SP, uma série de problemas marcou a trajetória do Fla. Percalços que vieram junto com a conquista do Campeonato Brasileiro de 2009. O acerto com Vagner Love foi a quase solitária boa notícia. Quando voltou ao Rio de Janeiro, os jogos do Carioca começaram. Conforme as rodadas foram passando, os problemas foram se desvendando, numa espécie de efeito dominó. Mas enquanto o Império do Amor fazia mais gols do que o time sofria, e as vitórias apareciam, estava tudo bem. A presidente Patricia Amorim tolerava regalias, apesar de não gostar da sensação de anarquia.

- Enquanto a bola estiver entrando, está tudo bem. Guardo e toco para frente – disse na época.
O então vice de futebol Marcos Braz confirmou que Vagner Love e Adriano tinham direito a privilégios. A argumentação era de que a dupla abrira mão de muito dinheiro para jogar no Flamengo. A posição desagradava Petkovic, que fora afastado dos treinos com o grupo após o Fla-Flu de 31 de janeiro, quando discutiu com Marcos Braz.
Antes de Pet ser reincorporado, Leonardo Moura e Álvaro discutiram asperamente durante o jogo contra o Boavista, no dia 6 de fevereiro, em Volta Redonda. Durante o carnaval, também houve pequenos atritos entre a comissão técnica. No jogo seguinte, o sérvio voltou a jogar (substituindo Vinícius Pacheco durante o jogo), mas o Flamengo perdeu a semifinal da Taça Guanabara para o Botafogo, no dia 17 de fevereiro.
Adriano, do Flamengo, ao lado da noiva Joana Machado (Foto: Agência Estado)
O conturbado relacionamento de Adriano chegou ao clube no episódio da Chatuba (Foto: Ag. Estado)
Iniciada a Taça Rio, novos problemas. Sem Adriano e Kleberson, convocados para o amistoso da Seleção Brasileira contra a Irlanda, em Londres, o time começou a competição goleando o Macaé e vencendo o Madureira. Mas logo após esses dois jogos, veio o notório episódio na Chatuba. O Imperador voltou da Inglaterra diretamente para a farra com companheiros de Flamengo, entre eles Álvaro e Bruno. Quando estavam em um bar da favela, a então noiva do atacante, Joanna Machado, apareceu na favela como um furacão, discutindo com Adriano e depredando alguns carros. E o goleiro Bruno, ao tentar defender o colega, ainda fez uma pergunta com teor machista: "quem nunca brigou ou até saiu na mão com a mulher?". O camisa 1 levou uma dura da presidente Patricia Amorim e teve que se retratar.
Dias depois, o casal apareceu de mãos dadas na Gávea quando o atacante iniciou a etapa de treinos de recondicionamento físico. Mesmo visivelmente fora de forma, voltou ao time contra o Vasco, marcando o gol da vitória, dia 15 de março. Foi a partir deste jogo que Vagner Love passou a ter de responder publicamente por suposto envolvimento com traficantes, após ter sido flagrado entre eles numa festa na Rocinha. E dias depois, Adriano teve que dar explicações à Polícia sobre uma motocicleta que teria dado de presente à mãe de um acusado de ser chefe do tráfico de drogas.
Quando o Império do Amor saiu do foco policial (os dois atacantes tiveram que depor sobre o envolvimento com traficantes) e tudo parecia ter acalmado, Adriano desfalcou o time em jogos importantes por causa de dores lombares. Mas o foco deixou de ser o Imperador justamente em uma dessas partidas em que ele esteve ausente da competição sul-americana. Na derrota do Fla para o Universidad Católica, em Santiago, por 2 a 0, em 14 de abril, Bruno e Petkovic brigaram no intervalo.
No Estadual, o Flamengo buscava o tetracampeonato. Na final da Taça Rio, enfrentou o Botafogo, adversário que derrotara nas últimas três decisões. Desta vez, o desfecho foi outro. Mesmo com Adriano e Love, acabou superado pelo rival, por 2 a 1, no Maracanã, no dia 18 de abril.
Em 23 de abril, Patricia Amorim comunicou ao vice de futebol Marcos Braz, ao técnico Andrade e ao diretor de futebol Eduardo Manhães que eles estavam demitidos.
A campanha do campeão brasileiro na primeira fase da Taça Libertadores foi decepcionante. Ainda assim, conseguiu se classificar para a fase seguinte. Depois de superar o Corinthians nas oitavas de final, o Império do Amor sucumbiu ao talento do meia argentino Montillo, hoje no Cruzeiro, decisivo para o Universidad de Chile nas quartas.

Em 2011, quem freia o Bonde?

Luxemburgo resolveu acionar a trava de emergência do Bonde sem freio nos últimos dias de março. No dia 30, o treinador reuniu o grupo e decretou restrições sobre as noitadas. Se durante o carnaval ele marcou treinamentos em horários que permitissem a folia dos comandados, desta vez, a ordem foi diferente. Ele pediu de forma enfática e textualmente para que os jogadores “pisassem no freio” e evitassem excessos. Para se certificar de que seria atendido, planejou um retiro em Atibaia, no interior de São Paulo. Foram cinco dias de treinos e concentração absoluta para tentar melhorar um ambiente confuso e trabalhar para os jogos decisivos da Taça Rio de da Copa do Brasil.
Luxemburgo treino Flamengo (Foto: Fábio Borges / VIPCOMM)
Luxemburgo em conversa com os jogadores do Flamengo (Foto: Fábio Borges / VIPCOMM)
Antes da viagem, os jogadores negaram exageros noturnos. Léo Moura foi um deles.
- Cada um tem sua vida particular. Sabemos que tem o momento de sair e o momento de nos resguardar. Mas temos de viver, somos seres humanos, não somos diferentes - afirmou o lateral-direito.
Os últimos acontecimentos, no entanto, demonstram que o freio se faz necessário. Na madrugada de segunda para terça, às vésperas do jogo contra o Horizonte-CE, pela Copa do Brasil, houve uma festa no apartamento de Ronaldinho Gaúcho, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, que só terminou com o nascer do sol. E com a presença de alguns jogadores. Recentemente, um dos atletas se envolveu numa confusão pública ao ser flagrado pela esposa na companhia de outra mulher.
As regalias, pelo menos por enquanto, não são permitidas. Ronaldinho, o astro da companhia, jamais faltou aos treinos e cumpre horários com assiduidade quase militar. O desempenho do camisa 10, no entanto, começa a ser questionado pelos torcedores. Atuações aquém do esperado e o pênalti perdido contra o Macaé, domingo passado, não foram bem digeridos pelos rubro-negros. Em alguns momentos do empate por 1 a 1 com os cearenses, no jogo de ida das oitavas de final, a torcida chiou como ainda não havia feito. Após a confronto, Vanderlei Luxemburgo não defendeu o jogador.      
- O Ronaldo tem que entender que aqui é Flamengo. Se não jogar bem, vai ser vaiado. O Adriano também foi vaiado. O Ronaldo pode ser vaiado, pode ser criticado. Ele sabe que a torcida do Flamengo vai cobrar uma performance sempre melhor. Ele foi contratado para isso. Cabe a ele buscar dentro de campo algo para não ser vaiado. Ou ele, ou o Deivid, que foi vaiado outras vezes. Qualquer atleta está aí para ser vaiado, essa é a história do clube.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Luxa escala Negueba e Wanderley contra o Horizonte. Renato vira lateral

Por Janir Júnior Rio de Janeiro
Wanderley treino Flamengo (Foto: Maurício Val / VIPCOMM)
Wanderley ganhou vaga no ataque do Fla para o jogo contra o Horizonte (Foto: Maurício Val / VIPCOMM)
O técnico Vanderlei Luxembugo havia prometido surpresas para o jogo contra o Horizonte, nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Engenhão, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. E as novidades vieram no coletivo desta terça-feira, no Ninho do Urubu. O treinador sacou Rodrigo Alvim e Deivid do time. Renato foi recuado para a lateral esquerda. O ataque foi formado por Wanderley e Ronaldinho, com Negueba no meio-campo.
A tendência é que o Flamengo pressione o Horizonte desde os minutos iniciais. No coletivo, Ronaldinho teve liberdade total para avançar. Negueba foi orientado a ajudar na marcação, para o que o time não fique muito vulnerável nos contra-ataques.
O jovem também recebeu a missão de se aproximar dos homens de frente, junto com Thiago Neves.
Com as mudanças, a equipe titular mostrou uma melhor movimentação no coletivo que durou menos de 30 minutos. A presença de Renato na lateral esquerda fortaleceu o setor.
O time titular foi formado por: Felipe, Léo Moura, Welinton, David Braz e Renato; Maldonado, Willians, Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho; Negueba e Wanderley.
Os reservas jogaram com Paulo Victor, Galhardo, Jean, Ronaldo Angelim e Rodrigo Alvim; Fernando, Fierro, Egidio e Bottinelli; Deivid e Diego Mauricio.

Horizonte em tarde rubro-negra: time cearense recebe visita de Zico

Por Cahê Mota Rio de Janeiro
O Horizonte vive um sonho rubro-negro no Rio de Janeiro. Como se não bastasse o fato de enfrentar o Flamengo nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Engenhão, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, o clube cearense foi recebido por Zico em treinamento no CFZ nesta terça-feira. A visita do anfitrião transformou a tarde que já era repleta de ansiedade por se tratar da véspera do confronto mais importante do sete anos de vida da equipe em um momento inesquecível para jogadores, integrantes da comissão técnica e diretoria.
Zico visita treinamento do Horizonte (Foto: Carlos Mota / Globoesporte.com)
Zico foi muito requisitado para fotos e autógrafos por integrantes da delegação do Horizonte
(Foto: Carlos Mota / Globoesporte.com)
Bastou Zico entrar no campo principal do centro de treinamento, por volta das 16h30m, para a emoção tomar conta do local. Visivelmente encantado pela presença do ídolo, Paulo Wagner, presidente do Horizonte e torcedor fervoroso do Flamengo, foi ao encontro do Galinho. Após um aperto de mão e um abraço, recebeu as boas-vindas e as respondeu de imediato com pedidos para tirar uma foto.
- Para mim, não há outro. Zico é o rei. Não é o Pelé. E não digo isso por ele estar na minha frente. Sempre foi assim. É um prazer e um emoção muito grande para todos nós estar aqui no CFZ e ser recebido pelo Zico – disse o dirigente.
Zico visita treinamento do Horizonte (Foto: Carlos Mota / Globoesporte.com)
Zico conversa com Paulo Wagner, presidente do
Horizonte (Foto: Carlos Mota / Globoesporte.com)
Simpático, o Galinho de Quintino deixou os visitantes à vontade e revelou um pedido especial do amigo e cantor cearense Raimundo Fagner para que o rival do Flamengo utilizasse suas instalações. Zico, porém, não conseguia sequer emendar uma conversa mais longa com os dirigentes do Horizonte. A todo instante integrantes da delegação o interpelavam para autógrafos e fotos. Até mesmo integrantes da comissão técnica abandonaram o rachão para assediá-lo.
- Esses momentos são sempre gratificantes. Temos procurado receber todas as equipes que viajam para jogar no Rio de Janeiro. As portas do CFZ estão sempre abertas, ainda mais para um presidente rubro-negro, que me tem como ídolo e faz um bom trabalho. Sei porque tenho um clube na Segunda Divisão e sei o quanto é sacrificante e difícil. O clube está de parabéns pela campanha na Copa do Brasil e torço para que Deus os ilumine e que tenham ainda mais sucesso.
Como bom anfitrião e rubro-negro, Zico evitou comentários sobre a partida desta quarta-feira. Como não vai poder estar presente no Engenhão por compromissos em São Paulo, ele preferiu aproveitar a oportunidade para brincar com o filho Júnior, torcedor do Guarani, que foi eliminado pelo Horizonte na segunda fase da competição nacional.
- O sucesso independe do time contra o qual eles forem jogar. Até porque já derrubaram o clube do meu filho, que é Guarani doente. Inclusive, no dia seguinte ao jogo, brinquei com ele perguntando se tinha visto alguma luz no horizonte. Ele não entendeu muito bem a piada, só foi perceber depois porque estava de cabeça inchada. Essa competição é assim. Às vezes há surpresas como foram Paulista e Santo André. Em jogo de mata-mata, tudo pode acontecer.
Jogador do Horizonte (Foto: Carlos Mota / Globoesporte.com)
Júnior Cearense com filho Arthur e tatuagem: homenagem ao ídolo Zico (Cahê Mota / Globoesporte.com)
E as palavras de carinho se repetiram também para os jogadores. Ao término da atividade, o treinador Roberto Carlos reuniu todo o grupo no centro do gramado para receber a benção do maior ídolo da história do rival desta quarta. Com os olhares vidrados, os jogadores ouviram:
- Vocês são muito bem-vindos aqui. Desejo boa sorte na caminhada de vocês. Temos dado sorte para as equipes de fora que treinam aqui.
Passado o rápido discurso, a rotina de fotos e autógrafos continuou. Entre os fãs, um era especial: o volante Junior Cearense. Com passagem pelo Ceará, onde disputou a Série A do Brasileirão do ano passado, ele levava no colo o filho Arthur, que leva o nome em homenagem ao Galinho de Quintino.
- O Zico é minha referência no futebol e como pessoa fora de campo. Dei o nome ao meu filho por ele. Até tenho tatuado no meu braço. Sempre fui torcedor do Flamengo, e ele merece isso. É a primeira vez que o vejo de pertinho. É um sonho realizado. Nunca imaginei isso. Deus prepara as coisas no momento certo. Vou fazer um quadro com essa foto e colocar em casa.
Os horizontinos, porém, se despiram do lado rubro-negro assim que Zico deixou o local. Agora, o sonho, que volta a ser azul e amarelo, é o de uma vitória histórica no Engenhão. Pelo menos esse é o discurso de Júnior Cearense.
- Como bom rubro-negro, eu sou Horizonte desde criancinha nesta quarta.
Já o presidente Paulo Wagner, que levava orgulhoso camisas autografadas pelo ídolo ao lado dos filhos, foi menos contundente. Com os braços erguidos para o céu, bradou:
- Seja o que Deus quiser.
Afinal, nenhuma derrota será capaz de apagar a viagem do modesto Horizonte ao Rio de Janeiro.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Pênalti perdido por Ronaldinho causa silêncio. Apenas passageiro

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
O pênalti desperdiçado por Ronaldinho Gaúcho aos 48 minutos do segundo tempo do jogo contra o Macaé teve efeito colateral no Flamengo. Que passou rápido, e não causou estragos. Depois do empate em 1 a 1 em Volta Redonda, que definiu o Fluminense como adversário do Rubro-Negro na semifinal da Taça Rio, o camisa 10 demonstrou abatimento no ônibus da delegação que retornou de Volta Redonda para o Rio na noite de domingo. Mas nesta segunda-feira, o sorriso já estava estampado no rosto do jogador.
- O Ronaldinho voltou quieto no ônibus, chateado. Até queria que ele falasse, pois sempre voltamos conversando, escutando música. Mas desta vez não teve som, não teve conversa. Todos ficaram tristes pelo jogo, e por ele também – revelou Thiago Neves, que divide quarto na concentração com Ronaldinho.
Mas o abatimento que pegou carona no ônibus da delegação ficou pela estrada. Na reapresentação do time na tarde desta segunda-feira no Ninho do Urubu, em Vargem Grande (Zona Oeste do Rio), Ronaldinho destilou os habituais sorrisos, brincou com os companheiros e provou que a cobrança desperdiçada não teve maiores desdobramentos. O jogador fez um leve trabalho regenerativo de corrida. E depois relaxou na banheira.
O Ronaldinho voltou quieto no ônibus, chateado. Até queria que ele falasse, pois sempre voltamos conversando, escutando música. Mas desta vez não teve som, não teve conversa."
Thiago Neves
- Ele está tranquilo. Só perde pênalti quem bate. É normal, o Ronaldinho já perdeu outros pênaltis. Ele é experiente, vencedor, vai levantar a cabeça. Não será um pênalti perdido contra o Macaé que vai abalar. Domingo, ele vai dar espetáculo - completou Thiago Neves.
Mesmo já projetando a semifinal contra o Fluminense no domingo, antes o Flamengo enfrentará o Horizonte nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no jogo de ida pelas oitavas de final da Copa do Brasil, no Engenhão.
- Confiamos muito no Ronaldinho. Ele já nos ajudou a definir a Taça Guanabara - lembrou David Braz, referindo-se ao gol de falta do camisa 10 sobre o Boavista, que garantiu o título do primeiro turno.
Ronaldinho não faz gol há sete partidas, desde a segunda rodada da Taça Rio, diante do Bangu.
    
    Thiago Neves Ronaldinho treino Flamengo (Foto: Fernando Maia / O Globo)
    Ronaldinho e Thiago Neves se divertiram em treino do Fla nesta segunda (Foto: Fernando Maia / O Globo)
    
  •  

Luxa cogita mudar o time contra o Horizonte: 'Posso fazer uma surpresa'

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Em participação no programa Redação Sportv desta segunda-feira, o técnico Vanderlei Luxemburgo deu pistas de que pode mudar o time no duelo com o Horizonte, quarta-feira, pelas oitavas da Copa do Brasil.  A partida será no Engenhão, às 21h50m. Os ingressos estão à venda.
- Posso fazer uma surpresa para quarta-feira, porque estamos jogando em casa - comentou, sem entrar em detalhes.
Durante o bate-papo, o comandante repetiu a tese de que pegar o Olaria na semifinal não deixaria o Flamengo mais tranquilo na Taça Rio. Mas algumas palavras mostraram que escapar do Fluminense era um forte desejo de Luxemburgo no segundo tempo do empate em 1 a 1 com o Macaé (veja o vídeo com o pênalti perdido nos acréscimos).
- Eu estava analisando o que estava acontecendo na competição. Veio a resposta de que o Olaria estava vencendo. Queria ser primeiro do grupo, daria moral. Fomos para cima. Na hora do pênalti, saí comemorando. Como poderia imaginar? Pênalti com Ronaldinho, último minuto...Acontece. Parecia o Baggio - comentou o treinador, lembrando a cobrança desperdiçada pelo italiano na final da Copa de 1994.
Luxemburgo também confirmou que o volante Willians será punido por ter faltado ao treino do último sábado, no Ninho do Urubu. O treinador só não disse qual será a punição. Existe a hipótese de o jogador ser multado.
O assunto surgiu no momento em que o treinador foi perguntado sobre a situação de Carlos Alberto no Grêmio. O jogador ficou uma semana sem treinar para tratar de problemas particulares no Rio de Janeiro. No último domingo, contra o Ypiranga, o meia ficaou no banco. Entrou no segundo tempo e fez um dos gols da vitória nos pênaltis, depois de empate em 1 a 1 no tempo normal. O treinador rubro-negro analisou a carreira do meia e citou o exemplo de Willians espontâneamente,  sem ser perguntado sobre a falta de sábado. Para Luxemburgo, os jogadores se sentem protegidos pelos empresários e pelo mercado movimentado.
- Ele (Carlos Alberto) cria o problema e isso vem para dentro do campo, caminha com ele. Os problemas que o Carlos Alberto teve foram todos de não saber aonde termina o limite. Por exemplo, o Willlians não apareceu no treinamento. Ia chegar atrasado e eu mandei voltar. Técnico tem que tomar uma atitude. Infringiu a regra de uma empresa. O futebol está assim. O cara falta, vai na véspera de jogo para não sei aonde. Aí o assessor de imprensa começa a preparar o cara, o empresário também. Fala: "se o Luxa não te colocar para jogar, eu te tiro do Flamengo e coloco no Corinthians". Esse é o mercado. O técnico hoje em dia tem que ter cuidado de saber como é que vai falar nas palestras. Saber qual é a abordagem. Porque tem empresário que diz: "o técnico falou para você marcar, mas você tem que agredir,  porque temos de fazer o DVD pra mostrar. Existe um mercado paralelo - comentou o treinador.

domingo, 17 de abril de 2011

Velozes e furiosos

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro para a divulgação do filme Velozes e Furiosos 5, cuja trama se passa na cidade,  os atores Vin Diesel, Dwayne "The Rock" Johnson e Paul Walker e a atriz Jordana Brewster receberam camisas personalizadas do Flamengo. Os presentes foram entregues aos atores no Aterro do Flamengo por Rafael Cotta, que trabalha no departamento de marketing.
Vin Disel camisa Flamengo (Foto: Rafael França / Fla Imagem)
Vin Diesel posa com a camisa do Fla em frente ao bondinho do Pão-de-Açúcar
(Foto: Rafael França / Fla Imagem)
Simpático, o astro americano agradeceu com um "muito obrigado", dito num esforçado português.
The Rock camisa Flamengo veloses e furiosos (Foto: Rafael França / Fla Imagem)
Dwayne Johnson também ganhou a camisa rubro-negra (Foto: Rafael França / Fla Marketing)

'No momento certo o gol vai sair', diz Ronaldinho após pênalti perdido

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Um pênalti perdido por Ronaldinho Gaúcho nos acréscimos do jogo contra o Macaé na tarde deste domingo, em Volta Redonda, colocou o Flamengo no caminho do Fluminense na semifinal da Taça Rio. Se o camisa 10 tivesse marcado, os rubro-negros venceriam por 2 a 1, terminariam em primeiro lugar no Grupo A, e pegariam o Olaria no próximo fim de semana. Ronaldinho deixou o gramado cabisbaixo. O chute nas alturas foi seu pior momento com a camisa do Flamengo.
- Bati mal, a bola subiu. É assim. No momento certo o gol vai sair - disse o jogador na descida para o vestiário.
Os jogadores sentiram o golpe. No momento da cobrança, por exemplo, Felipe estava de costas, rezando. O camisa 1 sabia que o caminho para o título poderia ser mais simples, mesmo pregando respeito ao Olaria no discurso.
- Poderíamos ter saído com a vitória. Não teríamos um clássico na semifinal. Mas não podemos escolher adversário. Pode ser que se repita o primeiro turno. Pegamos o Botafogo e depois o Boavista. Agora é vencer o Fluminense e, quem sabe, o Olaria na final - comentou o goleiro.
Maldonado foi outro a admitir a frustração de não enfrentar o Olaria na próxima fase.
- Se a gente tivesse ganho o jogo, seria uma semifinal diferente. Mas estamos tranquilos, preparados - garantiu o volante.
O Flamengo volta a campo na próxima quarta, contra o Horizonte, pelo jogo de ida das oitavas da Copa do Brasil. A partida será no Engenhão.

Ronaldinho perde pênalti, Fla tropeça no Macaé e pega o Flu na semifinal

por Richard Souza
Metas traçadas, mas cumpridas pela metade. O Flamengo entrou em campo na tarde deste domingo garantido nas semifinais, mas com a intenção de vencer o Macaé para ter chance de terminar a fase de classificação da Taça Rio na liderança do Grupo A e aumentar a séria invicta para 22 partidas. Faltou pouco para dar tudo certo. Faltou um gol. Um gol de Ronaldinho Gaúcho. O craque do time, vice-artilheiro da equipe na temporada, desperdiçou um pênalti aos 52 minutos da etapa final, no último lance do confronto. O empate por 1 a 1, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, distante cerca de 120 km do Rio, deixa o Rubro-Negro com 16 pontos, na vice-liderança.

O primeiro lugar da chave esteve nas mãos do time de Vanderlei Luxemburgo, já que o Vasco empatou com o Olaria, em Macaé, por 2 a 2, e chegou a 17. Sendo assim, no cruzamento da próxima fase, o Fla enfrenta o Fluminense. Vasco e Olaria jogam mais uma vez na outra semifinal, provavelmente no sábado, já que o clássico deve ser no domingo, no Engenhão.
O Flamengo volta a jogar na próxima quarta-feira, mas pela Copa do Brasil. O time começa a disputa contra o Horizonte-CE nas oitavas de final, às 21h50m (de Brasília), no Engenhão. O Macaé vai se preparar para a estreia na Série C do Brasileirão, em 16 de julho, contra o Marília, em casa.

Confira a classificação completa da Taça Rio
Sem gols e sem graça
Foi um Flamengo diferente daquele que o rubro-negro está habituado a ver. Vanderlei Luxemburgo mudou meio time. Por obrigação, colocou Ronaldo Angelim no lugar de David Braz, suspenso. Por cautela, preservou os pendurados Léo Moura, Welinton e Willians. Galhardo, Jean e Fierro entraram, respectivamente. O treinador também preferiu poupar Thiago Neves. O camisa 7 ficou no banco, e Darío Bottinelli ganhou uma chance no meio-campo.
Tão tímido quanto nas poucas entrevistas que concede, o argentino esteve discreto em campo. Luta não faltou, mas ainda está distante daquilo que Luxemburgo enxergou no jogador. Foi o técnico quem pediu a contratação de “El Pollo”. Escalado como atacante, Ronaldinho teve de buscar jogo para auxiliar na armação. A primeira boa oportunidade surgiu na bola parada ensaiada, logo aos seis minutos. O camisa 10 cobrou falta da entrada da área, e Jean apareceu de surpresa. A cabeçada parou no goleiro Everton, e a zaga afastou o perigo.
O Macaé adotou uma postura cautelosa. O time do Norte Fluminense procurou ficar com a bola, rondou a grande área do Flamengo e assustou duas vezes em chutes de André Gomes e Johnatan. O primeiro errou a pontaria, e o goleiro Felipe espalmou a tentativa do lateral-direito.
Ronaldinho foi o mais perigoso entre os rubro-negros. Se movimentou bem, auxiliou na marcação, acertou e errou alguns passes, e assustou em chute da entrada da área. Apesar do péssimo estado do gramado do Raulino de Oliveira, ele conseguiu fazer a bola rolar até Deivid no ataque, num lindo lançamento. Everton saiu nos pés do atacante.
O Macaé voltou a incomodar em lance polêmico. Robson chutou cruzado, e Felipe espalmou. Indignado, o goleiro partiu na direção do árbitro para reclamar que o jogo fora interrompido para atendimento médico de Danilo, do Macaé, apenas depois da conclusão do atacante. O camisa 1 acabou punido com cartão amarelo por reclamação.

- É um jogo complicado, o campo não ajuda muito, fica difícil para controlar. A maior dificuldade é encontrar o tempo de bola para acertar um bom passe – resumiu Ronaldinho, na saída de campo.

Ronaldinho, até ele, falha
O descanso de Thiago Neves durou só 45 minutos, período em que Luxa teve paciência com Bottinelli. A chance de Deivid no ataque fora interrompida com o mesmo tempo. Diego Maurício voltou do intervalo no lugar do camisa 9. Sem um homem de área, Thiago, Ronaldinho e Diego se revezaram na linha de frente com boa movimentação. Aos 57 segundos, o camisa 10 lançou Thiago na área. O toque por cobertura, com capricho, tirou o goleiro Everton da jogada, mas André Gomes salvou quase sobre a linha. 
Renato tentou de longe, e Everton defendeu. Danilo respondeu da mesma forma para o Macaé, e Felipe pegou. Mais ágil e disposto em campo, o Rubro-Negro partiu em busca da vitória e fez pressão. Funcionou. Aos 12, Ronaldinho cobrou escanteio na segunda trave, e Jean cabeceou sem ângulo pelo lado direito. André Gomes tentou salvar, mas colocou para dentro: 1 a 0. Festa para o zagueiro, que anunciou a aposentadoria para o fim de 2012. Gol para colocar o time na liderança da chave.
O Macaé empatou com Bruno Luiz, dois minutos depois, mas a arbitragem marcou impedimento. Bill e Danilo desafiaram Felipe, mas o goleiro parou ambos. Foi com um bonito chute colocado que Thiago Neves quase ampliou, aos 17. A bola bateu nas duas traves e não entrou.
Thiago fez o time jogar mais e melhor. Ronaldinho, que havia feito um bom primeiro tempo, deu algumas boas arrancadas e distribuiu bons passes. O Flamengo, no entanto, não soube definir o resultado e deu brechas. O Macaé encontrou o atalho. Aos 33, Robson chutou, Felipe deu rebote, e o atacante Hyantony, sem qualquer marcação, completou de cabeça para o gol vazio: 1 a 1. 
Faltava força ao Rubro-Negro para reagir. O Macaé, por pouco, não conseguiu virar. Felipe fez boa defesa em chute cruzado de André Gomes. A chance de vencer, no entanto, voltou a surgir. Aos 49 minutos, o árbitro marcou pênalti de Marcos sobre Diego Maurício. Ronaldinho, como sempre, pegou a bola para cobrar. Apoio dos companheiros, da torcida, 52 minutos no cronômetro. O chute, no entanto, se perdeu sobre a meta de Everton. Ele também erra. O Fla-Flu, que não ocorreu na final da Taça Guanabara por um tropeço tricolor, está marcado: domingo, 24 de abril.    
fLAMENGO 1 X 1 MACAÉ
Felipe, Galhardo (Fernando), Jean, Angelim e Rodrigo Alvim; Maldonado, Fierro, Renato e Bottinelli (Thiago Neves); Ronaldinho e Deivid (Diego Maurício).Everton, Johnatan (Marcos), Eduardo Luiz, Ciro e Bill; Gedeil, Osmar, André Gomes e Danilo; Robson e Bruno Luiz (Hyantony).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.Técnico: Toninho Andrade.
Gols: Jean, aos 12, e Hyantony, aos 33 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Maldonado, Felipe e Fierro (Flamengo); Bruno Luiz e Marcos (Macaé).
Estádio: Raulino de Oliveira, em Volta Redonda/RJ. Data: 17/04/2011. Árbitro: Philip Georg Bennett. Auxiliares: Luiz Cláudio Regazone e Diogo Carvalho Silva. Público pagante: 3534. Público presente: 5330. Renda: R$ 61.420, 00

sábado, 16 de abril de 2011

Ronaldinho visita vítimas da tragédia em Realengo: 'Foi emocionante'

Por Richard Souza Rio de Janeiro
Ronaldinho Gaúcho e a presidente do Flamengo, Patricia Amorim, estiveram nesta sexta-feira no Hospital Estadual Albert Schweitzer, em Realengo, onde estão internadas duas vítimas da tragédia na Escola Municipal Tasso da Silveira. Ronaldinho e Patricia chegaram acompanhados do secretário de Saúde e Defesa Civil do Rio, Sérgio Côrtes. De lá, os rubro-negros foram também ao Hospital Adão Pereira Nunes, em Saracuruna.
- Foi muito emocionante. Tinha muita gente em volta, mas conversei um pouquinho com elas (crianças). Soube que queriam me conhecer e estou aqui para dar um apoio nesse momento difícil. Fico feliz por poder dar um pouco de alegria e desejo que se recuperem. Minhas palavras foram essas. Um deles é muito flamenguista, mas não prometi gol. Não sabia como seria sua reação, pois ainda está sob efeito de medicamentos. Ele se emocionou e eu também. O futebol tem esse poder de dar alegria às pessoas - disse Ronaldinho.
Ronaldinho Hospital Realengo (Foto: Ag. Estado)
Ronaldinho levou alegria ao Hospital Adão Pereira Nunes, em Saracuruna (Foto: Ag. Estado)
Ronaldinho e Patricia deixaram o Hospital Estadual Albert Schweitzer, em Realengo, por volta das 14h30m. Os dois seguiram para o Hospital Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, local em que estão internadas outras duas vítimas. Após o segundo encontro, o craque pegou um helicóptero direto para o treino no CT do Ninho do Urubu, em Vargem Grande.
Confira a galeria de fotos da visita de Ronaldinho a vítimas do ataque à escola
A presença do astro mexeu com a rotina do Albert Schweitzer. O horário de visitas começa às 13h, mas o jogador só chegou ao local às 13h40m. Com toda a segurança mobilizada para o jogador, as demais pessoas foram impedidas de entrar no hospital neste período. Por isso, ao deixar o local, o carro que levava o craque foi vaiado.
- Quero visitar minha sogra e não consigo. Por que não fizeram isso na parte da manhã? Trabalhei a noite toda, estou cansado, não posso ficar aqui esperando esse tempo todo - reclamou o rodoviário Márcio Bispo.
ronaldinho gaúcho visita flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
Ronaldinho faz carinho em Tayane, menina ferida no ataque à escola Tasso Silveira
(Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Love: 'Espero, num futuro próximo, estar no bonde do meu padrinho'

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Vagner Love fernando cska x Porto  (Foto: Agência Reuters)
Vagner Love pretende vestir vermelho e preto
novamente em breve (Foto: Agência Reuters)
A vontade de Vagner Love é adiantar o calendário para que o segundo semestre chegue logo. Nesta quinta-feira, o atacante do CSKA confirmou que pediu ao presidente do clube russo, Eugeny Giner, para voltar ao Brasil e ao Flamengo. Segundo o Artilheiro do Amor, o Rubro-Negro foi o único a fazer uma proposta oficial. O retorno, no entanto, só será possível em agosto, na reabertura da janela de transferências do exterior.
- Eu tenho contrato até 2014 (termina em junho). Para sair daqui, o CSKA vai querer uma recompensa grande, mais tempo de contrato... Mas já tive uma reunião (com o presidente do CSKA), foi um primeiro passo, e vamos ver se em julho consigo negociar. Pedi a ele para voltar ao Brasil, e o único time que me fez uma proposta oficial foi o Flamengo. Espero que o negócio possa sair e eu possa voltar o mais rápido possível - disse, em entrevista à "Rádio Tupi".
Na última terça-feira, o diretor-geral do CSKA, Roman Babaev, confirmou que em julho o clube aceita ouvir a proposta rubro-negra. Um dia antes, Patricia Amorim dissera que havia feito a oferta. No entanto, segundo a mandatária, ela não chega sequer perto de R$ 34 milhões, que representa aproximadamente um terço da multa rescisória do jogador (R $ 91,7 milhões).
- Eu não vi o conteúdo da proposta. Só entreguei na mão dele (presidente do CSKA). Mas se é empréstimo ou compra definitiva não sei informar.
BRASIL MUNDIAL FC: concorra a uma camisa oficial do CSKA com o nome de Love
Love comentou também a possibilidade de fazer parte do "Bonde do Mengão sem freio", que tem feito sucesso no Campeonato Carioca e tem Ronaldinho Gaúcho como "maquinista".
- Seria bom. Espero, num futuro próximo, estar no bonde do meu padrinho (Ronaldinho). Mas ainda não tem nada. Só uma reunião pedindo para eu voltar ao Brasil. Só que agora não tem como negociar com a janela de transferências fechada. Tem que ter paciência e esperar. Ver uma contraproposta do CSKA e ver o que vai acontecer.
Caso o retorno se confirme, Vagner Love poderá jogar a partir da 15ª rodada do Brasileirão. Para ele, será diferente ter Adriano, a outra metade do antigo Império do Amor, como adversário. O Imperador se prepara para estrear pelo Corinthians.
- Vai ser uma coisa meio estranha, mas espero que seja legal e o Flamengo vença.
Confira outros trechos da entrevista:
Volta ao Flamengo
"Por mim, eu não sairia (do Flamengo). Fui muito feliz na primeira passagem. Procurei retribuir o carinho da torcida da melhor maneira possível. Quero desejar sorte à torcida rubro-negra, que possa comemorar o título do Carioca e, quem sabe, no Brasileiro eu possa estar aí. Espero que continuem o trabalho maravilhoso e, quando eu chegar, que eu possa ajudar a conquistar mais vitórias e titulos".
Situação no CSKA
"Depois que voltei do Brasil, ainda não joguei, mas vou voltar (ao time) no fim de semana. Tem que voltar à boa forma física novamente".
Sobre o frio da Rússia
"Eu me viro bem. Estou aqui há sete anos, já acostumei com o frio, em jogar com temperaturas negativas. No começo foi difícil, mas, com o passar dos anos, tirei de letra. Procurei fazer sempre meu melhor aqui".
De olho no Rubro-Negro
"Acompanho, com certeza. Todos os jogos que passam costumo assistir. Torço bastante. Sou torcedor do Flamengo até a morte. Torci bastante contra o Botafogo (domingo passado)".

Angelim se anima com chance de ser campeão invicto: 'Seria novidade'

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
Oito jogos oficiais, dois amistosos e um gol marcado. Ora zagueiro, ora lateral-esquerdo. Ronaldo Angelim ajuda o Flamengo como pode. Ainda que não seja titular de Vanderlei Luxemburgo, se considera e é tratado como peça importante para o grupo. Foi assim, por exemplo, na semifinal da Taça Guanabara, quando fez o gol rubro-negro no empate por 1 a 1 com o Botafogo no tempo normal. Foi assim das vezes que foi escolhido pelo treinador para jogar improvisado na esquerda.
Ronaldo Angelim autografa camisa de torcedor durante treino na praia (Foto: Richard Souza / GLOBOESPORTE.COM)
Ronaldo Angelim autografa camisa de torcedor durante treino do Fla na praia (Foto: Richard Souza / GLOBOESPORTE.COM)
- Me sinto importante. Das vezes que entrei dei meu melhor, ajudei. Se a equipe está invicta, participei em quatro, cinco jogos. Me sinto tão importante quanto os outros jogadores. Para ser campeão, o clube tem de ter um grupo forte e não 11 jogadores. Tem de ter 24 mais ou menos no mesmo nível para ter uma temporada boa. Isso que o Vanderlei tenta fazer, manter o grupo forte, para manter o bom nível de atuação.
Angelim será chamado mais uma vez. Neste domingo, vai ser titular contra o Macaé, pela última rodada da fase de classificação da Taça Rio. David Braz está suspenso com três cartões amarelos. Uma das metas do defensor é ajudar a equipe a se manter invicta na temporada. Em 20 partidas, foram 15 vitórias e cinco empates.
- Fizemos uma boa pré-temporada, a equipe encaixou, temos jogadores decisivos, algo que faltou no Brasileiro do ano passado. Chegaram novos jogadores, que fazem a diferença. Vai ser difícil manter a invencibildaide por muito tempo, mas vamos pelo menos tentar ganhar o estadual invicto. Eu ganhei três títulos (2007, 2008 e 2009), perdi um no ano passado, mas seria uma novidade ser campeão invicto.
Flamengo e Macaé vão jogar em Volta Redonda, no Raulino de Oliveira, às 16h (de Brasília). O Rubro-Negro tem 15 pontos e é vice-líder do Grupo A. O Vasco lidera com 16.