quinta-feira, 31 de março de 2011

Luxemburgo reúne o grupo para longa conversa no Ninho do Urubu

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
O treino do Flamengo na tarde desta quarta-feira teve um bom tempo destinado a uma conversa de Vanderlei Luxemburgo com o grupo. Para ter privacidade no bate-papo com o elenco, o técnico só liberou a abertura dos portões para a imprensa uma hora e meia depois do horário marcado para o início da atividade.
A conversa do treinador com os jogadores se dá no momento em que o time está há três jogos sem vencer, ameaçado de ficar fora da fase final da Taça Rio. Depois de empates com Fluminense (0 a 0), Cabofriense (0 a 0) e Madureira (3 a 3), o Flamengo está em quarto lugar no Grupo A, atrás de Vasco, Boavista e Americano. O próximo confronto rubro-negro será contra o Duque de Caxias, sábado, às 18h30m, no Engenhão.
treino Flamengo (Foto: Richard Fausto / Globoesporte.com)
Jogadores fazem fila para aprimorar a pontaria no Ninho do Urubu (Foto: Richard Fausto / Globoesporte.com)
 
Jogadores treinam finalizações
Quando os jornalistas puderam entrar no Ninho do Urubu, Luxemburgo comandava um treino de finalizações. Debaixo de chuva, atacantes e meias rolavam a bola para os laterais e corriam para receber o cruzamento na área.
O volante Muralha treinou com o time principal. O jogador desceu recentemente para os juniores e foi repreendido por Luxemburgo por ter sido expulso em uma partida da categoria. Lorran e Negueba também fizeram parte do treino desta tarde.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Negueba treina com o grupo principal no Ninho do Urubu

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
Deivid, Negueba e Angelim treino do Flamengo (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
Negueba participa do treino físico com Deivid e Angelim (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
Depois de não ter ficado nem no banco de reservas no empate em 3 a 3 contra o Madureira, Negueba participa nesta tarde do treino da equipe principal do Flamengo, no Ninho do Urubu. O técnico Vanderlei Luxemburgo não relacionou o jogador no último domingo por entender que Negueba ficou deslumbrado com o sucesso repentino. Na última segunda, o grupo estava de folga.
Oficialmente, o Flamengo afirma que Negueba em momento nenhum foi afastado do elenco principal. A assessoria de imprensa rubro-negra explica que todos os jogadores com menos de 20 anos fazem parte do grupo de juniores e, eventualmente, são cedidos ao grupo profissional, a pedido do treinador. 
Além de Negueba, Luxemburgo tem a volta de Willians e Renato, que cumpriram suspensão no último domingo. Na próxima rodada da Taça Rio, o Flamengo enfrenta o Duque de Caxias, sábado, às 18h30m, no Engenhão.
Novo contrato
O goleiro reserva Paulo Victor renovou seu contrato com o clube até o fim de 2015.

Muito antes do recorde de Rogério Ceni veio o gol histórico de Ubirajara

Por Michel Siqueira, Rafael Cavalieri e Thiago Correia Rio de Janeiro
 Rogério Ceni chegou à incrível marca de 100 gols na carreira, e é o dono do recorde de gols marcados por um goleiro no futebol mundial. Mas muito antes do feito do camisa 01 do São Paulo, um velho conhecido dos cariocas gravou seu nome na história ao se tornar o primeiro goleiro a balançar a rede com a bola rolando. Trata-se de Ubirajara e seu feito foi eternizado no Guinness, o livro dos recordes. Hoje, aos 65 anos, o ex-jogador de Botafogo, América e Olaria se recorda do gol que marcou no Carioca de 1970 vestindo a camisa do Flamengo.
O jogo foi pela última rodada do Estadual, o rival era o Madureira e o campo era o da Portuguesa, na Ilha do Governador. Ubirajara garante que o gol foi fruto de sua atitude em campo, algo que ele faz questão de elogiar no recordista Ceni. Já os amigos e ex-companheiros que presenciaram o fato ou escutam até hoje a história preferem provocá-lo dizendo que o lance só aconteceu por causa dos fortes ventos do Estádio Luso-Brasileiro durante a partida. Tanto é que o gol ficou conhecido como o 'Gol dos Ventos Uivantes'.
Ex-goleiro Ubirajara (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)
O ex-goleiro Ubirajara garante que seu gol foi estudado (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)
- Eles falam isso para me sacanear (risos). Não nego que o vento me ajudou, mas para entrar precisou da força desse pé tamanho 46. Após a defesa, dei quatro passos, chutei e a bola foi embora, quicou e encobriu o goleiro entrando no cantinho. Brinco com o Pelé. Ele precisou de mil gols para entrar no livro dos recordes. Eu precisei de um (risos). Estamos na mesma página. O meu gol tem o valor de mil - brincou o ex-goleiro.
Ubirajara lembra que o campo na época tinha 120 metros, o que o colocaria também como recordista de distância, feito este ainda não reconhecido pelo livro dos recordes.
livro guiness texto primeiro goleiro a fazer gol futebol brasileiro (Foto: reprodução)
Detalhe do feito de Ubirajara eternizado no Guinness, o livro dos recordes (Foto: Reprodução)
- Mas vai ser. Com esses campos menores de hoje em dia com certeza faria mais alguns gols na carreira. Cem eu não digo, mas teria feito mais - afirmou.
Hoje em dia vendo toda a euforia em torno do feito de Rogério Ceni, Ubirajara lamenta não ter tido a oportunidade de explorar o feito. Primeiro dentro de campo. Todos ficaram meio atônitos sem nem saber se o gol seria válido. Após a confirmação, ele nem conseguiu correr junto aos torcedores com medo de ser surpreendido com um gol do Madureira na saída de bola. Já nos dias seguintes, a imprensa não teve a chance de entrevistá-lo. Ubirajara lembra que o então técnico do Rubro-Negro Yustrich era disciplinador ao extremo.
- Ele me prendeu uma semana na concentração para evitar qualquer tipo de euforia - lamentou.
Ubirajara garante que Ceni não faria gol nele
Estudioso do futebol - faz questão de mostrar projetos de pesquisas feitos e exaltar que o esporte é baseado em conceitos matemáticos -, Ubirajara exaltou o fato de Rogério Ceni, mas garante que muitos dos gols feitos pelo são-paulino são fruto da incompetência dos goleiros rivais. Ele garante que Ceni não marcaria um gol sequer com ele embaixo das traves.
- O Rogério é um goleiro moderno e tem a confiança dos companheiros que deixam ele se promover. Dificilmente outro goleiro vai alcançar este feito, mas ele, por ser da posição, sabe as falhas dos adversários. As barreiras são armadas com falhas. Comigo isso não aconteceria. Não sofri gol do Pelé vou sofrer do Rogério? - indagou Bira, como é conhecido, que diz ter pena dos goleiros que sofrem esses gols.
- Não adianta. Vão sempre ficar eternizados. O Paulo Roberto, que sofreu meu gol, teve sua carreira praticamente exterminada. Chegou a ser mandado embora do Madureira. Isso porque meu lance foi muito mais difícil do que qualquer cobrança do Ceni.
Dentro de campo, Ubirajara já mostrou ter história. Fora deles não é diferente. O ex-goleiro foi eleito o negro mais bonito do Brasil pelo júri do programa 'Discoteca do Chacrinha'. E ao falar deste título ele deixa qualquer humildade de lado e desafia achar alguém mais bonito. Nesta eleição, pelo menos, Rogério Ceni não pode nem discutir.

terça-feira, 29 de março de 2011

Luxa x Adriano: tensão, discordância entre torcedores e atletas abatidos

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
O fantasma de Adriano ainda assombra Vanderlei Luxemburgo. No empate por 3 a 3 com o Madureira, no último domingo, torcedores gritaram o nome do atacante com insistência. Depois da partida, o técnico afirmou que "atrás do banco tinha uma meia dúzia de pessoas conhecidas, que devem ter levado uma graninha para perturbar". A declaração esquentou os bastidores do clube, gerou guerra de notas oficiais entre torcidas organizadas e promete ter desdobramentos e um clima de tensão no jogo de sábado, contra o Duque de Caxias, às 18h30m, no Engenhão.
torcida do Flamengo com cartaz para Adriano (Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)
Torcedor do Flamengo exibe cartaz com mensagem para Adriano no jogo contra o Madureira, em Macaé (Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)
Na semana que antecedeu ao jogo com o Madureira, jogadores perceberam a irritação de Luxemburgo com o assunto Adriano. Internamente, o treinador deixava transparecer nervosismo sempre que o nome do Imperador entrava em pauta e não seria surpresa se decidisse deixar o clube caso o atacante fosse contratado. Segundo um deles, o técnico “anda estressado”.
Depois do empate com o Madureira, ainda no vestiário do Moacyrzão, em Macaé, alguns jogadores demonstraram abatimento com as reações hostis dos torcedores. O argentino Bottinelli era um dos mais cabisbaixos e recebeu atenção especial de alguns companheiros.
Nesta segunda-feira, torcidas organizadas do Flamengo emitiram notas, algumas em extremo repúdio às declarações de Luxa (assista ao vídeo ao lado), outras ponderando que não adianta lamentar um fato que já está concretizado: o acerto de Adriano com o Corinthians. Em redes sociais da Internet, a maioria de torcedores está contrária à postura do treinador.
Na Gávea, pessoas próximas à presidente Patricia Amorim fazem uma espécie de caça às bruxas para tentar localizar e coibir conselheiros que estariam inflamando o assunto Adriano.
Na semana passada, antes do jogo com o Madureira, o diretor-executivo de futebol do Rubro-Negro, Luiz Augusto Veloso, chegou a comentar as possíveis reações de parte da torcida que era favorável ao retorno de Adriano.
- Não tem jeito, é a vida (a reação de parte da torcida que era a favor de Adriano). Não tenho nada contra a pessoa, mas temos um projeto traçado. Os resultados vão mostrar se estamos certos.
No último sábado, até a programação sofreu uma leve alteração por conta de Adriano. Depois de treinar pela manhã, o time foi almoçar e descansar no hotel que serve de concentração para o time, na Barra da Tijuca. No mesmo local estava marcada uma entrevista do Imperador para o Fantástico, da Rede Globo. Um leve clima de tensão logo foi resolvido pela cúpula de futebol, que antecipou a viagem para Macaé e evitou o encontro do atacante com Luxemburgo e jogadores rubro-negros.

Freio no xodó: Luxa coloca Negueba de novo nos juniores

Negueba (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
Negueba faz embaixadinha em fevereiro
(Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
Os dois gols no profissional e os dribles em Arévalo na semifinal da Taça Guanabara transformaram Negueba em queridinho da torcida. Jogo sim e outro também o nome dele era pedido em coro pelas arquibancadas. Mas  Vanderlei Luxemburgo resolveu intervir.
O treinador considera que o jogador se deslumbrou com a fama repentina e decidiu segurá-lo momentaneamente. Negueba não ficou no banco de reservas no empate por 3 a 3 com o Madureira, em Macaé, e deve disputar algumas partidas do Carioca sub-20.
- Subindo e descendo o cara sente melhor o gostinho de jogar no profissional. Até o Zico passou por isso – costuma dizer o treinador.
Aos 18 anos, Negueba foi um dos destaques do Flamengo na conquista da Copa São Paulo de Juniores, no início deste ano.
O técnico dos juniores, Paulo Henrique, não foi informado sobre a decisão, mas explicou que o processo é natural.
- Não sei a veracidade da informação, mas o que eles têm que colocar na cabeça é que são emprestados dos juniores ao time principal e a qualquer momento podem retornar. Isso é norma em todas as categorias. A experiência no profissional é válida, mas o jogador tem que descer com o mesmo empenho e dar sequência ao trabalho – afirmou.
Fla lidera nos juniores
Desde o início do ano, vários jogadores passaram pelo processo. O título da Copa São Paulo de Juniores ajudou na exposição dos meninos. O goleiro César, o lateral Alex, os volantes João Vitor e Muralha foram alguns que experimentaram a gangorra.
A três rodadas do fim, o time sub-20 lidera a Taça Guanabara com dois pontos de vantagem sobre o Botafogo, que tem um jogo a menos. Os dois times se enfrentam na penúltima rodada e o possível reforço agrada.
- Será uma honra ter o Negueba no grupo nessa reta final. Estamos na primeira posição e quero o grupo completo para conseguirmos bons resultados. Mas repito que ainda não fui informado – afirmou Paulo Henrique.
O time de juniores do Flamengo volta a campo no próximo fim de semana contra o Duque de Caxias.
Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

segunda-feira, 28 de março de 2011

Sob os gritos de Adriano, Fla empata com Madureira e se complica

por GLOBOESPORTE.COM
A invencibilidade foi mantida a duras penas. O Madureira abriu 3 a 1 aos 17 do segundo tempo. Deivid e Thiago Neves arrancaram o empate por 3 a 3. Mas o que ficou da atuação do Flamengo neste domingo em Macaé é que a opção de Vanderlei Luxemburgo e da diretoria de esnobar Adriano trará consequências a cada resultado negativo.
Quando a derrota parecia consumada, os torcedores gritaram pelo Imperador, que acertou contrato até o fim de 2012 com o Corinthians, e pediram a saída do treinador. Mas não foi a ausência de Adriano, que está machucado e só tem condições de jogar daqui a dois meses, que causou o tropeço rubro-negro.
Mais uma vez, o time foi frágil ofensivamente, com pouca mobilidade e exagerando na previsibilidade. Desta vez, porém, ainda apareceu o componente da defesa instável. Welinton fez um gol contra constrangedor, e os atacantes do Madureira tiveram facilidade para entrar na área de Felipe.
saiba mais
Campeão da Taça Guanabara, o Flamengo acumula três empates seguidos na Taça Rio e segue fora da zona de classificação às semifinais. O time está em quarto lugar no Grupo A, com nove pontos. O próximo jogo será contra o Duque de Caxias, no sábado, no Engenhão. Lutando contra o rebaixamento, o Madureira está em sexto lugar no Grupo B, com quatro pontos.

Gol contra de Welinton e foguete de Léo Moura
O sexto jogo do Flamengo no Cláudio Moacyr não foi diferente dos demais. Time adversário recuado, dificuldade na armação e reação inicial fria da torcida, longe do “caldeirãozinho” propagado por Vanderlei Luxemburgo para defender os jogos em Macaé, a 200km de distância da capital.
A atuação do Flamengo também não ajudou. Mesmo com as voltas de Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves, o time seguiu burocrático, sem movimentação e pecando pela falta de fundamentos de alguns jogadores. Wanderley, por exemplo: apesar de esforçado, vibrante e dos cinco gols no ano, o atacante se enrolou com a bola em diversos lances.
Pode parecer pouco crível, mas a primeira boa chance do jogo só aconteceu aos 33 minutos. Léo Moura levantou da direita, Thiago Neves subiu e cabeceou para fora.
A síntese da atuação desastrosa do Flamengo aconteceu no lance seguinte, aos 34. Abedi cruzou da esquerda, e a bola cairia mansamente nas mãos de Felipe. Porém, afobado, Welinton resolveu cortar. Pegou mal na bola e acertou o ângulo direito. Constrangedor a ponto de os jogadores do Madureira nem comemorarem direito o gol.
- Bateu na canela e entrou. Não foi o primeiro da carreira - disse o zagueiro, que encarou o lance com bom humor.
Em desvantagem, o Rubro-Negro foi para o abafa. Aos 42, Wanderley rolou e Léo Moura chutou forte, no alto, para empatar. Foi o primeiro gol dele em 2011.
"Ah, é Adriano" desnorteia Luxa e comissão técnica
No intervalo, Vanderlei tirou o estreante Lorran, que até teve boa movimentação pela esquerda, e colocou Diego Maurício. Aos quatro minutos, Drogbinha driblou um zagueiro, chutou forte e Cleber teve dificuldade para espalmar.
O Madureira ficou novamente em vantagem aos 11. Michel recebeu de Abedi, driblou Galhardo e Welinton com facilidade e tocou rasteiro no canto direito.
A torcida se irritou, e aos 17 minutos o fantasma se materializou. O estádio inteiro começou a pedir em coro por Adriano. A situação piorou. Aos 18, o Madureira fez o terceiro. A defesa esburacada do Flamengo deu espaço, e Baiano tocou na saída de Felipe.
Ronaldinho tentou diminuir cobrando falta. Cleber espalmou. Enquanto o estádio criticava Luxemburgo, a Polícia Militar tomou precauções. Quase uma dezena de homens ficou posicionada atrás do banco de reservas.
Diego Maurício, aos 27, recebeu de Thiago Neves na esquerda, cruzou à meia altura e Deivid empurrou para o gol vazio. O time ficou “mordido” e passou a disputar cada bola como se estivesse numa final de campeonato. O empate veio aos 39. Thiago Neves chutou forte de longe e Cleber espalmou para dentro: 3 a 3 e comemoração exagerada no banco. O preparador físico Antônio Mello pediu silêncio aos torcedores, e Vanderlei Luxemburgo também se virou para as arquibancadas. Mas o empate após o apito final fez reacender as vaias da torcida. 
FLAMENGO 3 x 3 MADUREIRA
Felipe; Léo Moura, Welinton, David Braz e Rodrigo Alvim; Maldonado, Lorran (Diego Maurício), Galhardo (Bottinelli) e Thiago Neves; Ronaldinho e Wanderley (Deivid)Cleber, Caio Cézar, Luiz Otávio, Douglas Assis e Nil; Vinícius, Rodrigo, Abedi (Gomes) e Michel (Alex); Baiano e Adriano Magrão
Técnico: Vanderlei LuxemburgoTécnico: Roy
Gols: Welinton, contra, aos 33, Léo Moura, aos 42 do primeiro tempo; Michel, aos 12, Baiano, aos 18, Deivid aos 27, Thiago Neves, aos 39 minutos do segundo tempo
Cartão amarelo: Abedi (Madureira)
Estádio: Cláudio Moacyr, em Macaé (RJ). Data: 27/3/2011. Árbitro: Pahtrice Maia. Auxiliares: Ediney Guerreiro e Luiz Antônio Muniz. Público: 5.038 presentes. Renda: R$ 81.330,00

domingo, 27 de março de 2011

Ponto de interrogação: lateral esquerda é a maior carência de Luxa

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
Egídio, Renato, Angelim e Rodrigo Alvim (Foto: Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM)
Depois de Egídio, Renato e Angelim, Luxa vai testar Alvim (Foto: GLOBOESPORTE.COM)
Egídio, Renato e Ronaldo Angelim improvisados, e agora Rodrigo Alvim. O primeiro carrega o número 6 às costas, mas a numeração fixa não assegura a vaga de titular. Vanderlei Luxemburgo reconhece que a lateral esquerda do Flamengo é hoje um ponto de interrogação. Entre testes e improvisações, o técnico ainda não encontrou o dono da posição.
- Existe uma busca por um jogador que diga “a posição é minha”. Quem mostrar a cara, vai ficar. Não posso mentir. Vocês estão vendo a mesma coisa que eu.
Contra o Madureira, neste domingo, Alvim vai ganhar a primeira chance dele na temporada. O último jogo pelo clube ocorreu em 22 de setembro do ano passado, no empate por 2 a 2 com o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro. A opção de Luxa é por reforçar a marcação.
- Egídio e Alvim têm características diferentes. Alvim joga mais na linha de quatro, o time perde um pouco de apoio. O Egídio já joga mais com três zagueiros, era assim no Vitória, tem dificuldade maior de marcação.
Desde a saída de Juan, que foi para o São Paulo, o setor tornou-se o mais carente do plantel.
saiba mais
- A opção pelo Renato é uma questão de tática de jogo, de arriscar alguma coisa durante a partida. Você tem de correr o risco. Já joguei com o Angelim improvisado em jogo decisivo, contra o Botafogo (na semifinal da Taça Guanabara). Tenho tentado buscar alguma coisa. Vamos ver.
Flamengo e Madureira se enfrentam em Macaé, às 16h (de Brasília), pela quinta rodada da Taça Rio. O Rubro-Negro está em terceiro, com oito pontos, um a menos que Vasco e Boavista. Depois de dois empates sem gols (com Fluminense e Cabofriense), Luxemburgo reconhece que é preciso voltar a vencer.
- Os jogadores já deram a resposta para mim, disseram que foi muito ruim empatar com o Cabofriense e disseram que não podemos perder mais pontos. A nossa campanha é muito boa, mas estamos em terceiro lugar. Preocupa perder pontos para times pequenos novamente e temos que evitar isso.

Ronaldinho Gaúcho: estilo marrento no rachão do Flamengo

Por Janir Júnior Rio de Janeiro
As gargalhadas podiam ser ouvidas de longe. Toques de calcanhar, de letra e passes para um lado com o rosto virado para o outro. Um golaço e uma pitada de malandragem ao pedir a bola para jogadores do time adversário. No fim, vitória do seu time no rachão e uma inovação na pose para a foto: foi lançado o estilo marrento, com jogadores de braços cruzados e mão no queixo. Ronaldinho Gaúcho foi "o cara" da pelada realizada na manhã deste sábado no Ninho do Urubu.
Time Flamengo (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)
Time vencedor do rachão posa para fotos com "tipo marrento" (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)
O clima foi de total descontração entre os jogadores. O time de Ronaldinho Gaúcho contou com Thiago Neves, o goleiro Felipe na linha, Wanderley, Renato, Jean, Marcelo Lomba, Bottinelli, Marquinhos, Rodrigo Alvim e Lorran. Com a bola rolando, Ronaldinho não parou de falar um segundo.
- Nem vou olhar, nem vou olhar - ironizou o jogador, quando marcou um gol de costas, com um toque de calcanhar que entrou por cobertura.
Ronaldinho deu dribles, gargalhou com os erros dos amigos e tabelou com Thiago Neves. Ele também perturbou os adversários e até companheiros de time, além de pedir a bola para jogadores da outra equipe quando eles estavam de costas para o camisa 10.
À beira do campo, a presidente Patrícia Amorim conversava com Vanderlei Luxemburgo e acompanhava a descontraída atividade que antecedeu o jogo deste domingo, contra o Madureira, às 16h, em Macaé. 
- Dá em mim que eu resolvo - gritou inúmeras vezes Ronaldinho.
No fim, com a vitória, Ronaldinho e os jogadores posaram para fotos, como sempre faz o time vencedor do rachão. Mas com um estilo diferente.
- Não, não... Dessa vez é diferente. Tipo marrento - brincou o camisa 10, com braços cruzados, mão no queixo e fazendo pose.
Ronaldinho treino flamengo (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)
Ronaldinho esbanja sorrisos durante treino no Ninho do Urubu (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)

sexta-feira, 25 de março de 2011

Sonho de Lorran: titular em treino do Fla e elogio do ídolo Ronaldinho

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro
A sala de entrevistas do Ninho do Urubu era território inexplorado. A camisa de treino sequer tem número e muito menos nome. Em campo, Michel Lorran Rodrigues Mota se apresenta. Esguio, canhoto, de passadas largas. Uma caneta em Darío Bottinelli no primeiro coletivo entre os profissionais chamou a atenção. Alguns passes errados indicaram nervosismo na estreia como titular num treino do Flamengo. Aos 18 anos, o garoto que saiu de Barra do Garças, no Mato Grosso, começa a tentar realizar aquele sonho de fazer sucesso num grande clube de futebol.

Lorran treino Flamengo (Foto: VIPCOMM)
Lorran foi titular no primeiro coletivo disputado como profissional do Flamengo (Foto: VIPCOMM)

- É uma oportunidade única. Não sei se vou começar como titular (contra o Madureira), o professor Luxemburgo vai decidir, mas se ele optar por mim com certeza vou dar o máximo. É um sonho. Sempre foi um sonho jogar no Flamengo. Agora estou ao lado de Léo Moura, Thiago Neves, Ronaldinho.
O capitão, o craque do time, aprovou o desempenho de Lorran no coletivo. Após a atividade, Ronaldinho chamou o mais novo companheiro, fez sinal de positivo e o elogiou.
- Ele disse “boa, garoto, continue assim”. Disse que vai me orientar a fazer as coisas certas dentro do campo.
Em 2005, o garoto desembarcou no Rio de Janeiro para realizar testes nas quatro grandes equipes cariocas. Passou em todos. Em Belo Horizonte, foi observado no Atlético-MG e também foi aprovado. Na hora de escolher, optou pelo Fluminense. Segundo ele, pensou na estrutura. A transferência para o Flamengo se deu em junho de 2007. A realização de um desejo não só dele, mas de uma família inteira.
- Saí de casa com a missão de ajudar a família, passei dificuldades, mas isso faz parte da vida. Meu pai mexia com futebol na minha cidade, um cara do Rio me viu jogar uma pelada e fui fazer teste nos clubes.
Lorran, que tem este nome em homenagem ao meio-campista francês Lucien Laurent, autor do primeiro gol na história das Copas do Mundo, em 1930, no Uruguai, mudou de posição na chegada ao Fla. O meia virou volante, mas não perdeu as características ofensivas.
Em outubro de 2010, venceu o Carioca juvenil com o Flamengo. O Rubro-Negro não era campeão invicto na categoria desde 1980. Em 24 jogos, a equipe teve 21 vitórias e três empates (96 gols pró - melhor ataque - e 11 contra - defesa menos vazada). Capitão do time, Lorran se destacou com 16 gols na competição. Na temporada, foram 20. Depois de uma campanha ruim da equipe no Brasileiro Sub-20, foi titular e campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, no início deste ano. Fez um gol.
- Tudo tem acontecido muito rápido. Estou no Flamengo há quatro anos, fui campeão carioca juvenil, campeão da Copa São Paulo, há dois dias estava nos juniores e hoje treinei entre os titulares.
Além de viver a expectativa de enfrentar o Madureira, domingo que vem, pela Taça Rio, o volante foi convocado para a Seleção Brasileira sub-18 que disputará um torneio em Barcelona, na Espanha. Novos planos a caminho.
- Foi uma outra coisa que me pegou de surpresa. Quero dar meu máximo lá para brigar por uma posição de titular, quero ir ao Mundial, em agosto, e mostrar dentro de campo que tenho condições de servir à Seleção.
Amor pelos pais tatuado nos braços
Lorran Flamengo (Foto: Richard Fausto / Globoesporte.com)
Cleomar e Divina: pais são lembrados na pele (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
O pai, Cleomar (mais conhecido como Teté), é funcionário público em Barra do Garças-MT. A mãe, Divina Magna, mora com ele na Barra da Tijuca. Nem sempre foi assim. Quando chegou à capital carioca com a bagagem cheia de vontade, Lorran não pôde contar com eles.
- Pegava dinheiro emprestado. Meus amigos, aqueles que vieram para cá comigo, me ajudavam enquanto ficaram por aqui. Mas só eu continuei. Às vezes, não contava as dificuldades para os meus pais para não preocupá-los. Perdi minha infância, mas com certeza vou recuperar na frente, dar o direito de meus filhos curtirem a infância deles.
Nos punhos, ele carrega os nomes dos pais. No braço esquerdo, a frase “Abençoado por Jesus Cristo”, em italiano.
- Sou muito religioso.
Lorran tem contrato com o Flamengo até o fim do ano que vem. O Rubro-Negro é dono de 85% dos direitos econômicos do jogador. O restante pertence à Traffic.
LORRAN
Nome: Michel Lorran Rodrigues Mota
Nascimento: 10/01/1993, Porto Alegre-RS
Altura: 1,82m
Peso: 72kg
Chegada ao Flamengo: 2007

Flamengo vence o Seattle nos pênaltis e garante vaga nas semifinais

Por Igor Christ São Paulo
 
Debaixo de sol forte na arena montada na Represa de Guarapinga (SP), o Flamengo precisou suar a camisa para bater o Seattle Sounders-EUA por 5 a 4 nos pênaltis (2 a 2 no tempo normal e na prorrogação), pelas quartas de final do Mundialito de Futebol de Areia. O Rubro-Negro largou na frente, sofreu a virada, mas reagiu no terceiro período e arrancou o empate de forma emocionante. Na comemoração, os jogadores eufóricos fizeram o bonde sem freio. Agora, o time carioca enfrenta nas semifinais o Vasco, que derrotou o Corinthians por 5 a 2.
- Foi sofrido. Sabíamos que o Seattle iria fazer jogo duro, pois eles marcam muito bem. Saímos na frente, mas nos desconcentramos e deixamos o time deles virar. No final, fomos felizes e conseguimos vencer nos pênaltis. Aquele golzinho no terceiro período foi muito importante e tive sorte, pois a bola pegou na minha canela - confessou Anderson, autor dos dois gols do Flamengo na partida.
Flamengo Futebol de areia (Foto: Agência Estado)
Time do Flamengo comemora a classificação com o bonde sem freio (Foto: Agência Estado)
O Flamengo começou atacando e abriu o placar logo no primeiro minuto. Após chute cruzado de Souza pela direita, Anderson completou de cabeça no canto: 1 a 0. O Seattle não sentiu o golpe e passou a pressionar em busca do empate. A três minutos do fim, Anderson deu bobeada na saída de bola e Frank bateu cruzado no cantinho para deixar tudo igual. A menos de um minuto para o final do período, Ali Karim, que havia acabado de entrar, acertou uma bomba do meio da quadra e tratou de desempatar: 2 a 1 para o time americano.
No intervalo, o técnico Andrey Valério reclamou bastante com os jogadores do Flamengo. A bronca do comandante rubro-negro não deu muito certo. O time voltou nervoso e errando passes bobos. O Seattle, por sua vez, seguiu no ataque e o goleiro Diego teve trabalho ao defender finalizações dos baixinhos Plata e Franck. Artilheiro do Mundialito, o atacante André só apareceu quando tentou uma bicicleta, que passou rente à trave.
No terceiro período, o Flamengo voltou mais ligado e empatou o jogo logo aos dois minutos. Anderson carregou a bola pelo lado esquerdo e chutou forte no canto, à meia altura, para fazer 2 a 2. O time carioca permaneceu no ataque, mas quase levou o gol em chute de Franck que acertou a trave. Com o empate no tempo normal, o jogo foi para a prorrogação.
No tempo extra, os dois times abusaram das chances perdidas e a decisão ficou mesmo para os pênaltis. Nas cobranças, André, Anderson, Duda, Souza e Matias marcaram para o Flamengo e Ali Karim, Farberoff, Morales e Cati fizeram para o Seattle. Na quinta tentativa, Gil bateu para fora e o Rubro-Negro se classificou.

quinta-feira, 24 de março de 2011

André leva a melhor sobre Shishin em vitória do Fla sobre o líder Barça

Flamengo e Barcelona se enfrentaram nesta quarta-feira já garantidos nas quartas de final do Mundialito de Futebol de Areia. Mas, com o atacante André novamente inspirado, o time rubro-negro quebrou a série invicta dos catalães ao vencer por 4 a 1 (veja os gols no vídeo ao lado) e, de quebra, assegurou a segunda colocação do Grupo B – a liderança ficou com o Barça, que havia vencido seus três duelos anteriores. André marcou duas vezes e levou a melhor sobre o russo Shishin, da equipe espanhola, se isolando na artilharia com 11 gols. O jogador do Barcelona tem nove.
- Já estávamos classificados e esse jogo foi só para não perder o ritmo. Ganhamos de um adversário que estava invicto e isso nos dá moral para as quartas de final - disse o artilheiro André.
Como o regulamento determina que dois clubes de um mesmo país não podem se enfrentar na decisão, dois confrontos das quartas de final já estavam previamente definidos: Corinthians e Vasco e Lokomotiv x Milan. Já o Fla, que caso avance às semifinais terá que cruzar necessariamente com um rival brasileiro, vai encarar o Seattle no primeiro jogo desta quinta-feira, enquanto o Barcelona joga contra o Sporting logo em seguida.
André Futebol de Areia Flamengo (Foto: João Pires / Divulgação)
André é o artilheiro do Mundilito de Futebol de Areia, com 11 gols (Foto: João Pires / Divulgação)
 
Flamengo acaba com invencibilidade catalã
O primeiro período começou movimentado, e o Flamengo tratou de inaugurar o marcador com menos de um minuto jogado, com Anderson. O empate, porém, não demorou muito a acontecer. Javi Torres recebeu de Amarelle e, de canela, mandou para o fundo das redes rubro-negras.
Antes de os times saírem para o intervalo, os cariocas retomaram a dianteira, com o venezuelano Carlos Longa, em cobrança de pênalti. Com a vantagem, o Fla voltou para a parcial seguinte mais acomodado, enquanto o Barça, já garantido com a liderança do grupo, parecia mais se poupar para as quartas de final.
Na terceira parcial, foi a vez de a estrela de André brilhar. O atacante marcou duas vezes para assegurar o triunfo carioca e, de quebra, se isolar na artilharia do torneio, deixando o rival Shishin para trás. Com a boa vantagem, o Fla se fechou atrás e garantiu o segundo lugar da chave.
Confira os confrontos das quartas, definidos em sorteio após a partida:
13h - Flamengo x Seattle
14h15m - Barcelona x Sporting
15h30m - Lokomitv x Milan
16h45m - Corinthians x Vasco

'Ronaldinho Carioca': craque vai se tornar cidadão honorário do Rio

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Ronaldinho Gaúcho vai virar "carioca". A Câmara dos Vereadores do Rio aprovou nesta quarta-feira, por unanimidade, a concessão do título de cidadão honorário da cidade do Rio de Janeiro para o jogador. A iniciativa partiu da presidente Patricia Amorim, que também é vereadora.
O título é concedido a pessoas que não nasceram no Rio, mas que de alguma forma contribuem com a cidade. A data para a entrega ainda não foi marcada.
ronaldinho gaucho   flamengo praia (Foto: Cezar Loureiro/Globo)
Ronaldinho é abordado por fã durante treino na praia da Barra (Foto: Cezar Loureiro/Globo)
Mesmo antes de assinar com o Flamengo por quatro anos, Ronaldinho costumava passar as férias na capital carioca. O irmão e empresário do jogador, Assis, tem um apartamento na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. Por lá, Ronaldinho tem o hábito de jogar futevôlei. As rodas de samba e pagode também fazem parte da rotina de lazer do craque.
Há quase três meses no Rubro-Negro, por mais de uma vez o camisa 10 elogiou o povo carioca e disse que recebe carinho não só de torcedores do Fla, mas de Fluminense, Botafogo e Vasco.

Flamengo cumpre prometido e renova contrato de Willians

Willians terminou o ano cabisbaixo, desanimado. Previa o futuro longe do Flamengo porque queixava-se da falta de valorização, lembrando que tinha um dos menores salários da equipe titular. O Santos apareceu como opção. Só que no meio das férias a intervenção do técnico Vanderlei Luxemburgo modificou o rumo.
Ele se reuniu com o jogador, prometeu orientá-lo para a melhora de rendimento dentro de campo e uma revisão no ordenado. O resultado do encontro sai nesta quinta-feira, quando o empresário Sérgio Dias desembarca no Rio de Janeiro para fazer os ajustes finais do novo compromisso. O Flamengo amplia o contrato do jogador de 2014 para 2015 e dá o aumento prometido ao volante.
Indicado pelo técnico Cuca, o volante chegou ao Rubro-Negro em 2009 e na pré-temporada conseguiu a vaga de titular. Participou do título carioca e conquistou a torcida pela facilidade nos desarmes e a raça. Mesmo com a saída do treinador responsável pela sua contratação, o volante manteve o prestígio e foi importante na conquista do hexacampeonato brasileiro. Ano passado, mesmo com o mau momento do Flamengo, chegou a ser cotado para a Seleção Brasileira.
Por Eduardo Peixoto Rio de Janeiro

quarta-feira, 23 de março de 2011

Meu Jogo Inesquecível: emoções de Christine Fernandes no Fla de 1987

A atriz Christine Fernandes sempre arrumou tempo para dividir suas tarefas profissionais com as de esposa, mãe e... torcedora. Rubro-negra declarada, dessas de botar a camisa e ir para o Maracanã torcer alucinadamente, lembra com detalhes de um título. Afinal, decisão de campeonato é sempre um jogo especial. Melhor ainda com vitória. Fica sempre na memória. Na final da até hoje polêmica Copa União de 1987 entre Flamengo e Internacional - a CBF reconhece a conquista do Brasileiro para o Sport Recife -, a americana de Chicago, mas brasileira e carioca de carteirinha, lembra a euforia com que soltou o grito de "tetra" brasileiro após viver, naquele duelo vencido por 1 a 0, três momentos inesquecíveis.
A comemoração de Bebeto depois de marcar o gol, mandando beijos para a futura esposa, Denise, é  o primeiro. A vibração apaixonada mas ao mesmo tempo "dividida" do pai, o gaúcho Antônio, flamenguista roxo desde a chegada ao Rio há mais de 40 anos, mas um antigo colorado, não passou em branco. E o urubu jogado pela torcida no campo que o ídolo Renato Gaúcho foi apanhar também acabou marcante.
Christine Fernandes com a família na torcida do Flamengo
Christine procura sempre levar o filho Pedro para ver o Flamengo jogar (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)

- Aquela partida teve muito significado para mim. A Denise jogava vôlei comigo no Flamengo. Depois fui para o Bradesco Atlântica, mas continuamos muito amigas. Quando o Bebetinho fez aquele gol logo no início e mandou beijinhos para ela, fiquei muito feliz. Depois, ainda lhe dedicou a jogada. Foi lindo aquilo. Na comemoração, vibrei muito com meu pai, mas senti que o coração dele parecia apertado. Fiquei pensando: "Coitadinho do meu pai." Quando chegou ao Rio, assumiu logo o Flamengo, se apaixonou. Mas era uma decisão contra o Colorado, time pelo qual torcia antes... Sabia que, para ele, era uma final diferente... - disse Christine, vista recentemente nas telas da Globo no especial de fim de ano 'Diversão.com'.
A outra imagem inesquecível para Christine da partida foi quando a torcida jogou no gramado um urubu, ave-símbolo que no fim dos anos 60 virou mascote do Flamengo, desenhada pelo cartunista Henfil.
  - Foi a maior vibração no Maracanã. Lembro que o urubu caiu perto do Taffarel, de quem eu sempre fui fã. Aí o Renato foi lá apanhá-lo. O meu pai já tinha contado a história de quando jogaram o urubu no campo pela primeira vez. O Flamengo não ganhava há muito tempo do Botafogo, e naquele dia venceu. Como na final do Brasileiro - afirmou, com autoridade de conhecer a história do clube.
O triunfo lembrado por Christine aconteceu em 1º de junho de 1969, em partida válida pelo Campeonato Carioca. O Flamengo não vencia o rival havia quatro anos, e saiu de campo com vitória por 2 a 1, gols de Arílson e Doval, com Paulo César Caju marcando pelo Alvinegro. Isso foi bem antes de a atriz nascer e viver ao lado do pai, no Maracanã, as belas tardes de domingo, como a de 13 de dezembro de 1987, apesar da chuva que caiu na cidade.
Naquela semana, inclusive, Christine, que já estudava nos EUA, voltou ao Brasil e fez questão de matar as saudades da família, do futebol e do clube do coração. O gol de Bebeto, aos 16 minutos do primeiro tempo, em passe preciso de Andrade, deixou o Flamengo, que empatara  a primeira partida da final no Beira-Rio por 1 a 1, com domínio total da situação logo no início.
No segundo tempo, a equipe, treinada por Carlinhos e comandada em campo por Zico, que acabou substituído no fim e saiu ovacionado pela torcida, soube administrar o resultado e deu à atriz mais uma de tantas alegrias às vezes interrompidas pelas viagens desde quando se tornou modelo, antes de seguir a carreira atual.
- Em qualquer lugar que esteja, sempre procuro acompanhar. E aquele time era fantástico. Tinha Zico, Bebeto, Renato, Leandro, Andrade, Leonardo... O Zé Carlos no gol... O Edinho era do Flamengo! Adorava o Edinho... -  lembrou Christine, que hoje não tem a companhia do pai para ver as partidas.
Christine Fernandes com a família na torcida do Flamengo
O marido de Christine Fernandes, o ator Floriano Peixoto, também rubro-negro de carteirinha, costuma acompanhar a atriz e o filho Pedro nas partidas do Flamengo (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)

Seu Antônio agora acompanha só pela TV. Christine, a filha mais velha de uma família rubro-negra, vai ao estádio com o marido, o ator Floriano Peixoto, e o filho, Pedro, de sete anos. Ambos rubro-negros. O garoto, inclusive, dá os primeiros passos na escolinha rubro-negra. Como todo menino louco por futebol, sonha ser craque e busca inspiração em Messi, camisa 10 argentino que joga no Barcelona. O número da camisa e a posição são os mesmos do ídolo da mãe, desde menina encantada pelo Flamengo. E por Zico.
- Comecei a ir ao Maracanã com cinco, seis anos. Eu e meu pai íamos sempre de cadeiras especiais, que meu tio, tricolor, nos emprestava. Lembro quando saí do elevador do Maracanã, cheguei ali nas cadeiras e dei de cara com a torcida. Aquelas bandeiras, aquele colorido todo... A torcida do Flamengo causa um grande impacto. E aquela geração do Zico, do Junior, Adílio, Nunes, Mozer, Leandro, era especial. Conquistou tudo. Hoje, quando vejo o Zico me seguindo no Twitter, nem acredito - afirmou Christine, que logo em seguida fez questão de mostrar em sua máquina fotográfica foto posada de tiete ao lado do Galinho.
Outra partida lembrada pela atriz, cuja última novela em que trabalhou foi "Viver a vida", de Manoel Carlos, foi a goleada de 6 a 0 sobre o Botafogo, em 1981, pouco antes da avalanche de conquistas naquele ano - o time ganhou Carioca, Libertadores e Mundial de Clubes em menos de um mês.
- Dos gols eu me recordo vagamente. A imagem que mais me marcou foi uma entrevista com o Tita, contando que estava no Maracanã quando o Flamengo levou de 6 do Botafogo (em 1972) e, ainda juvenil, sonhava um dia dar esse troco. E naquele dia conseguiu. Isso para quem já foi atleta, como eu, acaba marcando. Sempre temos essa ideia na cabeça, de um dia podermos dar o troco.
Agora longe das quadras de vôlei e perto das câmeras de TV, Christine procura de alguma forma continuar ligada ao esporte não só como torcedora. Ataca de blogueira no Urubu News, site de uma torcida organizada rubro-negra. Uma boa saída para se aproximar de uma de suas paixões.
Flamengo 1 x 0 internacional
Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo; Andrade, Aílton e Zico (Flávio); Renato Gaúcho, Bebeto e Zinho.Taffarel, Luís Carlos Winck, Aluísio, Nenê e Paulo Roberto (Beto); Norberto, Luís Fernando e Balalo; Heider (Manu), Amarildo e Brites.
Técnico: Carlinhos.Técnico: Ênio Andrade.
Gol: Bebeto, aos 16 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Edinho (Flamengo) e Aluísio (Internacional).
Local: Maracanã. Data: 13/12/1987. Competição: Copa União (final). Árbitro: José de Assis Aragão. Renda: Cz$ 20.452.800. Público: 91.034.

André marca cinco gols e leva o Flamengo às quartas do Mundialito

Por Igor Christ São Paulo
O Flamengo entrou em quadra nesta terça-feira para garantir a classificação às quartas de final do Mundialito de Futebol de Areia, em São Paulo. Mas diante do Boca Juniors, um adversário desanimado, conseguiu muito mais. O time carioca adquiriu a confiança necessária para brigar pelo título ao também eliminar o rival argentino e ainda consagrar o artilheiro André, que marcou cinco gols na vitória por 6 a 2.
- Era a nossa meta ganhar o jogo depois da derrota para o nosso maior rival. Entramos focados por causa da responsabilidade de buscar a classificação e o time todo está de parabéns pelo resultado que nós conquistamos - contou André, que agora soma 9 gols na competição.
O Rubro-Negro encerra sua participação na fase classificatória nesta quarta-feira, às 16h45m, contra o Barcelona, que já está garantido com o primeiro lugar do Grupo B. O SporTV transmite a partida ao vivo. O  Boca, que já disputou os jogos previstos para a fase, se despede com quatro derrotas na bagagem.
Flamengo Futebol de areia (Foto: João Pires / Divulgação)
Entre os companheiros de time, André comemora os cinco gols contra o Boca (Foto: João Pires / Divulgação)
Fla absoluto do início ao fim
Comandado por um André inspirado, o Flamengo não demorou a abrir o placar. O time rubro-negro saiu para o intervalo com a vantagem de 2 a 1, com dois gols de André. O brasileiro Bruno Malias diminuiu para o Boca.
O domínio carioca visto na etapa de abertura não se manteve no retorno à quadra. Um pouco lento, aparentando cansaço, o Fla permitiu que Lopez anotasse mais um gol para o rival. Com 2 a 2 no marcador, André marcou outros dois e deixou para consolidar a vitória no último período.
Após um lindo chapéu, o artilheiro rubro-negro fez seu quinto gol na partida. Nos minutos finais, Longa chutou, assinalou o sexto e correu para os braços dos companheiros, que comemoraram muito a classificação às quartas de final do Mundialito.

segunda-feira, 21 de março de 2011

DESPEDIDA: Craques fazem a alegria da garotada na escolinha do Fla no Nautico

Uma tarde e inicio de noite inesquecível foi proporcionado para pais e alunos da Escolinha do Flamengo/ Náutico, neste domingo(20) em Fortaleza. Com a presença de cinco ex-jogadores que marcaram a historia do FLAMENGO. Lá estavam, Andrade, Julio César, Rondinelli, Adílio e Nunes.


Festa total com a presença dos idolos do Mengão na escolinha do Flamengo no Nautico

No ano em que o rubro-negro carioca comemora 30 anos de sua conquista do mundial interclubes, a garotada teve a oportunidade de ficar frente a frente com dois dos destaques daquela partida memorável quando o Liverpool foi vencido por 3x0 com gols de Adílio(1) e Nunes(2), foi impossível segurar a emoção principalmente para os país que agradeciam a todo instante tudo que foi feito pelos ídolos. Cada um dos ex-jogadores trouxe para a garotada um pouco de sua experiência de vida, e como o esporte transformou suas vidas e que tudo pode acontecer com aqueles que lá estavam, desde que tenham dedicação e disciplina no que fazem.
Na oportunidade foi aberto o espaço para perguntas, quando um garoto disparou para o Andrade, por que você deixou de ser técnico do Flamengo? Que respondeu: “Eu sempre que tenho que responder isso, mas na verdade nem eu mesmo sei, só quem sabe é a Patrícia(Presidente do Flamengo) é a política”  finalizou ele.
Quando foi anunciado pelo cerimonial que os heróis do Mengo estavam a disposição para autógrafos, pessoas de todas as idades disputavam a atenção dos ídolos, que atendiam com paciência e carinho aos pedidos de autógrafos e fotos. O Dia do Flamenguista enviou equipe de representantes para a despedida dos craques de solo cearense.

Em pé: Erivando, Adilio, Andrade, Lulinha, Julio César, Meyre e Nunes
agachados: Fabiano, Rondinelli e Ricardo

Com Obama em dia de Mick Jagger, Fla fica no 0 a 0 com o Cabofriense

por GLOBOESPORTE.COM
O objetivo de Vanderlei Luxemburgo era provar que existe vida na Gávea sem Ronaldinho e Thiago Neves. E no dia em que o clube recebeu Obama em sua sede, o time respondeu: não, nós podemos. Sem as estrelas, o Flamengo sofreu. A arquibancada vazia já sinalizava que estava em campo um time bem menos atraente. E os rubro-negros saíram de Macaé com um melancólico 0 a 0, resultado que deixa a equipe em terceiro lugar no Grupo A da Taça Rio, um ponto atrás do vice-líder Boavista. Obama teve seu dia de Mick Jagger, celebridade que ganhou fama de pé-frio na última Copa do Mundo.
saiba mais
Na próxima rodada, o time pega o Madureira, também em Macaé. Willians e Renato receberam o terceiro amarelo e estão fora da partida.
Bottinelli e Negueba fracassam no primeiro tempo
Sem seus dois principais jogadores, o Flamengo encontrou dificuldade para chegar ao ataque desde os primeiros minutos. Negueba quase não tocou na bola. Bottinelli apareceu mais, caiu pelos dois lados do campo, mas não conseguiu dar continuidade às jogadas. Seu lance que mais chamou a atenção foi uma falta por trás na lateral, entrada que lhe rendeu um cartão amarelo. O pontapé de Bottinelli não foi a única jogada violenta do primeiro tempo. Logo no início, Wanderley acertou o tornozelo de André Paulino. Merecia ter sido advertido, mas passou impune.
diego mauricio flamengo x cabofriense (Foto: Paulo Sergio/Lancepress)
Diego Mauricio melhorou o Flamengo na segunda etapa, mas parou na trave (Foto: Paulo Sergio/Lancepress)

No primeiro tempo, a maior parte das finalizações rubro-negras surgiu de longe, com Renato e Willians. De dentro da área, foram apenas dois lances de perigo. O primeiro com Wanderley, em uma cabeçada perigosa, aos 28, depois de cruzamento de Renato. A segunda grande chance surgiu aos 34. Depois de escanteio cobrado por Negueba, Renato desviou de cabeça e a bola sobrou limpa para Willians. Mas o forte do camisa 8 não é finalização. Muito menos de perna esquerda. Willians não pegou bem na bola e mandou próximo do goleiro Flávio, que não precisou se esticar muito para espalmar.
Para piorar, do outro lado Felipe foi incomodado duas vezes, em chutes de Everton e Zotti. Vanderlei Luxemburgo precisaria agir no vestiário.
Lentidão do time tira Luxemburgo do sério
O treinador rubro-negro optou por sacar Maldonado e Negueba. Colocou Fierro no meio e Diego Maurício avançado. O chileno teve uma boa chance aos cinco, mas mandou por cima do travessão. Diego Maurício procurou se movimentar no ataque e em dez minutos apareceu mais do que  Negueba em todo o primeiro tempo.
Antes que o relógio chegasse a 15 minutos, Luxemburgo quis ainda mais presença ofensiva. Bottinelli continuou mal como no primeiro tempo. Saiu para a entrada de Deivid, que não jogava desde a semifinal da Taça Guanabara, contra o Botafogo. Os espaços apareciam. Aos 19, Diego Maurício acertou a trave em chute de fora da área. O gol não saía, e o treinador rubro-negro se desesperava. Na parada técnica, tirou os óculos e gritou com o time até o rosto ficar vermelho. Puxava o escudo em sua camisa e pedia mais alma.
- Entra lá e ganha esse jogo! - berrou no fim  do sermão.
Mas a prática não era tão simples, e o time voltou a campo com a mesma apatia. Renato teve uma chance aos 28 e mandou pelo lado de fora da rede. Aos 33, Egídio colocou a bola na cabeça de Deivid. Era só fazer. Mas ele não fez. Cabeceou por cima do travessão. Um erro que vira argumento para os que sonham com a volta de Adriano, vetado por Luxemburgo. Três minutos depois, Diego Maurício acertou o travessão em finalização que o Imperador assinaria embaixo. Mas o Flamengo parou por aí.
E o cenário poderia ter sido ainda pior, não fosse a força de Felipe em jogada aos 44. Léo Itaperuna entrou sozinho na área, mas o goleiro foi mais rápido e conseguiu chutar a bola para lateral.
Nesta noite, Ronaldinho Gaúcho reberá grande parte do elenco rubro-negro para comemorar o aniversário de 31 anos. Para a festa ser mais animada, é recomendável aos convidados não falarem sobre futebol.
<>
<>
Cabofriense 0 x 0 Flamengo
Flávio, Arilson, Zé Carlos, Everton e Luciano Totó; Marcelo Cardoso, André Paulino, Zotti (Jajá) e Diego Sales (Café); Léo Itaperuna, Assumpção (Allan).
Felipe, Leonardo Moura, Welinton, David Braz e Egídio; Maldonado (Fierro), Willians, Renato e Bottinelli (Deivid); Negueba (Diego Maurício) e Wanderley.
Técnico: Lucho Nizzo
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Cartões Amarelos: David Braz, Welinton, Bottinelli, Egídio, Léo Moura, Renato, Willians (Flamengo); Everton, Assumpção, Luciano Totó,  Allan, Léo Itaperuna (Cabofriense)
Data: 20/3/2011 Local: Moacyrzão, em Macaé
Árbitro: Rodrigo Nunes, auxiliado por Lilian Bruno e Andréa Sá

Bastidores da 'Operação Obama': nem segurança do Fla chega perto

Por Rafael Lopes Rio de Janeiro
Nem parecia o último dia de verão nas piscinas da sede do Flamengo, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. A visita do presidente americano Barack Obama ao Brasil, o uso do campo de futebol como heliporto e o fechamento da maior parte do clube por motivos de segurança afastaram os sócios, apesar da temperatura amena e convidativa para um banho de sol. Em domingos normais, o local costuma ficar lotado. Apenas o parque aquático e quatro quadras de tênis estavam funcionando. Não havia acesso ao campo de pelada próximo ao gramado principal, onde Patrícia Amorim entregou uma camisa 10 personalizada ao presidente.
Patricia Amorim camisa flamengo barack obama (Foto: agência AP)
Patricia Amorim conseguiu entregar camisa 10 rubro-negra ao presidente (Foto: agência AP)
Quem realmente sentiu o impacto da visita do presidente americano e do uso do clube foram as lanchonetes, que tiveram uma queda significativa nas vendas. Segundo os funcionários de uma delas, no parque aquático, as vendas ficaram abaixo da metade desde as 17h de sexta-feira, quando a maior parte da sede foi fechada pelo Exército brasileiro. O único restaurante da sede, ao lado da arquibancada do campo de futebol, nem pôde abrir.
Leia: Roberto Dinamite diz que não ficou chateado com sucesso do Fla
Se o movimento de sócios esteve abaixo da média neste domingo, os funcionários e seguranças do clube não economizaram no bom humor. O nome de Barack Obama estava sempre nas conversas, seja sobre o dia no clube, seja em brincadeiras. A piada que fez maior sucesso ironizava o enorme contingente de soldados do Exército na sede. “Essa segurança toda é porque instalaram uma UPP no clube. O Adriano não está vindo?”
A presença de soldados era ostensiva. A barreira montada na alameda das quadras de tênis tinha mais de 20 pessoas, fato que se repetia do outro lado, na rua lateral ao ginásio de ginástica artística. A cobertura do prédio principal, onde ficam as salas da diretoria, de frente para a Lagoa, contava com a presença de atiradores de elite, o que se repetia nos tetos das arquibancadas do futebol e da natação. Tudo para garantir a segurança de Obama. Nem os seguranças do clube tinham acesso à área: um deles chegou a ser expulso do local.
- Parece coisa de filme americano: helicóptero, limusine blindada... – disse um deles.

Veja a cobertura completa sobre a visita de Obama ao Brasil

Decolagens de frota de helicópteros movimenta sócios
O isolamento do campo de futebol, onde estavam os helicópteros da comitiva de Obama, deixava os sócios um pouco alheios ao evento. Poucos comentários eram ouvidos até 9h30m, quando os quatro veículos chegaram ao local, fazendo um enorme barulho. A correria maior foi de alguns funcionários, que tinham suas câmeras digitais e celulares em punho para registrar o momento. As poucas crianças na piscina também se animaram.
Gávea barack obama camisa Flamengo patricia amorim (Foto: Rafael Lopes / Globoesporte.com)
No alto do prédio principal da sede, mais um homem de prontidão (Foto: Rafael Lopes / Globoesporte.com)
O alvoroço durou, aproximadamente, 1h20m. Às 10h51m, os quatro helicópteros decolaram em direção ao próximo compromisso da comitiva americana, uma visita à Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Momento para mais fotos dos funcionários e das crianças. Desespero para os tenistas, que reclamavam do forte barulho.
O movimento no clube melhorou próximo ao meio-dia, quando algumas famílias chegaram. Às 12h21m, os helicópteros retornaram do compromisso de Obama e a comitiva do presidente americano saiu novamente do clube. Mais barulho, fotos e correria das crianças.
Feito de Patrícia Amorim demora a repercutir no clube
Gávea barack obama camisa Flamengo patricia amorim (Foto: Rafael Lopes / Globoesporte.com)
Da arquibancada da piscina, soldado observa
helicóptero da segurança do presidente
(Foto: Rafael Lopes / Globoesporte.com)
A intitulada “Operação Obama” deu certo: o presidente americano recebeu uma camisa do Flamengo das mãos da presidente Patrícia Amorim, pouco antes das 11h, no campo da sede da Gávea. Entretanto, pouca gente ficou sabendo do feito dentro do clube. A dirigente passou duas vezes pela área da piscina, mas preferiu manter o suspense sobre a informação.
A notícia só começou a circular quando alguns sócios, de posse de seus smartphones, descobriram o êxito pela internet. Alguns funcionários, que estavam no prédio da presidência no clube, também comentavam com bastante felicidade. O bar da piscina parou em frente à TV no momento do discurso de Obama no Theatro Municipal, e um dos empregados reclamou quando ele mencionou o clássico entre Vasco e Botafogo.
- Mas cadê a camisa do Flamengo que ele ganhou?

sábado, 19 de março de 2011

IDOLOS: festa na chegada do craques do Mengão!

Craques desembarcam em Fortaleza: Andrade, Nunes, Julio César, Adilio, Rondinelli e Lulinha

Uma festa por onde passam, é assim que podemos definir a vida dos ex-jogadores do Flamengo em especial da geração vencedora surgida nos anos 80. Ontem por exemplo, com a chegada no aeroporto Pinto Marins de Nunes, Adílio, Julio César,   Rondinelli e Andrade várias pessoas ao perecerem estarem perto do eternos ídolos do rubro-negro carioca  foram muitas entrevistas, pedidos de autógrafos, pose para  fotos e agradecimentos pelas alegrias proporcionada pela geração inesquecível da Gávea. Os cinco craques estarão em ação hoje na cidade de Reriutaba quando participarão do jogo festivo de inauguração do estádio José Silveira e Sá (O Silveirão). Já no domingo pela manhã os ídolos do Mengo irão ministrar palestras na Escola Profissional Francisco Castro Mesquita, quando serão abordados temas importantes como: drogas, educação e esporte. No mesmo dia à tarde o encontro dos craques com a torcida e admiradores do futebol será numa sessão de autógrafos no Clube do NAUTICO na capital cearense, Fortaleza, a partir das 16h.
Ainda no Aeroporto Pinto Martins uma comitiva de desportistas de Reriutaba aguardava ansiosa a chegada dos ídolos, que como sempre com muita simplicidade e simpatia atendiam a todos.
O Dia do Flamenguista também esteve presente a recepção com  alguns dos integrantes de sua comissão organizadora, lá estavam Erivando Lima, Jr. Lemos e Ricardo Torres.
Adilio, Ricardo Torres, Julio César, Jr. Lemos, Nunes, Andrade e Erivando Lima


A partida será transmitida ao vivo pelo site www.tanaarea.net de propriedade de Dacildo Mourão - Ex arbitro da FIFA e apresentador de programas esportivos na Tv Diário de Fortaleza, em parceria com o site reriutaba.com.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Wanderley e Ronaldinho: realidades distintas no desembarque do Fla

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro

ronaldinho gaucho flamengo desembarque (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)
Ronaldinho no desembarque do Flamengo (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)

O Flamengo desembarcou na noite desta quinta-feira no Aeroporto Internacional Tom Jobim com cenas que mostram o contraste de um ídolo consagrado e um jogador que começa a ser reconhecido de forma ainda tímida pela torcida.
Depois da vitória por 3 a 0 sobre o Fortaleza pela Copa do Brasil, Ronaldinho Gaúcho protagonizou a rotina de sempre ao ser cercado por dezenas de fãs e seguranças. Quase ao lado do camisa 10, Wanderley teve tranqüilidade para cruzar o saguão. Os dois jogadores marcaram cinco gols na temporada.
- Foi bom começar como titular e poder ajudar ainda mais o time - declarou um solícito Wanderley, enquanto atendia uma segurança do aeroporto que comemorou ao conseguir um autógrafo para o filho.
O atacante fez um dos gols da vitória sobre o Fortaleza.
- Fico feliz pelo reconhecimento - completou o jogador.
wanderley flamengo desembarque (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)
Wanderley dá autógrafo na chegada do Fla (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)
Bem mais difícil foi a missão do torcedor que tentou tirar uma foto ou lutou por autógrafo de Ronaldinho Gaúcho.
- Tudo bem, tudo bem – respondia o camisa 10 a qualquer das perguntas feitas pelos jornalistas. O jogador, cercado por dezenas de pessoas, parecia liderar uma procissão que se estendeu até o momento em que ele foi embora.
Em campo, os dois ajudam o Flamengo com gols. Fora de campo, as realidades são distintas, da idolatria à conta bancária. Enquanto Wanderley aproveitava uma carona com outros jogadores, Ronaldinho saiu em um dos seus possantes carros.

No voo do Fla, sessão de fotos e autógrafos de Ronaldinho

Por Richard Souza Rio de Janeiro
A poltrona 26E foi a atração do voo que levou a delegação do Flamengo de Fortaleza ao Rio de Janeiro, na noite desta quinta-feira. Antes de entrar no avião e durante a viagem, que durou três horas, pelo menos 30 pessoas, entre homens, mulheres e crianças, deixaram seus lugares para ir até o assento. Motivos: ver, pedir autógrafo, posar para foto ou simplesmente conversar com Ronaldinho Gaúcho.
Ronaldinho Gaúcho tira fotos no avião do Flamengo (Foto: Richard Fausto / GLOBOESPORTE.COM)
Ronaldinho posa com Egídio para fotos no avião (Foto: Richard Souza / GLOBOESPORTE.COM)
Atencioso, o craque atendeu a todos pacientemente. Sentado entre o zagueiro Jean e o lateral-esquerdo Egídio, não se importou de interromper a conversa. Ronaldinho também se divertiu com um pequeno fã. Um garotinho esperto foi até o camisa 10 e puxou papo.
- Ronaldinho, Ronaldinho! Você é o Ronaldinho? – perguntou, correndo pelo corredor da aeronave.
- Sou. E você, qual o seu nome?
- Meu nome é Lucas e tenho cinco anos.
Depois de alguns minutos de conversa, Lucas foi buscar a mãe para tirar uma foto ao lado do jogador.
- Você vai fazer o meu filho mudar de time, rapaz – brincou.
- Qual o seu time? – questionou Ronaldinho.
Diante do silêncio do pequeno, a mãe tratou de responder.
- Você já contou para ele que é tricolor?
negueba flamengo avião (Foto: Richard Fausto / Globoesporte.com)
Negueba ouviu pagode durante o voo (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
Boa parte dos jogadores aproveitou o voo tranquilo para descansar. O volante Willians, o zagueiro David e o meia Thiago Neves dormiram quase todo o tempo. Os chilenos Maldonado e Fierro assistiram a alguns vídeos no computador portátil.
Negueba fez o mesmo. O atacante começou com música. Fã de pagode, viu apresentações dos grupos Exaltasamba, Molejo e Bom Gosto. Depois, distraiu-se com um game e com algumas cenas do filme "Transformers". Religioso, o atacante Wanderley optou pela leitura da Bíblia. Assim como Ronaldinho, ele foi procurado por fãs. Solícito, posou com duas torcedoras e bateu fotos delas com Willians.
Como de costume, Vanderlei Luxemburgo e o diretor de futebol Luiz Augusto Veloso ocuparam as primeiras poltronas. O técnico foi até o fundo do avião e na passagem pelo corredor brincou com Negueba.
O gerente de futebol Isaías Tinoco aproveitou para dar o aviso sobre o próximo treino. Um a um, os atletas foram informados sobre o horário da reapresentação e da viagem a Macaé. O grupo volta ao trabalho na tarde desta sexta-feira, às 16h, no Ninho do Urubu. No sábado, a atividade será às 9h. Em seguida, a delegação viaja para a cidade do Norte Fluminense.
No trajeto entre pista até o saguão de desembarque do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, clima de descontração. Puxados por Ronaldinho, alguns jogadores cantaram a música "Superman, a Liga da Justiça", sucesso no carnaval baiano. Entre eles, David, Rodrigo Alvim, Diego Maurício e Egídio.
wanderley flamengo avião (Foto: Richard Fausto / Globoesporte.com)
Wanderley fotografou torcedoras com Willians (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
O Flamengo enfrenta o Cabofriense, domingo, às 16h (de Brasília), pela quarta rodada da Taça Rio. Suspensos, Ronaldinho e Thiago Neves não jogam. O Rubro-Negro lidera o Grupo A, com sete pontos.

Na Copa do Brasil, o time aguarda o adversário das oitavas de final. Depois de vencer o Fortaleza por 3 a 0, no Ceará, nesta quarta-feira, o Fla vai enfrentar Horizonte-CE ou Guarani na próxima fase.