domingo, 27 de fevereiro de 2011

Flamengo é campeão da Taça Guanabara...R10 marcou!

Foto: Maurício Val/VIPCOMM
O duelo não foi tão fácil como a maioria imaginava, mesmo assim o Flamengo venceu o Boavista por 1 a 0 na tarde deste domingo e faturou o título da Taça Guanabara. O autor o gol, para delírio dos 40 mil presentes no Engenhão foi Ronaldinho. Em cobrança de falta perfeita na segunda etapa, no momento mais difícil do duelo, o camisa 10 da Gávea acertou o canto do goleiro Thiago. O time de Saquarema não teve forças para reagir nos minutos finais e os comandados de Vanderlei Luxemburgo levaram com tranquilidade o resultado até o fim, garantindo o título.
Ronaldinho de centroavante
 O técnico Vanderlei Luxemburgo surpreendeu ao sacar Deivid e escalar o argentino Bottinelli no meio-campo, deslocando Ronaldinho para a posição de centroavante. A outra alteração foi a saída de Ronaldo Angelim para a entrada do lateral Egídio. A ideia, segundo o treinador, era usar três meias - Thiago Neves, Renato e Bottinelli - para municiar o camisa 10. A opção por Egídio era criar pelo lado esquerdo mais uma opção de ataque.
A conquista da Taça Gunabara, de forma invicta, deixa o Flamengo classificado automaticamente para a grande final do Campeonato Carioca 2011. Agora, os adversários terão que disputar na Taça Rio quem bate de frente com os rubro-negros na grande decisão. Caso conquiste também o segundo turno, o Fla elimina a necessidade da final em dois jogos da decisão.
Foto: Maurício Val/VIPCOMMFlamengo começa pressionando, mas cria poucas chances de gol no primeiro tempo
O Flamengo come;ou imprimindo uma dorte pressão. A primeira chance veio aos 10 minutos. Depois de driblar bonito um marcador na esquerda, Ronaldinho deu um passe na área para Thiago Neves, que chegou cabeceando. O goleiro do boavista fez boa defesa, mandando para escanteio. Quatro minutos depois, Léo Moura entrou livre pela direita, bateu cruzado, e a bola foi para fora. A chance era ótima. Aos 24 minutos, Egídio avançou pela esquerda, cruzou forte e a bola pegou a direção do gol. Novamente Thiago fez boa defesa, e o lateral do Fla quase marca sem querer.

Outra boa chance do Flamengo só aos 40 minutos. Maldonado lançou Botinelli na direita. O argentino cruzou para o meio da área, e antes da chegada de Ronaldinho, Thiago conseguiu fazer o corte. Antes do intervalo, após pressão do Flamengo, Willians pegou sobra na entrada da área e encheu o pé. A bola acertou a defesa do Boavista e foi para escanteio.
Segundo tempo é mais corrido, e Ronaldinho decide para o Flamengo

Depois do intervalo, Vanderlei Luxemburgo resolveu mudar. Negueba entrou no lugar de Botinelli. E i Flamengo voltou com mais gás. Renato, soltando a bomba com o pé esquerdo de fora da área, mandou perto do gol do time de Saquarema. Aos 14 minutos, Negueba ganhou de um marcador e bateu cruzado. Ronaldinho não conseguiu esticar a perna o suficiente, e a bola saiu. Depois, ainda insatisfeito com o taque, Luxemburgo promoveu outra mudança. Desta vez saiu Egídio para a entrada de Diego maurício. Renato foi deslocado para a lateral esquerda.

Mesmo assim, a substituição não fez efeito imediato, e o time da Gávea continuou a ter sérias dificuldades para chegar ao ataque. A partir dos 25 minutos, depois da parada técnica, o Flamengo voltou a pressionar, e arrumou uma falta na entrada da área. Na cobrança, Ronaldinho bateu colocado e marcou um belo gol, colocando a bola no canto direito do goleiro Thiago, que apenas fez o golpe de vista. Foi o terceiro de Gaúcho com a camisa do Fla, o segundo de bola parada. Os 40 mil presentes no Engenhão foram à loucura.

Aos 28 minutos, Ronaldinho deu um belo passe para Thiago Neves, que deixou escapar, na dividida com o goleiro Thiago. Apesar do bom momento na partida, o treinador rubro-negro resolveu se prevenir, tirando Thiago Neves para a entrada do zagueiro Ronaldo Angelim, aos 30 minutos. Somente um minuto depois, Renato dividiu bola com Frontini na área do Fla com o jogo já parado. O camisa 11 da Gávea chegou forte, e o atacante do Boavista ão gostou, empurrando o rosto de Renato, também tentando dar um soco. O árbitro nem pesou e lhe aplicou o vermelho.
Foto: Maurício Val/VIPCOMM

A torcida do Flamengo começou a gitar "mais um, mais um", e o time tentava encaixar os contra-ataques. Mas isso não aconteceu. Aos 43 minutos, Léo Moura avançou livre pela direita, cruzou rasteiro e Thiago espalmou antes da chegada de Diego Maurício. O que restou ao Flamengo foi se defender, enquanto o Boavista não conseguia oferecer mais perigo.
BAIXE O POSTER DE CAMPEÃO!

AÇÃO CIDADANIA RUBRO - NEGRA: Centenas de participantes

Ação Cidadania Rubro - Negra faz a alegria de todos até de Corintianos 

A Ação Cidadania Rubro-Negra realizada neste sábado (26) na Escola Municipal Raimundo Pelópidas de Araújo atraiu centenas de pessoas de diversas ruas de Russas na busca dos atendimentos oferecidos gratuitamente. Crianças, jovens, adultos, idosos, todos se misturavam numa grande demonstração de solidariedade e paz, que é o grande lema do movimento russano “Dia do Flamenguista”. Corte de cabelo, orientação jurídica, consultas, dentistas, educação em saúde, verificação da pressão arterial, exame de controle do diabetes, informações sobre os programas assistências do governo federal, recreação esportiva, emissão de documentos e ao final um almoço servido a todos os presentes.  

Profissionais da saúde repassaram orientações aos presentes.


O trabalho é realizado inteiramente por voluntários que dedicam um pouco do seu tempo para fazer a felicidade do outro. Apesar de ser uma ação ligada aos torcedores do Flamengo, não significa que somente os rubro-negros foram atendidos, pelo contrario a idéia dos organizadores é justamente fazer com que a paz entre as torcidas aconteça, sendo aquele espaço de todos.
Para realização do evento, parcerias importantes aconteceram, a Dakota Nordeste foi responsável pela doação de 500 refeições no local. Já a secretaria Municipal da Saúde enviou cerca de 20 profissionais, que estiveram atendendo a população com vários serviços.
A organização do Dia do Flamenguista para fechar a comemoração do seu dia que transcorrerá no dia 3 de março, realizará um grande evento na AACR a partir das 17h, quando estará presente o ex- jogador Nunes, o eterno artilheiro das decisões. Na oportunidade será apresentado o resultado da Ação Cidadania Rubro Negra e a entrega de certificados de responsabilidade social a todas as empresas e pessoas colaboradoras e voluntárias.  

Na foto parte da equipe organizadora: Em pé: Alan Nunes, Junior Lemos, Erivando Lima, Fabiano Brito e Adelina Ferreira . Agachados: Meyre Leão, Ricardo Torres, David Loureiro e a mascote  Ana Alice

Entenda a Noticia  
O Dia do Flamenguista é um projeto de lei aprovado pela câmara municipal de Russas mediante a sugestão de torcedores do Flamengo no município que resolveram comemorar a data sempre com ações sociais. A data já existe no Rio de Janeiro e Curitiba, sendo que lá a data é 28 de outubro, dia do padroeiro do clube São Judas Thadeu, já em Russas a data faz uma homenagem inédita ao Zico, maior ídolo da torcida rubro – negra, sendo o dia 3 de março o seu aniversário de nascimento.

LEI
03 DE MARÇO DIA DO FLAMENGUISTA EM RUSSAS
PROJETO DE LEI Nº 1295, DE 20 DE OUTUBRO DE 2010.
FIQUE POR DENTRO  
BLOG: diadoflamenguistarussas.blogspot.com
E-mail: diadoflamenguista@gmail.com  

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Depois de tranquilizar a torcida, Felipe fica fora do treino

Por Richard Souza e Breno Dines Rio de Janeiro
 
Depois de tranquilizar a torcida via Twitter, garantindo que estará em campo na decisão do próximo domingo, às 16h, contra o Boavista, Felipe ficou fora do coletivo desta tarde, no Ninho do Urubu. O goleiro fez um trabalho separado com o preparador Cantarele e o reserva Marcelo Lomba. As dores no dedão da mão esquerda não impediram Felipe de fazer movimentos intensos na atividade. Mas havia uma proteção no local.
Felipe do Flamengo (Foto: Richard Fausto de Souza / Globoesporte.com)
Felipe usou uma manga comprida por cima da proteção na mão esquerda. Dedão estava enfaixado
(Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
Vanderlei Luxemburgo se disse tranquilo com o caso, mas não cravou 100% a presença do camisa 1 rubro-negro na decisão.
- Felipe está bem. Poupei para não ter atrito desnecessário, normal. Não vai ter problema para domingo. Acho que sim - comentou o treinador.
No campo, Vanderlei Luxemburgo repetiu a série de mudanças testadas na última quarta. Quando o treino foi aberto aos jornalistas, uma hora depois do início, Deivid, Angelim e Negueba estavam entre os reservas. Egídio  jogava na esquerda. Bottinelli fazia o meio, ao lado de Thiago Neves e Renato. Ronaldinho Gaúcho estava no ataque. Depois, o treinador fez várias trocas. Na principal delas, Deivid entrou no ataque, Renato passou para a lateral e Negueba foi para meia-direita, no lugar de Bottinelli.
O time que ficou mais tempo junto foi Paulo Victor, Léo Moura, Welinton, David e Egídio; Maldonado, Willians, Renato, Bottinelli, Thiago Neves e Ronaldinho. Observado na quinta, Diego Maurício não treinou nesta sexta. Ele foi punido por Luxemburgo depois de chegar com meia hora de atraso.
Negueba leva bronca
Na última quinta-feira, Negueba comentou que tem sofrido provocações dos rivais em campo. Uma das preocupações do técnico Vanderlei Luxemburgo é fazer com que o jogador não tenha medo dos adversários, mesmo sendo franzino. No treino desta sexta, no Ninho do Urubu, Negueba fugiu de uma dividida com Renato e levou uma bronca do ténico Vanderlei Luxemburgo.
- Não tira o pé da bola, Neguinho! - gritou o treinador.

Luxemburgo exercita a agilidade de Ronaldinho, Thiago Neves e Bottinelli

Por Richard Souza e Breno Dines Rio de Janeiro
 
Ronaldinho Gaúcho, Luxemburgo e Thiago Neves no treino do Flamengo (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
Enquanto Ronaldinho 'dança' com Luxa, Thiago observa (Foto: Alexandre Cassiano/Ag. O Globo)
Foi preciso esperar um dia para ouvir a explicação. Na última quinta-feira, Vanderlei Luxemburgo chamou a atenção dos jornalistas que assistiam ao treino do Flamengo. Após um trabalho tático com todo o grupo, o técnico reuniu Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves e Darío Bottinelli para uma atividade diferente. Luxa se posicionou um pouco à frente do círculo central com a bola na mão. De frente para ele, os jogadores deveriam se mover de costas. O treinador corria para cima dos atletas e indicava com as mãos a direção que eles teriam de seguir. Na entrada da área, o comandante soltava a bola para que os meias girassem o corpo e chutassem no gol de Marcelo Lomba (assista ao vídeo).
O exercício mais parecia uma dança e arrancou gargalhadas de Luxemburgo e do trio. Na entrevista coletiva desta sexta, ele explicou a finalidade do treino.
- É um trabalho de agilidade que faço sempre com os jogadores que precisam de movimentação. Como o Ronaldinho está voltando da Europa, precisa de um trabalho de mudança de direção para avançar um pouco mais nesse sentido.
Os jogadores do Flamengo voltam a treinar na tarde deste sábado, às 16h. No domingo, o time enfrenta o Boavista, na decisão da Taça Guanabara, no mesmo horário, no Engenhão.

Fla lança camisa para comemorar reconhecimento do título de 1987

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A diretoria do Flamengo ainda comemora a decisão da CBF de reconhecer oficialmente o clube como campeão brasileiro de 1987, ao lado do Sport. Neste domingo, no Engenhão, antes da final da Taça Guanabara, os torcedores poderão comprar uma camisa limitada lançada pelo departamento de marketing rubro-negro. Nela, há os dizeres "Hexa. Eu já sabia". A camisa será comercializadano quiosque de produtos oficiais do clube, situado no Setor Leste Superior. O preço será  R$ 49,90.
- O  Flamengo não poderia deixar uma data tão importante como esta passar em branco. Todo mundo ja sabia que éramos hexa, pois ganhamos em campo. Mas o reconhecimento oficial é importante. Fizemos esta camisa para a torcida comemorar. E um momento histórico- afirmou o vice-presidente de Marketing do Flamengo,  Henrique Brandão.
Após a venda no Engenhão, a camisa estará a venda nos quiosques da FlaShop em shoppings do Rio de Janeiro.
Camisa Flamengo Bolinhas (Foto: Divulgação / site oficial)
Camisa tem a Taça de Bolinhas, troféu feito pela Caixa para o primeiro penta (Foto: Divulgação / site oficial)

Ação Cidadania Rubro Negra

O Dia do Flamenguista em Russas estará realizando hoje(26/02) a I Ação Cidadania Rubro- Negra, que acontecerá na Escola Raimundo Pelópidas de Araújo a partir das 8 da manhã.
Na oportunidade serão oferecidos vários serviços gratuitamente para a população, como sendo:
Emissão de documentos;
Exame para controle do diabetes;
Verificação da pressão arterial;
Consulta medica;
Avaliação dentaria;
Orientação jurídica;
Corte de cabelo;
Recreação esportiva e jogos Kadoo.
Estarão disponíveis ainda os balcões de orientação dos programas assistências do governo federal e conselho tutelar.
O evento faz parte da comemoração do dia do Flamenguista em Russas, que transcorrerá no próximo dia 03 de março, quando será realizada na AACR uma grande comemoração com a presença de Nunes ex – jogador do Flamengo, conhecido como o artilheiro das decisões.
Durante a solenidade, que terá inicio ás 17h, será realizada a entrega de certificados de responsabilidade social aos colaboradores e voluntários.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Fla cria boina com escudo do clube para Ronaldinho Gaúcho

Na chegada ao Flamengo, em outubro do ano passado, o técnico Vanderlei Luxemburgo instituiu uma cartilha aos jogadores. Algumas das regras durante o trabalho: é proibido usar bonés que não sejam do clube; brincos, pulseiras e cordões nos treinos estão vetados. E é obrigatório levantar os meiões nas atividades.
Desde sua apresentação, em meados de janeiro, Ronaldinho Gaúcho segue quase tudo à risca. A exceção fica por conta da inseparável boina preta da marca Kangol. Comprado pelo craque em Porto Alegre há alguns anos, o acessório tornou-se peça obrigatória no estilo do camisa 10. Como não usa boné, que faz parte da uniformização dos jogadores, o clube deu a ele uma boina personalizada com o broche do escudo do Fla. Consequentemente, o astro se enquadra nas normas estabelecidas pelo departamento de futebol.
Boina Ronaldinho (Foto: AGNews)
Ronaldinho começou a usar a boina com o escudo do Flamengo no último domingo (Foto: AGNews)
Por enquanto, Ronaldinho tem apenas um modelo, que ele recebeu para experimentar antes da semifinal contra o Botafogo, domingo passado. Como sentiu-se confortável, usou no mesmo dia. Depois da vitória rubro-negra nos pênaltis, o craque foi à Praça da Apoteose acompanhar o ensaio da escola de samba Grande Rio.
Ele receberá outros modelos em breve. Entre eles, um com a inscrição CRF (Clube de Regatas do Flamengo). O departamento de marketing estuda a possibilidade de licenciar o produto e lançar as boinas para os torcedores, o que já é feito com os bonés que os atletas usam.

Ronaldinho Chegada Flamengo (Foto: Reprodução)
Na volta da viagem a Maceió, na quinta-feira passada, Ronaldinho usou o modelo da Kangol (Foto: Reprodução)

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

TÁ CHEGANDO A HORA: Ação Cidadania Rubro Negra

O Dia do Flamenguista em Russas estará realizando no próximo dia 26 de fevereiro sábado a I Ação Cidadania Rubro- Negra, que acontecerá na Escola Raimundo Pelópidas de Araújo a partir das 8 da manhã.
Na oportunidade serão oferecidos vários serviços gratuitamente para a população, como sendo:
Emissão de documentos;
Exame para controle do diabetes;
Verificação da pressão arterial;
Consulta medica;
Avaliação dentaria;
Assessoria jurídica;
Corte de cabelo;
Recreação esportiva e jogos Kadoo.
Estarão disponíveis ainda os balcões de orientação dos programas assistências do governo federal e conselho tutelar.
O evento faz parte da comemoração do dia do Flamenguista em Russas, que transcorrerá no próximo dia 03 de março, quando será realizada na AACR uma grande comemoração com a presença de Nunes ex – jogador do Flamengo, conhecido como o artilheiro das decisões.
Durante a solenidade, que terá inicio ás 17h, será realizada a entrega de certificados de responsabilidade social aos colaboradores e voluntários.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Hexa oficial, Fla celebra, mas expõe mágoa com Clube dos 13 e São Paulo

Por Eduardo Peixoto Rio de Janeiro
 
Patrícia Amorim era nadadora quando o Flamengo conquistou o título brasileiro de 1987. Quase vinte e quatro anos depois, na cadeira de presidente, ela se emocionou ao conseguir o reconhecimento da conquista nesta segunda-feira.
- Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida, e o mais feliz desde que assumi o Flamengo. Encontrei o time com cinco títulos brasileiros e agora o Flamengo tem seis reconhecidos e homologados – resumiu, ao abrir a entrevista coletiva no auditório Rogério Steinberg, na Gávea.
O quebra-cabeça até chegar à vitória política na CBF tem nuances que envolvem a Federação de Futebol do Rio de Janeiro, interesses comerciais do Clube dos 13 e um pesado trabalho de convencimento jurídico.
Nesta última ponta estava um suposto impedimento judicial por causa de uma ação que garantia o Sport como vencedor daquele ano. O Rubro-Negro comprovou que não havia impedimento ao dividir a taça.
saiba mais
- O doutor Ricardo Teixeira, que baseava sua decisão em pareceres jurídicos, deu ao Flamengo o título e o direito de ter a Taça de Bolinhas. A CBF foi transigente ao ouvir os novos elementos – declarou o diretor da comissão jurídica do Fla, Mário Pucheau.
Mas a vitória rubro-negra terá consequências no futebol brasileiro. Quarta-feira haverá reunião no Clube dos 13. O Flamengo admite que se sentiu desamparado e a partir de agora vai pensar somente em seus interesses.
 - Posso antecipar que o Flamengo ficou desconfortável sem o posicionamento do Clube dos 13. O clube foi desprestigiado e não teve o apoio que esperava. Isso, por enquanto, é uma rusga e não uma ruptura. Também ficamos muito desconfortáveis com o São Paulo, que foi parceiro na eleição do Clube dos 13. Hoje pensamos primeiro no Flamengo e ninguém pode condenar. Até porque sempre fomos de maior torcida, audiência e pensamos em um todo. A vida nos leva a repensar posicionamentos. É a lei da ação e reação – declarou Patrícia Amorim.
A briga com o São Paulo deve se estender. O time paulista recebeu na última semana a Taça de Bolinhas e se autoproclamou o primeiro pentacampeão brasileiro. Na ocasião, o presidente Juvenal Juvêncio afirmou que iria “se deliciar”.
Com a homologação da CBF, o Flamengo se torna o primeiro pentacampeão e vai requerer a posse do troféu e espera um ato de nobreza do Tricolor.
- Meu desejo é que eles tenham a nobreza de devolver a taça para a Caixa Econômica porque uma vez reconhecido o título o primeiro pentacampeão é o Flamengo. Espero que o Juvenal tenha a capacidade de reconhecer e devolver a taça. Gosto do Juvenal e espero isso dele. Estou me deliciando porque no meu caso é legítimo – declarou, arrancando aplausos da plateia.
Ainda nesta segunda, Kalil Rocha Abdalla, advogado do São Paulo, garantiu que o clube não vai devolver a Taça de Bolinhas. O troféu foi entregue ao clube paulista na semana passada pela Caixa Econômica Federal, que era a responsável por guardar o objeto. Em nota oficial, a Caixa disse que qualquer mudança de mãos a partir de agora depende do entendimento entre CBF e os clubes envolvidos.

Agora com o de 1987 oficial, site do Fla exalta os seis brasileiros do clube

O Flamengo teve nesta segunda-feira o título brasileiro de 1987 reconhecido pela CBF. Na onda da "conquista", o clube estampou, na entrada de seu site oficial, uma animação na qual são lembradas as equipes que se consagraram nos seis títulos do clube.
site Flamengo (Foto: Reprodução)
Site oficial do Flamengo exalta o legitimado hexa do clube (Foto: Reprodução)
O Flamengo foi campeão brasileiro em 1980, 1982, 1983, 1987, 1992 e 2009.
Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Para Zico, Bebeto e Andrade, foi feita justiça com o tetra do Fla em 1987

Por Eduardo Peixoto e Márcio Mará Rio de Janeiro
 
Um deu o passe. O outro, chegou na frente do goleiro para tocar a bola no fundo das redes. O terceiro, líder daquele grupo, levantou a taça. Andrade, Bebeto e Zico, personagens principais do então tetra brasileiro de 1987 que o Flamengo conquistou ao derrotar o Internacional por 1 a 0 no Maracanã,  já se consideravam campeões. Mesmo assim, não esconderam a satisfação e o alívio com a decisão da CBF de tornar oficial o que já era comemorado nas arquibancadas e reconhecido pela imprensa. Agora, a preocupação é com o destino do troféu mais famoso dos últimos anos.
- Quem oferece a taça tem que resolver isso. Engraçado é que, uma semana depois que a entregaram para o São Paulo, tomaram essa decisão. Para mim, não alterou em nada, sempre me considerei tetra, o título foi conquistado dentro de campo. Mas para o clube e para a torcida, foi bom, para parar com essa encheção de saco. O que lamento muito é a atitude feia do São Paulo de querer levar a taça no grito. Ninguém fala que o São Paulo não ganhou cinco títulos. Só que ganhou depois do Flamengo. E o Sport acabou levando o título de graça - lembrou Zico.
O regulamento da CBF estabelecia que o primeiro clube com cinco Brasileiros seria o dono definitivo da Taça das Bolinhas. Como o de 1987 não era reconhecido pela entidade, o troféu acabou sendo entregue ao clube paulista pela Caixa Econômica Federal. A história toda serviu de exemplo para Zico em suas palestras Brasil afora. Ele usava o fato de o clube campeão do módulo principal (chamado de verde) ser obrigado a decidir o Brasileiro com o campeão do módulo da Série B (chamado de amarelo) como história de português no futebol brasileiro.
bebeto andrade  zico 1987 flamengo (Foto: Agência Globo)
Bebeto, Andrade e Zico: tetracampeões com o Flamengo em 1987 (Foto: Agência Globo)
- E isso foi feito mudando-se o regulamento. Depois, aquela farsa do Sport e Guarani nos pênaltis... Aquilo envergonhava a gente. Ganhamos o título no campo. Sofri bastante naquele período, me machuquei contra o Santa Cruz. Nos quatro últimos jogos, contra o Atlético-MG e o Inter, o joelho inchava no segundo tempo. No dia seguinte à decisão, fui parar na sala de cirurgia. Ganhamos dentro do campo jogando bola, o Brasil inteiro reconheceu - disse o Galinho, que era o capitão e grande líder da equipe e, mesmo sem estar 100% bem fisicamente, foi decisivo na reta final da competição..
Quem fez o gol do título de 1987, no entanto, foi Bebeto, Ainda surpreso com a notícia - "É verdade mesmo, acabou essa novela chata?", repetia -, ele disse que soube da notícia ainda em casa, enquanto recebia a visita de Júnior Baiano, outro campeão brasileiro (em 1992) pelo Flamengo.
- Rapaz, eu sempre me considerava campeão... Só no Brasil acontece uma coisa dessas, onde já se viu? Aquele título foi conquistado no campo, e só quem estava naquele grupo sabe o sacrifício que tivemos de ganhar o campeonato. Agora, temos que comemorar bastante. Acho que o clube deveria fazer uma festa reunindo os campeões, sei lá, alguma coisa. Estou muito feliz. Só falta entregarem a Taça das Bolinhas para o Flamengo. Como é que a Caixa Econômica entregou-a para o São Paulo? - afirmou, num misto de felicidade e indignação, Bebeto.
time Flamengo campeão brasileiro 1987 (Foto: Sebastião Marinho / Ag. O Globo)
No tetra brasileiro do Flamengo de 1987, cinco formaram base do Brasil tetra mundial em 1994: Leonardo, Jorginho, Bebeto e Zinho estão na foto. Aldair é o único ausente  (Foto: Sebastião Marinho / Ag. O Globo)
Antes de entrar para uma reunião, o agora deputado estadual, eufórico ao telefone, fez uma viagem no tempo para recordar-se dos grandes momentos da conquista. Bebeto.considera o Brasileiro de 1987 um dos títulos mais importantes de sua carreira. Naquele tetra do Flamengo, lembrou bem o ex-jogador, havia cinco jogadores que mais tarde ajudariam o Brasil a conquistar o tão sonhado tetracampeonato mundial.
- Jorginho, Aldair, Leonardo, Zinho e eu estávamos naquele time. Quer mais? Ainda tinha o Zé Carlos, o Leandro, o Renato, que vivia fase maravilhosa, e o Zico, meu ídolo. Foi muito importante conquistar um Brasileiro jogando com ele. Lembro muito bem que foi do Zico que recebi o primeiro abraço que recebi assim que o juiz apitou o fim de jogo. Foi muito emocionante. Jamais vou me esquecer disso. Ganhar um título desses pelo Flamengo do lado do Zico foi demais pra mim.
Os duelos contra o Atlético-MG foram considerados por muitos como mais emocinantes até do que os das finais contra o Colorado. Mas para Bebeto, os jogos contra o Inter no Beira-Rio e no Maracanã foram mais especiais.
- Olha, eu fiz gols nas duas partidas, no empate lá - 1 a 1 - e na vitória por 1 a 0. Lá eu marquei de cabeça. No Rio, foi aquele lançamento lindo do Andrade. Não foi fácil chegar na frente do Taffarel para tocar na bola. Choveu naquele dia. Mas um dos momentos mais especiais foi a bicicleta que eu dei no Beira-Rio. Foi no travessão. Se aquela bola entra...
Autor do passe para o gol decisivo de Bebeto, o hexacampeão Andrade - foi penta como jogador,  ganhando quatro pelo Flamengo e um pelo Vasco, e campeão como técnico, pelo Rubro-Negro, recentemente, em 2009 - também ficou feliz com a decisão tomada pela CBF.
- Tiveram bom senso e reconheceram todos os sacrifícios de uma geração vitoriosa. Nunca tive dúvidas de que o Flamengo foi o campeão de 1987. Mas não sei por que reconheceram só agora, uma semana depois de entregarem a Taça de Bolinhas ao São Paulo.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Felipe revela recado: ‘Caprichem porque vou pegar dois’

Por Eduardo Peixoto Rio de Janeiro
 
Há quem diga que comparação entre jogadores nunca é saudável. Ainda mais quando o exemplo teve de interromper a carreira por acusação de assassinato. Mas Felipe sabe, que quando o árbitro determinou que a vaga para a final entre Flamengo e Botafogo seria decidida nos pênaltis, a lembrança de Bruno foi inevitável para os rubro-negros.
O goleiro, atualmente detido em Minas Gerais, era especialista na arte de desmoralizar batedores. Só contra o Botafogo foram dois títulos cariocas desta forma e seis defesas. Por isso, quando a torcida repetiu o grito de “melhor goleiro do Brasil” que reservava ao ex-camisa 1, o atual dono do posto aumentou a concentração.
- Sabia que numa disputa por pênaltis a responsabilidade aumentaria, pelo histórico dele. Foi importante para que eu possa conquistar meu espaço, mas não quero ser o novo Bruno. Quero ser o Felipe, mas sei que falando de pênalti o Bruno era um monstro - afirmou o goleiro.
Os dois tiveram comportamento - e resultados - semelhantes. Na roda antes da disputa, Felipe pediu a palavra.
- Falei para os companheiros: caprichem, que eu pego dois. Deu certo. Sabia que do outro lado tinha um dos melhores goleiros do Brasil - disse.
Felipe defesa Flamengo (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Felipe defende pênalti de Somália e ajuda o Flamengo na semifinal (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Curiosamente, Bruno motivava os companheiros da mesma forma. Ele batia no peito para dizer que nunca perde uma decisão por pênaltis e garantia “pelo menos uma defesa”. Na carreira profissional, os números comprovam a marra do ex-camisa 1.
Felipe começa a trilhar caminho semelhante. Logo na estreia, no amistoso contra o Londrina, salto no lado esquerdo e defesa. Na noite deste domingo, ele espalmou as cobranças de Everton e Somália - Renato Cajá chutou para fora.
Na hora de explicar a aptidão, Felipe surpreende. Diz que não estuda os cobradores, não é fã dos DVDs e descarta os conselhos de treinadores e amigos.
- Prefiro, se for para errar, que seja por mim, e não pelo que os outros falam. Goleiro é sempre sozinho, ouvi conselhos, mas quem está debaixo do gol sou eu. A última decisão tem que ser minha. O Botafogo tem batedores de dois ou três anos, e eles mudam o canto. Tanto que, quando começaram a falar, fiquei mais afastado com a toalha na cabeça, me concentrando. Seria ruim sair de campo sabendo que errei porque fui pela ideia de outra pessoa - declarou.
Felipe também foi na contramão sobre a importância de se treinar pênaltis rotineiramente.
- Pênalti não se treina. Tem que ter confiança, sorte e acertar o canto que o batedor escolhe - resumiu.
Classificado após vitória por 3 a 1 nos pênaltis (1 a 1 no tempo normal), o Flamengo enfrenta o Boavista no próximo domingo, às 16h, na decisão da Taça Guanabara.

Com novo herói no gol, Fla bate o Botafogo nos pênaltis e vai à final

por GLOBOESPORTE.COM
comemoração Flamengo x Botafogo (Foto: VIPCOMM)
Jogadores do Flamengo comemoram o gol de Ronaldo Angelim (Foto: VIPCOMM)
Foi mais um Flamengo x Botafogo típico, isso se o retrospecto mais recente for levado em consideração: emoção, nervosismo, gols, heróis, vilões, empate no tempo normal, pênaltis e, no fim, mais um goleiro saindo como herói. O destaque dessa vez foi rubro-negro: Felipe defendeu as cobranças de Somália e Everton e garantiu a vitória por 3 a 1. A lembrança de Bruno foi inevitável. O goleiro, preso desde ano passado acusado por assassinato, foi o herói na conquista dos Cariocas de 2007 e 2009, defendendo duas cobranças em cada uma das decisões - e contra o mesmo Botafogo.
Curiosamente, os pênaltis também decidiram o título no ano passado, mas a favor do Alvinegro e no tempo normal. Herrera e Loco Abreu marcaram para o Glorioso, ambos de pênalti. Com a partida em 2 a 1, Adriano desperdiçou um pênalti, defendido por Jefferson, o herói de então. O triunfo rendeu ao Bota o título da Taça Rio e, como já havia conquistado a Taça Guanabara, a equipe foi campeã carioca.
O Flamengo agora disputa a decisão da Taça Guanabara contra o Boavista, que eliminou o Fluminense, também nos pênaltis. A partida será disputada no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão.
Ronaldo Angelim coloca o Flamengo em vantagem
 Como todo clássico bem disputado, o jogo começou cheio de nervosismo e lances ríspidos. Logo no início, Willians e Herrera se desentenderam, levaram o amarelo e deram uma amostra da batalha que os times travariam em campo. Se sobrava disposição, faltavam boas tramas de ataque. A aposta das equipes era levantar bolas na área. O Botafogo chegou a assustar na cabeçada de Márcio Rosário após escanteio cobrado por Alessandro, mas foi o Flamengo que mostrou eficiência. Aos 14 minutos, Thiago Neves, também em uma batida de escanteio, colocou na medida para Ronaldo Angelim, que subiu mais do que os zagueiros e mandou no cantinho direito de Jefferson: 1 a 0.
Ainda sob o efeito do gol, o Alvinegro viu o Fla criar outra boa chance com Thiago Neves. O camisa 7 chutou forte da entrada da área e Jefferson defendeu. O Glorioso só voltou a dar o ar de sua graça aos 29 minutos. Dentro da área, Loco Abreu ajeitou de cabeça para Márcio Azevedo, que emendou uma linda bicicleta. A bola foi na direção do gol, mas Felipe fez a defesa.
Com muita movimentação dos seus homens de frente, o Flamengo jogava melhor que o Botafogo, que tinha dificuldade para impedir os avanços do adversário. Antes do fim da primeira etapa, o Rubro-Negro ainda criou duas boas oportunidades de ampliar. Primeiro, Deivid serviu Léo Moura dentro da área e o lateral emendou uma bomba. A bola, entretanto, subiu demais. Depois, aos 42 minutos, um dos lances mais bonitos do jogo. Ronaldinho lançou Fernando em profundidade, o volante impediu que a bola fosse pela linha de fundo e cruzou para Thiago Neves. O meia mandou de cabeça, e Jefferson voou para fazer uma defesa espetacular. O goleiro mereceu até os cumprimentos do camisa 10 do Fla.
Bota retorna melhor e empata com Loco Abreu
 Na volta do vestiário, Joel Santana resolveu fazer uma mudança para deixar o time mais forte na parte ofensiva: tirou Márcio Azevedo e colocou o ex-flamenguista Everton. A alteração surtiu efeito rapidamente. Logo nos primeiros minutos, o Botafogo fez pressão em cima do adversário. Herrera ajeitou para Loco Abreu, que chutou no cantinho e Felipe teve que se esticar todo para defender. Era um ensaio. Aos três minutos, Alessandro rolou para o uruguaio. A zaga errou na linha de impedimento e Loco, dentro da área, chutou de perna direita e empatou.
O atacante infernizava a vida dos defensores rubro-negros. Após cruzamento da esquerda feito por Everton, Loco Abreu deu uma ótima cabeçada e Felipe fez ótima defesa. Vendo o crescimento do Bota, Luxemburgo também resolveu mexer. Colocou Negueba no lugar de Deivid, e o Flamengo melhorou. Logo de cara, o jovem atacante fez duas grandes jogadas pela direita em cima de Arévalo e levou perigo para o gol de Jefferson. O suficiente para acordar novamente a torcida rubro-negra.
Ronaldinho Gaúcho também despertou. Após bola levantada na área, o camisa 10 de livrou de Somália só no domínio e chutou de perna direita. Jefferson se esticou todo e desviou a bola, que entraria no cantinho. Do lado alvinegro, que chegou perto foi Everton, que, aos 31 minutos, chutou cruzado da entrada da área e a bola passou rente à trave esquerda de Felipe.
Já perto do fim da partida, os botafoguenses reclamaram de um pênalti que teria sido cometido por Renato ao colocar a mão na bola dentro da área. O árbitro entendeu que o jogador do Fla não teve a intenção. Os times tentaram a classificação no tempo normal até o fim, mas a decisão de quem ia para a final foi mesmo para os pênaltis.
E surgiu um novo candidato a ídolo na Gávea. Mas a primeira cobrança, Felipe não alcançou o chute de Márcio Rosário. Jefferson até chegou na bola de Léo Moura, mas deu azar e não conseguiu evitar o empate. Começava então a epopeia do camisa 1 rubro-negro, que defendeu a cobrança de Everton. Na sequencia, Renato fez 2 a 1 para o Fla.
Felipe mais uma vez parou o Botafogo, agora na batida de Somália. Fernando fez o terceiro para o Fla. Com mais duas cobranças pela frente, o time de Joel Santana não poderia desperdiçar. mais nenhuma. Renato Cajá cobrou e deslocou Felipe, mas a bola saiu. Era a senha para a festa rubro-negra.
FLAMENGO (3) 1 X  (1) 1 BOTAFOGO
Felipe; Léo Moura, Welinton, David Braz e Ronaldo Angelim (Diego Maurício); Fernando, William, Renato, Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho; Deivid (Negueba).Jefferson; Rodrigo Mancha, Antônio Carlos e Márcio Rosário; Alessandro, Arévalo (Araruama), Somália, Renato Cajá e Márcio Azevedo (Everton); Herrera (Caio) e Loco Abreu.
Técnico: Vanderlei LuxemburgoTécnico: Joel Santana
Gols: Ronaldo Angelim, aos 14 minutos do primeiro tempo. Loco Abreu, aos três minutos da segunda etapa. Nos pênaltis: Léo Moura, Renato e Fernando (Fla). Márcio Rosário (Botafogo)
Cartões amarelos: Herrera, Renato Cajá, Rodrigo Mancha (BOT); Willians, Deivid, David Braz, Thiago Neves (FLA)
Data: 20/02/2011. Local: Engenhão, Rio de Janeiro. Árbitro: Luis Antonio dos Santos. Auxiliares: Ricardo de Almeida e Eduardo Couto. Público: 26.854 pagantes. Renda: R$ 805.654,00

Fla x Bota: protagonistas diferentes em clássico clichê do Carioca

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Ronaldinho Gaúcho no treino do Flamengo (Foto: Maurício Val / VIPCOMM)
Ronaldinho disputará primeiro clássico pelo Fla (Foto: Maurício Val / VIPCOMM)
Doze finais ou semifinais nos últimos cinco anos. Número forte, que evidencia o predomínio de Flamengo e Botafogo no Campeonato Carioca. Um clássico que se repete nas camisas, mas se renova nos personagens. Cuca, Adriano, Lucio Flavio e Bruno ficaram para trás. Mas foram substituídos à altura. Joel, Luxemburgo, Loco Abreu, Ronaldinho... O duelo deste domingo, no Engenhão, repete a rotina, mas reserva novas emoções. A partida começa às 16h (de Brasília).
O Rubro-Negro foi carrasco do rival por três anos seguidos (2007/08/09). Ano passado, porém, o badalado Império do Amor sucumbiu à cavadinha de Loco Abreu e às armadilhas de Joel Santana. O duelo do banco de reservas, aliás, será dos mais interessantes. O técnico rubro-negro é conhecido pela facilidade ao conquistar títulos brasileiros. São cinco no currículo. No Cariocão, ele não sabe o sabor da conquista. A vez que esteve mais perto foi em 1995, mas esbarrou no “Rei do Rio”.
Assim que o próprio Joel Santana se define. Ele tem oito taças – pelo menos uma em cada clube – e na vez que encontrou Luxa ao lado de Romário conseguiu detê-lo com o esforçado time do Fluminense.
A partida terá a presença do técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes. Dos jogadores em campo, Jefferson e Ronaldinho já foram convocados pelo comandante. O vencedor do confronto deste domingo terá como adversário na final o Boavista, que superou o Fluminense por 4 a 2 nos pênaltis (2 a 2 no tempo normal)
O GLOBOESPORTE.COM acompanha o clássico em Tempo Real, com vídeos. A TV Globo transmite para os estados do RJ, ES, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF, além da cidade de Florianópolis-SC. O árbitro será Luis Antonio dos Santos, com os auxiliares Ricardo de Almeida e Eduardo Couto.
header o que esta em jogo
Flamengo: além de um lugar na decisão, o Rubro-Negro quer justificar a melhor campanha da fase classificatória do primeiro turno. Em sete partidas, foram sete vitórias. Ainda assim, existe a cobrança por uma atuação convincente. Os jogadores e o treinador Vanderlei Luxemburgo reconhecem que o grupo ainda não rendeu o esperado.

Botafogo: o Alvinegro busca o tricampeonato da Taça Guanabara e a sexta participação consecutiva numa decisão do Campeonato Carioca. Com atuações irregulares diante das equipes de menor expressão, o Botafogo mostrou sua força vencendo o Fluminense de virada e neste domingo vai tentar comprovar que sobe de produção nos clássicos.
header as escalações 2
Flamengo: o técnico vai repetir a formação da vitória sobre o Murici, quarta-feira passada, pela Copa do Brasil. A lateral esquerda continua sendo o maior problema. O zagueiro Ronaldo Angelim será improvisado mais uma vez no setor. Com uma torção no tornozelo esquerdo, o volante Maldonado é dúvida. Se não puder jogar, Fernando entra.

Na zaga, David Braz também preocupa. Se também for vetado, Egídio e Jean disputam a vaga. Luxemburgo terá Rafael Galhardo e Diego Maurício como opções. Ambos estavam com a Seleção Brasileira no Sul-Americano sub-20. Recuperado de uma lesão no tornozelo direito, Bottinelli volta a ser relacionado. Wanderley ainda sente dores no joelho direito e continua fora.

A escalação: Felipe, Léo Moura, Welinton, David Braz (Egídio ou Jean) e Ronaldo Angelim; Maldonado (Fernando), Willians, Renato, Thiago Neves e Ronaldinho; Deivid.
Botafogo: durante a semana Joel Santana fez mistério em relação ao time que entrará em campo para enfrentar o Flamengo. Marcelo Mattos, machucado, e Bruno, suspenso, são desfalques. Para a vaga do último, Somália é o escolhido. Para o lugar do capitão, Arévalo é o favorito.

Também não estão descartadas mudanças na defesa, com Rodrigo Mancha podendo ocupar uma vaga na zaga ou no meio-campo. O Botafogo deve entrar em campo com a seguinte formação: Jefferson, João Filipe, Antônio Carlos e Márcio Rosário; Alessandro, Arévalo, Somália, Renato Cajá e Márcio Azevedo; Herrera e Loco Abreu.

header fique de olho 2
Flamengo: o clássico será o primeiro grande jogo de Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves com a camisa do Flamengo. A dupla ainda carece de entrosamento, mas carrega toda a responsabilidade de conduzir o time à final da Taça Guanabara. A torcida ainda espera um futebol convincente dos astros do time.
Botafogo: se o Flamengo tem Ronaldinho, o Botafogo também tem o seu R10. Um dos mais regulares da equipe na temporada, Renato Cajá vem se mostrando um jogador decisivo, com quatro gols marcados e quatro assistências no Campeonato Carioca. Além disso, o meia é uma ótima opção nas jogadas de bola parada.
 
header o que eles disseram
Vanderlei Luxemburgo, técnico do Flamengo: “Dentro do processo, da montagem da equipe, o resultado é excelente. Foram muitas mudanças no grupo, estamos caminhando, não estamos jogando o que queremos, mas estamos com 100% de vitória. A exigência era porque não ganhávamos e tínhamos de ganhar, agora é para que joguemos bem."

Joel Santana, técnico do Botafogo:  “Não é a primeira vez que enfrentamos o Flamengo badalado. Algumas vezes perdemos e em outras, vencemos. O Flamengo é assim, tem o seu noticiário a seu favor e tem festa. Já trabalhei lá e convivi com isso. O Botafogo é completamente diferente, mas o importante é fazermos nossa parte. Vai ser um jogo bom, mas que não permite erros.”
header último confronto v2

Flamengo e Botafogo se enfrentaram pela última vez no dia 2 de outubro de 2010, no Engenhão, em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clássico terminou empatado em 1 a 1, com Lucio Flavio abrindo o placar em cobrança de falta no primeiro tempo. Na segunda etapa, Alessandro derrubou Ronaldo Angelim dentro da área, e o árbitro marcou pênalti. Petkovic cobrou, e Jefferson defendeu, mas Léo Moura igualou o placar pegando o rebote.

Ronaldo pede desculpas à torcida do Fla por não ter jogado pelo clube

Ronaldo só conseguiu vestir a camisa do Flamengo seu clube de coração fora dos gramados.
Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Ronaldo sempre declarou que era torcedor do Flamengo. Mas a sua contratação pelo Corinthians, após um período de treinamentos na Gávea, abalou a sua relação com os rubro-negros. Cinco dias depois de anunciar a aposentadoria do futebol, o Fenômeno, em entrevista ao apresentador Luciano Huck, pediu desculpas aos torcedores do clube carioca por não ter defendido o Rubro-Negro.
- Em relação à torcida do Flamengo, peço desculpas porque não tive a chance, não tive o convite, não tivemos o projeto para evoluir (em uma contratação). Para mim, por ter sido flamenguista desde criança, foi uma pena - disse ao "Caldeirão do Huck".
Confira no vídeo acima a entrevista de Ronaldo
Mas o agora ex-jogador disse que a falta de acordo com o Flamengo acabou permitindo um fato que disse ter mudado a sua "vida".
- Após esse acontecimento veio outro que foi conhecer o Corinthians, conhecer São Paulo. Que mudou a minha vida. Sou muito feliz em São Paulo. Sou muito grato ao Corinthians por ter aberto as portas para mim, ter feito um projeto incrível acontecer, que deu certo - afirmou.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Flamengo joga só 25 minutos, faz três gols e avança à segunda fase

Por GLOBOESPORTE.COM Maceió
 
O estádio Rei Pelé era rubro-negro. Preparou-se para reverenciar o Flamengo, que duas ou três vezes por década desembarca em Maceió. O Murici queria atrapalhar, a desordem tática de Vanderlei Luxemburgo também colaborou. Mas bastou acertar a equipe a partir dos 20 minutos do segundo tempo que o time neutralizou as hostilidades dos torcedores, venceu  por 3 a 0 e comemorou a classificação à segunda fase da Copa do Brasil. Ronaldinho, Renato e Negueba fizeram os gols.
De acordo com o regulamento da competição, as equipes visitantes que na primeira eliminatória vencem por dois ou mais gols de diferença se classificam sem necessidade do jogo de volta. O adversário do time carioca na segunda fase sai do confronto entre Fortaleza e Fast-AM, que venceu o time cearense em casa nesta noite, por 2 a 0.
Apesar da vitória, o Flamengo assustou pela falta de organização até os 15 minutos do segundo tempo. Apenas quando o treinador corrigiu as opções táticas erradas o time melhorou e conseguiu os três gols.
Eliminado em seu primeiro jogo interestadual desde a fundação, em 1998, o Murici tem muito o que lamentar. A equipe teve as melhores chances na etapa inicial, mas falhou nas finalizações e foi castigada.
O Flamengo retorna ao Rio de Janeiro no fim da tarde desta quinta-feira e no dia seguinte entra em regime de concentração visando à semifinal da Taça Guanabara, domingo, contra o Botafogo. A partida será às 16h (de Brasília), no Engenhão.
Fla assiste, Murici domina e torcida vaia

Cada toque na bola de Ronaldinho parecia gol para os mais de 17 mil rubro-negros que abarrotaram o ajeitado Rei Pelé. Mas as primeiras participações dele não foram produtivas. Bilu e Serginho fizeram os desarmes de um ousado Murici. Antes dos dez minutos, o time mandante, mas que parecia visitante, arriscou dois chutes de fora da área. O primeiro Felipe defendeu sem dificuldade e o segundo foi para fora.
Ronaldinho (Foto: Alexandre Vidal - Fla Imagem)
Ronaldinho tenta fugir da marcação do Murici (Foto: Alexandre Vidal - Fla Imagem)
Enquanto isso, seja com Willians, seja com Renato, o Rubro-Negro repetiu o que mais fez em 2011: errou passes. Fáceis, daqueles de pouquíssimos metros. A torcida emudeceu e passou a balbuciar o tradicional “ah!” a cada jogada equivocada.
O árbitro Jaílson Freitas, da Bahia, parou o jogo rapidamente porque havia um vergalhão de cerca de 15 cm jogado no meio do gramado. O objeto ficou no campo após a ação do patrocinador da Copa do Brasil.
Os torcedores levantaram da cadeira aos 20 minutos, quando Ronaldinho recebeu de Deivid, entrou na área, pedalou e, sem velocidade, foi bloqueado pela zaga. O Murici contragolpeou em velocidade. Alexandro entortou Willians. A jogada prosseguiu e Everlan chutou no canto. Felipe se esticou e defendeu.
O Murici arrancou aplausos até de alguns torcedores do Flamengo. No lance seguinte, aos 24, Ronaldinho abriu para Thiago Neves na esquerda. Ele cruzou e Deivid, sozinho na entrada da pequena área, desviou no pé da trave esquerda.
Vanderlei Luxemburgo bate no peito e diz que colocar um zagueiro na lateral esquerda é coisa da Europa. Porém, foi justamente nas costas do improvisado Angelim, aos 29, que Everlan passou de calcanhar e Alexandro chutou forte para ótima defesa de Felipe.
Em vez de lances de efeito, Thiago Neves brindou os ansiosos torcedores de Maceió com um chute que só não saiu pela linha lateral porque Alex evitou e saiu jogando. Aos 39, Ronaldinho teve um lampejo e rolou para Thiago Neves na marca do pênalti. Em vez de chutar, o apoiador tentou puxar para a perna direita e perdeu o lance. Na sobra, Deivid cabeceou para o alto, nas mãos do goleiro Dias.
Mesmo sem jogar bem, o Fla teve mais uma chance. A bola sobrou para Thiago Neves na segunda trave, ele cabeceou para o meio e Deivid, sem ângulo, saltou e desviou para fora. O fim do primeiro tempo terminou com vaias constrangedoras para o time carioca.
- Nome não ganha jogo. Eles foram melhores – disse o goleiro Felipe, irritado com a postura da equipe no primeiro tempo.
Luxa ajeita bagunça, e Ronaldinho, Renato e Negueba decidem
O segundo tempo começou, mas a má atuação do Flamengo não terminou. Renato errou passe simples no campo de ataque e em contragolpe Franco só não marcou porque Welinton conseguiu se recuperar do mau posicionamento e o desarmou dentro da área.
 Aos seis, o azar atrapalhou o Murici. Serginho brincou com a zaga rubro-negra e cruzou para Franco, na entrada da pequena área, chutar rasteiro para fora.
Diante da falta de organização tática, Luxemburgo decidiu mexer em duas posições. Tirou Welinton e Maldonado e colocou Egídio e Fierro, respectivamente. Desta forma, Ronaldo Angelim saiu da esquerda e voltou para a zaga.
A torcida só se levantou quando Negueba foi chamado por Luxemburgo e entrou na vaga de Deivid, que saiu vaiado. Ao mesmo tempo, Thiago Neves chutou de longe e Dias fez pose para espalmar.
O Flamengo melhorou. O suficiente para Léo Moura ir ao fundo, aos 21, e cruzar primorosamente na segunda trave. Ronaldinho apareceu entre os zagueiros e cabeceou para o chão: 1 a 0 e torcida do Flamengo pulando no Rei Pelé.
Com a torcida inflamada e o adversário abatido, o Flamengo partiu em busca do segundo gol, que não demorou. Aos 27, Renato teve a primeira chance de cobrar uma falta frontal desde a chegada de Ronaldinho. Ele cobrou de longe, a bola quicou no gramado molhado, o goleiro Dias pulou atrasado e espalmou para dentro da meta.
O estádio, que em determinado momento chegou a ficar hostil, voltou a distribuir otimismo e os rubro-negros cantaram debaixo de temporal: “Ô Botafogo, pode esperar: a sua hora vai chegar”, em referência ao duelo de domingo pela semifinal da Taça Guanabara.

Quase no último lance, Negueba fez jus ao pedido da torcida. Ele aproveitou ótimo passe de Thiago Neves e marcou o terceiro na saída do goleiro Dias.
Negueba ainda fez mais uma boa jogada, com passe precioso para Renato. O meia chutou mal e o camisa 1 do Murici salvou.

<>
<>
MURICI 0 x 3 FLAMENGO
Dias, Alex, Nado, Sinval e Paulinho; Serginho, Gueba, Bilu e Everlan; Gustavo (Edvaldo) e Alexsandro (Franco).
 
Felipe; Léo Moura, Welinton (Egídio), David Braz e Ronaldo Angelim; Willians, Maldonado (Fierro), Renato, Thiago Neves e Ronaldinho; Deivid (Negueba).
Técnico: Gilmar BatistaTécnico: Vanderlei Luxemburgo
Gols: Ronaldinho, aos 21, Renato, aos 27, Negueba, aos 45 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Edvaldo (Murici), Egídio (Flamengo)
Local: Rei Pelé, em Maceió. Data: 16/2/2011. Árbitro: Jailson Freitas (BA). Auxiliares: Belmiro da Silva (BA) e Adailton Silva (BA). Renda: R$ 662.500,00. Público: 15.100 pagantes (16.693 presentes)
 

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Renato se machuca em treino e preocupa Fla para jogo em Maceió


Time Ronaldinho rachão (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Renato deixa o treino ao lado do médico Marcelo
Soares (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)

Vanderlei Luxemburgo tem um problema de última hora para a estreia do Flamengo na Copa do Brasil. Durante o treino de reconhecimento do gramado do estádio Rei Pelé, em Maceió, local da partida contra o Murici, nesta quarta-feira, o meia Renato se machucou em uma disputa de bola com o goleiro reserva Paulo Victor. O jogador sentiu fortes dores no joelho esquerdo e foi direto para o vestiário, acompanhado pelo médico Marcelo Soares. A entrevista coletiva pós-treino do camisa 11 foi cancelada. Caso ele não tenha condições de jogar, o técnico tem Marquinhos e Vander como opções.
A formação tática do Flamengo será mesma da vitória por 1 a 0 sobre o Resende, no domingo passado, pela Taça Guanabara. O zagueiro Ronaldo Angelim será novamente improvisado na lateral esquerda. O volante Maldonado e o zagueiro Welinton, que cumpriram suspensão na última rodada do primeiro turno do Carioca, voltam ao time titular. Fernando e Jean ficam no banco. O Flamengo vai a campo com Felipe, Léo Moura, Welinton, David e Ronaldinho Angelim; Willians, Maldonado, Renato (Marquinhos ou Vander), Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho; Deivid.
Flamengo e Murici se enfrentam às 22h de Brasília (21h no horário local). Se vencer por dois ou mais gols de diferença, o Fla elimina o jogo de volta, marcado para o dia 24 de fevereiro, no Engenhão.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Sob o carinho da massa, jogadores do Fla desembarcam em Maceió

Por Eduardo Peixoto e Richard Souza Direto de Maceió, AL
Recepção ao Flamengo no aeroporto em Maceió (Foto: Richard Souza / GLOBOESPORTE)
Rubro-negros fazem a festa na recepção do Fla em Maceió (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
Máquinas a postos, engatilhadas, pescoços esticados até o limite e paciência para enfrentar a falta de espaço. Os rubro-negros de Alagoas não pouparam esforços para ver o Flamengo chegar a Maceió, no início da madrugada desta terça-feira. Também não aliviaram a garganta para cantar e gritar à espera dos ídolos. Nesta quarta-feira, a equipe enfrenta o Murici, pela primeira fase da Copa do Brasil.
A concentração no aeroporto Zumbi dos Palmares começou quase duas horas antes do pouso do avião que levou a delegação do Rio à capital alagoana. Por volta de 23h30m (0h30m no horário de Brasília), os jogadores desembarcaram sob alvoroço e histeria de cerca de 500 torcedores.
Uma recepção calorosa, especialmente para Ronaldinho Gaúcho. Escoltado por cinco seguranças, o craque foi o primeiro a passar pelo saguão. Muito sorridente, atravessou um cordão de isolamento e acenou para os torcedores até a entrada no ônibus. Os demais jogadores e os membros da comissão técnica surgiram em seguida. O lateral-direito Léo Moura, os meias Thiago Neves e Renato, o atacante Deivid, o zagueiro Ronaldo Angelim e o técnico Vanderlei Luxemburgo foram muito festejados.
- Uma recepção maravilhosa - disse Thiago Neves.
- Ótimo, ótimo - resumiu Luxemburgo.
Recepção ao Flamengo no aeroporto em Maceió (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Léo Moura é festejdo ao desembarcar em Maceió (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Enquanto os jogadores ainda se acomodavam, os rubro-negros cercaram o veículo para fazer uma imensa festa. Impressionados, alguns jogadores registraram a cena com as câmeras dos telefones celulares.
O estudante Lucas Costa, de 21 anos, era um dos mais animados. De cadeira de rodas, levou baquetas e um tarol para ajudar a ditar o ritmo da festa. Vítima de um tumor na medula, Lucas perdeu os movimentos das pernas aos dez anos. O envolvimento com o esporte não é apenas de torcedor. Ele faz parte da Seleção Brasileira de basquete para cadeirantes e joga na Associação de Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal).  
- Estou muito ansioso e empolgado para ver o Ronaldinho em campo. Mas mesmo sem ele não estivesse aqui estaríamos à espra do Flamengo. Acompanho o time sempre que posso e pelo menos uma vez por ano vou ao Rio, já que tenho família por lá. O time ainda está em formação, Ronaldinho e Thiago Neves não estão 100%, mas vai melhorar. O Murici não vai conseguir atrapalhar.
A delegação está hospedada em um hotel na praia Lagoa da Anta e também foi recepcionada por torcedores. Três viaturas da Polícia Militar estão estacionadas na entrada do local para manter a ordem. 
A partida contra o Murici terá início às 22h de Brasília (21h no horário local) e vai marcar a estreia das duas equipes na Copa do Brasil. Uma vitória do time da Gávea por dois ou mais gols de diferença evitará o confronto de volta, no Rio, e já qualificará o Rubro-Negro para a próxima fase.

R10 lamenta despedida: ‘Não sei como será o futebol sem o Ronaldo’

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro
 
ronaldinho gaucho flamengo (Foto: Eduardo Peixoto/Globoesporte.com)
Ronaldinho Gaúcho no treino do Flamengo (Foto: Eduardo Peixoto/Globoesporte.com)
Após o anúncio oficial da aposentadoria de Ronaldo na tarde desta segunda-feira, muitos jogadores estrangeiros se manifestaram demonstrando todo respeito pelo atacante. No Brasil, Ronaldinho Gaúcho não deixou por menos e fez questão de exaltar a carreira do amigo de Seleção Brasileira. O craque do Flamengo revelou que ‘a ficha ainda não caiu’ e que não sabe como será o futebol sem o Fenômeno em atividade.
- Passou um filme pela minha cabeça (quando soube da aposentadoria), muitas lembranças. Fiquei triste. É uma mistura de sentimentos difícil de falar. Hoje, ainda não caiu a ficha. Não sei como será o futebol sem o Ronaldo. Ele sempre foi um exemplo como jogador.
Companheiros de Seleção Brasileira, eles têm muitas lembranças positivas. Ronaldinho Gaúcho se recorda dos momentos finais da decisão da Copa do Mundo de 2002, quando os dois já estavam no banco de reservas.
- Fico super feliz por ter jogado muitos anos com ele. Tivemos muitas coisas legais. Sempre foi meu ídolo. Hoje, sou amigo do meu ídolo. Ele foi um jogador completo. Tinha força, habilidade e inteligência. Uma velocidade de pensamento e explosão que ninguém tinha. Para ele tudo era muito fácil. Para mim era o cara. Por mais que falassem dos problemas de peso, quando entrava em campo era diferenciado. Na final da Copa de 2002, antes do apito final, os dois estavam nos banco de reservas e nos abraçamos, pois sabíamos que seríamos campeões do mundo.
Ronaldinho não quis comentar sobre a escolha do amigo em defender as cores do Corinthians, quando todos imaginavam que ele encerraria a carreira no Flamengo.
- Não analiso o que ele decidiu e o que fez na carreira. Foi o que ele quis. Da minha boca só sairão coisas boas de Ronaldo. Ele sempre me tratou muito bem, desde o primeiro aperto de mão. É um exemplo para todos os jovens.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Em péssimo dia de Ronaldinho, Deivid salva Fla e mantém 100%

por GLOBOESPORTE.COM
Era jogo de campeonato com importância de amistoso. E o Flamengo soube pontuar bem esta diferença neste domingo. Sem inspiração – e com pouca transpiração – o time venceu por 1 a 0 o Resende, em Macaé, e terminou a primeira fase da Taça Guanabara com 100% de aproveitamento. Antes alvo da torcida, Deivid foi o herói do magro triunfo.
A má atuação foi simbolizada por Ronaldinho. No terceiro jogo pelo Rubro-Negro, o camisa 10 foi presa fácil para o marcador do Resende. Gabriel, de apenas 17 anos, levou a melhor em quase todos os lances contra um adversário disperso, lento e de passes imprecisos.
A ciranda tática de Vanderlei Luxemburgo, que a cada jogo opta por um esquema, também não dá resultados. Desta vez, Ronaldo Angelim foi discreto na lateral esquerda e o meio-campo não se encontrou. Mesmo assim, o time venceu.
O Flamengo termina a primeira fase com 21 pontos, a melhor campanha entre os 16 participantes e enfrenta o Botafogo na semifinal. A partida será no próximo domingo, no Engrenhão. Antes disso, o Rubro-Negro estreia na Copa do Brasil contra o Murici, quarta-feira, em Maceió.
Por sua vez, o Resende foi prejudicado pela vitória por 5 a 3 do Boavista sobre o Nova Iguaçu e perdeu a segunda vaga. O Boavista, segundo colocado da chave, enfrenta o Fluminense.

Confira a classificação do Campeonato Carioca
Preguiça rubro-negra
O sol forte e a situação confortável na tabela provocaram preguiça no Flamengo. O time forçou as jogadas pelo lado esquerdo – o da sombra – mas pouco produziu. A disposição do Resende era outra. Em busca da segunda da chave, o time arriscou chutes de longe e aos 10 minutos foi prejudicado pela marcação irregular de um impedimento quando Alexandro recebeu livre dentro da grande área.
A torcida, que não lotou o estádio Cláudio Moacyr, se deleitava a cada passe de Ronaldinho. Mas o camisa 10 também parecia contaminado pela lei do menor esforço e limitava-se aos toques para o lado.
Repetindo a atuação ruim do coletivo de sexta-feira, quando foi dominado e perdeu para os reservas por 2 a 1, o time do Flamengo só deu um chute perigoso aos 35. Léo Moura recebeu de Deivid na área e Eduardo espalmou o chute. Em falta lateral cobrada por Thiago Neves, aos 43, o goleiro do Resende novamente salvou. Mas foi só. Ao fim do primeiro tempo, as esperadas vaias dos torcedores insatisfeitos.
Deivid, o salvador
No segundo tempo o Flamengo, pelo menos, passou a ter o domínio das ações. Mas Ronaldinho – sim, Ronaldinho – e Thiago Neves erravam quase tudo. Até em uma cobrança de falta frontal o camisa 10 esbarrou na barreira.
Perigoso, o Resende contragolpeou com Marcel, aos 14. Ele chutou no alto e Felipe se esticou para evitar o gol. A torcida rubro-negra só aplaudiu quando Luxemburgo chamou Negueba.
Mas foi outro jogador que entrou, Fierro, quem fez a jogada salvadora. Aos 31 minutos, ele cruzou da direita e Deivid se antecipou à zaga para marcar o quarto dele no Estadual. O atacante igualou a Wanderley, que está machucado, na artilharia da equipe.
Pouco depois, Ronaldinho foi substituído por Muralha e deixou o campo aplaudido. Aos 43 o Resende teve a chance de empatar. Anderson cabeceou dentro da pequena área e Felipe salvou com o pé direito.
 
FLAMENGO 1 X 0 RESENDE
Felipe; Léo Moura, Jean, David Braz e Ronaldo Angelim; Willians (Fierro), Fernando, Marquinhos (Negueba), Thiago Neves e Ronaldinho (Muralha); Deivid.Eduardo; Wellington, Rogério, Anderson Conceição e Kim; Ramon, Gabriel, Léo Silva e Valdeir (Léo); Marcel (Elias) e Alexandro.
Técnico: Vanderlei LuxemburgoTécnico: Paulo Campos
Gols: Deivid, aos 31 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Willians (Flamengo)
Local: Cláudio Moacyr, em Macaé. Data: 13/2/2011. Árbitro: Marcelo de Lima Henrique. Auxiliares: Luiz Cláudio Regazone e Diogo Carvalho Silva. Público: 4.588 pagantes (6.684 presentes).

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Luxa escala Ronaldo Angelim na vaga de Egídio em coletivo

Por Eduardo Peixoto Rio de Janeiro
 
Ronaldo Angelim treino Flamengo (Foto: VIPCOMM)
Ronaldo Angelim escora a bola (Foto: VIPCOMM)
 
O técnico Vanderlei Luxemburgo comandou nesta sexta-feira um coletivo no Ninho do Urubu, em Vargem Grande. A novidade ficou por conta da utilização de Ronaldo Angelim na lateral esquerda. O zagueiro foi improvisado na posição por opção do treinador e deve ganhar o lugar de Egídio no jogo deste domingo, contra o Resende, pela Taça Guanabara.
Com Wellinton suspenso, a dupla de zaga foi formada por David Braz e Jean. No meio, Fernando ocupou o lugar do também suspenso Maldonado. A equipe titular na atividade foi formada por Felipe, Léo Moura, David Braz, Jean e Ronaldo Angelim; Willians, Fernando, Thiago Neves, Ronaldinho Gaúcho e Marquinhos; Deivid.
Mesmo já classificado para a fase semifinal da Taça Guanabara, o Flamengo vai a campo contra o Resende, às 17h deste domingo, com o que tem de melhor. A única exceção é mesmo o pendurado Renato Abreu, que será preservado na partida. Marquinhos entra para o compor o lado esquerdo do meio do campo. Thiago Neves deve jogar aberto pela direita, com Ronaldinho mais centralizado, encostando no centroavante Deivid.
Quem continua fora da equipe é o atacante Wanderley. O jogador segue com dores no joelho direito e está vetado para domingo. Bottinelli, com um problema no tornozelo direito, também não deve ter condições de jogo.