segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Ingressos para a estreia de Ronaldinho no Fla estão esgotados


fila de torcedores do Flamengo para comprar ingressos
Torcedores do Fla na tumultuada fila no Engenhão
(Foto: Marcello Carrapito / GLOBOESPORTE.COM)

Depois de muito tumulto e desorganização, todos os ingressos para a partida de estreia de Ronaldinho Gaúcho com a camisa do Flamengo foram vendidos. Segundo a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) todas as 37.042 entradas foram vendidas, e o público será recorde no Engenhão, quarta-feira, para a partida entre o time rubro-negro e o Nova Iguaçu, pela quinta rodada da Taça Guanabara, pois ao todo devem comparecer 42 mil pessoas.
No entanto, não foi nada fácil para o torcedor que tentou adquirir o seu ingresso nesta segunda-feira, principalmente no local da partida desta quarta, onde a venda começou com uma hora de atraso. Uma fila quilométrica no estádio começou no fim de domingo, por volta das 22h, mas dos 18 guichês disponíveis, apenas quatro funcionaram no início da manhã.
Por causa do aumento da procura, mais quatro bilheterias foram abertas. Como os idosos (com mais de 65 anos) têm acesso livre, muitas pessoas chegaram ao local acompanhadas por parentes e amigos mais velhos para tentar tirar vantagem. Os funcionários do estádio não permitiram a artimanha.
Na Arena da Barra também houve tumulto e muita reclamação. A principal queixa foi que os funcionários da BWA permitiram que pessoas desrespeitem a fila. Além disso, a presença de cambistas também incomodou quem estava na fila para comprar as entradas na bilheteria.
Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Fla e Ponte Preta se desentendem, e Marcelo Lomba volta para a Gávea

marcelo lomba no treino do flamengo
Marcelo Lomba não vai mais reforçar a Ponte Preta e
volta para o Fla (Foto: Márcia Feitosa / VIPCOMM)

O goleiro Marcelo Lomba, que foi titular do Flamengo no segundo semestre do ano passado, está de volta ao clube da Gávea. O jogador estava envolvido em uma negociação com a Ponte Preta e chegou até a mudar-se para Campinas. Porém, por causa de uma questão jurídica, a transferência foi cancelada.
- É uma situação chata, porque eu estava treinando e concentrado na Ponte Preta, já havia me despedido dos companheiros do Flamengo, e feito a mudança de cidade. Esse entrave aconteceu entre o departamento jurídico dos dois clubes e foi algo que fugiu ao meu alcance - disse o goleiro.
Apesar de ter sido negociado pelo Flamengo, Lomba garante que não vê nenhum problema em retornar para o Rubronegro, mesmo com o ex-corintiano Felipe sendo o titular neste começo de Campeonato Carioca:
- Volto ao Flamengo sem qualquer tipo de problema, já que foi o clube que comecei a minha carreira e que tenho contrato em vigor. Vou continuar trabalhando da mesma maneira para poder ajudar o grupo.
Revelado na Gávea, Marcelo Lomba foi titular da equipe durante o Campeonato Brasileiro e a Copa Sul-Americana, após o escândalo envolvendo o goleiro Bruno.
Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Ronaldinho ansioso para estreia no Fla: ‘É diferente de tudo que já vivi’

Ronaldinho coletiva Flamengo
Ronaldinho durante a entrevista coletiva
(Foto: Richard Fausto / Globoesporte.com)
Boina na cabeça, frases curtas e prudência nas promessas. No início da noite desta segunda-feira, Ronaldinho Gaúcho deu sua última entrevista antes da estreia com a camisa do Flamengo, contra o Nova Iguaçu, quarta-feira, no Engenhão. O duelo começa às 22h (de Brasília) e todos os 37.042 ingressos se esgotaram em apenas dois dias à venda.
O meia-atacante ainda está em fase de adaptação ao Rio. Se antes curtia férias com futevôlei e agitação noturna, agora é a vez de estabilizar a vida na cidade, estabelecer uma rotina e receber o carinho dos cariocas, principalmente dos rubro-negros.
- É diferente de tudo que já vivi - afirmou.
Confira os principais trechos da entrevista:
Estádio lotado, festa da torcida
- É muita alegria por ter essa recepção. Espero ajudar a equipe para dar alegria ao torcedor. É diferente de tudo que já vivi. É diferente do que já tinha visto na minha carreira. A expectativa é fazer o melhor para retribuir esse carinho. É uma surpresa atrás da outra.
Evolução nos treinamentos
- Eu me senti muito bem depois de toda a preparação. Está tudo dentro dos planos, pouco a pouco, e na véspera de estrear estou me sentindo muito bem.
Voltar a jogar no Brasil
- Alegria, satisfação. Todo jogador sonha voltar e ser recebido desta forma. Isso me motiva para jogar e fazer o meu melhor.
Promessa
- Nunca prometo gol. A vontade é enorme de fazer grandes jogadas, assistências. Minha preocupação maior é que os atacantes façam gol.
Ronaldinho Carioca
- Por enquanto é uma fase de adaptação. Eu sempre vinha de férias, não tinha horário. Agora estou aqui para trabalhar. É uma situação nova em todos os aspectos. Ainda não consegui jogar futevôlei, já que estou treinando quase todos os dias de manhã e à tarde. Estou morando no hotel, não encontrei casa. Está tudo muito corrido, com a atenção voltada para a estreia.
Por Eduardo Peixoto e Richard Souza Rio de Janeiro

domingo, 30 de janeiro de 2011

Fla vence o clássico, elimina o Vasco da TG e aumenta crise na Colina

Thiago Neves marca um golaço no clássico e complica vida do Vasco
O Flamengo venceu o Vasco por 2 a 1 e reassumiu a liderança do Grupo A da Taça Guanabara. De quebra, eliminou o Gigante da Colina do torneio. Deivid e Thiago Neves marcaram os gols que fizeram a equipe da Gávea chegar aos 12 pontos na competição. Romulo descontou para o time cruzmaltino, que segue sem pontuar e está em oitavo lugar.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Crise do Vasco é atualizada em tempo real no Flamengo por Felipe

Por Eduardo Peixoto e Richard Souza Rio de Janeiro
Luxemburgo e Felipe no treino do Flamengo
Felipe não quer saber de euforia no Fla antes do
clássico diante do Vasco (Foto:Maurício Val/VIPCOMM)
Após saltar, espalmar e suar, o goleiro Felipe deixou o campo do Ninho do Urubu direto para o vestiário. Pegou o celular e acessou a internet em busca de notícias sobre a crise do Vasco. Soube que o xará Felipe e Carlos Alberto foram afastados e não jogam o clássico de domingo, no Engenhão.
Espalhou aos companheiros a informação, mas evitou a euforia. O adversário está em crise e coleciona três derrotas em três jogos. E nesta sexta-feira, além dos afastamentos de seus dois principais jogadores, demitiu o técnico Paulo César Gusmão.
- Precisamos saber que a pressão fica fora de campo. Se não fizermos o nosso papel, o Vasco vem e atropela – declarou o camisa 1 rubro-negro.
Felipe recordou que passou por situação semelhante no Corinthians. Em 2007, à beira do rebaixamento no Brasileirão, o time surpreendeu e venceu o líder e futuro campeão São Paulo por 1 a 0, gol de Betão.
- Futebol é assim, uma caixinha de surpresas. Esse é o ditado mais velho que existe. Clássico é clássico e vice-versa. Em 2007, com o Corinthians quase rebaixado, vencemos o São Paulo campeão. Se o Vasco estivesse em situação um pouco melhor todo mundo diria que é meio é meio. Parece que o Flamengo tem obrigação de ganhar, mas futebol não é assim – alertou.
O goleiro deu conselhos aos vascaínos sobre como escapar da má fase. Mas fez uma ressalva: que a recuperação aconteça após o duelo deste domingo, às 19h30m (horário de Brasília).
- Nesses momentos tem que tentar fazer o mais simples possível. Pode chutar a bola para o gol vazio que aparece o gasparzinho e tira. Mas é fase ruim que vai passar. Na primeira vitória, não sendo no domingo agora, as situações vão melhorar – afirmou.

César sopra vela dos 19 anos e pede: 'Quero aproveitar a imensidão do Fla'

Por Luciano Cordeiro Ribeiro Rio de Janeiro
 
A noite de aniversário ainda lembra os tempos de anonimato. Família reunida na acolhedora casa no Riachuelo, mesas espalhadas pelo quintal e videogame comendo solto na TV em plena calçada. Mas César jamais se lembrará da comemoração de seus 19 anos como apenas mais uma. O clima sem qualquer formalidade na Zona Norte do Rio é o de sempre, mas tudo cheira a transformação. O telefone toca mais do que o habitual. A camisa do Flamengo vira traje até do avô Álvaro, fanático pelo América. O bolo ganha escudo rubro-negro, decoração impensável para quem já foi vascaíno – algo que César se recusa a admitir, sem saber que um dos vizinhos já o havia “dedurado”.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O Incrível Wanderley: atacante mostra lado Hulk e outros personagens

Expressão de calma, voz baixa, sorriso largo. Nem sinal da careta de fúria que apareceu após os dois gols marcados contra o Americano nesta quarta-feira. Quem encontra Wanderley longe dos gramados quase não reconhece um dos artilheiros do Carioca, com três gols. Sem o uniforme rubro-negro, o atacante do Flamengo vira apenas um cara tranquilo, como se define. Porém, todo homem tem seu ponto fraco. E o dele é a bola. Bastou olhar para a que seria usada na foto da matéria, que ele logo disse:
- Trouxe para mim?
Não adianta. A fome de gols domina o campineiro. No futebol desde cinco anos de idade, sente o sangue ferver ao chegar perto da redonda. Daí, a explicação para a transformação que acontece dentro de campo e o apelido dado por Andrey, goleiro do Criciúma e ex-companheiro de Cruzeiro. Nas quatro linhas, Wanderley vira o Incrível Hulk.
wanderlei flamengo entrevista
Wanderlei e a fome de bola em 'momento Hulk' (Foto: arte sobre foto de Mariana Kneipp/ Globoesporte.com)
- O Andrey me dizia que eu me transformava em campo.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Na estreia de T. Neves, Wanderley rouba a cena, e Fla bate o Americano


As boas-vindas foram para Thiago Neves, mas a noite desta quarta-feira teve outro dono. O atacante Wanderley caminha a passos largos como forte candidato a xodó da torcida rubro-negra. No estádio Cláudio Moacyr, em Macaé, em dia de pouco brilho da equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo, o camisa 33 decidiu ao marcar os dois gols da vitória sobre o Americano, pela terceira rodada da Taça Guanabara. Se Thiago Neves foi um estreante discreto, Wanderley chamou a atenção como goleador e pela vibração. A euforia na hora de comemorar é marca do jogador, que começa a brigar por um lugar no time titular.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Inscrição de Thiago Neves já consta no BID. Falta aparecer na Ferj


Thiago Neves no treino do Flamengo
Thiago Neves no treinamento do
Flamengo (Foto: Maurício Val / VIPCOMM)

A inscrição de Thiago Neves no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF foi normalizada nesta quarta-feira, como consta no site da confederação. Entretanto, para o jogador poder estrear às 19h30m, contra o Macaé, a situação também tem que está regularizada na Ferj. E na federação fluminense, um novo boletim só vai ser gerado às 19h, meia hora antes do início da partida.
O meia está com a delegação rubro-negra em Macaé, local do jogo, e aguarda a liberação para estrear. Pela primeira vez ele foi relacionado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo para uma viagem.
Segundo o diretor jurídico de futebol do Flamengo, Michel Asseff Filho, o Al Hilal, da Arábia Saudita, concluiu nesta terça todo o processo de transmissão de dados, via internet, do retorno do jogador ao Brasil. Sendo assim, a expectativa é dar condições de jogo a Thiago.
- O regulamento diz que o jogador tem de estar regularizado no momento da partida. Não vejo isso como um problema. Se a partir das 13h a Ferj verificar que está tudo certo, inclusive o Certificado de Transferência Internacional, terá condições de inscrever o Thiago. Garanto que a partir deste horário vai estar tudo regularizado para que o nome dele entre no Bira. O fato de ser gerado às 19h é uma questão da Ferj, mas o Flamengo confia na Federação para ajudar no processo. Vamos tentar até o limite - disse nesta terça o diretor jurídico de futebol do Flamengo, Michel Asseff Filho.
Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Campeões da Copinha chegam ao Rio com festa e choro do vovô Álvaro

 
Cesar avô Flamengo Aeroporto copa juniores
Avô de César recebe o goleiro e herói no aeroporto
(Foto: Eduardo Peixoto / Globoesporte.com)

Tinha troféu, a afinada charanga, pais, mães, namoradas, torcedores. Uma autêntica festa rubro-negra para receber os campeões da Copa São Paulo de Futebol Júnior no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira à noite. Mas, com a mão direita apoiada na parede e a esquerda equilibrando-se sobre a muleta, o vovô Luiz Alvaro chorava, soluçava. De orgulho. Orgulho do neto César, o grande herói da conquista do Flamengo na vitória por 2 a 1 sobre o Bahia.
O goleiro de 18 anos carregava um olhar ainda juvenil, de deslumbramento com a festa que via ao redor. Repetia a todo instante, sem tirar o sorriso do rosto:
- Maravilhoso, maravilhoso.
O avô ganhou beijos, abraços e mal conseguia falar.
- Quando falo do César me emociono – disse Luiz Alvaro, voltando a se emocionar.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Festa rubro-negra no Pacaembu: Fla derrota Bahia e conquista a Copinha

 
Negueba gol flamengo x bahia copa sp
Negueba marca de pênalti
(Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)
Depois de 21 anos, o Flamengo volta a fazer festa no dia do aniversário de São Paulo. O Pacaembu, tomado de vermelho e preto, comemorou o título do time carioca na Copa São Paulo de Futebol Júnior, após a vitória por 2 a 1 sobre o Bahia, na tarde desta terça-feira. O Tricolor chegou a empatar e até ter chances de vencer, mas cometeu um pênalti na segunda etapa e abriu o caminho para o Rubro-Negro, que passou a dominar o jogo e poderia ter ampliado o placar. Com as presenças da presidente Patrícia Amorim e do técnico Vanderlei Luxemburgo como torcedores ilustres, a equipe carioca conquistou seu segundo título na história da competição - o primeiro foi em 1990, em um time que tinha Marcelinho Carioca, Djalminha, Paulo Nunes, Júnior Baiano e Nélio. Os nomes de hoje são César, Negueba, Frauches, Rafinha, Lucas e Adryan.
Sol, suor e empate
O sol resolveu aparecer com força no aniversário de São Paulo e tirou cada gota de suor dos jogadores e dos torcedores. Empurrado pela torcida que era maioria e encheu o Pacaembu, o Flamengo encontrou nos primeiros minutos um Bahia nervoso. E logo aproveitou. Aos sete minutos, o zagueiro Frauches pegou uma sobra na área e, de pé esquerdo, encheu a bomba e acertou a rede de Renan, sem chances para o goleiro: 1 a 0 para o Rubro-Negro e festa da torcida (assista ao vídeo). A presidente do clube carioca, Patrícia Amorim, e o técnico do time principal, Vanderlei Luxemburgo, gostavam do que viam.
Mas o técnico tricolor, Laelson Lopes, não estava nada satisfeito com o desempenho de sua equipe. E foi ousado. Ainda aos 11 minutos da primeira etapa, fez uma mudança: tirou o lateral João Marcos, que sentia dores, e colocou Valson, mais ofensivo, para tentar chegar ao empate.
Aos poucos a mudança surtiu efeito. O Flamengo até chegava mais, mas perdia a bola pedindo faltas. O Bahia começou a incomodar o goleiro César. Até que, aos 30 minutos, conseguiu um pênalti após Marllon tocar a mão na boa dentro da área. Festa dos torcedores tricolores, que estavam em menor número, mas muito animados. Rafael anotou com uma cobrança alta, bem colocada, e registrou o empate: 1 a 1. Mas, ao correr para comemorar perto do tobogã, onde estavam os torcedores do Bahia, o menino pulou a placa de publicidade e caiu na mureta da escada do vestiário. Precisou de atendimento médico, mas voltou ao jogo (assista ao vídeo).
Foi a vez de o Flamengo sentir o impacto do gol e se enrolar em campo. César seguiu sendo exigido pelo ataque do Bahia. Mas, aos poucos, o time carioca voltou a criar boas chances. E, mais uma vez, a cair demais pedindo falta, o que não comovia a arbitragem. Entre chutes de longe e jogadas individuais de Adryan, o Rubro-Negro não conseguiu marcar mais um. E o Bahia, um pouco mais relaxado, guardou energia para o segundo tempo. Mas ainda teve uma grande chance nos minutos finais. Em cobrança de falta rasteira de Brendon, quase que César não alcança a bola.
Segundo tempo
 O Bahia voltou tranquilo e disposto a virar o jogo. Brendon obrigou César a deitar para fazer uma defesa importante. O Flamengo ainda tentava entrar no ritmo e desperdiçou uma cobrança de falta com Negueba. O time carioca, sem uma boa atuação deste que é considerado o principal atleta do grupo, era afobado e tinha dificuldades de trocar passes nos contra-ataques. Bem mesmo estava César, defendendo bolas muito difíceis, como a que Filipe mandou com muita força.
Em um lance individual, Lucas sofreu falta dura de Dudu e precisou ser substituído pouco depois. O jogador do Bahia recebeu amarelo, mas correu risco de ser expulso. Só que o vermelho que não veio naquele momento apareceu aos 23 minutos. O mesmo Dudu puxou a camisa e derrubou na área Thomas, que entrou na vaga de Lucas. O atleta do Bahia foi mais cedo para o chuveiro. Negueba bateu com tranquilidade, no canto alto direito do gol de Renan: 2 a 1 para o Flamengo e festa da torcida rubro-negra nas arquibancadas (assista ao vídeo).
O gol deu ao time carioca o ânimo e a confiança que estavam faltando. A partir daí, o Rubro-Negro passou a bombardear a defesa do Bahia com várias oportunidades em velocidade, principalmente com Thomas. Negueba, que não estava bem, também cresceu na partida. O Bahia, com um a menos e sofrendo também com o calor, tinha muita dificuldade de segurar o adversário, mas conseguia na medida do possível.
Mesmo com o placar apertado, a torcida do Flamengo passou a gritar "olé' aos 40 minutos do segundo tempo. A festa já começava nas arquibancadas. Rafinha, substituído nos minutos finais, não foi tão decisivo na final, mas foi ovacionado pela torcida pelo desempenho ao longo da competição.
No minuto final, o Bahia levou muita emoção: Laercio pegou uma sobra pela direita, sozinho na área e chutou para o gol. César espalmou e salvou o título do Fla. Depois do sufoco, a torcida do Flamengo soltou o grito de "é campeão"!

FLAMENGO 2 X 1 BAHIA
Cesar; Alex, Marllon, Frauches e Anderson; Muralha, Rafinha (China), Lorran e Adryan (Pedrinho); Negueba e Lucas (Thomas).Renan; João Marcos (Valson), Dudu, Everton e Laércio; Anderson, Fernando (Rodrigo), Brendon (Mansur) e Filipe; Fábio e Rafael.
Técnico: Paulo HenriqueTécnico: Laelson Lopes
Gols: Frauches, aos sete minutos, e Rafael (de pênalti), aos 30 minutos do primeiro tempo; negueba (de pênalti), aos 23 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Frauches, Marllon, Anderson (Flamengo); Filipe (Bahia). Vermelho: Dudu (Bahia)
Estádio: Pacaembu, em São Paulo (SP). Data: 2501/2011. Árbitro: Vinicius Furlan. Auxiliares:David Botelho Barbosa e Marcio Jacob .

Por Carolina Elustondo São Paulo

Recordista mundial defenderá o clube da Gávea por mais uma temporada

 

natação cesar cielo Torneio Open de Natação guaratinguetá
Cesar cielo Torneio fica mais um ano na Gávea
(Foto: Satiro Sodré / CBDA)

Cesar Cielo ainda não decidiu se treinará no Brasil ou nos Estados Unidos visando aos Jogos Olímpicos de Londres-2012. Certo mesmo é que continuará defendendo as cores do Flamengo na temporada 2011. Nesta segunda-feira, o recordista mundial anunciou que seguirá sendo atleta do clube. Cielo disse que a renovação foi automática, sem nenhum outro acerto financeiro em relação a 2010.
- A renovação foi bem tranquila e eu já havia dito que, por mim, seguiria com o Flamengo. Era só a Patrícia Amorim também dizer que sim. Eu até já recebi salário em janeiro - disse o nadador.
A presidente do Flamengo reafirmou que a intenção é mantê-lo no clube até o fim de 2012.
- Ele representa o resgate da natação do clube. E especialmente para mim, que vim da piscina, tem um simbolismo todo especial. Além disso, vamos fortalecer ainda mais a torcida por ele no Pan- Americano de Guadalajara, onde o Flamengo estará muito bem representado - afirmou Patrícia Amorim

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Com a lateral abarrotada, São Paulo admite emprestar Diogo para o Fla


Diogo em ação no jogo-treino do São Paulo
Diogo em ação no jogo-treino do São Paulo
(Foto: Marcelo Prado / Globoesporte.com)
O lateral-esquerdo Diogo, do São Paulo, pode reforçar o Flamengo nos próximos dias. A diretoria do Tricolor confirmou que recebeu uma proposta do Rubro-Negro pelo jogador e vê com bons olhos a possibilidade de emprestá-lo por uma temporada para valorizá-lo, sobretudo pela exposição que terá atuando na mesma equipe de Ronaldinho Gaúcho.
- O Flamengo quer muito o jogador. Nós estamos analisando, mas o interesse é bastante grande neste atleta - disse o vice-presidente de futebol do São Paulo, Carlos Augusto de Barros e Silva.
O acordo só não foi firmado porque o Tricolor espera por possíveis ofertas do exterior ou até envolver o jogador em alguma negociação. Apesar da contratação de Rivaldo, o clube paulista ainda está à caça de mais reforços. O maior desejo do presidente Juvenal Juvêncio e do técnico Paulo César Carpegiani agora é pela chegada de um centroavante.
- Temos que esperar para ver as movimentações do mercado. Estamos observando tudo isso - ressaltou o dirigente.
Revelado nas categorias de base, Diogo, de 21 anos, ficou sem espaço no elenco são-paulino depois de não aproveitar as chances que teve em 2010. No início do ano, a diretoria acertou com Juan, ex-Flamengo, e congestionou o setor. Além dos dois, a posição conta ainda com Carleto e Junior Cesar. Assim, o garoto seria emprestado para poder ganhar mais experiência.
Por Carlos Augusto Ferrari
São Paulo

domingo, 23 de janeiro de 2011

Flamengo vence Desportivo nos pênaltis e vai à final da Copinha

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
 
Em um gramado em péssimo estado no estádio Nicolau Alayon, em São Paulo, cheio de buracos tapados com areia, e após um jogo vibrante durante todos os 90 minutos, porém sem gols, o Flamengo derrotou o Desportivo Brasil por 3 a 0 nos pênaltis (assista ao vídeo das cobranças) e garantiu a vaga para a decisão da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Fla vai enfrentar Bahia, que derrotou o América-MG por 2 a 1 no estádio Professor Luís Augusto de Oliveira, para saber contra quem decidirá a taça na final desta terça-feira, em São Carlos. A decisão será nesta terça, aniversário da cidade de São Paulo, no Pacaembu. O time rubro-negro chega à final pela segunda vez na história da competição e tenta o bicampeonato: em 1990, conquistou o título com um time que tinha Marcelinho Carioca, Djalminha, Paulo Nunes, Júnior Baiano e Nélio.
Thomás desperdiçou para fora a primeira cobrança do Fla, mas Diego Teodoro e Dwann retribuíram a isolada em seguida. A segunda cobrança rubro-negra de Adrian contou com a sorte: Ausgusto defendeu, mas a bola pegou efeito e entrou. O goleiro César defendeu a cobrança de Dellatorre, garantindo a classificação rubro-negra. Anderson e Frauches completaram os gols do time carioca. O Desportivo ficou no zero.
Lucas na partida do Flamengo contra o Desportivo na Copinha
Lucas na partida do Flamengo contra o Desportivo na Copinha (Foto: Gaspar Nóbrega / VIPCOMM)
Buracos e velocidade
Único sobrevivente dos clubes de São Paulo, o time da cidade de Porto Feliz mostrou que teve motivos de sobra para chegar às semifinais e com 100% de aproveitamento. Com bom toque de bola, o time administrado pela empresa Traffic, que gerencia carreira de jogadores, tem boas revelações que logo estarão se destacando em times profissionais, como Dellatorre, artilheiro da competição com sete gols, Gabriel Santos e Berg. Por isso mesmo, o Desportivo obrigou o goleiro do Flamengo César a fazer boas defesas. A mais perigosa delas aos 40 do primeiro tempo, quando Dellatorre recebeu de Berg e fez o camisa 1 do Fla se esticar para botar a bola por cima do travessão. Antes disso, aos 25, Berg tinha feito linda jogada driblando três jogadores batendo forte de pé esquerdo para fora.
As péssimas condições do gramado do estádio do Nacional-SP atrapalhavam os passes, mas não a disposição da garotada em campo, que imprimiu velocidade e ritmo intenso ao jogo. Se o Fla teve mais dificuldade de entrar na área adversária, por outro lado teve boas chances em chutes de fora. Luiz Phillipe "Muralha" foi a principal peça deste arsenal, dando um petardo perigoso aos 12, que o camisa 1 do Desportivo, Augusto, defendeu no ângulo esquerdo; e outro aos 37, desta vez mais rasteiro, que o arqueiro tirou com as pontas dos dedos. Um escanteio bem cobrado por Lorran quase acabou em gol rubro-negro aos 35, mas Lucas cabeceou para fora a um metro do gol.
Botinada e videocassetada
 As primeiras gotas de chuva caíram logo nos primeiros minutos da etapa final. E Rafinha, apelidado nas categorias de base do Flamengo de "Neymar da Gávea", entrou aos seis, para usar sua habilidade para tentar entrar na área do Desportivo, que continuava oferecendo perigo: aos dez minutos, Júnior deu uma bomba de canhota à esquerda de César. Do outro lado, Lorran respondeu quase marcando aos 14, mas de novo Augusto defendeu um belo chute de fora da área. A melhor chance do Desportivo foi aos 17, quando Berg apareceu sozinho, mas chutou rente à trave direito do Fla.
Aos 18 minutos, aconteceram dois lances que destoou do bom nível do jogo. Um pela violência: Luiz Phillipe entrou com maldade deixando a sola no joelho de Gladstone, mas o árbitro Leonardo Ferreira Lima nem o advertiu. Outro, pelo inusitado: ao levar o jogador do Desportivo de maca, o carregador caiu sentado em cima da cabeça do jogador, em um lance que poderia entrar para as videocassetadas do programa "Domingão do Faustão" (assista ao vídeo).
E Rafinha, aos poucos, tentava sair da forte marcação. Aos 15, ele deu um passe primoroso para Lucas, que não conseguiu dominar. Aos 29, cruzou para Thomás, que se esticou todo mas não conseguiu completar. E em seguida, de novo pela direita, tocou para Lucas cabecear errado.
O ritmo intenso e a chuva fizeram com que o cansaço tomasse conta dos jogadores nos minutos finais. Mesmo assim, as duas equipes não pararam em nenhum momento de evitar a decisão pelos pênaltis. Nos minutos finais, Lorran quase marcou de cabeça para o Fla após escanteio. No minuto seguinte, Dellatorre quase interceptou cruzamento na pequena área. E respondendo em seguida, Adrian obrigou Augusto a fazer outr defesa cinematográficaem chute de longe. Mas a decisão da vaga foi mesmo decidida na "loteria" dos pênaltis, apesar do bom futebol mostrado em campo pelas duas equipes.

Em tarde de forte calor, Rubro-Negro concentra jogadas no setor, vence a segunda na Taça Guanabara e mantém a liderança do Grupo A

 
por GLOBOESPORTE.COM
Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves e Bottinelli ainda não estrearam. Diante da ausência de seus principais reforços para o setor ofensivo, o Flamengo encontrou uma via alternativa para derrotar o América por 3 a 1, em Edson Passos, pela segunda rodada da Taça Guanabara. Em uma tarde de sábado de muito calor no 'caldeirão do Diabo', o Fla investiu nas jogadas pela direita e conquistou mais uma vitória no Carioca 2011. Renato Abreu, David Braz e Deivid marcaram para o Rubro-Negro. Leandrinho fez o gol de honra do time da casa.
Com o triunfo deste sábado, Fla mantém a liderança do Grupo A, com seis pontos. E volta a campo na próxima quarta-feira, quando enfrenta o Americano em Macaé (19h30m de Brasília). Com apenas um ponto na chave, o América é o sexto colocado e recebe o Resende em Edson Passos, no mesmo dia (17h).
Ainda sem poder contar com o novo trio ofensivo, o treinador Vanderlei Luxemburgo fez apenas uma alteração em relação ao time que iniciou a partida contra o Volta Redonda, na quarta-feira. Fierro, que precisou ir ao Chile para resolver problemas particulares, foi substituído por Marquinhos. E o meia, atuando aberto pela direita, deu mais movimentação ao time na frente. E criou a primeira chance da equipe, quando cruzou para Deivid aos seis minutos. O atacante cabeceou para fora, pressionado pela marcação.
Cinco minutos depois, o atacante voltou a brigar com os marcadores. E levou a pior. Foi atingido na boca pelo pé direito do zagueiro Ronan. Sangrando bastante, o atacante teve que deixar o campo para ser atendido. E nem viu direito o primeiro gol da partida. Em cobrança de falta ensaiada, Léo Moura rolou para Renato Abreu, que cobrou colocado, longe do alcance do goleiro Mota, que pulou para o lado errado.
Com a vantagem e diante do forte calor em Edson Passos, o Fla procurou manter a posse de bola, concentrando as jogadas pelo lado direito, com as avançadas de Léo Moura e os deslocamentos de Marquinhos. E controlando o adversário, que, até aos 35 minutos, pouco ameaçou a meta de Felipe.
E pela direita, o Fla aumentou a vantagem aos 32. Marquinhos sofreu falta, que Renato Abreu cobrou sobre a área. O zagueiro David Braz se antecipou ao goleiro Mota e cabeceou para a rede. O caminho rubro-negro era mesmo pelo setor direito. Marquinhos arrancou aos 35 e cruzou para Deivid, que completou mal, mandando para fora. O 2 a 0 no placar minimizou a irritação dos torcedores com o camisa 9.
 Quem arrancou aplausos dos rubro-negros foi o goleiro Felipe, que fez linda defesa em cabeçada de Felipe Adão aos 37 (assista no vídeo ao lado). O novo goleiro do Fla voltou a ser exigido no último lance do primeiro período, defendendo firme uma conclusão de meia-virada de Adão.
Com alterações nas duas laterais para o segundo tempo (Josimar e Felipe Assis nos lugares de Edson e Bruno Santos, respectivamente), o América tentou melhorar a marcação e reagir. Mas foi o Flamengo quem voltou a balançar a rede. E de novo graças a um lance pela direita. Vander cruzou e encontrou Deivid na pequena área. O atacante completou de chapa e fez o terceiro do Fla.
Com a boa vantagem e desgastado pelo calor, o Rubro-Negro reduziu o ritmo. Já o time vermelho mostrou disposição para reduzir o prejuízo. E conseguiu, usando a mesma arma do Flamengo: uma jogada pela direita. Aos 22, Hugo recebeu livre e centrou. Felipe Adão disputou pelo alto com a zaga, e a bola sobrou para Leandrinho, que, diante do goleiro do Fla, cabeceou para a rede.
Diante da animação do adversário, Vanderlei Luxemburgo decidiu reforçar a marcação e trocou um meia-atacante (Vander) por um zagueiro (Ronaldo Angelim). E um atacante (Deivid) por um volante (João Vítor).
O que fez o Fla cadenciar ainda mais o jogo no caldeirão. E deixar o tempo passar para garantir mais três pontos antes da estreia de Ronaldinho Gaúcho com a camisa rubro-negra.
No estádio Raulino de Oliveira, também pela Chave A, o Boavista derrotou o Volta Redonda por 1 a 0, gol de Frontini.
américa 1 x 3 flamengo
Mota, Edson (Josimar), Victor, Ronan e Bruno Santos (Felipe Assis); Ives, Rodolpho Fukamati, Luiz Araújo e Leandrinho (Wellington); Hugo e Felipe Adão.Felipe, Léo Moura, Welligton, David Braz e Egídio; Fernando, Willians, Marquinhos (Wanderley) e Renato Abreu; Vander (Ronaldo Angelim) e Deivid (João Vítor).
Técnico: Gilson Gênio.Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Gols: Renato Abreu, aos 11 minutos do primeiro tempo; Daivd Braz aos 32; Deivid, aos seis do segundo tempo; Leandrinho, aos 22
Cartões amarelos: Wellington (FLA), David Braz (FLA)
Estádio: Estádio Giulite Coutinho, em Edson Passos (RJ). Data: 22/01/2011. Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca. Auxiliares:  Ediney Guerreiro Mascarenhas e Marco Aurélio dos Santos Pessanha. Renda: R$ 153.870. Público: 7.832 (presentes) / 6.812 (pagantes)
 
Sábado, 22/01/2011 - 17h00 Édson Passos - Rio de Janeiro, RJ
América-RJ 1 x 3 Flamengo
Gols: Leandrinho Gols: Deivid , Renato , David Braz

  • ASSISTINDO

    0" do 1º tempo, Lance

    Assista aos melhores momentos de América 1 x 3 Flamengo...

  • ASSISTINDO

    6" do 1º tempo, Lance Importante

    Primeiro grande lance do jogo. Marquinhos é lançado na direita, in...

  • ASSISTINDO

    11" do 1º tempo, Gol

    Gooooooooool de Renato Em cobrança de falta na entrada da área, ...

  • ASSISTINDO

    29" do 1º tempo, Lance

    América Na cobrança, após jogada ensaiada, Edson solta ...

  • ASSISTINDO

    32" do 1º tempo, Gol

    Goooooooooool de David Braz Em cobrança de falta pela direita, Renato l...